MENS SANA IN CORPORE SANO


Em nossas andanças pela cidade, sempre de cabeça erguida, ouvidos bem abertos e boca pronta para falar, observamos atentamente várias atividades esportivas realizadas cotidianamente em nossa comunidade: corrida (caminhada),  futebol, dança, capoeira, lutas marciais, basquete, skate, vôlei, queimado, dama e recentemente até o mundialmente, afrancesado le parkour tem sido praticado em vários locais da cidade, mas sempre é visto no entorno da antiga prefeitura. Todas estas práticas esportivas querem espaço, normas, segurança, infra-estrutura e apoio, claro que em níveis diferentes. Por iniciativa própria, incentivo de pais, escola, amigos ou mesmo pela necessidade de manterem-se saudáveis, fazem com que todos os dias muitas pessoas saiam de suas casas em busca de praticar alguma atividade física.

Condomínio Alto do Laranjal - "um sonho realizado"


Hoje no final da tarde fui ver se achava um lote de terra no loteamento Alto do Laranjal, aquele bem ali onde não foi feito nada em prol do povo; esse mesmo que fica atrás da Santinha; no entanto, já era tarde demais, já estava tudo demarcado e em fase de limpeza, algumas pessoas já tinham até corretor de imóveis e engenheiro fazendo a planta de sua casa. Gente era o que não faltava, de toda cidade e até da região, o negócio era "tomar posse" da terra. 

Nesse meio vi uns que têm casas, carro, comércio ou vivem numa boa. Nessa hora, vale mesmo é escolher o terreno e ficar na frente. Olhei lotes que já tinham uns três donos. Sera que vão fazer apartamentos?

Quado fui chegando até me espantei com a presença da Polícia Militar, pensei que os homens do colarinho  branco já haviam conseguido a ordem judicial para baixar a lenha no povo. Graças a Deus era só a lei ambiental se fazendo valer, pois o povo tava era tocando fogo no mundo.

Tem vereador e radialistas da Rádio Peão que afirmam categoricamente que os oito hectares de terra ali invadidos foram comprados com dinheiro da prefeitura. No entanto algumas pessoas no local afirmam que a terra é de um tal "Bonito" que não deu as caras por lá.

O certo é que temos boas fotos do momento. Amanha vamos assistir mais um capitulo desta comédia dramática: Mais Dívidas para Todos.

OLHEM AS FOTOS...

O ANDARILHO DA PAZ - por JOAQUIM FILHO


A biografia nasceu com o intuito de narrar a vida das pessoas, e, segundo o termo etimológico da palavra, significa: bio (vida) + grafia (descrição); História da vida de uma personalidade. Quem porventura já viu estampada num livro ou revista a Biografia de alguém que não tenha nenhuma importância na sociedade? Realmente não é comum! Eu nunca vi! 

DANÇA DOS FAMOSOS 2011 PARA 2012



Ainda é cedo para uma analise definitiva das situações dos partidos em Pedreiras. Existem negociações e disputas acontecendo na esfera municipal aguardando, a definição de quem vai comandar as agremiações em nossa cidade.

A Fineza de Tonico Grosso - Por Samuel Barrêto


Tudo na vida se passa de maneira singular. Singular? Nem sempre singular, pois tudo nesta danosa vida vem de forma plural, ainda mais quando é para ferrar a gente. Por falar em ferrar, tem gente que nasceu ferrado, ou pelo menos pensa que nasceu, e fica acreditando piamente. Piamente? Por que não verdadeiramente? E ainda teima dizendo que o seu destino é aquele, que a escrota sociedade lhe impõe. 

SÓ PARA NÃO ESQUECER.


Audiência pública discutirá criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim


Entendendo um pouco sobre os comitês de bacia:

Os comitês de bacias Hidrográficas são colegiados instituídos por Lei, no âmbito do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e dos Sistemas Estaduais.

Considerados a base da gestão participativa e integrada da água, têm papel deliberativo e são compostos por representantes do Poder Público, da sociedade civil e de usuários de água e podem ser oficialmente instalados em águas de domínio da União e dos Estados. Existem comitês federais e comitês de bacias de rios estaduais, definidos por sistemas e leis específicas.

Na região do médio Mearim, o Ministério Público em parceria com o governo do Estado e municípios, buscam mobilizar a sociedade civil para forma o primeiro Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim e do Maranhão.

O comitê também se faz necessário porque o Rio Mearim, que banha mais de 80 municípios, sofre com poluição e devastação das margens e ocupação irregular de suas terras.

Atualmente não existe nenhum comitê de bacia hidrográfica no Maranhão. No Ceará, por exemplo, cujos recursos hídricos são bem inferiores, existem 10

Em outros municípios, já aconteceram suas reuniões. Pedreiras deve fechar o ciclo com chave de ouro.


É IMPORTANTE QUE TODA SOCIEDADE PARTICIPE.

LOCAL: AUDITÓRIO DA FAESF
HORÁRIO: 9:00 MANHÃ
DIA 30 DE SETEMBRO - SEXTA-FEIRA

PROGRAMA DARCY RIBEIRO/UEMA, É CONVOCADO A PRESTAR ESCLARECIMENTOS NA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PEDREIRAS


O Programa Darcy Ribeiro, recebe este nome em homenagem a um dos intelectuais mais importantes do nosso país e forte defensor da escola pública, é um programa de formação docente para os cursos da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, que visa atender às demandas municipais e anseios dos egressos do nível médio por uma formação de nível superior com oportunidades reais de emprego e renda. 

UMA GATINHA NA MÚSICA PEDREIRENSE

Gleicy Krause, tem 17 anos é cantora , compositora,  além de tocar e fazer poesias muito bem, já atuou até em peças teatrais. É Também acadêmica de Direito em Caxias, onde cursa o segundo período na FAI. 

A jovem pretende se lançar no mercado musical, para isso já tem um projeto, com algumas músicas gravadas, no entanto precisa de patrocinadores para concluir seu trabalho. Sua mãe e maior incentivadora nos mandou este video pelo facebook, achei muito bom e resolvi compartilhar com todos. 


Hoje maximizei as janelas
 que um dia foram minimizadas
 pelo medo de seguir... 
E prossigo realizando meus sonhos! 
#Gleicy Krause!!!

A INTERNET, OS POLÍTICOS E AS REDES SOCIAIS


figuras políticas bem fáceis de acha via FACEBOOK


Não se precisa falar muito para percebermos que a internet é uma ferramenta extremamente necessária e útil em nosso dia-a-dia, até mesmo para quem nem tem computador em casa. Já pararam para observar na rotina diária entre você e uma prestação de serviço, quando aquela pessoa que está do outro lado da mesa ou do balcão pára e diz? “o sistema caiu, está tudo fora do ar!”. Dá vontade de morrer. Hoje quase tudo gira em torno de sistemas, processamentos de dados, login, senhas, cabos de redes, pen drives, megabytes e sites; inscrição para concursos, abertura da contas, pagamentos, envio de documentos etc. Tudo muito rápido e dinâmico. Mas isso tudo ocorre quando os provedores e sinal de internet colaboram. 

É PRIMAVERA....

Linda FLOR DO SERTÃO
Quando o verde dos teus olhos
José Geraldo Neres


LEIA O TEXTO, CLIQUE NO LINK ABAIXO

POLÍTICA EM LIMA CAMPOS #3

Em Lima Campos, as coisas não estão muito boas pro lado Sr. Xarim. Além da dificuldade de emplacar seu sucessor, Jaílson, ainda tem que tomar conta dos problemas que vem tirando seu sono.

O esforçado prefeito está tendo que encarar mais uma manifestação dos professores de município, este já estão a 3 dias em greve, reivindicando o ajuste salarial de 2010 e 2011 e o repasse do abono extra de 326 mil reais que veio via FUNDEB.

 Clique na imagem para ampliar

NA POLÍTICA: Os números indicam que Dr. Aristóteles está em franco crescimento, seu nome está bem cotado para retornar as tetas da prefeitura, no entanto não se sabe com certeza se a justiça irá liberá-lo pois o mesmo ainda se encontra com pendengas na justiça, reflexo de sua administração passada.

A ESTRELA VERDE

Era uma vez... Milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores.: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas, azuis. 

GRUPO S2 POP STAR: "SÓ BERANDO" SEM ABADÁ



O grupo S2 POP STAR fundamenta-se nos preceitos ideológicos da terceira via. Este movimento ainda tem muito que provar, no entanto sua base é a mais próxima dos anseios do povão. Seus métodos foram muito usados por políticos como BILL CLINTON. 
CONTINUE LENDO...

juiz Douglas sofre furto dentro de Supermercado


O juiz Douglas de Melo Martins publicou em seu perfil no Facebook, nesta quarta-feira (21), fotos do casal acusado de furtar um Ipad de sua propriedade dentro do Supermercado Mateus do Tropical Shopping.

O magistrado conta em sua página na rede social, que os dois foram identificados jantando no shopping na última terça-feira (20). Avisado, Douglas Melo dirigiu-se ao local.
CONTINUE LENDO...

COMENTANDO O GRUPO DA BORRACHA - PARTE 2, GRUPO 2


Grupo BORRACHA, segundo se comenta na cidade, Totonho teria gastado um bom dinheiro na campanha passada, tanto que ainda hoje não teria se organizado. Está tendo um pouco de dificuldades em arrumar estrutura e recursos para o pleito de 2012. Ainda assim, o ex-prefeito Edmílson Filho, que anda "paquerando" com Walber e flertando com o Deputado Raimundo Nonato têm forte possibilidade de apoiar a candidatura de Totonho. Edmílson Filho, impossibilitado de ser candidato pela Lei da Ficha Limpa, aposta que Chicote consiga os recursos suficientes para viabilizar candidatura. Já Louro reconhece que terá dificuldades, por isso anda articulando com todo “cabo” sem panela. Raymund não preparou ninguém e a única possibilidade mais próxima de garantir apoio para esta política e a 2014 é juntar-se com Totonho e trazer para o grupo a maior quantidade de empresários, biatas, professores e o povo do mercado pro lado dele.
CONTINUE LENDO...


NOVOS COMENTARISTAS NA RÁDIO PEÃO - PARTE 1, GRUPO 1

Para onde me viro o povo está comentando a política local, tive acesso a comentários de "analistas políticos" de grande currículo. Juntamos tais análises às informações da rádio peão e daí saiu este texto que será divido em 3 blocos.

Filemon de Carvalho Krause Filho

Hoje recebemos um CD de presente, estava escrito: POESIAS DE FILEMON KRAUSE, que grata surpresa, encontrar uma coleção de belas escrituras. Compartilharei em nossos momentos de pureza, a obra deste grande e sábio cidadão pedreirense.


PRINCESA DO MEARIM

Desde os mais tenros anos da minha infância 
Eu guardo uma paixão de ânsias constantes 
Por uma bela princesa vestida com elegância, 
Estendida sobre um leito de muitos amantes. 

Quando estive distante não senti ciúmes, 
Embora tendo certeza de que o seu encanto 
Acendeu a lareira do amor, exalou perfumes, 
E fui traído, mas mesmo assim a amo tanto! 

Sua beleza é magia como o canto das sereias, 
E cinco novos rebentos já foram abortados 
Do seu ventre intumescido de flácidas veias. 

Soberana fêmea dos meus sonhos de varão, 
Mesmo paralítica e de membros amputados, 
Mil vezes querida, Pedreiras do Maranhão!

Pedreiras, 17 de julho de 2002 

Poesia publicada no livro “Esfinge de Arabescos”, pág. 73. Classificada em 4º lugar no III Concurso Literário promovido pelo Movimento VirArte, de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul.


CONTINUE LENDO.

O CÉU É MAIS TRANQUILO


Faço versos para calar sentimentos,
Ninar minh'alma frente a tormentos.
Aflição e dor esfriam como vento,
Esperança e amor, renascimento.

A elegância das cores, tão sentidas,
Expõem curvas, há muito esculpidas.
Oblíqua silhueta, pernas zambêtas,
Da água sai fogo sem labaredas.


A bela paisagem nos levar a voar,
E o espelho d’alma nos faz refletir.
A singela lembrança de um olhar,

Simples versos a nos acalentar,
No breve silêncio das profundezas.
Melhor no tranqüilo céu. Que seja!

Blog Pedras Verdes


DE OLHO NA EDUCAÇÃO PEDREIRENSE


A cidade de Pedreiras, tem uma forma singular de ser regida. Tudo que deveria funcionar não funciona como deveria. Vejamos:

A Educação em Pedreiras é vista como essencial, porém corre as léguas de ser algo que nos orgulhamos, até Brasil com Z já se escreveram na alta cúpula educacional pedreirense. 

A secretária de Educação é uma verdadeira muvuca. Quem é o secretario (a) mesmo? O Imperador Romano Júlio César ou a Santíssima Fátima? 

Sinceramente, não entendo muito das questões que envolvem atos administrativos, porém de uma coisa tenho certeza: que a educação é um direito social, essencial a formação humana, amparado pelas autoridades governamentais, seja ela Federal, Estadual ou Municipal.

A oferta de uma educação de qualidade deveria ser o primordial a esfera administrativa. Mas, como priorizar um ensino digno de Paulo Freire, se os próprios responsáveis por isso, não conseguem se administrar? Quem colonizou o Brasil? Português ou Ingleses? Nesse jogo, não consigo entender de onde surgiu o Z. 

Como se não bastasse, as escolas municipais, foram invadidas por alunos oriundos da rede pública estadual, ficando a encargo do município a oferta do ensino fundamental, até ai tudo certo, como dois e dois são cinco. Se bem notarmos, o município não conseguia amparar o quantitativo de alunos já existente, quanto mais uma remessa exagerada de novos alunos.

De tudo se falta, cadeiras, professores, falta até segurança, os alunos reclamam da merenda oferecida, as salas são improprias ao aprendizado, os professores muitas vezes não se entregam totalmente as suas funções, preferem ficar brigando por melhores salários e assim por diante.

E para fechar com chave de ouro, percebemos que a maioria dos filhos de diretores, professores, secretários e prefeito, estudam em escolas particulares na cidade local, ou residem em capitais a busca de um enino melhor. 

Quando lá no inicio eu afirmo que Pedreiras se contradiz em suas obrigações administrativas, me referia a esses paradoxos, se para os supostos secretários da educação o ensino é de qualdiade, porque seus filhos não estudam na rede pública? Quero vê quem terá a coragem de me responder.

BONS TEXTOS

"ESCUTATÓRIO"


DE: Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular. (CONTINUE LENDO...)

O QUE ESTÃO ACHANDO DA NOVA PINTURA DA IGREJA DE SÃO BENEDITO?

Igreja de São Benedito, Pedreiras, MA, BRASIL.

PEDREIRAS E REGIÃO: AS POLIS ATRAVÉS DAS LETRAS


Moisés Abílio e Joaquim Filho

Ludovicense de nascimento, pedreirense de coração, teatrólogo por talento, jornalista por vocação, alma irreverente, poeta e escritor dos bons, declamador, integrante da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras, membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras, graduado em Letras pela Faculdade de Educação São Francisco - FAESF. Tudo isso e muito mais, permeiam a vida do Homem-poeta Moisés Abílio, esse desbravador, guerreiro, que todos os dias, antes que o sol desponte, já tem ido à luta, em busca da notícia, da informação, ofício que desenvolve com muita maestria; o seu pão de cada dia. 

Todos esses atributos que mencionei do poeta Moisés Abílio, me fazem lembrar uma frase que o meu amigo Sargento Granges, me disse certo dia: “É impressionante, mas em Pedreiras, as pessoas não são só uma coisa; aqui as pessoas além de batalharem em suas profissões, ainda conseguem fazer muitas e muitas outras coisas paralelamente”. Com olhos de sociólogo, o militar fez uma boa leitura sobre a cidade. 

A fama que a cidade de Pedreiras tem de ser uma terra que respira arte e poesia tem ido muito longe, já ultrapassou fronteiras. E se a Princesa do Mearim chegou a esse patamar, o adventício vate Moisés Abílio tem uma grande parcela de contribuição para tanto, e, com certeza, já deixou ao lado de tantos outros, a sua página escrita com honra e glória que, mesmo com o passar do tempo, jamais será esquecida pelas futuras gerações. 

Vive-se e sobrevive-se de diversas profissões honradas nesse país; mas viver das Letras tem sido um grande desafio para os poetas, escritores, jornalistas, educadores (e agora os blogueiros) e muitos outros profissionais que as utilizam como ofício do seu dia a dia. 

A vitória é daqueles que lutam. Quem planta tem que ter fé e a certeza da colheita. Já estava na hora de Moisés Abílio ser reconhecido e valorizado por um veículo de comunicação sério, feito por profissionais que têm o compromisso com a verdade, pois com os anos que o mesmo vem militando com jornalismo, no Estado do Maranhão, é merecedor dessa oportunidade. 

Agora, com uma coluna no Jornal da Tarde, o jornalista Moisés Abílio faz com que as pessoas, a cidade de Pedreiras e toda a Região do Mearim se tornem uma ponte de informação, ligando a vida social, política e cultural do seu espaço geográfico com o mundo, pois as notícias que saem daqui, e são veiculadas por esse Jornal, não se prendem somente no campo da imprensa escrita, mas na Internet, através do seu site: www.cidades&notícias.com.br

Por várias vezes, esse Menestrel já fora premiado no campo das Letras, e, por último, recebeu no dia 7 de setembro, da Prefeitura Municipal de Pedreiras, placa honrosa, pelos inúmeros serviços prestados na cultura, no social e na literatura da cidade de Pedreiras. 

Avante, poeta! 
JOAQUIM FERREIRA FILHO 
Rua Corinto Nascimento, 39 – Goiabal – Pedreiras/MA. 
(99) 8110.3668 
Da Academia Pedreirense de Letras - APL 
Da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras – APOESP 
Graduado em Letras pela Faculdade de Educação São Francisco - FAESF

GAROTO PROPAGANDA :)


AS CAMISAS JÁ ESTÃO QUASE PRONTAS; GANHADORES AGUARDEM MAIS UM POUCO.

ASSIM TRABALHA A ESPERANÇA


TOP 10 DO MÉDIO MEARIM - EDUCAÇÃO


Da tabela que mostra as colocações das escolas do Maranhão, separamos as 10 primeiras do Médio Mearim. E vemos uma escola pública da Regional de Pedreiras com a escola de melhor nota entre as da Microrregião, sendo a melhor da rede pública.

O Centro de Ensino João Almeida, o primeiro colocado entre as escolas públicas da Microrregião do Médio Mearim, localizado na cidade de Esperantinopolis, ainda ficou em 21º lugar no ranking entre as escolas públicas do Estado, e em 8º lugar entre as escolas da rede estadual de ensino.
Segundo a direção da escola que conseguiu superar seu desempenho anterior subindo 82,47 pontos em sua média, esse fato deve-se entre outros fatores, à manutenção de um quadro de professores fixo nos últimos anos.

Por favor alguém de Esperantinópolis, compartilhe conosco a experiência educacional que os levaram a tanto, de já agradecemos.

Parabéns a Escola João Almeida, Esperantinópolis, MA.

Mensagem aos Amigos do BLOG


Aos amigos do Blog Pedras Verdes,

Inicialmente gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho informativo e político desenvolvido por este blog. A nossa cidade sempre se destacou por ter homens inteligentes e capazes de demonstrar a nossa força intelectual, cultural e política.  Acredito que este espaço virtual tem o papel de ampliar as discussões relativas ao momento que estamos vivendo e o que realmente desejamos para o nosso futuro.

Confesso que fiquei assustado ao ver meu nome numa enquete política, digo isso, pois como dizia meu velho tio Kleber, num artigo intitulado vergonha de ser político, é triste constatar o conceito dos nossos políticos com o povo. Nestes termos: - sinceramente, não consigo me ver Prefeito de Pedreiras! Tenho a esperança por melhores dias e melhores condições de vida da população. Nos cargos públicos que assumi, sempre busquei essa melhoria. O zelo a coisa pública é fundamental em qualquer administração que se preze.

Apenas como cidadão sugiro aos pré-candidatos: Primeiro que se preparem para um cargo tão importante. Um erro ocasionará sérios transtornos prá muita gente que precisa dos serviços públicos; numa administração municipal é necessário planejamento. Para isso é necessário investimento em recursos humanos, sem técnicos não é possível fazer uma boa gestão. A máquina pública é emperrada e atualmente a prefeitura precisa melhorar a gestão. Todos os nossos ex-prefeitos estão com problemas no Tribunal de Contas do Estado, isto é estarrecedor! Para melhorar esta situação é necessário, primeiramente honestidade, segundo uma boa equipe de secretários, além de técnicos, como: Assessoria jurídica eficiente, uma equipe de contadores com experiência em contabilidade pública, uma comissão de licitação capacitada e para complementar tudo isto, a implantação de uma Controladoria Geral do Município, toda esta equipe que menciono deverá ser de profissionais concursados. Depois dessa dose o mais importante de tudo é ter boa vontade, ter paciência, buscar parcerias, e bons projetos. Não esquecendo que se o futuro Prefeito ficar esperando sentado os recursos do FPM, não fará quase nada, além de pagar a folha dos servidores.
                             
Finalizando a minha mensagem, e para dar aquele toque original do Blog Pedras Verdes, desconfio que o Mr. Heel seja o ...

Um abraço,
Edilson Branco

E O ENEM COMO FOI?

Somente 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas por escola foram divulgadas nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame.

O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação de cada uma das 26.099 escolas na prova realizada em 2010:


DESEMPENHO DAS ESCOLAS:

PEDREIRAS
  LAGO DA PEDRA
BACABAL
Trizidela do Vale

A escola Newton Bello registrou queda na média. Em 2009 alcançou 499,31 e em 2010 a média foi de 483,57

fonte: louremar.com.br

DIA D: http://www.arteducacao.pro.br/comemorativas.htm

14 de Setembro dia da CRUZ /MÊS DA BÍBLIA


05 · Dia da Amazônia
07 · Independência do Brasil
08 · Dia Internacional da Alfabetização
14 · Dia da Cruz
16 · Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
18 · Dia dos Símbolos Nacionais
20 · Dia do Funcionário Municipal
21 · Dia da Árvore
25 · Dia Nacional do Trânsito


MÊS DA ÁRVORE, VAMOS FAZER CRESCER ESSA IDEIA.

PARÓDIA MUSICAL POLITICA


I
Tá vendo a ponte do matadouro moço?
Ajudei a levantar

Antes era só de pau
Parecia um curral
E todo mundo a reclamar

Depois da pressão do povo
Montei licitação de novo
E comecei a reformar

Estruturei toda de ferro
E enchi só de concreto
Tirei foto, mandei filmar

Só que pra cair a verba
Completei toda com terra
Não podia nem ventar

Aí veio a enchorrada
E levou a cabeceira
Foi descoberta a caganeira

Aí chego no cidadão
Chamo ele de reclamão
Porque não agradece o pão

Assim vou enrolando
As promessas aumentando
Ninguém tá sim importando



Só que eu não queria assim
Isso é muito ruim
Mas o dôtor que manda em mim

E lá na ponte das palmeiras
A coisa tá do mesmo jeito
Enchi de terra as cabeceiras

E no bairro bem do lado
O negócio é complicado
Tá cheio só de buraco

Nunca fiz uma obra lá
Não mandei nunca limpá
Muito menos asfaltá

E o povo precisando
Na igreja tudo orando
Não tem o mais o que fazer

O dôtor quis eleger
Não se pode reverter
O povo quis pagar pra ver

Tá vendo aquela caçamba moço?
Ajudei a alugar.

II
Ali tem só umas três
E no papel tem seis
Pelo preço de dezesseis

Pois o que vale é o dinhêro
Dele nem cherar eu chêro
É um caso verdadeiro

Eu assino o cheque em branco
E entrego lá pro bando
Direto vai tudo pro banco

Pra conta da construtora
Que só tem uma cavadôra
E um monte de vassoura

E que de verde não tem nada
Só o nome de fachada
Lá é só pra lavada

Só que eu não queria assim
Isso é muito ruim
Mas o dôtor que manda em mim

Tá vendo as casas dos alagados moço?
Eu também tô vendo não

Já tem tempo pra daná
Que o dinheiro tá na mão
Não consegui ainda disviar

E enquanto eu matuto
Uma forma de fazê-lo
Fica o povo a se alagar

É assim que vem mais verba
De emergência e de urgência
Não precisa licitar

Só que o rio não ajuda
Tem dois anos que não sobe
E a barrage a água a escoar

E o povo tá com pressa
Mas não tem ninguém que me impessa
Desse dinheiro desviar

Os vereador também tão nessa
Vai sobrar dinheiro a bessa
Com eles eu posso contar

Só que eu não queria assim
Isso é muito ruim
Mas o dôtor que manda em mim

Bem queria sim
Que sobrasse mais pra mim
Pois tá pouco o capim

COMENTANDO A ENQUETE


QUAL DAS PESSOAS ABAIXO DEVERIA CONCORRER A PREFEITO?

Agradecemos a todos que votaram na enquete, a mesma teve propósito de atrair o debate e lançar novos nomes a fim e melhorarmos nosso ponto de vista.

Como é marca de nossas publicações, tratar o sério com tons de humor, fazendo uso do sarcasmo e da ironia, assim sendo estavam na enquete os nomes de duas figuras quase folclóricas em nossa cidade, os ilustres: Meu Garoto e Nonatinho, os quais lograram êxito na enquete., obtiveram 28% do votos, para mim, isso mostra que nossos participantes são bem humorados ou simplesmente ainda não tem candidato (mais provável).

Marcílio Ximenes, que apareceu surpreendentemente como mais votado (alguém me confirme quantos PC´S tem na MM), vem mostrando uma inclinação política agradável aos olhos do eleitor; este faz parte do bloco da renovação, mostra que é bom gestor e tem um bom currículo para ingressar na coisa politica - fiquemos de olho nele, vamos ver quem o apóia e qual sua estratégia, pois pode ser fator importante no processo político eleitoral de Pedreiras e Trizidela do Vale.

Edílson Branco prefere ficar nos bastidores da política eleitoral, qualificações tem até demais; no entanto, demonstra não ter muita vontade de evoluir dentro da mesma, é uma pena pois, seria, assim como Marcílio, uma boa alternativa de renovação - É, assinar cheque em branco não é para todo mundo mesmo!

Barrêto e Granges: um com postura de batalha o outro um batalhador; o velho e novo; um trabalha com as mesmas práticas o outro pratica bons atos. Não poderia deixar de fazer essa pequena comparação e explicar por que o sargento será um Granges cabo eleitoral - Que trocadilho cachorro!

Sr. Branquinho está dentro das possibilidades eleitorais, assim como me afirmam alguns colegas, já mostrou na eleição passada que é persistente e bom articulador - Vamos esperar eu quero ver.

Professora Icléia, vem com o PT e é pré-candidata. Vamos observar para onde vai apontar a estrela vermelha, pois é recomendação do partido que mulheres tomem a frente das eleições municipais.

Paulo Maratá conta com alguns eleitores que ainda sonham em vê-lo prefeito de Pedreiras - Sonhar não custa nada!

Wescley não sei o que pensar. Talvez em 2016 eu seja candidato paralelamente a ele.


(parágrafo acrescentado posteriormente após publicação)

Paulo César: tinha esquecido desta grande peça chave em qualquer eleição, estranho por não está mais ativo. Figura de muito trabalho. Lembro claramente, quando tirei mei título de eleitor, disse a mim mesmo envolvido por uma atmosfera infantil: "O primeiro candidato que passar aqui em casa e pedir, eu voto nele", eis que me aparace no mesmo dia na minha porta? o nobre PC.

Quanto aos outros indicados, não vejo parâmetros que possibilitem uma candidatura coerente, pode ser que em um ato egoísta, equivocado, insano ou emotivo um destes se promova ou se ofereça para qualquer cargo político eletivo.

O que você tem a ver com a corrupção?


Para quem tem internet lerda que nem a minha, aperte PLAY, depois PAUSE, espere carregar todo o vídeo, só então aperte PLAY novamente e assista pois vale a pena.

O BOM POLÍTICO TEM QUE TER - TRIZIDELA DO VALE SERIE A

As análises comparativas tem se mostrado muito útil e está sendo muito bem discutidas pela comunidade e mais ainda pela classe politica. 

Hoje terminamos o primeiro quadro comparativo de Trizidela do Vale, após vários pedidos de leitores do BLOG e pré-candidatos. Para tanto, contamos com o apoio de colegas do FACEBOOK, os quais agradeço.

Nesta primeira lista podemos observar os pré-candidatos que estão mais bem colocados e discutidos no momento. 

Optamos por analisar em blocos A, B ou C, pois as informações que aqui constam são adquiridas, verificadas e analisadas de forma responsável; mesmo assim, ainda pode constar alguma inconsistência ou equivoco, assim sendo, fica o quadro aberto para sugestões e críticas que podem levar a reavaliação das notas e posterior correção.


Frase do mês



"O inteligente divide idéias para somar conhecimentos o forte divide tarefas para 
multiplicar a força o fraco junta conversas cria o fuxico subtrai o caráter soma e multiplica a fofoca e divide as pessoas. Assim é a matemática humana".

Fragmento retirado do livro do poeta pedreirense, José de Souza Luis, Presidente da Confraria das Letras Correa de Araujo: "O Semeador de Pérolas", ainda vai ser lançado.

Educação: direito de todos, dever dos Governantes

Kariádne Maia
Há alguns anos ouvi pela primeira vez a expressão Plano de Desenvolvimento da Educação – o popular PDE - que trouxe consigo as 28 metas do Governo Federal para a educação do país, sendo que a principal é a garantia de uma educação básica de qualidade, além do investimento, também, na educação profissional e na educação superior. Considero-me uma militante da educação e, devido a este apreço, mesmo depois de deixar o trabalho em uma Secretaria de Educação e Regional de Educação, continuo a fazer parte de alguns segmentos no Maranhão, dentre eles, a OMEP – Organização Mundial para a Pré-Escola – da qual sou vice-presidente no estado do Maranhão. Também realizo trabalhos voltados para um projeto do MEC intitulado Mobilização Social pela Educação, cujo principal objetivo é o diálogo com as famílias a respeito da importância da educação e do acompanhamento, por parte dos pais, na vida escolar dos filhos. Desta forma, tenho acompanhado o desenvolvimento das ações do PDE no país, sobretudo em nossa região, se estas estão sendo executadas e qual o real efeito provocado por elas. E, nesta análise, percebo que o Brasil ainda caminha a passos lentos no quesito educação. As verdadeiras reformas educacionais ainda não aconteceram no país, mas o povo brasileiro sabe que isto não vai demorar a acontecer, se realmente quisermos.

Todos têm visto através da multimídia o sucesso dos países que mudaram sua história investindo efetivamente em educação. Coréia do Sul, Cingapura, Japão, servem de inspiração para os brasileiros, sobretudo porque temos o poder para escolher quem vai legislar e quem vai sancionar as leis que redirecionarão a educação do nosso país. 

Sem educação não há desenvolvimento – frase já internalizada por nós, visto que a ouvimos diariamente. Porém, as escolas brasileiras têm-se mostrado incapazes de cumprir sua função mais elementar: a de capacitar alunos com a ferramenta da leitura e interpretação de texto. Então, para que isto aconteça, é preciso investir exaustivamente em ações que beneficiem o aluno e que valorizem o professor. A luta pelo reajuste do piso salarial nacional e o investimento de 10% do PIB na educação são assuntos de ordem hoje no Brasil.

Os municípios têm uma responsabilidade imensa em se tratando do sucesso destas ações, pois é onde toda a prática e mudança iniciam. O momento atual não admite passividade, ao contrário, exige tomada de decisão a fim de que ocorram as grandes mudanças e, para isto, a análise do cidadão no momento de sua escolha de voto vai fazer a grande diferença. Observar os candidatos e avaliar quais apresentam melhores perspectivas e propostas consolidadas, sobretudo em educação e saúde, já seria um bom começo.

Não há dúvidas de que atualmente o povo é mais consciente de suas escolhas. A prática da politicagem, da compra e venda de votos já causam repulsa na sociedade. O que temos visto e ouvido sobre enriquecimento ilícito, desvios de dinheiro público, associados à miséria de muitos e, como desfecho, a impunidade, nos faz refletir sobre o que queremos para nós e para nossos filhos e netos. A educação transforma um povo e isto constitui ameaça para os políticos mal intencionados, porque povo educado não tolera corrupção. “Um povo educado não pode ser dominado!”

ÁLBUM DA FAMÍLIA POLÍTICA DA REGIÃO DO GRANDE MEARIM#2

DA SÉRIE: FOTOS PARA A POSTERIDADE.

1. 2.

 3. 4.

5. 6.

7. 8.

9.  10.

11. 12.

13. 14.

15. 16.

17. 18.

19.  20.
 Agradecimentos ao BLOG: http://ericacostamearimvip.blogspot.com/ 
ACESSE. RECOMENDAMOS.