A VIDA OU AS DROGAS: A ESCOLHA É SUA!



Por: Joaquim Filho


 
OUÇA A ENTREVISTA COM PASTOR AUGUSTO.

Quando falamos da questão das drogas - um problema crônico que tem afetado a vida de muitas pessoas, em especial aos jovens – vários questionamentos nos vêm à nossa cabeça: quais as causas que levam ao uso das drogas; como as famílias devem agir diante de um caso real dessa infeliz natureza; a quem procurar ajuda; como e qem está apto a resolver essas questões, enfim... 

Aquestão das drogas em nossa cidade (Pedreiras/Trizidela) está numa situação tão crítica e deplorável que se todos nós não nos unirmos e fazer algo, na prática, para evitar, resgatar e salvar os nossos jovens das drogas, a coisa vai ficar bem pior do que possamos imaginar. 

É preciso que as autoridades competentes, as Igrejas, os educadores, as famílias e toda comunidade em geral se unam em um só objetivo e partam para erradicar de vez esse mal que está matando a nossa sociedade. 

Portanto, vamos parar com esses discursos magnânimes, cheios de ortoépias rebuscadas de falácias, engodos e demagogia; esperar que político A ou B que passou na sua porta mentindo, dizendo que tinha projetos e políticas públicas para dar dignidade aos nossos jovens. Esqueça tudo isso. Essas pessoas que vêm há anos falando, falando e falando, não vão resolver o problema da droga em nossa cidade. 

Se o problema não for destruído lá na sua raiz, “effectus et causa”, jamais poderemos obter uma solução para o caso, pois a droga não é um mal que tem atingido somente uma camada da sociedade, visto que, pessoas de diversas culturas e poder econômicos estão sendo atingidas. 

Com isso, não queremos aqui dizer que estamos trazendo a receita, o guia ou o manual que num toque de mágica irão resolver todos os problemas que permeiam a questão da droga. 

Pedreiras, Trizidela do Vale e região precisam tomar conhecimento que já existe a “Casa de Recuperação Vida Nova”, com sede na Rua Cândido Mendes, nº. 01, Bairro Santo Antonio dos Oliveiras, no município de Trizidela do Vale-MA. 

A Casa de Recuperação Vida Nova é uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos, sobre a responsabilidade do Pr. José Augusto Pereira Cruz. 
A Casa de Recuperação fora fundada depois que se chegou à conclusão do grande crescimento do consumo de drogas no nosso município e o agravamento de suas consequências sociais ao longo dos últimos anos, pois tem obrigado as Igrejas, o Judiciário, através do Pacto da Sobriedade, a sociedade e demais seguimentos a buscarem alternativas para seu enfrentamento; é uma problemática que vem assolando desde o usuário, a sua família, vizinhos, amigos e toda sociedade. A dependência química tem sido um dos fatores que tem desencadeado a violência, criminalidade. 

Portanto, a dependência química tem provocado à quebra de vínculos afetivos, afastando os indivíduos da convivência salutar da família e amigos, inserindo-os em convívio marginal de maus princípios, pervertidos e corruptor dos conceitos e princípios morais levando a práticas de pequenos delitos até um crime de alta complexidade. 

Destartes, o uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade tem se tornado um agravante. 

O projeto surgiu da necessidade urgente de se fazer algo concreto aos dependentes químicos e seus familiares, buscando estrutura, no sentido de tratar, recuperar e reintegrar, promovendo a restauração pessoal, moral e socio-familiar, deve-se considerar os prejuízos de toda ordem causados pela dependência química, a sociedade e ao individuo que muitas vezes são incalculáveis e irreversíveis. 

Por isso, justifica a política de incentivo e da ajuda material para esse projeto, que muito irá beneficiar a sociedade. 

O método a ser utilizado já está sendo trabalhado desde 1969 com efeitos positivos no processo de recuperação da dependência química. 

As instituições em específico: o Ministério Público, as Igrejas Católica e Evangélica têm sido de fundamental importância nessa empreitada, com vasta experiência e contribuindo de maneira eficaz e efetiva, de forma indiscutível para o bem-estar da sociedade; portanto, elas possuem condições para estar atuando de forma decisiva nesse processo de recuperação e ressocialização através da evangelização, com apoio dos órgãos competentes dos estados, municípios e seus colaboradores. 

A Casa de Recuperação Vida Nova em seu objetivo geral busca contribuir para recuperar e ressocializar o dependente químico afastando do vicio, do convívio criminoso e do acesso às drogas e más companhias, dando lhe oportunidade de retorno à vida social e melhor qualidade de vida. 

Nessa manhã de terça-feira (29), o blog procurou o Pastor Augusto, da 2ª Igreja Batista de Pedreiras que se encontrava com uma reunião com alguns membros da Igreja e voluntários desse lindo projeto, na qual estavam traçando idéias para lançarem uma campanha no período do carnaval, onde a finalidade é alertar os jovens e todos os foliões sobre a questão do uso das drogas nessas festividades carnavalescas. 

Com o tema “A VIDA OU AS DROGAS: A ESCOLHA É SUA”, a Casa de Recuperação Vida Nova vai dar o seu pontapé inicial na prática de um lindo projeto que com a graça de Deus, o apoio de mulheres e homens de boa-vontade com certeza vai dar certo. 

Ouça a entrevista com o Pastor José Augusto Pereira Cruz, na íntegra, aqui no blog Pedras Verdes. 


Fonte: Projeto “Casa de Recuperação Vida Nova”, Pastor José Augusto, Helena Ximenes, Pedrinho e Kely Ximenes.

O NOVO OLHAR ALÉM DO HORIZONTE


Por: Joaquim Filho

Houve um tempo que a pasta de cultura do município de Pedreiras era intrínseca à Secretaria Municipal de Educação e, mesmo embora o Setor tivesse um Diretor de Cultura, a coisa não funcionava a contento e como deveria ser; pois, um departamento público municipal jamais irá ter a força que tem uma Secretaria, em qualquer que seja o município. 

Para chegarmos aonde chegamos, foi preciso muita luta, intensas discussões, pedidos e a organização da classe artística que sempre sonhou com uma cultura independente, estruturada e que pudesse corresponder com os anseios dos artistas locais.


OUÇA A ENTREVISTA

Segundo informações do poeta, escritor e historiador Filemon Krause, uma fundação para está cem por cento legalizada dentro das normas que exige a Lei, ela tem que ter escritura pública e um imóvel patrimonial, detalhes estes que infelizmente a nossa Fundação Pedreirense de Cultura – FUP ainda não tem. 

Bom, mas não é dessa questão que queremos enfocar nesse momento, o que pretendemos é mostrar a evolução e o grande passo que já fora dado para a nossa cultura local chegar aonde chegou.

No governo Edmilson Filho foi dado o pontapé inicial: o Departamento de Cultura passou a ser Fundação, ter o seu Presidente e controlar as suas ações e iniciar um trabalho juntamente com os artistas locais. 

Com a criação da Fundação Pedreirense de Cultura, não devemos esquecer de forma alguma que anexo, ficou o Setor de Turismo e Patrimônio Histórico e, que ainda continua à mercê de um olhar e de uma atenção mais profissional e com responsabilidade.

Se, em administrações passadas, a cultura ganhou um pouco de liberdade e sobrevoou por ares jamais voados, agora chegou à vez do Turismo e, o prefeito Totonho Chicote terá que compreender que a dissociação (com a criação da Secretaria do Turismo) da Fundação de Cultura será de suma importância para que a cidade possa desenvolver o seu Turismo, já que tem bastante riqueza turística e patrimonial para serem explorados.

Mas não basta sonhar... É preciso que além de sonhar, possamos correr atrás dos nossos sonhos e realizarmos. 
Embora ainda muito jovem, mas com uma vasta experiência de administrações passadas, ou mesmo de forma autônoma e independente, com realizações de eventos culturais voltados para a nossa região, Júnior Bernardo não tem medido esforços junto ao prefeito Totonho Chicote, ao Secretário de Estado do Turismo e outros segmentos no sentido de fazer com que esse governo possa dar asas ao Turismo e aqui fazer da cidade uma terra bastante visitada pelos turistas do mundo inteiro, que virão em busca da nossa história e do que temos de melhor nas artes de um modo geral.

Com isso, o Departamento de Turismo e Patrimônio Histórico do município de Pedreiras, na pessoa de Júnior Bernardo e sua equipe, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão estão oferecendo nos dias 31/01 a 01/02/2013, durante todo o dia, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Câmara Municipal de Pedreiras, o projeto: “CAPACITAÇÃO – TURISMO EFICIENTE E DE QUALIDADE”, para aperfeiçoar o atendimento e as ofertas dos nossos produtos e serviços aos turistas quem vêm à nossa cidade. 

Percebe-se que cada vez mais o turista está exigente quando o assunto é consumo e, com isso, precisamos estar sempre atualizados e nos reciclando para o mercado. E você não pode ficar de fora!

Duas técnicas: Glória Pinto e Thalyane Mendes, ambas da Secretaria de Estado do Turismo virão para proferir palestras, cujos termas são: 

● Segurança na condução e transporte de turistas e visitantes;

● A arte de bem hospedar;

● Qualidade total no atendimento turístico;

Outros temas também poderão ser abordados de acordo com o andamento das palestras, onde os participantes ficarão à vontade para arguirem com as palestrantes:

Esse Projeto Capacitação é uma iniciativa do Departamento de Turismo e Patrimônio Histórico, em parcerias com o Governo do Estado do Maranhão, Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Pedreiras, Fundação Pedreirense de Cultura e Centro de Atendimento ao Turista – CAT. 

Segundo Júnior Bernardo, Diretor do Departamento de Turismo e Patrimônio Histórico já confirmaram presença ao evento Tambor de Crioula, Escola de Samba Asa Branca e Associações das Artesãs de Pedreiras. 

Informações: CAT, pelo telefone: 9119 2594.
Inscreva-se na FUP, ou no dia do curso, na Câmara Municipal de Pedreiras.
Serão expedidos certificados aos participantes. 
Para encerrar o nosso texto, vamos deixar um questionamento para você refletir:

SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA RECEBER O TURISTA?

Aproveite as boas palestras!

[APOIO CULTURAL] BLOCO "OS 100 LIMITES" VAI AGITAR O CARNAVAL


POIS É, E TUDO ISSO VOCÊ VAI ENCONTRAR NO BLOCO "OS 100 LIMITES", O BLOCO ALTERNATIVO QUE VEIO PRA FAZER A DIFERENÇA NO CARNAVAL PEDREIRENSE.
CORRA E RESERVE JA SEU ABADÁ na AC Farma, Mearim Informatica e pelos telefones:

(099) 81513882 e (099) 81101759.

POR QUE A UNICA COISA QUE TEM LIMITES AQUI É A QUANTIDADE DE ABADÁS!


BATE-PAPO COM O SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA DE PEDREIRAS [TAMBÉM ESTRÉIA DA APRESENTADORA MARIA DAS PEDRAS]


Encontramos o secretário de infraestrutura de Pedreiras Antonio França, em pleno exercício das suas funções no lixão municipal. Indagado pela nossa equipe sobre o primeiro mês de governo Totonho Chicote, França fala dos principais feitos até agora.

EMPOSSADO O NOVO PÁROCO DE PEDREIRAS


FOTOS: Eduardo DUDU  e Patrício Oliveira

A Igreja Matriz de São Benedito em Pedreiras recebeu com todo carinho o seu 8º pároco, José Geraldo Teófilo, que tomou posse no dia 25 de janeiro em uma grande e calorosa festa, bem "exagerada", com muita alegria e emoção, a comunidade católica abraçou seu novo Pastor.

Zé Geraldo é Paraibano da cidade de Taperóa - PE.  Chegou à Pedreiras enviado pela Congregação de Nossa Senhora de Sion. Com sua volta adiada para sua congregação de origem, o intrépido padre passou a se dedicar e intensificar suas atividades sociais, humanitárias, políticas (apartidárias) e religiosas na cidade. 

O Bispo D. Armando da Diocese de Bacabal, os padres Wagner, Paulo e Nilson da Congregação de Sion, participaram e falaram ao repórter Sandro Wagner:


NOVIDADES NA PARÓQUIA

Zé Geraldo toma posse, vem trazendo novidades e mobilizando os fiéis a contribuir com a obra de Cristo, para tanto, foram criados novos organismos para atua junto com a Paróquia. Dentre tantos, destacamos:

PASTORAL DA PESCA

PASTORAL CARCERÁRIA

CENSO PAROQUIAL

PASTORAL DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".


A Pastoral da Saúde atua em três dimensões que a configuram como uma pastoral diferente e mais abrangente que àquela anteriormente denominada de Pastoral do Enfermo. Sua abrangência chega a setores importantes da sociedade que têm um papel decisivo na política de saúde da nação. As dimensões são:

Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.


Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.

Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.

Párocos desde 1940
  • 1940-1948 - Pe. Cincinato Ribeiro Rêgo
  • 1948-1969 - Mons. Gerson Nunes Freire
  • 1972-1994 - Pe. Jacinto Furtado de Brito Sobrinho - Atual Arcebispo da Arquidiocese de Teresina
  • 1994-1998 - Pe. Edilson Soares Macêdo
  • 1998-2008 - Pe. José Alberto de Carvalho Saturnino - Atual Pároco da Paróquia de Santo Antônio dos Lopes/MA
  • 2008, de Feveiro a Setembro, Pe. Vander de Sousa Carmo
  • 2008-2009 - Pe. Wagner Ferreira Pereira, NDS - Atualmente em Jundiaí/SP
  • 2009-2012 - Pe. Valdenício Antônio da Silva, NDS - Aualmente em Arujá/SP
  • 2013Pe. José Geraldo Teófilo
PADRE

Teófilo: amigo de Deus; o que Deus ama; o padre amigo. Assume a Paróquia de São Benedito, renova os bons valores, traz novas expressões e uma nova perspectiva para a vida de toda comunidade.

Que seja "EXAGERADO". Que o "EXAGERO" vire um estilo de vida entre os fiéis, um estilo de servir e amar ao próximo.

Deus abençoe o novo Pároco de Pedreiras.

Poesia em homenagem a posse do novo Pároco de Pedreiras:

 

Padre e poeta José Geraldo Teófilo da Silva.

Todo padre é poeta de nascença
Que a palavra sagrada é poesia
Quando o padre proclama a fé e a crença
É inspirado por Deus que ele recria,
Zé Geraldo, a tua liturgia
É ação, comunhão, é fé latente.
Pé no chão entre o povo. Chama a gente
Com teu canto ecoando entre as palmeiras
Zé Geraldo por nós fica em Pedreiras
E Pedreiras por ti fica contente.

É a visita sincera ao doente,
É o conselho bondoso ao irmão,
É o abraço fraterno no ancião,
É o riso que é quase nunca ausente,
É o choro que sai naturalmente,
Quando o teu coração em disparada
Faz o jovem vibrar na Timbalada
Pois tua criação não tem fronteiras
Te recebe o povo de Pedreiras
E Pedreiras se faz tua morada.

Tu paraste no ponto da estrada
Que tua vista achou o mais bonito
Te rendeste ao ver São Benedito,
Tu lembraste tua terra tão sagrada,
Conheceste a lavoura e a enxada
Benedito também as conheceu,
Ele em sua casa te acolheu
E hoje entrega as chaves em tua mão
Eis aqui tua família e o teu chão,
Foi pra isso que Deus te Escolheu.

Zé Geraldo, ser padre vem de Deus,
Tu és padre, pois Deus assim o quis,
Os sinais e os dons que ele te deu
Fazem hoje o povo mais feliz,
Se há tantas paróquias no País,
Providencia foi tua condução,
De Sión te mandar ao Maranhão,
Deus só toma as decisões certeiras,
E hoje te tornas pároco de Pedreiras
E nos faz palpitar o coração.

Se o mundo evolui como pagão,
A igreja evolui como Cristã,
E não deixa de lado a tradição,
Mas não morre na regra fria e vã,
Sem igreja não há novo amanhã
E esta igreja se abre para Amar,
Tu és padre que tens novo pensar,
E é Deus que inspira tua missão,
Decidiste ficar no Maranhão
Decidimos contigo nos doar.

Desafios, tu os vai encontrar.
Mas tua graça é o Deus Comunidade,
Ninguém vai tua força santa usar
Pra iludir filhos teus nesta cidade.
Tens de Deus e da Igreja autoridade,
Tens em nós ,o apoio por certeza
Nossa ação e oração tua defesa,
És pastor que não faz acepção,
Se entregares ao povo o coração,
Este povo será tua fortaleza.

Não entregues a tua natureza
De ser Padre e nosso condutor
Poderão, pois vir lobos a tua mesa,
Com disfarce de puro e bom pastor.
Não entregue o teu verbo sem temor
Na presença de quem vem sem “porquê”
Só buscando o ter, poder e ser
Desprezando tua forma de Amar,
Mostre a todos que evangelizar
É a razão crucial do teu viver .

E por fim, Padre amigo, que Deus seja
Tua sempre e constante inspiração
E que nossa Senhora te proteja
Contra toda e qualquer perseguição,
Que a paróquia abra o seu coração
Pra entender teu trabalho e teu cantar
O teu jeito de ir além do altar
Transcendendo as formas costumeiras
És agora o Pároco de Pedreiras,
Obrigado por escolher ficar.

WESCLEY BRITO

SULZER PUMPS: A TECNOLOGIA BATENDO À SUA PORTA

  



Por: Joaquim Filho 

Qualquer cidade que se preze e tem como prioridade a qualidade de vida dos seus habitantes e preservação do meio ambiente, não pode mais ficar de fora do processo e de projetos que proporcionam esse bem-estar social. 

Por muitos e muitos anos temos agredido a natureza de forma desenfreada que se continuarmos assim, não sabemos onde vamos parar. É preciso e se faz necessário corrigir os nossos erros em relação ao meio ambiente o qual vivemos. 

Já se encontra em nossa região, precisamente nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale uma representação da empresa SULZER PUMPS que aos poucos vai demarcando o seu espaço e conscientizando através de visitas, diálogos e demonstrações “in loco” às empresas e municípios que precisam abraçar esse projeto. 

Mas você deve estar se perguntando do que estamos falando e, o que é SULZER PUMPS. Podemos explicar com maior prazer para você e sem nenhum problema: 

A SULZER PUMPS é uma empresa líder mundial em soluções de bombeamento confiáveis e inovadoras. Sua pesquisa e desenvolvimento avançados, processos detalhados e conhecimento em aplicações – juntamente com um amplo entendimento das demandas do mercado – lhe mantêm consistantemente na liderança do desenvolvimento tecnológico. 

Nossa rede global de modernas plantas industriais, escritórios de vendas, centros de serviço e representantes localizados nos principais mercados, e inclusive em nossa região como testacamos, garante respostas rápidas às necessidades do cliente. 

A SULZER PUMPS tem uma longa história no fornecimento de soluções de bombeamento para parceiros de negócios nas indústrias de: 

• Petróleo e Gás 

• Processamento de Hidro carbonetos 

• Papel e Celulose 

• Indústria em Geral 

• Indústria de Processos Químicos 

• Água. 

OS PRODUTOS ABS 

A ABS, associada a inovação e soluções consagradas para o manejo de efluentes, é uma marca de produtos SULZER. O elevado nível de serviço ao clente, combinado no setor de efluentes, é a base dessa poderosa marca global. 

ESPECIALISTA EM EFLUENTES 

Efluentes Domésticos e Comerciais: os produtos e soluções ABS da Sulzer são usados para coletar efuentes de instalações públicas e residenciais e transportá-los através da rede municipal de esgoto. 

Redes Coletoras de Efluentes: contempla as estações de bombeamento e todas as instalações e equipamentos relacionados ao manejo de efluentes em uma determinada área geográfica. 

Tratamento de Efluentes: fornece produtos e soluções para aplicações municipais e industriais. Suas soluções incluem equipamentos e serviços para o processo de tratamento, tais como aeradores, misturadores, agitadores, bombas e reciculadores – todos conhecidos pela eficiência e custos operacionais reduzidos. 

Drenagem: as soluções de drenagem da Sulzer são focadas principalmente na construção civil, com bombas submersíveis aplicadas à remoção de águas subterrâneas em canteiros de obras. 

Mais informações sobre a empresa e o produto os quais estamos nos referindo, você poderá conferir no site www.sulzer.com, ou solicite uma visita sem compromisso com o seu representante da região, o senhor LINHARES, ou ainda contacte-o pelo telefone celular: (99) 8149 7102. 


Efluente: adj: que emana de certos corpos invisivelmente.

 

FOTO-POESIA, PARA COMEÇAR A SEMANA FELIZ [PEDREIRAS - TRIZIDELA DO VALE]

     
            
CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR

RECANTO DOS POETAS [SANDRO ALEX E GRANGES]


Para Maria Aparecida Lima (Mãe)
In Memorian


Abril se abriu inteiro pra vida
E com ele nasceu minha flor,
De maior perfume e querida,
Exalando essência de amor.

Março me fez jardineiro,
Com carinho cuidei do jardim,
Acinzentado fiquei em janeiro,
Juntando pedaços de mim...

O sereno da noite molha o peito
Ressonante e dolente meu pranto,
Escurecendo o dia em meu leito
Calando minha voz e meu canto...

Pedreiras (MA) 25 de Janeiro de 2012
Sandro Alex Lima


-X-


ITANS

QUEM ME DERA VER A CHUVA
AO MEU SERIDÓ VOLTAR,
VER DE NOVO O MEU ITANS
ENCHER COM FESTA SANGRAR,
DEUS MANDA EMBORA A SECA
PARA O VERDE VERDEJAR.

SERENA NA MADRUGADA
FAZ AS NUVENS DESPEJAR
AGUA FORTE EM ABUNDÂNCIA
PARA O GADO SACIAR,
ENCHE RIO E RIACHOS
FAZ MEU POVO SE ALEGRAR.

E QUANDO TUDO FOR FESTA
E EU PUDER CONTEMPLAR,
A PORTA DAGUA CHEINHA
VOU AJOELHAR E REZAR,
DAR GRAÇAS AO MEU BOM DEUS
E MINHAS PROMESSAS PAGAR...

GRANGES 2013

OGX declara comercialidade da acumulação de Bom Jesus, na Bacia do Parnaíba

Poço do Bom Jesus

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2013 – A OGX, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, apresentou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), através de sua subsidiária OGX Maranhão Petróleo e Gás S.A., a Declaração de Comercialidade da acumulação de Bom Jesus, descoberta nos Blocos PN-T-67 e PN-T-68, na Bacia do Parnaíba. 

“Esta declaração de comercialidade é resultado de uma bem sucedida campanha exploratória na Bacia do Parnaíba e demonstra que continuamos avançando na região em busca de novas áreas e na execução de nossos projetos”, comentou Luiz Carneiro, Diretor Presidente da OGX.

A declaração de comercialidade apresentada, relativa à acumulação de Bom Jesus, será denominada de Campo de Gavião Branco. O Plano de Desenvolvimento (PD) do campo será submetido em breve à ANP. A OGX estima um volume total in situ entre 0,2 e 0,5 Tcf de gás para este campo.

A OGX Maranhão Petróleo e Gás S.A., empresa operadora dos Blocos PN-T-67 e PN-T-68, é uma sociedade formada entre OGX (66,6%) e MPX Energia S.A. (33,3%), detendo 70% de participação nos referidos blocos, enquanto a Petra Energia S.A. detém os 30% restantes.

Contatos para a Imprensa

SOBRE A OGX 

Focada na exploração e produção de óleo e gás natural, a OGX Petróleo e Gás SA é responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil. A OGX possui um portfólio diversificado e de alto potencial, composto por 28 blocos exploratórios no Brasil, nas Bacias de Campos, Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba e 5 blocos exploratórios na Colômbia, nas Bacias de Cesar-Ranchería e Vale Inferior do Madalena. A área total de extensão dos blocos é de aproximadamente 5.700 km² em mar e cerca de 36.900 km² em terra, sendo 24.500 km² no Brasil e 12.400 km² na Colômbia. Além de contar com um quadro de profissionais altamente qualificados, a companhia possui sólida posição financeira, com cerca de US$ 2,5 bilhões (em setembro de 2012) para investimentos em exploração, produção e novos negócios. A OGX é a empresa de exploração e produção de óleo e gás natural do Grupo EBX, que atua há mais de 30 anos nos setores de infraestrutura e recursos naturais. Para mais informações, visite o site www.ogx.com.br.

Mayna Braga
mayna.braga@claracomunicação.com.br
(98) 3235-6165 / 8191-3322 / 8207-3837

CANTOR TINO ABREU LANÇA NOVO CD GOSPEL


Por: Joaquim Filho 

O cantor e compositor gospel TINO ABREU está se preparando para realizar o lançamento de mais um CD em sua carreira, em um show que tem tudo para ser o maior da região nos últimos anos. 

O paraense Tino Abreu, que já está radicado nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale há 15 anos, disse que há 13 anos vem trabalhando com a música gospel e tem se dado muito bem, não no sentido pessoal, mas no sentido espiritual, pois o seu trabalho é feito para a glória de Deus. 

O novo CD do cantor gospel Tino Abreu, intitulado “LÁ VOU EU” fora produzido pelo maestro Zequinha Ribeiro, em parceria com Gilmar e será lançado em um grande show no dia 16 de fevereiro de 2013, no CRESSUPE, o qual será mais que um show, será uma noite de benção e adoração a Deus. 

Nessa tarde de quarta-feira (23), o blog Pedras Verdes encontrou o cantor no Genival Photo Studio, na Rua Manoel Trindade, n° 192, no centro da cidade de Pedreiras, onde realizou uma entrevista com Tino Abreu. 

Confira agora, na íntegra, a entrevista realizada com o cantor Tino Abreu.

APOIANDO O ARTISTA:

O fascínio de escrever [*Aldo Gomes]


A princípio me sobreveio grande força como se emanada de um psicológico fluente e crescente, mas de forma discreta, seguida por leve receio de versar sobre o tema, receio dissimulado que me sugere não admiti-lo por motivo de orgulho pessoal insinuante de que seria eu pensador irretocável, hábil, perfeito, cujo produto escrito é pronto, acabado, em que não cabe melhoria. Essa pretensão se desfaz, no entanto, no instante do meu reconhecimento de que para este aventureiro das letras escrever é um prazer tanto maior quanto maior o desafio de expressar os sentimentos, segundo a natureza da sua complexidade. Anima, estimula, mas refreia, reluta. Produz no campo da subjetividade fluxos e refluxos, idas e vindas no desenrolar da mente, enfim, como se fosse uma formulação química em que as substâncias colocadas juntas agem e reagem, “brigam entre si”, enfrentam-se, mas no final se ajustam, definindo-se por um produto de grande imprescindibilidade. 

Creio, na minha possível ignorância, que os escritores famosos ou até os minimamente conhecidos não viveriam sem escrever ou não viveriam bem e sim subnutridos nessa área, não pelo vértice financeiro, mas pela necessidade interior do escritor de sentir que está ligado, entendido, sabido, compartilhado em seus pensamentos que nem sempre são bem claros para ele mesmo, pois alguém mais capacitado, mais sensível, quem sabe um gênio, um sábio (sem acepção de gênero, obviamente), logre sorte de que seus pretensos recados sejam decifrados e disseminados como algo interessante, confortável e construtivo. Escrever sugere a conquista de espaços comuns para firmar o sentido de fazer parte, em alguma fração de segundos, do cotidiano congênere. Na extensão desse ponto de vista é sequencial perceber que a postagem gráfica, certamente não por si só, é aquilo que ela pode gerar na apuração final da reflexão, desde fáceis compreensões até a identificação de sensações pré-requisitos para ações que levem a fatos e situações transformadoras individuais ou coletivas, extensivas e construtivistas. 

Em uma variável mais acurada podemos dizer ou supor que escrever é ter alguma rara espécie de poder que muitos poderiam ter, mas poucos tentam: o poder de ousar a comunicação, ousar infiltrar-se pacificamente, no melhor dos sentidos, no pensamento, no imaginário e no senso comum daqueles que embora sejam nossos semelhantes, são, cada qual, um mundo próprio, diferente. Aliás, escrever implica reduzir as diferenças por meio da identificação e fortalecimento de visões ou maneiras de pensar, gostos, conceituações, que não só podem ser melhor vividas, digeridas, globalizadas, como podem alcançar efeitos práticos, frutíferos, no aperfeiçoamento da convivência humana, para torna-la saudável. 

Neste ponto da presente reflexão somos instados talvez a causar leve desconforto na coordenação do entendimento do que discorremos, mas prefiro correr o risco ao arriscar o patente, ao dizer que “escrever não faz milagres”, mas pode ajudar no sentido da cura de males de ordem 

existencial, que levam pessoas à redução da autoestima com frequência considerável, com possibilidade de assim permanecer indefinidamente no tempo. Tal fato ocorre por sentir-se alguém deslocado socialmente e escrevendo tem esperança de encontrar ressonância mais além e o que é melhor, sem saber onde, nem quando, nem por parte de quem. Paradoxalmente são incertezas que trazem certo grau de positivismo e robustecem a fé. 

Quem escreve e torna público seus escritos alimenta o desejo de ser lido e adicionado no campo da imaginação de alguém. Quem lê espera entender, adicionar, sentir-se próximo, enturmado, igual, no que depender ou se ligar às hordas da comunicação escrita. Esta, pela sua natureza peculiar expande limites geográficos, amplia conhecimentos, promove união entre pessoas e povos, aproxima o homem na habilidade do dimensionamento dos fatos e seu direcionamento para o bem comum. 

Por todos os atributos da escrita e de escrever aqui enumerados e por outras dezenas que escaparam destes registros, as letras, palavras, termos e frases, combinados e bem coordenados, encerram poderes de alcançar o imponderável, daí a conveniência do empenho de todos na perseverança de carreá-los para o bom e salutar uso da escrita, pois no seu efeito indesejável temos visto na grande mídia casos em que a escrita gera desconforto, dissenções e outros desencontros. Como tudo no mundo tem os dois lados das considerações a escrita, idem, o tem, porém o lado bom predomina com larga vantagem, cabendo a todos nós, com a nossa atuação no espaço em que pudermos influir, aumentar esta margem, gradativamente. 

É certo que na apreciação do texto sob nossos olhares tentamos com afinco trazer à tona, o mais que pudéssemos, a compreensão compartilhada da escrita e sua importância no processo da comunicação entre nós, habitantes da Terra. Não consegui muito, mas talvez haja despertado, instigado os leitores a entender porque é tão fascinante escrever. 

Posso então fechar o raciocínio asseverando que escrevo pelo que falei e pelo que deixei de falar _ dando margem ao leitor a que formule suas conclusões _ escrevo pelo prazer, pela emoção, quando a decisão de escrever não tem volta, enfim, não há como explicar para convencer, seja o ato voluntário ou compulsivo ... sem economizar massa cinzenta, mas preservando-a para outras situações e desafios futuros. Assim, melhor dizer que... 

É o fascínio de escrever.

*Secretário de Agricultura Pecuária e Pesca de Pedreiras
Pedreiras, janeiro de 2013

Equipe Jorge Negretti Motocross Show se apresenta nesta sexta-feira em Pedreiras



Equipe Jorge Negretti Motocross Show se apresenta nesta sexta-feira em Pedreiras
Show acontece às 19h, na avenida Otávio Passos

O céu de Pedreiras vai ganhar, nesta sexta-feira, 25, um colorido especial. As motos Yamaha 250 cilindradas da equipe Jorge Negretti Motocross Show saltarão a 10 metros de altura em um espetáculo que promete agitar a cidade. A apresentação acontece nesta sexta-feira,  25 de janeiro,  às 19h, avenida Otávio Passos, bairro Goiabal. A entrada é gratuita. O evento é organizado pela concessionária FC Motos.

Quem assistir ao espetáculo deverá estar preparado para ver manobras de tirar o fôlego. São vários saltos, em alguns deles os pilotos imitam animais ou chegam a, inclusive, a abandonar o equipamento no ar, para agarrá-lo antes da aterrissagem, o famoso “Superman”. “Isto sem contar com a interação entre pilotos e público, nos cinco desafios que propomos aos nossos expectadores”, comenta Jorge Negretti, líder da equipe.

Os pilotos utilizam motocicletas Yamaha 250 cilindradas Yahama. De acordo, Negretti, as motos são preparadas para este tipo de espetáculo, com ajustes na suspensão, nos guidões e nos bancos. “Nosso trabalho é realizado com bastante confiança no equipamento, que é fabricado no Japão e tem todo o suporte da rede de concessionárias Yamaha”, explica Negretti.

A equipe Jorge Negretti Motocross Show é a primeira a percorrer o país em apresentações de motocross estilo livre. São espetáculos em que motociclistas saltam a quase 10 metros de altura em rampas preparadas especialmente para as apresentações. Na temporada 2012, as apresentações da equipe foram uma das principais atrações em diversos eventos importantes: nas etapas da Fórmula Truck, Racing Festival, Salão Duas Rodas Recife, na final do Campeonato Paulista de Futebol, no estádio do Morumbi, para um público de 40 mil pessoas, além de exibições em várias cidades do país.

Sobre Jorge Negretti

Jorge Negretti é o único piloto da segunda geração da modalidade ainda em atividade no Brasil. Em trinta anos de motocross, acumula os principais títulos do motociclismo nacional, como dez títulos brasileiros de motocross. Desde 2001 lidera uma equipe a equipe Jorge Negretti Motocross Show, que percorre o país espetáculos de motocross estilo livre nos principais eventos esportivos do país.





   


Apresentação Equipe Jorge Negretti Motocross Show
Avenida  Otávio Passos, bairro Goiabal
Sexta-feira, 25, às 19h – entrada franca
Organização – Concessionária FC Motos

SEGURANÇA EM FOCO [COM THONY MARANHÃO]

COMANDO DA PM FALA SOBRE MATÉRIA POSTADA EM BLOG E REVELA QUE NÚMEROS DE OCORRÊNCIA DIMINUIU NO MUNICÍPIO

É mais do que dever da polícia proteger o cidadão,e é para isso que o povo brasileiro paga seus impostos, somos mais que conhecedores que a cada dia vários assaltos,crimes e demais ondas de violência aumentam nas grandes e pequenas cidades.Em Pedreiras não é diferente,apesar da onda de assaltos o pequeno efetivo de policiais, que realizam o trabalho de ronda e combate a criminalidade vem dando conta do recado,isso porque a quase sete anos a frente do comando da 10ª CI de Policia Militar o comandante José Maria Honório de Carvalho Filho desenvolveu vários projetos e ações que vieram a contribuir para segurança da população.Projetos como a implantação do curso de formação de soldados,o PROERD que tem como finalidade levar as escolas os males que provocam as drogas,o ciclo patrulhamento,o esquadrão águia e a força tática tudo isso visando manter ordem e segurança dos 13 municípios que integram a regional de Pedreiras e mais importante sempre com a participação popular.

Um grande marco do comando da PM foi a cobrança do uso do capacete aos condutores de motocicletas,pois antes o trânsito era um verdadeiro caos e ninguém respeitava a sinalização,hoje a realidade é outra,o condutor já fez do capacete um acessório indispensável segundo exige as leis do trânsito.0 que visivelmente reduziu o número de acidentes de trânsito com vítima fatal em Pedreiras e Trizidela do Vale,coisa que nenhum outro comando conseguiu. De fato uma polícia que trabalha também na ideia de ouvir o cidadão,ou seja,garante o direito de todos se expressarem a respeito do trabalho realizado e soluções de problemas através do diálogo. 

Esta semana um blog citou Pedreiras como uma cidade bastante violenta e que a população vive assombrada pelos constantes assaltos que acontecem, mas não é bem assim,só quem aqui vive sabe que violência existe em todos os lugares e que a população não está em pânico. Após isso procurei o comando da PM que em palavras disse: "Que não se pode criar um clima de insegurança de forma irresponsável pois o crime e a violência não podem ser analisados de forma isolada, e pode ter certeza ela sempre existiu e sempre existirá pela imperfeição da própria sociedade, e não se pode colocar em cheque um trabalho desenvolvido ao longo de 7 anos, analisando apenas um caso isolado, pois o trabalho da PM em Pedreiras e Trizidela do vale serve de exemplo para outros municípios.

Nas diversas cidades do país, todos os dias a mídia tem noticiado crimes de toda ordem do mais simples como pequenos roubos aos mais graves como o homicídio, mais isso não quer dizer que os órgãos de segurança publica não estejam trabalhando. O mundo mudou a violência tem chegado nas pacatas cidades do interior, aquela cidade de outrora onde se podia dormir com as portas e janelas abertas e que no máximo se tinha eram ladroes de galinhas não existe mais. O cidadão também é responsável por sua segurança e no momento que você planeja um negócio você tem obrigação de também pensar na segurança de seu negócio e de seus clientes".Assim frisou o comandante da PM da 10ª CI. Segundo dados da Policia Militar o numero de ocorrências diminuiu o bastante e não se pode julgar o trabalho de profissionais sérios e comprometidos com a segurança da comunidade.Pois fazendo isso estaremos cometendo uma grande injustiça com esses profissionais que trabalham diuturnamente para nos garantir a PAZ SOCIAL.

Thony Maranhão