TRIZIDELA DO VALE: AUTORIDADES POLÍTICAS DE VÁRIAS CIDADES DO MÉDIO MEARIM SE REÚNEM PARA DISCUTIR AS MELHORIAS EM PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS


A finalidade é que seja suprida a necessidade de médicos peritos nas cidades do Médio Mearim.

Em uma sessão da Câmara Municipal de Trizidela do Vale que foi bastante concorrida pelas autoridades e populares, foi debatida a problemática da falta de médicos peritos no Instituto Nacional de Seguridade Social nas cidades de Pedreiras, Lago do Junco e Bacabal.

Fred Maia
A audiência teve o intuito de levar até ao conhecimento do Deputado Estadual Raimundo Louro, representante da região na Assembleia Legislativa do Maranhão, uma reivindicação coletiva assinada por presidentes das Câmaras Municipais do Médio Mearim, vereadores, prefeitos, populares e até dos gerentes dos INSS das cidades que sofrem com a falta de perícias médicas do órgão.

O prefeito Fred Maia, pode externar sua preocupação em relação ao assunto em discussão. “É inadmissível que uma pessoa doente, em muitas das vezes sem qualquer possibilidade de locomoção, saia de Trizidela para fazer uma perícia em Timon, Presidente Dutra ou até São Luís, isso é desumano”, desabafou o prefeito.

Já o vice-prefeito de Trizidela do Vale, disse que não se pode mais esperar. “Se todos nós, do Médio Mearim, executivo, legislativo e sociedade civil, levantarem essa bandeira e buscarmos junto aos órgãos competentes a solução pra essa situação, poderemos ter êxito, mas parados é que não podemos ficar”, disse Vinícius Louro.

O gerente da Agência do INSS de Pedreiras, Francisco das Chagas ouviu junto aos demais presentes os relatos dos vereadores e das autoridades presentes na audiência pública e discursou a respeito da falta de efetivo médico do INSS não só em pedreiras, mas também em outras cidades da região.

“Todos os funcionários do INSS hoje são efetivados através de Concurso Público, antes a unidade de Pedreiras tinha quatro médicos, mas muitos deles ficavam de 03 a 05 anos, mas logo pediam transferência pra cidades maiores”. “O Órgão pra acabar com o problema, criou um termo disciplinar para que os médicos que passassem no concurso para aquela cidade x não poderia pedir transferência para outra y. Mas essa medida fez com que muitos médicos pedissem demissão do Instituto, o que fez com que a demanda de profissionais diminuíssem e algumas agências como a de Pedreiras e Lago do Junco sofresse com a falta de perícia médica”.

Segundo ele, o Ministério da Previdência Social está pra lançar um novo Concurso Público, o que pode amenizar a situação de algumas cidades.

Os vereadores consideraram satisfatório o resultado dessa audiência, pois para eles, que tem o maior contato com a comunidade, foi uma forma de potencializar o pedido de tantos cidadãos comuns que se sentem injustiçados nessa causa das perícias médicas.

Já o Deputado Estadual Raimundo Louro, atento ao contexto debatido, falou que vai levar a reivindicação aos seus colegas de legislativo estadual para que seja também realizada uma Audiência Pública na Assembleia do Estado, e após, juntos eles possam pedir a ajuda do Governo do Estado para mediar uma reunião com o Ministro da Previdência Social uma solução imediata para o problema.

Presentes na Audiência, Deputados Estadual Raimundo Louro, Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, Vice-prefeito Vinícius Louro, Secretária de Assistência Social de Lago do Junco, Maria Edna Fontes, Presidentes das Câmaras Municipais de Pedreiras, vereador Robson Rios, de Trizidela do Vale, vereador Corró, além e demais vereadores das duas cidades e cidades circunvizinhas, populares e o Gerente da Agência do INSS de Pedreiras, Francisco das Chagas de Morais.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale
Prefeito Municipal de Trizidela do Vale
E-mail: fredmaiatrizidela@gmail.com

1 comentários:

  1. Matéria essa criada pelo Vereador Lindinaldo visando melhores condições de vida para o povo do Médio Mearim.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.