Pedreiras Recebe o Novo Comandante da 10ª Cia de Polícia


A cidade de Pedreiras recebeu no último dia (27), o novo comandante da 10ª Companhia de Polícia, o Major Maurício Robson Carvalho Bezerra que substituiu o Major José Maria Honório que assumirá a 12ª Companhia independente de Zé Doca. A solenidade que aconteceu na sede do batalhão de polícia foi presidida pelo Coronel Francisco Jeferson Araújo Teles, representando o comando geral da polícia militar e contou com a presença do Prefeito Totonho Chicote, presidente da Câmara Municipal, Robson Rios, deputado estadual Raimundo Louro, vereadores, secretários municipais além do prefeito Fred Maia de Trizidela do Vale com o vice-prefeito Vinícius Louro e o prefeito Jailson da cidade de Lima Campos.

Para o prefeito Totonho Chicote Deus é o grande protetor de Pedreiras, mas disse que está convicto do trabalho que o novo comandante de polícia fará pela segurança da cidade e agradeceu o trabalho realizado pelo antecessor Major Honório. “Agradeço ao trabalho do Major Honório durante todos esses anos que esteve em Pedreiras realizando grandes transformações que permanecerão na vida de todos nós. Ao Major Maurício, Seja bem-vindo com toda a sua família à cidade. Deus é o grande protetor da nossa Princesa do Mearim e entrego o comando do batalhão da 10ª Cia. de Polícia em suas mãos. Conte com o nosso total apoio para proteger nosso povo dos números alarmantes de violência e do crescente tráfico de drogas em toda a região”, finalizou o Prefeito.

Na passagem de comando, o Major Honório agradeceu aos amigos que fez na cidade e disse que e está saindo pedreirense da cidade. “Saio com a satisfação do dever cumprido, obrigado aos meus amigos que me acompanharam nessa jornada, agradeço de coração a todos, entrei ludovicense e estou saindo pedreirense, boa sorte ao novo comandante”, disse o Major.

O novo comande agradeceu a acolhida das autoridades da cidade e do batalhão e destacou que trabalhará para manter a ordem e a segurança da cidade. “Trabalharei para defender e proteger a sociedadequero trabalhar em parceria com todos os órgãos e toda a sociedade civil, combater a criminalidade e preservar a ordem pública, afirmou o Major Maurício.

Valtervi Passos – Assessor de comunicação

COLUNA AR-15: Com Cristo, por Cristo e em Cristo


 Encerrou-se no último final de semanaas festividades de São Benedito em Pedreiras. É inegável a profunda fé e religiosidade do nosso povo. Salta aos olhos o imenso bem da pastoral de excelência e maestria do Padre José Geraldo para a comunidade católica pedreirense. Mas algo me preocupa nessa alavancada da fé e movimentação religiosa toda em nossa cidade: é a priorização da religiosidade em detrimento da cristandade (2Co 03:06; Jo 06:63 e Lc 12:38-40). Isto é: muitos católicos assíduos nas missas e atividades da igreja, mas esvaziados de exemplos de vivência da mensagem cristã no seu cotidiano (Mt 23:03-07). Vejo tantos desses católicos praticantes defendendo a pena de morte, o aborto, a vingança, servindo ao dinheiro e aosbens materiais com mais zelo do que ao próximo, implacáveis com o erro do outro, desprovidos dos sentimentos cristãos de misericórdia, amor e perdão, excludentes, preconceituosos, ressentidos, orgulhosos e rancorosos (Lc 11:42-44). Servir a Deus é servir ao nosso semelhante. Não temos como amar a Deus se somos incapazes de amar ao próximo, inclusive e principalmente em sua limitação (Mt 22:36-40 e 1Jo 04:21). Não tem como sermos cristãos autênticos sem termos a capacidade de enxergar e acolher Cristo no irmão sofrido e necessitado (Mt 25:35-46). A mensagem cristã é clara: temos a obrigação de suportar, acolher e amar ao próximo em qualquer circunstância existencial (Jo13:34). Não devemos amar o pecado. Mas temos a obrigação de amar o pecador. E só ir à missa e/ou participar de grupos religiosos não leva ninguém para o céu. A salvação vem por aceitar, sentir e viver Cristo a todo instante e intensamente! (1Pe 01:15;Jo13:15; Cl 02:06 e 1Pe 02:21). E ainda segundo a Bíblia, fonte da Verdade, “a fé sem obras é morta” (Tg02:14-26).
Até Mahatma Gandhi, hindu, não cristão, dizia que no dia que a mensagem central de Cristo – o amor (Mt 22:28) -- fosse praticada por todos que se rotulam cristãos, o mundo mudaria radicalmente para melhor. E nem leis seriam mais necessárias.
Ser chique hoje em Pedreiras é ser católico e estar engajado num dois mais de 40 grupos da igreja criados recentemente e usar uma daquelas indumentárias ou camisetas características de cada grupo. No entanto, não adianta rezar o terço toda segunda-feira à noite e praticar agiotagem (Dt 24:10). Nem fazer parte de conselhos da igreja e ser mau patrão (Lv19:13; Dt 24:14). Tampouco distribuir a comunhão e ser incapaz de perdoar o outro (Mt 06:14-15). A palavra de Deus é taxativa: ou servimos a Deus ou a Mamom (deus que representa o dinheiro, os bens materiais e a luxúria)(Lc 06:13 e Mt 06:24).
Tomara que esse boom católico local reflita em breve na melhoria nas relações sociais e humanas em Pedreiras, com maior irmandade e justiça social, pois Cristo veio pregar esses valores e por isso foi rejeitado e morto. Seu primo João Batista, que veio abrir-Lhe os caminhos (Mc 01:07-08), no mesmo sentido, começou a combater a hipocrisia humana (Mt 06:16-18) e a pregar justiça social e mudanças nas práticas de relações humanas com mais compromisso do maior com o menor (Mc 03:10-14) e também foi morto (Mc 06:27). Dois mil e treze anos depois, que possamos fazer diferente e assimilar a essência desses ensinamentos e passar da profissão de fé à prática de fato da mensagem crística. Não adianta ir á igreja e continuar sendo “fariseu” e “saduceu”; estes mataram a Cristo porque acharam loucura sua mensagem revolucionária (1Co 01:21-23).É o que tão bem o Papa Francisco vem tentando/fazer entender e praticar à igreja e seus fiéis. E que Papa extraordinário o espírito santo presenteou ao mundo atual!!!
Não há exemplo de vivência cristã maior do que o do nosso pároco. Exemplo máximo de renúncia, dedicação integral, caridade, amor, serviço e devoção ao ser humano. O Padre José Geraldo é cristão autêntico exponencialmente, apesar de ser sacerdote católico e a igreja católica nem sempre ser cristocêntrica. Ele é um defensor da vida e do ser humano acima de tudo. Contrariamente a outros sacerdotes, infelizmente, e a tantas outras de suas ovelhas mais próximas. E ser cristão autêntico é dever de todos nós; não é só para os de cima do altar, não. A estes cabe apenas o exemplo maior a ser seguido. Que a grandeza da pastoral de nosso pároco e seu exemplo pessoal possam nos contagiar e nos imergir no Cristo e daí possamos progredir da mera participação à prática da vivência crística diária em nossa casa, na igreja, no trabalho, na família, na rua... na vida toda e em todos os nossos momentos! Como Paulo saudava os cristãos: graça e paz a todos os cristãos -- católicos, protestantes, umbandistas, kardecistas e arreligiosos! Aleluia! Amém!

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação dos Poetas e escritores de Pedreiras-APOESP. E-mails: allanrcs@bol.com.br e arcs.rob@hotmail.com

QUER CURTIR LEGAL NO SÁBADO? ENTÃO CURTA NO TRIBUTOS ROCK!



Nesse ano, o Rock in Roll e derivados vive momentos significativos com o surgimento de inúmeros eventos de promoção do mesmo, o primeiro deles, John valley Rock Festival, abriu caminho fazendo sair dos seus quartos escuros uma massa que até então não encontrava espaço no panorama musical local para curtir o estilo ao vivo, o evento surpreendeu e abriu caminho para o que promete ser o segundo marco, o Tributo's Rock 2013, tendo na pauta das atrações bandas locais, é o caso do Barbas de Noé, e boa música importada com destaque para o Cão Guia, um dos pontos fortes do John Valey. No vídeo acima você confere a programação completa, horário e local.

Assim sendo, antes de ouvir a próxima música, corre e vá comprar seu ingresso. Um ótimo Tributo's a todos!

TEXTO: Quim Buckland
Fotógrafo e designer


NO CASTELO DE LEICAM, É SÓ ESCOLHER O SEU LUGAR.

MP DE PEDREIRAS RECOMENDA A CAMELÔS QUE DESOCUPEM VIAS PÚBLICAS EM 15 DIAS


O Ministério Público Estadual está notificando todos os camelôs que estão em vias públicas e praças da cidade de Pedreiras, na Notificação Recomendatória a Promotora de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça, Dra. Lana Cristina Barros Pessoa, recomenda a desocupação das vias públicas em um prazo de 15 dias a contar da notificação, sob pena de serem responsabilizados, podendo responderem pelo crime de desobediência.

TG 10.008 DE PEDREIRAS REALIZOU FORMATURA DE ENCERRAMENTO DO ANO DE 2013


Por: Joaquim Filho 

O Tiro de Guerra 10.008 da cidade de Pedreiras, sob o Comando Geral da 10ª Região Militar, cuja representação se deu com a presença do Capitão Santos e ainda sob a Chefia de Instrução do Sub-Tenente Fernandes, realizou nessa noite de segunda-feira (25)a formatura de encerramento da turma de atiradores de 2013, encerrando também o ciclo de um trabalho de dois anos do Instrutor Sub-Tenente Fernandes, que no ´roximo ano (2014) estará deixando a cidade de Pedreiras, atendendo determinação superior. 

Foi uma noite memorável, que já entrou para a história da cidade, pois marcou momentos interessantes de muita alegria e emoção para os novos reservistas, familiares, amigos, autoridades e demais pessoas da sociedade que estiveram presentes ao local do evento.

Representando o Exército Brasileiro - além do Sub-Tenente Fernandes – estiveram presentes o Capitão Santos (10ª Região Militar), Sub-Tenente Glaucio (TG 10.003 – Codó-MA), Sgt. Amorim e Sgt. Martins. 

As autoridades locais também se fizeram presentes: Francisco Antônio Fernandes da Silva (Totonho Chicote), Prefeito de Pedreiras; Raimundo Nonato Alves Pereira (Raimundo Louro), Deputado Estadual; José Ivo Gonçalves Sousa, Secretário de Meio Ambiente de Pedreiras; Valdízio Rodrigues Silva, Diretor de Finanças do Instituto Municipal de Previdência de Pedreiras (IMPP); João Bernardo e Silva Júnior, Secretário de Infraestrutura de Pedreiras; Patrício Pereira Oliveira, Secretário de Administração de Pedreiras; Samara Leite, Diretora do Hospital Geral de Pedreiras; Terezinha Sena, Procon de Pedreiras; Pastora e Capelã Eunice Rodrigues e Otacílio Ferreira dos Santos, Ex-Vice prefeito e Vereador por Pedreiras. 

Dentro da festa de formatura de encerramento da turma de 2013, alguns acontecimentos merecem o nosso destaque, que foram: entrega das divisas de Cabos – TainnallisonBorges Silva Rodrigues, Edeilson Vieira Araújo, Jilsomar Aguiar Costa Júnior, Mark Wallace Neves Silva, Claudiernio Parga Silva, Julianderson Brito Candido, Lucas MateusTavares Lima; Diploma de Monitor Destaque para o Mon. Vieira; Diploma de Atirador Destaque para o At. Sérgio; Diploma de Combatente de Melhor Aptidão Física ao At. Ferreira; Diploma de Amigo do Tiro de Guerra – Raimundo Louro, Damião Felipe, Ivo Gonçalves, Patrício Oliveira, Júnior Bernardo e Marcílio Ximenes. 

Depois das falas das autoridades, da entrega dos certficados dos reservistas, o Sub-Tenente Fernandes, Chefe de Instrução do TG 10.008, comandou o último fora de forma para os atiradores do ano de 2013, com um grito forte de “Missão Cumprida” – Pátria! Brasil!

Em seminário, Simplício sugere propostas para mudar situação caótica da saúde no país


Durante seminário nesta terça-feira (26) que discutiu o caos no atendimento de urgência/emergência no Brasil, o deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA) sugeriu cinco propostas para melhorar o serviço de saúde no país. O debate, que foi realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias no auditório Nereu Ramos, contou com a participação de vários representantes do setor.

Entre as propostas sugeridas pelo deputado maranhense estão a criação de uma comissão especial que possa analisar o comando único de saúde em todas as capitais do país; vistoriar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para saber qual o papel dessas unidades dentro do sistema de urgência/emergência; analisar as regulações estaduais e interestaduais; vistoriar os repasses para o setor e analisar as câmaras de compensação.

“Essas ações podem ajudar a mudar o rumo da saúde no Brasil. Em qualquer pesquisa realizada no país, vemos que a saúde ocupa o 1º lugar como maior problema da população brasileira. É preciso mostrar que a Câmara Federal não está virando as costas para a sociedade. A situação é caótica e lamentavelmente ocorre em qualquer lugar do país”, ressaltou o parlamentar durante o seminário.

O sistema de saúde vive uma série de problemas. Falta gestão, financiamento, medicamentos, leitos, entre outros. Essa ausência faz com que o setor não consiga atender a demanda da população, que sofre a cada dia pelo descaso.

Presente no debate, o procurador da República Peterson de Paula Pereira citou o subfinanciamento como problema central do setor. Na sua visão, é preciso revolucionar o setor e investir na prevenção. Já o representante do Conselho Federal de Enfermagem, Wilton Patrício, lembrou que em cada dez brasileiros, oito não possuem planos de saúde.

Simplício lamentou ainda a ausência de médicos no Maranhão. De acordo com o deputado, os profissionais não procuram o estado pela política que é implementada pelo governo do Maranhão. “É preciso mudar a gestão. É inadmissível que a governadora Roseana Sarney diga que o problema da saúde tem que ser resolvido pelos municípios, que ficam apenas com 46% dos recursos.”

“A iniciativa desse seminário é uma esperança para que tenhamos respostas para mudar a realidade que vive esse setor”, concluiu Simplício.

Reportagem: Letícia Bogéa
Foto: Danielle Calvet

SERÁ QUE RICARDO MURAD JÁ FEZ O HGL, HOSPITAL GERAL DA LITORÂNEA?

RECEBEMOS POR E-MAIL DE PESSOAS DE PERITORÓ AS IMAGENS ABAIXO QUE FALAM POR SI SÓ. COM A PALAVRA O PREFEITO PADRE JOSIAS.



ACONTECEU AGORA: ACIDENTE COM MORTES NA MA-122



Informações preliminares dão conta de que duas pessoas morreram em um acidente na MA-122 quando se deslocavam em direção à cidade de Lima Campos. 

Os homens conhecidos como Iranildo e Tião foram colhidos por um automóvel tipo Van que faz linha transportando estudantes para Pedreiras, o mesmos foram levados para o Hospital Geral de Pedreiras, porém, não resistiram aos ferimentos, vindo a óbito.

Os homens trafegavam numa motocicleta CG-125 Honda que ficou totalmente destruída. O acidente aconteceu nas proximidades do cemitério na saída da cidade, em Pedreiras.

CHEGARAM ATÉ NÓS AS FOTOS DAS VÍTIMAS, JÁ MORTAS, MAS, EM RESPEITO AOS NOSSOS LEITORES, QUE TEM DEMONSTRADO INSATISFAÇÃO COM ESSE TIPO DE EXIBIÇÃO, NÃO AS DIVULGAREMOS.

VALEU SÃO BENEDITO!

A Paróquia de São Benedito viveu um dos seus grandes momentos neste domingo (24), encerramento do festejo de seu padroeiro. Diante de uma multidão de fieis e peregrinos, a Igreja Matriz foi declarada Santuário do santo mouro, por decreto do bispo diocesano D. Armando Martin Gutierrez, que presidiu a celebração. Marcada pelos belos momentos que evidenciaram a história de amor e fé do povo pedreirense, a festa deste ano de 2013 terminou com a grandiosidade deste grande santo, que na sua simplicidade monstra-nos a glória do Reino de Deus. Confira as imagens deste dia histórico.

CONFIRA FOTOS TIRADAS POR FIÉIS:

  Fotos: Ricardo Oliveira, Helder Barros, Andrea Karlla, Bete Costa e Luis Henrique






 




 

 

[VÍDEO] SINTA UM POUCO DA FORÇA DA FÉ EM SÃO BENEDITO...

IFMA CAMPUS DE PEDREIRAS A CADA DIA MAIS REAL


Por: Joaquim Filho/Fotos: Valtervi Passos

Nesta quinta-feira (21), o município de Pedreiras recebeu mais uma ver a visita ilustre do professor Dr. Gedeon Silva Reis, Diretor-Geral do IFMA Campus Pedreiras, que veio constatar “in loco” como estão os trabalhos de terraplanagem no terreno onde será erguido a magnífica obra do Instituto Federal do Maranhão na cidade de Pedreiras.

Antes de se dirigir ao local, o professor Gedeon Silva Reis passou na sala dos assessores municipais Ricardo Gonçalves (captação de recursos) e João Pereira (especial de planejamento e controle interno) que recebeu todas as informações precisas quanto os trabalhos realizados, tanto a parte burocrática como a responsabilidade que o município teve de deixar o local totalmente com condições para o IFMA dar início da realização da obra.

Depois de uma breve reunião, com a presença da imprensa local, claro, o professor, acompanhado dos assessores e do Secretário de Administração Patrício Oliveira, se dirigiu para a área, e lá, constatou todo os trabalhos que já foram realizados e ficou bastante contente e otimista com o que viu.

Ao ser entrevistado pelo repórter Tony Maranhão, do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Pedreiras e pelo blog Pedras Verdes, falou: “Bom dia a todos! A antiga Escola Agrotécnica Federal de São Luís, todas foram transformadas em IFMA e hoje tem 21 campus em todo o Estado, inclusive o de Pedreiras. Gostaria de dizer a todos que estou aqui substituindo o professor Ivaldo, o nosso Diretor-Geral de Pedreiras que está temporariamente afastado. Então, quero dizer que nesses próximos seis meses estarei mais presente em Pedreiras, para acompanhar tanto a construção do campus como a parte pedagógica que já vai funcionar já em algum lugar da cidade, pois esse é nosso intuito. Queremos dizer para a comunidade também, que se prepare para concurso público, é a única maneira que se tem para entrar na Instituição, pois no início do ano o IFMA vai realizar esse certame para todas as carreiras que são necessárias para o mesmo (professores e administrativos). Já as demais funções como vigia, serviços gerais e motorista serão através de empresas terceirizadas. Peço que a cidade de Pedreiras participe desse processo, acompanhe pelo site, é importante que tenhamos o maior número de pessoas de Pedreiras atuando dentro desse campus para que a cidade seja de verdade contemplada em sua plenitude. Esse é um novo momento para Pedreiras, a presença do IFMA para essa região.”

Depois da visita realizada no local do IFMA em Pedreiras, o professor Dr. Gedeon Silva se dirigiu à Rádio FM Cidade de Pedreiras onde fora bem recebido pelo proprietário da mesma Klebinho Branco e todos os funcionários e, tendo as portas e os microfones da emissora abertos, aproveitou a oportunidade e falou sobre a sua visita para todos os ouvintes que naquele instante estavam sintonizados no programa da locutora Lucilene Veras.

Foi uma conversa bastante interessante e que pontuou alguns assuntos de grande relevância para deixar a população de toda região bem informada sobre o IFMA campus de Pedreiras.

Presentes aos studios da rádio o Secretário de Administração Patrício Oliveira; o Assessor Ricardo Gonçalves; O Proprietário da rádio Klebinho Branco; Assessor do Prefeito Tototnho Chicote Valtervi Passos, Blog Pedras Verdes, onde todos participaram com perguntas e interagiram junto aos esclarecimentos do professor Dr. Gedeon Silva Reis.

Depois que saiu da Rádio Cidade, o professor Dr. Gedeon se dirigiu à Faculdade de Educação São Francisco – FAESF onde possivelmente será implantada a parte pedagógica do IFMA agora em 2014.

ACIDENTE DE MOTO NA ESTRADA DE JOSELÂNDIA FAZ MAIS UMA VÍTIMA


Baseado em informações de populares que se encontravam agora pela manhã no Hospital Geral de Pedreiras, nesta madrugada de sábado, um trágico acidente envolvendo uma moto, na estrada que liga Pedreiras à Joselândia, vitimou e levou a óbito um cidadão por nome ANTÔNIO CARLOS NASCIMENTO LIMA, que por ainda não ter sido identificado pelos profissionais de saúde ainda não havia aparecido ninguém da família para reconhecer o corpo.

Depois, descobriu-se que a pessoa se tratava do pedreirense Carlos, filho da Senhora Maria Corinto, que morou por anos na Rua da subida do Banco do Brasil, conhecida como "Morro dos Barões".

Ao chegarmos ao local, dois parentes da vítima: Socorrinha Raposo e o jovem Venerável Theago já estavam no hospital prestando toda a assistência necessária, onde o corpo de Carlos já estava sendo preparado pela equipe de saúde para ser colocado na urna funerária. 

Causas, detalhes, onde foi, a que horas etc, ainda são imprecisas, pois a Polícia Civil compareceu ao Hospital Geral, ouviu algumas pessoas e tão logo deverá dar esclarecimentos sobre quais as razões que levou Antônio Carlos Nascimento Lima a sofrer esse lamentável acidente levando-o a óbito.

MAJOR HONÓRIO FILHO: DE MALAS E EMOÇÕES PRONTAS PARA PARTIR!


Por: Joaquim Filho

Certo dia, eu tive o prazer de receber na sala do IMPP - Instituto Municipal de Previdência de Pedreiras, a presença ilustre e graciosa do Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 10.008 de Pedreiras, Sub-Tenente Fernandes, que em janeiro estará passando o comando do quartel a outro militar que está vindo para a cidade. E, ao falar sobre a sua saída de Pedreiras, com os olhos úmidos, ele falou: "Quem sai de Pedreiras e não chora, é porque não tem coração."

Hoje eu constatei a mais pura verdade nessa frase dita pelo Sub-Tenente Fernandes, só que o lugar e a personagem era outro, e que aqui vou lhes narrar, caríssimo leitor. 

Desde a sua chegada à cidade de Pedreiras, até a presente data, foram sete anos e oito meses de muito trabalho, dedicação, inovação e doação à dura e difícil tarefa de manter a paz e a ordem, não só aos pedreirenses/trizidelenses, mas a todas as pessoas que residem nas diversas cidades que fazem parte da 10ª Companhia da Polícia Militar Independente do Maranhão. 

Essas atribuições referenciadas, e muito mais que poderíamos elencar nessa matéria, elas se referem ao Comandante Major Honório Filho, que de forma bastante emocionada, anunciou hoje, publicamente, através do blog Pedras Verdes, que estará deixando o Comando de Pedreiras para em breve assumir em outra cidade, por uma decisão e determinação do seu superior, que obedecendo à filosofia e uma metodologia de estratégia da PM, o excelente profissional de segurança pública, às vezes, é chamado para aplicar os seus conhecimentos onde há uma necessidade bem maior de uma pessoa à altura de corresponder a esse chamado. 

Major Honório Filho iniciou sua conversa dizendo que as palavras que eram dirigidas ao Blog Pedras Verdes no sentido de deixar aos internautas bem informados sobre a sua saída de Pedreiras, se tratavam mais de uma retrospectiva do que uma própria entrevista. 

Falou que estava à disposição para qualquer tipo de pergunta, mesmo aquelas que viessem a colocar em cheque a sua idoneidade e o seu trabalho, pois sobre essa questão de críticas, ele tem a consciência de que ninguém agrada a todos, que nem Deus está isento das blasfêmias e da maldade dos seres humanos.

Sobre os comentários maliciosos que recebera sobre a sua postura diante da Companhia, ele afirmou que essas críticas vieram de pessoas poderosas da cidade que tentaram tumultuar o seu trabalho, que tentaram, algumas delas, corromper-lhe no afã de beneficiar os seus negócios, pois segundo ele, as pessoas de bem jamais foram a um órgão de imprensa ou de forma covarde usando o anonimato para denegrir a sua imagem ou duvidar da sua honestidade ou do seu trabalho. 

Citou como exemplo, a questão do trânsito, do menor ao volante, pilotando motos, do uso do capacete, que sempre foi um grande problema para a polícia, pois no momento que o Comandante exige o cumprimento da Lei, os poderosos se incomodam e atrapalham muito mais do que as pessoas comuns. 

Em alguns momentos da nossa conversa, eu vi no seu semblante uma tristeza lá no fundo da alma, algo assim, parecido com alguém que perdeu um grande amor. 

Seus olhos começaram a ficar umedecidos e sua voz ficou um pouco trêmula. Após a gravação, em "off", passamos várias horas conversando. Perguntei várias vezes se a nossa presença não já estava atrapalhando o seu trabalho. Ele respondeu que não com um tom de quem estava precisando desabafar. E, conversamos, conversamos, conversamos... 

Ao término da nossa conversa, chego à conclusão que Machado de Assis estava certo no seu conto "A Cartomante", que diz: "Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia."

Mais detalhes sobre a sua pessoa, o que pensa, para onde estará indo e quem será o próximo Comandante de Pedreiras que o substituirá, confira agora, na íntegra, com exclusividade, no blog Pedras Verdes.

DE BRASÍLIA: 1000 CASAS PARA PEDREIRAS, EM QUE PÉ ESTÁ A OBRA?

ALDO GOMES | SUPERAÇÃO

*Aldo Gomes


O instinto humano, entre os fatores primários inerentes ao termo ora em evidência é aquele que aparece em primeiro plano no conjunto dos componentes intangíveis que servem à luta ininterrupta em busca da superação. Inúmeros outros ingredientes permeiam essa composição de cunho mais pessoal, concernentes ao genótipo de cada indivíduo, tais como dons, vocação para que realizações, missão identificada, entre outros. Na verdade em tempos de acirramento da competição e da importância da afirmação pessoal o homem sente cada vez mais a necessidade de vitória em seus encaminhamentos e empreendimentos seculares, até como forma de mostrar que também é capaz ou até mais que os outros. Sem esmiuçar aqui todas essas vertentes e tampouco sem dessecar o significado da palavra superação em todas as suas variáveis, ocorre-me que uma dessas vertentes agita minha estrutura intelectual. A despeito disso julgo sermos todos nós humanos intelectuais, mesmo aqueles que não gozam de visível e patente capacidade mental, considerando o âmbito da normalidade convencional. 

As grandes empreitadas da nossa vida nos prendem a atenção, exigindo alta concentração de esforços e assim tocamos em frente, encarando cada obstrução de fato ou pressentida, esta encarada de maneira preventiva, sendo que o foco não deve escapar. Mas detalhes pequenos, simples e corriqueiros devem ser considerados, pois um grande projeto não pode prescindir dos pequenos detalhes. Ademais, no dia a dia temos desafios a vencer, de todas as versões, imagináveis ou não. O alvo está muito adiante, mas no passo a passo não há que se descuidar, para que uma pisada em falso não nos desvie ou nos altere a trajetória. A superação depende, então, não só de garra, determinação, resignação, entre outras coisas do gênero, mas e, sobretudo de perseverança e disciplina, sem esquecer modéstia e ponderação. Com estes componentes, este formato de conceitos e modo de visualizar a questão, podemos ter maior segurança e serenidade nestes pleitos de extrema importância para as nossas vidas, a fim de que superando continuamente possamos alcançar o alvo principal eleito. 

Aspectos ligados ao psicológico, ao social, ao religioso, familiar, cultural, entre outros, terminam por delinear os métodos e estratégias de superação, portanto devem ser considerados no bojo do presente tema.

Persistindo, então, em dar algum sentido ao grafar o que se passa no subconsciente, sigo tentando aprimorar o raciocínio lógico, embora nem sempre o consiga, mas procedo de modo que produza sensação feliz de indicar alguma direção, buscando ideias comuns para reunir forças e poder para o bem, poder e força sem conotação pessoal. No hábito de somar ideias aqui naturalmente manifestado, ocorre-me analogia com o estereoscópio, aparelho antigo utilizado em aerofotogrametria e fotointerpretação, cuja operação consiste em ajustar sob suas lentes, com bastante precisão, duas fotos de um relevo ou acidente geográfico que se queiram estudar, uma ao lado da outra, movimentando-as milimetricamente, até encontrar o ponto de convergência máxima, quando as contemplamos em terceira dimensão, em 3D, como se dizem hoje, na linguagem dos audiovisuais e temos a impressão de estar tocando cada centímetro quadrado da área real, observando os detalhes minuciosamente, lembrando que as fotos foram clicadas a uma altitude de sete mil a dez mil metros, conforme a finalidade da operação. Hoje isto é feito por satélite. Vem então uma parábola: o autor de um texto como este ganha as alturas, visualiza a área de interesse, aponta, clica, volta, revela as fotos em laboratório e as conduz ao aparelho, chegando aos resultados já relatados, no caso o de afunilamento de raciocínio com os que participarem da ação representada pela leitura. Para tanto superamos quaisquer obstáculos que se interponham no caminho da proposição.

Cuido que mesmo sem propósito definido, com isto podemos chegar ao entendimento comum, preservando a liberdade de pensar, presumir, concluir, porém zelando pela razão, pelo pensamento lógico, pela autonomia da racionalidade, ao mesmo tempo construindo caminhos melhores como alternativas de avanço para todos, pois a superação, antes de ser uma aventura exaustiva e incômoda, é um exercício mental gratificante e alentador, pela perspectiva da vitória.

_________________________________________________________
*Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Pedreiras.

COLUNA AR-15: Viva o Brasil!!!



Fotografia: cidadedourados.com.br

No final da tarde da última sexta–feira, 15 de novembro, eu estava com meu filho numa sorveteria da capital maranhense quando a TV do ambiente anunciou um plantão do Jornal Nacional da Rede Globo e o jornalista Heraldo Pereira noticiou que o Ministro-Presidente do Supremo Tribunal Federal-STF, Joaquim Barbosa, decretara naquele momento a prisão da maioria dos membros da quadrilha denominada “Mensalão”, que sangrou os cofres públicos do país em milhões de reais para garantir sustentação parlamentar ao governo Lula. A maior parte dos presentes na sorveteria calou-se e fitou a TV. Ao final da noticia, as pessoas no local estavam radiantes e elogiavam o fato inusitado.

A base aliada do Presidente Lula consumiu criminosamente elevado erário público para poder dar-lhe apoio e garantir-lhe governabilidade. Era um esquema ilegal, descoberto em 2005, que envolvia instituições financeiras e altos magnatas da iniciativa privada e autoridades exponenciais da República, numa distribuição mensal de dinheiro a parlamentares que a imprensa apelidou de “propinoduto”. O escândalo fez cair o principal ministro do governo Lula, José Dirceu, e cassou-lhe o mandato de deputado federal. Dirceu era o todo poderoso do poder público federal na época e candidato do coração de Lula e do PT para a sucessão do presidente-operário e teria seu nome viabilizado no decorrer do mandato de Lula. Apeado do poder, cassado e execrado, o prepotente ministro, de carreira política bela desde líder estudantil e exilado da ditadura, teve que desistir do sonho presidencial. Daí veio a oportunidade para Dilma ser hoje a primeira mulher a exercer o cargo número 01 do país. Lula protagonizou o ineditismo de primeiro líder popular, trabalhador e operário lá, e deu continuidade, contra a sua vontade inicial, ao ineditismo feminino de Roussef na Presidência da República.

Se isso fosse na Europa ou nos Estados Unidos, seria mais uma banalidade do estado de direito, da democracia e do mundo civilizado e desenvolvido. Mas aqui no Brasil, pelo senso de impunidade reinantenos poderosos, se trata de algo extremamente excepcional. É a primeira vez que vão para a cadeia pessoas do primeiro escalão do poder político e financeiro do país. Todos membros da elite. São fundadores e cardeais do partido que está há 11 anos na Presidência da República; ex-deputados, ex-ministros, bispos, grandes executivos, tecnocratas poderosos, quadros políticos expoentes da nação, que tiveram à mão o destino do Brasil todo bem recentemente. E ainda hoje são íntimos de seus sucessores no poder e influenciam absolutamente suas decisões.E a corte que os julgou é em grande parte composta de juízes nomeados pelos governos petistas de Lula e Dilma. Os novos presidiários se entregaram antes de serem caçados como presas para a exibição humilhante de algemas em seus pulsos por policiais ávidos por mídia sensacionalista. Serão hóspedes do Complexo Penitenciário da Papuda em Brasília por um bom tempo. Antes presos políticos da ditadura militar que oprimia o país. Hoje presos comuns condenados pelos crimes que combatiam antes de chegarem ao poder. 

Esse pessoal, pela dimensão de sua importância, jamais imaginava ser condenado ou preso. E para a comunidade internacional, o Brasil dá um exemplo sem precedentes de capacidade de superar seus problemas, combater a corrupção, alcançar seus objetivos e superar seus desafios. Ganham a sociedade, a civilidade e a justiça. Perdem a impunidade e o atraso. Mesmo que muitos não acreditem que eles fiquem muito tempo na cadeia ou que mereciam mais, já é progresso extraordinário isso tudo. E foi a instância máxima judicial que os condenou. Não cabem mais recursos. 

Ressalto esse fato para que percebamos como tem evoluído nosso país. Como têm mudado as coisas no nosso Brasil – e para melhor! Apesar dos desastres escandalosos de corrupção em seu governo, Lula ter sido eleito presidente é o fato simbolicamente mais significativo no avanço do desenvolvimento de nossa democracia e cidadania. Desde a transição democrática que Figueiredo, Tancredo e Sarney protagonizaram tão bem, passando pela Constituição de 1988, pelo impeachment de Collor, pelo governo verdadeiramente republicano de FHC e seu estadismo brilhante no exercício da Presidência, pelas insolvências dos bancos Econômico e Nacional, pela prisão do dono do Banco Santos Edemar Cid Ferreira, pelas condenações de delegados e juízes, pelo recente afastamento do Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia por determinação do Conselho Nacional de Justiça-CNJ até chegar a essa recente decisão do STF, e tantos outros fatos grandiloquentes que expressam inequivocamente o real avanço no desenvolvimento das relações sociais nesse país e do fortalecimento de nossas instituições; tudo isso evidencia a realidade da iminente implantação do pleno estado de direito e do alcance de justiça social na sociedade brasileira. Não é pouco nem atrasado tanto avanço. Na história da humanidade, toda transformação social repentina que se tem conhecimento se deu com derramamento de muito sangue. Temos como exemplos relevantes disso a Revolução Russa de 1917 e a Revolução Francesa de 1789, entre outros vários exemplos históricos. Sem sangue, todo processo de transformação social, obrigatoriamente, é paulatino.

E mais: José Genoíno e José Dirceu com suas brilhantes trajetórias de luta contra as forças do atraso na resistência à ditadura, um como guerrilheiro do Araguaia e outro como presidente da União Nacional dos Estudantes-UNE, respectivamente, e depois como fundadores do PT e excelentes deputados federais constituintes e de oposição, ajudaram grandemente nessa conquista. E o paradoxo maior: ajudaram a conquistar esses avanços e pessoalmente foram vítimas dele. São as vicissitudes da vida.

Fotografia: Pop
 
O maior ator desse fato inédito e louvável de nossa história atual é o magnífico Ministro Joaquim Barbosa. Tinha que ser ele – outro protagonista do ineditismo: o primeiro negro, de origem humilde e não oriundo da magistratura no STF é o responsável pela maior e melhor decisão da história recente da mais alta corte judicial do país. E a notícia foi dada por outro representante do avanço – o jornalista Heraldo Pereira, um dos apresentadores do Jornal Nacional, o mais importante noticiário brasileiro, é também negro e de origem humilde. É muito avanço em tão pouco tempo! Valeu e vale a pena lutar! E viva a democracia! E viva o povo brasileiro!

FONTE: ooculosdegrau.com

Allan Roberto Costa Silva, 
Médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. 
E-mails: allanrcs@bol.com.br arcs.rob@hotmail.com

SECRETÁRIO PATRÍCIO OLIVEIRA RECEBE NO GABINETE COMANDANTE DA 8ª REGIÃO MILITAR


por: Joaquim Filho 

A cidade de Pedreiras recebeu hoje (20) a visita honrosa do Exército Brasileiro, tendo como representantes da Instituição o Coronel Moraes Henrique, Comandante da 8ª Região Militar; 2º Tenente Hoffmann; Sub-tenente Mendes e 1º Sgt. Lobato, que em companhia do nosso Chefe de Instrução do TG-10.008 de Pedreiras, Sub-tenente Fernandes, estiveram visitando o Memorial João do Vale onde foram recepcionados pelos secretários do prefeito Totonho Chicote. 

Por razões de Vossa Excelência se encontrar em Brasília, representando o mesmo, o secretário de Administração Patrício Oliveira fizera as honrarias da Casa, o qual fez questão de dar a maior atenção e presteza ao Coronel e seus companheiros.