DEPUTADO CRIA LEI QUE INCENTIVA DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA



O deputado Raimundo Louro (PR) destacou, na sessão desta segunda-feira, 24, a aprovação do projeto de lei de sua autoria que tem por objetivo conscientizar e fomentar a cultura de doação de sangue e medula óssea no estado do Maranhão.

O parlamentar salientou as inúmeras deficiências e dificuldades encontradas pelo Hemomar quanto à capacitação de doadores, tendo em vista a luta de campanhas esclarecedoras acerca dos benefícios e vantagens, tanto aos doadores quanto aos receptores. Por isso, ele acredita que inúmeras vidas podem ser salvas em detrimento desta iniciativa que apresenta como incentivo para que sejam sanados os déficits nos bancos de coleta e armazenamento em todo o estado. Além disso, os doadores serão isentos de taxas de inscrição para o vestibular da UEMA e concursos públicos em todo o Maranhão. 

"O transplante de medula óssea é um procedimento comprovadamente seguro, por isso é fundamental para que nós, parlamentares, façamos nosso trabalho de maneira a encorajar, incentivar e fomentar ações que são capazes de salvar vidas. Assim acreditamos que a difusão desta lei e dos benefícios trazidos por ela, sobretudo para as pessoas que precisam das doações e transplantes de medula óssea, será de grande ganho para toda sociedade", afirmou Raimundo Louro.

Conscientização

Dados apontam que a conscientização é importante diante do baixo número de doadores cadastrados no Maranhão. A situação fica ainda mais grave em relação ao número de potenciais doadores de medula óssea, visto que pouquíssimas pessoas estão cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o Redome.

No Brasil, há 70 centros de transplantes de medula óssea, sendo 20 para transplante com doadores não aparentados. A média é de dois transplantes com doadores não aparentados. Mensalmente, são realizados sete transplantes do tipo autólogo e de uma pessoa para si mesma e com doador aparentado. Todo mundo pode ajudar, por isso é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de uma boa saúde.

Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita coleta de uma amostra de sangue de 10 ml para tipagem de HLA, característica genética importantes para seleção de doador. Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.






2 comentários:

  1. Se não for mais uma daquelas "pérolas" de propaganda do papagaio Louro, até que dou valor, mas temo que como outros projetos do deputado, só fique no papel.

    ResponderExcluir
  2. a ideia do deputado, é louvável, pois, ele poderia começar doando sangue e/ou médula e convidando os próprios deputados a doarem. fica a dica!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.