CIRETRAN DE PEDREIRAS ESTÁ SENDO REFORMADA E AMPLIADA



Pedreiras se prepara para em 2013 começar com o pé direito no trânsito. Na sexta-feira, 26/10, na 7ª CIRETRAN de Pedreiras foi assinada a ordem de serviço para reforma e ampliação das instalações daquele local. Uma indicação do Deputado Raimundo Louro ao Governo do Estado, já que se faz necessário pensar no trânsito da região, a melhorar os serviços administrativos, para que se comece a reorganizar o fluxo de veículos e de pessoas dentro da cidade.

Um passo fundamental foi dado, a restruturação do órgão responsável por parte da gestão do trânsito da cidade, deve fazer com que os serviços melhorem com uma nova estrutura física.

Segundo o deputado Louro, será feito também investimentos na qualificação e capacitação dos funcionários daquela casa.

Raimundo Louro diz que em 2013, Pedreiras receberá recursos de toda espécie e, garante que a parceria com a Prefeitura de Pedreiras será fundamental para resolver muitos problemas ainda existentes no município.

PREFEITO E VICE ELEITOS DE TRIZIDELA FORTALECE GRUPO POLÍTICO


Prefeito e vice-prefeito eleitos de Trizidela do Vale/MA, Fred Maia (PMDB) e Vinícius Louro (PRB), se reuniram hoje, 29, com os 42 vereadores que concorreram juntamente com eles o pleito municipal de 2012. "Estamos aqui para agradecer ao trabalho de formiguinha que cada vereador nosso fez na eleição, é um trabalho difícil e que só poucos chegam lá, mas aqui comigo e o Fred vocês serão bem acolhidos", disse Vinícius Louro.

Fred falou da importância de se ter um grupo forte. "Quero parabenizar aos nossos 7 vereadores, que obtiveram êxito, mas quero parabenizar mais ainda aos outros que não desistiram da batalha mesmo sabendo que séria árdua e dura. Esse é um grupo forte, não só por ter nomes como o Prefeito Jânio Balé, o Sr. Tavinho, Francisquinho Chicote, o Deputado Raimundo, Dr. Gustavo, o pessoal do Sindicato e do PT, mas sim porque além deles eu pude contar com todos vocês vereadores", falou o prefeito eleito. 

O futuro gestor municipal ainda pediu que todos se unissem para transformar Trizidela do Vale. "O Jânio foi o prefeito que levantou a bandeira da Liberdade e fez sua gestão voltada par ao social e para a valorização dos servidores e ele fez isso muito bem. Agora eu Fred Maia, juntamente com Vinícius e todos os vereadores eleitos ou não, vamos trabalhar para uma Trizidela voltada para o Desenvolvimento, a Infraestrutura, a Saúde e a Educação, mas sem deixar de investir no Social, na Agricultura, no Meio-Ambiente, na Administração Pública, na Juventude, na Cultura e no Esporte, e pra isso conto com vocês ao meu lado", disse Fred Maia.

Fávila Maia
DRT - 1325

PROMOÇÃO: PARTICIPE DO GOVERNO TOTONHO CHICOTE



CRIE A MARCA DO GOVERNO DE TOTONHO CHICOTE E FÁTIMA VIEIRA, IMPRIMA E ENVIE PARA TV RIO FLORES, SÓ VALE UMA MARCA POR PESSOA, A MARCA ESCOLHIDA VAI LEVAR UM PRÊMIO DE R$ 1.000,00.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES FALA DE CONCURSO PÚBLICO


O Vereador Otacílio Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras recebeu a visita da nossa reportagem do Blog Pedras Verdes e deu uma entrevista onde falou sobre o concurso público para a Câmara Municipal, dos cargos, da data de inscrições e, da decisão da Casa Legislativa ter prorrogado as inscrições. Confira agora, na íntegra, a entrevista do Vereador Otacílio Fernandes.

TOTONHO DISCUTE PLANO DE GOVERNO E PREPARA TERRENO PARA A TRANSIÇÃO

Patrício Oliveira, Pe. Zé Geraldo, Totonho Chicote, futura Primeira-Dama, Íris Chicote e Pe. Valdenício

Após um revigorante descanso, o prefeito eleito de Pedreiras Totonho Chicote retorna a labuta, encontra-se com os Padres Zé Geraldo e Valdenício, onde em uma longa conversa, falam do plano do Plano de Governo e da importância de envolver a comunidade em toda discussão que permeia o bom andamento do governo. 

Como Governante Cristão, Totonho Chicote deve buscar entendimento entre as diversas denominações religiosas bem como o dialogo para que haja equilíbrio e, para que diferenças conceituais de religião não possam dificultar sua gestão e sim, abrir novos caminhos para a construção de uma sociedade mais igualitária. 

Padre Zé Geraldo se manifestou via Facebook com as seguintes palavras: 
Prezados Paroquianos, o Prefeito Eleito Totonho Chicote, veio juntamente com a Primeira Dama D. Iris e assessores, discutir com a Paróquia seu Plano de Governo. O que pedi para o novo prefeito foi que dê prioridade a Educação, em favor de Pedreiras dê incentivo aos nossos queridos Professores, Agentes Comunitários de Saúde, nossas merendeiras, nossos auxiliares de serviços gerais e nossos queridos GARIS. Quem edifica o povo obtém êxito. E Desde já, pedi que façamos uma comunidade terapêutica para os que precisam se tratar da droga!” 
A comitiva de Totonho Chicote adentrou pela primeira vez à prefeitura de Pedreiras, onde, transitaram em cada repartição, sempre amparados com explicações dos atuais responsáveis pelos cargos. O grupo capitaneado por Totonho e a incansável Sys-days percorreu cada setor e desta forma interagiram proveitosamente com aqueles que os receberam da melhor forma possível. 

A transição de governo deve começar em novembro e com certeza será realizada sem maiores transtornos. 

(E) Íris Chicote (provável sec. de Assistência Social) e Atual sec. Meio Ambiente, Edílson Branco, ao fundo, Dr. Paulo César, Sys-Deys (provável sec. administração), Samara e Otoniel Regadas, advogado. (D) Íris e Samara.

COLUNA AR: Os desafios de Totonho e Fred (Parte - II)


Na semana passada, na parte primeira desse artigo, falei sobre os desafios dos dois alcaides recém-eleitos de nossas cidades siamesas no que mais tocava à parceria necessária entre eles e ao balizamento que eles têm a obrigação de conduzir na grande onda de desenvolvimento e crescimento que está aportando por aqui. 

Agora falarei do mais espinhoso; serei incômodo aos meus dois amigos e aliados, pois falarei da necessidade da quebra da ordem vigente do atraso e do mal do clientelismo na estrutura pública municipal que atravanca o nosso desenvolvimento e não permite a prestação de serviços públicos de qualidade pela máquina pública. 

Fred Maia e Totonho Chicote têm a obrigação de romper as amarras do atraso e os grilhões que prendem suas cidades e suas gentes na miséria. Portanto, têm que romper com o clientelismo e o apadrinhamento político – pragas que nos levam à condição de cidades e estado miseráveis. E para isso têm que priorizar a nomeação e, quando necessário, a contratação, de servidores tecnicamente habilitados e preparados para a função que irão desenvolver. E parar com essa irresponsabilidade de só nomear e contratar apaniguados cabos eleitorais cuja única função é desenvolver mal e porcamente um serviço que não sabem fazer em troca de um favor pago por ter apoiado quem venceu a eleição. Já vi equipes tecnicamente preparadas que exerciam há anos um serviço de alta qualidade serem trocadas por pessoas que não sabiam nem que serviço era aquele que iriam fazer e estavam lá porque haviam apoiado o candidato vencedor – e o povo perdeu. Chega! Chega de substituir preparados por despreparados. Chega de prejudicar o povo por conta de retaliação eleitoral. E o melhor para corrigir essas distorções é a realização de concurso público para todos os níveis e áreas e todos os cargos que a administração pública carece. Portanto, priorizar e privilegiar o técnico, o preparo e o mérito em detrimento do apadrinhamento e do clientelismo no serviço público municipal é um dos maiores desafios dos dois futuros prefeitos. 

Outro grande desafio é fazer um governo participativo, próximo do povo, em que o povo se sinta participando e responsável pelas ações do governo. Será se Fred sabe o que pensam e querem aqueles talentosos jovens do Ministério da Praça? Será se Totonho imagina o que a juventude evangélica de Pedreiras deseja para nossa cidade? E o povo do povoado tal, será se prefere o poço artesiano ou aquela quadra de esportes que o prefeito quer construir? Audiências públicas, reuniões com lideranças comunitárias, associações, sindicatos, ONG`s em geral devem ser feitas para ouvir a população sobre a opinião de como o governo está indo, de como pode melhorar e do que precisa ser feito e de que obra é mais prioritária em cada bairro ou comunidade/povoado. Como também, o prefeito deve se embasar em pesquisas qualitativas e quantitativas sobre seu governo a cada trimestre para que lhe sirva de norteamento de suas ações e planos governamentais. Tem que acabar com esse negócio de um grupo de pessoas que se acham iluminadas se trancarem em gabinetes refrigerados e decidirem o que a Morada Nova e o Iguará precisam. O povo de lá tem que ser consultado. Precisa-se de prefeito com humildade e menos arrogância e prepotência, pois já exerci o poder e essa transformação é quase natural, mas é evitável com boa dose de vigilância pessoal, autocrítica e boa assessoria. Chega de prefeito viver em São Luís e escondido dentro de gabinetes; tem que sair mais, visitar obras, freqüentar locais de grande afluência popular para ouvir e se expor a opinião e abordagem popular, porque só assim terá de fato o “termômetro” de seu governo e de sua popularidade, pois os ditos “babões” cercam e blindam o prefeito de tal forma que ninguém consegue ter acesso a ele e desses ele só ouve coisas boas, de que ele é o máximo, de que é o maior, de que tudo que faz é maravilhoso etc e isso termina introspectando no prefeito e ele assim caminha para seu fim político e a cidade e seu povo para o desastre. 

Maquiavel foi muito claro quanto a isso quando ensinava o príncipe a governar; escreveu: “Príncipe, cuidado com os áulicos (termo erudito para puxa-saco)! Estes te aplaudem sempre, inclusive enquanto tu caminhas para o precipício; prontos que estão para após tua queda aplaudirem o teu sucessor.” Pronto! Está aí! Babão, bate-pau, puxa-saco não presta desde 1513 quando Maquiavel escreveu “O Príncipe”, livro em que ensina um governante a fazer um bom governo. E de lá para cá esse livro tem sido livro de cabeceira de todos os grandes governantes do mundo, desde Napoleão Bonaparte, do qual tenho uma edição comentada por ele trecho a trecho. E outra de Maquiavel para Totonho e Fred que vem ao encontro desse assunto: “Príncipe, domine pelo respeito, não pelo medo. Quem te tem medo te trai e quem te respeita te defende na tua ausência, inclusive no teu erro.” 

Uso essas de Maquiavel para entrar no terceiro e último desafio. Um erro crasso que vejo nos chefetes daqui de nosso região: o não respeitar a liberdade de expressão, escolha e o livre arbítrio das pessoas. Ora, se Deus que é Deus deu ao Homem o livre arbítrio, quem é o Homem para tirá-lo de outro? Emprego em prefeitura aqui é visto como favor. Emprego não é favor. Pelo emprego está se trabalhando e se recebendo uma remuneração, normalmente até abaixo do que vale o trabalho realizado. Mas se a pessoa ousar exigir melhores condições salariais, de trabalho, ou emitir mera crítica ao governo, é pecado grave e é punido com a demissão. Está na hora de acabar com isso. Isso se chama intolerância. E pela intolerância já se matou inocentes, torturou-se pessoas, queimaram pessoas em fogueiras no decorrer da história. Nossos tempos não comporta mais isso. A divergência de idéias e opiniões é expressão de inteligência e própria da condição humana, enriquece e aprimora o debate e lapida a idéia bruta. Que se acabe esse hábito de se tratar o discordante como inimigo ou adversário e respeitemos o direito do outro pensar e agir diferente. Fred e Totonho têm a obrigação de romper com a intolerância na gestão pública e instalar governos de paz!!! Que possamos dizer em seus governos: “Adeus retaliações e perseguições! Somos livres porque assim escolhemos.” 

Da mesma forma com a imprensa. A imprensa é livre e é expressão maior do avanço democrático em nosso país. Imprensa tem é que ser conquistada e se erra tem uma legislação específica que rege seu funcionamento. Há indícios de que houve retaliação a setores da imprensa durante a campanha de Totonho e Fred deu uma entrevista recente em que atacou um repórter de uma TV adversária sua. Erros. Faltou assessoria aos dois. Imprensa é para ser tratada de forma VIP, pois do mesmo jeito que levanta, derruba. E se ela mente, perde a credibilidade. 

Pois está aí outros desafios de Totonho e Fred: romper com os grilhões do atraso do clientelismo, do apadrinhamento, da perseguição e da retaliação por divergência de idéias e fazer governos com participação popular ativa (governo participativo), entre outros. E eu acredito nos dois!!! Avante, senhores!!!

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras,  membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras – APOESP.

CDL FOLIA, A FESTA QUE JÁ VIROU TRADIÇÃO EM PEDREIRAS


A Câmara de Dirigentes Lojistas é uma entidade livre, com um grupo de comerciantes que se reúnem voluntariamente e com regularidade, buscando sempre o desenvolvimento e aprimoramento da atividade empresarial lojista, melhorando o nível do comércio e comerciantes e desta forma também buscando benefícios para o consumidor. É uma associação de classe, sem fins lucrativos, sem filiação política, partidária ou religiosa. 

A entidade aproxima os diversos segmentos varejistas para tratar de interesses comuns ao comércio, propiciando um clima de cooperação e troca de informações e ideias. 

A CDL oferece e aprimora serviços de apoio e proteção às atividades comerciais e de prestação de serviços, sempre com objetivo de representar, desenvolver e valorizar o segmento lojista e favorecer: 

· Desenvolvimento do mercado de consumo 

· Redução do risco de inadimplência 

· Ampliação das possibilidades de crédito 

· Melhoria na liquidez das transações 

· Profissionalização do mercado 

· Aprimoramento do negócio 

A CDL FOLIA se consolidou como uma das principais festas da cidade. É uma grande comemoração em razão do dia do comerciário, onde é oferecido principalmente aos lojistas e aos trabalhadores do comércio e suas famílias a oportunidade celebrar a alegria e a prosperidade que o comércio de Pedreiras vem proporcionado à comunidade. 

Uma festa familiar, de paz e alegria e que a cada ano cresce, mesmo com um número limitado de abadás à venda, a população não deixa de participar, já que o trio elétrico rasga nossa cidade ao meio e espalha o som alucinante da felicidade. 

Uma grande festa que ficará marcada como uma das melhores, ao som empolgante de Pepeu Jr. e banda Sambauê, agora é esperar o Show de Prêmios e a próxima folia.

VEJA ABAIXO FOTOS: créditos de Benselmo Braga e Adriana Buenos

     
VEJA MAIS FOTOS NO LINK ABAIXO:

A VITÓRIA DE EDIVALDO HOLANDA JR. EM SÃO LUÍS É O FORTALECIMENTO DA OPOSIÇÃO NO MARANHÃO

Edivaldo Holanda Jr, Roberto Rocha, Simplício Araújo e Flávio Dino (fundo de camisa verde)

A vitória de Edivaldo Holanda Jr. (PTC) fortalece a oposição no Maranhão, já que um dos padrinhos políticos do prefeito eleito de São Luís, Flávio Dino (PC do B) deve se lançar como candidato ao governador. Edivaldo obteve 280.809 votos e o apoio de muita gente de outras cidades, fato este, detectado facilmente nas redes sociais. A votação de Edivaldo se torna muito significativa e fortalece a disputa para as eleições de 2014, visto que a “Ilha Rebelde” serve de referência para os maiores colégios eleitorais do Estado: Caxias, Timon e Imperatriz, além de outros municípios menores como Pedreiras e Trizidela do Vale que tiveram um bom trabalho feito pelos partidos de oposição. 

A presença constante do Deputado Simplício Araújo (PPS) ao lado de Edivaldo é um indicativo de que a oposição deve avançar na região do Médio Mearim. Simplício fez uma boa e proveitosa campanha em Pedreiras e, mesmo não sendo eleito é considerado um vitorioso, já que ficou em segundo lugar nas acirradas eleições de Pedreiras na frente do candidato que estava montado na “máquina” municipal. Com a vitória de Ribamar Alves (PSB), Simplício Araújo deixará a condição de suplente e ocupará definitivamente um lugar na Câmara de Deputados, assim consolida seu nome como uma importante liderança política da região do Médio Mearim. 

Edivaldo Holanda Jr., vem com a cara do novo e trazendo um forte apelo de renovação, bem como, deixa transparecer sua vontade de fazer um governo diferenciado, moderno e voltado para a comunidade. Problemas como a habitação, trânsito e a falta de uma educação de qualidade, devem fazer parte do leque de discussões e ações que o rapaz deve priorizar em seu governo. Revitalizar São Luís vai ser um trabalho árduo e precisará do apoio de todas as esferas do poder.

Marcos Roberth de Santana Almeida (Marquinhos Eletricista) vai deixar saudades


Marcos Roberth de Santana Almeida, Marquinhos Eletricista, jovem, pai de duas meninas, deixa esposa, familiares e amigos, com esperança do reencontro na vida eterna.

Em pleno exercício de suas funções profissionais, Marquinhos, ao subir em um poste elétrico foi atingindo por uma descarga elétrica e veio a óbito. Fato trágico que abalou a sociedade pedreirense, visto que o jovem eletricista, além de excelente profissional era uma grande pessoa. Filho de seu Daniel da Caçamba e irmão do nosso amigo Bruno Sant'ana, também pessoas queridas, Marquinhos deixa a vida terrena e vai deixar saudades.

Nossas condolências à família.
Ninguém preenche o vazio que tá o meu coração. Só quem já perdeu um irmão sabe a dor que estou passando. Como um grande homem, Meu irmão estava trabalhando para levar o pão para sua família .. 27 anos recém aprovado em primeiro lugar no concurso já iria largar a profissão de eletricista, TE AMO MEU IRMÃO E SEI QUE AGORA ESTÁ NA GLÓRIA EM PAZ TE AMO MUITO MEU MANINHO JÁ MAIS VOU ME CONFORMAR SEM VOCÊ AQUI DO MEU LADO, MEU CORAÇÃO NÃO SERÁ MAIS O MESMO E NEM ESSA VIDA SEM VOCÊ. TE AMO MUITO CARA! SEM PALAVRAS PRA TI... TE AMO MUITO MEU ORGULHO! VALEU POR TUDO MEU IRMÃO! NÓS NÃO PODERÍAMOS ESTAR PIOR SEM VOCÊ DO NOSSO LADO. Deus está contigo e a gente sabe que agora ganhamos um anjo para interceder por nós da terra.
Bruno Sant'ana, mensagem extraída do FACEBOOK.

D. Jacinto celebra missa dos 40 anos do Grupo de Acólitos


  

O Grupo de Acólitos São Tarciso, Celebra 40 Anos de Existência em Nossa Paroquia Com Almoço Para os Ex. Acólitos no Anfiteatro Dom Jacinto e Encerrando Com a Santa Missa Celebrada por Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina.

Em 1972, o recém ordenado e empossado pároco de São Benedito, Pe. Jacinto Brito, criou em nossa paróquia o Grupo de Acólitos, que ensinava a seus membros, conhecidos como "coroinhas", como servir no altar durante a Santa Missa. 40 anos se passaram, e aquele grupo com função bem específica tornou-se uma fonte de iniciação cristã para centenas de crianças e jovens que por lá passaram. No último domingo (21), dia das missões, antigos e atuais coroinhas se reuniram com seu fundador, o agora Arcebispo de Teresina, D. Jacinto Brito, para comemorar esta história. As celebrações começaram pela manhã, com a adoração ao Santíssimo Sacramento seguida por um almoço para convidados no Anfiteatro D. Jacinto e com uma grande solenidade à noite na Matriz.


São Tarcísio

Acordo poderá agregar valor às produções agrícolas de comunidade em Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte


A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa, unidade Cocais), o Instituto de Agronegócio do Maranhão (INAGRO) e a MPX, empresa de energia do Grupo EBX, de Eike Batista, assinaram nesta sexta-feira (26) um convênio de transferência de tecnologias de produção agroextrativista e agroindustrial para as comunidades dos municípios de Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte, no Maranhão. O convênio visa treinamentos e capacitações, por meio de cursos, palestras e visitas técnicas. Também serão discutidas e definidas as possibilidades de implantação de diferentes sistemas de cultivos e de unidades de beneficiamentode produtos gerados nas comunidades, principalmente o babaçu, que é matéria-prima das comunidades localizadas na região. O investimento será feito por meio da Usina Termelétrica Parnaíba, empreendimento de geração de energia da MPX no município de Santo Antônio dos Lopes/MA.

Atualmente, as atividades agrícolas representam a principal ocupação e subsistência dessas famílias. Tais atividades são realizadas atualmente de modo tradicional com baixo ou nenhum uso de tecnologia, o que dificulta o aumento da produção e principalmente dos rendimentos financeiros. O convênio permitirá que as comunidades tradicionais, como as quebradeiras de coco babaçu do povoado da Demanda no município de Santo Antônio dos Lopes, a Escola Família Agrícola (AEFAC) e a Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco (AMUQUEC) do município de Capinzal do Norte, possam agregar valores em suas atividades agrícolas familiares e agroextrativistas de forma sustentável, promovendo incrementos nas suas rendas.

“O convênio é de grande importância não só para as instituições envolvidas, mas especialmente para as comunidades de agricultores familiares beneficiadas. Esse esforço vai se refletir em produtos que possibilitarão a geração de empregos, rendas e riquezas para as famílias envolvidas”, afirma Valdemício Ferreira, Chefe geral da Embrapa Cocais.

Para a Coordenadora de Responsabilidade Social e Ambiental da MPX, Gisele Moreira, o convênio reflete o compromisso social da empresa de desenvolver-se junto com o ambiente no qual está inserido o seu empreendimento. “Reforçamos a valorização da manutenção da cultura local e do respeito ao meio ambiente”, diz Gisele.

O Diretor da Escola Família Agrícola, Júlio Praxedes, saudou a assinatura do convênio e na oportunidade agradeceu o apoio das empresas envolvidas. “Agradeço a MPX, INAGRO e Embrapa por contribuírem para o desenvolvimento da nossa comunidade. Teremos um futuro muito melhor do que esperamos”, destacou Júlio.

UTE Parnaíba

A termelétrica Parnaíba é um empreendimento de geração de energia elétrica a gás natural, com licença para até 3.722 MW, que está sendo desenvolvido no município de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão. A capacidade contratada da usina Parnaíba já alcança mais de 1.500 MW. A primeira fase da usina entrará em operação em 2013, através de uma parceria entre a MPX (70%) e a Petra Energia (30%). A usina será abastecida pelo gás da OGX e MPX produzido na Bacia do Parnaíba.

Cristiane Garcez
Jornalista/ Assessora de Comunicação

FRED MAIA E VINÍCIUS LOURO ESTÃO A TODO VAPOR

Dep. Raimundo Louro, Vice-prefeito eleito, Vinicius Louro, Sec. de Estado Ildo Rocha e atual vice-prefeito, Prefeito eleito de Trizidela do Vale, Fred Maia.

Depois de uma intensa agenda nessa quinta-feira, 25, o prefeito e o vice-prefeito eleitos de Trizidela do Vale, Fred Maia e Vinícius Louro foram recebidos no final da tarde pelo Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Secretário Ildo Rocha, para tratar de projetos para o município. A visita estava marcada com a Governadora Roseana, mas devido uma crise de labirintite, a chefe do executivo estadual solicitou de Ildo Rocha que atendesse os gestores.

Acompanhado do Deputado Estadual Raimundo Louro, Fred pediu ao secretário atenção para Trizidela, falou que sua intenção como prefeito é que no dia 01 de janeiro a administração não pare. “O prefeito Jânio Balé está nos dando abertura para que não possamos parar os serviços oferecidos a cidade, ele sabe da importância de um governo de transição e nos deu total apoio para começar o trabalho”, disse o prefeito eleito.


Raimundo Louro solicitou de Ildo Rocha que o Governo o Estado seja um parceiro em obras e projetos para transformar Trizidela num canteiro de obras por todos os lados.

Antes de encerrar a reunião, Fred e Vinícius receberam do Chefe do Gabinete Civil a confirmação de que o estado irá olhar com carinho para Trizidela do Vale, que já no começo de 2013 vai agendar uma visita da Governadora Roseana ao município.

-- 
Fávila Maia
DRT - 1325

COLÉGIO NEWTON BELO: UMA ESCOLA MODELO DA REGIÃO

     

Por: Joaquim Filho

“Não existe registro na história da humanidade, que uma sociedade tenha logrado êxito sem investimento na educação.” Ramilton Mesquita.

O Blog Pedras Verdes visitou nessa manhã de terça-feira (23/10), o Colégio Newton Belo, localizado na Rua Santo Antonio, na cidade de Trizidela do Vale, que tem como Diretores os educadores Ramilton Mesquita e Valterlins, que em três anos, juntamente com todo o corpo docente/discente e comunidade transformaram o espaço físico e a metodologia educacional do colégio Newton Belo, num curto espaço de tempo.

Ramilton Mesquita, de forma humilde, em suas palavras, parabenizou a comunidade de Trizidela do Vale por acreditar no projeto e, deixou bem claro, que, investir em educação é criar na escola um ambiente favorável para que o processo ensino/aprendizagem possa se dá da melhor maneira possível.

Para a escola chegar onde chegou, os seus Diretores partiram da seguinte premissa: mobilizaram a comunidade, trouxeram-na para dentro da escola e juntos descobriram que uma escola de qualidade dependia da união de todos. E, partindo desse entendimento, Ramilton Mesquita falou que todos começaram a trabalhar: fizeram bingo, rifa para poder climatizar a escola e fizeram várias mudanças para que o Newton Belo pudesse oferecer um serviço de qualidade.

Sobre a parte pedagógica da escola, Ramilton Mesquita foi bastante enfático, ao destacar a parte cognitiva, intelectual, de forma que todos da comunidade: professores, alunos, funcionários estão conseguindo dar um novo conceito para a educação em Trizidela do Vale.

O trabalho que esses dois senhores Ramilton Mesquita e Vaterlins estão realizando no Colégio Newton Belo é algo que deve ser mostrado para o mundo; pois, diante de uma educação de péssima qualidade que temos em nossas escolas públicas, o Newton Belo segue na contramão de tudo que é desfavorável à educação e, prova que é possível, basta amar o ofício e ter coragem de fazer um trabalho de luta e de conscientização.

Com a permissão desse excelente e competente Diretor, nós adentramos toda a parte interna do Colégio, fizemos imagens e constatamos “in loco” que só os “loucos” - como disse Frei Willian em seu sermão domingo -, são capazes de fazer a diferença, pois os normais fazem todos os dias o trivial.

Acompanhe agora, na íntegra, uma entrevista que fizemos com o Diretor do Colégio Newton Belo, Ramilton França Mesquita, esse “gênio-maluco” que está revolucionando a educação em Trizidela do Vale.


COLUNA AR: Os desafios de Totonho e Fred (Parte - I)


Como já opinei aqui antes, Pedreiras há tempos insiste na transformação em busca de dias melhores; e nessa eleição apostou novamente nessa premissa elegendo um parlamento renovado na idade e em sua composição e num prefeito que capitalizou esse sentimento de renovação e capacidade de implementar a transformação tão almejada. 

Da política de Trizidela do Vale, há tempos não costumo opinar muito, mas observo bem e pelo histórico de lá também é palpável essa sede de transformação que se reverta em melhoria na qualidade de vida de nossos irmãos umbilicais. E creio que quando o povo escolheu a dupla de jovens Fred e Vinícius, apesar da disputa acirrada do pleito, foi acreditando nesse “novo” transformador que esses “meninos” poderão implantar na tão sofrida trizidelândia. 

Analisando por esse prisma, os desafios de Totonho e Fred são enormes e sobre seus ombros pesam toda a esperança de um povo sofrido, espoliado, oprimido e num momento histórico crucial em que o desenvolvimento e a riqueza batem a galope às portas de nossa região; e para que isso se reverta em favor do nosso tão necessitado povo é preciso que eles tenham muito capacidade administrativa, visão de futuro, equipes técnicas multidisciplinares capazes, assessorias hábeis e governos mais técnicos do que políticos. 

Primeiramente analisemos a situação da descoberta de minério em nossa região envolvendo as cidades de Peritoró, Capinzal do Norte, Santo Antonio dos Lopes, Lima Campos, Dom Pedro e Pedreiras. Isso é uma riqueza de bilhões de dólares para nós que se estenderá por dezenas de anos. Para que imaginemos o tamanho dessa riqueza dou o seguinte exemplo: sabemos que a Bolívia é um país que tem no gás natural um dos principais pilares de sua economia. E pasmem! Só em Capinzal do Norte foram encontradas jazidas de gás superiores a cinco-05 Bolívias!!!! Vejam quanta riqueza! 

O grupo que tem a concessão governamental para explorar essa riqueza – OMX/OGX -- pertence ao bilionário brasileiro Eike Batista, um dos 10 homens mais ricos do mundo. E essa empresa GEO-RADAR que vemos vasculhando tudo nessa região é apenas uma terceirizada do grupo maior OMX/OGX somente com a função de estudar essa redondeza e sua riqueza mineral. Se estão ainda só na fase de estudos e já nos geram empregos e renda indireta com aluguéis de imóveis, veículos, hospedagem, alimentação etc, imaginem lá na frente quando as grandes empresas mesmo vierem para a fase de implantação da estrutura de exploração do minério e quando estiverem realmente explorando o minério?!... Quanta riqueza direta e indireta não teremos circulando por aqui?!... 

Os estudos demonstram que essa região por conta dessa indústria do minério terá nos próximos 10 anos sua população inflada em 270.000 habitantes. E que surgirão direta e indiretamente 28.000 vagas de empregos aqui, mas que não temos nem 5.000 pessoas preparadas para as vagas de nível técnico e superior que surgirão. Que pena! Estamos correndo o sério risco de termos o boi e os caras de fora virem e comerem o filé e nós ficarmos apenas com a ossada, isto é, só sobrarem para a nossa população as vagas de peões e os empregos de melhores salários poderão terminar ficando para o pessoal de fora... 

E onde entram Totonho e Fred nessa história? Em tudo!! Primeiro, se a população crescerá tão enormemente em tão pouco tempo eles têm que pensar urgente num plano diretor para um crescimento ordenado da cidade, com urbanismo, pois do contrário poderá haver uma favelização das duas cidades. Segundo, se vão haver todas essas empresas direta e indiretamente ligadas à exploração do minério, que eles façam o máximo para com incentivos fiscais, doações de terrenos etc atraí-las para sediá-las em nossas cidades para que suas riquezas geradas fiquem aqui na forma de empregos para nossa gente e impostos. E terceiro, principalmente, começar a preparar a nossa população, especialmente a juventude, com cursos técnicos na área de petróleo e gás, segurança do trabalho, eletrotécnica, eletrônica, eletricidade, mecânica e todas as demais áreas que serão aproveitadas por essas indústrias e pelas demais empresas do ramo indireto que darão suporte às principais, como hotelaria, restaurantes, lavanderias, construção civil e outras. É riqueza sem tamanho. É emprego que não acaba mais e todos num patamar salarial bem maior do que conhecemos hoje. E os motores desse desenvolvimento para que o nosso povo e a nossa juventude aproveitem bem toda essa riqueza são as prefeituras de nossas cidades, que terão o papel fundamental de balizarem esse desenvolvimento em prol de nossa gente; senão os de fora levarão a melhor... 

E para tanto é necessário que Pedreiras e Trizidela do Vale façam uma grande parceria nesse sentido, trabalhem em conjunto. É impensável governar hoje sem regime de consórcios e cooperativas em algumas áreas de gestão. Só como exemplo, no caso específico dessas duas cidades, não se pode pensar em resolver definitiva e profundamente o problema do trânsito de uma sem uma ação que não seja conjunta para ambas; da mesma forma a questão do meio ambiente, do lixo, do urbanismo. Tais questões Pedreiras e Trizidela jamais resolverão isoladamente. Paulo Barros e Raimundo Louro deram péssimos exemplos de relacionamento pessoal e institucional. Jânio Balé e Lenoílson, por descompromisso, só se relacionavam institucionalmente... e mal. Mas Fred Maia e Totonho Chicote terão que por força do compromisso assumido com suas cidades e suas gentes, da gana que têm de realizar excelentes governos, instituir parcerias com vistas a dar ao nosso povo dias melhores de felicidade e desenvolvimento. 

E são esses os desafios: visão de futuro e das necessidades do nosso povo para que as ações adequadas sejam tomadas e a população beneficiada ao máximo de tudo que a máquina pública puder proporcionar à coletividade. E num estado pobre como o nosso, a riqueza mineral que agora se expõe e enche os olhos da iniciativa privada, é o que precisava para completar o que faltava à oportunidade para dias melhores ao nosso povo. Somente fazer o dever de casa, servir o feijão com arroz e o pão e circo não servem mais. O bom gestor é aquele que vê longe, que tem visão de futuro e não deixa o cavalo passar encilhado sem montar. 

Pois, senhores Totonho e Fred, o cavalo está vindo e está a galope, preparem-se e não percam a oportunidade de preparar suas cidades para a era do desenvolvimento que se avizinha e que precisa muito da pavimentação que vocês agora nessa fase têm a obrigação de fazer. Este é o desafio maior: a pavimentação para o desenvolvimento que está chegando – e com parceria. Avante, senhores! 

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras – APOESP.

Prefeito de Pedreiras é condenado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão


A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) condenou o prefeito de Pedreiras, Lenoílson Passos da Silva, a cinco meses de detenção em regime aberto, por contratação irregular de servidores em dezembro de 2007, janeiro de 2008, maio 2008 e junho de 2008, conforme denúncia do Ministério Público Estadual.

De acordo com o MP, de janeiro de 2005 até julho de 2008 não tramitou na casa legislativa daquele município nenhum projeto tratando da contratação temporária de servidor público ou programação de contratos temporários. 

Por duas vezes foi firmado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual a prefeitura se comprometeu a cessar as contratações temporárias.

O prefeito, que exerce o segundo mandato consecutivo, alegou em sua defesa que as contratações ocorreram pelo suposto quadro de desorganização administrativa que teria encontrado na prefeitura, onde não foi localizado documentos da gestão anterior, fato que acabaria inviabilizando a sua atuação, levando-o a fazer as contratações temporárias.

Afirma também não ter feito nenhuma contratação no período em que foi feita a assinatura do TAC. Diz ainda ter promovido concurso público para vários cargos no município.

O relator do processo, desembargador Bayma Araújo, julgou procedente a ação penal ajuizada pelo Ministério Público, ressaltando que crime tem pena mínima prevista de três meses e máxima de três anos de detenção.

O desembargador aplicou a pena de três meses com aumento de dois terços pela continuidade do delito, totalizando cinco meses, em regime aberto. Por força da condenação mínima, transformou a pena em prestação de serviço à comunidade. Os desembargadores Froz Sobrinho e Raimundo Melo, membros da câmara, acompanharam o relator.

Bayma Araújo julgou procedente a ação do MP

Joelma Nascimento
Assessoria de Comunicação do TJMA

DIAS & REGADAS ADVOGADOS: A CADA DIA UMA NOVA CONQUISTA

Novo prédio da DIAS & REGADAS na Rua da Laranjeira

Aconteceu no final da tarde de hoje, com início às 18h30min (23/10), a inauguração do novo escritório da empresa DIAS & REGADAS Advogados, que funcionará na Rua das Laranjeiras, nº. 1432, no Bairro do Goiabal, próximo ao Fórum de Pedreiras. 

A belíssima festa de apresentação das novas instalações do escritório de advocacia DIAS & REGADAS, teve início com as palavras do pastor Anax, da Igreja Batista Missionária de Trizidela do Vale, que além de ter feito suas orações pedindo a Deus que desse proteção e prosperidade à essa nova sede advocatícia e, aproveitou o ensejo para pedir a Deus que abençoasse aquele lugar. 

Os jovens advogados Haroldo Dias e Otoniel Regadas, sócios nessa empreitada, ao fazerem o uso da palavra agradeceram aos presentes e, ainda em suas falas, lembraram do início do trabalho que ambos vêm desenvolvendo na cidade de Pedreiras e toda região há um bom tempo. Destacaram a luta e as conquistas que vêm marcando as suas trajetórias de trabalho no ramo da advocacia. 

Algumas personalidades do meio jurídico, empresarial, cultural e política estiveram no local prestigiando o acontecimento. Dentre elas, destacamos: Dr. Licar, Juiz da Comarca de Pedreiras; Dra. Lana Cristina, Promotora de Justiça; Adalberto Júnior, Advogado; Denis Queiroz, Advogado; Fernando Polari, Advogado; Roni Polari, Advogado; Sérgio Benígno, Advogado; Mário Corrêa, Advogado; Flávio Castro, Dentista; Damião da Autoescola Mearim; Dr. Nêgo; André Lacerda, contador; Lucas Chicote, Chico Chicote, Grupo Chicote; Antônio França, Vereador; Valdemarzinho, Vereador; Edvan Matos, Assessor do Dep. Raimundo Louro; Enoc Barrêto; Robson Rios, Vereador; DJ Valdeci; Margarida, Empresária e muitas outras. 

O escritório de Advocacia DIAS & REGADAS têm atuado de forma geral no campo do Direito, se destacando nas áreas cível, criminal, eleitoral, previdenciária e agora atuando fortemente no ramo imobiliário.

 
  
 

POVO RECEBE FRED MAIA COM CARREATA E MUITA FESTA



Por: Joaquim Filho 

Depois de uma intensa campanha de 3 (três) meses onde a todo instante o candidato esteve de pé, pronto para a batalha durante quase 24 horas por dia, o prefeito eleito pela vontade do povo de Trizidela do Vale, o empresário FRED MAIA resolveu tirar 15 dias de férias e, juntamente com alguns amigos pegou a estrada para vislumbrar novos horizontes, fazer uma introspecção analítica do seu futuro governo, arejar as ideias, pensar na sua equipe de governo, recompor energias e também descansar; afinal, ninguém é de ferro! 

Fred Maia juntamente com algumas “cabeças” pensantes do seu grupo resolveu passar uns dias em sua cidade natal, Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte onde aproveitou alguns dias para visitar parentes, amigos e fazer uma viagem ao seu passado, na terra onde estão fincadas as suas origens. 

Depois de Mossoró, Fred Maia viajou para a cidade de Canindé, no Estado do Ceará onde fora pagar uma promessa e se encontrar com os romeiros que viajaram em uma de suas carretas, que também foram à cidade pagar promessas, costume do povo nordestino de todos os anos irema Canindé prestar contas com o santo São Francisco. 

Em Canindé, Fred Maia se encontrou com os seus irmãos-romeiros de Trizidela do Vale e deu a eles todo o apoio necessário, onde nada faltou em matéria de apoio logístico e também a sua presença no meio deles como líder político da cidade. 

Após pagar sua promessa em Canindé e embarcar todos os romeiros sentido Trizidela do Vale, Fred Maia parte para mais uma viagem e, desta vez, pega a estrada para Teresina, Estado do Piauí onde também fica por três dias visitando parentes e amigos. 

Ontem, segunda-feira (22/10), o prefeito eleito tomou a decisão de retornar à Trizidela do Vale e programou de chegar à noite, por volta das 20 horas. Logo a informação se espalhou pela cidade e em menos de 2 horas, algumas pessoas articularam uma recepção ao prefeito eleito e foram encontrá-lo na entrada da cidade de Pedreiras, na Santinha. 

Impressionante, que logo na entrada da cidade se tornou um clima de campanha, com a mesma multidão dos arrastões e o mesmo clima que era feito durante a campanha: “é carro, é moto, é gente, é grito, é zuada...” Ô povo para gostar de festa! 

Fred Maia adentrou a cidade de Pedreiras às 20h45min e, ao sair do carro que viajava, foi ovacionado pelo povo que o colocou em cima de uma caminhonete que desceu em carreata ruma a Trizidela. 

Segundo informação de um dos seus assessores, o Guru Biel, o prefeito dará entrevista ainda hoje no programa do Chico Corinto para desmentir boatos que correm na cidade de uma suposta cassação que impediria a sua posse no dia 1º de janeiro de 2013. 

O Guru Biel ainda informou que Fred Maia viaja ainda hoje para São Luís do Maranhão onde terá uma audiência com o Deputado Estadual Raimundo Louro e a Excelentíssima Senhora Governadora Roseana Sarney, no Palácio Governamental. 

Confira imagens da chegada de Fred Maia.

PEDREIRAS: FUNDAMENTOS DA SUA HISTÓRIA

Escritor Dalan Pareira

Por: Joaquim Filho 

Depois de quase 10 (dez) anos de pesquisa, de estudo e muita dedicação, o sócio-fundador da Academia Pedreirense de Letras, o escritor Darlan Pereira finalmente estará fazendo no dia 07 de dezembro de 2012, o lançamento do seu livro PEDREIRAS: fundamentos para a sua História. 

O escritor revelou essa notícia hoje a tarde (20/10), no Terraço Xavier, onde esteve reunido com a artista plástica e produtora de cultura Nezilda Lima, traçando as primeiras ideias para a festa de lançamento, que segundo o escritor quer fazer na Associação Atlética Banco do Brasil, com a presença dos leitores, acadêmicos, estudantes, educadores, artistas e demais pessoas da nossa sociedade. 

A publicação desse livro por vários anos passou a ser motivo de brincadeira e anedota nas mesas de bares da cidade; pois, quando as pessoas chegavam para Darlan Pereira e cobrava o livro e, o mesmo só respondia que estava saindo. 

Segundo Darlan Pereira, que deu entrevista ao blog Pedras Verdes, o livro é uma constituição de um conjunto de várias pessoas, as quais participaram com fotos antigas, depoimentos, dando informações e colaborando com algumas pesquisas até chegar ao resultado final que fora a confecção dessa obra que ao ser lançada, será de suma importância para o resgate da nossa história. 

Como membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras, Darlan Pereira cumpre com responsabilidade e fidelidade a sua função de acadêmico, que é a de resgatar e registrar através das letras a vida da sua cidade. 

Acompanhe na íntegra, a entrevista que fizemos com o Escritor Darlan Pereira, autor do livro que que será lançado em breve, intitulado Pedreiras: fundamentos para a sua História.


Entrevista Darlan Pereira sobre Livro: Pedreiras, fundamentos para sua História by Pedras Verdes

FAESF PROMOVE MESA REDONDA E CHAMA A SOCIEDADE A DEBATER SOBRE O USO DE CRACK


No dia 18 de outubro de 2012, a Faculdade de Educação São Francisco, em parceria com a Liga a Acadêmica Saúde da Criança e da Adolescência - LASCEAD, como parte da programação da Semana Nacional de Ciências Tecnológica, promoveu uma mesa redonda com o tema: “O crack na infância/ adolescência e adulto: uma análise da repercussão biopsicossocial”. 

Participaram da mesa: Ediuene Souza, enfermeira - coordenadora do Curso de Enfermagem e orientadora da liga acadêmica saúde da criança e do adolescente, especialista em Saúde Pública e Saúde do Trabalhador, que inteligentemente explanou sobre a epidemiologia do crack a nível nacional, estadual e municipal, ressaltando a fragilidade do sistema no acolhimento, acompanhamento e tratamento dos usuários de crack. Francisco filho, enfermeiro, docente da FAESF, e especialista em saúde mental, fez uma abordagem geral na problemática do crack, e expôs o fluxograma de atendimento da rede pública, enfatizando as portas de entrada do sistema e as instâncias de atendimento/tratamento. Murylo Batista, fisioterapeuta, docente da FAESF, especialista em fisioterapia traumato - ortopédica e desportiva, na oportunidade fez uma análise fisiológica da ação do crack no organismo, exemplificando suas complicações e sequelas. A militar, capitã da polícia - Gardene Honório, abordou as ocorrências policiais relacionada ao uso de crack, ainda explicando como funciona o PROERD ( Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência ), ratificando que o programa já formou 5.000 alunos da nossa regional, em parceria com as secretarias municipais de educação. 

Após importantes momentos, eis que ainda teve outros bons momentos, quando Karina Queiroz, psicóloga, docente da FAESF, especialista em saúde da família, fez uma exposição sobre o funcionamento da rede municipal de atendimento ao usuário do crack, ressaltando a importância do acolhimento do usuário e família. Bruna Thayná, enfermeira, docente da FAESF, especialista em saúde do trabalhador, falou sobre como deve ser feita a abordagem do usuário na estratégia saúde da família, utilizando a sistematização da assistência de enfermagem - SAE. E, finalizando e belíssima mesa redonda, a notável enfermeira, Isnara Miranda, docente da FAESF, especialista em saúde da família e do idoso, descreveu a importância do preparo do profissional da atenção básica com relação ao manejo com o usuário de crack , ressaltando a importância do profissional de enfermagem nesse contexto. 

Sobre a liga acadêmica 

Foi criada e organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum. Constitui-se por atividade extraclasse e tem ações voltadas para a promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da arte médica e desenvolvimento de ações sociais.

VEM AÍ, NÃO DEIXE DE PARTICIPAR

VALE CONFERIR: BB E ACIAP REALIZAM FEIRÃO DE VEÍCULOS



Chegando na AABB dirija-se ao STAND da ACIAP/CDL, peça seu cupom, inteiramente grátis, preencha e aguarde o sorteio.
Serão sorteados 2 tablet + abadá CDL folia 2012 – sábado e domingo.

ATENÇÃO: OS CUPONS DE SÁBADO NÃO CONCORRERÃO NO DOMINGO, NESTE CASO, RETORNE A AABB NO DOMINGO E PREENCHA OUTRO CUPOM PRA CONCORRER AO SORTEIO DE DOMINGO.

COMPAREÇA E BOA SORTE !!!

DOCUMENTAÇÃO PERDIDA DA PREFEITURA VIRA CASO DE POLÍCIA

 
Com a reabertura do antigo prédio da Prefeitura de Pedreiras, velhos fantasmas voltam a pairar sobre administração pública municipal. As perdas de documentos de governos passados podem virar motivo de investigação criminal, visto que o ex-prefeito e atual deputado estadual Raimundo Louro, necessitando de reaver documentação para prestação de contas no TCU, não teriam sido atendidos a contento pela Gestão Municipal. 

Para piorar a situação dos responsáveis pela guarda da documentação, a assessoria do deputado Louro, constatou que uma farta documentação foi inutilizada, sendo descartada no lixo. 

Tomadas às providências legais, o deputado comunicou a polícia, registrando uma ocorrência. O fato que de inicio parecia uma simples trivialidade, agora começa a ganhar ares de grande confusão, já que a Polícia Federal estaria trabalhando no caso. 

Segundo informações extraoficiais, os documentos estariam digitalizados e arquivados, no entanto até o momento não teriam sido localizados.


ABAIXO: OCORRÊNCIA POLICIAL E PEDIDO DE DOCUMENTAÇÃO ENVIDO A PREFEITURA E AO BANDO DO BRASIL