CAFÉ COM NOTÍCIAS: TORRADAS NO GABINETE

PREFEITO TOTONHO CHICOTE FISCALIZA OBRAS E AUTORIZA SERVIÇOS
(e) vereador Adonias Quineiro, ver. Paulinho da SP,  empresário Paul Getty, prefeito Totonho Chicote, Vereadora Claudia Alencar e assessor Rogério.
O prefeito de Pedreiras Totonho Chicote foi conferir como está indo as obras do CESAPE, Centro de Saúde Pedro Barroso. Ao chegar nas dependências do Centro de Saúde, Totonho Chicote ficou animado com o resultado das reformas, encontrou o foro, telhado, portas, paredes, janelas, encanação e alguns equipamentos totalmente restaurados.

Laboratório Municipal - sala de análises
"Consultórios, sala de vacina, banheiros, recepção, sala de frios, administração, cozinhas e almoxarifados que antes estavam uma verdadeira lástima, agora podem ser usados de forma digna", exclamou o assessor Rogério.

O CESAPE e outros cinco postos de saúde, no governo passado, pouco antes de findar-se o mandato do gestor anterior, foi contemplado com verbas graúdas para que acontecesse uma ampla reforma; no entanto, não foi o que se viu. Habilmente, para que não se perdesse o restante do recurso empenhado, a equipe do prefeito Totonho Chicote, tratou de fazer o destrato e refazer o processo para conclusão da obra.

Quem for hoje às instalações do CESAPE/SAE (Serviço de Atendimento Especializado), poderá constatar a mudança as bem feitorias no local. O prefeito autorizou a reforma do Laboratório Municipal Zé Carvalho, que atende a demanda de todo município de Pedreiras e outras cidades da região, além de ser o laboratório de referência para o Hospital Geral nos atendimento de urgência, emergência e internados. 

"O laboratório é um dos serviços do município que nunca para, agora, deve receber uma atenção especial, o prefeito promete boas notícias para os próximos dias; vou retornar ao local; requerer junto a Câmara o início das obras, visto que este serviço é essencial para o bom andamento da saúde de nossa cidade", disse, Claudia Alencar.

EMPOSSADA SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

(e) Maria do Hélio, Sy's Day Rapôso, Totonho Chicote, Carla Melo, João da Eletrônica e Graça Melo.
Nesta terça-feira (27) tomou posse a nova secretária de assistência social Carla Melo. A solenidade realizada no auditório da prefeitura teve a presença de vários secretários do Governo Municipal.

A senhora Carla Melo, durante alguns meses assumiu a secretária de Educação, apesar do pouco tempo que esteve à frente da pasta, ela deixou sua marca em escolas da zona urbana e rural.

Carla Melo, deixou a pasta da educação, mas não perdeu o vontade de contribuir com o município. A nova secretária de Assistência Social demostra estar bem à vontade a frente desta secretaria, já que tem mais afinidade com as questões sociais. 


DEFESA CIVIL MUNICIPAL É CONTEMPLADA COM CAMINHONETE


A Defesa Civil Municipal foi contemplada com uma caminhonete modelo L-200, totalmente equipada para ações que visam a defesa da população em risco. 

O veículo foi adquirido com recursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e entregue à Prefeitura de Pedreiras, para ser utilizada para serviço da defesa civil. 

A cidade de Pedreiras, em relação ao Brasil, ainda se configura como importante zona de risco de enchentes, deslizamentos de terra e outras vulnerabilidades, por isso, a necessidade de um veículo que possar ser usado em situações adversas. 

O novo coordenador da Defesa Civil em Pedreiras, o geógrafo e agente ambiental Vicente Camilo, enfatiza a grande utilidade desse carro para agir em prol da população local, e que junto com a lancha que o município dispõe,  poderão ser feitas ações firmes, eficientes e continuas, sempre em parceria com a secretaria de Meio Ambiente.


GAROTO E GAROTA ESTUDANTIL


A classe estudantil de Pedreiras foi agraciada com a escolha do garoto e da garota estudantil. Um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Na oportunidade, a juventude estudantil lotou as dependências do CRESSUPE. A presença dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, correspondeu às expectativas da secretaria que promete fazer mais eventos para prestigiar os estudantes de Pedreiras.

Fotos: Bruno da TV      

CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL: COLÉGIO FREI GERMANO REALIZA PASSEIO ECOLÓGICO


Por: Joaquim Filho/Fotos: Matheus Brasil, blog SOS TRIZIDELA 

O Colégio Frei Germano de Cedrate realizou nessa terça-feira (27), Passeio de Ciclismo da IV Conferência Nacional Infanto-juvenil Pelo Meio Ambiente com o tema: “VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS” que contou com a participação em massa de todos os seus estudantes, diretores, professores e funcionários da referida escola, que percorreram várias ruas do município de Trizidela do Vale.

O passeio contou com o apoio da Prefeitura de Trizidela do Vale através da Secretaria de Meio Ambiente, onde o secretário Adelson Fernandes e o Vice-Prefeito Vinicius Louro estiveram na Conferência acompanhando toda a movimentação, ao lado dos participantes que lotaram as ruas e chamaram à atenção para a questão do meio ambiente, principalmente na conscientização de que as pessoas evitem o máximo utilizar as máquinas (carros e motos) que estão poluindo o meio ambiente e passem a utilizar a bicicleta que é um meio de transporte alternativo, seguro e não polui.

POLÍCIA EM AÇÃO: MAIS UMA ARMA DE FOGO APREENDIDA PELO COMANDO DA 10ª CI DE PEDREIRAS.


Os policiais da 10ª CI, comandada pelo Sgt Das Chagas, foram solicitados por uma pessoa que havia sido ameaçada de morte na área do balneário Major Lucena, em Trizidela do Vale. Ao chegar ao local, foram feitas as buscas para localizar os indivíduos, sendo localizado o LUIS DE OLIVEIRA ALVES, 42 anos, vulgo “ZÉ DO CAIXÃO”, que portava um facão.

Ao indagar sobre o outro acusado, testemunhas relataram que o mesmo se escondeu dentro do Bar e a proprietária, prontamente permitiu a entrada dos policias para fazer uma busca. O outro acusado, BENEDITO CUNHA SANTOS JÚNIOR, 32 anos, vulgo “BIDÚ”, encontrava-se homiziado dentro do banheiro do estabelecimento e ainda tentou esconder sobre a parede do cômodo, um revólver cal 38mm. Foi encontrado ainda 02 (duas) motocicletas, uma POP 100, placa NXP 9543 e uma Biz, placa LUS 2254, cuja origem os acusados não souberam explicar.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos suspeitos e foram encaminhados a 14ª Delegacia Regional de Pedreiras, juntamente com as armas e a motocicleta para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

CAFÉ COM NOTÍCIAS: DEUS, ENSAIANDO, SE REUNIU

foto ilustrativa  

'A PALAVRA DE DEUS É A VERDADE'

Por: Joaquim Filho/Foto: Google

Você está convidado para o congresso anual das Testemunhas de Jeová que terá como tema 'A Palavra de Deus é a Verdade', baseado nas palavras de Jesus em João 17:17.

Pontos altos:

O interessante discurso 'O que é a verdade?' vai explicar por que podemos confiar na palavra de Deus, a Bíblia.

Serão apresentadas duas peças teatrais que contarão histórias bíblicas e mostrarão o que podemos aprender delas.

Você deve está se perguntado quem está convidado!? Todas as pessoas. A entrada é franca, e não se fazem coletas.

O Congresso das Testemunhas de Jeová será realizado no estádio municipal José Neres Correia "Correão", ao lado da BR - 316, km 361 - Praça do Mercado Central - Bacabal-Ma, nos dias 30 e 31 de setembro de 2013, das 9h às 15h20.

Para obter mais informações basta assistir a um video sobre nossos congressos. 

ACESSE WWW.JW.ORG.


BANDA DO TG-10.008 ENSAIANDO PARA O DIA 7 SETEMBRO


Por: Joaquim Filho

A tradicional Banda do Tiro de Guerra 10.008 da cidade de Pedreiras há dois meses vem ensaiando para mais uma vez fazer bonito no desfile do dia 7 de setembro desse ano.

Os ensaios estão acontecendo todas as semanas, de terça a sexta, das 5h30 a 7h, sob o comando do reservista Juvenil, conhecido na cidade por Juvinha, e a coordenação do funcionário do Tiro de Guerra, Francisco Lopes.

Chegando na reta final em que o grande dia se aproxima, a Banda tem intensificado seus ensaios, onde o compromisso, a pontualidade e a seriedade durante os teinamentos têm sido a tônica para se ter um trabalho com credibilidade, pois essa é a marca da Banda que já é conhecida por todos na cidade.

Até o dia 7 de setembro muita coisa ainda vai acontecer, principalmente o levantar da cama bem cedo que é a parte mais exigente desse trabalho voluntário de reservista que o executam com amor.

O Sub-Tenente Fernandes que tem realizado alguns treinamentos com os soldados do TG. 10.008 está bastante contente e tem parabenizado o perfil e o trabalho que a Banda tem realizado no sentido de manter o Tiro de Guerra de Pedreiras nas fileiras do Exército Brasileiro como uma Instituição de renome.


PREFEITO FRED MAIA SE REUNIU COM VEREADORES


Por: Joaquim Filho/Fotos: Felipe Imagem

O Prefeito Municipal de Trizidela do Vale, Fred Maia, esteve em reunião (27) pela manhã, terça-feira, com os Vereadores que compõem a bancada governista, com o objetivo de transmitir aos mesmos, a prestação de contas e entregar relatórios das Secretarias onde mostra de forma transparente tudo que acontecera nesses 8 (oito) meses de governo, à frente da Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Trizidela do Vale, por volta das 9h e, como você pode observar pelas imagens, estiveram presentes os seguintes Vereadores: Chagas Melo, Chicutinha, Sival, Corró (Presidente da Câmara) e Lidinaldo.

O Prefeito Fred Maia aproveitou o ensejo para mostrar aos Vereadores os investimentos que foram aplicados no Município também na Saúde, os quais tiveram os procedimentos realizados pelas equipes de Saúde da Família e do Hospital Municipal Dr. João Alberto durante os 8 meses de governo.

PEDREIRAS: SEQUESTRO E ROUBO, 10 MIL DE RECOMPENSA PARA QUEM INFORMAR SOBRE PARADEIRO DE VEÍCULO


Jovem empresário pedreirense foi vítima de um assalto quando chegava em sua residência. Homens armados renderam o empresário que estava em sua pick-up, recentemente adquirida. Os bandidos que estavam em um fiat pálio de cor prata, tomaram a caminhonete e empreenderam fuga, levando consigo o jovem empresário.

Os bandidos rumaram em direção à cidade de Dom Pedro, deixando o empresário em local ermo, no meio da mata, o mesmo teve que andar alguns quilômetros até que conseguiu contato com populares.

A vítima descreve os momentos de terror vivido por ele: "foram as duas piores horas de minha vida". Ele oferece recompensa de 10 mil reais para que ajudar a encontrar o veículo:

INFORMAÇÕES SOBRE O VEÍCULO E RECOMPENSA:

Hilux, ano 2013, roubada sábado as 22:25h na cidade de Pedreiras - MA, a mesma se encontra sem emplacamento. Caso seja encontrada haverá gratificação de 10 mil reais. Entrar em contato pelos telefones (99)81219001 ou (99) 81830500.

PEDREIRAS: TIRO DE GUERRA HOMENAGEIA SOLDADOS E AMIGOS DO TG



FOTOS E TEXTO: Quim Backland

Sábado, 24 de Agosto, véspera do Dia do Soldado, o Tiro de Gerra 10-008 de Pedreiras fez questão de homenagear seus atiradores em uma solenidade que reuniu centenas de pessoas, incluindo parentes, amigos, colaboradores do TG e autoridades.

Na oportunidade posaram para fotos os atiradores destaques nesse primeiro semestre, recebendo além de medalhas e outros objetos simbólicos, diplomas, também entregues a pessoas e grupos parceiros, como é o caso do A.A. 

Em sua fala o Sargento Fernandes destacou a importância daquele momento, destacou que disciplina, civismo, amor, são atitudes de um bom soldado.

Em "Leia mais", você confere imagens da solenidade. 








PROJETO “PEDRAS VERDES ITINERANTE”

Por: Joaquim Filho/Fotos: Henrique Sousa/apoio: Everson Veloso


Uma ideia, uma caneta, uma máquina fotográfica, um veículo, uma estrada, e na companhia, amigos que gostam de uma aventura e descobrir o novo. Esses são os ingredientes perfeitos do mais novo projeto audacioso do blog Pedras Verdes, esse que já caminha para o seu terceiro ano de existência, e já é indiscutivelmente o maior blog da região do médio Mearim e um dos mais acessados e de mais credibilidade do Estado do Maranhão. 

Foi lançado nesse sábado próximo passado (24), o projeto “PEDRAS VERDES ITINERANTE”, uma sugestão inteligente e brilhante do vereador Everson Veloso, que tem como finalidade realizar viagens, visitas e conhecer de perto as realidades dos municípios maranhenses, no sentido de poder estar informando através de texto, entrevistas e imagens de tudo que será constatado “in loco”, nas cidades por onde passarmos. 

Por ter sido o autor do projeto, o vereador Everson Veloso fora convidado para integrar à primeira visita e fazer parte da realização do projeto que seguiu a seguinte a rota: saímos de pedreiras às 8h, passamos por Lima Campos, Independência, Peritoró, Alto Alegre, Bacabal, Bom Lugar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Igarapé Grande, Bernardo do Mearim, Trizidela do Vale e finalmente retornando para Pedreiras. 

Hospital Geral em Peritoró, as margens da BR e aspecto da vegetação que ladeia a BR em Alto Alegre do Maranhão

Artesanato na localidade Cachucha em Alto Alegre, MA e Restaurante Popular em Bacabal, MA.

Luiz Ribeiro Neto, seu irmão Junior Ribeiro (Colégio Reis Magos), vereador Everson Veloso (Pedreiras - PMDB) e Joaquim Filho, poeta e escritor, no Colégio de Bacabal, Reis Magos.

BACABAL

Logo que chegamos a Bacabal nos deparamos com uma manifestação pública que percorria as principais ruas e avenidas da cidade, a qual alertava a população quanto à questão da violência contra as mulheres e a violência infantil, no tocante à pedofilia. 

O movimento estava sendo organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e, como podemos observar tinha o apoio da Prefeitura Municipal de Bacabal, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

O movimento trazia como tema Campanha “LAÇO BRANCO”, que depois de nos aproximarmos da multidão e nos infiltrarmos levantando a “bandeira” do movimento, descobrimos com o líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia algumas informações sobre o real significado da campanha:

“A campanha Laço Branco foi criada no Canadá e a partir de um trágico episódio ocorrido na Escola politécnica de Montreal, em 1989. Um homem entrou em uma sala de aula e pediu para que os rapazes da turma se retirassem. As quatorze mulheres que permaneceram foram mortas com tiros à queima-roupa. Este episódio gerou um grande debate naquele país sobre questões relativas à violência do gênero.” 

COLÉGIO REIS MAGOS: 10 ANOS DE MUITA ALEGRIA!

Depois fomos fazer uma visita ao Colégio Reis Magos, localizada na Rua Dias Carneiro, nº 1748, uma escola de nome, renome e tradição na cidade que trabalha desde a educação infantil até a superior, pois no mesmo prédio funciona uma extensão do CEUMA de São Luís-MA. 

No Colégio Reis Magos fomos bem recebidos pelos membros da família que são os proprietários do mesmo há 10 anos: Dona Ellen Rose e seus filhos Luíz Neto e Júnior que por várias horas tiveram o prazer de nos receber e nos levar em cada parte interna do colégio, explicando cada detalhe: entrada da escola, secretaria, playgraund, C.T. tênis de mesa, pátio da escola, C.T. xadrez, teatro, castelo Reis Magos, biblioteca, bosque Reis Magos, galeria dos campeões, armários american box, ginásio poliesportivo, sala de informática, sala multimídia, etc. 

Lá, obtivemos a informação que o CEUMA, em breve, estará construindo oprédio próprio da mais nova Faculdade no interior do Maranhão, onde com isso, não será mais preciso o estudante sair da sua cidade para estudar na Capital do Estado. 

A nossa visita ao Colégio Reis Magos coincidiu justamente com o horário que o apresentador Ribinha da FM, da Rádio Cidade de Pedreiras estava fazendo o seu programa e, de Bacabal, fizemos um link ao vivo e passamos as informações para Pedreiras e toda região do nosso projeto e da visita que ora estávamos realizando.

Aeroporto Regional Presidente Sarney em Bacabal, MA, quase abandonado.

Aspecto da MA - 122, Bom Lugar, MA.


Estrada Maranhense, MA - 122 em boas condições, no entanto, requer muita atenção devido a grande quantidade de curvas; animais soltos na pista; muitos quebra-molas; muitos condutores trafegando de forma incorreta e nos finais de semana, muitos condutores alcoolizados.

Cidade de Bom Lugar, aparente calmaria numa tarde quente.

BOM LUGAR

Em Bacabal, resolvemos voltar pela MA que liga à cidade de Lago da Pedra, foi quando resolvemos entrar na cidade de Bom Lugar e fazer uma rápida visita pelo centro, onde fizemos algumas imagens das ruas, praças, avenidas, igrejas e prédios público. Um fato nos chamou a atenção: nossa presença por razão da cidade ser pequena deixou os moradores admirados e desconfiados sem saber do que se tratava a nossa presença, mas aos que se aproximavam e pediam explicação, dizíamos tratar de uma equipe do blog Pedras Verdes que estava realizando um projeto de visitar todas as cidades do maranhão em busca de informações em todas as áreas.

Bom Lugar é uma cidade e um município do estado do Maranhão, Brasil. Localiza-se na microrregião do Médio Mearim, mesorregião do Centro Maranhense. O município tem 12.317 habitantes (2003) e 264 km². Foi fundado em 1997. O município que corresponde ao atual Bom Lugar era pertencente à Bacabal, até ser desmembrado em 1995 através da lei estadual.

MA - 122, muita fazendas, plantações e pecuária, com destaque para a produção de laticínios e gado para corte. A agricultura de subsistência e o trabalho pesado da roça, se contrastam, no contrastante Maranhão. 
Neste dia, na cidade de Lago da Pedra aconteceu um óbito ocasionado por acidente de motocicleta. VEJA AQUI.

Lago da Pedra, MA.
LAGO DA PEDRA

Em Lago da Pedra chegamos já no período da tarde e fomos fazer uma visita ao Bioquímico Diogo, funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Pedreiras, sobrinho de Ronni Von, gerente do Armazém Paraíba, de Pedreiras. 

Depois fomos dar uma volta pela cidade fazendo imagens, conversando com as pessoas e tentando localizar alguns amigos: Benedito Carvalho, Secretário de Cultura; Antônia Portela, poetisa e membro da Academia Lagopedrense de Letras e outras personalidades da cidade.

Acesso ao Centro de Lago do Junco, MA e igreja em forma de Espaçonave.

Ruas de Lago do Junco.

Neste dia aconteceu um óbito ocasionado por uma colisão em um jumento.na estrada perto do Povoado Jiquiri.VEJA AQUI.

LAGO DO JUNCO - LAGO DOS RODRIGUES - IGARAPÉ GRANDE -BERNARDO DO MEARIM: 

Nesse percurso podemos observar os problemas de sempre que existem na rodovia que corta esses lugares: falta de acostamento, queimadas, bichos mortos e lixo jogado nas margens da estrada, mato invadindo a estrada e a presença constante de animais soltos nas estradas oferecendo perigo para quem trafega de moto e carro. 

Observamos também a falta de respeito para com as Leis de Trânsito onde motoqueiros circulam da forma que bem querem, colocando suas vidas em risco e a vida de outrem.

Lago dos Rodrigues em evolução, projeto habitacional faz a cidade crescer.

Parada para saborear o famoso abacaxi da Barraquinha. Gelado é uma delícia.

Igarapé Grande, MA.

Pecuária e a imprudência na estrada. Motoqueiros não deram a mínima para quem estava atrás.

MA - 122, e o recém inaugurado Hospital do Estado.

Deve ser algum tipo de tradição manter jumentos na pista.

Bernardo do Mearim, MA.

Chegada em Trizidela do Vale/Pedreiras

O lançamento do projeto “PEDRAS VERDES ITINERANTE”, em sua primeira edição, foi muito interessante para lançarmos uma nova forma de fazer mídia nas redes sociais, uma oportunidade para conhecermos de perto a realidade de cada município, manter contato com outros blogueiros da região, poetas, escritores, professores, formadores de opinião, políticos, religiosos e demais pessoas da sociedade civil.

Qualquer pessoa de Pedreiras e Trizidela do Vale, político ou não, caso queira acompanhar-nos nessas viagens poderá integrar à nossa equipe, desde que saiba que esse projeto não tem fins políticos, pois a finalidade é somente a notícia através de um projeto que já nasceu com sucesso.