TOTONHO CHICOTE AMPLIA A LIDERANÇA EM PEDREIRAS

A mais nova pesquisa do instituto BMO - Brasil Marketing e Opinião realizada no município de Pedreiras-MA, aponta vitória de Totonho Chicote. O candidato do PRB ampliou sua vantagem em relação a seus adversários. Neste levantamento já está incluído o nome de Ivaldo Lima do PMDB.

Na pesquisa espontânea, Totonho lidera com 43,83% de intenção de votos, em segundo lugar vem Simplício Araújo(PPS) com 24,89%; Ivaldo Lima(PMDB) com 11,28% e Dr. Walber(PRTB) obteve 7,66%. Indecisos ou não quiseram opinar somam 12,34%. No quesito estimulado Totonho mantem-se na liderança e agora tem 46,17%; Simplício Araújo(PPS) somou 27,44%; Ivaldo Lima(PMDB) obteve 12,12%; Nulo/branco 3,40%. Indecisos ou não quiseram opinar somam 10,87%.

O instituto ouviu a opinião dos eleitores para saber, independentemente do seu voto, quem ele acha que ganhará as eleições em Pedreiras. Neste quesito Totonho Chicote obteve 53,83%, Simplicio Araújo fica com 12,98%; Ivaldo Lima 3,40% e Dr. Walber 2,77%. Não souberam ou não quiseram opinar 27,02%.

A pesquisa foi realizada por iniciativa da própria empresa entre os dias 27 a 29 de setembro de 2012. A margem de erro é de 4,0% para mais ou para menos. O levantamento foi realizado com 470 eleitores da zona urbana e rural da cidade de Pedreiras. A mesma está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo nº 00312/2012, de 25 de setembro de 2012.


IV PARADA DO ORGULHO GAY DE PEDREIRAS



“As borboletas estão voando
A dança louca das borboletas
Quem vai voar, não quer dançar
Só quer voar, avoar.”

Por: Joaquim Filho 

A IV parada do Orgulho Gay de Pedreiras, organizada pelo jovem pedreirense Genilson Ferreira, com o apoio de Francisco Medrade e o comércio, que aconteceu na noite desse sábado, dia 29, indubitavelmente já entrou para a história da cidade, como um dos maiores acontecimentos culturais e sociais locais, pela grandeza, exuberância, organização, charme e muito “glamour” que a turma do GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros) realizou, em desfile pela principal avenida. 

A concentração foi na Praça Corrêa de Araújo, no centro da cidade, que deste às 17 horas já tinha dois mini-trios executando músicas ligadas à causa dos movimentos homossexuais; pois, de vários bairros da cidade populares, simpatizantes e curiosos chegavam e se misturavam num só espaço onde de forma alguma houve vez para o preconceito, a crítica, a não aceitação das diferenças e a opção livre e de direito àqueles que tiveram uma escolha sexual diferenciada.


A IV Parada do Orgulho Gay de Pedreiras contou com a participação de vários gays de outras cidades, tanto do interior do Maranhão, da Capital e também de outros Estados do Brasil. 

A saída da Praça Corrêa de Araújo se deu às 19 horas e, a quantidade de pessoas era tão grande, que segundo a Polícia Militar, que esteve fazendo a segurança do desfile, uma média de 10 mil pessoas, incluindo as que se posicionaram nas calçadas, bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias e outros saíram de suas casas para presenciar, mesmo que de forma curiosa. 

Percebe-se que a cada ano a Parada Gay de Pedreiras vem crescendo, embora ainda haja muita resistência por parte de alguma camada da sociedade, que não cabe aqui, entrar em detalhe para não se abrir os ânimos e nem causar uma discussão e polêmica, pois a nossa missão é somente mostrar e informar os acontecimentos que se dão na cidade. 

A caminhada percorreu a Avenida Rio Branco, Avenida Mariano Lisboa, Avenida Abílio Monteiro e fazendo ponto final no Clube Alternativa onde lá a festa rolou até altas horas.

  

FOTOS DO EVENTO, ABAIXO

A VERDADE DE CADA UM




Por: Joaquim Filho

Segundo José Saramago, escritor português, prêmio Nobel de Literatura no de 1998, no seu livro Ensaio Sobre a Cegueira, o pensador, no seu romance de mais pura ficção mostra uma “imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, a responsabilidade de ter olhos, quando os outros os perderam.”

Assim, está acontecendo com as nossas vidas, com a nossa casa, com a nossa sociedade e com tudo que permeia o nosso convívio diário. O vulgar, o fútil e a onda “besteirol” estão tão presentes e latentes aos nossos olhos, que acabamos cegando para as coisas mais importantes e interessantes que dão sentido à nossa vida.

A cegueira branca, que fala José Saramago, em seu livro, é a mesma cegueira que nos impede de ver o irmão: o irmão pobre, preto, gordo, alcoólatra, opção sexual diferenciada, o velho, o especial, o drogado e todos que foram excluídos do convívio e da vida social.
A nossa crônica de hoje vem falar de uma senhorinha de 90 anos, Severina Bezerra e Silva, nascida em Bezerros/PE, em 02 de outubro de 1922; atualmente residindo à Avenida Otávio Passos, nº. 126, Bairro Goiabal, na cidade de Pedreiras/MA, que como muitas anciãs que tiveram o privilégio de chegar à sua idade, estão impedidas de ser vista pela cegueira branca, essa, que contaminou o mundo com a falta de visão, de sentimentos, de amor e da beleza humana.

Além de já conhecê-la desde a nossa infância, no Bairro Tresidela, tivemos o prazer de ser vizinho de Severina, por quase um ano e, nesse período, pudemos nos aproximar dessa senhora que é uma riqueza de inteligência e sabedoria. Certo dia, numa tarde, nós passávamos a pé, em frente à sua casa e, ela estava sentada numa cadeira, lendo; e, o que mais me chamou a atenção, fora ver que uma senhora de 90 anos de idade, lia um livro muito interessante: A verdade de cada um, cuja autora é Zibia Gasparetto, que segundo ela, tinha sido um presente da querida neta Caroline Inácio. O livro, A verdade de cada um, “traz esclarecimento e entretenimento; neste romance esclarece-se que não devemos julgar ninguém pela aparência, e a justiça cabe as leis de Deus. Não existe olho por olho, dente por dente. Sofremos o resultado de nossas escolhas, aumentamos os nossos problemas, desrespeitando o livre arbítrio do nosso próximo, tentando alterar sua personalidade, os seus obstáculos, a sua vida.”

Que tarde maravilhosa, que presente Deus nos deu, que poesia, que história nós, doravante, temos para contar ao mundo depois de ouvir essa mulher, essa guerreira de mil batalhas, essa fênix da esperança e da sabedoria.

E, assim, ela abriu o seu coração e narrou, sem que nós lhe fizéssemos uma só pergunta:
“Meu filho, eu cheguei a Pedreiras no dia 25 de novembro de 1940. Com 11 anos de idade eu já tinha perdido a minha doce mãezinha. Meu pai se chamava Amaro Bezerra e Silva e, minha mãe, Guilhermina Maria de Jesus. Tive duas irmãs mulheres e um irmão homem. Meu pai veio primeiro para essas terras e, vendo que aqui era uma terra abençoada e promissora, resolveu aportar por aqui, pois, ele era um agricultor, seu ofício era a labuta com a terra, na roça. Chegando aqui em Pedreiras, meu pai conheceu Manoel Inácio, um homem extraordinário, que de coronel só tinha a fama, mas o coração era de anjo, que foi trazido também para Pedreiras no ano de 1936, pelo pernambucano Emídio Barros. Bom, só sei que cheguei aqui nessas terras trazida pelo meu pai e até julho de 1945, morei no Santo Antonio dos Oliveiras, depois São Raimundo, Olho D’água do Tolentino onde fui morar com uma irmã e com meu pai, isso já em 1947. Lembro-me que em 1948, nosso pai nos levou para cortar arroz para um dono de terras, num povoado da cidade de Santo Antonio dos Lopes e, disse que eu iria morar com um senhor, dono de comércio, num lugar chamado Demanda. Meu pai foi quem me ensinou as primeiras letras, numa época que não tinha escola e nem professor. Fui para escola com 13 anos de idade, ainda lá em Pernambuco; mas, infelizmente, eu só fiquei dois anos e seis meses e, estudei até o segundo ano primário. Mas mesmo assim, com pouco saber, eu trabalhei em vários comércios, era o melhor emprego daquela época. Além de controlar os fiados anotando num caderno, eu tinha o nome das pessoas e os fiados tudo na cabeça. Trabalhei no Armazém do Povo, aqui em Pedreiras, cujo proprietário era o “seu” Zeca Araújo, que por uma fatalidade caiu de uma burra, quebrou o braço e morreu oito dias depois. Era sempre assim, quando eu pensava que estava encontrando a minha felicidade num lugar, acontecia uma fatalidade. Depois disso, fui morar com um irmão em Independência e, num certo dia, meu pai passou por lá e disse que eu ia morar em Pedreiras, na casa de um senhor chamado Manoel Inácio. E, assim, meu pai fez. A gente não tinha muita opção de nada, e, com 27 anos de idade, no dia 03 de maio de 1949, cheguei à casa que iria morar, no seio de uma família que me adotaria para o resto da minha vida. Quando cheguei, a Dona Maria, esposa de Manoel Inácio estava grávida da Rosimar, a primeira filha do casal. Eu vi todos eles nascerem, cuidei deles como se fossem irmãos e filhos ao mesmo tempo; amo todos e vou amar até a última geração, até o último dia da minha vida. Criei Neide, Manuel e Genilson, criei todos, todos... (momento de emoção, ela chorou, nós choramos...) Todos eles me consideram, eu me sinto feliz agora, tenho uma família. Eu sempre quis estudar, mas a vida era difícil. A vida me foi tão difícil que não tive tempo para mim.

Lembro-me que Dona Severina falou uma coisa muito interessante, foram palavras sintetizadas numa frase que refletem o reconhecimento e a gratidão, o valor que essas pessoas deram a ela, que foi a dignidade de ter tido uma família.

“Minha vida era tão desprezada depois que perdi a minha mãe, que eu só tive consideração depois que fui morar na casa de Manoel Inácio.”
Essa é a verdade de Dona Severina. 

IVALDO LIMA E DR. HUMBERTO COLOCAM A CAMPANHA NA RUA

 

Por: Joaquim Filho 

Agora é para valer! O candidato a prefeito municipal de Pedreiras, ao lado do seu vice e de todo o grupo da coligação UNIDOS PELA FORÇA DO POVO colocaram a campanha na rua e há dias vêm intensificando com reuniões, conversas de bastidores, carreatas e palestras em diversas ruas da cidade e no interior. 

Munido de uma liminar, expedida pela Justiça Eleitoral (Tribunal Regional Eleitoral), que lhe dá direito a ser candidato, Ivaldo Lima, com o apoio do prefeito Lenoílson Passos, em tempo recorde, articulou e reuniu o seu grupo que andava desacreditado onde alguns membros já se preparavam para militar em outras plagas e, resolveu definitivamente colocar o “bloco” na rua. 

 
 

Daqui a 10 dias das eleições do dia 07 de outubro, a meta agora é fazer uma campanha corrida, às pressas; essa que seria de 90 dias, será feita em 10, na qual todo o espírito de otimismo, esperança e fé serão postos por cada um que acredita que o candidato Ivaldo Lima ainda possa reverter o quadro que ora se apresenta e chegar à Prefeitura Municipal de Pedreiras. 

Desde o dia em que recebera a liminar, o candidato Ivaldo Lima, ao lado do seu vice Dr. Humberto e todo o seu grupo já realizaram uma vasta programação e prometem que embora o espaço de tempo seja curto, muita coisa ainda vai acontecer para que a candidatura decole para valer. 

 

Várias foram as movimentações em torno da candidatura da coligação UNIDOS PELA FORÇA DO POVO e, tudo começou com uma movimentação na casa do prefeito Lenoilson quando da notícia que Ivaldo Lima, segundo o TRE, se encontrava apto para concorrer as eleições pela mesma coligação que anteriormente fora registrado como vice, tendo como cabeça de chapa, o médico Walber Rodrigues (agora inapto, segundo a Justiça Eleitoral). 

Depois veio uma palestra no bairro Nova Pedreiras onde por telefone, em trânsito, a caminho de Pedreiras, o prefeito repassou a notícia em viva voz a todos os presentes, que ficassem tranquilos, que se preparassem para a luta e o embate nas ruas, pois naquele instante ele anunciava ao grupo que Ivaldo Lima era candidato de fato e de direito, tendo como vice Dr. Humberto. 

Veio depois uma carreata que saiu da casa do prefeito Lenoilson, passando em várias ruas e com parada final no bairro do Diogo, onde lá, Ivaldo Lima e todo o seu grupo falaram para uma multidão de pessoas que já não tinha mais dúvidas da candidatura do 15. 

 
 

Percorrer todas as ruas, o comércio, as casas, os bairros e a zona rural é o desejo de Ivaldo Lima nesse pequeno espaço de tempo e, assim, a próxima palestra fora realizada no bairro Matadouro com a presença dos candidatos a vereadores, liderança e todo o povo que acompanha o 15. 

Depois veio a vez dos moradores da Rua Duque de Caxias ter a presença do grupo do 15 onde Ivaldo Lima, Dr. Humberto, prefeito Lenoilson e todos os vereadores da coligação UNIDOS PELA FORÇA DO POVO falarem suas propostas de governo e darem satisfação ao público presente. 

O bairro do Mutirão também já fora agraciado com a presença da turma do 15 e, lá, não foi diferente, o candidato Ivaldo Lima com todo o seu grupo anunciou aos presentes que é candidato, que a campanha está nas ruas e que agora é para valer. 

Mas era preciso cair no campo, era necessário anunciar nas comunidades do interior que o grupo do prefeito Lenoilson tem um candidato e, assim, fora realizada uma carreata que saiu de Pedreiras até o povoado Marianópolis onde lá aconteceu uma palestra com a presença de populares de diversos povoados daquela região. 

 

Ainda essa semana, várias movimentações já foram realizadas em torno da candidatura de Ivaldo Lima e Dr. Humberto. Terça-feira, 25, houve uma palestra na Rua São Pedro, no bairro São Francisco que contou com a participação de muitos populares que foram ouvir as propostas da coligação Unidos Pela Força do Povo. O que se tem percebido nessas palestras é a preocupação que o grupo tem tido de dar explicações à população de todo o imbróglio que envolveu as candidaturas de Ivaldo Lima e Walber Rodrigues. Nessa palestra, o prefeito Lenoílson narrou, na sua versão, a origem e o porquê das coisas terem chegado até onde chegou, ou seja, os problemas internos do grupo sendo decididos na justiça. 

 
 

Na quarta-feira, 27, foi a vez do grupo do 15 se reunir com o povo na Rua Manoel Trindade, conhecida como Rua da Boiada e, em frente ao posto de saúde recém inaugurado, na mesma rua, o palanque de Ivaldo Lima e Dr. Humberto foi montado no sentido de mais uma vez o candidato do grupo da situação falar ao povo e justificar a razão de estar apresentando o seu nome para concorrer as eleições municipais em Pedreiras. 

Ontem, quinta-feira, dia 27, houve uma grande movimentação do grupo do 15, a inauguração do Comitê de Campanha da coligação Unidos Pela Força do Povo, que está localizado à Avenida Mariano Lisboa, em frente ao posto Santa Terezinha. Logo após a inauguração do comitê, os seguidores do 15 saíram em caminhada rumo ao centro da cidade, na Avenida Rio Branco para a realização de um comício, em frente a agência do Banco do Brasil, justamente no dia da decisão definitiva do Tribunal Regional Eleitoral, que tinha acabado de dar ganho de causa ao candidato Ivaldo Lima. 

 
 
Também essa semana, Ivaldo Lima deu uma entrevista na Rádio FM Cidade de Pedreiras que fora feita pela repórter do Sistema Cidade de Comunicação, com uma duração de 15 minutos, sendo que os 15 minutos restantes fora cedido para o candidato Walber, devido questões e determinações judiciais. 

Para hoje, dia 28, o encontro será na Rua da Prainha e, segundo a coordenação da campanha da coligação Unidos Pela Força do Povo, o candidato Ivaldo Lima e seu vice Dr. Humberto mais uma vez vão falar ao povo de Pedreiras.

O POVO QUER SABER: ENTREVISTA COM TOTONHO CHICOTE


OUÇA A ENTREVISTA


Por: Joaquim Filho 

O quadro O POVO QUER SABER foi criado aqui no blog com o objetivo de abrir espaço de forma livre, democrática e imparcial, para todos os candidatos a prefeito das cidades: Pedreiras, Trizidela do Vale e cidades circunvizinhas, com a intenção somente de contribuir para o processo eleitoral que ora se dá, no qual, o povo, no dia 7 de outubro irá às urnas escolher os seus representantes para o Executivo e Legislativo. 

A ideia surgiu e, as entrevistas tiveram seu início quando ainda das especulações de nomes que na época se apresentavam como pré-candidatos e, muitos foram as pessoas que aqui deixaram a sua mensagem, das quais podemos relembrar aos nossos internautas: Frei Ribamar Cardoso, Etim do PT, Fred Maia, Zé Fernandes, Kariádine Maia, Chico da TV, Acione, Ronaldo Loyola, Ivaldo Lima, Simplício Araújo, Dr. Walber, Klebinho Branco, Otacílio Fernandes e Hebel Cavalcante (esse último, da cidade de Lima Campos). 

De todos os nomes que ensaiaram e se articularam para ser candidatos a prefeito por Pedreiras, o único que ainda não tinha dado entrevista paro o blog, era o empresário Totonho Chicote, que segundo a sua coordenação de campanha, o seu candidato só daria entrevista ao blog no momento certo. 

Bom, como tudo tem a sua hora, dia e local para acontecer, a tão inesperada-esperada e insistente entrevista com o candidato do Totonho Chicote aconteceu na manhã desse dia 24 de setembro, com a presença de alguns assessores de campanha e marketing do referido candidato. 

Em momento algum, o blog permitiu que a entrevista tivesse a manipulação, influência ou alguma interferência de quem quer que seja a pessoa ligada ao grupo do candidato entrevistado. Todos os entrevistados que aqui passaram, são testemunhas que as nossas entrevistas dar-se-ão de forma séria e transparente, nas quais as perguntas não chegam prontas e nem são estudadas como se fosse um questionário para provinha de vestibular. 

Esse blog tem recebido duras críticas quanto à dúvida da nossa imparcialidade; mas, queremos dizer que essas críticas têm contribuído muito para revermos nossas posições como formadoras de opinião e produtores de notícias; têm-nos feito guardiães (flex.: guardiões) da moral e dos princípios que regem as regras de jornalismo. Qualquer pessoa que colocar em cheque a nossa imparcialidade terá todo direito de nos criticar, cobrar e fazer as suas reclamações, pois, estamos abertos para o diálogo franco e saudável. 

E, como falávamos, finalmente chegou o grande dia do candidato Totonho Chicote dá uma satisfação aos internautas sobre questões que estão aí, polemizando o “mundo” da política local, onde conversas, boatos e fatos a todo instante acontecendo nos bastidores e diante dos nossos olhos. 

Nossa entrevista iniciou dando espaço para o candidato falar de si e, o mesmo começou dizendo que nasceu em uma família pobre e humilde de nove (9) irmãos, que aos cinco anos de idade sua mãe Maria faleceu e o mesmo ficara órfão de mãe; mas dois anos depois, o seu pai conheceu uma pessoa por nome Rita, com quem se casara e, que esse teve a sorte de ter como esposa de seu pai uma mulher que adotou ele e seus outros irmãos como filhos e, que isso fez com que não a olhasse como madrasta, e sim, como uma nova mãe que Deus tinha colocado na vida dele e dos irmãos. Para mostrar o amor que tem pelas duas, homenageou-as com o nome do Loteamento Maria Rita. Disse que aos treze (13) anos de idade, o seu pai o colocou no comércio, feito de compensado, no Mercado Central de Pedreiras e, foi aí que começou a ter uma nova trajetória de vida, aprendendo com o pai a fazer negócios sérios e com responsabilidade para poder chegar até onde chegou que é a área empresarial. 

Segundo Totonho Chicote, a sua vida foi tão difícil quando menino que não teve orientação e nem tempo para estudar e chegar a se formar. Começou a trabalhar e ter responsabilidade com a família muito cedo; porém, afirmou que foi formado na vida e hoje é um homem preparado para administrar seus negócios e a cidade. 

Perguntado por que quer ser prefeito de Pedreiras, Tototnho Chicote respondeu que é pela razão de sempre ter se doado às pessoas, aos irmãos de Pedreiras, que não é porque não seja médico que não viva para servir o próximo, que a ideia que as pessoas têm dele ser um capitalista não o impede de ser cristãos e compartilhar o sofrimento dos seus conterrâneos. 

Vários assuntos foram abordados na entrevista, tais como: plano de governo; o apoio que está tendo do grupo formado por Raimundo Louro, Edmilson Filho, Graça Melo, Dr. Paulo César, Ricardo do PT, João da Eletrônica e muitos outros caciques da política local; a guerra travada em palanque das ofensas pessoais; panfletos que são produzidos em época de eleição e jogados nas casas na calada da noite; defendeu-se de ter sido acusado de destruidor do meio ambiente; justificou o porque não ter ido ao debate que aconteceu no Clube Estação Cidade e outros assuntos que o internauta poderá acompanhar agora, na íntegra, áudio e vídeo.

FRED MAIA NÃO PARA EM TRIZIDELA DO VALE


A inauguração do Comitê Jovem do 15 abre mais espaço para a juventude trabalhar e campanha de Fred Maia ganha novo gás. Na noite de 20/09 o Jacaré organizou uma grande movimentação no largo do Cuscuz,  foi realizado uma BALADA JOVEM que contou com a presença de centenas de pessoas..

Fred e Vinícius apresentaram suas propostas para a juventude de Trizidela, podemos citar como exemplo, a construção de uma quadra poliesportiva na baixada, a reforma do balneário Tiago Costa e a criação do Meu Emprego Jovem que será um programa mantido pela prefeitura com o apoio das outras esferas do governo.

  

Sexta (21/09): Ocorreu uma palestra no Transwal com a presença de Dona Nilza Maia, do Deputado Raimundo Louro, do atual prefeito Jânio Balé, de toda a comitiva de vereadores além de Fred e Vinícius. 

  

  

Para ver mais fotos acesse a página do 15 no Facebook, clique aqui.

Sábado (22/09): Aconteceu um arrastão que saiu do comitê da juventude 15 no largo do cuscuz em direção ao Santo Antônio dos Oliveiras e contou a presença de muitos jovens. Junto estavam o Deputado Raimundo Louro, o atual prefeito Jânio Balé, a Dona Nilza Maia, Dr. Daivisson Balé, Dr. Gustavo Brandão, Sr. Tavinho, Dr. Leonardo Maia entre outras autoridades, além de Fred Maia e Vinícius Louro, candidatos a prefeito e vice respectivamente.

 


Para ver mais fotos acesse a página do 15 no Facebook, clique aqui.

Domingo (23/10): Foi realizado um bandeiraço no bairro Aeroporto que contou com um bom número de pessoas.

  
 

ESPAÇO VEREADOR: ANTONIO FERNANDES E AS MÃOS QUE FALAM EM TRIZIDELA DO VALE


O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, há apenas dois anos, e deveríamos aproveitá-la para refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e perguntar se elas estão tendo seus direitos respeitados. 

Em Trizidela do Vale, MA, está a toda, a campanha de Antônio Fernandes, candidato a vereador pelo Partido Progressista (11). Uma campanha como as outras, no entanto, se diferencia das demais, pois, neste caso, são as “Mãos que Falam” e, com o slogan em destaque, o jovem candidato Antônio, busca um espaço no legislativo municipal. 

Com o apoio de sua família, amigos e principalmente seu irmão, o empresário José Fernandes, que até pouco tinha um pensamento fixo de ser prefeito daquela cidade, agora sobe no palanque com seu irmão e às vezes fala por ele, já que está tendo dificuldades de conseguir um interprete de libras para auxiliar o candidato Antônio Fernandes, mudo e surdo, porém, muito persistente e confiante.


Conheça um pouco da vida de Antônio Fernandes, seu número é: 11.111

Desportista, Amigo, Fiel, Político esse é Antônio Fernandes