TRADICIONAL FESTA DA CDL DE PEDREIRAS TEM INAUGURAÇÃO E ARRASTÃO

Inauguração do Clube Social da Câmara dos Logistas de Pedreiras(CDL). Na ocasião estiveram presentes vários empresários e logistas da região. Localizado no Bairro São Francisco na entrada da cidade, a sede conta com um amplo espaço e novas instalações,

Clube Social abre as portas e inaugura em grande estilo. (D) Cantora Ailana Lee arrastou a multidão na avenida.

A classe empresarial e política de Pedreiras e Trizidela do Vale foram prestigiar a Inauguração do Clube Social dos Comerciantes de Pedreiras e posteriormente o arrastão da CDL FOLIA.

Mais uma no da tradicional festa dos comerciários e da comunidade de Pedreiras

A FESTA AINDA NÃO TERMINOU! VEM AI:

TIM EM PEDREIRAS: VOCÊ SEM FRONTEIRAS E SEM SINAL

PROTESTE JÁ!
O QUE ACONTECE COM A TIM?

Não é necessário procurarmos muito para perceber que a operadora TIM em Pedreiras e Trizidela do Vale é líder no mercado, basta conferir sua agenda de contatos no celular. A dita cuja operadora faz um trabalho de marketing extremamente agressivo oferecendo produtos que atraem o consumidor. Quem não quer um TIM BETA? Quem não quer acessar a internet 3G, mandar SMS ou ligar com um baixo custo de forma ILIMITADA no dia, pagando apensa 0,25 centavos? Pois é, a TIM oferece em um de seus planos todas essas maravilhas da tecnologia. Tudo muito bom, tudo muito maravilhoso. Mas, há um grande problema nisso tudo! A TIM, oferece, mas não cumpre com o que foi anunciado  E isso, meus caros colegas configura prática de propaganda enganosa que leva a danos morais. 

A situação da TIM em Pedreiras e em Trizidela do Vale e oscilante, os serviços da operadora são inconstantes e imprevisíveis durante todo o dia, coisa que antes acontecia apagões "toleráveis" apenas nos horários de pico. Este fato é muito preocupante, visto que nos tornamos super dependentes da telefonia móvel, já que muita coisa é resolvida por celular. Não temos como calcular os prejuízos ocasionados pela falta de comunicação envolvendo essa modalidade de telefonia, no entanto, podemos recorrer à Justiça na busca de diminuir as perdas ocasionadas pelo mal serviço que nos é prestado.

A Promotora de Justiça de Pedreiras Sandra Pontes, interpelada em uma entrevista, disse que medidas estão sendo tomadas contra as operadoras de telefonias que não prestam seus serviços a contento (a TIM é campeã de reclamações) e qualquer cidadão que se sentir lesado pela falta dos serviços de telefonia, podem dar entrada na justiça e que NÃO HÁ VALOR PRÉ-FIXADO PARA PAGAMENTO DE INDENIZAÇÕES, estas podem variar de acordo com o prejuízo a ser comprovado. 

A insatisfação com a empresa TIM é tamanha, que ao questionarmos: "QUAL NOTA VOCÊ DÁ PARA OS SERVIÇOS DA TIM EM PEDREIRAS?", centenas de usuários se manifestaram em 24 horas da postagem, a TIM ganhou um enorme e redondo "0" ZERO.

O QUE ACONTECE COM A TIM? (2)

A TIM Brasil, segunda maior operadora de telefonia móvel do país, pode ser vendida em breve. 

Investigadores acreditam que os problemas financeiros enfrentados pela Telecom Italia levaram os bancos Barclays e a BTIG a prever que a companhia vai vender a TIM no Brasil ou dividir a empresa, que poderá ser repartida entre as concorrentes nacionais. 

A Anatel dificilmente deixaria outra empresa nacional adquirir a operadora em sua totalidade, por isso, outra companhia estrangeira, como por exemplo a Vodafone, poderia entrar no jogo e comprar a TIM BR. 

De acordo com a Bloomberg, seria necessário a Telecom Italia reduzir suas dívidas em, pelo menos, US$ 3 bilhões e faturar cerca de RS 21,6 bilhões ainda este ano para evitar o fechamento da operadora no Brasil e evitar o rebaixamento dos créditos junto aos bancos. 

Segundo o site O Globo, a TIM preferiu não fazer declarações sobre a suposta venda até o momento.

POSTO MAMORÉ - PROMOÇÃO QUEM GANHA É VOCÊ!


O Auto Posto Mamoré, agora sob nova direção, localizado logo na entrada da cidade servindo de cartão postal e referência de bons serviços e produtos prestados à comunidade, está com uma SUPER PROMOÇÃO. 

A MEGA PROMOÇÃO é que quem abastecer e realizar qualquer serviço no Auto posto Mamoré até o dia 31 de janeiro de 2014, receberá cupons (de acordo com o valor), preencherá e colocará em uma urna para concorrer um linda Moto Dafra 50 - Eletric Starter.

Não deixe de participar!


ORQUESTRA ESTRELA DA SERRA ENCHEU OS OLHOS DOS PEDREIRENSES


Orquestra Estrela da Serra executando a música "Tico Tico no Fubá.

Reconhecida nacionalmente, a orquestra formada por jovens músicos, apresenta em seu repertório interpretações de Luiz Gonzaga entre outros nomes da música nordestina e de todo País.

Em uma bela apresentação que entre homenagens a João do Vale em um passeio pelo vasto universo musical, eis que finalizaram o show com o brasileiríssimo "Tico Tico no Fubá". 

A Orquestra Estrela da Serra esteve pela primeira vez em Pedreiras e já deixa muitas saudades. o bom público presente no Anfiteatro Dom Jacinto com certeza, tão cedo não esquecerá esse dia de festa em comemoração aos 80 anos de João do Vale, se estivesse com certeza iria adorar. 

JOÃO DO VALE: Selo Comemorativo do Poeta, Cantor e Compositor é Lançado em Pedreiras

Escada Palácio Municipal de Pedreiras, Memorial João do Vale - foto: Francisca Alencar
Sim, compartilho com você daquela pergunta quase unanima; “Porque não homenagearam João do Vale em vida?”. Sei bem que cada um tem sua própria resposta. Mais homenagear personalidades como o João é também reconhecer que ele onipresente através de suas músicas, é como a frase que ouvi: “Cultuar a memória dele é valorizar nossa própria história”. Vamos lá!Um dos maiores intérpretes da música popular brasileira, o Maranhense do Século João Vale recebeu na noite do dia (26),o selo comemorativo dos Correios do Maranhão em homenagem aos seus 80 anos de vida e pelo reconhecimento da sua vida e obra na sede do Palácio Municipal em Pedreiras.

Este importante selo manterá viva em nossa memória do João do Vale a obra e a importância de João Vale para música popular brasileira e para a Cultura maranhense”, disse a secretária de Estado da Cultura Olga Simão no lançamento do selo dos Correios.

Na cerimônia de lançamento do selo estiveram presentes; O filho de João do Vale, Riva do Vale, autoridades como a Promotora de Justiça Sandra Pontes, prefeito de Pedreiras Totonho Chicote, prefeito de Trizidela do Vale Frederico Maia, vice–prefeito Vinícius Louro, deputado estadual Raimundo Louro, Secretário de Estado do turismo, Jura Filho, poetas, secretários municipais de governo e personalidades marcantes da sociedade pedreirense.

No momento de entrega e carimbo do Selo João do Vale, o prefeito Francisco Antônio Chicote, ressaltou que a Princesa do Mearim vive um momento especial e que um filho de sua terra agora percorrerá o mundo através de correspondências. “Esse é um momento histórico para a nossa cidade, o nome de João do Vale percorrerá o mundo, nossa cidade vive agora mais um momento de orgulho por esse grande artista do povo”, ressaltou o prefeito.

Por mais que nós tentemos entender a percepção de mundo do “Poeta do Povo” cantada em versos e rimas, homem versus bicho em “carcará pega mata e come” ou seu amor incondicional aos amigos, as farras homéricas na Rua da Golada em Pedreiras, ainda saberemos pouco. Sabe se que ele viveu com os geniais Jackson do Pandeiro, Luís Gonzaga, Dominguinhos, Chico Buarque e com uma lista intensa de célebres cantores da música popular brasileira, onde cantou ou emprestou seu talento genial de músico brasileiro. Decidiu viver do seu jeito, se com prestígio ou não, se com glória ou não, viveu como sempre quis, do jeito que quis, veio do povo e terminou sua ilustre passagem na terra no meio de seu povo e é pela sua genialidade cabocla do “Lago da Onça” (povoado onde nasceu), da maranhensidade de ser, que ele se eterniza mais uma vez em nossos corações. 

Viva João!

Valtervi Passos

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO NA EXPANSÃO DA POSTAGEM OU AQUI NA FANPAGE 

CÍCERO QUEIROZ DÁ PALESTRA SOBRE AS FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO NO CURSO COMUNICANDO-SE PARA O MUNDO


Por: Joaquim Filho/Foto: Francisca Alencar 

O curso Comunicando-se com o mundo retornou as suas atividades hoje segunda-feira (28) com mais uma super programação, o qual trouxe como palestrante o já conhecido e comprovado pela experiência e vasto conhecimento curricular, o professor e diretor do Centro de Ensino Cenecista Corrêa de Araújo, Cícero Queiroz que apresentou um tema muito importante: as ferramentas da comunicação, que segundo o próprio professor, não tem nada a ver com os meios de comunicação.

Segundo o professor Cícero Queiroz, as ferramentas de comunicação são técnicas e formas de linguagem que foram evoluindo com o passar da história e é através delas que hoje se desenvolvem várias formas de gestão e comunicação entre os grupos, empresas e comunidades. Estas ferramentas são instrumentos de trabalho dos comunicadores, jornalistas, publicitários, entre outros, que utilizam destes recursos em diversos campos da atividade humana. Veja esta conversa sobre as ferramentas da área de comunicação coletiva.

O professor apresentou em data show as principais ferramentas que são usadas para facilitar na comunicação atual:

Marketing, Publicidade e Propaganda, Merchandising, Promoção, Eventos, Pesquisas, Assessoria de imprensa

Sobre o Marketing disse que é o posicionamento da empresa, produto ou serviço no mercado é colocado mediante esta ferramenta. É através do marketing que a empresa cuida de sua imagem perante os clientes. Esta ferramenta trata de todo o ciclo do produto desde sua produção até o consumo criando um relacionamento entre os clientes e o serviço.

A publicidade e a propaganda dizem respeito ao ato de divulgar e incutir uma ideia ou produto na mente das pessoas. Ou seja, estas ferramentas têm a tarefa de ao divulgar um produto promover a venda do mesmo, mediante a criação de uma necessidade na mente do consumidor. Para a boa utilização desta ferramenta ela constrói estratégias fundamentadas em pesquisas de mercado.

A pesquisa é uma ferramenta de informação com base na qual os comunicadores e anunciantes poderão criar e divulgar seus produtos. A pesquisa ajuda o próprio anunciante a conhecer seu produto e sua potencialidade no mercado, assim como o impacto e as expectativas que ele tem causado entre os consumidores.

Ainda dentro da palestra, o professor Cícero Queiroz falou diversos assuntos e sempre trazendo-os para a nossa realidade onde a sua visão crítica sobre a questão de como essas ferramentas são utilizadas também foram discutidas entre os participantes.

O curso continua durante toda essa semana e vai até o dia 08 de novembro do corrente.

DOMINGO A TARDE: PINTA NA AABB QUE TEM PINTANDO O 7


por: Joaquim Filho

A Associação Atlética Banco do Brasil de Pedreiras, na pessoa do seu presidente Leal, pensando em proporcionar lazer e o melhor para os seus associados está apostando em novas ideias onde a prioridade é o artista local como forma de reconhecimento e valorização da nossa cultura.

A Banda Pintando o 7 estreou nesse domingo (27) a sua longa temporada em que vai estar fazendo suas apresentações aos domingo na AABB, se estendendo até o carnaval de 2014.

Quem foi à AABB neste domingo viu que a Banda Pintando 7 fez uma reestreia que deixou todos encantados tocando músicas de todos os ritmos, com o profissionalismo, a seriedade e o respeito com que os seus componentes encaram o seu trabalho.

Fica aqui o convite da Diretoria da AABB para você e família a comparecerem aos domingos em nossa Associação, pois estamos trabalhando para levar o melhor à comunidade.

MAIS FOTOS CLIQUE NO LINK ABAIXO

OS TEMPOS AGORA SÃO OUTROS


Joaquim Filho 

Pois é, no dia do lançamento do Selo comemorativo aos oitenta anos de João do Vale, o deputado Estadual Raimundo Louro sentou-se na cadeira do prefeito antes do homem se mudar para o "novo" espaço e foi flagrado pelas nossas lentes atentas e que não perde um flash.

E, de quebra, olha quem estava ao lado! Dr. Allan Roberto, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Pedreiras justamente na administração Raimundo Louro - 2001 a 2004. 

Quem não lembra das "brigas" dos desafetos que esses dois trocaram nos canais de TV e rádio onde o ex-prefeito teve que passar por uma oposição dura, ferrenha, porém, muito responsável, pois naquela época, o Dr. Allan Roberto não fazia oposição por fazer, por não estar no poder, afinal, ele estava vereador e poderia muito bem se calar diante dos desmandos (na época, ditos e contestados por Dr. Allan Roberto) com uma simples... sei lá... aquilo que certos vereadores recebem para ficar calado os quatro anos.

Uma oposição livre, democrática, inteligente e responsável porque quem a fazia, fazia com conhecimento de causa e não se rendia aos poderes do homem. Dr. Allan Roberto por ser forjado na luta, por ter vindo de movimentos populares sabia o que fazia e levava as questões com conhecimento de causa e, como um futurista já sabia até dos efeitos futuros.

Mas os tempos passaram. Muita água rolou por baixo da nossa ponte. E, como costuma dizer Dr. Allan Roberto 'que a política é dinâmica', anos depois aí estão, aliados, amigos e defendendo o mesmo governo que por sorte não tem um Dr. Allan Roberto como adversário.

Uma andorinha que fingia dormir no telhado do prédio do Memorial disse que ouviu o deputado dizer: "É, Totonho, tu é um home de sorte porque quem tenta fazer oposição ainda está aprendendo. Queria ver tu aguentar esse rapaz como eu aguentei. Ai, sim, tu ia saber o que é oposição.

ÁLBUM DE FOTOS DO MUNICIPAL: O QUE TOTONHO FOI FAZER EM BRASÍLIA

Pegando carona no coletivo no aeroporto com Vice Governador do Maranhão Washington Oliveira

Na reunião com o Ministro Gastão Viera do Turismo concretizamos a construção do portal da cidade e um projeto do cais as margens do Rio Mearim para que a nossa possa ter uma área de lazer as margens do rio e atraia visitantes de todo o Estado
No Fundo Nacional de Educação captando recursos para investimentos em obras nas escolas, merenda escolar e investimento em bibliotecas
No gabinete do Ministério da Pesca tratando da ampliação do mercado do peixe, uma fábrica de gelo e um caminhão frigorífico para os pescadores da nossa cidade.
Pedindo agilidade para o deputado federal Sarney Filho para viabilizar recursos para o projeto de saneamento básico para a cidade de Pedreiras.
Solicitando ao deputado Federal Davi (PR) agilidade nos recursos destinados de suas emendas parlamentares, acompanhamento dos projetos do PAC (Programação de Aceleração do Crescimento); asfaltamento para o Bairros: Maria Rita, Novo Seringal e Parque Henrique.
Deputado Federal Sarney Filho( PV) Pena deputado federal de São Paulo na comissão de meio ambiente tratando das bacias hidrográficas e preservação do Rio Mearim.
No Ministério da Educação, tratando melhorias das creches, quadras poliesportivas, equipamentos para as escolas da zona urbana e rural de Pedreiras.

COLUNA AR - João do Vale: melhor tarde do que nunca!



Há solenidades e Solenidades, homenagens e Homenagens, shows e Shows. O que ocorreu em Pedreiras no último dia 25 foi algo de magnitude, simbolismo e importância histórica ímpar. O ato oficial comemorativo dos 80 anos de João do Vale precisa ser dissecado em várias vertentes que fogem à percepção da análise superficial ou da reflexão comum.

João é reconhecido não somente no país como também mundialmente como um dos mais expressivos, profundos e belos intérpretes do sentimento popular. Compositor de mais de 400 letras musicais geniais, foi reconhecido pela maior e mais renomada universidade do país, a Universidade de São Paulo-USP, como tal, o que lhe rendeu dela ainda na década de 60 o título de “Poeta do Povo”. Posteriormente recebeu ainda outros epítetos de grande envergadura como o de “Poeta do seu tempo” e “Maranhense do Século” (2001). É ainda portador das maiores comendas nacionais, reconhecido e parceiro dos mais expressivos nomes da música e da poesia contemporâneas, objeto de estudo de vários cientistas sociais e de teses científicas, tema de vários livros, monografias, filmes e documentários.

O evento mobilizou o poder executivo em suas três esferas. O governo do estado vem há mais de uma semana realizando eventos comemorativos alusivos a ele, mobilizando os seus principais segmentos para algo de grande porte tal qual o homenageado. O governo federal através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos emitiu um carimbo e um selo comemorativos dos seus 80 anos. E nosso município também o festeja alegremente com shows temáticos e um concurso de redação. Importante ressaltar que mobilizar os Correios a lançar um selo desse é como se o homenageado conquistasse uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e assim ganhasse uma passagem para a imortalidade de sua memória, ou melhor, é a perpetuação de sua personalidade nos anais históricos oficiais do país. É fazer a nação brasileira, oficial e institucionalmente, reconhecer e curvar-se à grandeza singular da expressão artística e pessoal do homenageado. Que outro pedreirense ou maranhense atingiu tanto? Desconheço. E a história não registra. E temos tantos outros nomes de grande vulto nacional.

Como ninguém até hoje João foi o que melhor retratou a alma do povo maranhense. Tem na simplicidade sua marca, tanto no estilo de vida como nas letras de suas composições. Quem escreve que “a ciência da abelha, da aranha e da minha muita gente desconhece” com tanta beleza, simplicidade e profundidade assim tem o estigma da genialidade. E ele era de fato um gênio! Era tão a frente de seu tempo que viveu alheio à grandeza de sua genialidade e fama, com extrema simplicidade e despojamento. Tanto que muitos se revoltam pelo extremo estoicismo e aparente degradação social de seu último período de vida em Pedreiras e pela falta do reconhecimento de sua grandeza artística ainda em vida. Não. Não é assim. Não houve injustiça com ele em vida. Ele era assim, simples e despojado, averso ao renome e bajulação, alheio ao reconhecimento e status social por vontade própria. Os gênios são assim. Além disso, a história do comportamento humano mostra que “o profeta não faz sucesso em sua própria terra” e “santo de casa não faz milagres”. E analisando a história, todos os grandes homens e gênios da humanidade não foram em sua própria época reconhecidos por seus contemporâneos; pelo contrário, foram maltratados e rotulados de loucos e desprezados em seu tempo pelos seus. A mediocridade não entende a genialidade, portanto a maltrata e desvaloriza. Temos um exemplo histórico disso nos anais da ciência. O maior gênio científico reconhecido na atualidade é Albert Einstein – o maior nome da ciência hoje. E foi retirado à força da escola pela professora e diretora por ter sido julgado “burro” e incapaz de aprender a contento em sala de aula. Que coincidência na história pessoal desses dois gênios! João também foi retirado à força da escola, não por ser julgado incapaz, mas vítima de uma injustiça social, como ele bem retrata nos versos de “Minha história”. E tornou-se um ícone da denúncia das desigualdades sociais e da luta por justiça social nesse país através de suas obras de arte. Então, na verdade não houve injustiça. O processo histórico natural com pessoas da magnitude e porte genial de João do Vale é assim mesmo. Tratá-lo em vida diferente até o faria sentir-se agredido e teria sido uma anomalia, pois na sua simplicidade residia a expressão maior de sua genialidade.

Lembro-me que quando eu cursava medicina no Rio de Janeiro no início dos anos 90, li uma matéria jornalística sobre ele numa revista de grande circulação nacional enquanto eu esperava ser atendido num cabeleireiro. E como bom pedreirense que sou, cioso e saudoso de minhas origens, perdido na cidade grande, decidi que procuraria por João no Rio no bairro que a reportagem dizia que ele estava morando. Tirei um final de semana para procurá-lo e matar a minha curiosidade de conhecer o mais ilustre nome de minha terra natal. Encontrei-o morando sozinho com Dona Domingas, ambos em cadeiras de rodas, numa pobre casa com fogão de lenha no subúrbio de uma cidade da baixada fluminense, de acesso por estrada de terra e muito mato, região de extrema pobreza e marginalidade, que de tão longínqua, era onde eram feitas na época as “desovas” dos corpos das vítimas do crime organizado no Rio de Janeiro. Era 1992 e uma cena em especial me chamou a atenção e retrata esse perfil de personalidade peculiar de João: vi numa simples casa do conjunto popular de Rosa dos Ventos, numa singela, pequena e empoeirada estante de madeira num canto da sala, a mais alta condecoração brasileira e tantas outras comendas e troféus dos mais importantes, jogados, sujos, como se não tivessem nenhum valor.

Os grandes homens são assim, diferentes da maioria, não seguem os ditames sociais, não vivem conforme convenção da grande massa ignara. Eles são espírito e não carne, incompreendidos e intolerados, combatidos e injustiçados, esquecidos para só depois relembrados, reconhecidos e homenageados. E com João foi assim. Quando o conheci no Rio e depois aqui convivi com ele, senti que ele viveu e vivia como gostava e queria, recusava ostentações, se contentava com o pouco e era feliz. E o importante é isso: ele viveu como bem gostava e como lhe fazia ser feliz. E por isso foi tão brilhante, pois um infeliz não brilha tanto.

A solenidade no prédio do antigo Palácio Municipal, hoje sede do Centro Cultural João do Vale, sede simbólica máxima do poder e da história de nossa terra, para o lançamento do carimbo e selos comemorativos, com representantes das três esferas dos poderes constituídos da nação e outras lideranças e setores sociais importantes representados, bela e expressiva, complementada pelos shows da orquestra filarmônica do Ceará (Estrela da Serra), Coral São Benedito e “da golada para o Brasil”, que coroaram a noite com animação e brilho, tudo louvando e elevando a grandeza artística do grande João, fizeram da data de 25/10/2013 um dos dias histórica e simbolicamente mais importante de nossa história municipal.

E que o exemplo dele nos motive a continuar lutando por justiça social em nosso país para que os milhares de “manés, pedros e romãos” de nossa terra possam alcançar a dignidade humana que todo cidadão tem direito. E viva nosso João!!!

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da AcademiaPedreirense de Letras e da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mails:allanrcs@bol.com.br e arcs.rob@hotmail.com

JOÃO DO VALE - MUITA GENTE DESCONHECE (DOCUMENTÁRIO)

Ótimo documentário sobre João do Vale.Você que não conhece ou só ouviu falar desse grande artista brasileiro, quer seja desta ou de outras gerações, veja esse vídeo e entenda o grande valor que João do Vale tem para nossa terra. 

Resumo

Documentário sobre o grande poeta brasileiro João do Vale, que muita gente desconhece por nomes, mas que com certeza esses "muitos" já ouviram suas poesias sendo entoadas por esse Brasil. João do Vale, é mais um típico caso de grande artista brasileiro totalmente desvalorizado, pobre, semi-analfabeto, preto e nordestino, uma combinação infelizmente cruel para quem nasce nessas terras.

Mas que não o abateu, e deu a ele um mérito a mais, pois além do seu incalculável talento, estão as barreiras quebradas por esse poeta de extrema sensibilidade em captar tristezas e alegrias, fazendo ficar bonito até mesmo, a mais cruel das situações, pela qual passava e passa seu povo. Junto a isso, a emoção que passa em seus versos ao serem declamados.

É fácil, realmente muito fácil notar a contemporaneidade de sua obra, mesmo esta, tendo em boa parte, mais de 30 anos. Um cidadão que estava intelectualmente a frente dos seus, e deixou para a posteridade a lição que, inteligência não se consegue na escola, está bem além disso. Apesar de não possuir escolaridade, trabalha de forma única as palavras, e deixa fácil para o ouvinte o esclarecimento de suas idéias.

PARTE - 1


PARTE - 2

PARTE - 3

RIO MEARIM É DESTAQUE NA IMPRENSA

          JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO

TRIZIDELA DO VALE NA CORRIDA AO SELO UNICEF 2013 - 2016


Por: Joaquim Filho/Fotos: Felipe Imagem 

Aconteceu às 17h dessa quinta-feira (24), no município de Trizidela do Vale, no gabinete de Sua Excelência, o prefeito Fred Maia, uma reunião liderada pela Secretária de Planejamento e Assuntos Institucionais, a Senhora Maria Nadir, com a presença da Secretária de Assistência Social Liginha Veras, da Assistente Social Edla Calixto e de demais pessoas que compõem a equipe do governo municipal de diversas secretarias. 


O assunto em discussão foi Selo Unicef município aprovado – edição 2013 – 2016, que foi bem explanado pela Assistente Social Edla Calixto que falou que esse projeto tem a iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência onde os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. 

Edla Calixto mostrou ainda no encontro que o Unicef promove ainda através de suas ações o desenvolvimento de capacidades em diversas áreas do conhecimento humanos e linguísticos. 

Incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das politicas públicas para meninos e meninas de até 17 anos.

Monitorar e avaliar o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais.

Certificar e reconhecer os esforços do município de alcançarem os maiores avanços na melhoria da vida das nossas crianças e adolescentes. 

Segundo Edla Calixto, o Selo Unicef pode transformar a vida das crianças e dos adolescentes mobilizando gestores e a população, a metodologia do selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes. Redução da mortalidade infantil. O crescimento do acesso ao exame pré-natal. Acesso ao esporte e lazer. Aumento dos indicadores de impacto social. 

Enfim, quem conquista o Selo Unicef é o município, com a participação direta do prefeito, envolvendo os setores no planejamento e na execução de ações pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, assegurando inclusive a participação da comunidade e dos próprios adolescentes, no fortalecimento das politicas públicas.

Nem todo calango é labigó


Na intenção de melhor formar opinião sobre a atual conjuntura política municipal, hoje à noite estivemos numa audiência pública promovida pela ONG “Fóruns e Redes de Cidadania de Pedreiras” na Rua Frei Serafim, “Morro do Calango”, no bairro do Engenho, sobre uma problemática antiga dos moradores dali: a constante falta de abastecimento d’água, que humilha e massacra aquela sofrida parcela de nossa população. Foram convidados o Prefeito Municipal, o Ministério Público, a Câmara de Vereadores e a direção da CAEMA, por ofícios devidamente protocolados nos gabinetes dessas autoridades/instituições. Somente o gerente da CAEMA, Roberval Lima, deu as caras por lá. Os demais nem satisfação deram das ausências; com exceção do Secretário Municipal de Administração, Patrício Oliveira, que telefonou na última hora prometendo aparecer no dia seguinte (mas abastecimento d’água não é da alçada da Saúde e/ou Infra-estrutura?). Apenas na condição de observadores estivemos lá, nos vigiando para não nos portar como lideranças ou agentes políticos, sem nos pronunciar, emitir opinião ou participar do debate. E pudemos tirar de lá algumas conclusões interessantes e preocupantes; a saber:

1 – Que o problema é deveras grave e que uma coisa é discutir o problema, e outra é realmente haver condições de resolvê-lo;

2 – Que certamente o problema não será resolvido tão breve e/ou facilmente;

3 – Que a comunidade está invadida por um profundo sentimento de orfandade, desproteção e abandono; sem esperanças de assistência das instituições públicas para suas causas; isto é: para eles lá, mais fácil é acreditar em Papai Noel, Saci Pererê e no Cabeça de Cuia, do que no fato de que alguma autoridade constituída esteja empenhada em ajudá-los; especialmente no governo municipal;

4 – Que a ONG que promoveu o evento vem cumprindo um papel importantíssimo na promoção da mobilização e conscientização popular do verdadeiro papel do cidadão como ator principal da condução do seu próprio destino e agente central de transformação da realidade social do país;

5 – Que as autoridades/instituições têm que ter mais respeito ao cidadão, pois a revolta popular no ambiente pelo fato da ausência e, especialmente, pela falta da mínima satisfação para o motivo da ausência dos agentes públicos convidados, causou-nos a percepção de uma espécie de “síndrome de abandono”, “sensação de valor nenhum como cidadão”, “sentimento de total desprestígio” nos populares lá presentes;

6 – Que o gestor local da CAEMA foi corajoso e responsável em abrir-se plenamente para o debate, assumir a total responsabilidade do órgão pelo problema e pela solução, inclusive tentando descomprometer o Prefeito e o Ministério Público com a problemática e a ausência, apesar de ter sido algo inconseqüente em algumas de suas colocações;

7 – Que no nosso entendimento a população tem cumprido o seu papel de lutar, envolver-se e acreditar votando naquilo que representa o “novo” e a possibilidade de transformação e mudança, mas são os agentes políticos e públicos que têm a obrigação de corresponder a esse anseio popular que não têm cumprido seu papel;

8 – Que a ausência da Prefeitura e do Ministério Público impossibilitou a viabilidade de encaminhamento de soluções para o problema, pois as medidas paliativas e emergenciais carecem do comprometimento do governo municipal num Termo de Ajustamento de Conduta-TAC que a Promotoria poderia realizar para o caso;

9 – Que o problema tem origem geográfica e solução técnica difícil, ou melhor, que demanda investimentos financeiros vultosos do governo do Estado e que a CAEMA não tem como resolver isso a contento nem a longo prazo;

10 – Que esse caso vem sem solução já de vários governos anteriores e é de responsabilidade estrita da CAEMA, conforme o próprio gerente assumiu na ocasião; porém todo candidato a prefeito em campanha foi lá e se comprometeu a resolver sem responsabilidade, obrigação e condições para tanto, atraindo para si após eleito a rejeição popular pela inconseqüência de ter assumido aquilo que não era de sua competência.

O problema maior, entendemos nós, está além da mera falta d’água. E se estende para além do “Morro do Calango”. Ele reside no fato da negativa do debate, do medo de aceitar e ouvir o outro, da não constatação da necessidade de ouvir a voz do povo e aceitar a crítica e a presença da divergência e o direito a reivindicação como formas de se construir uma sociedade melhor e um governo eficaz, da falta de humildade e compromisso com o acerto, da não percepção de que o governo deve e tem a obrigação de se comunicar com a sociedade de forma eficiente e contínua, por parte dos agentes políticos investidos de poder e mandato, governos e instituições.

A ONG “Fóruns e Redes de Cidadania de Pedreiras” vem cumprindo brilhantemente seu papel de oposição responsável, propositiva, de compromisso para a construção de uma sociedade melhor. Diferente da outra oposição, esta balizada no ódio, no ressentimento, na inveja, aquela do “quanto pior melhor”, esvaziada de propostas e de autoridade moral para tanto, pois sua passagem pelos governos anteriores a condena pela omissão no acerto e conivência no erro, já que busca apenas se locupletar do poder para a satisfação de seus interesses pessoais, políticos e empresariais escusos.

Como bem disse lá uma popular: “insistir, persistir e jamais desistir”. Está aí o segredo da vitória e do sucesso.

Luis Henrique e Allan Roberto              

TERCEIRO DIA DO CURSO COMUNICANDO-SE PARA O MUNDO (AINDA DÁ TEMPO DE PARTICIPAR)


Por: Joaquim Filho

Nesta noite de quarta-feira (23), teve prosseguimento o curso Comunicando-se para o mundo, que trouxe como tema, a música como forma de comunicação.

Logo no início, um dos organizadores do curso, o Nonato da voz, trabalhou leitura e interpretação de texto sobre uma narrativa de Mário Quintana, intitulada A idade de ser feliz, conforme transcrevemos abaixo:

"Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos. Uma só idade para nos encantarmos com a vida para vivermos apaixonadamente e aproveitarmos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa..."

Como o tema foi voltado para a música, a banda Barbas de Noé foi a atração da noite realizando uma apresentação cantando músicas que agradam a todos os públicos, o chamado Rock Nacional.

Quem deu uma palestra super interessante foi o geógrafo e poeta Joaquim Neto, conhecido com Quim, que falou sobre a era dos símbolos e sinais, era da fala, era da impressão e era da comunicação de massa, até chegar onde hoje estamos com a famosa "febre" da internet.

Já quase no final dos trabalhos, tivemos a honra de receber duas figuras ilustres da nossa cidade: Dr. Allan Roberto e Henrique Sousa, do blog Pedras Verdes que aproveitaram para dar entrevista ao repórter Mirsael do CQC que falaram da importância do curso.

O QUE VI NO RIO MEARIM - FOTOGRAFIAS COMENTADAS


EXPEDIÇÃO ORGANIZADA NO RIO MEARIM (EXPLICADO AQUI), COM O INTUITO DE RECONHECER, LEVANTAR E AVALIAR ALGUNS ASPECTOS PARA ENCAMINHAMENTO DE RELATÓRIO PARA TOMADA DE PROVIDÊNCIAS DE ÓRGÃOS COMPETENTES SOBRE AMEAÇAS À SAÚDE DO RIO.

CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR
SAÍDA: POVOADO PALMEIRAL, RECONHECIDO BALNEÁRIO NA CIDADE DE ESPERANTINÓPOLIS, MA.

CHEGADA: PEDREIRAS, MA.

TRECHO PERCORRIDO: APROXIMADAMENTE 95 QUILÔMETROS COM SAÍDA AS 10:30H E CHEGADAS ÀS 18:35H, 5 PARADAS.

VEJA FOTOS E MAIS DETALHES DA EXPEDIÇÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO>>

ENQUANTO ISSO NO "ALTO DE AREIA": VELHOS E NOVOS JOVENS COMEMORAM SEU DIA NACIONAL

Em matéria enviada pela assessoria do deputado Raimundo Louro sobre movimento da juventude no povoado Alto de Areia, "velhos novos jovens de espírito", renovam elos políticos na busca de novos caminhos no governo. Vejamos:

Aqui, o eterno jovem deputado Raimundo Louro, abraça outrora adversário ferrenho Rogério do PT, ex-secretário de Juventude de Pedreiras, que diga-se, sempre está no meio dos movimentos da juventude.

O que seria da política sem a juventude? 

Não descolam mais: a secretária de Educação de Pedreiras e o ex-secretário de Juventude de Pedreiras. O que será que estão aprontando, Ivaldo Lima já está com ciúmes. 

Igreja, Juventude e Política, que combinação....

A vereadora Cláudia Alencar tem arregaçado as mangas e mostrado a cara na labuta. Não perde mais uma andança. O secretário de Juventude Roberth Lemos deve ir no mesmo caminho. E é bom mesmo o secretário ir, pois Edmílson Lima está em sua cola. 

A juventude 


Dieta de Raimundo Louro é pop ouvi comentários que já tem até fã clube!!! arrocha. 

Belo movimento no Povoado Alto de Areia a juventude precisa de mais.


Matéria enviada por Valtervi Passos, Assessor de Comunicação do deputado Raimundo Louro.

O Dia Nacional da Juventude deste ano foi comemorado no Povoado Alto de Areia no último domingo (20), zona rural do município de Pedreiras com muita festa, alegria, palestras. O evento foi organizado pela Pastoral da Juventude da Paróquia de São Benedito em parceria com a prefeitura municipal com o apoio do deputado estadual Raimundo Louro. Este ano o tema foi: Juventude e Missão e o Lema Jovem: Levante-se e seja fermento!

O Dia Nacional da Juventude, como de costume nos anos anteriores, reunirá mais de 300 (trezentos) jovens da cidade e do interior, eles estiveram reunidos durante os dias 19 e 20 de outubro em discussão e estudo sobre vários temas voltados para a realidade da juventude: vocação religiosa, relacionamentos, fé, liderança, dinâmica e redes sociais. 

O deputado estadual Raimundo Louro participou do encerramento com os jovens e no meio de um arrastão animado e com muita música, falou da importância do dia nacional da juventude e a preocupação com os jovens se manterem longe das drogas e mais perto das questões da igreja e de Deus.

“Vivemos um momento muito preocupante com os nossos jovens caindo no mundo das drogas, o dia nacional da juventude é um momento de reflexão para essas questões, fico feliz que esses jovens que estão aqui hoje tenham essa preocupação em refletir e buscar caminhos para um futuro de felicidade e amor a vida”, declarou o deputado.