Deputado Raimundo Louro Participa do Festival da Sanfona no Povoado Lucindo



A convite do Prefeito de Poção de Pedras Júnior Cascaria, o deputado estadual Raimundo Louro participou no último sábado (28), no Povoado Lucindo, do III Festival da Sanfona que contou com a presença de Chimbinha do Acordeon (ator do filme Gonzaga de Pai para filho) e de sanfoneiros da região.

Acompanhado do prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, do vice Vinícius Louro do deputado federal Cleber Verde, o parlamentar se divertiu ao som das sanfonas e aproveitou para dançar o forró pé de serra com populares no local do evento.

No povoado o deputado também participou da inauguração do Centro de odontologia Raimunda Eloi da Silva e aproveitou para anunciar a vinda do asfalto para o povoado fruto de sua emenda a pedido do prefeito de Poção de Pedras. “Quero aqui anunciar que em janeiro, vamos inaugurar o asfalto deste povoado, fruto do nosso trabalho e empenho do prefeito que levou o pedido da população e que na Assembleia atendemos de imediato, todas as famílias que residem no Lucindo podem contar comigo, estamos a serviço de todo o povo do maranhão”, afirmou o deputado Raimundo Louro.

Valtervi Passos – Assessoria de Comunicação

PPA DE TRIZIDELA DO VALE COMEÇA A SER DISCUTIDO EM REUNIÃO


Por: Joaquim Filho/Fotos: Felipe Imagem

Sob a coordenação da senhora Maria Nadir de Almeida Araújo Oliveira, Secretária Municipal de Planejamento, Ações Estratégicas e Assuntos Institucionais, aconteceu nesta sexta-feira (20), no Gabinete do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Fred Maia, uma reunião com todos os secretários municipais para a realização do primeiro encontro, no sentido de dar início à discussão sobre o PPA – Plano Plurianual do município para o quadriênio de 2014 a 2017.

Segundo o senhor Helcimar da Silva Nunes, Secretário de Administração do município de Trizidela do Vale, essa primeira reunião foi para traçar metas, reunir ideias e estratégias de como envolver a comunidade nesse processo tão importante para a administração e a cidade, nesse período de quatro anos.

Ficou acertado que o município entrará em contato com o Ministério Público de Pedreiras para ver junto à Promotoria responsável por essa questão, uma data ainda esse mês, para a realização de uma audiência pública, com o objetivo de que se faça um PPA com a participação popular, afinal, é o povo que deve dizer onde o gestor municipal irá aplicar o dinheiro público.

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

Portanto, é muito importante que todos e todas as pessoas da comunicado participem dando a sua parcela de contribuição de uma forma livre e mais democrática possível. 

(Assessoria de Comunicação e Cultura)

Câmara Municipal de Pedreiras Aprova Projeto de Lei e Transforma Loteamento em Bairro Parque Henrique Oliveira



Com dez votos a favor e três contra, a maioria dos vereadores de Pedreiras em sessão plenária realizada na última quarta feira (25), na Câmara Municipal de Pedreiras, aprovaram o projeto de lei que regulamenta o loteamento Parque Henrique Oliveira como novo Bairro da Cidade.

Moradores do loteamento há mais de 13 anos presenciaram a votação e viram apenas três vereadores em discordância com o projeto do novo Bairro, foram eles; Vereadores Antônio de França, Elias Bento e Otacílio Tavares que justificou seu voto contrário. “Essa casa está hoje aqui transferindo as melhorias que devem ser feitas pelo proprietário do loteamento para o poder público”, frisou o vereador.

Mas para os moradores, deixar de ser um loteamento para virar um bairro, só trará benefícios para os que residem ali. “Estamos cansados de esperar, essa é uma vitória para nós moradores que agora vamos esperar que o prefeito realize obras de asfaltamento e saneamento básico, agora sim temos esperança para que as melhorias possam de fato acontecer.

De São Luís por telefone o prefeito Totonho Chicote parabenizou os moradores por essa conquista e anunciou que há projetos em tramitação para obras importantes no novo Bairro . “Parabéns aos moradores e aos vereadores que foram sensíveis ao tornar o Parque Henrique em agora novo bairro de Pedreiras e dizer que está em Brasília um grande projeto de asfaltamento e rede de esgotos e a construção de uma escola em tempo integral”. Afirmou o prefeito.

A indicação do projeto de lei é do vereador Elcinho Gírio que recolheu assinaturas junto com os moradores e levou até a Câmara para a aprovação. Um trabalho que concretiza a união do Poder Legislativo e Poder Executivo trabalhando com um só objetivo: Trazer desenvolvimento e crescimento para o nosso povo.

Valtervi Passos – Assessoria de Comunicação



A DRAGA NÃO VAI CHEGAR!

Olhando agora pouco o Facebook, olhei uma publicação a qual fomos marcados. O professor Yunng Souza escreve alertando sobre o nosso Rio Mearim, veja. 

Aspecto atual da Rampa em Pedreiras

TEXTO DE YUNNG SOUZA

Chegando agora de um dia intenso de varias atividades pastorais.

E uma das atividades foi reunir com um grupo de moradores do Bairro do Matadouro e que nos deram uma triste noticia: "a draga voltou, não tem mais como chegar a pedreiras!”.

Queridos amigos de pedreiras e região, quero lhes comunicar que o rio Mearim esta prestes a "cortar", o que seria isso? O Mearim de fato está secando e assoreando mais rápido que nunca e um dos fatos que mostram isso é que a draga muito conhecida pelos moradores de pedreiras não consegue mais chegar na "rampa" em pedreiras, ela voltou muito antes da cachoeira, um lugar que é possível atravessar a joelho enxuto.

Comecem a rezar, pois o bem mais precioso que a região ainda tem o Rio Mearim, ainda, que sofre a duras penas pela falta de compromisso e respeito de um povo assassino, que tiram das margens do rio, coitado, suas matas, que provocam de forma criminosa o assoreamento, a escavação sem controle no leito do rio para tirar areia visando o lucro e que com seus canos e bueiros de esgoto e produtos químicos poluem o rio. Dos igarapés e riachos que durante muito tempo viraram veias onde a droga (lixo) é injetada e ajuda a destruir tão belo corpo (rio) e que hoje está com câncer e aos poucos vai morrendo. 

Cadê a secretaria estadual e municipal de meio ambiente? Cadê a colônia de pescadores? Cadê o povo de Pedreiras, Bacabal, Joselândia, São Luís Gonzaga e tantas outras cidades que necessitam do Mearim para sobreviver?

O Rio Mearim sofre e nós somos os culpados.

Draga no Rio Mearim
um rio cada vez mais poluído e assoreado.
Rio Mearim  em 23/09/2013, baixo nível do rio deixa pedras da antiga ponte aparentes.
Rio Mearim, Povoado São Raimundo Pedreiras (foto Mirsael CQC)

PREVENIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO

Bruna Tayná, coord. da Atenção Básica e Alexandre Fonseca sec. de Saúde

A prefeitura de Pedreiras através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou nesta noite (24) mais uma ação dentro da Programação da I Semana do Coração Saudável realizada na praça do Jardim no centro da cidade. Foram realizados a aferição da pressão arterial na população, teste de glicemia, avaliação antropométrica e orientações sobre alimentação saudável. Essa foi uma iniciativa da coordenadora da Atenção Básica do Município Bruna Taynná, em parceria com os enfermeiros e nutricionistas do município, acadêmicos de nutrição e enfermagem da Faculdade FAESF.

Bruna faz um alerta a população para a prevenção: "Estamos realizando essa semana de orientações sobre coração, como forma de prevenção contra as doenças cardiovasculares, o remédio mais eficaz contra qualquer doença é a prevenção"

A Semana do Coração Saudável - Celebrando o seu amigo do peito segue até sexta-feira com ações na Praça do Jardim a partir das 19h. Nesta quarta a programação segue com cinemateca e orientações sobre uma vida saudável. Participe!

ATIVIDADE NA PRAÇA DO JARDIM EM 24/09


Informações DECOM

AS SEMANAS COMEÇARAM BEM


Sedentarismo, colesterol alto e estresse são alguns dos piores inimigos do coração. Eles se encaixam dentro dos fatores chamados modificáveis, ou seja, ainda dá tempo de mudar esses hábitos e começar a se preocupar com sua saúde.

Algumas pessoas têm chance maior de desenvolver doenças cardíacas, principalmente levando em conta idade e histórico familiar. Mas isso não quer dizer que os mais jovens não devam se preocupar. Se você tem na família irmãos ou pais que já sofreram um infarto na faixa dos 30 anos, atenção! Redobre ainda mais os seus cuidados se você identifica algum dos fatores modificáveis citados acima.

Angina (dor no peito) e infarto são algumas das doenças que mais assustam. Ambas são causadas, principalmente, pelo excesso de colesterol no sangue. Para se ter uma ideia, o colesterol é responsável por 4,4 milhões de mortes anuais no mundo.

Outras enfermidades também assombram o coração. Além das bastante conhecidas arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, também figuram nessa lista endocardite infecciosa, pericardite aguda, doenças valvárias e doença de chagas.

Atividades realizadas na segunda-feira, início da campanha

Verificação de pressão arterial em frente ao banco do Nordeste e coordenadora da Atenção Básica Bruna Tayná, fazendo panfletagem na av. Rio Branco.


SEMANA DO CORAÇÃO SAUDÁVEL

Com o tema "Celebrando seu amigo do peito" a Secretaria Municipal de Saúde-SEMUS de Pedreiras estará realizando de 23 a 27 de setembro uma vasta programação envolvendo vários profissionais da área de saúde que estarão disponibilizando gratuitamente serviços como:

AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL
TESTE DE GLICEMIA E ORIENTAÇÕES

SEGUNDA-FEIRA 23/09 

PRAÇA DA SUCAM
PRAÇA CORRÊA DE ARAÚJO
BANCO DO NORDESTE
MERCADO CENTRAL

TERÇA-FEIRA 24/09

STAND NA PRAÇA DO JARDIM DAS 19h ás 22h-INFORMAÇÕES 

QUARTA-FEIRA 25/09

STAND NA PRAÇA DO JARDIM DAS 19h ás 22h
panfletagem,cinema saúde

QUINTA-FEIRA 26/09 das 19h ás 22h

UMA VIAGEM PELO SISTEMA CARDIOVASCULAR 

SEXTA-FEIRA 27/09 das 19h ás 22h

BAILE NA PRAÇA DO JARDIM  


SEMANA DO BEBÊ - Acolher 1ª Infância é Investir no Futuro de Pedreiras

Inicio das atividades na segunda-feira com panfletagem e brincadeiras lúdicas com personagens infantis

De 23 a 28 de setembro está sendo realizada a Semana do Bebê. Durante toda semana acontecerá uma intensa mobilização social em torno crianças de até 6 anos com o objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento nessa faixa etária.

Na primeira infância, nome dado aos primeiros anos de vida, os cinco primeiros são marcados por intensos processos de desenvolvimento. É uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, pois o cérebro absorve todas as informações, as respostas são rápidas e duradouras. Segundo especialistas, as crianças nesta fase precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões.

Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os 3 anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem 1 quatrilhão de ligações. O número é o dobro de conexões que um adulto possui. Aos 4 anos, estima-se que a criança tenha atingido metade do seu potencial intelectual. Em dezembro de 2011, o Brasil registrou mais de 11 milhões de crianças nessa faixa etária.

segundo o Unicef, ao realizar a Semana do Bebê, cada município brasileiro contribui com o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”. As políticas para a primeira infância vem obtendo resultados animadores, nos últimos anos no Brasil. Pedreiras é detentora do Selo Unicef e a Semana do Bebê faz parte da estratégia para a renovação e manutenção do reconhecimento cedido pelo Unicef. 

Destaque para o Bebezão Tonhão que chamou muita atenção. 

Fotos: Vilson Vianna/DECOM

10ª CI FAZ OPERAÇÃO NA ZONA RURAL DE PEDREIRAS E APREENDE 2 ARMA DE FOGO.

A Polícia Militar de Pedreiras-MA, dando continuidade a uma operação na zona Rural, com o intuito de apreender armas, drogas e veículos oriundos de roubo. A guarnição PM encontrava-se realizando a operação nas imediações dos Povoados Mangueira e Pau D’arco e durante o deslocamento pela MA-381, no Povoado Mangueira foi avistado o Sr. RAIMUNDO LIMA BRITO, que estava em atitude suspeita e ao ser abordado foi encontrado com o mesmo um revólver cal 38mm, além de R$ 3937,50 em espécie. 

Ao mesmo foi dada voz de prisão e conduzido a Delegacia e durante o trajeto para a Pedreiras, um veiculo suspeito foi avistado pela Guarnição da Força Tática que resolveu abordar os ocupantes. Sendo encontrado na cintura de MARCOS DIONY GONÇALVES LIMA, 01 revólver cal 38mm e R$ 80,00 e da mesma forma como foi feito ao primeiro, ao segundo foi dada voz de prisão e conduzido a delegacia juntamente com o veículo da Marca Toyota de cor preta

A população dos povoados abrangidos pelas operações, novamente tem reconhecido a iniciativa dos policiais, que procuram assegurar a tranquilidade e sossego da população. Os conduzidos por porte ilegal de arma de fogo foram apresentados na 14ª Delegacia Regional, para que a autoridade policial competente possa tomar as providencias que cada caso requer.

INFORMAÇÕES: 10ª COMPANHIA PM INDEPENDENTE

COMITIVA CHICOTE-LOURO VISITA BAIRRO E POVOADOS


Os vereadores da Câmara Municipal de Pedreiras estiveram reunidos no último domingo (23), com o prefeito, Totonho Chicote e com o deputado estadual Raimundo Louro para colocarem em pauta a votação do projeto de tornar o loteamento Parque Henrique Oliveira em um novo bairro da cidade.

A autoria da indicação do novo bairro é do vereador Elcinho Gírio que ao recolher as assinaturas dos moradores do loteamento, resolveu convocar uma reunião com prefeito, vereadores e o deputado da região. “Nossa proposta é levar para a votação na próxima sessão da câmara dia 25 de setembro para que a nossa proposta seja aprovada. Com a mudança de loteamento para Bairro Parque Henrique Oliveira os moradores poderão investimentos do município nas áreas de infraestrutura e saneamento básico trazendo mais qualidade de vida para os moradores”, explicou o vereador Elcinho.

Para o deputado estadual Raimundo Louro que está sempre presente nas indicações de obras e emendas para região, a criação do novo bairro vai atrair também recursos do Governo do Estado para que possa ser criado, postos de saúde, asfalto e atrair novos investimentos para a cidade. “Estou aqui para dar meu total apoio, os moradores do Parque Henrique que podem contar comigo, através do prefeito Totonho Chicote e dos vereadores de Pedreiras estou a disposição na Assembleia para atrair recursos e desenvolvimento para este novo bairro”, afirmou o deputado Raimundo Louro.

A outra boa notícia da reunião foi a doação de um terreno para a construção de uma unidade escolar em tempo integral novo bairro, compromisso firmado do prefeito, vereadores e deputado Raimundo Louro.

Após a reunião na casa do Prefeito Totonho Chicote, o deputado estadual saiu em comitiva com o prefeito de pedreiras e o vice-prefeito de Trizidela do Vale Vinícius Louro, para o Povoado Barreiro onde a acompanhou a abertura da Copa Barreiros organizada pelo Senhor Natin que há mais de 11 anos organiza este campeonato sempre com o apoio do parlamentar.

Em uma agenda extensa, ainda em comitiva, o deputado partiu para um almoço de aniversário do Apóstolo Neto da Igreja Missionária Nova de Pedreiras. O Almoço foi realizado no povoado Sítio Novo com amigos, prefeito Totonho Chicote e demais secretários de governo.

Valtervi Passos – Assessor de Comunicação

VALE A PENA OUVIR: BANDA ANCESTRAIS DO ACASO - É COISA BOA, COISA DA TERRA, OUÇA!


Ancestrais do Acaso é uma banda de rock com canções autorais num formato direto e autêntico, algumas indispensáveis em rodas de violão com os amigos




PARA COMEÇAR BEM O SÁBADO! OUVE AI!


LIMA CAMPOS DE LUTO: PASTOR DOMINGOS MARTINS FILHO

O prefeito Jaílson Fausto Alves decreta luto e feriado municipal


O prefeito Municipal Sr. Jailson Fausto Alves decreta LUTO e FERIADO MUNICIPAL neste dia 20/09/2013 em virtude do falecimento do Pastor DOMINGOS MARTINS FILHO ocorrido em 19/09/2013. É com imensa tristeza e pesar que notificamos o acontecido e mencionamos aqui o nosso sentimento de dor a família, à igreja e a nossa população que sente-se abalada com a perda de alguém que contribuía para o progresso da nossa cidade. Que DEUS em sua infinita misericórdia console a todos.

COLUNA LULU: TODA POLÍTICA É POUCA!

Festival do Peixe atrai centenas de pessoas para povoado no município de Lago dos Rodrigues

O evento já virou referência gastronômica para a região do Centro dos Toinhos, povoado do município de Lago dos Rodrigues. Por aqui a principal estrela do tradicional festival do peixe, é o Tambaqui.

Mais de cinco mil pessoas prestigiaram a festa no ultimo domingo (15). Cozido, frito ou grelhado, os amantes da iguaria não mediram esforços e comercializaram, segundo a coordenação do evento, cerca de 480k.

José Vaqueiro, idealizador do evento, diz que a festa que começa nas primeiras horas do dia entra noite adentro na comercialização do peixe. “Estamos na décima segunda edição e o que começamos apenas com o intuito de pagar uma conta hoje virou referencia em toda a região”, explica.

Amante do peixe Tambaqui, o Deputado Raimundo Louro, também prestigiou a festa. “Sempre ouvia falar da festa só ainda não sabia que era tão boa assim. Vou trabalhar no sentido de colaborar para que na próxima edição possamos levar a festa para uma maior valorização da gastronomia local”, enfatiza.

Mais de 48 pessoas entre homens e mulheres trabalham na decoração, manuseio e preparo de todo o peixe que é cultivado em cativeiro. Em média cada peixe pesa cerca de 1 kg sendo também a cada ano exibido um Tambaqui de 7 kg para leilão.

Informações: Clarear


Simplício Araújo comandará lançamento da Frente Parlamentar Mista Eleições Limpas


O deputado federal Simplício Araújo (PPS/MA) comandará o lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa da Lei Eleições Limpas, que será formalizada na Câmara dos Deputados na próxima terça-feira, 24.

De acordo com Simplício, o objetivo da Frente é dar apoio para que o projeto seja apreciado com celeridade pelo Parlamento. O Movimento quer que a reforma comece a valer nas eleições de 2014.

“A Frente também terá o papel de proteger essa iniciativa popular para que ela não seja modificada a ponto de perder o eixo central da discussão que motivou este projeto, que é a moralidade e a ética na política”, reforçou.

Com a assinatura de 230 deputados e 9 senadores, reunindo praticamente todos os partidos, a Frente, segundo Araújo, será um somatório de esforços com a Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular. "Estaremos unindo forças para moralizar as eleições no país", afirmou.

PL Eleições Limpas - O Projeto de Lei (PL) 6316, também conhecido como Lei Eleições Limpas, dispõe sobre ações e mecanismos que assegurem transparência no exercício do direito de voto, sobre financiamento democrático dos partidos e campanhas eleitorais, bem como sobre o controle social, a fiscalização e a prestação de contas nas eleições. É um projeto de iniciativa popular e organizada pelos idealizadores do projeto Ficha Limpa.


Assessoria de Comunicação Dep. Simplício Araújo



Assinado convenio para liberação de recursos para construção de uma Praça em Bernardo do Mearim

O Deputado Raimundo Louro (PR), concluiu nesta quarta-feira (18) juntamente com o Secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, assinatura do ato de convênio que destinou recurso para a construção de uma praça na cidade de Bernardo do Mearim.

O município que já havia sido contemplado nesta terça-feira (17), com 2km de asfalto, o equivalente há cerca de quatrocentos mil reais, agora também receberá cerca de trezentos e quinze mil reais para a construção da praça. No total foram mais de setecentos mil destinados para o município.

Com o apoio do Governo estadual, inúmeras prefeituras estão efetuando dezenas de obras que seriam impossíveis de serem realizadas apenas com recursos dos próprios municípios. É, portanto, uma grande ajuda, pois favorece moradores das zonas rural e urbana”, destacou o Deputado Estadual Raimundo Louro.

Hildo Rocha, disse que o programa atende, essencialmente, as necessidades mais importantes de cada município. “O Programa Viva Desenvolvimento Urbano está contribuindo para mudar a realidade das cidades maranhenses tornando-as mais bonitas, facilitando a vida da população, contribuído para a valorização dos imóveis, ajudando a elevar a autoestima das pessoas”, finalizou.

Além da zona urbana, o programa também atende aos povoados com pavimentação de estradas vicinais, saneamento ambiental e outras intervenções importantes.

Informações: Clarear

Deputado Raimundo Louro garante asfalto e praça para Bernardo do Mearim

(E) Totota, Eudina Costa, Hildo Rocha, Raimundo Louro
e Pedro do Isaías.
O deputado Raimundo Louro (PR) participou na tarde desta terça-feira (17), no Palácio Henrique de La Roque – acompanhado do secretário de Cidades, Hildo Rocha e da prefeita de Bernardo do Mearim – da assinatura de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Bernardo do Mearim, para asfaltar 2km de avenidas e ruas do município além da construção de uma praça.

No total de acordo com o deputado foram destinados mais de 700 mil reais para a execução dos serviços que terá apenas vinte mil de contrapartida do município.


Buscamos o recurso junto à governadora Roseana Sarney e ao secretário Luís Fernando Silva que prontamente atenderam ao pleito porque entendem a necessidade e urgência dos nossos municípios”, explica.

Os 2km de asfalto serão destinados para pavimentação de vias urbanas no povoado Caneleiro e a praça deverá ser construída na sede do município.

Para a Prefeita Eudina Costa, o apoio e dedicação de Raimundo Louro tem sido de suma importância na defesa das solicitações das cidades. “Estive no gabinete do deputado e fui prontamente atendida. Quem ganha somos nós com a garantia de benefícios urgentes para o nosso povo”, finaliza.

Informações: Clarear