FRANCINETE BRAGA REALIZOU LANÇAMENTO DE SUA CANDIDATURA


Por: Joaquim Filho

Francinete Braga: poetiza, escritora, historiadora, produtora de cultura, compositora, ativista, integrante de diversos movimentos sociais, mulher, mãe, avó, negra consciente da sua luta e condição de vida e demais coisas que enobrecem o seu currículo de história nesse sábado, dia 09, realizou o lançamento de sua candidatura, na qual está postulando uma cadeira no Legislativo Estadual. 

Cremos que muita gente já deve ter se perguntado e muito ainda se vai interrogar sobre essa questão de Francinete Braga colocar seu nome para disputar de forma livre e democrática o direito também de ser representante de um povo que há anos vem aspirando mudança, melhores condições de vida e oportunidades que ainda estão só nos discursos e nas teorias utópicas dos vendedores de ilusões.

O evento aconteceu em Pedreiras-MA, em sua própria residência, no Alto Pão de Açúcar, 75, com início às 20h e contou com um bom número de amigos e simpatizantes da sua história de vida: professores, sindicalistas, poetas, cantores, compositores, trabalhadores, empresários, estudantes, jornalistas e moradores do bairro. 

Tendo como mestre de cerimonial o competente repórter Ricardo Farias, o evento de lançamento da candidatura a Deputada Estadual de Francinete Braga foi cheio de emoção, alegria e belos discursos de lideranças que já estão há um bom tempo na militância não só da política, mas nas militâncias de uma forma geral: cultura, social, esporte, religião, educação, etc. 

A convite da própria, o blog Pedras Verdes na qualidade de um órgão de comunicação livre e imparcial esteve ao local e constatou um lançamento de candidatura simples, no qual as pessoas que ali estiveram tinham todos a liberdade de se expressarem sem medo de perseguição política ou algo nesse sentido, pois o mundo moderno não permite mais que lideres políticos, gestores e demais autoridades não se comportem mais dessa forma. Basta vermos que os tempos agora são outros. 

Pode-se constatar no lançamento e deixaram a sua palavra de apoio: Kariadne Maria, Gisele Leal, Rogério do PT, Icleia Ferreira, Chico Miranda, Dr. Valdeci Júnior, Izael e muitos outros que foram levar o seu apoio para essa mulher de luta e que independente de ter um mandato político já tem serviços prestados na região. 

QUEM É FRANCINETE BRAGA?

Mulher mãe e pai, sensível, chorona profissional diante das emoções, “louca”, briguenta, sonhadora, inteligente, operária, trabalhadora, estudante, professora, poetiza, compositora, cidadã de princípios morais e éticos que não faz das suas crenças uma arma contra o próximo. Ativista de luta porque acredita na liberdade, fraternidade e igualdade que luta pelos direitos que são os princípios da Democracia. Cada ser humano é único, e Francinete sempre acreditou e lutou pela igualdade e pelas características que singularizam cada pessoa. Francinete é negra, branca, índia, cigana, nordestina... Por isso, segundo a sua mensagem, lutará contra o preconceito, a injustiça e toda a forma de discriminação. É testemunha dos problemas que afligem o seu País, o seu Estado e a sua Cidade e partícipe de estratégias para solucionar ou encontrar medidas para tais. Nasceu no seio de uma família com baixo poder aquisitivo, em casa de taipa e sem energia elétrica e demais condições de infraestrutura que precisa um ser humano para viver dignamente e, que às vezes, fazia apenas uma refeição por dia. Embora com todas as dificuldades e necessidades que existia no seu lar, aprendeu dos pais a ter verdadeiros valores, amor e carinho. Por isso, quer lutar para que cada família possa viver com dignidade, na qual, cada pai e mãe possam educar seus filhos para serem pessoas dignas e conscientes dos seus direitos e deveres de cidadão. Uma mulher que se cansou de não encontrar o que busca: saúde que não funciona; segurança que não protege; educação que não educa; escola que não ensina; governantes que não governam; cidadãos ou cidadãs que não agem; leis que segregam; justiça injusta e polícia que não protege...

Francinete Braga é isso, pensa assim e, você, poderá ter a oportunidade de conhecê-la melhor quando a mesma passar em sua rua, em sua casa, no seu bairro, no seu trabalho ou através da televisão, do rádio ou ainda das redes sociais.

7 comentários:

  1. pode até num ser eleita, mais ai já é outra história, o povo de pedreiras devia dizer um basta nesses politicos corruptos e nesses que tam quereno voltar pra confundir a cabeça do povo. soube desse lançamento, dissero que foi a coisa mais linda do mundo, houve muita emoção, ela merece, é de garra, eu vou votar nela, conta comigo dona francinete

    Arnaldo

    ResponderExcluir
  2. Não acho que vá fazer bom desempenho. A candidata não tem carisma, e apoia bandeiras muito polêmicas como a questão LGBT. Até seria bom se tivesse-mos um candidato ou candidata eleita sem o apoio de campanhas milionárias como aconteceu com nosso despreparado Prefeito no caso do município.

    ResponderExcluir
  3. Não seria poetisa em vez de "poetiza"?

    ResponderExcluir
  4. #PelaIgualdade #PelaDiversidade #PeloMaranhão #FrancineteBraga50333

    ResponderExcluir
  5. Nao costumo fazer comentarios politicos mas ti conhecendo e sabendo sua luta desejo boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Queremos agradecer ao anônimo do dia 13 de agosto de 2014 16:33, quanto a observação do nome POETISA grafado em nosso texto de forma equivocada, no qual utilizamos a letra Z, sendo que a forma correta é com S. Engraçado que a gente quando escreve embora saiba a forma gramaticalmente correta, tem a mania de escrever errada. Essa mesma observação o nosso confrade Paul Getty fizera na placa que está ostentada no sítio do nosso amigo Danilo Ribeiro, o qual tem o nome de RECANTO DA POETISA IRACEMA, e lá, aparece com Z. Obrigado, e valeu mesmo pela observação. Vamos consertar.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA
    (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  7. temo que parar com esse negocio de ter preconceito com candidato pobre, se fosse uma riquinha tavam elogiano aqui. francinete é de luta

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.