SE NÃO COMEÇARMOS A FAZER ALGUMA COISA, O NEGÓCIO VAI PIORAR!

Igarapé São Francisco - Engenho

Rua Benilde Nina (foto) Jânio Matos. Uma Chuva de aproximadamente 30 minutos.

PROJETO ORÇAMENTÁRIO PARA 2013 É APRECIADO NA CÂMARA


Aconteceu nessa quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Pedreiras, com início às 18h30, a Audiência Pública para apreciação da proposta orçamentária para 2013, que infelizmente, não teve o prazer de contar com a presença do Gestor atual, e nem do futuro Prefeito do Município de Pedreiras, assim como a sua equipe de transição de governo. 

Quem esteve presente na Audiência foi a promotora de Justiça Sandra Pontes, que foi bem enfática, em afirmar a necessidade da presença da equipe da administração atual, como a de transição.

Os trabalhos de abertura foram feitos pelo Presidente da Câmara, Vereador Otacílio Tavares Fernandes, que fez a saudação aos presentes e explicou a finalidade da Audiência Pública. 

Ainda dentro da sua fala, o Vereador Otacílio Fernandes falou que no seu próximo mandato (2013 a 2016), entrará com um projeto Lei, no qual o gestor que irá assumir, tenha a liberdade de alterar o Projeto Orçamentário vigente, em no máximo de 20% da sua totalidade, o contrário do que é hoje, que é de 80%. 

Durante a Audiência Pública, um dos assuntos mais polêmicos abordos, foi sobre a questão do aumento salarial dos servidores públicos municipais, onde o questionamento foi, se iria acompanhar o aumento proporcional previsto em Lei, em relação ao aumento dos vereadores que já foi votado, podendo chegar a um percentual de 80%.

Segundo informação do Presidente da Câmara, Vereador Otacílio Fernandes, o aumento dos cargos do executivo (prefeito, vice, secretários e diretores), será votado dia 07 de dezembro do corrente. 

Dr, Nilton Prazeres, assessor contábil da Prefeitura Municipal de Pedreiras fez uma bela explanação sobre o projeto orçamentário para 2013, no qual apresentou os anexos detalhando a movimentação financeira de cada secretaria, setores e recursos que chegam a um montante de 93.000.000,00 (noventa e três milhões de reais) anual.

Embora a Audiência Pública não tenha tido um grande público presente para discutir o orçamento para 2013, segundo o Presidente da Câmara foi uma das melhores já realizadas naquela Casa Legislativa.

Algumas personalidades da política local estavam presentes, as quais destacamos: Sandra Pontes, Promotora de Justiça; Aldenora Veloso, Presidente da FAESF; Ana Roberta, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras; Francinete Braga, Movimento Negro; André Vinicius, Coordenador do Procon; Vereadores: Marcus Louro, Elias Bento, Everson Veloso, Serapião Louro, Paulinho da SP, Magnus Branquinho e Klebinho Branco. 

Alguns funcionários públicos municipais que se fizeram presentes, argüiram no sentido de que fosse indexado o mesmo índice percentual de reajuste dos Secretários, de acordo com o artigo 55, parágrafo III, da Lei complementar 16/2008 que assegura esse benefício. Dessa forma, criaram uma comissão para atuar junto à votação, no dia 07.

Equipe Pedras Verdes

O DIA EM QUE A CIDADE PAROU

    

POR: JOAQUIM FILHO
Não é de hoje que as autoridades governamentais dessas duas cidades: Pedreiras e Trizidela do Vale sabem que já passou da hora e do tempo de tomarem as providências cabíveis, no sentido de resolver, por vez, o problema do trânsito que está a cada dia tirando a paz e o sossego de quem nelas mora e vive.

Pedreiras não é mais aquela “princesa” inocente e pacata dos anos 70 e 80 onde a frota de veículos automotores era bem ínfima em relação a que temos agora. Sociologicamente falando, a cidade “inchou” com a evolução do progresso do mundo hodierno e, com as pesquisas e a descoberto que toda essa região está contaminada de gás, o capitalismo avassalador já invadiu a cidade de forma que nós, munícipes, ainda nem demos conta de que isso aqui agora parece terra sem lei, mundo de ninguém.

E olha que a questão do trânsito é apenas uma gota d’água diante desse mar de problemas que temos nessas duas cidades: habitação, infraestrutura, saúde, educação, meio ambiente e muita coisa que precisa ser colocada em ordem, para um dia no futuro nos orgulharmos de morar numa cidade de verdade.

Nessa tarde de quinta-feira (29), quem se deslocou de casa para arriscar atravessar a ponte que liga as duas cidades, seja de Pedreiras à Trizidela do Vale, ou, de Trizidela do Vale à Pedreiras presenciou um dos maiores caos que a cidade já viu, perdendo, acreditamos nós, somente para o grande engarrafamento de carretas e caminhões, na enchente de 2009, quando a estrada que dá acesso a São Luís, perto de Peritoró, foi cortada devido as fortes chuvas que caíram naquele ano.

O que aconteceu hoje foi que várias carretas que estavam transportando máquinas pesadas, no sentido Pedreiras à Trizidela do Vale, causaram um grande engarrafamento, isso por volta das 15 às 17h.

Devido a esse mega engarrafamento, tudo ficou parado, isso porque uma das carretas ficou muito tempo estacionado em cima da ponte, na parte metálica e, devido a isso, nem mesmo os transeuntes arriscavam passar, com medo da ponte desabar dentro do rio. Esse filme, nós já vimos; não pretendemos vê-lo nunca mais.

A Polícia Militar Independente do Maranhão, funcionários da Cemar e homens da empresa de segurança que auxiliavam na condução dessas carretas estavam no local tentando amenizar a bagunça que foi gerada no trânsito das cidades.

Por mera coincidência, nossa equipe de reportagem passava no local, sentido à Trizidela do Vale e, na oportunidade, presenciou esse imenso imbróglio e fez algumas imagens que você pode conferir aqui, agora.


LAGO DA ONÇA E O POÇO MISTERIOSO

Coleta de água para análise 

POR: JOAQUIM FILHO 

Lago da Onça é um povoado que geograficamente pertence ao município de Pedreiras e está localizado a uma distância de seis quilômetros. O lugar ficou bastante falado e conhecido em todo Brasil, graças ao filho mais ilustre do lugar: João Batista Vale, ou seja, o poeta-cantador João do Vale, que em uma de suas canções fez questão de afirmar com muita honra e orgulho a sua origem: “Lago da Onça: eu nasci lá.” 

Por ser a terra do nosso poeta-maior, o povoado figura-se como um dos mais importantes do município. Muitas pessoas que vêm de outros lugares, ao chegar a Pedreiras, a primeira coisa que fala é: “onde fica o Lago da Onça?”. Geralmente essas pessoas são ligadas a cultura, a música, estudantes universitários e, sobretudo, os amantes da música de João do Vale. 

Há dias, o povoado vem sendo foco de notícia a respeito de um fato inusitado, estranho e misterioso que está acontecendo no lugar. Corre um boato, lá no povoado, e, também em Pedreiras, que um poço passou a dar água numa temperatura muito elevada, ou seja, acima do normal. 

Preocupados com essa “estória” e no afã de constatar “in loco” a veracidade desse fato, o blog Pedras Verdes, juntamente com a equipe de reportagem da TV Rio Flores (na pessoa de Chico da TV) e o Vereador Antônio França foram até o povoado Lago da Onça, nessa tarde de segunda-feira (26). 

Ao chegar ao referido povoado fomos recebidos com muita presteza pelos moradores do lugar, que curiosos foram se aproximando da nossa equipe e demonstrando interesse em ajudar nas informações que porventura fôssemos precisar para elaborar uma matéria sobre esse mistério. 

E, para a nossa grande surpresa, realmente há um poço no povoado Lago da Onça, que segundo a moradora do lugar, o mesmo há vinte dias vem apresentando uma alteração na temperatura e sabor da sua água. A água é tão quente que é impossível que alguém consiga ficar por muito tempo com o rosto ou a cabeça bem próxima do início da fundura do mesmo. 

Para análise junto ao laboratório da FUNASA, a nossa equipe de reportagem fez a coleta da água e, dentre em breve, depois de um estudo mais apurado, possa ser que se possa dizer algo sobre esse fenômeno que está causando espanto nos moradores do povoado Lago da Onça. 

Só para ilustrar, a informação que tivemos, é que esse poço já tem uma média de trinta anos, mas somente agora é que veio apresentar essa alteração que vem causando espanto. 

Agora é esperar o que os estudiosos e os técnicos que entendem do assunto possam dizer à população. 

Estamos de olho, vamos aguardar!

OPERAÇÃO APREENDE 2 TONELADAS DE QUEIJO NA REGIÃO DO MÉDIO MEARIM


 
Em uma operação realizada nesta terça-feira (27), envolvendo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e polícias Militar e Federal, foram apreendidas cerca de 2 toneladas de queijo clandestino nos municípios de Pedreiras, Igarapé Grande e Trizidela do Vale.

A operação integra o Programa Cquali Leite, uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Mapa, que age no controle de alimentos e fortalecimento das medidas de prevenção e combate a desvios de qualidade, incluindo irregularidades e fraudes.

Os técnicos envolvidos na operação fiscalizaram comércios e propriedades rurais da região e apreenderam queijos já processados e em massa ‘prontos para produção’ em propriedades rurais não registradas, e que não cumpriam com as exigências sanitárias exigidas pela legislação brasileira.

Os estabelecimentos comerciais da região que vendem produtos lácteos também estão sendo fiscalizados até esta quarta-feira (28). São verificados o prazo de validade e condições de armazenagem e conservação dos produtos, e apreendidos aqueles considerados irregulares.

As informações são da Secom do Estado

A incrível vitória do filho de carroceiro sobre o milionário prefeito


Conheça a história do prefeito eleito de Porteirinha - norte de Minas Gerais, Silvanei Batista Santos (PSB). A matéria foi publicada no Jornal O Globo - domingo (25).

Maria Lima - O Globo

Virou motivo de chacota na pequena Porteirinha, no Norte de Minas Gerais, a notícia, há alguns meses, de que Silvanei Batista Santos (PSB), o ex-vendedor de bananas e filho de carroceiro, se candidataria ao posto de prefeito da cidade. Além da origem humilde, ele disputaria com o milionário Juraci Freire Martins (PP), atual prefeito, que tinha a seu favor o poder econômico e a máquina da prefeitura. Com 34 anos, um par de olhos verdes, o orgulho ferido e nada a perder, Silvanei comprou a briga e fez uma promessa: se vencesse, iria para a solenidade de posse na carroça ao lado do pai, seu Tião.

Não deu outra. Caiu nas graças do povo a história do carroceiro contra o milionário. Venceu a disputa do tostão contra o milhão. Teve 13.052 votos contra 9.977 do fazendeiro, agropecuarista e dono de postos de gasolina. O patrimônio declarado de Juraci amealhado entre fazendas, postos de combustíveis e muitas cabeças de gado é de R$ 24,7 milhões. O de Silvanei, R$ 13,5 mil, divididos entre uma moto Titan e um carro Parati 1992.

“Resolvi ser candidato porque o povo começou a debochar que eu não tinha condições financeiras de ser prefeito, porque era filho de carroceiro. Meu pai criou a gente assim, com sua carrocinha e sua mulinha. Até hoje ele dá duro carregando areia, brita, tijolo e tudo que aparece para carrear. Eu fiz uma promessa que, se ganhasse, ia tomar posse de carroça. Vou botar seu Tião em cima dela e vamos lá assumir a prefeitura para mostrar que ser filho de carroceiro não é vergonha nenhuma”, disse Silvanei ao GLOBO, por telefone.

O prefeito eleito conta que a sua história ganhou a região e, agora, amigos e prefeitos de cidades vizinhas estão comprando carroças para acompanhá-lo em cortejo pela cidade no dia da posse. Na adolescência, Silvanei vendia bananas para ajudar seu Tião a manter a família e seus estudos no curso técnico de Contabilidade.

Sua entrada na política aconteceu em 2005, quando, na administração do ex-prefeito Alonso Reis (PT), foi nomeado para o cargo de encarregado do serviço de limpeza da prefeitura. Ali, fez amizades com os garis, que o convenceram a disputar uma vaga de vereador em 2008. Eleito para uma vaga na Câmara Municipal, disputar a prefeitura não era um sonho tão distante assim.

Nenhum deputado do partido, entretanto, teve coragem de abraçar sua candidatura contra o poderoso prefeito. Sem ajuda financeira do PSB — recebeu apenas um rolo de adesivos e uma gravação de apoio do presidente do diretório regional, Walfrido dos Mares Guia —, Silvanei se valeu de doações de amigos, que contribuíram com R$ 100, R$ 200.


“Foi tudo muito simples. Eu não gastei um centavo meu, mesmo porque não tinha. Enquanto o Juraci fazia comícios em grandes palanques, eu fazia em carroceria de caminhão ou no chão. Eu tenho até vergonha de falar, mas o que tive do partido foi um adesivo e uma gravação. Fizemos as contas e, no final, arrecadamos e usamos R$ 70 mil para pagar despesas de transporte e material gráfico”, diz o prefeito eleito.

Durante a campanha, ele conta que a conversa que ouvia por onde passava é que a classe média e os ricos da cidade não votariam no filho de um carroceiro. Diz que enfrentou o peso da máquina da prefeitura, mas não tem como provar se houve compra de votos.

“Se teve compra de votos, eles venderam mas não entregaram, moça! Deram o cano nele e votaram em mim, graças a Deus!”

Com a vitória do filho do carroceiro, agora as piadas são outras: falam da “piaba que engoliu o tubarão”. Silvanei diz que seu grande desafio na prefeitura é a criação de alternativas para gerar oportunidades de emprego no município. O prefeito Juraci Freire foi procurado na prefeitura, mas não retornou o pedido de contato.

FONTE: http://www.psb40.org.br/not_det.asp?det=3143

A FÉ VAI TE MUDAR: PASTOR BEL VAI CONCORRER AO GOVERNO DO ESTADO


O Pastor e suplente de senador Heber Waldo Silva Costa, mas conhecido como Bel, em conversa hoje à tarde (26/11) com o Blog Pedras Verdes, nos falou que será candidato ao governo do Maranhão em 2014. 

Bel é pastor da Igreja Assembleia de Deus na cidade de Lago dos Rodrigues, tendo em Pedreiras um importante ponto de apoio, visto que até pensou em ser candidato a prefeito nesta cidade, e por pouco na se confirmou sua vontade. Com uma forte aliança em todo os recantos do Estado, o pastor-senador não perde tempo e se desdobra para cobrir a maior quantidade de municípios, desde as baixadas ao sul do Estado. 

Pastor Bel que na última eleição chegou a se lançar como candidato ao senado, surpreendeu a política maranhense com sua perspicácia, mostrou força principalmente junto à comunidade evangélica, que tocados com o slogan: “A Fé vai te levar”, rodou todo o Maranhão, chamando a atenção dos caciques políticos do Estado. A partir daí, o Arrasta Povão de Jesus foi assediado e cooptado pelo grupo Sarney e posto em apoio ao Senador Edson Lobão. 

Hoje, Senador Bel trilha os caminhos da política do Estado e busca seu lugar ao sol, ele que seria candidato a deputado estadual, agora com apoio de um grupo de empresários e da CEADEMA (Convenção Estadual da Assembleia de Deus do Maranhão) vai encarar a dura política para o governo do Estado. 

O pré-candidato a governador, mesmo sem partido, visita sistematicamente todo Maranhão e garante que se for da vontade de Deus será candidato e futuro governador do Estado. 

Bel que está na região dos cocais, deve ir à região Sul do Estado e logo depois volta a São Luis cumprindo assim sua agenda de compromissos. 


SALVE, SALVE BENEDITO... SALVE ELEITO DO SENHOR!


Foram dez dias de novenas, missas, confissões, batizados, dias de festa e muita fé na Igreja Matriz de São Bendito. A Alvorada Festiva anunciava através do estouro dos foguetes a entrada no tempo graças em honra a São Benedito. O Ofício Divino, um gigantesco café da manhã, alimentaram o corpo e o espírito daqueles que foram a igreja e logo em seguida ao Anfiteatro Dom Jacinto Brito. Na noite da Sexta-feira. 16/11, uma grande carreata recortou o centro de Pedreiras carregando o Glorioso São Benedito à frente - abençoado o povo que o acompanhava e espera nos becos da cidade. 

Comunidades e grupos da Igreja com suas pastorais, como a muito vem sendo feito, durante toda semana, equipes se revezavam e em cada dia cuidavam da liturgia da palavra de Deus e da celebração. Cada dia, cada noite, um tom diferente, mas em um mesmo ritmo que ecoava a Fé. 

Na procissão de despedida, a imagem de São Benedito percorreu as ruas Manoel Trindade, Laranjeiras, Otávio Passos e volta pela Av. Rio Branco, seguindo para Matriz e, em uma missa marcante, os padres Zé Geraldo, Valdenício receberam o padre João Batista, filho de Pedreiras e também contaram as bem-aventuradas presenças do bispo Dom Armando Gutiérrez de Bacabal e do Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito que só engrandeceram a festa. 

Uma festa religiosa, assim como tem que ser: forte, do povo e com muita fé; desta forma foi o tradicional festejo em honra a São Benedito, que emocionou e deixa saudades no breve adeus.
Fiel via Facebook: "Festejo de São Benedito encerrou, procissão e missa belíssima, abençoada e iluminada por Deus. Obrigado Senhor por esta festa maravilhosa que nos proporcionou durante esses 10 dias. Cristãos que tiveram suas graças alcançadas, cristãos que participaram e fizeram desse festejo um verdadeiro encontro de fé e amor!!! Adeus São Benedito, adeus irmãos também, até o festejo encontro de irmãos até o ano que vem..."

ACOMPANHE COBERTURA FOTOGRÁFICA - MAIS FOTO CLICK NO LINK ABAIXO

   

COLUNA AR - 15: Violência histórica


Está na Bíblia no livro de Gênesis. Abraão tinha 02 filhos, Isaac e Ismael. Sara sua esposa legítima, já idosa, achando que não conceberia mais, deu-lhe Agar, sua serva, para dormir com Abraão e dar-lhe o filho que ele tanto queria. E dessa relação nasceu Ismael. Só que os planos de Deus são inacessíveis ao conhecimento humano e Ele tinha planos para uma descendência de Abraão com Sara e logo em seguida ao nascimento de Ismael, Sara mesmo idosa engravidou e deu a luz a Isaac. Após o nascimento de Isaac, Abraão dispensa Agar, sua ex-serva, mãe de Ismael, e os manda embora; mas Deus ouvindo o pranto de Agar promete ao menino socorro e uma descendência numerosa. Da descendência de Ismael vem todo o povo árabe, inclusive os palestinos. E da descendência de Isaac é oriunda o povo judeu (ou hebreu). O tronco é o mesmo: Abraão – a quem Deus escolheu para ser pai de multidões, inclusive desses dois povos que se digladiam desde milhares de anos antes de Cristo. 

Dos árabes temos a religião islâmica ou muçulmana, a religião com maior número de adeptos no mundo, do livro sagrado Alcorão, do profeta Maomé, do deus Alá. Já do povo judeu, de Davi, Moisés, etnia de Jesus Cristo, temos a religião judaica, do livro sagrado Torá (correspondente apenas ao Velho Testamento da Bíblia cristã), que não acredita em Cristo como filho de Deus e o Messias prometido, por isso seu livro sagrado não contempla o Novo Testamento bíblico, e acredita que o Messias ainda está por vir. 

Inicio com essa introdução toda para falar dessa violência atual que volta as atenções do mundo para uma estreita faixa de terra no Oriente Médio chamada Faixa de Gaza, que tem de população 1,7 milhão de habitantes e apenas 41 km de comprimento e de 06 a 12 km de largura, apenas. Local em que Israel, hoje estado, de poder bélico enormemente superior aos dos palestinos que lá habitam, bombardeia covarde e incessantemente a população civil e militar, ameaçando dizimar o povo daquela pequena área. 

Durante mais de 2000 anos o povo hebreu viveu disperso pelo mundo, sem terra, sem nação, apenas mantendo sua identidade cultural e religiosa, até que conquistou sua independência e o mundo através da ONU reconheceu em 1948 o Estado de Israel. De lá para cá, Israel com a ajuda das grandes nações mundiais se fortaleceu econômica e belicamente, principalmente por se contrapor ao povo árabe, economicamente poderoso pelos seus territórios ricos em petróleo, aversos por sua religião dogmática à cultura ocidental e aos países que mormente a representam, como Estados Unidos, França, Alemanha etc. 

Analisando a história de Israel, constatamos que os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó estabeleceram o que eles chamaram de “Terra de Israel”. Em seguida a fome faz o povo judeu migrar para o Egito e lá é escravizado por centenas de anos. Moisés no século XIII a.C. lidera o êxodo do povo hebreu de volta a terra de Israel ou “Terra Prometida” e vaga pelo deserto por 40 anos. Após isso, no século XII a.C., instala-se o reino de Israel com o primeiro rei Saul, depois Davi (que unificou Israel) e por último Salomão. Daí em diante a história é mais longa ainda e Israel se desintegra e passa por domínios de Alexandre Magno, Romano (na época de Jesus esse era o domínio vigente), Otomano, Bizantino, Cruzados e por último por domínio britânico. Até que em 1947 a ONU propõe a criação de um estado árabe e um estado judeu. E em 14 de maio de 1948 finalmente criou-se o Estado de Israel. 

David Ben Gurion, Golda Meir, Yitzack Rabin, Shimom Peres, entre outros, foram valentes judeus que labutaram pela independência de seu povo e pela paz no Oriente Médio. Rabin, Peres e Arafat chegaram até a ser agraciados com o Nobel da Paz em 1994. Legítima luta a deles. 

Mas não podemos negar que Israel se faz de vítima de sua história de povo perseguido e exilado, somente recentemente instalado em seu território de origem, para vingar seu ódio contra seus irmãos árabes, apoiados que estão, e sabem muito bem disso, econômica e belicamente pelos poderosos do mundo, matando crianças e idosos árabes com seus mísseis de tecnologia de ponta e mira milimétrica. Sessenta milhões de dólares Israel já gastou só com mísseis nesses últimos dias bombardeando os palestinos em Gaza. O que está acontecendo na Faixa de Gaza é uma chacina, um genocídio, uma carnificina, que Israel devia se envergonhar de proporcionar até por lembrar-se de sua própria história quando foi vítima da mesma covardia cruel no holocausto ao seu povo imposto pelos nazistas na segunda guerra mundial. De toda sua história, se vitimiza para o mundo até hoje. Mas em momentos históricos como agora age como algoz impiedoso... Por todo sofrimento que o povo hebreu passou ao longo de sua existência, a lógica era de ser um povo acolhedor e tolerante e não beligerante. É... sem antissemitismo nenhum, mas com eles foi perseguição, genocídio, holocausto... no dos árabes palestinos é refresco... covardia das grandes... Assim não vale, povo eleito de Deus.

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras – APOESP.
arcs.rob@hotmail.com ou allanrcs@bol.com.br

A ARTE NAS TELAS DA VIDA: PACHEQUINHO E NEZILDA LIMA


POR: JOAQUIM FILHO 

Quem pensa que as cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, no Estado do Maranhão têm apenas artistas no campo da música e da poesia, com certeza está completamente errado; pois, nessas terras de grandes poetas: Corrêa de Araújo, João Barrêto, Kleber Lago, Samuel Barrêto, Wescley Brito e muitos outros, a poesia também se manifesta através das artes plásticas. 

Artes plásticas nessa região mearinense têm nome: Álvaro Pachêco e Nezilda Lima, que a vida, o destino, sei lá, um dia os uniram, não só em laços matrimoniais, mas também em laços e rabiscos de pincéis que se entrelaçam e descobrem as cores e a beleza da vida. 

E, assim, ele (Pachequinho) e Ela (Nezilda) vão a cada dia redescobrindo o sentido da arte e revelando para os mais insensíveis e os de corações mais empedernidos, que os olhos veem e o coração sente; sente e pulsa com as gotas dessa paixão que se enodoa de cores de sentimento e verdade. 

A 13ª EXPOSIÇÃO, com o Tema: SOL, LUA, UMA ILHA E A PRINCESA DO MEARIM, dos artistas plásticos Pachequinho e Nezilda acontecerá no dia 01 de dezembro de 2012, a partir das 19h30min, no Terraço Xavier, Rua Nova, nº 96, Trizidela do Vale-MA. 

A Vernissage contará ainda com a participação dos cantores pedreirenses Paulo Piratta (fundador do Projeto Coletivo Canto da Ema) e Neto Kawaco. 

Portanto, sua presença será muito importante para você conferir de perto o talento desses dois grandes nomes das artes plásticas. 

A gente se vê lá!

CICERO QUEIROZ FALA DOS 60 ANOS DO COLÉGIO CORRÊA DE ARAÚJO


Por: JOAQUIM FILHO 

O blog Pedras Verdes visitou na tarde-noite dessa sexta-feira (23/11), o Diretor do Colégio Corrêa de Araújo, Cícero Queiroz, que com muita satisfação e de forma amistosa falou da trajetória do colégio que atualmente está à frente na qualidade de gestor. 

Cícero Queiroz Iniciou suas palavras agradecendo a presença da equipe de jornalismo do blog Pedras Verdes e, em seguida, fez uma breve explanação da história do Colégio Corrêa de Araújo onde na oportunidade ressaltou nomes de personalidades que marcaram e foram importantes na construção desse nome que hoje virou uma marca forte da educação local. 

Segundo Cícero Queiroz, na época que fora convidado para administrar o Colégio, o mesmo estava passando por problemas sérios, correndo o risco de chegar a fechar suas portas e, a sua decisão de assumir esse desafio fora o de pensar que uma Instituição de renome, de forma alguma deveria chegar ao ponto que chegou. Na época, foi cogitado até a venda do prédio para uma empresa do ramo atacadista, apagando assim, uma marca de anos de história com serviços prestados na educação de Pedreiras e região. 

De forma humilde e muito profissional, Cícero Queiroz falou à reportagem do blog que a luta de manter esse Ideal de pé, foram a vontade, o compromisso e o profissionalismo de uma equipe (diretor, professores, funcionários, alunos e pais) que muito se empenhou para chegar aonde chegaram, ou seja, reavivar o sonho de um colégio que em pouco tempo resgatou o prestígio e a credibilidade no seio da comunidade. 

A festa dos 60 anos do Colégio Corrêa de Araújo está sendo marcada por uma vasta programação onde vários eventos já aconteceram e muitos estão por vir, no decorrer do ano de 2012. A festa continua! 

No mesmo instante em que a equipe do blog estava visitando as dependências do Colégio, eis que a mesma flagrou e registrou a presença ilustre de algumas personalidades: Luiza Helena (Brasilia-DF), Lúcia Helena (São Luís-MA), Michele Cantanhêde e Chico da TV, que também estavam na Instituição visitando o Diretor Cícero Queiroz e vendo o seu trabalho e o seu exemplo de administrador educacional “in loco”. 

Ressaltamos que Luíza, Lúcia e Michele são descendentes do poeta pedreirense Corrêa de Araújo, o qual homenageia com sua graça, o nome do colégio. 

Confira, agora, na íntegra, a entrevista que fizemos com Cícero Queiroz, Diretor do Colégio Corrêa de Araújo.

Michele Cantanhêde, Joaquim Filho, Luíza Helena, Cícero Queiroz, Lúcia Helena, Francisco Rodrigues (Chico da TV).

MORTE DO BOI BRILHO DA NOITE: A CULTURA PERMANECE VIVA


  
  
  
  
 

SÁBADO É DIA DE REGGAE NA CIDADE


SÁBADO É DIA DE REGGAE NA CIDADE

ALÔ NAÇÃO REGUEIRA, SE LIGUE, VEM AÍ A FESTA DE LANÇAMENTO DO DVD DA RADIOLA ESTRELA JAMAICA, QUE VAI ACONTECER NESTE SÁBADO, DIA 24 DE NOVEMBRO DO CORRENTE, A PARTIR DAS 22 HORAS, NO AEROSBAR CLUBE, EM TRIZIDELA DO VALE.

VENHA PARA ESSA GRANDE FESTA DE REGGAE, NO COMANDO OS
DJs MÁRIO HOOTS E BIZIL.

ESSA EU VOU, SERÁ IMPERDÍVEL.

APOIO CULTURAL: JF. PRODUÇÕES E BLOG PEDRAS VERDES

TV RIO FLORES E NOVAS ATRAÇÕES

  
Horácio e Clemilton Locutor, agora na TV RIO FLORES

A TV RIO FLORES inova mais uma vez e coloca em sua grade programação, dois novos programas semanais que irão ao ar sempre aos sábados.

O SABADÃO CULTURAL, que retorna à emissora com apresentação de Clemilton Locutor. Em um formato diferente o apresentado cobrirá as festas e os eventos sociais da região. O primeiro programa terá como atração os Shows de Irmão Lázaro na cidade de Bernardo do Mearim e Bruno e Marrone na cidade de Lago da Pedra.

ESPERANDO O CARNAVAL, este será comandado pelo apresentador Horácio Soares. O programa trará o preparativo dos Blocos, Escolas de Samba, Movimento nos Clubes e bairros, além de, uma programação voltada para o folião, com dicas e informações sobre o carnaval em 2013. Uma programa alegre, com muita música que estará presente em toda região.

ACONTECE EM PEDREIRAS!


FESTEJO DE SÃO BENDITO


PADROEIRO DO AMOR: LETRA E MÚSICA DE JOAQUIM FILHO/INTERPRETE JOSIVAN E EUZA

Quando chega o mês de novembro,
A minha cidade entra em festa.
Os fiéis vão à casa do Senhor
Pra agradecer ao Santo Protetor.

Salve, salve a alegria!
Festejemos com louvor!
Benedito, Padroeiro do Amor.

Salve, salve a alegria!
Cantemos ao Senhor!
São Benedito, o Santo Protetor.

Na Matriz, o sino já anuncia,
Ó, como bate forte o coração!
Minh’ alma em estado de euforia
A Deus, agradece memoração.

Benedito foi um servo de Luz
Alcançou de Deus a Santidade.
Sua vida de amor e humildade
São exemplos que levam a Jesus.

-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-


-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-8-

FAÇA A INSCRIÇÃO DE SEU GRUPO NA MEARIM MOTOS!