E AGORA, “SEU DOTÔ”, QUEM ASSASSINOU FERNANDO?

Dr. Cristóvão Sousa Barros

Por: Joaquim Filho

O júri presidido pelo juiz de direito Dr. Cristóvão Sousa Barros, da comarca de Pedreiras, que aconteceu nesse dia 22 de julho do corrente (terça-feira), no fórum Desembargador Araújo Neto, que tinha como finalidade dá conclusão à ação penal nº 2966/2007, acusação sustentada contra a senhora Namara Silva Sales e Claudio Nunes Nascimento, por dois membros do Ministério Público: Dr. Sandro Carvalho Lobato de Carvalho e Dra. Eveline Barros Malheiro abriu um novo questionamento nesse inquérito: já que o Ministério Público não constatou nenhuma prova que pudesse incriminar Namara Sales e Claudio Nunes, acusados de serem os mentores do crime, a pergunta é a seguinte: Então, quem assassinou Fernando?

No júri, a presença dos advogados de defesa: Dr. Luiz Braúna, Dr. Edivaldo Santos, Dr. Pedro Teixeira Cavalcante Neto e Dr. Neuzemar Gomes de Moraes. Os dois últimos citados são de Fortaleza e vieram exclusivamente para esse julgamento. Ainda pode ser constatada também a presença do Desembargador do Estado do Ceará, Dr. Francisco Sales Neto, que esteve no local durante toda a realização do júri.

Para que o leitor possa entender do que estamos falando, vamos fazer uma breve retrospectiva sobre o caso: segundo o que rege o processo citado acima, na madrugada do dia 12 de outubro de 2007, Francisco Silva Luna, conhecido na cidade de Pedreiras pela alcunha de Fernando, vendedor externo da empresa COMABEL e também autônomo, pois tinha os seus próprios negócios empresariais, fora assassinado com três disparos com arma de fogo em sua própria residência, localizada à Rua do Fio, nas proximidades do Conjunto Primavera, que segundo a esposa Namara Sales, o mesmo fora alvejado por dois elementos que invadiram a casa, a renderam, trancaram-na no quarto dos filhos e realizaram o crime e assalto a valores em dinheiro que existiam em no interior da residência.

Na ocasião, o crime chocou a cidade e foi bastante repercutido nos meios de comunicação colocando na oportunidade um grande desafio para a Polícia Civil: desvendar o mistério do assassinato de Fernando!

Dr. Edivaldo Santos
Tão logo ao ocorrido, a PC começou a trabalhar no caso e baseado em depoimentos de algumas testemunhas e investigações concluiu o inquérito policial e o encaminhou ao poder judiciário para as providências cabíveis. Segundo o Ministério Público o inquérito feito pela Polícia Civil apontava dois culpados pela morte de Fernando: a viúva, a senhora Namara Sales e uma outa pessoa por nome de Claudio Nunes. Com essa decisão foi pedido prisão preventiva para Namara Sales no ano de 2008, que ainda permaneceu por alguns dias presa na Delegacia de Pedreiras, mas logo fora posta em liberdade através de um “habeas corpus” solicitado pelo seu advogado da época.

O tempo foi passando, passando e, finalmente chegou o dia do julgamento da senhora Namara Sales, que como já falamos, aconteceu nesse dia 22 de julho do corrente, que para não cometermos nenhum pecado ou deslize, não citaremos nomes de pessoas arroladas ao processo, além das quais já nos referenciamos que foram as acusadas.

Resumindo: depois de um longo dia exaustivo de trabalhos do Ministério Público e do Judiciário, testemunhas, defesa dos advogados e a permanência dos parentes, amigos e curiosos que estiveram presentes, finalmente o MP conclui a sua missão e declara que no inquérito NÃO HAVIA NENHUMA PROVA CONCRETA QUE PUDESSE INCRIMINAR NAMARA SALES E CLAUDIO NUMES PELO ASSASSINATO DE FERNANDO, que agora só caberia o corpo de jurado condenar ou inocentar ambos pela acusação, abrindo agora uma nova linha de investigação para se chegar aos culpados.

E, assim, foi feito: as sete pessoas que compuseram o corpo de jurado tomaram a decisão de absolver NAMARA SILVA SALES, tirando-lhe o fardo da culpa que a mesma carregara injustamente por sete anos.



Entrevista Dr. Cristóvão Dr. Edivaldo Santos Dr. Luiz Braúna Dr. Pedro Teixeira

3 comentários:

  1. Pior é ver como esse inquérito foi mal feio. Se dependermos da Polícia Civil local, crimes assim jamais terão resposta, e ainda correremos o eterno risco de culpar um inocente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Blog Pedras Verdes, bem como a Joaquim Filho pela excelente matéria.

    Em tempos de ELEIÇÃO seria bom ter uma COLUNA no Blog falando a respeito desse tema tão importante. Fica a DICA!!

    ResponderExcluir
  3. O anônimo que deixou o recado no dia 27 de julho de 2014, às 13;54, fazendo elogios à nossa pessoa, nós agradecemos, mas seria interessante se identificar, porque há gente que pensa que sou eu que entro e faço elogios a mim mesmo. Caso quiser entrar em contato conosco, nosso tele fone é (99) 8110.3668. Abralo, amigo (a)!

    Joaquim Ferreira Filho
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA.
    jofefipoesia@bol.com.br

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.