DEPUTADO LOURO É HOMENAGEADO E GARANTE ASFALTO PARA TRIZIDELA DO VALE


Deputado Raimundo Louro é homenageado com moção de aplausos nas câmaras de Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Trizidela do Vale, isso, devido a indicação do deputado para acabar com a curva da morte, na MA - 119. Os ajustes necessários para melhorar a estrada já estariam em processo adiantado de negociação.

Em Trizidela do Vale o deputado vai disponibilizar através de convênio junto ao governo do Estado a quantia de aproximadamente  2 milhões de reais para infraestrutura do município, sendo que por volta de 1 milhão será emenda para pavimentação asfáltica da cidade ou zona rural, e o restante poderá ser aplicado em asfalto ou estradas vicinais. O deputado também pediu ajuda dos vereadores de Trizidela na fiscalização da aplicação dos recursos.

Politicamente é uma grande jogada, visto que Trizidela carece urgentemente deste tipo de intervenção, além do povo vê com bom grado a aplicação desse pretinho.

MARCÍLIO XIMENES CONSULTA GURU POLÍTICO EM PEDREIRAS


A política de Pedreiras cada vez mais vai entrando em caminhos tortuosos, neste momento toda ajuda é bem vinda, os conselhos vêm de todas as partes e das mais diversas formas, tem pré-candidato que diz que está recebendo até informações do além, mas isso é outra história. 

Hoje vamos falar de Francisco Altino, talvez a maior fonte de contatos de Pedreiras e região. Didi como é conhecido na cidade, é figurinha fácil, está em todo lugar, principalmente em fila de bancos, alguns dizem que é pior que a necessidade, pois está em todos os lugares. 

Na noite passada na Praça do Jardim, descobri que Didi é um grande Guru da política de Pedreiras, no momento imortalizado acima, o Guru Didi consultava o empresário Marcílio Ximenes, onde falava que seu futuro político será promissor. Porém, o mestre, não vê com bons olhos as candidaturas atabalhoadas que tentam sair do buraco, diz ele, que o povo não besta, sabe o que quer. 

Hum... Será Didi?

Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua



Nesta quinta-feira, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, tem como objetivo divulgar para a população os perigos do uso do tabaco. As ações desenvolvidas este ano pela OMS têm como tema “A interferência da indústria do tabaco”.

No Brasil, que adaptou a abordagem da OMS para o contexto nacional, oslogan escolhido para marcar o Dia Mundial sem Tabaco é “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”. Os diversos materiais da campanha enfocam os danos causados ao meio ambiente e à saúde da população ao longo da cadeia de produção do tabaco.

Entre esses danos, encontram-se a agressão causada pelos agrotóxicos aos ecossistemas e fumicultores, o desmatamento, o trabalho adolescente e infantil nas plantações de fumo, a dependência química à nicotina, o fumo passivo e, por consequência, os prejuízos à saúde da população, como o aumento do risco de acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e respiratórias, diferentes tipos de câncer, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata, entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo.

Programação

Uma caminhada no Parque da Cidade, em Brasília, abre a programação oficial do Dia Mundial sem Tabaco. Mais tarde, das 10h às 13h, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) na capital do país, serão lançadas as campanhas da OMS e do Ministério da Saúde, e o diretor da Anvisa José Agenor Álvares da Silva receberá um prêmio por suas ações contra o tabagismo no Brasil.

As atividades que integram a programação do Dia Mundial sem Tabaco também ocorrem nas demais capitais e em vários municípios brasileiros. Acesse a programação completa em todo o Brasil.

Assista o vídeo da campanha da OMS contra a interferência da indústria do tabaco.

Dados

Segundo dados da OMS, o tabaco mata, anualmente, cerca de 6 milhões de pessoas. Calcula-se que, a partir de 2030, o consumo do tabaco matará mais de 8 milhões de pessoas por ano. Quase metade das crianças respira, regularmente, ar poluído pela fumaça de cigarros. Mais de 40% das crianças têm pelo menos um dos pais que é fumante.

Estima-se, ainda, que a exposição ao fumo seja responsável pela morte de 600 mil fumantes passivos por ano, em todo o mundo. No Brasil, pelo menos 2.655 não-fumantes morrem a cada ano por doenças atribuíveis ao tabagismo passivo. Isto equivale a dizer que, a cada dia, sete brasileiros que não fumam morrem por doenças provocadas pela exposição à fumaça do tabaco.

Segundo a OMS, a poluição tabagística ambiental, resultado da fumaça exalada pelo fumante, é a maior causa de poluição de ambientes fechados e a terceira maior causa de morte evitável no mundo. O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro. 

Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha de tabaco (a chamada “doença do tabaco verde”, com sintomas que incluem náuseas, vômitos, fraqueza, dores de cabeça, tonturas, dores abdominais, dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea). Entre as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos envolvidas em atividades agrícolas na região Sul do Brasil, 14% trabalham no cultivo do tabaco, ficando expostas a grandes quantidades de agrotóxicos.

Danos à natureza

Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e à secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Florestas inteiras são devastadas e utilizadas como combustível para alimentar os fornos à lenha e as estufas que secam as folhas de fumo antes de serem industrializadas. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. Quem fuma um maço de cigarros por dia “consome” duas árvores em um mês.

Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem não são refeitas. O desmatamento está associado, ainda, a surtos de doenças infecciosas, bem como à erosão e à destruição do solo.

Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigarros. Os filtros, por sua vez, estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor. Há contaminação do solo e bloqueio dos sistemas das águas e esgoto. As pontas de cigarros são levadas pela chuva para rios, lagos e oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas que as ingerem.

Avanço

Um recente e importante avanço na política nacional de controle do tabagismo foi obtido com a aprovação da Lei nº 12.546/2011, que proibiu o fumo em recintos coletivos fechados em todo o país. Com a aprovação dessa medida, o Brasil enfatiza o cumprimento do artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), da qual é signatário, que determina que os países que assinaram o documento adotem medidas para proteger a população dos riscos do tabagismo passivo em ambientes públicos, locais de trabalho e meios de transporte.

ATENÇÃO: DIVULGADO EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE PEDREIRAS




PROMOTORA LANA FALA SOBRE PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Seminário reúne primeiras-damas e cavalheiros em Trizidela do Vale


Foi realizado com sucesso, o I Seminário Estadual de Capacitação em Gestão Pública para Primeiras-Damas e Cavalheiros Municipais, nos dias 25 e 26 de Maio, no auditório do Colégio Frei Germano de Cedrate, em Trizidela do Vale-MA. 

Delegações de primeiras-damas e secretariados, dos municípios de Igarapé Grande; Olho d' Água das Cunhãs; Trizidela do Vale; Bom Jardim; Governador Eugênio Barros; Lima Campos; Tasso Fragoso; Turiaçu; Aldeias Altas e Palmeirândia compareceram ao evento, que proporcionou uma discussão sobre o papel desses gestores municipais. 

A primeira-dama de Trizidela do Vale e anfitriã do Seminário, Francisca Rosa Freitas, destacou a importância de estar recebendo as primeiras-damas e cavalheiros em sua cidade, para discutir gestão pública, visto que, em anos anteriores, momentos como esse não poderiam acontecer por conta das enchentes do Rio Mearim, que deixaram parte da cidade submersa e centenas de pessoas desabrigadas. "O inverno deste ano foi menos rigoroso, nos dando a oportunidade de estarmos reunidos com autoridades governamentais e com primeiras-damas e cavalheiros municipais, proporcionando um momento histórico para Trizidela do Vale, região do Médio Mearim, assim como, para todo o Maranhão", declarou Francisca Rosa. 

Durante o seminário foram apresentadas oficinas de assistência social, ministrada pela Gestora de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Seir), Jacinta Maria Santos; Educação, com Lúcia Carvalho da Secretaria de Estado da Educação; Meio Ambiente, com a turismóloga Poliana Gatinho, e Saúde com Ronald Damasceno, que é Conselheiro Estadual de Saúde. 

O Seminário contou com a presença, também, das deputadas Vianey Bringel, Francisca Primo, Raimundo Louro; Da Secretária de Estado da Mulher, Catarina Bacelar, e do assessor político Christian Noronha, que na ocasião representou os Secretários de Estado da Casa Civil, Luís Fernando Silva, e de Articulação Política, Hildo Rocha; do prefeito de Bom Jardim e presidente do Conlagos, Roque Portela; da primeira-dama do município piauiense de Hugo Napoleão e presidente da Associação Piauiense das Primeiras- damas (APPD), Maria da Cruz Santos. 

_MOVIMENTO MARANHENSE_ 

A necessidade da organização de um movimento municipalista de primeiras-damas e cavalheiros municipais surgiu há aproximadamente um ano, logo após a realização da Marcha Nacional dos Prefeitos. 

A criação do movimento teve o apoio dos prefeitos de Icatú, Juarez Lima; Jânio Balé, de Trizidela do Vale e do Lenoilson Passos, de Pedreiras, mas foi com o prefeito de Bom Jardim Roque Portela e o primeiro cavalheiro do município de Monção, Mário Cardoso, que o movimento começou a tomar consistência. 

Roque Portela, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos) encaminhou a solicitação à diretoria-executiva da instituição, e da Ong Juventude Sem Fronteiras, na pessoa de Ronald Damasceno, para que fizesse um estudo sobre as primeiras-damas e cavalheiros dos 217 municípios maranhenses. Após a conclusão do perfil dessas pessoas, a constatação foi de que além do estado civil, eles também são gestores municipais. 

"Com base no mapeamento, percebemos que há uma necessidade de se trabalhar o perfil de gestão pública, aprimorando e pondo em discussão, muitas vezes com encontros de capacitação, como este primeiro seminário", disse Ronald Damasceno. 

Vários estados brasileiros percebendo essa fragilidade resolveram fundar organizações estaduais tendo as primeiras-damas como líderes do movimento. Do Piauí a presidente da Associação Piauiense de Primeiras-Damas (APPD), Maria da Cruz Santos palestrou sobre o que é a instituição, sua experiência e os trabalhos desenvolvidos em seu estado, motivando as participantes do seminário. 

Ao final do evento, as primeiras-damas presentes se articularam para criação de uma entidade voltada para ações em políticas públicas, nascendo naquele momento, a Associação de Desenvolvimento dos Municípios Maranhenses (ADEMMA), que tem na presidência a primeira-dama de Trizidela do Vale, com vice-presidências em cada uma das regionais maranhenses. 

Na avaliação de Mariluce Moraes, primeira-dama e secretária de assistência social do município de Palmeirândia, o encontro foi inovador, pois proporcionou uma troca de experiência com as primeiras-damas das regionais maranhenses. Acrescentou ainda, que as dificuldades no acesso a recursos públicos venham a ser resolvidos com a associação. 

Nos próximos dias, as primeiras-damas estarão se reunindo mais uma vez, agora em São Luís, para dar continuidade aos trabalhos de fundação da ADEMMA. 

VEJA NOVO CLIP DE RWANYTO OSCAR PARA O FORRÓ SACODE

Rwanyto, grande artista pedreirense, agora terá dupla jornada, além de fazer seus trabalhos em Pedreiras, também fará suas artes lá pelas bandas de Fortaleza em companhia de Tony Guerra no forró Sacode. 
Rwanyto dirigiu o novo clip da banda Forró Sacode e  já arruma as malas para sua nova jornada. O Blog Pedras Verdes parabeniza esse jovem talento da terra e deseja sucesso em sua carreira.

DE OLHO NOS CANDIDATOS: IVALDO LIMA FAZ SENADINHO NO CLUBE ALTERNATIVA

Ivaldo Lima pré-candidato, Jackson, sec. de Assistência Social Ana Kátia e Sr. Valdirene Passos

Ivaldo Lima que é pré-candidato declarado está correndo atrás do prejuízo, para tanto, participou de reunião com grupo de jovens agora noite no Clube Alternativa, local muito conhecido e frequentando nas noites de quintas por toda população pedreirense. Lima depois da sacudida que levou, vestiu a camisa de autêntico político e partiu para o corpo a corpo com o intuito de crescer nas pesquisas e encabeçar a chapa. 

Nossos leitores atentos, estão mais vivos do que nunca e a cada passo dado pelos políticos haverá um celular a espreita. 

O POVO QUER SABER: GRUPO DO PREFEITO COMEÇA A SE DISSOLVER


 POR: JOAQUIM FILHO

Agora chegou o momento de me decidi,
Vou procurar outro alguém e sair pela aí,
E quanto a você(s), desejo toda a felicidade,
Espero que você(s) seja muito feliz
.”

Dilza Siqueira.

Diante de tanta indecisão e de acertos não cumpridos do grupo do Prefeito Lenoílson, os pré-candidatos que integram a ala do poder, demonstram cansaço físico, espiritual e mental e, já começam a “chutar o pau da barraca”. 

Só ontem à noite, enquanto os meus versos alados velavam o sono leve das musas, concomitante, aconteciam duas reuniões: uma na Trizidela do Vale, no Terraço Xavier; outra em Pedreiras, na residência do vereador Klebinho Branco, um dos pré-candidatos do grupo da situação. 

Hoje pela manhã, revoltado com o que vem acontecendo nesses últimos dias, o pré-candidato Klebinho Branco contatou com o Blog Pedras Verdes e manifestou o direito de dar uma entrevista, para deixar a população pedreirense informada do que vem acontecendo. 

Em suas palavras pouco amistosas, diante da realidade, o vereador do PV foi bastante enfático e “chutou o balde” ao se referi de um grupo entre aspas. 

Na demonstração de que o blog é imparcial e tem como finalidade somente a contribuição de forma livre e democrática do processo eleitoral, na manhã de hoje, fomos ao encontro do vereador Klebinho Branco, para que o mesmo pudesse fazer os seus esclarecimentos. 

Na íntegra, ouça agora a entrevista realizada com o vereador Klebinho, em 29 de maio de 2012, às 9h, na Rádio FM Cidade de Pedreiras.

OUÇA ENTREVISTA COM VEREADOR KLEBINHO DO PV:

CHANGÊ ALAVANTÚ: MOMENTOS PARA A POSTERIDADE

Essa a Governadora vai gostar

Este é um daqueles raros momentos que se demora a repetir. Um fraternal encontro que revela existir educação e cortesia entre políticos adversários, mesmo que seja por alguns instantes. 

Quem sabe ainda haverá uma campanha limpa, pautada em discussões produtivas, apresentações de projetos, debates de problemas e busca por soluções, sem baixarias; com certeza seria mais útil para a população do que bate-bocas descabidos e propostas vazias, isto é uma utopia? Sim..., porém, possível de acontecer. Quem dera, se a alegria estampada no rosto destes cidadãos fosse uma constante e contagiassem a todos, e que, a cada gesto cortês proporcionasse um bem à comunidade? Talvez pudéssemos viver em um maior estado de equilíbrio, pois muito dependemos destes senhores.

ANARRIÊ NO TERRAÇO XAVIER: IVALDO LIMA DIZ QUE NÃO VAI PRA ROÇA


Na noite de segunda-feira no Terraço Xavier, o pré-candidato Ivaldo Lima reuniu sua base aliada para uma conversa estratégica e fundamental para manter-se vivo na disputa eleitoral. A presença das principais lideranças do PT, PTN e alguns nomes do PMDB se pronunciaram e manifestaram apoio à candidatura de Lima. 

Lima junto à Primeira-dama Valdirene Passos, entraram de vez na disputa eleitoral deste ano. O primeiro grito de guerra foi dado e, a batalha interna com a ala "Walbista" promete ter uma reta final eletrizante.

Lenoílson, pressionado pelo seu grupo para indicar quem será o candidato, não parece estar muito preocupado com o assunto, mesmo porque, tem até o dia 30 de Junho para mostrar seu escolhido. Lenoílson, às vezes parece ter estratégias, muito usado no mundo selvagem: confundir com a confusão ou fingir-se de morto para atacar; porém, aos olhos de quem assiste atentamente cada movimento deste grupo, cada vez mais parece que estão caminhando para lados opostos.

OUÇA A ENTREVISTA COM LIDERANÇAS: ROGÉRIO DO PT, ICLÉIA, ISAAC ABENÇOADO, VEREADORA CEIÇA 


Grupo unidos em circulo (E) e Ceiça, Ivaldo Lima e Valdirene Passos (D)

FLAGRANTE NA ESTRADA MA - 119


Um e-mail enviado por um leito ao PEDRAS VERDES, mostra um flagrante de desrespeito à Leis de trânsito, um veículo transportava crianças no porta malas, no trecho da estrada MA-119 que liga Lago do Junco a Lago da Pedra, na sexta-feira (25), no horário entre 12 e 13 h. Segundo o autor da foto, o automóvel aparentemente faz o trasporte de alunos nesse percurso, pois além desses alunos que vê-se, ainda haviam outros no interior do veiculo.

FICHA SUJA, QUEM VAI TE LIMPAR?


Quanto mais me aprofundo nas “artes” políticas, mais percebo que todo esforço é pouco para tentar mudar alguma coisa. Não sou descrente, tampouco cultivo pensamentos pessimistas ou enceno atos corruptíveis, no entanto, ao esgueirar-nos no labirinto espinhoso da política, estamos sujeitos ao abjeto e o amarelo sorriso da autoridade pública ao qual se arrogou poder. Estes, que ao menor sopro de insolência, não se fazem de rogados e, em nome da Corte, legiferam em causa própria e se trasvestem com a toga translúcida da justiça. Deste modo, não há esclarecimento que seja valioso e mesmo mostrando a cara, o fazem com toda elegibilidade a mais pura agrura insanável e irreversível. Quanto mais vejo cargos e funções patentes e cada vez mais nossos valiosíssimos filhos almejam trabalho e satisfação pessoal a qualquer custo, mais, digo aos senhores e senhoras: saiam da toca, sim! Mas não entrem na maloca, não.

POLÍTICA NA REDE


Em Trizidela do Vale, mesmo as coisas ainda não estando bem definidas, o clima está muito quente. Nos próximos dias podem surgir novas mudanças, novas alianças e nomes que podem dar um novo norte à política da sofrida e querida Trizidela do Vale. 

Uma intensa movimentação entre os caciques, pode fazer com que surja um nome de consenso, que uniria grupos em torno da candidatura do grupo de situação. Essa pessoa teria grande prestígio no meio social e político de Trizidela do Vale e, sempre é lembrado para a disputa eleitoral. Caso aceite o convite, é certeza de uma grande política em 2012. 


No culto realizado no novo Templo da Assembleia de Deus em Pedreiras, que mesmo inacabado já mostra sua beleza, Socorro Leite, Simplício Araújo e Dr. Walber, prestigiaram o encontro de inauguração da cobertura da Igreja e não perdendo tempo, fizeram um pequeno "senadinho eclesial". Ao Fundo podemos observar o assessor jurídico do Grupo Araujo-Leite, Dr. Edê.

 

Ivaldo Lima e o fiel escudeiro do Grupo Chicote-Louro, Dudu, desfrutando de uma bela tarde no Bar do índio.

O Deputado Federal Weverton Rocha, em visita a Pedreiras, no último final de semana, deu uma volta pela cidade, ficou admirando com o potencial econômico do município. Discutiu políticas públicas com o pré-candidato Totonho Chicote e o aspirante a vereador Elcinho Gírio. Lamentou que o poder público em 8 anos não preparou um projeto para a cidade, e se comprometeu a voltar em 15 dias para fazer um planejamento acerca das necessidades do município

O POVO QUER FALAR: MORADOR DA TRAV. JOSÉ DE FREITAS ESTÁ INDIGNADO COM A SITUAÇÃO DA RUA


Há quatro anos, isso que se vê hoje era uma rua e agora esta assim. Vai continuar assim ate quando? Segundo comentários: verba já veio, mas só eles sabem pra onde foi o dinheiro.

O tempo passa e passa rápido, esta chegando à política novamente para vocês, candidatos, que não cumprem o que falam, subir no nosso bairro para pedir votos. Nós eleitores como sempre, vamos abrir nossas casas pra vocês mentirem na “cara dura”, prometendo, mentindo e comprando o voto das pessoas humildes e sem informações. 

Há! só lembrando, vê se ajeitar logo se não seus carros importados não vão subir.

Abram os olhos, "políticos"... e secretários de pedreiras...

Cleilson dos Santos Santana (neném)
Trav. José de Freitas, 98 – Engenho.
Pedreiras – MA 
99. 8136-2164 

A VIDA E A LIDERANÇA


Ser LÍDER e ser POLÍTICO é muito simples mas, nascer para ser LÍDER e POLÍTICO sério e honesto, ter um ideal que perdure por toda a vida não é muito comum. Quando aqui falo de vida e liderança, seriedade e honestidade, juntando a tudo isso o IDEALISMO me refiro a seres honrados e de princípios éticos que sempre lutaram por uma palavra mágica: “LIBERDADE!...”. Entre esses homens com esses perfis e já mortos quero citar e destacar os nomes de: LEONEL DE MOURA BRIZOLA, JACKSON LAGO e NEIVA MOREIRA”, Pedetistas e fundadores genuínos do PDT – PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA, a nível nacional e, principalmente no MARANHÃO.

Homens ilustres e que sacrificando suas vidas na época negra (era do chumbo) foram exilados, nos casos de LEONEL BRIZOLA e NEIVA MOREIRA. Já no caso de JACKSON LAGO, médico e Professor Universitário da UFMA, dedicou sua vida em defesa dos menos favorecidos. No exílio LEONEL BRIZOLA visitava países socialistas e encontrava-se com as classes trabalhadoras. NEIVA MOREIRA, por sua vez editava sua revista “CADERNOS DO TERCEIRO MUNDO” e sem perder o foco da LIBERDADE denunciava, em sua grandiosa obra, a ameaça, a humilhação por que passavam os povos oprimidos pelas ditaduras militares. Isso fez parte no exílio em que viviam e onde jamais deixaram de pensar no BRASIL.

Ao serem anistiados e de retorno ao BRASIL, pisando em solo amado, deram continuidade as suas lutas em prol da REDEMOCRATIZAÇÃO do país e com apoios de homens de responsabilidade e de expressão nacional, que aqui ficaram e lutaram, ouso citar os nomes: TEOTONIO VILELA, ULISSES GUIMARÃES, TANCREDO NEVES, MIGUEL ARRAES e que me perdoem os outros não citá-los, mas que unidos buscaram lutar em defesa de VEZ e VOZ para o povo brasileiro vítima de tal institucionalidade.

JACKSON LAGO e NEIVA MOREIRA, maranhenses, um de PEDREIRAS e o outro de NOVA YORK, tiveram algo de comum em suas vidas e durante suas existências e por onde passaram lutaram contra as forças oligarcas que sempre e perversamente dominaram o MARANHÃO. Em todos os momentos de suas vidas, por onde estiveram levaram consigo um brilhantismo especial e deram suas mensagens com uma linguagem por todos conhecida, sem rodeios, sem mentiras, sem invenções, sem grandezas, mas apenas falavam como sair da escravidão eterna que sempre lhes fora imposta pelas forças de opressão.

JACKSON LAGO por cerca de 45 anos foi o grande democrata do Maranhão. Em seu linguajar, em seus discursos inflamados e conscientes empolga a cidade de SÃO LUIS e seus habitantes. Conseguiu, então impor estrondosas derrotas ao grupo dominante por repetidas vezes e a ILHA DE UPAON AÇU, ficou conhecida como a ILHA REBELDE. Suas palavras de libertação encontraram eco em todos os municípios do Maranhão. Conquistou a todos, entenderam sua mensagem e foi eleito GOVERNADOR e começou sua tarefa árdua de consertar o que de há muito merecia ser consertado de. Deu novos rumos ao ESTADO e começou pela EDUCAÇÃO e fez construir colégios de segundo grau em quase a totalidade dos municípios. A SAÚDE apareceu com uma cara nova com a construção do primeiro hospital regional de referencia em PRESIDENTE DUTRA, e tinha projeto para construir mais quatro. Fez convênios com prefeituras para a construção de 53 novas unidades hospitalares de bom atendimento deixando recursos depositados em cada MUNICÍPIO. A agricultura foi entregue nas mãos de um agricultor o que ocasionou uma produtividade exuberante. A infra estrutura teve suas estradas recuperadas ou foram construídas novas, originando com isso o escoamento de produções. Os setores governamentais começavam a tomar e dar novos passos e inúmeros projetos para o MARANHÃO foram conseguidos.

Mas diz o ditado: “NEM TUDO QUE RELUZ É OURO”. Ou sintetizando: “NEM TUDO QUE É BOM DURA PARA SEMPRE”. A revolução que JACKSON LAGO impunha ao MARANHÃO em apenas dois anos de governo, gerou a revolta do grupo dominante e numa articulação sem precedentes, da má fé de HÉLIOS GRÁU, o legítimo GOVERNADOR do MARANHÃO foi deposto. Depuseram um homem sério, honesto e idealista e que caminhava no rumo certo. Esqueceram que não só cassaram os votos de JACKSON LAGO, mas, principalmente do povo que nele acreditou e que nele votou.

Trizidela do Vale-MA. 26 de maio de 2012
KARIADINE MAIA

TV PEDRAS VERDES E MISAEL CQC: PROTESTO NA CURVA DOS 14

VOCÊS QUE FAZEM PARTE DESSA MASSA!

FOTO:  MARIANÓPOLIS - MA, ARQUIVO PEDRAS VERDES


“Seu Doutor, uma esmola para o homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”... 

( Luis Gonzaga – Rei do Baião )

Nenhuma nação é edificada e subsiste mediante esmolas para o povo. Os governantes da antiga Roma insistiram em dar "pão e circo" para sua população, e o resultado foi a degradação moral daquele povo. Todo crescimento saudável na área econômica, social e política provém do trabalho, da perseverança e da disciplina ética e moral.

A político paternalista, parte do princípio de se tirar proveito da miséria dos outros e dela aparecer como o salvador da pátria. É quando ele está ciente da situação do pobre, lhe oferece uma ajuda imediata para diminuir a situação deplorável em que este vive. E quando o faminto encontra esta mãozinha com um prato de comida ou alguns centavos de reais, para “zerar fome” ou decretar a fome zero” sem sombras de duvidas, lhe terá uma infinita lealdade e gratidão.

Já dizia Zé Ramalho, Ê vida de gado! Povo marcado êi! Povo feliz!!!!. A política Paternalista é feita por políticos inescrupulosos que se escondem atrás de uma suposta “capa” para tirar proveito. É ser sujo, e pousar como limpo, é ser fascista e parecer socialista para ser respeitado ou defendido por pseudo socialistas. Não importando suas ações, esses que praticam o assistencialismo estão livres e protegidos de críticas por conta do famigerado jargão que se criou em torno deles“ ele rouba! mas faz!”.

Essa praga cresce e se espalha, na condição deplorável do pobre que tem a consciência roubada, na sua saúde frágil, é na sua escassez de alimento e dinheiro. É uma ação social ilusória, enganadora, parece boa mas é egoísta, pois serve especialmente para promover oligarquias que perpetuam-se e se alternam no poder, instituindo seu regime ditatorial e totalitário, não acaba a miséria pois não lhe é interessante o fim dela, visto que sobrevivem da mesma. A política socialista, prima pela melhor distribuição de renda, visa oportunidades onde o pobre possa ser capaz de suprir suas próprias necessidades com condições básicas de dignidade humana através de seu próprio suor.

Se não houver meios de se fazer uma política limpa, onde os princípios de dignidade seja para todos os cidadãos, viveremos presos às vontades das classes dominantes que não se mobilizam para o fim da miséria camuflada com o Bolsa-Família de 1,12 reais, preferindo instalar no pais o Bolsa-Corrupção( Mensalão) pagando 150.000,00 ou cento e cinquenta mil reais para os deputados do esquema para aprovar as medidas do governo inclusive bolsas sociais. É preciso livrar-nos desta pratica e termos a consciência de que o assistencialismo como promoção eleitoreira é um câncer social avassalador que deve ser arrancado da política, da sociedade e da consciência do eleitor.

É no entanto dar ao homem, não o peixe, mas ensiná-lo a pescar lhe dando condições para que este adquira sua verdadeira liberdade. A política justa, parte do princípio onde as pessoas não tenham que viver de esmolas, mas que tenham condições auto-suficientes para suprir o mínimo de suas necessidades com dignidade e trabalho. Abaixo essa política assistencialista com sua hipocrisia podre e egoísta, política insana que sobrevive da famigerada miséria de seu povo!

José Luiz

É escritor e poeta da Confraria das Letras Corrêa de Araújo

HOMEM É MORTO COM FACADA NA RUA DO CAMPO.

POR TONY MARANHÃO

Por volta das 00h:40min deste sábado 26 de maio, um homicídio foi registrado nas imediações da rua do campo em Trizidela do Vale, a vítima, Kleber Sousa Araujo, vulgo “painho”, respondia pelo crime de homicídio praticado no município de Lago dos Rodrigues. Kleber foi morto com uma facada no lado esquerdo do peito.

O autor do crime já está preso e foi identificado por Gerinaldo, em entrevista a equipe de reportagem da TV TERRA NOVA - SBT, o acusado confessou que o motivo teria sido a forma como foi abordado, quando Kleber lhe pediu dinheiro. Gerinaldo, que estava alcoolizado, sentiu-se ameaçado, assim desferido um golpe contra Kleber.

VIDA DE REPÓRTER: SIMÃO

DONA LUIZA E O RESTAURANTE JOÃO DO VALE



A cultura de Pedreiras e Trizidela do Vale, ao longo desses anos tem se confundido com a história de alguns bares e restaurantes que têm sido ponto de encontro, apoio e até mesmo local dos nossos artistas divulgarem a sua arte. 

Com trinta e três (33) anos de existência, o Restaurante João do Vale, situado na Praia do Major Lucena, nª 58, no município de Trizidela do Vale-Ma, cuja proprietária é Dona Luiza Carlos Loyola, a mãe do empresário Ronaldo Loyola, ou Ronaldo Medicamentos, vem marcando a história das duas cidades como um local da divulgação da música e da nossa poesia. 

Grandes eventos, vários shows e até mesmo reuniões dos artistas já aconteceram no Restaurante João do Vale, não sendo porá acaso que Dona Luíza, a proprietária, foi escolhida como a madrinha dos artistas. 

Por um longo período, a Restaurante João do Vale cedeu o seu espaço físico para que fosse realizado o maior movimento cultural de Pedreiras e Trizidela do Vale de todos os tempos, o MOVIMENTO CULTURAL CANJA NA TERÇA, que arrastava muita gente para às terças-feiras desfrutarem de um momento e um local cheio de poesia e arte. 

Muitos artistas de Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís e demais lugares do Brasil já passaram pelo Restaurante João do Vale e deixaram a sua marca: Chico Viola, Paulo Piratta, Sabrina, Lucy Fabris, Santiago, Herbeth Luis, Itamar Lima, Fernando Sérgio, Dilza Siqueira, Zequinha Ribeiro, Zezinho do Vale, Damião Sousa, João Barrêto, Neto Kawakus, Josivan Pereira, Brandinho, Daniel Lisbôa, Garrincha, Mayanna Gomes, D’cannas, Francildo, Lourinha, Sandro Alex, Manuel Santana e muitos outros. 

Também muitos poetas já passaram pelo Restaurante e deixaram a marca da sua poesia: Neto Arrais, Kleber Lago, Paulinho Nó Cego, Paul Getty, Joaquim Filho, Samuel Barrêto, Wescley Brito, Edivaldo Santos, Nonato Matos, Floriza Lima, Filemon Krause, Moisés Abílio, Expedito Costa e outros. 

Assim é o Restaurante João do Vale, que mais do que um restaurante que proporciona os melhores pratos típicos da culinária maranhense, é também um local onde se respira cultura, arte e poesia. 

Quem vem a Pedreiras e Trizidela do Vale e não saboreia a peixada da Luiza, com certeza não desfrutou do melhor e mais prazeroso que as cidades podem oferecer.

 
D. Luiza

 

JÁ DIZIA MINHA VÓ: O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER E NEM PROCURA ENXERGAR


A chegada de duas unidades de móveis de atendimento oftalmológico em Pedreiras, organizadas pelo deputado Raimundo Louro junto ao Governo do Estado, está proporcionando centenas de atendimentos às pessoas com problemas de visão. Equipes médicas especializadas estão trabalhando a todo vapor na Clínica Nossa Senhora das Graças. O atendimento deve acontecer até sábado, porém, pela quantidade de pessoas que procuraram tais serviços médicos, nos parece pouco os dias de trabalho oferecidos. 

Entre as diversas modalidades de atendimento: consultas, exames, acompanhamento e avaliação das perturbações oculares; poderia ser incluso um tratamento especial para cegueira eleitoral, pois, aquilo que nos faz ver, tapa nossa visão para que não possamos enxergar.

HOSPITAL PARA TODOS!


Iniciou-se as obras do Hospital Geral de Pedreiras, este deve ganhar 120 novos leitos em um pavimento superior, seis meses é o prazo estipulado par entrega da obra. É importante frisar isto, visto que os prazos das últimas obras promovidas pela prefeitura tradicionalmente sempre ultrapassam a data de entrega ou até mesmo não entregam, e nós, em pleno comodismo, praticamente, permanecemos inertes, vendo a banca ser quebrada. 

Dinheiro, esse não deve faltar, daqui até outubro; haja carrinho de mão para carregar tanto cimento. Vi a carinha feliz de Ivaldo na TV comunicando a boa nova, ele pode até não ser candidato, mas que tem toda pinta, isso tem – ou será que já não é prefeito? Não duvido que já esteja até ordenando pagamento, afinal, tem R$ 3.464.881,80 garantidos para espocar até as eleições. 

ATÉ QUANDO? MAIS UM ACIDENTE FOI REGISTRADO NA MA -119.


POR: THONY MARANHÃO, TV TERRA NOVA

Em menos de 12 horas após uma manifestação realizada ontem quarta-feira dia 23 de maio na denominada "curva dos 14" MA - 119, a manifestação pedia uma solução para o fim dos acidentes na via, mesmo assim mais um acidente foi registrado e por coincidência no mesmo dia, por volta das 20h:30min um carro da empresa GEO RADAR que vinha de Santo Antônio dos Lopes com sentido a Bernardo do Mearim, sobrou na curva que no ultimo dia 11 de maio foi cenário trágico de um acidente envolvendo um micro-ônibus que transportava alunos e uma carreta, onde infelizmente duas vidas foram ceifadas, sendo elas uma senhora identificada por Nair do município de Bernardo que morreu no local e a jovem Laisa Sampaio de apenas 15 anos vindo a falecer também em consequência do acidente. 

Um morador do local registrou as imagens e repassou para equipe da Tv Terra Nova que mais uma vez chamou atenção das autoridades para que providências sejam tomadas de imediato e que todas as ideias discutidas ontem não fiquem apenas no papel. 

O motorista da empresa GEO RADAR teve apenas leves ferimentos mais não corre risco de morte.

  
  

TV CIDADE: MANIFESTAÇÃO PACÍFICA NA MA - 119

MAS, EM?

Av. Rio Branco, Pedreiras, MA, Brasil.

MANIFESTANTES FECHAM ESTRADA DA MORTE ENTRE TRIZIDELA DO VALE E BERNARDO DO MEARIM


Local de muitos acidentes e mortes, o KM - 03 da MA - 119 que liga Pedreiras a Lago da Pedra, nesta manhã foi cenário de um grande protesto pela segurança nesta estrada. Centenas de manifestantes de Pedreiras, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim e Igarapé Grande participaram deste ato simbólico organizado pela Igreja Assembleia de Deus de Igarapé Grande, onde Laisa Sampaio vitima do acidente congregava-se. Amigos e parentes das vítimas, além de políticos da região compareceram ao protesto que interditou por algum tempo a rodovia. Uma grande fila de veículos se formou ao lado da estrada, porém, logo organizada com o auxilio da Polícia Militar que deu suporte ao movimento. 

Dentre as medidas solicitadas, destaca-se o pedido do vice-prefeito de Trizidela do Vale Fred Maia, que solicitou ao presidente da Câmara de Vereadores Coró, a construção de lombadas nos trechos mais críticos, até que se consiga mudar o trajeto original da via com a retirada dos morros que a circundam, além do alargamento do acostamento.

Outra solicitação importante foi feita nesta semana pelo deputado Raimundo Louro que encaminhou requerimento ao Governo do Estado solicitando melhorias urgentes na estrada da morte. Foram recolhidas assinaturas para um baixo assinado  que será encaminhado aos órgãos competentes.

 
Rodovia MA - 119, KM - 03, CURVA DA MORTE, CURVA DOS QUATORZE OU CURVA DA VELHA, Vice - prefeito Fred Maia,  Vereador, pres. da Câmara Coró, ver. Lidinaldo e Diretor da TV Rio  Flores, Chico da TV.

 
Funcionários do CIRETRAN de Pedreiras e cobertura da imprensa local

 
Amigos e parentes de Laisa Sampaio, vítima do acidente (estampada foto na camisa) e Pai de Laisa na direita de óculos, logo depois Pastor da Assembleia de Deus e Prefeito Geames Macedo de Igarapé Grande

 

 

 
Amigos de Laisa e trabalho da imprensa, repórter Tony Maranhão da TV Terra Nova