A LENDA DA PEDRA GRANDE, PEDREIRAS - MA


REPORTAGEM: THONY MARANHÃO 

APESAR DO MAU TEMPO, ALUNOS APARECEM AO CURSO DE RELAÇÕES HUMANAS



Mesmo com as chuvas que insistem em cair no início da noite, a boa presença do público nas aulas do curso de relações humanas vem agradando a todos. Desde sábado dia 25, centenas de pessoas, na maioria jovens, compartilham e ganham mais experiencia através de inovadoras práticas educacionais, além de contar com o apoio e o exemplo vindo dos palestrantes, que a cada noite participam deste belo movimento.

 
Participação do repórter e apresentador Thony Maranhão

A ESPERANÇA CONTINUA SENDO VERDE. MESMO USURPADA, AINDA SIM, É VERDE!


Discurso do Deputado Simplício na Câmara dos Deputados - 29/02/2012

"Fora da educação, não há salvação"

Texto: Elgonzales Almeida

É impressionante como as coisas, dependendo do contexto, mudam de valor rapidamente. Quando a proposta é o aumento de salário dos deputados, governadores, aumento do número de vereados nos municípios, etc. tudo é resolvido em irrisórias burocracias, porém, quando o assunto é o piso salarial dos professores, hum, a questão começa a ter sérios contratempos.

A notícia vinculada nas redes de comunicação que o piso salarial dos professores passaria a compor a margem de 1.451,00 caiu como uma bomba na vida administrativa de muitos gestores públicos. 

Alega-se que o prejuízo será enorme aos cofres públicos, principalmente aos municipais, cerca de 7 milhões a mais. Há quem afirme que algumas prefeituras não conseguirão suprir a demanda. 

O mais engraçado nesse contexto, é que a viabilidade de economizar, em cima do professor, torna-se mais viável que combater a corrupção política administrativa. Porque não se combate as muitas pessoas que trabalham em cargos comissionados, funcionários laranja e fantasma, que se quer pisam nas dependências municipais para exercerem suas funções? 

Enquanto que em países como a Argentina o investimento educacional, elevou o país a índices honráveis de valorização, no Brasil a cada dia se usurpa o papel do professor, como um agente modificador do meio. É simplesmente lamentável ver tantos políticos compensando suas enroladas no suor do professor, é revoltante. 

Bem afirmou Alexandre Garcia quando disse que o professor precisa e merece ganhar bem, pois o que temos hoje é uma educação medíocre, profissionais mal formados e com salários péssimos. Como pode uma nação inteira, representada por autoridades dita e vista como competentes, desprezando um salário, que ao meu vê ainda é pouco, ao professor que tanto contribui para que o país não se afunde de vez. E ainda se vincula rotineiramente que a “base de toda conquista é o professor”, o que verdadeiramente temos conquistado se “fora da educação, não há salvação?”.

DUTRA O MENESTREL DO POVO ATACA NOVAMENTE

O deputado federal Domingos Dutra (PT) utilizou a tribuna da Câmara Federal, nesta terça-feira (28), para apresentar um balanço das diligências realizadas nos hospitais do “Programa Saúde é Vida” do governo do Estado.


VEJA MAIS NO BLOG DO JONH CUTRIM

PEDREIRAS: CHUVA COMEÇA A CASTIGAR

 
Deslizamento na margem do rio Mearim

Com a chegada do período chuvoso em Pedreiras, vários dramas começam a se ensaiar, quando não é pela cheia, escassez de água ou falta de infra-estrutura: a calamidade vem do deslizamento das encostas dos morros . No Alto do Pão de Açúcar, durante o período carnavalesco em uma noite de muita chuva, uma casa perdeu seu quintal, desmoronando em direção ao leito do rio Mearim, colocando os moradores em risco iminente. A casa afetada foi da ilustre Professora Francinete Braga, muito conhecida pela sua luta nos movimentos sociais, culturais e políticos. 


Durante a madrugada, Francinete relata que ouviu um barulho muito forte e quando foi olhar o que teria acontecido, ficou apavorada, pois o seu quintal, juntamente com seu banheiro havia sumido por completo, ficando apenas a tubulação em exposição. Representantes da Defesa Civil, no mesmo dia, avaliaram a situação e logo alertaram quanto ao risco de desmoronamento do restante da residência e de também da casa vizinha.

Francinete que é moradora do local há muitos anos, tem em sua casa , grande orgulho por tê-la construída com o esforço de seu trabalho. Com uma vista privilegiada de Trizidela do Vale e do rio Mearim, a professora dispunha de um aconchegante lar, onde a inspiração, não demora chegar. 

Francinete carrega uma de suas maiores riquezas

 
Rio Mearim, Trizidela do Vale e casa de sobrado no Alto Pão de Açúcar.

03 de Março de 2012, às 19:30. Lançamento Oficial da Hora do Planeta 2012- Pedreiras- MA


03 de Março de 2012, às 19:30. Lançamento Oficial da Hora do Planeta 2012- Pedreiras- MA from Quim Buckland on Vimeo.

Improbidade: Simplício Araújo pede à PGR para investigar Roseana Sarney

Sem estrutura para funcionar, hospital de Roseana Sarney serve de pasto para jumenta 


O deputado federal Simplício Araújo (PPS-MA) vai ingressar, nesta semana, com representação na Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de inquérito contra a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), por improbidade administrativa. A ação no Ministério Público se baseia em relatório produzido pelo parlamentar em vistoria, realizada na sexta-feira passada, em unidades de saúde do “Programa Saúde é Vida”. De acordo com o Simplício, nos nove municípios que foram visitados, a situação é de “descalabro”.

“A situação é de total desperdício de dinheiro público. As imagens são chocantes. Encontramos hospitais que foram incendiados; outros não têm sequer água encanada e pessoal. Uma unidade foi construída a 50 metros de um curral”, revelou Simplício.

O parlamentar ingressará ainda com proposta na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara pedindo ao TCU (Tribunal de Contas da União) que investigue o descaso com o patrimônio público. Simplício pedirá ainda providências à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Ministério da Saúde. O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) acompanhou a vistoria.

Na visita a Alto Alegre, Matões do Norte, Peritoró, Bela Vista, Bernardo do Mearim, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Conceição do Lago Açu e Marajá do Sena, o deputado Simplício disse ter visto “muito mato, urtiga, plantação de maxixe e cobra, menos gente sendo tratada”. A estimativa é de que já foi gasto mais de R$ 1 bilhão na construção desses hospitais. Grande parte desse dinheiro são recursos federais.

Segundo Araújo, das 70 unidades de saúde prometidas, em campanha, pela governadora Roseana Sarney, apenas quatro estão funcionando. A promessa era de que as obras seriam entregues à população em dezembro de 2010. “A governadora deve explicações aos órgãos de controle e à população maranhense”, afirmou o parlamentar.

LAVA-PRATOS: ÚLTIMAS DO CARNAVAL


Coutinho Neto que saiu da TV Rio Flores (Record) e depois de rumores de sua ida para uma TV de Bacabal, agora, ancora por aqui mesmo. Deixa Raimundo Louro e vai trabalhar no grupo Lenoílson. Fã do Blog Pedras Verdes, nem no carnaval deixou de acessar a nossa página.

Esse ano não teve camarote, no entanto a alegria foi a mesma. D. Rosimar, amigos e Família caíram na folia.

Tony Maranhão não descansou nem no carnaval. Em parceira com o blog Pedras Verdes, sorteou vários abadás, dentre os quais estes dois a baixo:



A pedido de Seu Theago Costa, sua filha bete o levou para brincar o carnaval da terceira idade no centro de convivência, sua chegada alegrou a todos. Entre vários encontros com amigos, registramos a presença de Pe. Zé Geraldo.
 
Esse baile vai deixar saudades. Para essa turma mais 4 dias de carnaval não cairia nada mal.

Camila direto de São Luis a procura de seu grande amor.

Eleito o Cara das marchinhas de 2012, Luis Charles... Parabéns pelo espiritualidade artística e amor a cultura

Johny Casanova, valeu garoto!

 
Trio Rapadura, Yaggo arrasou... 

 
Amigos do Fotógrafo.

Pré-candidato Totinho Chicote me deu uma dose, Dra. Helma me consultou, Gracinha Gírio me deu mais uma dose e Dra. Sandra verificou minha glicemia.

Próximo ano vou fazer uma máscara de Damião


Totonho não aguentou e caiu no baile da alegria não tem idade, assim como branquinho que assumiu a melhor idade 
 
Raimundo só no passinho 


Em Trizidela o Bloco vem pra K, arrastou o ministério da praça, mas perdeu um folião pro jacaré.....>>>
>>> Biel o Jacaré te pegou? dê sinal de vida! Trizidela toda está comentando.

 
O Império da Prainha e sua Imperatriz

Rony, quanta evolução, parabéns!
 
No paredão dos Galinhas só tinha mesmo era gatinha. Descendo pro largo do Goiabal, muito legal.

 
Camarote super lotado, tem cada história que até Deus duvida.

 
Na Crescêncio Rapôso não tem raposa, só alegria e diversão, os Empachados são show.

Francinete Braga no festival de marchinhas cantou que nem uma garotinha! Rimou.

 
As Cunhanzinhas do Mutirão, defilaram sua graça pelas Avenidas da cidade, levadas pela sua carruagem mágica

PEDRAS DA ESPERANÇA: PROFESSOR VALTER JOSÉ DE SOUSA

Texto e entrevista: Joaquim Filho

Hoje o Blog Pedras Verdes, acreditando que a esperança continua sendo verde e, no propósito de mostrar e valorizar pessoas ilustres que fizeram história na cidade de Pedreiras vem de público homenagear um homem que marcou e continua marcando e contribuindo para a história da cidade de Pedreiras. Valter José de Sousa nasceu na cidade de Pedreiras, em 24 de março de 1945. Ainda jovem foi para a cidade de São Luís estudar, e, naquela cidade, teve a oportunidade de conhecer Monsenhor Gerson, que fora Pároco na Paróquia de São Benedito, em Pedreiras, que o encaminhou para estudar em São Paulo, no Mosteiro de Guarulhos. Segundo o professor Valter, o mesmo estudou em Seminário por 12 anos, pois quando rapaz, o seu desejo era ser Padre. Ao sair do Seminário em São Paulo, foi para Recife e depois Santa Catarina continuar os estudos nos Seminários dessas duas cidades. Fez os cursos de Filosofia, Teologia, Psicologia, Pedagogia e Direito. O Professor Valter, assim conhecido por todos na cidade de Pedreiras, é um homem altamente culto, religioso e intelectual. Além de ter uma grande bagagem de conhecimentos de livros, sua vida é marcada pela competência, honestidade e trabalho pelas diversas empresas que trabalhou. Não foi à-toa que Valter trabalhou por 33 anos nos Correios, empresa do Governo Federal, a qual deixou sua marca como um servidor exemplar, educado e muito carismático no tratamento para com as pessoas. Valter hoje detém de um patrimônio invejável, o qual poucos ao chegar na sua idade conseguem: uma família bela, de filhos que seguiram o exemplo do pai (trabalho e estudo), netos e um currículo de deixar qualquer um com vontade de seguir o seu exemplo.

O Blog poderia se aprofundar mais ainda para falar da vida desse homem educador, mas pretendemos deixar que o próprio pudesse falar sobre a sua vida, para que as futuras gerações conheçam um pouco da história de Valter.

Portanto, ouça agora na íntegra um depoimento dado ao Blog pelo Professor Valter José de Sousa.

Se você achou a história do Professor Valter interessante, entre em contato conosco e indique uma pessoa que você gostaria que fosse homenageada pelo Blog.



Marcílio, Simplício e Elcinho, participam de manifestação em apoio a Altamira do Maranhão, Brejo de Areia e Vitorino Freire



Dezenas de moradores de Altamira do Maranhão, Brejo de Areia e Vitorino Freire fizeram sábado (25) uma grande manifestação no povoado São João do Grajaú, conhecido por ‘Furo’, às margens do Rio Grajaú. Eles pedem a conclusão da ponte sobre o Rio.
O povoado Furo pertence a Vitorino Freire. Lá existia uma ponte que servia de travessia para os municípios de Altamira do Maranhão e Brejo de Areia. Em 2007 a ponte desabou. No ano seguinte foi iniciada a construção de uma nova ponte que até hoje não foi concluída. Durante o ano de 2011 a obra ficou paralisada.
Para atravessa o rio Grajáu os moradores só tem duas opções. No verão é construído uma ponta de madeira. No inverno, com a cheia do rio, tem que atravessar em balsas improvisadas com canoas. Três canoas são amarradas entre si e servem para transportar pessoas e até veículos.
Durante todo o dia o movimento é intenso às margens do rio Grajáu. O perigo é constante. Já houve casos de morte em decorrência de acidentes com as canoas. O transporte de toda a mercadoria que tem como destino Altamira e Brejo de Areia também é feito em canoas. Essa dificuldade encarece o preço dos produtos, além de ser motivo de transtorno pela demora na entrega.
“A gente não aguenta mais essa situação. Isso é um desrespeito com o povo dessa região”, desabafou Maria do Rosário, 43, moradora de Altamira.
Luis Silva, 33, do povoado Furo, chamou a atenção das autoridades: “Nós atravessamos aqui com o coração na mão. Com medo de morrer. Eu só peço que os nossos políticos vejam isso e lutem pela construção da nossa ponte”.
Deputados participaram do protesto
Os deputados Domingos Dutra (PT) e Simplício Araújo (PSB) participaram da manifestação organizada pelo Sindicato Rural e entidades representativas das comunidades. Eles vistoriaram a obra paralisada e afirmaram estarem “chocados” com a situação.
Eles cobraram uma ação imediata do Governo Estadual para a retomada da construção da ponte sobre o rio Grajaú. Dutra afirmou que vai levar o caso do Ministério Público Estadual em uma audiência que terá com a Procuradora Fátima Travassos.