PEDREIRENSES PELO MUNDO: MARCELO ALVES BRANDÃO

A MARINHA DO BRASIL TEM UM TENENTE PEDREIRENSE 

Por: Joaquim Filho 

Quem já não ouviu alguém dizer que a cidade de Pedreiras é terra de filhos ilustres, principalmente quando quer se referir aos nossos artistas: poetas, escritores, cantores, compositores, músicos, artesãos, artistas plásticos, enfim, qualquer rebento que se destacou até mesmo em suas profissões diversas, tanto no ramo da política como e outras coisas mais que porventura tenham escolhido. 

Hoje o blog quer pedir licença aos internautas, para prestar uma homenagem a um jovem cidadão que por não ter nascido em Pedreiras, por ironia do destino, mas desde os seus nove meses de vida até tempo atrás, já adulto, morou entre nós; e, sempre vem visitar os seus parentes, sua mãe, Claudia Maria Alves Brandão e os familiares da sua esposa, Régia Fernanda Lima Brandão. 

Estamos falando do jovem MARCELO ALVES BRANDÃO, que nasceu em Imperatriz, em 27 de janeiro de 1982, mas foi radicado em Pedreiras desde novinho e, como já dissemos, é filho de Claudia Maria Alves Brandão (a Claudia, filha de Zequinha de Apolinário) e Edivaldo Luís Vieira Silva. 

Quando Marcelo veio para Pedreiras ainda bebê, não imaginava que aqui viveria grande parte da sua vida, que aqui iria dar os primeiros passos, pronunciar as primeiras palavras, mergulhar nas águas barrentas do sagrado Mearim e ser educado pela sua mãezinha, tornando-se um Homem de Verdade. 

Em Pedreiras, estudou nos Colégios Corrêa de Araújo e Olindina Nunes Freire e, ao terminar o seu curso de ensino médio, com a permissão da mãe, foi para o Rio de Janeiro, no ano de 2001, em busca de uma a vida melhor, por lá; pois, Pedreiras se tornou pequena para os seus sonhos; Marcelo Brandão queria voar alto, sentiu que seu destino era de águia, nas águas do Mearim só passavam canoas e lanchas e, Marcelo Brandão queria pegar carona em um grande navio que poderia conduzir a sua vida à felicidade. 

Em Pedreiras, embora com muitas dificuldades (a vida não é fácil para ninguém), foi bem educado sob os olhares de Maria: Maria mãe, Maria amiga, Maria parceira, Maria de todas as horas sempre ao lado do único filho bem-amado que agora colhe os louros da vitória e se orgulha de ser Claudia MARIA Alves Brandão, a mãe de Marcelo Brandão. 

No Rio de Janeiro a vida não foi nada fácil para o menino Marcelo Brandão. Seu primeiro emprego foi de entregador de panfletos e folders nas ruas conturbadas e cheias de perigos, no centro de Alcântara, no Rio de Janeiro. 

Um dia Marcelo Brandão resolveu que precisava mudar de vida, que era capaz, que tudo só dependia do seu esforço e, no Rio de Janeiro fez o concurso para ingressar na Marinha do Brasil. Não deu outra: fora aprovado e fora ser aprendiz em Fortaleza, onde passou uma temporada e depois voltou para o Rio de Janeiro como Terceiro Sargento da Marinha do Brasil. 

Mas não vamos esquecer que nesse espaço de tempo o rapaz sempre vinha à Pedreiras visitar a querida mãe, os parentes e amigos. Numa dessas viagens, o bom-menino conheceu a jovem Régia Fernanda, amor à primeira vista e, quando menos se esperava, os dois já estavam casados e vivendo um grande amor, do qual já deu um fruto belíssimo, o filho João Pedro. 

Segundo Claudia, mãe de Marcelo, a Régia Fernanda Lima Brandão foi uma das coisas mais abençoadas que apareceram na vida do filho, pois pensa que se o filho chegou aonde chegou, deve muito aos esforços e apoio dela, a esposa, que sempre esteve ao lado dele, até altas horas da noite quando o mesmo estava estudando e pesquisando assuntos voltados para a sua profissão de marinheiro e também para o concurso que enfrentara por esses dias. 

Recentemente, Marcelo Brandão teve que passar por mais um desafio em sua vida, a Marinha do Brasil abrira concurso interno para Tenente e, só tinham duas vagas. Muitos marinheiros querendo galgar mais um posto hierárquico dentro da corporação concorreram, mas somente dois poderiam chegar ao posto. E, mais uma vez lá estava a estrela de um pedreirense brilhando no pódio mais alto: Marcelo Alves Brandão fora aprovado para assumir uma das vagas e, agora, para a felicidade geral da Nação e de todos que o amam, Marcelo Brandão é o mais novo TENENTE DA MARINHA DO BRASIL.

7 comentários:

  1. QUE MATÉRIA INTELIGENTE ESSE RAPAZ MERECE MEU FILHO ESTUDOU COM ELE DISSE QUE É FERA EM MATEMÁTICA.

    ResponderExcluir
  2. Queria pedir ao blog que buscasse mais informações ou contatos do médico pedreirense Eduardo Sousa!! Ele é um dos cardiologistas mais importantes do mundo e foi o inventor do stent farmacologico, tecnica usada em cirurgias cardiovasculares. Ja ganhou diversos premios mundiais e é muito respeitado em todo o planeta pela classe médica. Se duvidar, esse poderia ser o maior pedreirense da história ou o maranhense do século, mas por falta de reconhecimento da sua propria terra, não é o que vemos. Deixo aqui a dica ao blog e aos governantes de Pedreiras. Esse homem não pode ficar no esquecimento, é um genio da nossa terra!! Abraço

    ResponderExcluir
  3. MAJOR OLIVEIRA 1 BRIGADA DE INFANTARIA SELVA- RR7 de novembro de 2012 às 18:51

    MUITO BOA MATERIA, ISO MOSTRA QUE ALGUÉM LEMBRA DE PESSOAS LEGAIS E QUE SEMPRE TA EM NOSSOAS CORAÇÕES, O MARCELO MERECE SEMPRE FOI UM CARA BATALHADOR E AMIGO, ISSO MOSTRA QUE QUEM SONHAR PODE REALIZAR SEUS SONHOS E ELE É UM EXEMPLO VIVO DISSO, PARABÉNS MEU AMIGO QUE SUA VIDA SEJA SEMPRE CHEIA DE REALIZAÇÕES.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns caro amigo, tive a oportunidade de revê-lo a pouco tempo no RJ quando pude testemunhar toda sua disciplina e determinação nos estudos. Hoje, você é um exemplo a ser seguidos pelos jovens de nossa cidade.Sucesso nessa nova caminhada.
    Ass: Brunno

    ResponderExcluir
  5. parabéns ao tenente. os jovens daqui deveriam seguir o exemplo dele. mais não aqui só querem saber de festas, beber, fumar... estudar não querem por isso que tem um monte de vagabundo no brasil.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço todos os dias a Deus por ter colocado uma pessoa tão especial na minha vida, vc merece tudo o q esta acontecendo em sua vida. Não foi fácil chegar onde vc estar isso foi através de muito esforço e dedicação. . Obrigada por tudo q fez e faz na minha vida e do nosso filho.. Não canso de falar .. NÓS 2 SOMOS 1 PESSOA SÓ... vc sabe disso.. Parabéns pelo 1° lugar no concurso público. . Regia Fernanda. .

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.