FABRÍCIO ABRAÃO: MAIS UM QUE BEBEU DAS ÁGUAS DO MEARIM

Dr. Fabrício Abraão pré-candidato em Dom Pedro - MA


Estávamos tomando aquele velho caldo-de-cana no Oswaldo em Trizidela do Vale, quando lá apareceu está ilustre rapaz, médico e político filiado ao PRB, presta serviços de plantonista em hospitais de Pedreiras e Codó. É pré-candidato à prefeitura de Dom Pedro. Segundo informações, o moço de 32 anos realiza um importante trabalho filantrópico na cidade, além de ter sido destaque nas eleições para deputado, quando conseguiu uma expressiva votação em apoio a Antônio Pereira, que hoje é deputado. Foram quase 1.400 votos na campanha, fato este animou Fabrício e fez com que se lançasse na disputa eleitoral de 2012. 

ARTISTA CEARENSE FAZ EXPOSIÇÃO EM PEDREIRAS

Paulo Roberto realizando seu trabalho na rua, lado oposto à Loja Norte Sul.

Paulo Roberto, conhecido com Ceará, artista plástico nato, faz pinturas em lajotas há 10 anos, desenha com os dedos belas paisagens em questão de minutos, esteve em Pedreiras mostrando seu singelo e maravilhoso trabalho feito ali na hora para todos verem. Com sua arte, Paulo vai ganhando o mundo e seu sustento, suas obras dependo do local e da época variam entre 10 e 70 Reais, o artista fala bem do público local, diz que Pedreiras é uma cidade muito forte comercialmente, diferente de outras e que o povo tem olhos para a arte, visto que o público que o cercava todos os dias chegavam a formar um pequeno aglomerado e mesmo as pessoas mais humildes não dispondo de muito dinheiro, faziam questão de comprar seus quadros.

CONVERSA SOBRE POLÍTICA DE TRIZIDELA DO VALE: QUEM VAI SER O VICE?


Flagrados no Restaurante Ponto X, Belmiro e Ronaldo Medicamentos, discutiam os atuais acontecimentos políticos em Trizidela do Vale, falavam que muita água vai rolar até o dia da Eleição. Belmiro que é do grupo de Paulo Maratá diz que é pré-candidato e que está trabalhando para ser escolhido para disputar as eleições de 2012, mesmo com a recente indicação de Acione Maratá, Belmiro fala que está em paz e respeitará caso não seja ele o candidato do grupo. 

Ronaldo Medicamentos diz que está tranquilo quanto a sua candidatura e fala que nesses últimos dias tem se dedicado ao seu trabalho e principalmente na divulgação e venda do medicamento CALCIVIRON D3.

A união de Ronaldo e Belmiro cairia como uma bomba para estas eleições; no entanto, a muitas questões que distanciam essa possibilidade. Porém não é impossível de acontecer.

BIEL, O GURU DA POLÍTICA DE TRIZIDELA DO VALE

Biel de Trizidela do Vale, ouça a entrevista a baixo

ELEITA NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS (APAC)

Delegada Eunice, Promotora Sandra, Juiz Cristóvão, Pastor, Obadias, Empresário Lívio Maia, Jornalista Moisés Abílio, Frei Ribamar Cardoso, Enoque, Presidente Simone, Promotora Lana Cristina, Advogado Haroldo, Defensoras Gerusa e Caroline e Advogado Otoniel.

  
  
 

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Pedreiras e Região, associação que objetiva uma atuação mais efetiva na humanização do sistema carcerário local teve na quarta-feira (28/03) a eleição de sua nova mesa diretora para o próximo biênio, ficando eleitos como presidente e vice-presidente, respectivamente: Simone Silva Barbosa e Dr. Antonio Haroldo Fernandes Dias II.

A APAC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, que tem por finalidades recuperar o preso, proteger a sociedade, socorrer a vítima e promover a justiça; e como filosofia “eliminar” o criminoso e resgatar o homem. O método APAC baseia-se em doze elementos fundamentais – A participação da comunidade, recuperando ajudando o recuperando, trabalho, a religião e a importância de se fazer a experiência de Deus, assistência jurídica, assistência à saúde, valorização humana, família, serviço voluntário, Centro de Reintegração Social, mérito e jornada de libertação com Cristo.

REUNIÃO EM SENADINHOS DEBATEM POLÍTICA EM TRIZIDELA DO VALE

 Encontro de políticos, lideranças e eleitores no "Senadinho" em frente ao posto Mearim, na oficina Quatro Rodas. A audiência e aqui foi presidida pelo presidente da câmara de vereadores Corró, além dos membros da mesa diretora: Chico da TV, Alisson e Biel.

Presentes no "Senadinho" também, Chico Chicote, Gilberto da Nestle, Amilton do Gás e Etim do PT

INAUGURADA DEFENSORIA PÚBLICA DE PEDREIRAS


Defensoras: Gerusa de Castro Andrade Carvalho e Caroline Christiane Barros Nogueira

Aconteceu nesta quarta-feira (28/03), às 17h, na cidade de Pedreiras, a inauguração da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, que agora terá o núcleo Regional da Defensoria Pública, nesta cidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença de várias autoridades locais, representantes de entidades de classe e demais segmentos da sociedade.

Provenientes de São Luís, vieram o Defensor Geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho e a Corregedora da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Fabíola Almeida Barros, que vieram para a inauguração do Núcleo.

Ainda nessa mesma data, aconteceu na Câmara Municipal de Pedreiras uma audiência pública de implantação do Núcleo Regional da Defensoria Pública, na qual foi colocado que o mesmo servirá para dar assistência jurídica e ouvir a comunidade local sobre os problemas mais frequentes enfrentados pelos moradores da cidade.

As informações colhidas na audiência servirão de base para o planejamento da instituição, no município.
O Núcleo está localizado na Rua Benilde Nina, nº 254, no centro da cidade, que terá como defensoras públicas à disposição da população Gerusa de Castro Andrade Carvalho e Caroline Cristine Barros Nogueira.

Segundo informações colhidas no local, em 2012, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão passará a contar com mais 10 (dez) Núcleos regionais, ampliando, com isso, o acesso à Justiça da população economicamente vulnerável do Estado.

Este mês já foram inauguradas a Defensoria Pública de Pinheiro e a entrega do Núcleo Regional da DPE de Pedreiras.

As unidades de atendimento de Chapadinha, Vargem Grande e Bom Jardim começarão a ser estruturadas esse ano e parte delas estará em funcionamento ainda em 2012.

Todas as inaugurações serão precedidas de audiências públicas, no sentido de abrir espaço à população ser uma parceira desse projeto tão importante para os próprios munícipes.

Pedreiras, que integra a região Centro Oeste, contará com duas defensoras: Gerusa de Castro Andrade Carvalho e Caroline Christiane Barros Nogueira, que vão atender a uma população de 39.582 habitantes.

De acordo com o Defensor Geral do Estado, Aldy Mello Filho, a instalação de mais unidades da Defensoria Pública no interior do Estado é fruto do compromisso assumido pela instituição com a sociedade, e não de qualquer interferência politiqueira conforme fora divulgada nos meios de comunicação local, para favorecer politicamente político A ou B da região.

Entre 2010 e 2011 foram entregues seis novos Núcleos Regionais localizados nas cidades de Imperatriz, Açailândia, Carolina, Raposa, Codó e Itapecuru. Os Núcleos de Bacabal, São José de Ribamar, Timon e Caxias também passaram por amplo processo de reforma e modernização. Além da ampliação do espaço físico, foram reestruturados os sistemas de refrigeração, logístico e elétrico. Os Núcleos foram equipados, ainda, com novo mobiliário e equipamentos de informática. Todos os espaços foram adaptados a pessoas com necessidades especiais.

Alguns números importantes se faz necessário ressaltar: No início da gestão de Aldy Mello Filho, em junho de 2010, a Defensoria conta com 47 profissionais e atuava em 5 municípios. Em menos de 2 anos, a Defensoria já chegou em 15 municípios.

FOTO-FOFOCA: SERÁ QUE COMEÇOU A DEBANDADA?

 

Depois do anuncio que Jacinto seria candidato a prefeito, a política deu umas cinco voltas e ninguém acertou mais seu caminhos no grupo de Lenoílson. O que tem de gente refazendo seus cálculos não é brincadeira. O falatório está grande ainda e a poeira muito alta, assim que baixar mais a "poaca", vamos ver o que restou, entre mortos e feridos. 

Carlinhos, Damião da Auto-escola Mearim, Edvan e Lima em confraternização "Roseanista"
 
Dizem que há lugares reservados no grupo de Totonho e Raimundo Louro para importantes políticos do grupo de Lenoílson, quem será?

SIMPLÍCIO VOTA CONTRA A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NOS ESTÁDIOS DURANTE A COPA



BRASÍLIA, 28 Mar (Reuters) - Após diversos adiamentos, a Câmara aprovou nesta quarta-feira a polêmica Lei Geral da Copa, que permite de forma genérica a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, depois de governo e líderes partidários fecharem um acordo que possibilitou a votação.

Com a decisão, fica valendo dispositivo defendido pelo governo, suspendendo legislação federal contida no Estatuto do Torcedor que proíbe a venda de álcool nas arenas esportivas.

Alguns parlamentares, como o relator da proposta, Vicente Cândido (PT-SP), e o líder do governo na Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), entendem que o texto aprovado permite a interpretação de que a Fifa, entidade que comanda o futebol mundial, teria de negociar com os Estados a permissão para o comércio de álcool. Argumentam que na ausência da lei federal, valeriam as estaduais, e alguns Estados-sedes do Mundial proíbem a venda de bebidas nos estádios. 

"Não quero antecipar, mas cada Estado vai ter que analisar a necessidade ou não de ter uma legislação estadual para também cumprir o contrato", disse Chinaglia.

Já o governo, por meio do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, mantém o discurso de que o acordo firmado com a Fifa de garantir a venda de bebida será cumprido, mesmo com a autorização genérica prevista na proposta, por considerar que a determinação federal se sobrepõe às legislações estaduais.

A Fifa tem interesse neste ponto específico, por ter uma cervejaria entre seus patrocinadores oficiais.

Por 237 votos a 178, os deputados derrubaram destaque da oposição que pretendia vedar expressamente o comércio, o porte e o consumo de bebidas alcoólicas nas arenas esportivas. Também rejeitaram emenda que resgatava a validade do Estatuto do Torcedor, por 229 votos a 161.

A Lei Geral ainda precisa ser analisada pelo Senado, o que deve ocorrer até o final deste semestre, pelos planos do governo, e depois seguirá à sanção presidencial.

EDÍLSON BRANCO SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE FALA DE SUA VIAGEM PARA ARGENTINA JUNTO COM LENOÍLSON



Prefeitos vão conhecer sistema de lixo na Argentina

Um grupo de prefeitos maranhenses seguiu ontem para a província de Córdoba, na Argentina. Capitaneados pelo presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Júnior Marreca (PV), prefeito de Itapecuru-mirim, eles vão conhecer o sistema de tratamento de lixo na cidade de Lincoln, que é referência mundial. Também acompanham os prefeitos os secretários estaduais de Meio Ambiente, Victor Mendes, e de Articulação Política, Hildo Rocha. O objetivo da viagem é buscar informações para implantação de projetos na área, uma vez que, a partir de agosto, os municípios sem projeto de tratamento adequado do lixo ficarão proibidos de realizar convênios com a União para o setor.

Acompanham Júnior Marreca e os secretários os prefeitos de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), de Anajatuba, Nilton Lima (PV); de Pedreiras, Lenoilson Passos (PV); de Poção de Pedras, Gildásio Ângelo (PSD); e de Itinga, Vete Botelho (PRB).

Os prefeitos, na verdade, correm contra o tempo para se adequar à Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. Esta lei estabelece que, a partir de 2014, não poderão mais existir lixões nas cidades. E os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos precisam estar aprovados até agosto deste ano, tanto pelos municípios quanto pelo estado. "Haverá várias viagens por que os prefeitos estão em busca de alternativas para suas cidades. Mas é preciso planejamento para cumprir os prazos", comenta o titular da Promotoria de Meio Ambiente, Fernando Barreto. 

Segundo Hildo Rocha a cidade de Lincoln é referência mundial na coleta e tratamento do lixo por causa do sistema que utiliza. "Eles utilizam o sistema integrado, que faz a triagem do lixo reciclável e faz o tratamento do lixo orgânico, inservível, para reaproveitamento", disse Rocha.
Júnior Marreca pretende estudar a experiência do município em Córdoba para trocar ideias com os demais prefeitos associados à Famem. "A Famem vai buscar subsídios para repassar aos prefeitos maranhenses. Os municípios precisam se adequar às novas regras ambientais do destino do lixo", disse Marreca.

O secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, já tem programadas as audiências públicas que vão discutir o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. "A partir do dia 3 de abril, o estado vai iniciar as audiências públicas para discutir o plano", frisou Mendes. 

Além deste grupo, outros grupos de prefeitos devem conhecer outros projetos, tanto no Brasil quanto no exterior. Cada um vai adequar as experiência à realidade do município, garantindo a aplicação da lei. "Há várias alternativas de destinação de lixo no mundo. Mas para trazer a experiência para o seu município, é preciso se planejar", afirmou o promotor Fernando Barreto.

Matéria do Jornal O Estado do Maranhão

POLÍTICA 2012: JURA FILHO PASSA EM TRIZIDELA DO VALE E APAGA O PAVIO DA BOMBA


Texto: Joaquim Filho 

Logo que terminou o encontro do Secretário de Governo do Turismo com as lideranças políticas, em Pedreiras, na Churrascaria e Pizzaria Espaço Primavera, Jura Filho e toda a sua comitiva seguiram para a cidade de Trizidela do Vale; pois, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais daquela cidade havia uma multidão de pessoas que o aguardava. 

Sabemos que tanto a cidade de Trizidela do Vale como Pedreiras vivem o drama do gestor atual ainda não ter apontado o seu candidato à população. 

Mas segundo o anfitrião do encontro político, o Vice-prefeito Fred Maia, Jura Filho esteve em Trizidela do Vale para carimbar de vez o passaporte da sua candidatura. 

Presentes a esse encontro algumas lideranças políticas, presidentes de partidos, presidentes de associações, vereadores, professores, amigos(as) e demais populares. 

O Secretário Jura Filho, em suas palavras, deixou bem claro que a sua visita à cidade é uma constante, o mesmo está sempre vindo à Trizidela do Vale e Pedreiras; pois, em política, segundo ele, a gente está sempre recomeçando. E, recomeçando, trilhando os caminhos que já conhece e, nesses caminhos, reencontra os amigos e, não se perde. 

“Aqui nós estamos consolidando um novo momento das eleições municipais de 2012. Que não é só aqui em Trizidela do Vale e Pedreiras, mas há um movimento nacional.”Disse ainda que está na cidade dando mais um passo e ouvindo os grupos dizerem qual o caminho que vão trilhar. 

Jura Filho registrou que esse momento que se vive é muito importante para os dois municípios, e que se deve buscar o entendimento e a união dentro dos grupos. O que foi feito em Trizidela, segundo o Secretário, foi um entendimento de consolidação entre os grupos, em torno de um nome. 

Falou que a sua vinda na cidade de Trizidela do Vale é uma visita de militante que começou desde 1990, quando se elegeu a Deputado Estadual. 

Quem deixou um discurso sem dúvida e sem margem para qualquer comentário dúbio foi o Vice-prefeito de Trizidela do Vale, o Fred Maia. 

Fred Maia enfatizou sua luta que vem tendo para o crescimento e o desenvolvimento do município de Trizidela do Vale. Que o seu nome está selado como pré-candidato do município. 

O Vice-prefeito fez questão de frisar que só não é candidato se Deus, em primeiro lugar não quiser, e segundo, ele, Fred, caso venha desistir de ser candidato, coisa que segundo Fred não vai acontecer (a segunda opção). 

Terminado o encontro, mesmo com uma chuva muito forte, o grupo de Fred Maia se dirigiu em companhia de Jura Filho e comitiva, para a sua residência, no Santo Antonio dos Oliveiras, onde foi servido um almoço regado a um bate papo, brincadeiras e conversas soltas. 

Confira, na íntegra, entrevista de Fred Maia e Jura Filho sobre o encontro. 

       
              
ENTREVISTAS:


Jura Filho, sec. de Turismo do Maranhão

Fred Maia, vice prefeito de Trizidela do Vale e Ivaldo Lima, sec. Saúde de Pedreiras

Chico da TV, diretor da TV Rio Flores, presidente do PR de Trizidela do Vale

POLÍTICA 2012: PMDB E PT SE ENCONTRAM EM PEDREIRAS E COLOCAM O PAVIO NA BOMBA



Texto: Joaquim Filho/Atualização Mr. HEEL

“Já passou o Carnaval,
Você não tirou a fantasia.
Vai desfilando na avenida,
Esbanjando uma falsa alegria.”

 A marchinha parou! A festa acabou! O baile terminou no exato momento em que se jogou o último confete para homenagear a Colombina, Arlequim e o Pierrô que já tinham ido embora, sem ouvirem a última “nota no tambor.”

Nada de “ruptura”, pois é tempo de “SOS libertação”, para que os nossos “versos alados” possam desfilar em uma “florida passarela”, e florir “do coração do poeta.”

Para Aristóteles a Política é a ciência mais suprema, a qual as outras ciências estão subordinadas e da qual todas as demais se servem numa cidade. A tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva. Segundo Aristóteles, a pouca experiência da vida torna o estudo da Política supérfluo para os jovens, por regras imprudentes, que só seguem suas paixões.

Política é a arte de perdoar.” Que belo conceito! Foi com essa frase que a senhora Ester de Sá Barrêto, líder comunitária e presidente do Partido dos Trabalhadores de Pedreiras iniciou o grande encontro do grupo que dá sustentação política ao Prefeito Lenoilson Passos da Silva, que ora se encontra em viagem para fora do País.

Seu discurso forte, autêntico e direto tinha como finalidade a abertura de uma reunião política, que contou com a presença ilustre do Secretário de Estado do Turismo, o ex-Deputado Estadual Jura Filho, que veio à terra natal de sua consorte, para conversar, dar apoio, ouvir e também trazer muita água para apagar o fogo das incertezas que rondam e pairam em torno dos pré-candidatos do grupo do prefeito.

E coloque água nisso, pois tão logo o homem terminou o seu encontro com as lideranças políticas da cidade, caiu um “toró” de água em Pedreiras que deixou tudo mais ou menos limpo e claro. Esperamos.

O encontro aconteceu nessa manhã de terça-feira (27/03), na Churrascaria e Pizzaria Espaço Primavera, de propriedade do senhor Kilmer Brandão, e, contou com a presença de muitas lideranças políticas locais.

O anfitrião do encontro, Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Pedreiras, Otacílio Fernandes usou a palavra para dar as boas-vindas ao Secretário Jura Filho e deixou bem claro que a reunião não se tratava de interesses pessoais, mas, sobretudo, de um encontro, no qual a tônica maior era o município de Pedreiras, que segundo o Gestor, esclareceu que o projeto que está dando certo com Lenoilson Passos precisa ter continuidade com alguém do grupo que tenha o mesmo pensamento: trabalho e desenvolvimento para a região.

Os trabalhos foram mediados pelo mestre de cerimônia Samuel Barrêto, que entre uma fala e outra, não perdeu a oportunidade de soltar os seus bordões, impedindo que o encontro se tornasse monótono e enfadonho, tática que agradou ao Secretário e toda a sua comitiva que vieram de São Luís exclusivamente para conversar com o grupo do Prefeito Lenoilson Passos.

Ao ser apresentado aos presentes pelo mestre de cerimônia, o Secretário de Turismo Jura Filho foi bastante aplaudido e demonstrou com isso a sua importância nas discussões de um nome de consenso para o grupo. Iniciou suas palavras enaltecendo a figura da mulher pedreirense e fez menção honrosa à vereadora Ceiça, dizendo ser a sua vereadora do coração. Destacou o discurso de Ester Barrêto. Falou que depois de ter ouvido a presidente do PT, em Pedreiras, não precisava dizer mais nada.

Mesmo assim, o Secretário destacou e disse que Pedreiras está no caminho certo. Que a cidade não pode sair dos trilhos do desenvolvimento. Aconselhou o grupo caminhar unido, pois qualquer pensamento individual poderá destruir uma caminhada de 8 (oito) que tem colhido bons frutos e que novas safras virão. Falou que todos os nomes que compõem o grupo no sentido de candidatura são todos bons e importantes para o processo político de 2012.

No encontro, além dos já citados, estavam Ivaldo Lima, Secretário de Saúde; Francisco Rogério, Secretário da Juventude; Raimundo Nonato Baima, Chefe da 7ª Ciretran; Pedro Batista Ribeiro, Secretário de Administração; Samuel Barrêto, Diretor Geral do ISSSP; Empresário Jacinto Gonçalves de Lima Neto, da CDL e ACIAPE; Dr. Enenvaldo, Dentista; Dr. Nêgo, Médico; Manuel Santana, Chefe de Gabinete; Vereador Cearense; Emanuel Anselmo Nascimento, Funasa; Darlan Pereira, da APL e muitos outros nomes que foram recepcionar o Secretário de Turismo do Estado Jura Filho e também o secretário do Trabalho e Economia solidaria José Antônio Heluy.

Após o encontro em Pedreiras, o Secretário e toda a sua comitiva foram para a cidade vizinha de Trizidela do Vale, onde já havia um grupo de lideranças e demais pessoas aguardando-os no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na Nova Rua, no centro da referida cidade, liderado pelo Vice-prefeito e pré-candidato a Prefeito, Fred Maia.

NOTA: Assim que terminamos de fechar essa matéria, por volta das 17h20min, recebemos uma informação de que o nome do empresário Jacinto Gonçalves teria sido ventilado fortemente como mais um pré-candidato.

Para evitar notícias sem fundamento, o Blog usando da sua imparcialidade, profissionalismo e compromisso com a verdade, imediatamente ligou para o empresário Jacinto Gonçalves, que confirmou via celular, com suas próprias palavras: “Eu sou o pré-candidato a prefeito de Pedreiras, no Grupo do Prefeito Lenoilson”.

Mesmo estando a par de algumas conversas, ainda falta “clarificar” algumas questões, que, dependo da visão poderá fazer com que essa política, dê uma grande reviravolta.  Os acontecimentos de hoje estão se configurando como decisivos e, a qualquer momento pode ser definido quem será o candidato de situação para as eleições de 2012.
Nossa equipe está buscando mais informações, logo traremos outras informações sobre novos acontecimentos.

  
  

LINK PATROCINADO

ESPAÇO ABERTO: NAQUELE TEMPO

TEXTO DE ANTONIO CARLOS AMARANTE

Houve um tempo que na Administração Pública de Pedreiras era assim: o prefeito chegava 8h para trabalhar e, antes de adentrar ao seu Gabinete passava em todas as salas e cumprimentava os servidores públicos municipais. Ainda peguei esse tempo e vi por várias vezes Vicente Benígno, Kleber Branco, Josenil e Pedro Barroso procederem dessa forma. Até o grosso e mal educado Josélio fazia isso, mas só naqueles dias em que ele não estava mal humorado, pois difícil era encontrá-lo sorrindo. 

Bom! Do atual prefeito parece que não se tem nada a dizer. Ninguém o ver na prefeitura, no gabinete, nas salas e tão pouco na cidade (a cidade que me refiro é Pedreiras), pois vê-lo em outras cidades é a coisa mais fácil do mundo: São Luís, Teresina, Brasília e agora Argentina. 

Mas ver por ver não resolve nada. O que interessa ao ver uma pessoa é essa pessoa pelo menos olhar para você (nos olhos) e demonstrar cordialidade, educação e respeito para com os seus munícipes. Isso é coisa que o nosso amigo Lennon não tem. 

Nesse governo, eu não sei para que serve Gabinete, pois o gestor nunca está presente. Lembro das duas vezes que o procurei para mostrar-lhe um projeto que desenvolvi, e foi inútil. 

Nessa segunda-feira (26) ouvi dizer que o prefeito em exercício estava no Gabinete. Já é alguma coisa, pois só assim o povo sabe onde encontrá-lo e levá-lo os problemas da comunidade. 

2012 chegou e as eleições municipais estão batendo nas portas. Vamos ver se a gente elege um prefeito que possa dar expediente aqui mesmo na cidade. 

Ouvir dizer que o Walber detesta viajar! Será?

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA: PEDREIRAS ESTÁ PERDENDO A GUERRA CONTRA A DENGUE?


Apesar dos recentes esforços Pedreiras está em situação delicada na Guerra Contra a Dengue. Centenas de pessoas entre fevereiro e março foram atendidas com os sintomas da doença. Os casos recebidos nas unidades de saúde foram notificados quase que na maioria das vezes, porém, sabe-se que a subnotificação é fator constante em nossa comunidade, muitas pessoas, sequer procuram atendimento médico, preferindo tratar-se por conta própria. Talvez seja até uma boa ideia, visto que o principal posto de atendimento, o Hospital Geral, encontra-se superlotado e sem condições de receber plenamente o seu cliente. A outra opção a Clínica Nossa Senhora das Graças, não saberíamos informar se está preparada para este tipo de atendimento. 

O alerta lançado pelo Ministério da Saúde, ano passado, colocando Pedreiras em estado de atenção, talvez não tenha sido interpretado pelas autoridades de saúde local com sendo de alto risco de epidemia. Mesmo sem testes sorológicos para fechamentos e comprovação dos casos, as mais de 200 ocorrências notificadas tiveram apenas 02 (dois) confirmações em laboratório privado. Os testes rápidos, mesmo tendo vários casos positivos, não são levados em consideração e não tem qualquer proveito na tomada de decisão pela gestão local. 

Nas recentes investidas da sociedade contra o Aedes egypti, mesmo com a sociedade se mobilizando, não se nota um resultado efetivo no combate a doença. Sob a batuta de ilustres Coronéis da estirpe de Simão da FUNASA e Ivaldo Lima, também da FUNASA e um batalhão de competentes soldados rasos, percebe-se que não houve uma estratégia consolidada, tão pouco tática eficaz, mesmo com o LIRAa ( Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) indicando uma grande infestação. A Educação em Saúde não saiu do ABC e comando de Lima, não saiu do gabinete do General, talvez o "secretário" devesse cair mais no campo de batalha. 

Estes recentes acontecimentos chamaram a atenção da Epidemiologia do Estado, que logo encaminhaou de São Luís uma equipe para a regional de Pedreiras, sob o comando da Tenente Graça Lírio enfermeira da secretaria de Saúde do Maranhão, os municípios da regional foram cobrados e, principalmente Pedreiras que tem o maior número de casos registrados de dengue, até mesmo mais que São Luís. Foram coletadas amostras de sangue pela equipe do Estado para confirmação dos casos suspeitos; contudo, ressaltamos que Pedreiras já sofre de epidemia de dengue, esperemos em Deus que não tenhamos baixas fatais. 

Sabemos que a população tem papel fundamental no combate ao Mosquito da Dengue, no entanto, sem um comando firme dos responsáveis por coordenar as ações do município nesta luta, não é inteligente apontar a comunidade como principal responsável pelo alastramento da doença.

JF. PRODUÇÕES APRESENTA SUA LOGOMARCA



O jovem Silvio César, designer, servidor público municipal da Prefeitura Municipal de Pedreiras, lotado na Fundação Pedreirense de Cultura – FUP, foi o vencedor do concurso realizado em Pedreiras, para a escolha da logomarca da empresa JF. Produções. 

A Empresa desde o dia em que lançou o concurso publicamente, recebeu vários trabalhos de diversas pessoas, mas o que caiu na “graça” foi a logomarca criada pelo artista de grande talento, Silvio César. 

A JF. Produções foi fundada no ano de 2007, e teve como seu primeiro evento realizado na região do Mearim, o show do poeta e cantador Damião Sousa, que aconteceu no Restaurante João do Vale. 

Depois disso, muitos eventos já foram realizados pela Produtora de eventos e em parceria, tais como: Josivan Pereira – Na porta do seu coração, no Cressupe; Zequinha Ribeiro e banda por duas vezes, show e gravação de DVD, restaurante João do Vale e Espaço Band; Elizeu Cardoso – Alma Negra, Bar do Polyarte; Roberto Ricci, por duas vezes; AABB e Cressupe; Mutirão artístico beneficente, por duas vezes; Fundação da Associação dos pedreirenses que moram em São Luis, realizada na ASSUMA; Cerimonial no III Festival João do Vale; Cerimonial da entrega da Comenda Corrêa de Araújo ao Sargento Granges; I Fespac que aconteceu no Canto da Ema, no Maiobão; Palestra e cerimonial no curso gerentes do futuro, organizado pela Paróquia de São Benedito; Diversas apresentações de shows beneficentes realizados pela Associação Renascer; Campanha Educacional Faesf; Daniel Lisboa, show Migrante, realizado na AABB e muitos outros. 

A JF. Produções tem sido uma grande parceira com este Blog e, a prova disso é que os nossos blogueiros tem observado que a empresa tem patrocinado alguns links, tanto com fotos, entrevistas e textos aqui postados. 

Ao Silvio César, vencedor do concurso que escolheu a logomarca da JF. Produções, os nossos mais sinceros parabéns e o nosso convite para se tornar um parceiro e colaborador aqui no Blog Pedras Verdes. Seria uma grande honra.

LINDA PEDREIRAS, NOBRE SOLO ABENÇOADO

ACONTECERÁ DIA PRIMEIRO DE ABRIL, MAS NÃO É MENTIRA.

ESCOLHER BEM


Texto: Sandro Vagner 

Maltratam até nossas expectativas. Talvez pela certeza que ainda existam os fracos de consciência. Porque os sábios de inteligência buscam no fundo da alma vasculhar os pensamentos positivos; não pensando em si, mas vale lembrar-se da coletividade popular. Essa, sim, merece toda atenção dos inertes, que mesmo no momento do pensamento duvidoso ainda é capaz de olhar para dentro de seu ego. 

Às vezes, um pouco de reflexão serve para apagar os futuros e desastrosos projetos desse tipo de ser humano que, sem imaginar o sabor amargo da vida futura, só pensa no “se dar bem”. 

População! Esse conjunto formado por milhares de pessoas de diversas características, bem que poderia agir somente para o bem; os vários tipos de “bens” são os que atrapalham e desviam de forma errônea o nosso futuro e de nossos filhos. O Modo acertado de conduzir uma negociação; estratégia chamada de política deveria passar por uma reciclagem e tirar de circulação os asquerosos. 

As Leis até que tentam, mas os próprios idealistas, na maioria, estão camuflados e disparam a todo instante suas astúcias. Baixar a cabeça nem sempre é uma forma de respeito para esse tipo de gente, mas uma assinatura de gesto sombrio que confirma o projeto, a fim de se manter no pedestal dos privilegiados. 

Até quando será assim? Vamos sintetizar; nossas amarguras às vezes não saem dos nossos pensamentos, mas colocadas em práticas seríamos intrépidos. Usar nossa honestidade no sétimo dia, do décimo mês do ano de 2012, só irá mostrar que, o brasileiro não desiste nunca: de boa educação, melhor saúde, mais infraestrutura etc. Mais um lembrete: um pequeno deslize pode causar um hematoma que você terá que esperar mais quatros anos; ou quem sabe até oito, para sarar.

O HOMEM E O SEU SONHO - "Manuelzinho"

Por: Joaquim Filho

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pedreiras, nesta sexta-feira (23), a Mesa Diretora apresentou para apreciação e votação, um projeto que concede ao poeta, músico e cantor Manuel Santana, conhecido pela alcunha de Manuelzinho, graduado em Letras pela FAESF e ora exerce a função de Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Pedreiras. 

Na opinião do Blog, a indicação foi inteligente e, a votação unânime favorável dos vereadores foi uma demonstração de sensatez e lógica. O rapaz é merecedor e vamos justificar o porquê, conforme segue abaixo: 

O poeta, compositor e cantador MANUEL SANTANA DE OLIVEIRA NETO, carinhosamente conhecido por Manuelzinho, rebento do humilde casal Marcelino Oliveira e Regina Oliveira, ambos trabalhadores rurais, nasceu em 22 de junho de 1963, no Povoado Jatobá, Município de Poção-de-Pedra, Estado do Maranhão. 

No ano de 1971, com oito anos de idade foi morar no Povoado Tira-Leite, Município de Pedreiras, onde viveu uma boa parte de sua infância lavrando roça, cuidando de vazante, torrando farinha, buscando a sua precária sobrevivência bem primitiva através da caça, pesca, do plantio e da colheita, e apesar de todas estas ocupações, o menino Manuelzinho ainda encontrava tempo para rezar e louvar a Deus através de cantos religiosos na capelinha de São Francisco de Assis, nascendo aí a inspiração pura e límpida que o levou ao gosto pela arte musical. 

Houve uma época que as crianças carentes inventavam seus próprios brinquedos: cavalo-de-pau, carrinho de lata, baladeira, carro de rolamento, carro de forquilha com as rodas feitas de pé de cajá, bola-de-meia, instrumentos musicais, peão e muitos outros que alimentavam o sonho e a fantasia da vida da criançada pobre daquela época. E certa vez, movido pela curiosidade de menino criativo, criou o seu primeiro violão, feito de lata de óleo e as cordas de palmeira de babaçu. Mas foi incentivado por um amigo piauiense por nome Edmilson, que lhe dissera: “Já que você criou o instrumento, agora vou ensinar-lhe a tocar. Só que esse você vai me dar e fará outro para você.” 

Depois de uma semana de aulas ministradas pelo amigo, o menino Manuelzinho descobriu que tinha talento para o mundo da música, e ali começava a desabrochar no coração do poeta uma vida nova, voltada para o belo, para o sentimental, nascendo dentro de si a sensibilidade pela poesia. 

Seu primeiro contato com as letras foi no Povoado Tira-leite, na escolinha São Francisco de Assis, com a professora Terezinha, iniciando ali os seus primeiros estudos até a quarta série. 

No ano de 1979, Manuel Santana deixa seus pais e vem para Pedreiras juntamente com sua irmã Edileuza em busca de uma vida melhor e uma realização educacional, artística e profissional. Em Pedreiras, começa a congregar na Igreja Matriz de São Benedito, participando do Grupo Vocacional, do Coral São Benedito e ajudando o Pároco Padre Jacinto nos trabalhos paróquias. Nessa época, estudou música com o vocacionado José Alberto que logo foi para o Seminário e deixou o maestro João Gomes de Menezes dando aulas ao jovem Manuel. Dom Jacinto Brito, hoje Bispo de Crateús, foi muito importante na formação educacional de Manuel Santana. 

Por iniciativa própria, no ano de 1982 foi para o Seminário Menor na cidade de Barra do Corda, tendo por lá uma passagem bem rápida de 22 dias. 

Depois dessa experiência frustrada no Seminário, retorna para Pedreiras e começa a trabalhar de balconista na loja Armazém Paraíba, e nessa mesma época conhece a jovem Rita Pereira, que também estava deixando o convento, com quem casa-se e constrói uma família de cinco filhos: Vinicius Pereira, Tarcísio Pereira, Paula Giovanna, Paulo Giovanne e Mateus Pereira. 

Sua vida artística, iniciou lá no Tira-leite. Lembra que foi lá que o menino Manuelzinho fez seus primeiros acordes? Foi mais além, criou a sua própria Banda, conhecida em toda região como Nova Versão, inclusive alguns integrantes da mesma são seus filhos, que seguindo o exemplo e a carreira do pai, também estão mostrando na família tem talento de sobra. 

Em 1989 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Fundador do Movimento de Organização Popular de Nova Pedreiras (MONOPE). Fundador da Rádio Carcará. 

Em 2002 participou do Festival de Música Popular de Pinheiro com a música de sua autoria e de Brandinho: “Salvemos o Mearim”. 

Em 2003 ingressou na Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras – APOESP, sendo um membro ativo, contribuindo bastante para o crescimento da literatura pedreirense. 

Participou em 2004 da campanha vitoriosa que elegeu Dr. Lenoílson Passos para prefeito de Pedreiras, quadriênio 2005 a 2008, e na atual administração está Chefe de Gabinete. 

Em 2005 participa da Coletânea Pedreiras 85 anos, publicada pela Prefeitura Municipal de Pedreiras e Fundação Pedreirense de Cultura. Resgata do fundo do baú poesias que escrevera durante todos esses tempos, e que somente agora resolve reuni-las num livro que traz o título; “O MUNDO E EU”. 

Em 2011, foi vencedor do VI Festival de Marchinhas, com a marchinha “NOTA NO TAMBOR”, que segundo ele, foi uma inspiração baseada em sua monografia, na qual retratou uma análise do livro Tambores de São Luís, de Josué Montelo, onde colocou muita metáfora e uma pitada de humor. 

Até aqui, Manuel Santana tem sido assim: um Homem simples, honesto, companheiro, que a cada dia luta para poder dar o melhor para a sua família.


Parabéns, poeta, você merece! 


ENTREVISTA COM MANOEL SANTANA



LINK PATROCINADO:

PEDREIRAS E AS ÁGUAS DE MARÇO


Águas de Março
Tom Jobim


É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol

É pereba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o Matita Pereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira

É o vento ventando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da cumueira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira

É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão

É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho

É um estrepe, é um prego, é uma ponta, é um ponto
É um pingo pingando, é uma conta, é um conto

É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada

É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada
É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé

São as águas de março fechando o verão,
É a promessa de vida no teu coração

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã

É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração
Pau, pedra, fim, caminho

Resto, toco, pouco, sozinho
Caco, vidro, vida, sol, noite, morte, laço, anzol

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração.

SEMANA DA ÁGUA: A FONTE DE ÁGUAS VIVAS NUNCA VAI SECAR


Na última quinta-feira,22 , comemoramos o Dia Mundial da Água, data para refletirmos sobre o uso do nosso precioso líquido vital e principalmente, um dia para pormos em discussão a forma como estamos utilizando o líquido da vida. Infelizmente, foi divulgado em uma pesquisa recente que, aproximadamente 40% da água produzida em nossa cidade não aproveitada da forma correta. A água tratada é um bem público, fato este, nos obriga a utilizá-la da melhor maneira possível, de forma racional e consciente.A nossa sociedade ainda não entende, apesar de sofrer por tantas vezes as consequências da falta d'água,   falta conscientização e respeito as leis ambientais. 


A natureza continua a nos alertar e, em plena semana da água, a dona festa veio comemorar com o povo. Mesmo não se tendo muito o que fazer em alguns casos, não é difícil perceber onde estamos errando e em que ponto podemos contribuir para melhor a situação da comunidade.

É PRA QUEM TEM CORAGEM! VOCÊ É CORAJOSO (A)?


A Paróquia são Benedito por meio de seus padres, não pode ficar alheia à nova formar de Evangelizar. Vemos que se aproveitarmos desta fantástica tecnologia chamada INTERNET, poderemos muito Evangelizar.

Nós estamos em Pleno Ano Missionário. Que bom que por meio das redes sociais os padres, agentes de pastoral, podem estabelecer amizade, aproximar da paróquia os afastados por mil e um motivos. Agora temos mil e dois motivos para iniciar um diálogo, uma conversa, um bom bate papo e sensibilizá-los para Cristo, e para promover também o trabalho pastoral em ambiente virtual.

O nosso querido Beato João Paulo II chamava a internet como um instrumento para a facilitação dos trabalhos missionários no século XXI. Homem de imensurável coração, de grandeza de espírito e generosidade sem medida. Eis uma frase dele que nos provoca caminhar, buscar, palmilhar: "O desenvolvimento na internet nos últimos anos oferece uma oportunidade sem precedentes para ampliar as obras missionárias da Igreja, já que se tornou a principal fonte de informação e de comunicação" (João Paulo II).

HOJE TOMEI A LIBERDADE E ESTOU LHE ESCREVENDO CARO (A) INTERNAUTA, PARA INICIARMOS UMA VERDADEIRA PASTORAL POR MEIO DA INTERNET. GOSTARIA QUE VOCÊ PARTICIPASSE EVANGELIZANDO. EU ACREDITO EM VOCÊ! TENHO CERTEZA QUE VOCÊ NÃO MEDIRÁ ESFORÇOS NESTE ANO MISSIONÁRIO DA PAROQUIA SÃO BENEDITO, DE LEVAR A MENSAGEM DO BOM E DO BEM! NOSSO DEUS!

Saibam, pois meus amados irmãos, que por intermédio de e-mails, messengers, blogs, orkuts, facebooks, entre outros, essa tecnologia ganha uma notoriedade sobre os demais meios de comunicação. Pois, a internet tem como característica principal o poder de abranger milhares de pessoas, que por sua vez interagem entre si quase que simultaneamente.

Agora é a vez de nossa querida Igreja fazer uso desses meios para promover uma nova civilização do amor por meio de sua ação!

É muito comum para os usuários dessa ferramenta de comunicação as transferências de links e arquivos - com a ajuda da rede mundial de computadores - de conteúdos classificados por eles como relevantes. Assim, a importância e a eficácia de uma mensagem para uma determinada pessoa é potencializada milhares de vezes, atingindo alguém que jamais seria conhecido por aquele que disponibilizou tal conteúdo pela primeira vez na rede.

Não podemos parar. Hoje iniciaremos a nossa pastoral dos Internautas na Busca do Cristo IBC.

Desejo que você se inscreva para participar desta pastoral. Precisamos divulgar com muito ardor missionário a Chegada da Cruz da juventude que visitará nossa paróquia no Domingo de Páscoa. Comecem a utilizar essa ferramenta de interação para o contato direto com os internautas.

Por meio de conteúdos com linguagem própria, disponibilizaremos aos usuários: diversão, doutrina, conteúdo de esclarecimento e outros artigos que podem conduzir a uma reflexão com significado que levem ao aprendizado.

Quero chamar a sua atenção, mesmo com o avanço de toda essa tecnologia acessível a muitas pessoas, a evangelização não pode acontecer por si própria. A internet é um meio que favorece o ambiente para que missionários desbravem as fronteiras digitais e promovam uma abertura para o acesso direto com aqueles que se encontram “plugados” na rede, buscando informações e conteúdos que atendam a uma necessidade específica. Vamos ousar?

Estou com muitas expectativas e exageradamente pronto para com você iniciarmos o trabalho de evangelização nos meios tecnológicos. A partir de sua aceitação você deverá se tornar um evangelizador em potencial, por isso não podemos deixar de ter um comportamento digno de cristão no meio virtual. Que o Evangelho seja nossa força!

Deus abençoe a cada um que se dispõe em ser um Agente Internauta de opinião.

Termino com muita convicção e já vendo os frutos que vamos conseguir. Ainda bem que a gente se tem! E adaptando o Hino Missionário do Pe. Valdenício digo-lhe: “numa só voz, demos as mãos! Os internautas teclando em missão!”

OTACÍLIO FERNANDES É O NOVO PREFEITO DE PEDREIRAS

Texto: Joaquim Filho 

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pedreiras, ocorrida hoje, dia 23 de março de 2012, com início às 9h30min, contou com a presença dos vereadores Otacílio Fernandes, David Leite, Ribamar, Antonio França, Ceiça, Magnus Branquinho, Cearense, Klebinho Branco, Robson Rios e, teve como finalidade dois pontos importantes: indicação e entrega de Congratulações de Moção de Aplausos aos Padres Valdenício e Zé Geraldo, pela realização do projeto Gerentes do Futuro; indicação pela Mesa Diretora do Título de Cidadão Pedreirense ao escritor, músico e poeta Manuel Santana de Oliveira Neto (Manuelzinho); 

Terminada a Sessão Ordinária, logo em seguida, o Presidente da Casa, Vereador Otacílio Fernandes deu abertura da Sessão Solene que tinha como finalidade a transmissão do cargo de Prefeito Municipal, por razão do Prefeito Titular ter viajado para fora do País. 

Na vida é assim: quando você menos espera, tudo pode acontecer. Quando a sorte está lançada, até na mega sena, você pode da noite para o dia acertar os 06 (seis) dígitos e virar um milionário. Mas tem que ter muita, mas muita sorte! 

Mas se tornar prefeito de uma cidade apenas com uma canetada - sem a necessidade de ter que acertar os 06 (dígitos), apenas gravar a senha da conta bancária da Prefeitura -, não é coisa que acontece todos os dias, mesmo porque quem está na Cadeira do Poder, não vai querer desocupá-la e cedê-la, assim de “mão beijada” para outrem, sem que tenha uma grande razão. 

Até que motivo existe nesse Brasil para um “bando” de prefeitos tirarem o traseiro da cadeira do Executivo e repassá-la a quem quer trabalhar, é o que não falta. Mas como infelizmente a nossa Justiça ainda continua com os olhos vendados e, amistosa para com esses senhores, o povo é obrigado a suportá-los até o término de seus mandatos. 

Sabemos que a função de um vice-prefeito de qualquer município, é representar o prefeito quando esse se encontrar impossibilitado de fazer ou realizar algo como representante maior do seu município. Seria o caso para ter acontecido aqui em Pedreiras, ou seja, na ausência do Prefeito Lenoílson Passos da Silva, que viajou para a cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina, quem deveria assumir seria o Vice-prefeito Walber Rodrigues da Cruz. 

Mas não foi bem assim que aconteceu aqui em Pedreiras. No mesmo dia que o Prefeito Lenoílson Passos da Silva arrumou as malas e se ausentou da cidade, o seu Vice, Walber Rodrigues da Cruz deu entrada na Câmara Municipal, um atestado médico, no qual pede afastamento do cargo por um prazo de 09 (nove) dias, a mesma quantidade de dias que o Prefeito ficará fora do Município de 23 a 31/03/2012. Coincidência ou não, há controvérsias e, nas duas Sessões (ordinária e solene) que aconteceram hoje na Câmara, uma seguida da outra, o “bate boca” entre os vereadores de oposição e situação foi grande. 

O Vereador Otacílio Fernandes usou a tribuna para falar da viagem do Prefeito Lenoílson Passos para a Argentina e, em seguida, criticou duramente a empresa que está trabalhando no loteamento do Bairro do Mutirão, onde um grande prejuízo ambiental está ocorrendo, segundo ele. 

Quando a palavra foi cedida aos demais vereadores, o primeiro a “chiar” foi o vereador Robson Rios, que além de votar contra o pedido de afastamento de Walber Rodrigues ainda disse achar muito estranho, o Vice-prefeito Walber Rodrigues adoecer justamente agora, no exato momento em que o Município está precisando da sua colaboração, que é fazer justamente aquilo a que ele se propôs, assumir o Município na ausência do Prefeito. De forma irônica, o vereador argumentou qual seria a doença de Walber Rodrigues e, ainda perguntou se ele, Walber, irá ficar esses dias todos acamado em seu hospital! Em suas palavras, Robson Rios criticou duramente a Secretaria de Educação. Falou da paralisação que ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de março, a qual reivindicou o aumento do piso salarial dos professores. O vereador foi enfático ao dizer que o Município de Pedreiras recebe dinheiro suficiente para corrigir o piso salarial e ainda reformar as escolas. Mostrou o que entrou na Educação nos seguintes anos: 2009 – R$. 6.963.178,98 a.a; 2010 – R$. 6.767.768,46 a.a; 2011 – 13.457.865,84 a.a. Concluiu sua fala dizendo: “Pedreiras tem dinheiro, e muito para a educação. Não melhorou nada, nem salário e nem reforma.” 

O Vereador Klebinho Branco fez uso da palavra e se dirigiu ao Vereador Robson Rios sobre o atestado de afastamento de Walber, dizendo com um sorriso no rosto: “O homem é médico, ele sabe se está doente ou não!” Reforçou as críticas que Otacílio Fernandes fizera do loteamento que está causando problemas para os moradores do Bairro do Mutirão. 

O Vereador Magnus Branquinho perguntou ao Presidente Otacílio Fernandes, qual o CID que consta no atestado médico do Vice-prefeito Walber Rodrgues. Pergunta essa que prontamente teve uma resposta pelo Presidente da Casa – CID H83.011.0, que fora pesquisado pelo Vereador que formulou a perguntou e disse ser Estresse e labirintite. 

Sobre a questão de certos loteamentos estarem causando problemas na cidade, em relação ao meio ambiente, o Vereador Antonio França disse que o Município de Pedreiras também tem causado vários problemas aos populares, principalmente na não realização de muitas obras que estão por fazer. Nos projetos que encaminhou à Câmara, criticou duramente o Secretário de Infraestrutura Elias Bento. 

A cidade de Pedreiras, no Estado do Maranhão viveu um fato inusitado e, que já entrou para a História político administrativa do Município.

Terminado a Sessão Ordinária, houve uma pausa para a lavratura da ata e, em seguida, o Presidente Otacílio Fernandes fez a abertura da Sessão Solene que tinha como finalidade a transmissão de cargo de Prefeito Municipal de Pedreiras, na qual fora empossado Prefeito Municipal de Pedreiras, até a data de 31 de março de 2012. 

A Sessão se estendeu até as 13h, e contou com a presença de todo o Secretariado do Município de Pedreiras, demais autoridades, Diretores de Departamentos, imprensa, representantes de Blogs e sociedade em geral.