PEDREIRAS EM DESTAQUE: WESCLEY BRITO VENCE CONCURSO LITERÁRIO


Wescley Brito participou do 35º Concurso Literário da Fundação Municipal de Cultura. O poeta e escritor pedreirense foi um dos vencedores do concurso, na categoria literatura Infanto Juvenil. 

A promoção feita pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), divulga o resultado final do 35º Concurso Literário Cidade de São Luís. A premiação tem como objetivo fomentar a produção literária dos autores e escritores da capital maranhense, nos gêneros literários: romance, novela, contos, poesia, ensaios, peça teatral, literatura infanto juvenil e jornalismo literário.

Oito obras de diferentes autores serão premiadas e cada um receberá o valor de dez salários mínimos, junto com o certificado de participação. A Fundação vai publicar mil exemplares de cada obra premiada.

Para o presidente da Func, Francisco Gonçalves, a importância do concurso vai além da premiação porque as obras sensibilizam o leitor com o imaginário contemporâneo da cidade. “Todo artista é uma antena sensível da percepção social. A Literatura também serve para isso. Favorece a criação de novos imaginários para com a cidade. O concurso não é somente para termos novos escritores. É também para termos mais leitores”, ressaltou.

Foram 98 candidatos inscritos no concurso. As obras foram avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por dezesseis profissionais (sendo um julgador maranhense e outro nacional, por categoria) das áreas de Letras, Literatura, Teatro, Comunicação, Educação e Cultura, e presidida pela professora doutora Márcia Manir Miguel Feitosa, coordenadora do curso de Mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão e pesquisadora nas áreas de Literatura Brasileira e Portuguesa, Literatura e Cultura Maranhense, Estudos Literários, entre outras.

Para Márcia Manir, o resultado do concurso aponta para um avanço na produção literária maranhense entre escritores jovens, com bastante qualidade, e que dialogam com a cultura popular, o espaço urbano, o folclore e a história maranhense, especificamente de São Luís. “Ficamos muito felizes em poder premiar jovens escritores. As obras premiadas nas categorias romance e literatura infantojuvenil, por exemplo, foram surpreendentes, de excelente qualidade. Na categoria poesia, o autor premiado criou uma obra interessante relacionada com o tema do sebastianismo. Na categoria ensaio o público vai poder conferir uma análise interessante sobre o jornal A Flecha, importante matutino do século XIX”, destacou.

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.