Estudo avalia impacto das enchentes nas margens do Rio Mearim

Enchente de 2009 em Pedreiras/Trizidela do Vale

Um estudo sobre o impacto da erosão, do uso indevido das margens e das enchentes do Rio Mearim vai ser apresentado em audiências públicas no próximo mês de novembro, nos municípios maranhenses de Grajaú, Presidente Dutra e Buriticupu.

As informações apresentadas durante as audiências vão servir para a elaboração de um plano diretor que visa ajudar a preservar a Bacia Hidrográfica do Mearim, considerada a maior do estado, e que atinge um total de 83 cidades da região.

O estudo mostra ainda de forma detalhada a situação de milhares de famílias que vivem na região do Médio Mearim, localizada no Centro do Maranhão, que são afetadas todo ano pelas enchentes do Rio, principalmente nas imediações de Trizidela do Vale, Pedreiras e Bacabal.

Nessas áreas que são habitadas por milhares de famílias ribeirinhas, muitas pessoas acabam sofrendo as conseqüências das enchentes, que alagam o espaço desde a década de oitenta. Muitas delas chegam a ficar meses longe dos seus ambientes de moradia, sendo abrigados em escolas assistidas pelo o Poder Público.

De acordo com a dona de casa Maria Sena, que mora nas proximidades onde ocorrem as enchentes, a preocupação da comunidade se torna muita mais visível quando o rio começa a avançar sobre o território. “Todo mundo quando vê o rio avançar já fica pensando pra onde vai”, desabafa.

Para o Secretário-adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Cidade, Frederico Burnett, as inundações podem ser causadas por fatores como a ocupação de áreas inadequadas, obras e até ocupações em terreno desnivelado. “Nós temos várias causas dessas inundações, desde a ocupação de áreas inadequadas, ou obras ou ocupações ou atividades que contribuem para as enchentes”, explica.

Todos os resultados das análises socioeconômicas ambientais e culturais vão compor o Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Mearim que será apresentado em 2015 pelo governo Estadual e Federal.

http://g1.globo.com/

1 comentários:

  1. Atenção pessoal da infra instrutura, de Pedreiras e Trizidela, vamos cuidar do saneamento,galerias estão entupidas, esgotos a céu aberto em plenas avenidas, população sofrendo com águas emposadas, uma fedentina sem tamanho e isso é o caso da rua Santo Antonio em Trizidala, meu amigo passo todo dia pra deixar meu filho na escola e vejo a luta , quando não é uma senhora é um velhinho lutando empurrando a água do esgoto que fica nas suas portas,moço mais pense num nogocio fidido, Prefeito sera que o senhor nunca percebeu aquilo lá,não sei como aquele povo ainda não chamaram a Tribuna 101 lá, porque eu que só passo lá já faltei a paciência, e pra acabar de ajeitar prefeito Fred Maia a mulher da esquina fechou todo esgoto na frente da casa dela. É assim em Trizidela se constroi como quer e ninguém tá nem ai? o inverno tá chegando e com certeza aquele povo vão sofre muito. dar um toque no prefeito ai Joaquim Filho por favor.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.