Ministério Público Estadual lança campanha de prevenção e Combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes em Pedreiras/Ma.



Preocupada com o crescente número de adolescentes envolvidos com as drogas a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Pedreiras, que tem como titular a Promotora de Justiça Eveline Barros Malheiros lançou uma campanha de prevenção e combate ao uso de drogas.

Ações a serem executadas:

Como parte integrante da campanha serão realizadas palestras para alunos da rede pública de ensino da cidade de Pedreiras, pais e professores orientando quanto ao perigo do envolvimento com as drogas. Para tanto, haverá dois ciclos de palestras nos dias 25 e 26/11 de 2014. No primeiro dia serão realizadas palestras para alunos da rede pública estadual de ensino (Ensino Médio), bem como exibição de vídeos e documentários sobre os perigos do uso de drogas. No dia seguinte serão contemplados os alunos da rede pública municipal de ensino (Ensino Fundamental). Haverá ainda palestras direcionadas aos pais de alunos, vez que a participação e envolvimento da família é fundamental para o fortalecimento dos vínculos afetivos, o que afasta a possibilidade do envolvimento com as drogas.

O Ministério Público também recomendará ao poder executivo municipal e acompanhará todo o processo de criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e um Plano Municipal de combate às Drogas, vez o município de Pedreiras ainda não dispõe de um plano específico e integrado que vise resguardar nossas crianças e adolescentes do uso de drogas.

Durante a execução da campanha que também será divulgada nos meios de comunicação local, Radio e TV, serão realizadas fiscalizações conjuntas entre Conselho Tutelar, Ministério Público e Polícia Militar com o objetivo de coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores. É notório que menores de idade facilmente adquirem bebidas alcoólicas em bares e restaurantes de nossa cidade, razão pela qual serão deflagradas as ações de fiscalização para coibir tal prática.

O Ministério Público conclama a sociedade pedreirense a abraçar esta campanha, seja Poder Público, associações, agremiações, entidades religiosas, esportivas, empresas e escolas para juntos criarmos uma rede de proteção às nossas crianças e adolescentes mantendo-os livres dos perigos das drogas.


3 comentários:

  1. Publicado em: 07/11/2014 - 15:20 Fonte: MPMA
    Grupo de Promotores divulga relatório de atuação em Pedreiras

    Foi divulgado no dia 3 de novembro, o relatório de atividades do Grupo de Promotores Itinerantes (GPI) do Ministério Público do Maranhão na Comarca de Pedreiras, no período de 15 a 19 de setembro.

    O grupo foi designado pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, e pelo corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles, com a atribuição de realizar um mutirão de análise de processos relativos à improbidade administrativa. A solicitação foi feita pela titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras, Sandra Soares de Pontes.

    No período, foram ajuizadas sete ações por ato de improbidade, nove ações de execução forçada, cinco ações de ressarcimento ao erário e 13 ações penais contra ex-prefeitos e ex-presidentes de Câmaras de Vereadores dos municípios da comarca – Pedreiras, Lima Campos e Trizidela do Vale.

    O ex-prefeito de Pedreiras, Lenoilson Passos, é alvo de nove ações, sendo quatro por ato de improbidade, uma de execução forçada e quatro ações penais. E o ex-prefeito de Lima Campos, Francisco Geremias de Medeiros, sofreu oito ações: três por improbidade, uma de execução forçada, uma de ressarcimento ao erário e três ações penais.

    Outra ação civil pública por improbidade administrativa atinge a ex-secretária de Educação de Pedreiras, Maria de Fátima Barros Santos, que responde juntamente com o ex-prefeito Lenoilson Passos.

    As ações civis públicas de execução forçada têm como alvo, ainda, Francisca Rosa Freitas (ex-presidente da Câmara de Trizidela do Vale), Otacílio Fernandes, Raimundo Lisboa Melo e Alan Roberto Costa Silva, que responde a duas ações, (todos ex-presidentes da Câmara de Pedreiras) e Eliutério Epifânio e Valdivino de Sousa (ambos ex-presidente da Câmara de Lima Campos).

    RESSARCIMENTO AO ERÁRIO

    Nas demais ações de ressarcimento, duas são contra Francisca Rosa Freitas, uma contra Eliutério Epifânio e uma contra os herdeiros de João Carlos de Sousa, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Pedreiras.

    As seis ações penais restantes são em face de Alan Roberto Costa Silva, Erly Ferreira Alves, Otacílio Tavares Fernandes e três contra Francisca Rosa Freitas.

    O Grupo de Promotores Itinerantes promoveu ainda 26 arquivamentos de processos em tramitação na Promotoria de Pedreiras e deliberou pelo encaminhamento de 31 diligências.

    GPI

    Criado em 2013, o GPI é composto de 10 promotores de justiça e tem como objetivo auxiliar no desempenho das atividades processuais e extraprocessuais junto às Promotorias de Justiça, na capital e no interior do Maranhão, quando o elevado número de procedimentos administrativos justificar a sua atuação.

    ResponderExcluir
  2. Para dizer não as drogas,tem que colocar os traficantes na cadeia pois, em cada esquina ou melhor pra onde se vira é traficante na maior cara de pau.

    ResponderExcluir
  3. Joaquim Filho,acorda meu filho a coisa fervendo na cidade e o blog estacionado.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.