COLUNA AR-15: Reminiscências – noite memorável de lançamento


Por Allan Roberto, da Academia Pedreirense de Letras-APL

Na última quarta-feira, 22, Pedreiras viveu uma noite memorável em sua história de celeiro cultural: o lançamento do livro Reminiscências, da autoria de Joaquim Filho.

Na noite do dia do seu natalício de 50 anos, na missa de ação de graças, o autor aproveitou e surpreendeu aos presentes com outra cerimônia emocionante: seu casamento com a deusa de sua vida, sua esposa Deusa. Noite de emoções e júbilos.

Joaquim e João Muniz
Joaquim é escritor e poeta de lavra farta e competência reconhecida e renomada. Lançou seu primeiro livro, Criança de Rua, em 1990. E de lá para cá, o autor da linda poesia “Quero viver Pedreiras”, já cantada e declamada em todos os ritmos e vozes, vem produzindo com qualidade; a saber: Retratos da Minha Inspiração – 1995; Meus Versos Alados – 1998 e Poesia, Essência da Vida – 2006. No prelo, tem já outra obra que vai invadir as livrarias do Brasil por seu objeto e sua completude e deve ganhar a curiosidade dos amantes e pesquisadores da arte e das ciências sociais das nossas universidades – falo do seu próximo livro, Vida e Obra do Maranhense do Século.

Voltando à cerimônia de lançamento de Reminiscências, o evento foi aberto pelo Presidente da nossa Academia Pedreirense de Letras – APL, Filemon Krause, e foi embalada por canções de Neto do Kawako, Dilza Siqueira, Paulo Piratta e poesias de tantos poetas lá presentes. A sociedade em peso estava lá representada em todos os seus segmentos sociais e culturais, dos mais humildes aos mais capitalizados, do rock, à poesia, passando pelo Tambor de Crioula e pelo nosso Bumba meu Boi do grande Joâo Muniz, que nos emocionou a todos.

A noite do lançamento de Reminiscências foi tão bela como a obra de Joaquim, tão grande como sua pessoa, tão eclética como suas relações, tão boa como seu coração. Viva nosso Joaquim Filho! Viva noss Pedreiras, celeiro cultural do nosso Brasil!!

MAIS FOTOS  NO LINK ABAIXO














2 comentários:

  1. Sem palavras para agradecer Dr. Allan Roberto: meu amigo, irmão, confrade e companheiro de longos anos, desde o grupo de acólitos São Tarcísio, na Paróquia de São Benedito, ainda nos saudosos tempos de Dom Jacinto Brito. Como é delicioso ler esse grande gênio pedreirense, que em tudo é bom por excelência. Toda vez que o leio ou converso com o mesmo pessoalmente é como ter aulas na grande universidade da vida. Um abraço, meu querido! Que Deus fortaleça a nossa amizade a cada dia.

    JOAQUIM FERREIRA FILHO
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA.
    (99) 8110.3668

    ResponderExcluir
  2. Joaquim Filho, você é o cara.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.