INADJETIVÁVEL [por: ALDO GOMES]

Desta vez o esforço foi simplesmente uma viagem, uma levitação pelos ares infindos contagiantes, ainda que em formato de lida laboriosa, árdua e prodigiosa em paralelo, para encontrar adjetivo convincente, que preencha minha ânsia de exprimir muito além do imaginável com uma palavra, um simples adjetivo. Quando me convenci de que jamais acharia tão sonhada expressão, ocorreu-me olhar de novo o título “inadjetivável”, aquilo que não se pode adjetivar, qualificar, e então me senti melhor. Poderia, enfim, ser este o conjunto de letras que preencheria a lacuna inquietante, irritante até segundos atrás. É curioso pensar que teria experimentado breve tempo de alegria por achar-me incapaz de conseguir algo aparentemente fácil. Seria uma dificuldade indicativa de que a prenda caçada representa achado especialmente valoroso. 

Pensei noutros títulos. Lida mental intensa, densa, tensa, que chegou a bom termo. ‘Inda bem, pois até minha respiração já se alterava de forma crescente, gradual. Inadjetivável foi aquele gesto que de vez em quando como surpresa repetida e ao mesmo tempo única a cada vez que ouvia de alguém ao falar ou ligar para alguém em tom de gracejo emotivo dizendo: _ ... incrível ... ! Neste incrível exclamado estava contido fantástico, espetacular, exultante! Antes, porém, de dar acabamento a este relance de conjecturas, admito que pela razão a seguir revelada, poderei ser julgado suspeito para dar vazão a estes sentimentos em caráter de total imparcialidade. 

Apraz, assim, voltar poucas linhas no texto. O gesto. Pelo que tenho ouvido, talvez nem o protagonista nem o alvo daquele gesto faça clara idéia de sua profundidade, seu simbolismo e seu significado. O palco de 

grandes emoções que deu lugar a este magno acontecimento é naturalmente a conhecida e celebrada fonte energizante de gostosas sensações: Governador Archer. 

Antonio Gomes de Melo, quase 83 anos de idade, ex vereador por quatro mandatos, ainda festejado pela sua vitalidade e história política, certo dia bem recente, neste início de janeiro de 2013, passando próximo ao belo prédio do Paço Municipal da cidade cuja emancipação político-administrativa liderou há cinquenta anos, por motivação espontânea dignou-se fazer uma visita de cortesia ao prefeito recém empossado Jackson Valério, que vem se revelando um jovem político de ares inovadores, nutriente natural de apoio popular, hoje ator principal do cenário político local, para quem se voltam as atenções de todos. 

Como filho único (biológico) de Antonio Gomes, como paciencense e archense de nascimento, admirador e acompanhante da política deste município, fanático resgatador e organizador de sua história, meu instante de alegria ímpar, rejuvenescedora e arrebatadora não poderia ser de outro jeito, face à grandeza inominável do gesto do jovem prefeito Valério ao receber a extrovertida visita de meu pai e dizer-lhe com habituais respeito e admiração: _ “seu Antonio Gomes, sente-se aqui nesta cadeira e sinta-se o prefeito de Governador Archer”. Ali se acomodando por alguns minutos Antonio Gomes, segundo soube, falou alguns gracejos a respeito do fato e todos se divertiram. Esta atitude sem precedentes deve ter mexido profundamente com o ego deste homem que se confunde com a própria historia do Centro do Paciência, Vila Governador Archer e Governador Archer, sem contudo lhe subtrair a humildade, fazendo-o sonhar acordado ao reviver em lances relâmpago a sua belíssima história política, desde que ali chegou oriundo de Crateús, Ceará, há sessenta anos, não muito depois de Manoel Paciência ter aberto caminho para a formação do lugar. 

Valério, sem se dar conta, possivelmente, pela sua ascendente espontaneidade e espírito de compartilhamento, proporcionou grandioso momento de resgate dos melhores dias de brava e prazerosa luta de Antonio Gomes, hoje octogenário ex candidato a prefeito nas eleições de finais dos anos 60, que preserva orgulho e alegria de ser archense por adoção e de viver agora o novo contexto econômico-político-social desta plaga abençoada 

Prefeito Valério em cujo palanque tive o prazer de discursar na recente campanha que culminou com a sua vitória e do povo archense, saiba agora, se ainda não imaginou, que você e Vossa Excelência ao mesmo tempo _ assim considero _ proporcionou com um gesto de carinho, consideração e nobreza a Antonio Gomes, meu pai, Luíza, minha mãe, também octagenária, ambos lúcidos e saudáveis, e Aldo Gomes, autor deste texto, a certeza de que ainda existe desprendimento, coerência, externação de estima voluntária por parte de alguém que como os outros, poderia guardar para si próprio, para seu auto consumo e auto afirmação tais benesses e privilégios de grande significado, em vez de dividi-las com alguém. Isso nos deixa aliviados, leves e de alma nova por muito tempo face à esta simbologia rara e inspiradora, que testou os nossos corações, que foram aprovados mediante o impacto surpreendente em forma de afeto causado por atitude de tamanha autenticidade. Podemos afirmar com toda convicção que só você, só Vossa Excelência, Valério, teria voluntariedade e pendor para construir momento ímpar, tão feliz quanto solene na vida destas duas gerações de archenses embevecidos pela singularidade deste gesto... quiçá, ainda, inadjetivável! 

Engº agrº Aldo Pereira Gomes 
Secretário de Agricultura Pecuária e Pesca de Pedreiras

TRIZIDELA DO VALE/PEDREIRAS: CASA DE RECUPERAÇÃO ''VIDA NOVA'' JÁ É UMA REALIDADE

Seminário de apresentação do Projeto da Casa de Ressocialização Nova Vida. Em pé, Pr. Augusto explanando sobre a logomarca do projeto.

Em Trizidela do Vale no dia 27/02, no auditório Irmã Ana Maria Prosérpio do Colégio Frei Germano, foi dando um passo grandioso no avanço contra uso de drogas, a realização seminário de apresentação do Projeto da Casa de Recuperação Nova Vida, se consolidou como uma bela iniciativa em favor da manutenção da vida.

Os prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia e o de Pedreiras Totonho Chicote, juntos ao vice-governador Washington Oliveira, também com presença do secretário de Estado do Trabalho Antônio Helay e autoridades locais, participaram da apresentação do Centro de Recuperação Vida Nova que atua recuperando e reintegrando dependentes químicos. O projeto é uma iniciativa do pastor Augusto Batista da da Igreja Batista em Pedreiras que se fez presente e entusiasmado e com muita fé do trabalho que será realizado.

A Casa de Recuperação Vida Nova, sediada na Rua Cândido Mendes, nº. 01, Bairro Santo Antonio dos Oliveiras, no município de Trizidela do Vale-MA é uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos.

A drogadição nos municípios da Região do Médio Mearim tem se destacado como fator preponderante para o aumento das taxas de violência, além do agravamento da relações familiares. A toxicodependência afeta não só a vida do ser acometido, mas também, desequilibra as bases mais sólidas da comunidade. 

O Vida Nova, chega em grande momento, já que nada neste sentido havia sido feito de forma consistente até o momento. Uma iniciativa valiosa: a sociedade ganha um instrumento de luta, resistência e fé, para apoiar e ser apoiado. 

A manutenção desse projeto é dever não apenas da classe politica, igreja ou instituições públicas ou privadas. É imprescindível que as comunidades de Pedreiras e Trizidela do Vale participem ativamente e, principalmente, ajude a manter o projeto em funcionamento.

(E) Vice-governador, prefeito de Trizidela do Vale Fred Maia, 
Juíza de Direito Ana Gabriela e Major Honório.

Dr. Allan Roberto médico, pastor Augusto Batista e 
promotora de justiça Sandra Pontes

Em pé, Prefeito de Pedreiras Totonho Chicote e Vinicius Louro,
vice-prefeito de Trizidela do Vale (Direita)

PEDREIRAS VAI PARAR!


Dia 08 de março, sexta-feira, a cidade de Pedreiras vai parar!

Vem aí, a Primeira Marcha da Mulher Cristã de Pedreiras, que tem como objetivo reunir o máximo de mulheres que servem a Deus, em um só local e momento, ou seja, as ruas da cidade.

Venha você, mulher, participar de uma marcha que vai lhe fortalecer na vida e na fé cristã, para ter uma vida voltada para Deus, para o próximo e para a sua família.

Estamos contando com a participação de Léa Mendonça.

Informações podem ser obtidas com a missionária evangélica Célia Marques.

Telefone: (99) 8110.3658

APAC ESTÁ COM NOVO ESPAÇO


Por: Joaquim Filho

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC – está com um novo espaço, um escritório localizado na Rua Raimundo Araújo, nº. 325, no centro da cidade de Pedreiras-MA, que tem como finalidade prestar melhor assistência aos familiares e parentes dos apenados que estão no Centro de Ressocialização de Pedreiras, localizado na MA que liga Pedreiras à Lima Campos, a uma distância de 10km do centro da cidade.

Hoje pela manhã, terça-feira (26), a reportagem do blog Pedras Verdes esteve no local e foi bem recebido pelo funcionário da Instituição, o Sr. Regilson que falou um pouco sobre a Entidade.

Segundo Regilson, a APAC é uma Entidade civil, de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada exclusivamente à recuperação e reintegração na sociedade dos condenados e penas privativas de liberdade. Informou ainda que a Associação está amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, possui seu Estatuto resguardado pelo Código Civil e pela Lei de Execução Penal.

Portanto, no sentido de deixar as pessoas bem informadas a cerca do que é a APAC, o que ela faz e de que forma está atuando no município em prol dos apenados e da família dos mesmos, a partir de hoje, a Diretoria, na pessoa de sua Presidente Simone Oliveira passará dar mais informes, com mais frequência, na mídia local e estadual.

A DIRETORIA DA APAC ATUALMENTE ESTÁ CONSTITUÍDA DESSA FORMA:

Presidente: Simone Oliveira
Vice Presidente: Antonio Haroldo Segundo
1º Secretário: Moisés Abìlio
2º Secretário: Enoque Barreto
1º Tesoureiro: Lívio Maia
2º Tesoureiro: Sônia Ibiapino
Diretor de ação social: Obadias Alves
Diretores Jurídicos: Otoniel Regadas e José Lacerda.

WASHINGTON OLIVEIRA É RECEPCIONADO POR SERVIDORES PÚBLICOS EM PEDREIRAS

Vice-governador em Reunião com Servidores Públicos Federais em Pedreiras


Os servidores da FUNASA, antiga SUCAM, recepcionaram na sala de reuniões da Regional de Saúde de Pedreiras o Vice-governador Washington Oliveira e o secretário de Estado do Trabalho José Antônio Helay. Militante do PT e sindicalista patente, Washington se reencontrou com velhos companheiros de lutas e, em um clima amistoso conversou, falou de seu trabalho no Estado, relembrou tempos de batalhas e ainda ouviu reivindicações,  reclamações e propostas que devem ser encaminhadas ao Palácio dos Leões e á Câmara dos Deputados. 

Os servidores Edílson Branco e Simão Reis abriram as falas já solicitando providencias quanto à reforma estrutural das instalações dos prédios da Regional e, principalmente do Teatro João do Vale que se encontra abandonado. O Vice-governador, saudosista, lembrou-se do antigo CRUTAC (Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária) que por alguns anos atuou na região do Médio Mearim. A área em que hoje está instalado a FUNASA é de propriedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fato este, há algum tempo, vem sendo alvo de discussões quanto à instalação de um polo da universidade em Pedreiras. Washington atendendo a demandas dos servidores, disse que entrará em contato com o reitor da UFMA, Natalino Salgado, para que seja visto a possibilidade de aproveitamento das instalações pelo município e para ver em que pé anda o projeto que trará a Universidade Federal para Pedreiras. 

Ainda na reunião foi discutida a implantação do Comitê de Bacia do Mearim. O projeto foi aprovado pela SEMMA e agora tramita na PGE (Procuradoria Geral do Estado) de onde será encaminhado para a Casa Civil onde será apreciado pela Governadora Roseana Sarney. 

Washington se mostrou preocupado com a cultura local e disse ainda que Pedreiras é uma cidade cultural com forte influência no Estado e que deve procurar o prefeito Totonho Chicote para discutir sobre alguns assuntos ali colocados. 

O Vice-governador foi lembrado da luta que os funcionários e ex-funcionários aposentados da antiga SUCAM vêm travando, em decorrência da contaminação pelo uso inadequado dos venenos DDT e malation não só em Pedreiras, mas, no Maranhão e também em todo o Brasil.

VICE-GOVERNADOR DO MARANHÃO PARTICIPA DE MOVIMENTO CONTRA “PEC DA IMPUNIDADE” EM PEDREIRAS


 

Um ato público de alta seriedade anunciado pelo Ministério Público, mas que inicialmente aparentou ser uma manifestação tipicamente politiqueira, fomentado nas mídias sociais de Pedreiras e Trizidela do Vale por "politiquistas de plantão", e que já havia causado alguma polêmica na impressa local, além de confusão na cabeça do cidadão, ocorreu tranquilamente. Em um dia fortuito, o Ministério Público de Pedreiras, membros da sociedade civil e o Governo do Estado com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, José Antonio Heluy e do Vice-governador Washinton do PT, foram recebidos pelas promotoras de justiça da comarca de Pedreiras, Sandra Pontes e Lana Cristina, demais membros do magistrado local e lideranças locais, que se uniram em caminhada saindo da Praça da SUCAM em direção ao Auditório da Mearim Motos onde foram feitos diversos pronunciamentos com enfoque na atuação contra a corrupção e o fortalecimento do Ministério Público.

Políticos, membros de partidos, representantes dos sindicatos, funcionários públicos, membros da comunidade, ouviram e participaram de um legítimo ato em prol da justiça e contra a impunidade. O prefeito Fred Maia, que já sofreu os rigores da lei, elogiou o trabalho do Ministério Público e alertou aos novos gestores, inclusive ao seu colega Totonho Chicote, de que hoje não se admite erros na administração pública e que o mesmo se cerque de pessoas competentes, que se enquadrem na nova maneira de fazer gestão municipal. Otacílio Fernandes, Samuel Barrêto. Juiz Luiz Carlos Licar, Wescley Brito, Rogério do PT, Ana Roberta do Sindicato, Ivaldo Lima, Dr. Allan Roberto, Pr. Augusto, Ana Kátia Chagas e o poeta Moisés Abílio foram algumas das pessoas que deram sua contribuição e o apoio ao movimento.

SOBRE A PEC-37 [EXTRAÍDO DA PÁGINA PESSOAL DE DR. ALLAN ROBERTO COSTA SILVA]

De autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB/MA), a PEC torna o poder de investigação criminal privativo das polícias federal e civis, mediante alteração do artigo 144-§10. Favorável ao projeto, o relator da proposta, deputado federal Fábio Trad (PMDB/MS), apresentou um substitutivo, acrescentando alterações também no artigo 129 da Constituição - que disciplina a instituição do Ministério Público.

Para a ANPR, a realização de diligências investigatórias diretamente pelo MP é plenamente compatível com o modelo processual brasileiro e com sua missão constitucional. Além disso, o poder de investigação por membros do Ministério Público está previsto em diversos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Estudo da Fundação Getúlio Vargas indica que, entre 2002 e 2008, houve desvios de R$ 40 bilhões em contratos com o governo. “Calar o MP em um país com índices tão altos de criminalidade significa um retrocesso intolerável para as instituições democráticas do país. Certamente, só terá os aplausos da criminalidade organizada”, afirma o presidente da ANPR, Alexandre Camanho.

Confira abaixo os 10 motivos contra a PEC da Impunidade:

1. Retira o poder de investigação do Ministério Público, como instituição responsável pela defesa da sociedade. Isso significa impedir que, somente no âmbito do Ministério Público Federal, mais de 1.000 procuradores da República trabalhem no combate ao desvio de dinheiro público e à corrupção.

2. Reduz o número de órgãos para fiscalizar. Além de impedir o Ministério Público, as investigações de órgãos como Ibama, Receita Federal, Controladoria-Geral da União, COAF, Banco Central, Previdência Social, Fiscos e Controladorias Estaduais poderão ser questionadas e invalidadas em juízo, gerando impunidade.

3. Exclui atribuições do MP reconhecidas pela Constituição, enfraquecendo o combate à criminalidade e à corrupção; além de ignorar a exaustiva regulação existente no âmbito do Ministério Público para as investigações, não reconhece a atuação de órgãos correicionais (Conselho Superior e Conselho Nacional do Ministério Público), bem como do próprio Judiciário, nem, tampouco, o quanto estabelece o artigo 129 da Constituição.

4. Vai contra as decisões dos Tribunais Superiores, que já garantem a possibilidade de investigação pelo Ministério Público. Condenações recentes de acusados por corrupção, tortura, violência policial e crimes de extermínio contaram com investigação do MP, nas quais a polícia foi omissa.

5. Gera insegurança jurídica e desorganiza o sistema de investigação criminal, já que permitirá que os réus em inúmeros procedimentos criminais suscitem novos questionamentos processuais sobre supostas nulidades, retardando as investigações e colocando em liberdade responsáveis por crimes graves.

6. Vai na contramão de tratados internacionais assinados pelo Brasil, entre eles a Convenção de Palermo (que trata do combate ao crime organizado), a Convenção de Mérida (corrupção), a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, que determinam a ampla participação do Ministério Público nas investigações.

7. Define modelo oposto aos adotados por países desenvolvidos como Alemanha, França, Espanha, Itália e Portugal, onde os atos investigatórios são feitos pela Polícia sob a condução e a orientação do Ministério Público e do Judiciário, sendo suas instruções irrecusáveis. Vale ressaltar que estudos apontam que apenas três países estabelecem sistemas onde a polícia tem a exclusividade da investigação criminal: Quênia, Uganda e Indonésia.**

8. Polícias Civis e Federal não têm capacidade operacional nem dispõem de pessoal ou meios materiais para levar adiante todas as notícias de crimes registradas. Dados estatísticos revelam que a maioria dos cidadãos que noticiam ilícitos à Polícia não tem retorno dos boletins de ocorrência que registram, e inúmeros sequer são chamados a depor na fase policial. Percentual significativo dos casos noticiados também jamais é concluído pela Polícia. Relatório do Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) aponta, em relação aos homicídios que apenas 5 a 8% das investigações são concluídas.

9. Não tem apoio unânime de todos os setores da polícia; a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) afirmou em nota que “a despeito de sua condição de policial, manifesta-se contrariamente à PEC em atenção à estrutura interna da polícia federal e aos dados sobre a eficácia do inquérito policial no Brasil, com baixos indicadores de solução de homicídios em diversas metrópoles, que, a seu ver, evidenciam a ineficácia do instrumento, e desautorizam que lhe seja conferida exclusividade” .

10. Impede o trabalho cooperativo e integrado dos órgãos de investigação; um exemplo é a ENASP, que reuniu esforços de policiais, delegados de polícia e de membros do Ministério Público e do Judiciário, ensejando a propositura de mais de oito mil denúncias, 100 mil inquéritos baixados para diligências e mais de 150 mil movimentações de procedimentos antigos.

TENDA DA SAÚDE EM MARIANÓPOLIS


Inamovibilidade, eis a questão?


Caros amigos do BLOG PEDRAS VERDES, passado as festividades carnavalescas, parece que agora sim, começou o ano e, já com o caldo fervendo e bem apimentado. O governo Totonho Chicote, que vem se encontrando nestes meses iniciais, está enfrentando uma oposição sorrateira que promete infernizar a vida do prefeito. Alguns no afã politiqueiro de atacar o incipiente chefe do executivo municipal se esquecem de esconder seus próprios rabos. Outros vem usando de expedientes bem maquiavélicos, já demonstrando o que pode acontecer no futuro. 

É certo que devemos participar da atual administração, apoiar, fiscalizar as ações, cobrar transparência e de forma mais extrema, podemos até fazer um levante e exigir nossos direitos. Agora, devemos ficar atentos quanto aos criadores de polêmica gratuita e sem fundamento, que tem o simples intuito de perturbar a sociedade. 

Correu em rede social na internet a seguinte nota:
“MOVIMENTO DE APOIO À PERMANÊNCIA DE DRA. Sandra Pontes NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PEDREIRAS, NESTA TERÇA-FEIRA, ÀS 8:00H, NA PRAÇA DA SUCAM... ESTÃO QUERENDO CALAR NOSSA VOZ... VENHA E TRAGA SEU GRITO DE REVOLTA CONTRA ESSA DECISÃO!”
Algum tempo depois a promotora Sandra Pontes emite uma nota de esclarecimento:
“Esclarecimentos a Sociedade da Comarca de Pedreiras/MA.
Nos termos da Constituição Federal os membros do Ministério Público tem inamovibilidade e assim só poderão ser transferidos de suas Promotorias de Justiça de onde são titulares por promoção ou remoção por antiguidade ou merecimento, necessitando de ato voluntário de inscrição e que figurem na primeira quinta parte da lista. Sou a 82ª da lista de antiguidade da Entrância Intermediária e amo Pedreiras. Portanto, acho difícil alguém conseguir minha transferência desta Promotoria de Justiça. Luto e ajo pelo cumprimento da lei e pela realização da justiça. Doa em quem doer. Bom domingo a todos. De Pedreiras, 24 de fevereiro de 2013.”

Logo em Seguida o assessor especial da prefeitura de Pedreiras, Allan Roberto Costa Silva emitiu notas de esclarecimento:

NOTA 1:
“Esclarecimento a sociedade pedreirense - atenção!!!
“A manifestação que acontecerá na manhã da próxima terça-feira, 26/03, na praça da SUCAM, não se trata de nada referente a protestos pela manutenção da douta e competente promotora de justiça titular da 1ª vara da comarca de pedreiras nesta cidade. Até porque se fosse para tal trataria-se de algo inócuo, pois por previsão constitucional, promotores de justiça são inamovíveis, não podem ser transferidos nem por vontade do governador do estado, por ser o ministério público um órgão independente do judiciário e com autonomia administrativa e financeira.
Nota 2:
“Esclarecimento a sociedade pedreirense - atenção!!!
A manifestação tratar-se-á de um protesto contra um projeto de emenda constitucional - PEC - nº 37 de autoria do deputado federal maranhense Lourival Mendes, delegado civil de carreira, que prevê a extinção do direito do ministério público-MP fazer investigação criminal e exercer o controle externo sobre as polícias, que são atuais prerrogativas constitucionais do MP. Ora, isso esvaziaria quase completamente a função do MP como órgão defensor da sociedade - sua função maior e mais nobre. E deixaria a sociedade somente nas mãos das polícias, que na maioria das vezes sabemos ser corporativistas, abusadoras dos direitos humanos, corruptas e injustas. A manifestação é contra a famigerada PEC-37. Ela é o grande perigo. Você e sua família querem ficar à mercê “disso? Não usemos a manifestação para fazer politicagem! A promotora não corre nenhum risco de ser removida de pedreiras e não há nenhum interesse no atual governo municipal para tanto”.

ÚLTIMAS DO CARNAVAL: "DEZTAQUES"

1 - "MULHER" E O FESTIVAL DE MÚSICA CARNAVALESCA



Já tradicional em Pedreiras, o festival de música carnavalesca ou festival de marchinhas como muitos chamam, este ano tomou novos ares e foi parar na Prainha, mas precisamente na Praça da Bíblia, um dos redutos culturais da cidade. Com a presença de um bom público, Francinete Braga e Marcelo Cruz, sagraram-se campeões, respectivamente, compositora e intérprete cantaram a "MULHER" e encantaram o público e os jurados.

2 - ARRASTÃO DA SAÚDE E CONTRA O ABUSO SEXUAL


Uma bela iniciativa na abertura do carnaval. O arrastão promovido pelas secretarias de saúde e assistência social da prefeitura de Pedreiras organizaram uma grandiosa caminhada na manhã de sexta-feira de carnaval para chamar atenção às questões de saúde durante o carnaval e também contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.

3- 10 ANOS DE BAILE DA SAUDADE



Um dos bailes mais charmosos, familiares e feliz do Brasil. São dez anos de alegria dos foliões que gostam dos belos carnavais de outrora. Uma festa que a cada ano vem evoluindo e promovendo a convivência entre velhos e novos foliões, sempre regada ao som  de muitas marchinhas que fizeram e fazem a festa dos melhores carnavais.

4 - ARRASTÕES DO BLOCO "LEVA NOIS"


Incontestavelmente, o carnaval de Pedreiras de 2013, foi o maior já realizado. Entre sexta-feira e  terça-feira de carnaval, em média 30 mil foliões por dia, com abadás e sem abadás, brincaram ao som de grande bandas que circulam no cenário nacional: Chicabana, Fabrícia, Estourado e em especial, a banda Axerife, que no sábado cantou e encantou os Pedreirenses pela sua competência, voz, alegria, musicalidade, vibração, educação e simplicidade.

5 - UM CARNAVAL APROVADO



Uma festa de grandes proporções como nunca se tinha visto em Pedreiras, um verdadeiro desafio para a cidade. Um evento que pôs à prova a estrutura da cidade: segurança, assistência médica e hospitalar, rede de alimentação, hotelaria, trânsito, etc. Diria que Pedreiras correspondeu muito bem, tendo em vista os poucos problemas que ocorreram na realização de um carnaval deste porte. Desde a ornamentação das vias, limpeza e as adversidades climáticas, podemos ter a certeza que foi um carnaval abençoado.

6 - DINÂMICA ALEGRIA

    
EXPRESSO DA ALEGRIA: HUGO TEXEIRA

  
CARROCINHA DO JACINTO

O povo de Pedreiras tem uma característica peculiar quando se trata de carnaval: gostam de se movimentar. Este fato é facilmente constatado quando observamos os inúmeros veículos que circulam na cidade. Muito som em carros particulares, carros volantes, mini-trios, vários "paredões", o que não falta é transporte para curtir o carnaval. Neste ano, além da tradicional Carrocinha do Jacinto que é na verdade uma palhoça ambulante, eis que surge O expresso da alegria do empresário Hugo Teixeira. Os dois veículos chamaram a atenção e foram destaques entre os foliões.

7 - CAMAROTE PONTO X  E A ALEGRIA DOS CAMAROTES


Os empresários Marcelo Rios e Rafael Bruno, arrumaram e inovaram num grandioso e arrojado empreendimento no carnaval. O camarote ponto "x" foi um dos grandes atrativos para a folia. Em um espaço glamouroso para 300 pessoas, regado a muita comida, bebida e som da melhor qualidade, o camarote trouxe a Dj Bruna Surfistinha que junto com seu trabalho também atraiu os olhares do Brasil para Pedreiras. Grande sacada, parabéns Marcelo e Rafael. 


Com um número record de camarotes este ano, e mesmo com alguns contratempos, o saldo e positivo para a alegria. Muitos encontros: famílias, amigos... encontros políticos e de empresários, fizeram destes espaços, os mais badalados do carnaval.

8 - ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO CARNAVAL


Em meio a tantas preocupações e ansiedade, dias a dentro sem dormir, planejando e organizando o grande carnaval de Pedreiras, muitos profissionais se dedicaram para que o projeto do carnaval 2013 fosse executado da melhor forma. Desde a limpeza pública a apresentação das bandas centenas de pessoas fizeram o seu melhor. Parabenizamos a todos que fizeram o carnaval de Pedreiras em especial os secretários Chico da TV de cultura e turismo, Antonio França de secretário de infraestrutura belo bom carnaval .

 
  

9 - CARNAVAL PLURAL, CARNAVAL DOS FILHOS DE DEUS

Arrastão católico no Rebanhão com Cristo: um dia para ficar na história dos carnavais de Pedreiras.


 
Cadetes do Samba: alegria e tradição no carnaval.

          
 - BLOCOS EMPACHADOS, OS 100 LIMITES, OS CORUJA. MOVIMENTO CARNABREGA, BAR DO POLYARTE, ENCONTRO DE CHARANGAS, AS CUNHAZINHAS DO MUTIRÃO. DJ VALDECIR, DJ ALISSON, SKEMA 5, KACHASAMBA, POTÊNCIA, NETO CAVAKUS, BAR DO INDIO, BANDA FANFARRA, MAESTRO DOMINGUINHOS.

10 - CARNAVAL: DESAFIO PARA A ADMINISTRAÇÃO


(D) Prefeito Totonho Chicote sendo entrevistado em sua residência pela repórter da TV Diário/ Revista Brasil Nordeste (E) Deputado Estadual Raimundo Louro (PR_MA) com sua esposa, vice-prefeita de Pedreiras, Fátima Vieira.

Os novos gestores que assumiram a prefeitura em 2013, já entraram com uma grande preocupação que foi manter em bom funcionamento os serviços básicos do município, principalmente saúde e infraestrutura. Pontos fundamentais para que fosse possível a realização de um carnaval a contento. O curto tempo, os problemas de uma administração nova, e ainda em organização, geraram grandes questões  que poderiam impedir a realização de um carnaval grandioso. Cumprir um promessa política de campanha dependeria da coragem, arrojo e disposição política e administrativa levantar recursos e garantir a realização do carnaval de 2013. Neste sentido, Totonho Chicote, mesmo sendo evangélico, não polpou esforços para garantir o carnaval do povo de Pedreiras e, ao lado do folião deputado Raimundo Louro e da vice-prefeita Fátima Vieira, conseguiram fazer o maior carnaval de Pedreiras de todos os tempos. Méritos. Parabéns aos políticos, e para um povo que faz tempo que não tem "NEM PÃO, NEM CIRCO", um banquete de alegria foi muito bom para começar o ano.

ESTES FORAM ALGUNS DESTAQUES, OS MAIS COMENTADOS E DISCUTIDOS, CASO QUEIRA PARTICIPAR COM MAIS DESTAQUES OU COMENTANDO, ENVIE-NOS E-MAIL PARA: pedras.verdes@yahoo.com.br