CARRO DE PEDREIRENSE É ROUBADO DE DENTRO DO ESTACIONAMENTO DO FÓRUM DESEMBARGADOR ALEXANDRE COSTA EM SÃO LUÍS


O carro da Toyota, molelo SW4 RS PRATA, Placa OIX7946,  foi roubado na tarde de ontem às 15:00h quando estava estacionado dentro do Fórum Desembargador Alexandre Costa, simplesmente, a casa da justiça em São Luís. 

A proprietária, dona Maria Vieira de Santana, que acompanhara um de seus filhos, deixou o carro parado e, em apenas 90 segundos, ao voltar ao local que o veículo se encontrava, deparou-se apenas com lugar vazio.

Caso alguém tenha alguma informação, pede-se, entrar em contato: (99) 8138-5749


ASEMART interage com Poção de Pedras


*Aldo Gomes

Nesta quinta-feira, 04 de julho de 2013, foi a vez do município de Poção de Pedras, através da Secretaria de Agricultura receber a Associação dos Secretários Municipais de Agricultura da Região do Território da Cidadania do Médio Mearim I – ASEMART, em clima de alegria, otimismo e descontração, consciente do relevante papel que tem a desenvolver frente a realidade atual do setor produtivo dos 16 municípios que a compõem.

Constou da pauta da reunião o aprimoramento do regimento interno da entidade; avaliação dos resultados da reunião anterior, de São Roberto; situação dos programas do Governo Federal nos municípios; elaboração do calendário de reuniões/encontros mensais até o final deste ano, ficando acertado que a próxima será realizada em São Raimundo do Doca Bezerra, dia 31 deste, quarta-feira, as 09 horas. Como o Secretario de Agricultura, Sr. Manoel Cardoso de Oliveira apresenta alguns fatores que requerem pequenos ajustamentos para o evento, os demais secretários presentes puseram-se a disposição para apoiar o colega, a fim de tornar possível a efetiva integração do município aos demais da ASEMART. A secretária de agricultura de Lago do Junco, Elidevan Ferreira de Sousa mostrou interesse em que o encontro de agosto seja realizado em seu município.

Concluído o Regimento Interno e atualizadas as informações sobre os Programas Federais direcionados ao setor de produção e infraestrutura produtiva dos municípios, tivemos a participação de Secretário de Governo do município de Poção de Pedras, Engenheiro Agrônomo Emilton de Carvalho Lins, que fez breve retrospectiva de sua passagem em cargos de direção do Sistema Estadual de agricultura, desde a antiga EMATER-MA, exercendo também, o cargo de vereador de Poção de Pedras, entre outras experiências. Falou de sua disposição em apoiar a ASEMART, apresentando sugestões ao seu bom desempenho, elogiando a atitude dos secretários de agricultura da região, afirmando ser este o caminho para inserir os municípios no processo de desenvolvimento regional, trabalhando solidariamente uns pelos outros. Alertou a todos para as grandes dificuldades e entraves que surgirão, mas considera que maiores serão as possibilidades de sucesso.

A presença do vereador Joaquim de Sousa Filho e da Sra. Cristina Sousa do Nascimento deu um ar de incentivo bastante notável entre os presentes, contribuindo para aumentar o clima de boas novas, em construção desde o inicio da criação da ASEMART. O Secretario de Agricultura de Pedreiras Aldo Gomes, que fizera a abertura do evento, agradeceu a presença de visitantes/apoiadores, afirmando que a entidade de secretários municipais breve buscará a sua valiosa colaboração. Os secretários de agricultura de Lago do Junco Elidevan, São Raimundo do Doca Bezerra José Almir, São Roberto Manoel Cardoso de Oliveira, Trizidela do Vale Antônio Carlos, Bernardo do Mearim, James Claudio manifestaram o desejo de contribuir cada vez mais com o bom andamento das ações da nossa entidade, que vislumbra dias melhores para o público alvo, pequenos agricultores e suas famílias como beneficiários diretos.

Após o término da reunião ao meio dia e meia o Secretário Matias ofereceu um farto e apetitoso almoço, que todos saborearam, enquanto usufruíam de salutar momento de confraternização e fortalecimento dos laços de amizade, respeito e grande estima.

*Secretário de Agricultura Pecuária e Pesca de Pedreiras.

VALE DO MEARIM SERÁ POLO TURÍSTICO


O secretário de Cultura e Turismo de Pedreiras Chico da TV, esta hoje na capital são luis em uma reunião da Secretaria de Turismo do Maranhão, na pauta o secretário busca incluir o novo polo turístico do maranhão, a região do vale do mearim.

Os municípios que o secretario defendo no encontro de hoje são, Lima Campos, Pedreiras, Trizidela do Vale, Igarapé Grande, Esperantinópolis, Lago dos Rodrigues e Lago do Junco.

O encontro com o Conselho de Estado de Turismo será nesta terça-feira (30), às 14h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, estarão presentes gestores públicos dos polos turísticos de todo o estado para discutir as diretrizes do novo Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.
 
Na ocasião os 68 municípios turísticos deverão entregar ainda o termo de compromisso que prevê a adesão de cada município ao programa que será submetido à validação do Conselho Estadual de Turismo.

O encontro, explica a Superintende de Relações Institucionais da Setur e interlocutora do programa, Sandra de Miranda, é a culminância do trabalho que vem sendo feito no sentido de preparar os municípios para os novos padrões que definirão as cidades turísticas em todo o país.

“Com o novo programa de Regionalização todas as cidades turísticas irão precisar atender a critérios importantes que defina desde a organização do setor passando pela oferta turística até o plano de desenvolvimento do município”, explica.

Cada município que compõe os polos turísticos do Maranhão, vai precisar entregar um termo de compromisso, completa, “se responsabilizando dentro do prazo de no máximo um ano atender todos os critérios estabelecidos. Caso contrário ficará fora do mapa turístico do país”.

De acordo com o MTUR os novos critérios estabelecem que cada cidade turística tenha órgão municipal de turismo, Instância de Governança, Planejamento Estratégico Regional, Conselho Regional de Turismo além de oferta turística ou aspectos que defina a cidade sendo turística. 

Para o Secretário de Turismo, Jura Filho, o trabalho que vem sendo feito significa um marco divisor na história da atividade no Maranhão porque retoma o processo de desenvolvimento do turismo como define o Plano de Desenvolvimento do Turismo do estado.

“A atividade sem planejamento não tem retorno por isso a necessidade de estruturação do setor a partir dos novos critérios estabelecidos pelo MTUR”, enfatiza.

O prazo final para o envio das informações ao MTUR termina no próximo dia 05 de agosto. Depois do prazo o ministério deverá iniciar o trabalho de remapeamento das cidades no mapa turístico. 

Programa Encontro de Gestores do Turismo

14h Abertura 
15h Diretrizes do Novo Programa de Regionalização do Mtur
16h Oficina de Regionalização com cada polo turístico
17h Validação dos termos de compromisso pelo Conselho Estadual de Turismo

ASSECOM
PEDREIRAS/ESTADO

A CAMINHO DA LIDERANÇA: PEDREIRAS ENTRE AS 10 CIDADES COM MAIOR IDH NO MARANHÃO


O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.

O conceito de Desenvolvimento Humano também parte do pressuposto de que para aferir o avanço na qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. 

Ranking do IDHM Do Maranhão - Lista dos 20 melhores Municípios

1. São Luís (MA) - 0.768
2. Imperatriz (MA) - 0.731
3. Paço do Lumiar (MA) - 0.724
4. São José de Ribamar (MA) - 0.708
5. Balsas (MA) - 0.687
6. Porto Franco (MA) - 0.684
7. Pedreiras (MA) - 0.682
8. Santa Inês (MA) - 0.674
9. Açailândia (MA) - 0.672
10. Estreito (MA) - 0.659
11. Presidente Dutra (MA) - 0.653
12. Campestre do Maranhão - (MA) 0.65
13. Bacabal (MA) - 0.651
14. Timon (MA) - 0.649
15. João Lisboa (MA) - 0.641
16. Axixá (MA) - 0.641
17. Pinheiro (MA) - 0.637
18. Carolina (MA) 0.634
19. Alto Parnaíba (MA) 0.633
20. Pindaré-Mirim (MA) 0.633

FONTE: DIÁRIO DE BALSAS

PEDREIRAS NA JMJ: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19) (POR PATRÍCIO OLIVEIRA)


Hoje senti grande desejo de compartilhar com todos, especialmente com meus amigos a emoção e concretude do que aconteceu na cidade do Rio, no Brasil e no mundo inteiro esses últimos dias na Jornada Mundial da Juventude.

Assim que entrei na rede, vi algumas postagens que me desestimularam e ao mesmo tempo me impulsionaram. Quanto ódio, desamor, desrespeito, incoerência, tanto de ateus quanto de irmãos e até amigos que comungam da fé Cristã. Mais o Senhor conhece o coração de cada um, não sou ninguém pra julgar.

Sei dizer exatamente qual o sentimento e intenção dos mais de 3 milhões de jovens que estão nessa cidade... fanatismo? hipocrisia ? idolatria? emoção circunstancial de jovens animados?

Eu tenho a resposta! Não meus amigos! Isso é fé, é amor à Igreja é uma juventude sendo reanimada à luz do Espírito. Foi pelo Papa? Tantos jovens nas ruas, tanta euforia ? Não só por ele, mais por JESUS CRISTO a quem ele veio representando na forma mais pura e simples fazendo todos entenderem que ‘’CRISTO BOTA FÉ NOS JOVENS!’’ que ele ama,que ele cuida, e a mensagem que mais me marcou... que a igreja é MÃE e uma mãe que quer o filho perto, pega no colo e fala com proximidade. Veio particularmente me dizer que, ou eu assumo o meu compromisso missionário, ou eu estarei fugindo de mim mesmo.

Veio mostrar ao mundo que a igreja tem a grandeza de reconhecer suas incoerências. E mudar é parte de seu plano, de sua reforma. Dar testemunho de uma certa simplicidade por que o povo senti-se magoado quando os nossos consagrados tem amor ao dinheiro... foi isso que me cativou, um papa que se importa com o coração do povo, com o coração da igreja.

Vi nas areias de Copacabana muitos filhos dessa mãe, deitados, sentados, de joelhos, em pé derramando lagrimas na presença de JESUS EUCARÍSTICO, descalços, de tênis, de short ou jeans...quebrando as pompas e ritos tradicionais, sem perder a doutrina e o respeito à igreja, três milhões de pessoas em silencio ouvindo a Palavra do Senhor, isso encheu meu coração e me reanimou. Creio que isso também aconteceu com todos!

Não que seja necessário um mega evento para animar o coração de um Cristão Católico como eu, o principio não é esse, isso não foi pregado, mais confesso que esse foi um momento que me fez lembrar do inicio, do primeiro amor, do batismo, de São Benedito, da Igreja, da RCC, da PJ, de Pedreiras, do amor à missão, dos pobres... e uso as palavras de Pe. Zezinho pra expressar o que aconteceu comigo.

‘’Depois fui crescendo, eu me lembro e fui esquecendo nossa amizade chegava lá em casa chateado e cansado, de rezar não tinha nem vontade.

Andei duvidando, eu me lembro, das coisas mais puras que me ensinaram, perdi o costume da criança inocente, minhas mãos quase não se ajuntavam.’’

Esses dias o espírito falou ao meu coração, então entendi que preciso ser eu, e JESUS sabe quem sou, me ama e só me pedi uma coisa. Eu te repondo Senhor. AQUI ESTOU, SOU FRACO,,PECADOR, MAIS EU ESTOU AQUI, REALIZA TUA VONTADE!

Obrigado JMJ, obrigado Papa Francisco, obrigado Jesus Cristo! A muito, não te escutava tão bem! 
Foi isso, foi assim!

SIMPLÍCIO ARAÚJO BEIJA MÃO DO PAPA E DIZ ESTAR SE SENTIDO ABENÇOADO

Na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, realizada do dia 23 a 28 de Julho, marcou a vida de milhões de pessoas, no entanto um maranhense, em especial, o deputado Federal Simplício Araújo (PPS-MA) disse ao BLOG PEDRAS VERDES, que se sente leve, muito feliz e abençoado por participar da despedida do Papa Francisco e ainda, pode cumprimentá-lo e beijar sua mão.

ASSISTA AO VÍDEO:


EM TRIZIDELA DO VALE O TRABALHO NÃO PARA



Por: Joaquim Filho

Não justifica o discurso de certos gestores ir para a mídia e dizer que não estão trabalhando porque o seu município não tem geração de renda, porque o dinheiro do FPM, FUNDEB e muitos e muitos convênios que vêm para as Prefeituras não são suficientes para tal.

Por outro lado, muitos deles têm razão; mas não justifica ficar lamentando a chuva que não cai; o horizonte que não se abre; a esperança eterna de ficar à mercê do acaso...

Ninguém precisa ser economista ou administrador de empresas para saber que toda a riqueza do nosso País é gerada nos municípios, independente de ser grande, médio ou pequeno; mas todos eles são importantes na geração de renda do país devido uma coisa chamada IMPOSTO. 

Portanto, se o prefeito ficar na sua cidade, sentado na cadeira do seu gabinete, tentando administrar repasses que mal dão para se pagar folha de pagamento, e não correr atrás, a coisa vai ficar bem pior.

Assim, tem feito o Prefeito Municipal de Trizidela do Vale, o senhor Fred Maia, tendo essa consciência de que o dinheiro que sai do seu município deve voltar para o bem da população em todos os campos setoriais: saúde, educação, infraestrutura, cultura, esporte, social, igualdade racial, agricultura, enfim... tudo que a cidade possa receber para que os seus habitantes tenham uma vida plena e com mais dignidade. 

A Avenida Coronel Manuel Inácio, como você pode ver através das nossas imagens, caríssimo leitor, e muitas outras que ainda serão pavimentadas, é a prova viva do resultado de um Gestor que não ficou no gabinete a boa vontade de político A ou B virem trazer o que a cidade merece.

Se veio, é porque houve toda uma luta, uma peregrinação, formulação de projetos e estudos demostrando o que a cidade precisa. E, assim, Fred Maia fez, levou ao conhecimento do Governo do Estado suas reivindicações que agora estão sendo postas em prática.

Quem passar pela Avenida Manuel Inácio vai ver que a realidade agora é outra. Acabou aquela poeira infernal - lama no inverno - onde as pessoas que ali moram, não tinham nem o prazer de se sentarem à porta para um "bate-papo" e o desfrute de um lugar onde a natureza de clima frio ainda é presente devido a presença do verde.

Segundo informações que o blog Pedras Verdes obteve hoje (28) pela manhã, a partir dessa segunda-feira, o Prefeito Fred Maia dará início a construção do meio fio, sendo de um lado, um calçadão para as pessoas fazerem caminhada, com iluminação e total segurança. 

Asessoria de Comunicação e Cultura

10ª COPA OURO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL




Por: Joaquim Filho

Teve início hoje a 10ª Copa Ouro da Associação Atlética Banco do Brasil que se estenderá até o dia 17 de agosto do corrente, com direito a uma solenidade de abertura, que contou com algumas autoridades locais e um bom público amante do esporte, em especial, o futebol. 

O Presidente da AABB Raimundo Leal Filho, o Leal, juntamente com uma equipe de profissionais que compõem a Diretoria e demais colaboradores que há anos vêm organizando esse evento esportivo, muito se doaram para que a festa de abertura fosse algo marcante para a história da AABB, que ao longo desses 10 anos de Copa Ouro tem se mostrado com competência, respaldo e habilidade para tanto.

Todo um protocolo foi obedecido no cerimonial de abertura, que teve como apresentador o comunicador Eudo Gomes que transmitiu para todos os presentes toda a programação.

Presentes ao evento estiveram: Deputado Estadual Raimundo Louro; Vereador Marcos Louro; Vereador Paulinho da SP; Vice-Prefeito de Trizidela do Vale, Vinícius Louro; empresário Luís Borges (Norte Sul Calçados),]; Jorge, Gerente do Banco do Brasil e Paulo de Beatriz, Secretário de Esporte de Pedreiras.

As Bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Pedreiras foram hasteadas pelo Presidente Leal, Deputado Raimundo Louro e o Vereador Paulinho da SP, que em seguida houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Algumas autoridades fizeram uso da palavra, mas o destaque ficou para o senhor Jorge, gerente do Banco do Brasil, que destacou a importância da Copa Ouro que tem a finalidade de tirar as crianças e os jovens da vida cômoda que se vive hoje devido a internet, pois as pessoas não praticam mais uma atividade física, por passarem o tempo todo na frente de um computador vivendo uma realidade virtual. Pensa que a realização da Copa Ouro é uma oportunidade para se viver o que se fazia no passado, um momento de lazer, entretenimento e a confraternização entre os cidadãos e cidadãs de várias cidades que estão envolvidas no evento.

Em seguida aconteceu o primeiro jogo da Copa entre as equipes de Moleza e Força Tarefa, por ironia do destino, aqui a Força Tarefa não fez jus ao nome que ostenta, pois levou uma goleada da equipe do Moleza por 5 a 0. 

Além do mais, a tarde foi de muita alegria, emoção, reencontro de velhos e novos amigos em torno de uma coisa chamada ESPORTE.

IGUALDADE RACIAL: TRIZIDELA DO VALE REALIZOU PRODUTIVA CONFERÊNCIA



Por: Joaquim Filho

O município de Trizidela do Vale realizou nesta sexta-feira (26), mais uma Conferência que foi um sucesso de organização, apresentação e participação dos seus munícipes que a cada dia que passa, movidos pelo exemplo que vem dando o gestor, de que só se muda uma realidade com muito trabalho e dedicação, a II Conferência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial que aconteceu durante todo o dia, na Câmara Municipal de Trizidela do Vale chegou ao seu término com um saldo positivo bastante considerável e satisfatório.

A II Conferência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial teve como tema: “Democracia e Desenvolvimento sem Racismos: por um Brasil afirmativo”, a mesmo fora coordenada por Dina Selma Leal, coordenadora da pasta no município de Trizidela do Vale.

Às 8h30, o mestre de cerimônias fez a abertura da Conferência, na qual fez a saudação aos presentes dando um bom dia às senhoras e aos senhores e falou da alegria e da satisfação que o município, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Fred Maia estava tendo, a de poder estar realizando mais uma Conferência, seguindo à risca o que determina o Decreto nº 40, de 05 de julho de 2013, que convoca a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a ser realizada na data de 26 de julho de 2013, conforme acontecera.

Alguns Secretários, Diretores e demais representantes do Governo Municipal se fizeram presentes e alguns tomaram parte à mesa das autoridades, que assim fora constituída: Jamil Ribeiro Leitão, Secretário de Saúde; Ligia Regina, Secretária Adjunta de Educação; Paulo Chicote, Secretário de Infraestrutura; Maria Nadir, Secretária de Planejamento; Benedito Brito, Secretário de Juventude; Joaquim Sabino, Secretário de Agricultura; Mauro, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Trizidela do Vale; Francinete Braga, Conselheira Estadual e Dina Selma, Coordenadora Igualdade Racial.

Após as falas, a Historiadora e Conselheira Estadual Francinete Braga desenvolveu a palestra central do tema e depois foi feito os debates dentro dos eixos, que assim foram formados:

Eixo 1 – Facilitadora: Gisele Leal

Subtema: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;

Eixo 2 – Facilitadora: Silvia Cristina Abreu Cruz

Subtema: Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios;

Eixo 3 – Facilitador: Isael da Silva

Subtema: Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade da política da igualdade racial;

Eixo 4 – Facilitadora: Maria Nadir

Subtema: Participação política e controle social: igualdade nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento de políticas de igualdade racial.

Após os debates nos grupos, as propostas foram apresentadas, analisadas e aprovadas na grande plenária; em seguida, houve a eleição dos Delegados e eleição do Conselho Municipal.

Nossos parabéns aqui para a Coordenadora Dina Selma, que com muito empenho, força de vontade e acima de tudo, humildade, foi capaz de dar uma resposta em alto estilo para quem não acreditava que essa Conferência aconteceria.

RIO DE JANEIRO: SIMPLÍCIO ARAÚJO ESCOLHIDO PARA PARTICIPAR DE DESPEDIDA AO PAPA


O deputado federal Simplício Araújo (PPS/MA) irá participar, neste domingo (28), da cerimônia de despedida do Papa Francisco, no Rio de Janeiro. A convite do presidente da Câmara dos Deputados, Simplício irá integrar a comitiva de parlamentares que estarão na Base Aérea do Galeão, por ocasião do encerramento da Jornada Mundial da Juventude.

"Será uma grande oportunidade para reverenciar a autoridade máxima da igreja católica. O Papa Francisco veio trazer uma mensagem de paz e união entre os povos. Será um encontro emocionante, tenho certeza", afirmou o parlamentar.

FONTE: http://www.simplicioaraujo.com.br

PEDREIRAS ESTÁ PERTO DE REALIZAR SONHO DE 24 ANOS


O prefeito municipal de Pedreiras Totonho Chicote conseguiu um feito inédito. Firmou convênio de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário na ordem de R$ 41 milhões de reais com a Fundação Nacional de Saúde - Funasa. Segundo o prefeito Totonho Chicote este convênio de Esgotamento Sanitário já havia sido solicitado à 8 mandatos passados. Muito alegre, o prefeito diz, ainda, que isso é prova que apesar de somente seis meses à frente da Prefeitura, a administração municipal tem se esforçado ao máximo, correndo atrás de convênios, projetos, tanto em São Luís bem como na capital do País.

O convênio, muito antigo, estava esquecido na FUNASA há mais de vinte anos, agora, ressurge e está em fase avançada conclusão. Pedreiras, poderá ganhar uma obra de extrema importância e relevância para o seu desenvolvimento.

ATENÇÃO! DÊ SEU VOTO

 RAFAEL BRUNO
Meus clientes e amigos o Restaurante Ponto X foi classificado para a segunda edição do concurso Melhor PF do Brasil!

Precisamos novamente da ajuda de todos com o seu voto! Click no link e vote!


GRATIDÃO: A MAIS BELA DAS VIRTUDES


Por: Joaquim Filho

Até parece que foi ontem que víamos andando pelas ruas de Trizidela do Vale e Pedreiras, só de sandália e calção, jeito inteligente, observador e perspicaz de ser, o menino Leonardo Andrade Fernandes, filho do nosso amigo Adelson Fernandes, Secretário de Meio Ambiente do Município de Trizidela do Vale.

Mas o tempo passa, e como passa tão rápido que às vezes não percebemos a mutação das cousas que estão ao nosso redor; e, se falando de ser humano, principalmente desses jovens de hoje, basta que fiquemos alguns dias sem vê-los, quando de repente eles nos aparecem com as espinhas no rosto, homens e falando grosso.

Assim aconteceu por esses dias: estávamos em um jantar na casa de um determinado amigo quando aquele garoto se dirigiu até nós e perguntou se podíamos fazer uma matéria com ele para o blog, pois ele havia sido aprovado recentemente no vestibular e a partir do segundo semestre do ano em curso, iria iniciar o curso de Direito.

Esse jovem que estamos falando é Leonardo Andrade Fernandes, que de berço trouxe toda essa espontaneidade na facilidade de se relacionar com as pessoas de todas as idades.

Segundo Leonardo, o gesto de dar uma entrevista ao blog era para agradecer a seus pais, sua família materna e paterna, amigos e todas as pessoas que foram importantes em sua vida e contribuíram para que ele pudesse dar mais um passo importante para a realização do seu grande sonho – tornar-se um advogado.

Confira agora, na íntegra, as palavras de Leonardo, aqui no blog Pedras Verdes.

VEM AÍ A X COPA OURO DA AABB DE PEDREIRAS


Por: Joaquim Filho

A Associação Atlética Banco do Brasil realizará no período de 27/07 a 17/08 do ano em curso, a sua X Copa Ouro, que indiscutivelmente é o melhor e mais bem organizado evento esportivo da região, isso graças à competência, a seriedade e a forma transparente com que essa instituição vem conduzindo a Copa e, por essa razão tem chegado até aqui com muito respaldo e exemplo para quem quer administrar esporte em sua cidade.

Segundo Leal, presidente da AABB, uma equipe de profissionais de Pedreiras, gente que há anos lida com o esporte em várias modalidades tem se mostrado a cada ano mais comprometida com o andamento e a imagem da Copa e, para tanto, já vem há dias se reunindo, discutindo e estudando para que nada de negativo possa desabonar mais uma Copa Ouro organizada pela AABB de Pedreiras.

O Presidente Leal está bastante otimista e manda avisar aos internautas da região que a abertura será agora nesse sábado, dia 27, onde terá uma solenidade bastante atrativa, com a presença de várias autoridades e um público bem considerável, tudo para marcar com honra e gala um evento que já se tornou uma tradição na cidade de Pedreiras.

Além de Pedreiras e Trizidela do Vale várias cidades da região e de outros polos participarão da X Copa Ouro, como: Lima Campos, Bernardo do Mearim, Codó, Poção de Pedras, Joselândia, Igarapé Grande, Bacabal, Caxias e povoados de Pedreiras.

A Diretoria da AABB já fechou contrato com o Cantor Zequinha Ribeiro e Banda que farão a animação do evento nos 4 domingos dentro do período da Copa, que são: dias 28/07, 04, 11 e 18/08, com entrada franca para os sócios que estiverem com suas obrigações sociais em dia; aos demais e não-sócios, será solicitado dos mesmos na portaria, um investimento cultural no valor simbólico de R$. 5,00 (cinco reais) que será revestido nas despesas.

O blog Pedras Verdes perguntou ao Presidente Leal como será a premiação às equipes vencedoras: campeã e vice. Segundo Leal, a premiação dar-se-á da seguinte forma: a organização da X Copa Ouro que será organizada pela AABB de Pedreiras fará a premiação utilizando 60% para reverter entre as equipes campeãs nas diversas idades e, 40% serão utilizados para as despesas com o evento.

Leal aproveitou o ensejo e pediu para deixar bem claro que durante todos os dias das realizações dos jogos, a entrada, ou seja, o acesso para assistir aos mesmos será entrada franca, que a cobrança dos R$. 5,00 (cinco reais) na portaria serão somente aos domingos durante as apresentações de Zequinha Ribeiro e Banda. 

PAZ E VIDA NO TRÂNSITO


Motorista, quando estiveres na direção do teu veículo, pede ao ESPÍRITO SANTO que te conduza por todos os caminhos, pelos braços de JESUS CRISTO. Ele sempre te levará com firmeza e vigilância ao trabalho, lazer e a felicidade; e poderás chegar ao destino com a graça de Deus.

PARTICIPE, LEVE SEU VEÍCULO PARA SER ABENÇOADO.

UMA JORNADA PARA O BRASIL


*Flávio Dino

Esta semana estarei no Rio de Janeiro para acompanhar de perto um capítulo essencial para o ciclo virtuoso que o turismo brasileiro está vivendo. A visita do Papa Francisco ao nosso país, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), integra com destaque a rota de megaeventos realizados no país – que teve início durante a Conferência da ONU Rio+20 em junho do ano passado e culminará com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Nosso país vai recepcionar uma quantidade enorme de turistas, contribuindo para que superemos a meta estipulada para este ano de 6 milhões de estrangeiros. Parte deles já está no Brasil desde a semana passada, conhecendo as belezas de nosso país e a cultura do nosso povo, antes de rumar ao Rio de Janeiro, onde ocorre a JMJ.

Nos 5 dias de evento, os turistas nacionais e estrangeiros irão gerar mais de R$ 658 milhões de impactos econômicos diretos. Com os efeitos indiretos na economia brasileira, haverá um impacto total de R$ 1,2 bilhão, muito superior aos investimentos públicos e privados realizados para sediar o evento.

Mas o principal ponto positivo é que parte significativa desse dinheiro vai direto para o bolso do microempreendedor do turismo, de comerciantes e de vendedores ambulantes, que fazem parte da extensa cadeia produtiva do setor. Repete-se, assim, o sucesso obtido na Copa das Confederações, quando o turismo movimentou mais de R$ 740 milhões na economia do país.

Muito além desse significativo impacto imediato, há um efeito positivo de longo prazo, que é o mais importante. A imagem de nosso país será projetada para centenas de milhões de pessoas no mundo todo. Mais de 5 mil jornalistas estão credenciados para cobrir a Jornada Mundial da Juventude – um recorde em relação às outras edições do evento.

As imagens do Cristo Redentor, no Rio, e da Basílica de Aparecida, no estado de São Paulo, serão reproduzidas para pessoas em todo o mundo. As milhares de reportagens sobre o Brasil, que serão reproduzidas em todo o planeta, representam um ganho espetacular, que apenas seria possível ultrapassar se fizéssemos um investimento massivo em publicidade no mundo inteiro, com custos incalculáveis e inviáveis.

Ha que se considerar, ainda, que os jovens participantes de hoje serão pais e mães de família amanhã, e terão o Brasil como uma referencia para novas viagens de lazer ou para participarem de outros eventos.

Da parte da Embratur, colaboraremos com essa megaexposição instalando um telão em Buenos Aires. A cidade do Papa Francisco poderá assistir à JMJ ao ar livre, com vídeos retratando nossos principais destinos turísticos e com espetáculos de vários artistas brasileiros, como o maranhense Zeca Baleiro. Além disso, a Embratur patrocina a Central Digital do Cristo Redentor, com imagens e informações sobre todos os estados brasileiros, de modo a que os milhares de visitantes possam desenvolver interesse por novas viagens pelo Brasil.

Esses impactos, obviamente, não são importantes apenas para o Rio de Janeiro, que sedia o evento. O Rio é o principal cartão-postal do Brasil no exterior. Quanto maior sua exposição no mundo, mais turistas podemos trazer para o país. E quanto mais turistas, mais empregos e oportunidades de negócios para milhões de brasileiros.

*Flávio Dino, 45 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal
-- 
PCdoB São Luís
Assessoria de Imprensa
Contatos: Aline Louise (98) 9194-8808

PREFEITO FRED MAIA RECEBE VISITA DO DEPUTADO FEDERAL SARNEY FILHO


Por: Joaquim Filho

O Prefeito Municipal de Trizidela do Vale Fred Maia recebeu nessa tarde de domingo (21), a visita ilustre do Deputado Federal Sarney Filho (PV), um antigo aliado do governo municipal desde o seu antecessor, Jânio Balé, que veio para uma visita de cortesia, mas foi surpreendido pelo Prefeito que se encontrava em sua residência com toda a sua equipe de governo e os vereadores que lhe dão sustentação política para colocar ao conhecimento do Deputado Federal a real situação político administrativa com quem vem passando o município de Trizidela do Vale.

O Prefeito Fred Maia iniciou suas palavras de forma direta, sem arrodeio, colando ponto por ponto os problemas sérios que estão causando um caos em seu município, pois, segundo o Prefeito, não adianta o gestor ter boa vontade e bons propósitos para trabalhar para o município se as esferas superiores -governos estadual e federal – não olharem para a cidade e ver que para se fazer uma boa administração é necessário que se tenha investimentos, convênios, incentivo e, sobretudo, os repasses com valores monetários de acordo com as necessidades do povo.

Citou a situação da saúde, a questão do atendimento médico que às vezes deixa a desejar devido a escassez de recursos para se fazer uma saúde de qualidade. E, se o prefeito não correr atrás e não tiver uma liderança política na esfera federal para interceder junto aos que detém a liberação desses recursos, a coisa vai piorando cada vez mais.

Não só a questão da saúde foi abordada nessa visita, mas várias questões, como os problemas gerados pela CAEMA, a queda do FPM que só esse mês teve uma queda de 42% e como também a redução do FUNDEB que não está de acordo com a quantidade de alunos que o município tem nas escolas, ou seja, o que está sendo repassado está muito inferior com a realidade.


O Prefeito Fred Maia também aproveitou para se queixar da falta de interesse e da boa vontade da Secretaria de Estado da Saúde em resolver alguns problemas de ordem burocrática, pois isso é percebido toda vez que o Secretário Municipal de Saúde vai a São Luís e retorna desiludido devido a falta de uma solução para os problemas de saúde do município.


Depois da reunião na casa do Prefeito Fred Maia, toda a comitiva saiu para dar uma volta pela cidade na companhia do Deputado, sendo a mais importante a visita no Hospital Geral, onde o Parlamentar constatou “in loco” todo o esforço que o prefeito teve para reformar e ampliar o mesmo, mas o importante falta que é investimentos para dar um atendimento de qualidade e merecido à população.

Tudo que foi falado pelo Prefeito, Secretários e Vereadores que se encontravam presentes à reunião foi anotado pelo assessor do Deputado Sarney Filho que prometeu que nessa segunda-feira (22) vai estar em reunião com o Ministro da Saúde que estará em São Luís e mostrará todas essas reivindicações do Prefeito Fred Maia.

E, sobre as questões de ordem estadual, vai falar com a governadora Roseana Sarney e garante que dentro em breve estará dando uma resposta concreta e que possa sanar os problemas do município.

O Deputado aproveitou para visitar o amigo e ex-prefeito de Trizidela do Vale Jânio Balé, com quem ficou horas num “bate-papo” descontraído na companhia de velhos amigos e correligionários.

À noite, o Deputado Sarney Filho retornou para a casa do Prefeito Fred Maia onde foi servido um jantar ao parlamentar e toda a sua equipe.

ERIC DONALDSON, CADÊ VOCÊ? EU VIM AQUI SÓ PRA TE VÊ!

(E) I-MAN GREEN, EDY MARLEY. TITO SIMON ENCANTOU O PÚBLICO

O MARANHENSE I-MAN GREEN, CANTANDO EM INGLÊS, MANDOU MUITO BEM

EDY MARLEY DJ E PRODUTOR DE SHOWS DE BACABAL, HOMEM DE PAZ

GRANDE PÚBLICO PRESENTE

NORRIS COLE, TENSO, LEVANTOU O PÚBLICO

Por: Joaquim Filho

A noite de sábado (20) tinha tudo para entrar para a história pela realização de mais um Pedreiras Roots Reggae Festival, que durante dias foi bem divulgado pelo Sistema Cidade de Comunicação com a sua realização no Clube Estação Cidade, um local agradável e perfeito para shows dessa natureza. 

O evento que teve a produção de Lady Conceição, da Pioneer Record Studio anunciou para o show Ronnie Green, Norris Cole, Norre Cole Júnior, Tito Simon, Lady Conceição e fechando com o Eric Donaldson, incluindo ainda a Banda Roots Reggae e o grupo de dança Saint Louis.

Qualquer regueiro que ouvisse um anúncio desse, no qual grandes nomes do reggae internacional estivessem se apresentando, com certeza faria tudo para comparecer. E, foi justamente o que a massa regueira de Pedreiras, Trizidela do Vale e Região fizeram: compareceram em peso.

Ed Marley, produtor de eventos, da cidade de Bacabal, fez as honras de entrada “rolando” verdadeiras “pedras” de levar a galera à loucura que já se aquecia no afã de ver um verdadeiro show de encher os olhos, na apresentação de grandes estrelas do reggae.

Antes que o primeiro cantor da noite subisse ao palco para se apresentar, nossa equipe do blog Pedras Verdes teve acesso ao camarim e, logo de cara, percebemos que algo estranho estava acontecendo, pois não é normal sentir um clima frio, morno e estranho em um local que está em festa. No local só estava o cantor Tito Simon acompanhado de uma senhora e o grupo de dança Saint Louis fazendo um pequeno ensaio e se aquecendo para subir ao palco. Fizemos algumas fotos e em seguida nos dirigimos ao palco para fazer a cobertura do show.

Ao chegar ao palco, encontramos o cantor Norris Cole que parecia estar preocupado com alguma coisa que não estava normal, e de repente, de forma até um pouco estranha, ele proferiu algumas palavras em inglês deixando todos sem saber o do que se tratava. Depois, através do filho e da esposa fomos informados que Norris Cole queria que não fosse feito imagens, somente fotos.

Chamado ao palco pelo apresentador Horácio Soares da TV Cidade, Norris Cole levou mais de 3 mil pessoas ao delírio que vibraram movidos pela força, a magia e a batida do reggae que não tem outra igual. Norris Cole Júnior cantou apenas uma música acompanhada pelo pai. 

Mas o grande momento do show iria ficar sob a responsabilidade do cantor Tito Simon, embora, a estrela maior do festival era Eric Donaldson, que estava sendo esperado pelo grande público que lotou o Clube Estação Cidade. Tito Simon surpreendeu a todos, o cara quase levou o espaço abaixo cantando reggae de primeira linha, daqueles que não deixa ninguém parado.

Depois da apresentação de Tito Simon, a decepção do público veio em seguida. Lady Conceição após ter cantado duas músicas anunciou ao regueiros que o cantor Eric Donaldson teve um problema de saúde, que já estava a caminho de Teresina, e por essa razão não iria fazer a sua apresentação. Falou ainda que devido a esse impasse, o cantor deu a sua palavra de vir à Pedreiras numa outra oportunidade realizar um show de graça para a massa regueira de Pedreiras.

Com medo da reação de protestos por paste do público presente, a produção do evento acionou um forte reforço policial que ficou de prontidão em frente ao Clube. Independente de reforço policial ou não, o povo de Pedreiras demonstrou que sabe protestar, reivindicar os seus direitos, mas de forma pacífica e ordeira. 

Agora é esperar o que tem a dizer a produção do show, pois as pessoas que pagaram o valor do ingresso incluía a apresentação de um artista que não se apresentou. Como fica?

TITO SIMON

MERCOSUL, AI VOU EU!

Cada vez mais o nível de excelência do ensino nos países do Mercosul está em alta. Aproveitando esta ascensão, Universidades da Argentina, Paraguai e Uruguai estão atraindo muitos brasileiros interessados em fazer uma pós-graduação. São inúmeros os cursos, desde mestrados em Administração e Gestão Ambiental até doutorados em Educação e Saúde Pública. Alguns desses cursos possuem assessorias que auxiliam fazendo o intercâmbio do estudante brasileiro com as universidades estrangeiras.

Em geral os cursos costumam durar dois anos e o custo médio de um mestrado é de R$ 10 mil e o de um doutorado R$ 15 mil, sem contar o preço gasto com passagem aérea, estadia e alimentação. 

Para se fazer o curso é necessário saber o idioma espanhol. Algumas Universidades Paraguaias não solicitam a fluência em espanhol, mas é preciso pelo menos falar castelhano, os trabalhos e a tese podem ser feitos em português. Já a Universidade de Buenos Aires só aceita alunos com fluência em espanhol e inglês. Os cursos são realizados em períodos concentrados de férias - sempre nos meses de janeiro e julho de cada ano. 

Para conseguir a validade deste diploma no Brasil é necessário submetê-lo ao reconhecimento de uma universidade brasileira, pública ou privada, que possua curso de pós-graduação avaliada e reconhecida, na mesma área do conhecimento e em nível equivalente ou superior do curso feito.

Pedreirenses que estudam em Assunção – Paraguai (Universidade Americana)


Geni Brambila em Pedreiras trabalha com Língua Inglesa e ,
Espanhola e cursa o 1º período de Mestrado em Ciências da Educação.

Inaldo Alves em Pedreiras trabalha com 
Física e Matemática e cursa o 1º período de 
Doutorado em Ciências da Educação.

Katyane Leite em Pedreiras – Supervisora Escolar e 
professora de Didática e Metodologia Ciêntífica, 
cursa o 3º período de Mestrado em Ciências da Educação.

Quando fiz esta opção eu pensei em cursar uma pós-graduação stricto sensu que além de proporcionar um acréscimo na minha carreira, também me trouxesse uma experiência de vida por estar estudando em outro País. Confesso que não me arrependi! Minhas expectativas foram alcançadas! Assunção é uma cidade bonita, o povo é receptivo, fica perto do Brasil; durante estes três módulos estudei com professores de renome de vários países como Cuba, Argentina, Chile, Uruguai do mais alto nível de conhecimento. A troca de experiência cognitiva e cultural com os colegas de sala também advindos de vários estados do Brasil e da America e África não tem preço. O próximo passo após a minha defesa de dissertação próximo ano será desenrolar a parte burocrática da validação do diploma no nosso país. A própria Presidenta Dilma já cobrou publicamente do ex Ministro da Educação Fernando Haddad menos tempo na revalidação de diplomas obtidos no estrangeiro. Pela legislação as Instituições tem seis meses para se manifestar a partir da data de abertura do processo, mas a maioria não cumpre o prazo em menos de um ano.

Brasileiros estudando em Assunção, Paraguai.

KATYANE LEITE

PREFEITO FRED MAIA RECEBERÁ VISITA DE SARNEY FILHO



Por: Joaquim Filho

O Prefeito Municipal de Trizidela do Vale Charles Frederick Maia Fernandes receberá nesse próximo domingo, dia 21 do corrente, às 15h30min, em sua residência, situada na Avenida Josimar Nogueira, nº 661, Bairro Santo Antônio dos Oliveiras, a visita ilustre e de cortesia do Excelentíssimo Deputado Federal Sarney Filho, que ao tomar conhecimento do excelente trabalho que o prefeito vem realizando em seu município, o parlamentar de forma espontânea resolveu vir constatar “in loco” as transformações que a cidade sofrera em poucos meses de governo Fred Maia.

Embora seja uma visita de cortesia, mas já se ouve nos bastidores da política local que a vinda do Deputado Federal à casa do prefeito Fred Maia cresce rumores de não ser uma simples visita; pois, o gestor sabendo da repercussão que já vem causando na região, acionou sua equipe de governo para proporcionar a todos os convidados que dará às boas-vindas ao Deputado Federal Sarney Filho, uma atenção especial a todos que porventura comparecerem a esse grande encontro.

Segundo informações do Secretário Municipal para Assuntos Políticos - o Dida - tudo indica que nessa visita, o Deputado Federal Sarney Filho virá acompanhado do Secretário de Estado da Infraestrura Luís Fernando.

Assessoria de Comunicação e Cultura
Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale-MA.

CRÔNICAS: O POETA DO SERTÃO (Edevaldo Leal)

Estou na terra do poeta do povo – o poeta do sertão, como eu prefiro. Ando devagar e com cuidado em respeito ao poeta que, tantas vezes, fez o mesmo trajeto que hoje eu faço. Em cada esquina, em cada canto, em todas as ruas por onde passo, vejo aquele moleque, o pretinho de pernas cambotas, o que lhe valeu o apelido de Pé de Xote. Gago, vejo Pé de Xote descalço e sem camisa, de calção listrado, o tabuleiro preso à rodilha na cabeça, vibrando no ar a voz a gritar : “ venha, seu moço, venha comprar pirulito, arroz doce e munguzá “.

Afinal que cidade é essa e quem é Pé de Xote? O cronista não tem pressa e deixa para resolver curiosidades depois, se é que, pelas pegadas deixadas na areia movediça deste início de crônica, o leitor já não saiba de quem eu falo.

De estudo, do alfabeto, Pé de Xote sabia pouco. Já exímio e festejado compositor brasileiro, construía tudo de memória: as letras e as canções. Peço ao poeta uma ajudinha e, então, ele diz por que não logrou êxito nos estudos: “ Eu vendia pirulito, arroz doce, munguzá / Enquanto eu ia vender doce, meus colegas iam estudar/ A minha mãe, tão pobrezinha, não podia me educar “.

Resignado ,o poeta-compositor nunca guardou mágoa de sua vida pobre e sofrida, mesmo quando, aos nove anos, vítima do preconceito, os poderosos de plantão o afastaram dos estudos, para dar lugar ao filho de um apadrinhado político da região. Preferia ver seus amigos “doutô”, como revelou em Minha História, composição de sua autoria. Tristeza, para o celebrado compositor, era saber que, muitos de seus colegas “ ...continuam no sertão/ Não puderam estudar,/ e nem sabem fazer baião”.

Passo, com certa reverência ,pela rua da Golada, à margem direita do Rio Mearim, onde Zé Cachangá era o tocador de uma só música: Pisa na Fulô. Aqui, nesta rua, cresceu o menino que, mesmo sem estudos, se fez poeta e poeta do povo. Não estudou, é verdade, mas assimilou experiências ao longo da vida e construiu uma poesia de matriz nordestina, que se tornou universal por estimular a liberdade, esse sentimento tão comum a todos os povos em qualquer época e lugar.

Os poemas-composições do poeta do povo lembram-me o homem dos pés descalços, sujos da poeira seca da terra nordestina, “... o lavrador com o joelho no chão/o pranto banhando o rosto/seu filho pedindo pão...”. A vida simples do nordestino, a fala, os hábitos e a desigualdade social compõem o tema que vibra na obra do autor de Morena do Grotão.

Desconhecido nestes tempos de tremes e bregas, ele teve músicas gravadas por nomes como Nara Leão, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Gilberto Gil, Cássia Éller, Alceu Valença, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Edu Lobo, Alcione, João Bosco e Chico Buarque de Holanda.

Estou em Pedreiras, município do Estado do Maranhão, berço e túmulo de João do Vale.

Feito o Carcará de sua canção mais famosa, que, em um tempo sombrio da nossa história ajudou a espantar os fantasmas da liberdade, João do Vale resiste: pegou, quebrou e passou por cima dos espinhos de sua infância pobre e verdadeiramente não morreu: está vivo, pulsante, em cada canção em que retrata a brava gente nordestina.

Nem a propósito, o bicho que pousou agora naquela árvore é o pássaro malvado. É o Carcará, a águia do sertão.

Pedreiras/MA, 15 de julho de 2013.

_________________________________________________________________________________
Edevaldo Leal é formado em Direito pela UFPA e funcionário público de carreira jurídica do estado do Pará. Nasceu em 16 de janeiro de 1951 em Calçoene, região de garimpo no Amapá, mas foi registrado em Belém do Pará. Possui, portanto, duas naturalidades: é, de fato, amapaense, mas de direito, paraense. Antes de servidor público foi advogado e exerceu o jornalismo por mais de uma década em jornais do Amapá e do Pará. Escreve crônicas nas horas vagas e reside com a família no município de Ananindeua, no Pará, região metropolitana de Belém.

SHOW INTERNACIONAL: TITO SIMON, NORRIS COLE, ERIC DONALDSON FARÃO MEGA SHOW EM PEDREIRAS


MAIS UMA VEZ PEDREIRAS SERÁ PALCO DE UM MEGA SHOW DE REGGAE. AS LENDAS VIVAS DO RITMO JAMAICANO JÁ ESTÃO EM PEDREIRAS E, MAS PEDREIRENSES DO QUE NUNCA. 

Quem gosta e quem não gosta de reggae reconhece os grandes astros do roots reggae. Os artistas com toda simplicidade circulam pelas rua da cidade como se há muito tempo já morassem nessa terra.

O show em 2011 foi assim, de arrepiar... confira Eric Donaldson e Norris Cole no palco.



CÂMARA MUNICIPAL DE PEDREIRAS REALIZOU SESSÃO SOLENE



Por: Joaquim

Filho A Câmara Municipal de Pedreiras, que tem como Presidente o Vereador Robson Rios Portela realizou nessa manhã de quarta-feira (17) a Sessão Solene de encerramento dos trabalhos legislativos, relativos ao primeiro semestre do ano de 2013. 

Num clima de bastante cordialidade, respeito e parceria que há entre os poderes Legislativo e Executivo locais, a Sessão Solene que se iniciara às 9h30 ocorreu na mais perfeita paz, sobretudo, por ter presente à mesa das autoridades um representante das igrejas evangélicas, representadas na pessoa do digníssimo e reverendíssimo pastor Mesquita que antes dos trabalhos serem realizados sob o comando do Presidente Robson Rios, o mesmo fez uma oração inicial pedindo a Deus que proporcionasse harmonia, paz e clareza aos nossos vereadores, prefeito e demais autoridades locais, no sentido de conduzirem bem e com seriedade os destinos da cidade de Pedreiras. 

O Reverendo Pastor Mesquita ainda fez a recitação de uma passagem da Bíblia que pode ser conferida em Salmos, que é a passagem que fala do Bom Pastor. 

Depois o mestre de cerimônias fez a formação da mesa, a qual ficou formada pelas seguintes autoridades: Vereador Robson Rios Portela, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Vereador Marcos Louro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Vereadora Claudia Alencar, 2ª Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Vereador Elcinho, 1º Secretário da Câmara Municipal de Pedreiras; Francisco Antônio Fernandes da Silva (Totonho Chicote), Prefeito Municipal de Pedreiras; Sy’s Day Raposo, Secretária Municipal de Assistência Social; Pastor Mesquita, Assembleia de Deus de Pedreiras; Gilvan, Gerente do Banco do Nordeste do Brasil; Ana Roberta, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras. 

Dentre as diversas falas na Sessão Solene, o Vereador Robson Rios iniciou esclarecendo aos presentes que a finalidade da Sessão era também prestar conta ao povo de tudo que acontecera na Câmara Municipal durante esses 6 (seis) meses de trabalhos, na qual vários requerimentos, projetos e proposições foram lidas e comentadas pelo senhor Presidente da Casa Legislativa e, na oportunidade, citou como exemplo muitos dos pedidos feitos pelos vereadores já foram executados pelo Prefeito Totonho Chicote, demonstrando assim a boa relação que há entre os dois Poderes.

 Quem também fez uso da palavra e deixou a sua mensagem foi a senhora Ana Roberta, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que aproveitou o momento para explicar ao Gestor Municipal que o Sindicato não é inimigo do Prefeito e nem do seu Governo, mas que as suas ações, a sua luta e seu compromisso maior, é ser a voz e a vez daqueles que a elegeram para lhes representar diante do Poder Executivo local. 

O Prefeito Municipal Totonho Chicote na Sessão Solene estava inspirado e falou por quase meia hora, em um discurso forte e direto nas ações que já fizera até a presente data e, sempre enaltecendo a colaboração e a parceria dos senhores vereadores num projeto, que segundo o Vossa Excelência, não é seu, mas do povo de Pedreiras com a determinação e a orientação de Deus. 

O Prefeito Totonho Chicote falou ainda dos grandes desafios que tivera logo ao assumir a Cadeira do Executivo, que fora “se virar” para pagar os funcionários, aposentados e pensionistas atinente ao mês de dezembro de 2012, sem encontrar um centavo nas contas da Prefeitura. Palavras do Prefeito.

Ao discorrer em suas palavras num discurso raro onde se percebeu a presença da coerência e da coesão nas palavras, o Prefeito falou do maior carnaval já realizado no município; falou do São João que serviu de modelo até para a capital do Estado; reforma e ampliações de postos médicos, escolas e prédios da administração pública. Sem, contudo, perder a humildade, reconheceu as dificuldades que é administrar um município que há anos vem passando por problemas que já se tornaram hereditários, e, que, resolvê-los em 6 (seis) meses seria impossível. Falou dos opositores e da mídia que o critica, que tudo isso é importante para que o seu Governo possa continuar acertando, mesmo quando os que não querem reconhecer, digam que não. Numa demonstração de que o Governo é coeso, sólido e que tem bons propósitos para o povo que ainda não perdeu a esperança, Totonho Chicote esteve acompanhado de todo o seu secretariado.

Cinco vereadores fizeram uso da Tribuna: Claudia Alencar, Marcos Louro, Otacílio Fernandes, Elias Bento e Elcinho. 

Claudia Alencar: Falou da satisfação de estar vereadora por Pedreiras e poder representar bem o povo que a elegeu. Fez menção aos trabalhos realizados pela Casa; dos pedidos feitos que foram atendidos pelo senhor Prefeito; da harmonia que há entre os poderes Legislativo e Executivo. 

Marcos Louro: Sempre formal e com um discurso de quem já tem anos de militância na política na qualidade de assessor político por onde passou, o Vereador Marcos Louro também usou a Tribuna e agradeceu mais uma vez ao povo que o elegeu, que lhe deu um voto de confiança, e que essa confiança está sendo respondida através do seu trabalho que está sendo desenvolvido com transparência e lisura.

Otacílio Fernandes: Vereador bastante experiente. Situação ou oposição, ele tem sido uma voz forte na Câmara Municipal, sempre se portando de forma contrária quando acha que certas decisões não estão de acordo com o seu pensamento. Embora sendo vereador de oposição, se dirigiu ao Prefeito Totonho Chicote de forma amigável e respeitosa, e na oportunidade aproveitou para reivindicar alguns detalhes que o Governo deixa de fazer, pequenas coisas, que uma vez feitas, fariam a diferença e melhoraria a imagem da cidade. Citou como exemplo a falta de conclusão de algumas obras que às vezes ficam pela metade. Mais uma vez foi bastante enfático em relação as críticas que recebera na IV Conferência de Cultura, onde comentou ter sido bastante criticado por um participante, pela ausência dos vereadores ao evento. Otacílio justificou, dizendo que não compareceu por não ter recebido convite para tal evento. 

Elias Bento: O vereador usou a Tribuna e fez da mesma um espaço autêntico e verdadeiro de um lugar onde o parlamentar deve se portar: cobrando, reivindicando e representando o povo. Falou da falta de respeito que existem por parte das empresas CAEMA e CEMAR que fazem o que querem com os consumidores e ninguém toma providências para cobrar e exigir dessas Instituições um trabalho digno ao povo. Lamentou os seus projetos não serem até o momento atendido pelo prefeito Totonho Chicote.

Após as falas, o Presidente Robson deu por encerrado a Sessão e a conclusão dos trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2013.

HOMENS E MULHERES QUE FIZERAM LIMA CAMPOS


Por: Joaquim Filho

O escritor brasileiro Monteiro Lobato disse certa vez que um país se faz com homens e livros. Verdade. Nenhuma dúvida em relação à frase desse grande gênio da literatura infantil. Numa releitura para os tempos hodiernos também poderíamos entender da seguinte forma: um país se faz com mulheres, homens e educação de qualidade.

E de que forma deve ser feita uma cidade, caríssimo leitor? 

Acreditamos que uma cidade deve ser feita com todos os atributos que envolvam as necessidades básicas e humanitárias dos seus habitantes, que se formos elencá-las, com certeza, serão muitas.

Mas quando falamos em necessidades básicas, para a vida de um povo, em sociedade, esses fatores básicos estão relacionados a tudo que faz parte do nosso cotidiano de cidadãs e cidadãos: saúde, moradia, emprego, educação, esporte, lazer, entretenimento, alimentos, vestuário, direitos assegurados e garantidos pela Constituição, liberdade; e, sobretudo, uma vida digna e soberana.

Diante de tudo isso, o escritor, o narrador de histórias, o homem das letras e sensível às cousas diversas que emolduram a vida da sua cidade por longos anos, somente esse ser é capaz de sentir n’alma a dor e o sofrimento dos seus irmãos e colocá-los em um livro para as gerações presentes, como um verdadeiro legado para as gerações vindouras.

Assim fez o poeta e escritor lima-campense, membro da Academia Pedreirense de Letras, DANIEL CAVALCANTE, que com muita paciência, estudo e vários anos de pesquisa, escrevera e publicara; e, lançara na noite do dia 13 de julho de 2013, no Ginásio Poliesportivo da sua querida cidade, o livro “HOMENS E MULHERES QUE FIZERAM LIMA CAMPOS”, que contou com uma participação bastante considerável dos populares da pequena cidade de Lima Campos.

Indubitavelmente, uma obra que não passará; um trabalho de pesquisa que trouxe à luz dos dias de hoje, a vida de várias personalidades que fizeram a cidade de Lima Campos (aqui, fizeram, é no sentido literal da palavra mesmo) e que na concepção do escritor, não deveriam ficar esquecidas; pois, se a história não registrar os acontecimentos de um povo, vã será a realização de atos de bravura e heroísmo realizados por essas figuras que realmente construíram a cidade.

Uma obra literária de 220 páginas que dispensa comentários em seu conteúdo. Um excelente documentário para estudantes, acadêmicos de diversos cursos, leitores de todas as idades, e, sobretudo, uma obra que teve início e não terá fim, pois a vida seguirá o seu curso, no qual muitas personagens dessa história real continuarão - mesmo em outra dimensão da vida – vivas nesse enredo de harmonia e poesia através dos seus que continuarão a escrever capítulos, capítulos, capítulos... 

Feliz da cidade que tem um poeta, um escritor e um Homem na sabedoria de Daniel Cavalcante; e, Lima Campos encontrou nessa alma a pessoa ideal para ver a cidade com olhos de um vate sonhador que através da sua arma maior e mais poderosa – a caneta – projeta com sua sabedoria e humildade a sua cidade para o mundo.

O lançamento fora realizado recheado de presenças de pessoas que contribuíram para a realização da cidade: homens e mulheres que ainda resistem ao tempo que tudo devora e destrói. Mas uma coisa é óbvia: através do livro do escritor Daniel Cavalcante, a cidade, agora jamais irá se esquecer dos seus verdadeiros heróis e heroínas que com trabalho, perseverança, honestidade e muita hombridade foram capazes de escrever uma história que nem o tempo apagará.

O lançamento teve o apoio incondicional da Prefeitura, da Secretaria de Cultura, na pessoa desse jovem dinâmico Secretário DywlyRamonny Cavalcante de Sousa, que já começou a dizer a que veio, visando o fazer cultura de verdade. 

Na formação da mesa contou-se com as presenças: Daniel Cavalcante, anfitrião da festa; Dywly de Sousa, Secretário de Cultura; Marcos Monteiro, Secretário de Educação (esse fez um discurso belíssimo e provou porque está na pasta de Educação); FilemonKrause, Presidente da Academia Pedreirense de Letras – APL; Elias Benvindo Borges, citado no livro; Edison Sá; citado na obra e João Epifânio; homenageado.

Na esperança de que o Gestor Municipal pudesse comparecer ao lançamento do livro do escritor Daniel Cavalcante, uma cadeira fora reservada para Vossa Excelência, à mesa. Mas segundo informação de terceiros, o Prefeito naquele momento estava em outro evento, não podendo comparecer, fato lamentável para um acontecimento ímpar na história da cidade de Lima Campos.

Diversas autoridades, homenageados, familiares e amigos usaram da palavra, dentre os quais destacamos as palavras da filha caçula de Daniel Cavalcante, Taísa Cavalcante que não poupou o pai-poeta ou o poeta-pai de elogios e por tudo que o mesmo representa para ela e para toda a família Cavalcante.

Na companhia da nossa consorte, tivemos a honra e o prazer de estarpresente, ser testemunha ocular e o mestre de cerimônia, ao dirigirmos uma das festas mais lindas que já vimos em nossa vida, na qual, um homem de trajetória marcada pela vida difícil, doar-se num gesto simples e altivo, numa forma altruísta, dando de presente o resgate da história da sua cidade através de um livro.

Parabéns à cidade de Lima Campos, ao seu povo bravio e ao escritor Daniel Cavalcante pela belíssima obra literária que traz no seu bojo um vasto conhecimento de Filosofia, Sociologia, Geografia, História e Antropologia; todos sintetizados numa só ciência – a Literatura

PEDREIRAS: MÁQUINA PESADA DESCE BARRANCO NA RUA JOSÉ DE FREITAS


Uma máquina de prensar asfalto que estava fazendo serviços na rua José de Freitas desceu a encosta provocando um grande susto. 

O operador da máquina saiu sem ferimentos.

Desde o início da semana, o Alto do Cajueiro, vem passando por melhorias em sua pavimentação, aquele local, desde quando me lembro, nunca tinha sido feito um trabalho da forma como vem passando.

A obra que está sendo realizada pela prefeitura de Pedreiras, e atende aos requerimentos dos vereadores Everson Veloso e Paulinho da SP.

O trabalho faz parte do leque de ações que o Governo do Estado, implementa  na cidade. Tais ações devem se intensificar até o final do ano.


PEDREIRAS NÃO PERDE A CULTURA DA CULTURA... E ASSIM, REALIZA SUA 4ª CONFERÊNCIA


A 4ª Conferência de Cultura realizada em Pedreiras no último dia 13 na Câmara Municipal, destacou propostas e estratégias de fortalecimento, valorização e reconhecimento da cultura. Participaram do evento a Promotora de Justiça, Sandra Pontes, Moisés Abílio (conselho estadual de cultura), Francisco Rodrigues (Presidente da Fundação Pedreirense de Cultura), Padre José Geraldo, vereador Marcus Louro e líderes de diversos setores culturais da cidade. 

Raimundo Louro em sua página no Facebook, destaca: "Gostaria de enaltecer esta conferência, foi um momento importante para propor junto ao Governo Federal a inclusão de um fundo de investimento direto para as prefeituras, para que programas e ações culturais possam ser desenvolvidos com mais rapidez. Pedreiras é um celeiro da cultura do nosso Estado, terra do Maranhense do século João do Vale e de outos grandes artistas. Continuaremos trabalhando pela nossa cultura, garantindo que os recursos sejam aplicados, nosso povo merece."

Congratulações pela realização do evento e o encaminhamento de muitas propostas para frente, para o resto do Maranhão e do Brasil verem. Pedreiras como cidade que vive a cultura, não pode se eximir da responsabilidade de contribuir com um dos seus principais legados e permitir que os gaviões, raposas e morcegos tomem novamente conta da nossa rica cultura.

O Governo Municipal e a Câmara de Vereadores devem ficar atentos a presença de aproveitadores, politiqueiros que ficam à espreita, como um vil predador, que espera sua vítima encostar a barriga no chão para atacar. A falta do prefeito, de alguns vereadores e do secretariado foram falhas notadas que não repercutiram bem.

Ainda é viva e pujante a recente lembrança que o Centro de Cultura João do Vale deixou, o velho Palácio Municipal, que entregue ao povo, até agora para nada de bom serviu.

Mas, isso é motivo para outra matéria.

Veja reportagem da TV CIDADE sobre o assunto: