MOBILIDADE URBANA: VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER UMA!


Quando o Cuscuz vira paçoca! 

Aproveito o gancho deste pequeno vídeo para entrar na discussão de um grande problema, que, com o passar dos dias só aumenta em Pedreiras e Trizidela  do Vale. A utilização organizada das vias por veículos motorizados, veículos não motorizados, pedestres e animais de tração, para fins de circulação, parada ou estacionamento ou parada passageira, parecem não atender qualquer tipo de Lei neste pedacinho tropical de mundo.

Congestionamentos, engarrafamentos, acidentes e tudo mais que possa acontecer de ruim no trânsito, já pode ser visto nas cidade mearinenses, Pedreiras e Trizidela do Vale. 

O trânsito se tornou uma das maiores dores de cabeça para a população, e principalmente para os gestores municipais. O acúmulo de veículos nas ruas causa prejuízos, estresse, acidentes e poluição, e tende a piorar nos próximos anos, caso não sejam adotadas políticas mais eficientes. Acreditamos que um passo importante foi dado, que é a pavimentação asfáltica; no entanto, não é suficiente para acabar com tantos problemas. 

A concentração de pessoas nas cidades, à falta de planejamento urbano, o incentivos à indústria automotora e ao maior poder de consumo das famílias acelerou e vem deixando o bendito trânsito organizado para trás. Esse fatores reunidos gera uma coisinha chamada de crise de mobilidade urbana, que acontece quando o Estado não consegue oferecer condições para que as pessoas se desloquem nas cidades.

Conceituando mobilidade urbana, podemos dizer que é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano de um Município.  Assim, a mobilidade urbana adequada é obtida por meio de políticas de transporte e circulação que visam a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.

Cidades gêmeas siamesas, como Pedreiras e Trizidela do Vale sofrem do mesmo mal, e, se não pensarem juntas alternativas para resolver tantos problemas, iremos padecer e todos sofreremos as consequências de não fazermos nada pelas nossas cidades.

Nos próximos dias vamos explorar mais o assunto e mostrar outas situações cotidianas em nossas cidades.



Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.