E TUDO PERTENCE A DEUS! PARTILHE, COMPARTILHE

Prezados Paroquianos, Pedreiras tem 17% de Evangélicos e 3% de ateus. Eu não posso ser um padre omisso, irresponsável e relaxado com as coisas de Deus. Tenho que Evangelizar! E a evangelização não só acontece com Palavras e sim com atitudes.

Gostaria que você me acompanhasse em algumas perguntas?

Desde que tomei posse no Santuário de São Benedito não parei e nem posso parar! Você sabia que reformamos muitos imóveis? Você sabia que tivemos que apostar num templo organizado, limpo e acolhedor? Você sabia que nós mudamos o telhado completo do Santuário? Você sabia que fizemos um almoxarifado no Jardim da Matriz para guardar os objetos de liturgia? Você sabia que reformamos e ampliamos a Casa do sitio Santa Teresinha? Você sabia que nós estamos mudando o forro da Matriz do Santuário? Você sabia que nós reformamos todos os banheiros do Anfiteatro? Você sabia que climatizamos a sala do Anfiteatro? Você sabia que colocamos uma pia de 200 anos para que os paroquianos possam se aspergir? Você sabia que desde 26 de janeiro do ano passado até hoje nós temos um gasto com formação dos leigos? Você sabia que reformamos a Casa Paroquial? Você sabia que temos 18 projetos Pedagógico-sociais sustentados pelos paroquianos? Voce sabia que temos novos grupos pastorais? Você sabia que Organizamos o centro administrativo da Paróquia? Você sabia que doamos 160 cestas básicas aos pobres? Você sabia que lutamos para transformar a Paróquia em santuário? Você sabia que criamos a Escola Paroquial de catequese? Você Sabia que criamos o CESLI - Centro de estudos sobre liturgia. Você sabia que a programação do santuário desde às 7h da manhã até as 10h bate recorde em atividades celebrativas e sacramentais? Você sabia que temos religiosas em nosso meio? Você sabia que tivemos que alugar casas para as religiosas? Você sabia que temos um Site novo? Você sabia que temos uma grande participação da juventude em nosso santuário? Você sabia que Pedreiras iniciou a Romaria com um elevado numero de participantes? Você sabia que temos um programa de radio em pacas para as comunidades? Você sabia que reformamos o Patamar? Você sabia que criamos o patamar da Cultura? Você sabia que o carro que tínhamos passamos para as irmãs? Você sabia que por semana as nossas atividades multiplicam-se em prol do Reino? Tem muito mais... Você sabia que este mês de janeiro aconteceram quatro ordenações? preciso só que você meu paroquiano saiba de que em um ano e seis meses de pároco não medi esforços para contribuir no reino de Deus. 

Peço-lhe seja um Dizimista e não tenha dúvidas que seu pároco não desrespeita a sua generosidade, pelo contrário emprega e propaga o gesto nobre do seu imensurável coração. Se em um ano e meio fizemos tudo isso, imagine até o fim deste ano! Abraços.

Pe. Zé Geraldo Teófilo

POLÍCIA EM AÇÃO: ROUBOS, FURTOS E WHATSAAP


10ª CI RECUPERA CAMINHÃO E MERCADORIA ROUBADA 

Os policiais da 10ª CI, as 07h00min da manhã o dia 25 de fevereiro de 2014, receberam uma denúncia anônima, via 190 acerca de um caminhão abandonado na estrada que liga os municípios de Trizidela do Vale a são Luís Gonzaga. 

Veículo encontrado com mercadoria roubada
Chegando ao local constataram a veracidade das informações, onde havia um caminhão abandonado as margens de uma estrada vicinal, com portas e bagageiro destravados. Além do que a chave de partida do veiculo estar quebrada no contato. 

Diante das circunstancias, os policiais acionaram um profissional para ligar o caminhão e trazê-lo as dependências do quartel da Policial Militar, onde foi localizado o proprietário do veículo, bem como da carga (peças de bicicletas) aparentemente intacta. 

Caminhão recuperado
No dia 26 de fevereiro de 2014, após outra denúncia anônima, foi encontrado em uma estrada da Zona Rural do município de Bernardo do Mearim, outro veículo e o restante da carga (peças de motocicleta) que havia sido retirada do caminhão. 

Os criminosos ao perceberem a chegada da guarnição abandonaram o veiculo que já estava sendo carregado com as mercadorias roubadas para ser revendida na região. O proprietário da carga já foi avisado acerca da recuperação da mercadoria e do caminhão. 


COMANDO DA 10ª CI UTILIZA AS REDES SOCIAIS NO COMBATE A CRIMINALIDADE


O comando da 10ª CI resolveu utilizar mais uma ferramenta para combater o crime na região, criando uma conta no WhatsApp e divulgando por toda a área. 

Tal iniciativa se justifica pelo fato de abranger um numero maior de usuários e pela velocidade das informações obtidas em tempo real, não tendo os transtornos de uma linha telefônica ocupada, mas mantendo também o anonimato das fontes de informações. 

Com mais esta ferramenta, busca-se uma maior aproximação entre a polícia e a comunidade, no combate as ações criminosas. A aceitação por parte da população em toda a região é grande, tendo tido grande repercussão entre os usuários do aplicativo e até entre os meios de comunicação local. Muitas denúncias já foram feitas utilizando desta ferramenta, resultando em apreensões, principalmente envolvendo entorpecentes e prisões de indivíduos envolvidos em diversos tipos de delitos. 
Informações

10ª COMPANHIA PM INDEPENDENTE - POLÍCIA MILITAR
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
5ª Seção da 10ª CI

PARTIDO DOS TRABALHADORES: CHAPA PARTIDO PARA TODOS

CHAPA PARTIDO PARA TODOS

N O T A


A CHAPA Partido Para Todos, neste momento em que o novo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores tomou posse, vem a público manifestar seu desapontamento e indignação pela decisão da executiva nacional, que de forma discricionária, nomeou um presidente e cindiu ao meio o partido.

A democracia é o valor supremo da existência do Partido dos Trabalhadores, democracia que a nosso entendimento, foi maculada pela executiva nacional, por ela ignorar o resultado apurado e a correlação de forças que o filiado do PT do Maranhão expressou em votos, assim como as regras estabelecidas em nosso estatuto e regulamento do PED 2013. Definitivamente a decisão não traduz a conjuntura e o veredicto do militante petista. A nomeação de Monteiro fere a democracia interna do partido.

Embora discordando frontalmente com o processo intervencionista, inconformismo que nos fez recorrentes junto ao Diretório Nacional com processo em curso, assumimos nossas responsabilidades no diretório estadual, entendendo que por trás da decisão, está a política de aliança definida como prioritária para o não comprometimento do projeto nacional que PT proporcionou ao país, a partir da eleição do presidente Lula em 2002. É fato que o Brasil melhorou nas condições de dignidade e cidadania do nosso povo, com sucessivas políticas públicas includentes, mas não podemos deixar de pontuar que o partido faz uma involução em suas práticas, métodos e cultura, manifesta nas recorrentes resoluções da direção nacional que permitem intervir, e na nossa história recente, permeiam sobre a decisão soberana do filiado.

Assumiremos com a contribuição de nossas propostas defendidas no PED, de nossos quadros, quadros estes mais uma vez deixados a margem das funções partidárias. É inimaginável que a segunda maior força política interna do PT no Maranhão não ocupe um só cargo na executiva estadual, nos alijaram de qualquer função. Contudo, erram os que acham que função altera nosso entusiasmo. A chama que nos alimenta de participar e contribuir permanece, agora com muito mais ímpeto e gana, como se o resultado proclamado, fosse o que efetivamente saiu das urnas que nos deu a vitória.


Finda a batalha do PED, que no Maranhão durou três meses a mais do que no restante do país, perseguiremos a missão e propósito que nos imbuímos, a de construir um projeto próprio para o PT do Maranhão, um projeto em que não sejamos adereço de projetos alheios, o tempo de TV, a grife de outras campanhas, apenas o militante que empunha a bandeira, não que isto não nos dignifique, mas dignificará muito mais, se for o PT a força política protagonista. Esse é o caminho que muito em breve pretendemos construir.  UM PT PARA TODOS, UM PT PARA TODAS.


CAMAROTE PREMIUM | ESSE VAI SER TOP!

GRANDE ABRAÇO AO COMPANHEIRO JUNIOR LEITE, MANUEL CHICOTE E ANDERSON CHICOTE PELA ATENÇÃO E PELA OFERTA DOS ABADÁS PARA SORTEAR PARA A GALERA!

ESTÁ CHEGANDO AJUDA PARA A SAÚDE DE PEDREIRAS


Marcus Louro secretário de Saúde: "Pedreiras recebeu ontem uma ambulância semi-nova da Secretaria de Estado da Saúde, obrigado Sr. Secretário Ricardo Murad, com certeza este presente chegou em boa hora."

Realmente, tem-se que agradecer. Quem sabe o quanto faz falta uma ambulância dessas, é quem já ficou no aperreio de precisar de uma dessas, e não ter.

Quem trabalha e conhece a rotina do Hospital Geral de Pedreiras comemora a chegada do veículo, mesmo sendo semi-nova é muito bem-vinda.

Que Pedreiras merece mais ambulâncias novas, isso é fato. Lembro que ainda no segundo mandato do governo Lenoílson, o Governo do Maranhão enviou uma ambulância "ZERO", que, se não fosse a falta de de zelo daquele governo, a ambulância ainda era para estar funcionando. E também, não fosse a recusa e a falta de interesse daquele governo, ainda hoje não se estaría esperando o SAMU (que está em Coroatá! - mas, isso é outra historinha) em Pedreiras.

Então, meus amigos, que venha a velhinha, mesmo. 

Como já dizia minha vó: "cavalo dado não se olha os dentes!"

Bigádo Trator!

CONFUSÃO: DAMIÃO DA AUTO ESCOLA MEARIM DENUNCIA AGRESSÃO SOFRIDA


" Dia de cão" para Damião da Auto Escola Mearim. O nobre empresário e assessor do deputado Raimundo Louro foi  a Delegacia de Policia de Pedreiras para registra  Boletim de Ocorrência contra funcionário que presta serviços a CEMAR. Segundo Damião, o funcionário foi em sua autoescola para cobrar uma conta de energia referente ao mês de janeiro deste ano. Após uma a troca de algumas palavras, segundo Damião o funcionário tacou-lhe a mão nos peitos e logo travaram luta corporal.

VEJA O RELATO DE DAMIÃO NA REPORTAGEM DA TV RIO FLORES

BLOCÃO DA JUVENTUDE VAI MOVIMENTAR PEDREIRAS E TRIZIDELA DO VALE


Na manhã desta quarta-feira estiveram reunidos o ex-secretário de Juventude e atual Vereador de Pedreiras Robert Lemos, juntamente com Paulo Marinho Junior, Secretário de Juventude do Estado do Maranhão; o Secretário interino de Juventude de Pedreiras, Felipe Figueiredo e ainda o Secretário de juventude de Trizidela Benedito, para tratar do “Blocão da Juventude”. 

A iniciativa que tem como slogan “Carnaval sem violência, folião com consciência” é uma ação de conscientização que aborda temas pertinentes neste período do Ano como o uso do preservativo e ainda a doação de sangue. A reunião, entre outros assuntos, definiu o trajeto que fará a Jardineira do Blocão da Juventude: da Praia do Major Lucena (Trizidela) ao Bairro do Engenho (Pedreiras) Prometendo levar alegria e diversão aos jovens da cidade além de incentivá-los a aproveitar esta época de forma segura. Questionado sobre sua participação nas definições da campanha que também tem o apoio do Prefeito Totonho Chicote, deputado Raimundo Louro e o Vereador Robert Lemos.

Roberth Lemos ex-secretário de Juventude, agora vereador, fale sobre a vinda do Blocão: “Estive junto ao secretário Paulo Marinho Junior logo no inicio deste ano, quando ainda era Secretário de Juventude discutindo sobre as ações que agora foram definidas com o intuito de proporcionar à juventude de minha cidade além de uma diversão à moda dos antigos carnavais, a oportunidade de conscientizarem-se sobre temas importantes como a AIDS, DST’S, e mesmo os acidentes de transito, que culminam em dezenas de pessoas nos hospitais necessitando de sangue nesse período, e vejo esta como uma iniciativa fundamental, já que a diversão não pode nunca deixar de lado a prevenção. Estive acompanhando o Secretário Interino de Juventude Felipe Figueiredo, sobretudo para auxiliá-lo, no que necessário fosse e a fim de dar continuidade ao projeto a que me vi envolvido desde o início".

Na oportunidade, Felipe Figueiredo, Robert Lemos, Valdimara Moreira e Jailson Siqueira aproveitaram para convocar a juventude de Pedreiras a vestir seu abadá, cair na folia e aproveitar para informa-se e prevenir-se com os materiais publicitários, folders e preservativos que serão distribuídos no decorrer da festa. 

A distribuição dos abadas e informes da campanha acontecerá na sede da Secretaria de Juventude e o evento está previsto para a próxima segunda-feira (03-02-14) a partir de 14:00.

HOSPITAL GERAL DE PEDREIRAS: PACIENTE INTERNADO PROCURA SUA FAMÍLIA


Procura-se a família deste paciente que se encontra no Hospital Geral de Pedreiras, o mesmo de chama-se João Batista Silveira dos Santos  e diz ser natural de São Luís-MA.

LOUCO TRÂNSITO LOUCO, QUEM VAI TE TRATAR?

 

Por: Joaquim Filho 

O trânsito hoje em qualquer lugar do Brasil se tornou uma paranoia, ou seja, coisa de louco, onde ninguém respeita nada e tampouco a legislação. E, se em qualquer lugar do país está assim, e em Pedreiras será que é diferente? Como está o nosso trânsito? De que forma as pessoas estão se comportando no momento que estão dirigindo um veículo, pilotando uma moto, conduzindo um veículo de tração animal ou mesmo como transeuntes? 

Na verdade, falar sobre o trânsito é bem mais fácil do que ter pulso e coragem para torná-lo mais humanizado; e falamos humanizado, porque quem o faz são pessoas que aparentemente parecem ser normais, mas na prática, em detrimento à forma como as coisas são conduzidas na prática, é coisa de louco mesmo.

A pergunta é a seguinte: quando é que o trânsito de Pedreiras vai ter a organização que o cidadão pedreirense já merece há muito tempo? Quem vai ter a coragem de organizá-lo? Se isso não aconteceu em administrações passadas, será que a que ora está aí, tem alguma ideia para organizá-lo a contento?

Fomos informados que por esses dias o Departamento Municipal de Trânsito Urbano – DMTU -estará recebendo reforço técnico com a chegada de sangue novo na cidade, que trata-se de Samuel Bezerra, da cidade de Caxias, que pela sua experiência e dinamismo fora convidado pelo prefeito Totonho Chicote para auxiliar e dar apoio na qualidade de Diretor Adjunto, ao Diretor Aristóteles Sampaio (Totinho), que juntos, irão buscar medidas urgentes e necessárias para dar uma resposta imediata a um problema crônico que há tempo vem causando dissabores à população.

Hoje à noite (26), no “senadinho” Açaí BR, no Auto Posto Mamoré, tivemos a sorte de nos encontrar com Samuel Bezerra, que de forma bem educada nos recebeu muito bem e logo de cara desconstruiu a história que ronda na cidade de que Totinho Sampaio teria saído do DMTU e ele teria assumido, conversa essa que não é verdade.

Segundo Samuel Bezerra, em uma conversa que mantivemos em “of”, o mesmo falou que já está na cidade há alguns dias; e que nesse período já tem realizado um estudo de necessidade que o trânsito tem, onde o trabalho coletivo juntamente com os agentes de trânsito será de suma importância para alavancar medidas no sentido de imediato dar uma resposta necessária e começar colocar as coisas nos trilhos da organização, “pois uma cidade que tem o seu trânsito desorganizado, não pode ser vista como uma cidade bem administrada, de pessoas educadas e com qualidade de vida...; e já pude perceber que realmente aqui em Pedreiras se precisa fazer um trabalho serio, com a participação governo e população, pois ninguém faz nada sozinho”, disse Samuel Bezerra.

O novo Diretor Adjunto disse que já recebeu carta branca do senhor prefeito Totonho Chicote, que a Secretaria de Infraestrutura de qualquer cidade tem que ser parceira também na organização do Trânsito, e com isso, vai contar com o apoio da Infraestrutura para a realização desse projeto. 

Samuel Bezerra falou que para se fazer um trabalho de educação no trânsito de uma cidade, primeiro tem que convidar a população para que todos possam discutir os problema, os focus negativos para depois se aplicar na prática o que pensa governo e povo.

Realmente, a população de Pedreiras está carente de pessoas que tenham essa visão, ou seja, essa abertura para que as pessoas participem da vida política, cultural e administrativa da cidade, pois na Democracia, o gestor que não ouve o povo e não corresponde aos seus anseios estará fadado ao fracasso político.

Ao falar de sinalização, agentes de trânsito, palestras, diálogo, treinamento, fardamento, união DMTU e policia militar, mototaxistas, participação popular... percebemos que o rapaz que veio da terra-morena do poeta Gonçalves Dias para colaborar na organização do trânsito de Pedreiras, não veio para brincar e nem está a passeio. Vimos que o mesmo trouxe na sua bagagem mais que as ferramentas necessárias: trouxe ideias, vontade e coragem para trabalhar. 

Agora é torcer é esperar para ver se a coisa muda, pois do contrário, iremos “pirar” todos nesse caos urbano chamado Pedreiras. 

ALBERTO FILHO ESTÁ COM OLHOS NO HORIZONTE PEDREIRENSE

(e) Dr. Adalberto Junior (advogado),  Dr. Walber (médico), Edivan (empresário), Deputado Alberto Filho, Benselmo Braga (empresário), Jacinto Gonçalves (empresário), Dr. Bruno Curvina (médico, filho de Dr. Walber) e Rômulo Nogueira. 
Outro dia tive notícias que o deputado bacabalense Alberto Filho (PMDB), filho do prefeito de Bacabal Zé Alberto, estava andando constantemente em Pedreiras – fato que comprovei certo dia na Praça do Jardim, quando avistei o moço comendo um espetinho por lá. Naquela ocasião, Alberto filho parecia que estava apenas a passear, inspirando os nobres ares da Princesa do Mearim. 

Outro dia, num final de semana qualquer, nos “zap zap’s” da vida, recebi uma foto do ilustre parlamentar e bacharel em direito Alberto Filho, em confraternização no Clube da Associação Comercial de Pedreiras, onde era comemorado a formatura do jovem médico Eduardo, sobrinho de Dr. Walber. O deputado que não é besta, nem nada, tratou logo de se “entrosar” com todos, mas sempre visado os caciques da região. Benselmo Braga, Jacinto JR, Edvan da Ideal, Adalberto Jr, Dr. Bruno Curvina e Dr. Walber. Homem de muita lábia, Alberto fez um bonito discurso e tratou logo de dizer que vai aplicar recursos em Pedreiras – ele propôs a parceria, e concluiu que tudo já estava concluído e foi logo anunciando a parceria. Um dos seus assessores foi logo tratando de tirar a foto e postando nas Redes Sociais. 

Será que já foi feito a pareceria? Dr. Walber nos disse que vai nos responder em breve.

O MAIOR E MELHOR CARNAVAL DO MARANHÃO VAI COMEÇAR






ALDO GOMES*: MODISMOS DE LINGUAGEM

Os homens, os animais, os chamados irracionais, com suas numerosas espécies, agrupados em classe, ordem, famílias, todos por um legado superior estabelecido portadores de necessidades que se misturam ao conceito de privilégio, graça divina. Eles precisam se alimentar, se exercitar fisicamente de forma natural ou provocada, enfim, coisas do gênero. Eles veem, ouvem, sentem cheiro, gosto, mas entre essas preciosidades há uma de sentido extremamente diverso, rico, a fala, a comunicação fonada, representada pela pronúncia das palavras. Diga-se que há muitas formas de se comunicar, além da fala, como sinais, gestos, olhares, até coisas menos pensadas como tal, a exemplo da sinalização de trânsito. Porém, fechando este preâmbulo, a forma fonada de se entender praticada por nós, humanos, sobrepuja, predomina sobre as demais e neste ângulo lembramos a iniciação da nossa educação convencional. O ABC ficou célebre, famoso, familiar, sinônimo de alfabeto, dito de maneira abreviada e simbólica. 

Ninguém vive sem se comunicar e gramaticalmente há um padrão, regras que permitem salvaguardar uma ordem, digamos, agradável e suave de entendimento entre pessoas.

A linguagem e o linguajar não precisam ser necessariamente estáticos, como se fossem frias regras matemáticas. Podem e devem apresentar novas faces, porém que não descaracterizem o idioma e contenham agradabilidade. No entanto em poucas décadas intensificaram-se notavelmente os modismos de linguagem, os termos paragramaticais fabricados ao sabor da informalidade, da vulgaridade linguística e da pessoalidade da comunicação. E olha que ainda não estamos falando de gírias e vocabulário chulo!

Então... assim... vou tá tentando tá te mostrando algumas coisas interessantes enquanto cidadão, até porque me sinto compelido a entrar nesta seara. Tu não tá entendendo, por isso deixa eu te falar, a gente fica assim que meio hesitante, mesmo porque é bom saber desses modismos para evitá-los. Deixa eu te dizer, não vamos tá ignorando tal fato, pois, tipo assim, de certa forma os modismos aparecem como algo chamativo ainda que bizarro. 

No parágrafo anterior verificamos uma intenção bem prática de representar essa linguagem espontânea, simples, popular, fácil e descomprometida. A natureza humana requer funcionalidade, objetividade, fuga de normas que impliquem obrigatoriedade, o que reduz, de um jeito ou de outro, o prazer da expressão verbal do pensamento, de desejos e emoções que para o emissor só alcança o efeito esperado se apresentado com as devidas leveza e agilidade cronometradas. Acho ser esta aproximadamente a motivação, o senso de quem faz uso, as vezes intensivo, de palavras e termos convencionados extra gramática brasileira. Há que se reconhecer possível intento do usuário de acrescer charme e graça nessas expressões aqui tratadas. Não estamos questionando tais atitudes, apenas registrando-as por vontade própria, toda pessoal e personificada. Ânimo não falta para tratar de questões dessa natureza por achar que a mentalização e a compreensão das pessoas precisam trabalhar áreas talvez ainda inexploradas e que portando, ainda não conferiram a satisfação que poderiam àqueles que embora inicialmente resistam, possam encontrar sentido que valha a pena nessa pretensa divisão de benesses oriundas do pensar comum quanto e quando possível.

Se alguém não concorda comigo fique a vontade, mas creio que cada indivíduo humano tem um pouco de psicólogo, psiquiatra, sociólogo, pesquisador, cientista, filólogo e outros tantos campos de formação inerentes às atividades e compreensão seculares. Ninguém deve se sentir impedido, inapto ou proibido de emitir pareceres informais nos casos em que porventura se sinta desejoso de opinar. Não há porque se reprimir, se subestimar, mas ao se expor faça-o em estado consciente de convicção, resolutividade, responsabilidade.

Aceitemos ou não os modismos de linguagem fazem parte da nossa rotina de comunicação oral, em especial. Eles divertem, irritam, constrangem, agradam, como a linguagem clássica e a popular. Transmitem mensagens, estado de espírito, sentimentos. Níveis de qualidade existem em todas as formas de expressão da vida. Imprescindível é que não haja acepção, manifestações em que uns julguem-se no direito de anular o brio de outros e outros apoderem-se da prerrogativa de julgar e punir o próximo, como se tivesse o poder de avaliar e decidir sobre os dons e as habilidades de um indivíduo gratuitamente eleito como desafeto, tentando passar aos demais a impressão de que decidiu que esse ou aquele é incapaz e deve ficar no seu canto, quieto e calado. Concepções e conceituações nesse teor são repugnantes, porém cônscio de seus defeitos e virtudes o sábio permanece inabalável em suas convicções e em sua visão humilde, contextualizada e realista da vida.

Entretanto poderíamos esboçar estranheza ao considerar tais assertivas ou até especulações como extensão da nomeação do presente texto. Haveria descontinuidade ao longo desta narrativa? Quis este autor dizer que todos se fazem entender ou com linguagem e expressões fluentes, elegantes e de alto nível gramatical ou com linguagem simples, ainda que paralela, como suscitado nestas primeiras linhas. Fica claro que ao final das contas ninguém fica à margem do processo de comunicação, a não ser que se iniba face ao julgamento dos iguais que se acham juízes, não por ascensão legal, de carreira, nem por excelência, mas por autodeterminação, por insolência. 

Falar sobre essa linguagem produz alguma satisfação, embora saibamos da nossa sujeição às diversas plêiades de avaliadores, que têm idem suas sujeições às formas de aprendizagem e experiências, que molduram e peculiarizam modos de ver, sentir, conceituar, dentro de um regime plural de processo educativo a que somos ligados historicamente.

Os seres vivos do reino animal _ não me sinto minimamente apto a incluir, neste sentido, os vegetais _ se comunicam de formas distintas, conforme a espécie, e isto é algo fantástico para a nossa observação, aguça e mexe fundo a nossa curiosidade. Observando as formigas e as abelhas, entre os insetos mais comuns, fica evidente sua técnica ou jeito de se entender e de se informar reciprocamente sobre situações e circunstâncias identificadas em um dado momento. Quanto a essa observação por um lado podemos pensar que é um fato patente, óbvio, mas por outro lado poderíamos questionar que tal coisa é tão clara, mas no mundo de hoje, em que todos correm ávidos rumo a fama, ao poder e a riqueza material, ainda há alguém que dedique horas ou mesmo alguns minutos do seu preciosíssimo tempo para observar coisas vistas como insignificantes, piegas até, como a comunicação entre os animais? 

Este autor não se subestima nem se superestima quanto a capacidade de se comunicar, pois trata-se de um legado e privilégio comum a todos, mesmo os animais. É um dom de Deus para todos. O grau de qualidade da comunicação entre os humanos é fator corrente e notório, assim como em outras áreas como a pintura, as artes plásticas, o teatro, que são, idem, formas e expressões de comunicação, que se propõem a alcançar todos os níveis sociais. Estas, digamos, modalidades de se comunicar, variam do popular, do comum e mesmo do obsceno, como é o caso de muitas músicas, até o popular saudável, o semiclássico, o clássico e o erudito. Tomemos como exemplo, a despeito disso, a música e a literatura. Vemos com certa frequência crianças e adolescentes cantarolando, inocentemente, é claro, de tanto ouvir na mídia e carros de som pelas ruas, pseudo músicas que fazem apologia ao sexo indiscriminado, sem compromisso, banal, apresentando letras maliciosas ao invés de falar sobre situações românticas que estimulem a imaginação, evitando baixar o conceito de sexo como algo bonito e exuberante para uma coisa tão automática, um ritual animal e exclusivamente carnal!

Sem falso moralismo, tais letras e sons obscenos soltos em certas “músicas” apenas contribuem para a tentativa de degeneração e definhamento dos melhores sentidos da instituição família e consequentemente da sociedade dos homens. Falar dessas verdades requer firmeza, confiança e forte personalidade na defesa dos bons princípios apreendidos ao longo de todo um processo de educação familiar e de convivência entre as pessoas em todos os espaços geográficos e sociais.

Os modismos de linguagem são formas válidas de entendimento. Relevantes ou não, eles fazem parte do nosso dia a dia, contribuindo para a integração entre os semelhantes, necessariamente. 

*Secretário de Agricultura Pecuária e Pesca de Pedreiras

POLÍCIA MILITAR RECUPERA CAMINHÃO EM TRIZIDELA DO VALE


Policiais militares da 10ª Companhia Independente localizaram um caminhão roubado no município de Trizidela do Vale, na manhã desta terça-feira (25). A PM recebeu uma denúncia anônima de que havia um veículo abandonado na estrada e deslocou uma guarnição até o local para averiguar a informação. O caminhão da empresa Diniz Peças, com sede em São Luís, de cor vermelha e placa NNI 7784, foi localizado às margens da MA-247, que liga os municípios de Trizidela do Vale e São Luís Gonzaga.

Ao ser encontrado pela polícia, o veículo estava com as portas e bagageiro destravados. A chave do carro estava quebrada no contato. De acordo com informações policiais, o veículo havia sido tomado de assalto na tarde da última segunda-feira (24) na cidade de Poção das Pedras.

Segundo informações policiais, o motorista e o ajudante foram amarrados e colocados no baú do caminhão e em seguida liberados na estrada. Os dois funcionários da empresa estavam fazendo a distribuição de produtos peças de bicicletas e motocicletas.

O veículo após ser apreendido foi encaminhado ao pátio da delegacia de Trizidela do Vale. As vítimas já foram ouvidas pela polícia. Na fuga, os criminosos ainda levaram algumas peças de motocicletas.

TRIZIDELA DO VALE: CHICO DA TV É DESTAQUE NO ESTADO


Reportagem Jornal O Estado do Maranhão.

SIMPLÍCIO ARAÚJO EM TABULEIROS

Simplício Araújo em visita a Tabuleiros São Bernardo no Baixo Parnaíba (MA)

O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade/MA) visitou, juntamente com o pré-candidato ao governo, Flávio Dino, Tabuleiros São Bernardo – projeto do governo federal iniciado na década de 1980 para irrigação e plantação por produtores agrícolas no Maranhão - localizado à margem esquerda do rio Parnaíba, nos municípios de Araioses e Magalhães de Almeida.

Dos 5 mil hectares aptos para produção, apenas 178 são utilizados devido ao abandono do projeto. Diante disso, a população apresentou uma lista de prioridades para que a região produza com maior intensidade. Ente elas, estão o fornecimento de energia sem interrupção (que influencia diretamente na produção), a construção de casas para as famílias da área e o plano de operação e manutenção voltar a ser ativado pelo governo do estado.


Em reunião com representantes da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros de São Bernardo de Magalhães de Almeida (MA), Simplício ouviu as necessidades das famílias e debateu com a população formas de aumentar a produção e investir no desenvolvimento da agricultura do estado.

Me comprometi em reunir esforços na ajuda à população dos Tabuleiros a partir de ações articuladas junto ao governo federal e ao Departamento Nacional de Obras de Combate às Secas (DNOCS) para solucionar as necessidades mais básicas da região. Ainda nesta semana estaremos enviando requerimentos aos órgãos competentes”, afirmou o parlamentar.

-- 
Danielle Calvet de Viveiros

RAIMUNDO LOURO CUMPRE AGENDA DE FIM DE SEMANA


Deputado Raimundo Louro Cumpre Agenda nas Cidades do Médio Mearim no fim de Semana

Em 2014, o deputado estadual Raimundo Louro (PR) continua com uma extensa agenda de atividades nas cidades do Médio Mearim. Uma de suas grandes preocupações é dar assistência ao povo do Maranhão, estar perto, procurando servir sempre a população que o escolheu como seu representante na Assembleia do Estado. 

No fim de semana que se aproxima da festa mais popular do país, o carnaval, Raimundo Louro tem se dedicado exclusivamente aos blocos e desfiles de mais de onze cidades maranhenses. No último sábado 22, o deputado esteve reunido com todos os blocos de Trizidela do Vale e Pedreiras. Com a parceria das prefeituras, o parlamentar garantiu de imediato o recurso para confecções de camisas e abadás de todos os blocos tradicionais das cidades irmãs.


No domingo 23 em Pedreiras, o deputado estadual esteve no tradicional Rally Toro Lama, e como sempre faz todos os anos, deu o sinal verde para a largada dos mais de 200 motociclistas que roncaram os motores em direção as estradas carroçais de Trizidela do Vale rumo à cidade de São Luís Gonzaga.

Ainda no domingo 23, Raimundo Louro foi até a cidade de São Mateus (188 km de São Luís) acompanhado do vice-prefeito de Trizidela do Vale, Vinicius Louro, para conferir a prévia de carnaval do Bloco Panteras Malvadas, organizado por Léa Mel, Márcia Aguiar e Nayara Paixão. A concentração do bloco aconteceu na Praça Tancredo Neves, em seguida a multidão saiu percorrendo a BR 135 com muita animação e os agitos da cantora Daiany Rodrigues.


Nesta segunda 24, o parlamentar e sua comitiva seguem para a cidade de Santo Antônio dos Lopes, lá em parceria com ex-prefeito Mousinho, Raimundo Louro patrocina o Bloco dos “Cabeças Arramadas”, na prévia de hoje as atrações são: Carlinhos do Pintando e Fruta Nativa.

Para o deputado patrocinar os blocos e desfiles de carnaval é uma maneira legítima de incentivar a nossa cultura através do carnaval que é a festa mais popular do país. “É com muita alegria que mais uma vez este ano estou novamente apoiando os blocos da região do Médio Mearim, são 11 cidades e mais de 800mil em recursos para que os blocos se organizem e possam nos propiciar novamente, um belo carnaval”. Declarou o deputado Raimundo Louro.


Valtervi Passos – Assessor de comunicação


NETO CORINTO REALIZOU COM SUCESSO 9º TORNEIO PRÉ-CARNAVAL 2014



Por: Joaquim Filho 

O apresentador do programa NO OLHO DO FURACÃO, na Band Pedreiras, Neto Corinto, realizou com sucesso mais um Torneio Carnaval 2014, que aconteceu hoje (23) pela manhã, no Estádio de Trizidela do Vale e contou com a participação de 08 (oito) times: Barcelona, Pérola Distribuições, Bad Boy's, Tamandaré, São Joaquim, Óptica São Paulo, Mutirão e Juventus.

Segundo o organizador do evento, esse já é o 9º torneio, que já virou tradição na cidade, pois acontece sempre uma semana antes do carnaval e tem o apoio de alguns empresários locais, políticos e algumas pessoas anônimos que não fazem questão de serem divulgadas, que ajudam simplesmente pelo fato da pessoa envolvida ter credibilidade e seriedade em tudo que faz. 

A final ficou entre as equipes de Óptica São Paulo e Bad Boy's, ficando o placar de 1 a 0 para a Óptica São Paulo que levou o troféu de Campeã do Torneio. 

Após a realização dos jogos com a entrega das premiações, os atletas foram para a Associação Atlética Banco do Brasil se confraternizarem e já entrar no pique da maior festa popular do Brasil que já bate às portas com grande euforia.

Blog Pedras Verdes parabeniza o desportista e apresentador Neto Corinto por essa brilhante iniciativa de estar contribuindo para o esporte e a nossa cultura local.

ANIMAIS SOLTOS NAS RODOVIAS, UM PERIGO CONSTANTE!





Por: Joaquim Filho

Nessa sexta-feira (21), por volta das 17h a equipe do blog Pedras Verdes encontrou no Auto Posto Mamoré, na Lanchonete Açai BR - o mais novo ponto de encontro dos pedreirenses que já está sendo batizado de “senadinho” -, encontrou no referido recinto o vereador Lula, de Esperantinópolis, que apresentado à nossa equipe por Dr. Allan Roberto que desfrutava da nossa companhia e aproveitou para falar de um projeto muito interessante que o Edil elaborou no sentido de eliminar por vez, pelo menos na região do médio Mearim, a questão de animais soltos nas estradas, mal esse que já tem ceifado muitas vidas devido os constantes acidentes que estão de forma trágica matando as pessoas que trafegam pelas MA e BR do nosso Estado.

Segundo o vereador, a ideia não é ficar somente em sua cidade; pois, uma vez que o projeto for aprovado pela Câmara Municipal de Esperantinópolis, o intuito é também encaminhá-lo para todas as Câmaras Municipais da região onde a parceria e a compreensão dos demais gestores e vereadores é que darão a importância e a dimensão do projeto.

Para que o sonho do nobre vereador Lula não fique somente em sonhos, para que não passe de uma utopia, é preciso que tenha o apoio das outras prefeituras, dos vereadores, das autoridades competentes de um modo geral.

VEJA A PROPOSTA EM CONJUNTO NO LINK A BAIXO


PEDREIRAS PRECISA DISCUTIR: ABUSO SOBRE RODAS


A cidade de Pedreiras, hoje, 23/02, domingo, vivenciou mais uma evento esportivo, no seu calendário tradicional. Entusiastas do esporte, empresas, políticos, instituições públicas, gente simples e de bem foram convidados a participar  do evento chamado "RALLY TORÓ LAMA", evento este, acontece há alguns anos e só vem aumentando seus adeptos na região. O evento tem sua base de apoio montada na Praça do Jardim, no coração de Pedreiras, de onde se agrupam e saem para trilhar por vias urbanas, rurais e vielas no meio do mato, integrados com a natureza.

Até ai tudo bem! Agora, o que precisamos discutir é o que a comunidade de Pedreiras reivindica para que ocorra tudo bem: segurança, organização, responsabilidade, fiscalização e presença do Poder Público.

Muitos, não podem pagar ou sofrer por conta de uma minoria. Quem andou pela cidade durante a realização do evento esportivo denominado Rally Toró Lama viu pessoas revoltas e em pânico:

- Meu Deus, pra que tanto barulho?

- Meus Deus, para que tanta velocidade na rua? 

- Meus Deus, teve um acidente agora pouco!

- Meus Deus, cadê a polícia que não prende?

Pois é, foi assim durante todo dia. Imagino a cabeça de pais, mães e familiares dessas centenas de pessoas que participaram desse evento, que em grande parte é formada por jovens e até crianças. 

Hoje na internet, no Facebook e nas mesas dos bares pela cidade, o assunto não foi outro. O cidadão que está atento e que sabe a consequência do abuso praticado hoje, foi às redes sociais e reclamou muito.

Quem trabalha no Hospital Geral de Pedreiras relata que foram dezenas de atendimentos, que em sua grande maioria, pessoas aparentando estarem embriagados. Houve atropelamentos, 10 fraturas, inclusive com 03 fraturas expostas fora o grande número de atendimentos que lotou aquela Unidade de Saúde.

Até o fechamento desta edição, fomos informados que mais pessoas chegam para entendimento.

Fica um alerta a sociedade pedreirense, empresas patrocinadoras, instituições públicas, políticos, apoiadores e principalmente amantes do esporte: PRECISAMOS DISCUTIR!

VEJA ABAIXO UM POUCO DO QUE ROLOU DURANTE TODO O DIA NO FACEBOOK.



VEJA O DEBATE NO FACEBOOK, CLICK NO LINK A BAIXO

COLUNA AR-15 | Legislativo em transe

O meio político pedreirense se agitou nos últimos dias com a revelação da intenção do Presidente da Câmara de Vereadores, Robson Rios, de antecipar sua sucessão, trazendo para o início de março a eleição da Mesa Diretora do legislativo local para o segundo biênio da legislatura.

Vários municípios já usaram desse artifício – a capital maranhense, por exemplo. E quando isso ocorre é sempre por um motivo ou outro: ou para servir a alguma conveniência do governo ou a do próprio Chefe do Legislativo que quer se reeleger. Em quaisquer das situações, por casuísmo, a coletividade sai perdendo.

Para que se concretize a intenção do presidente, emendas modificativas terão que alterar o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município, respectivamente, em seu artigo 22, parágrafo 5º e artigo 8, que prevêem a eleição somente para 15 de dezembro. E para tanto Robson Rios terá que demonstrar grande habilidade política para articular duas situações: primeiro, a antecipação com a aprovação das emendas em dois turnos de votação; segundo, ser escolhido sucessor de si próprio na primeira cadeira do Palácio Municipal Vicente Benigno.

E pelo que tenho observado, não está sendo e não será fácil para o Presidente em seu intento. Há muitos interesses em jogo e outros pretensos candidatos a sua cadeira. E a situação da forma que está, pelo que já vi e vivi em minha experiência política, a pretensão atual de Robson pode comprometer seu interesse de reeleição, em se considerando a forma aparentemente autoritária e excludente de alguns de seus pares, pela forma e dinâmica de condução do processo que ele vem dando, inclusive à revelia da opinião e participação do Chefe do Executivo e dos principais expoentes do governo. 

Fui vereador e presidente da Câmara duas vezes. Já vivi esse processo por dentro e intensamente na própria pele. É um torvelinho de instabilidade de conjuntura, conflitos, fortes emoções e jogos de interesses assustadores. Tem que ter muita fibra, determinação, estômago, paciência e habilidade política para sobreviver a esse processo todo.

E em época de crise de credibilidade nas instituições como estamos vivendo atualmente, seria salutar evitar essa polêmica agora. É tão crítica a situação, que estamos em tempos de população querer fazer justiça com as próprias mãos por falta de fé nos poderes constituídos. A Câmara Municipal de Zé Doca, por exemplo, foi invadida nessa semana por revolta de populares com a atuação dos vereadores. Dos poderes constituídos, o legislativo é o mais decadente na credibilidade popular. E apesar da imensa importância do vereador, este pára-choque da classe política é o mais desacreditado e desvalorizado dentre todos os agentes políticos. Uma pesquisa da União de Vereadores do Brasil-UVB realizada em várias cidades brasileiras de pequeno e médio porte, perguntou à população que repartição que gostaria que fosse fechada, se a Câmara Municipal ou a quitanda da esquina. E mais de 70% dos pesquisados responderam que preferiam que fosse fechada a Câmara.

Essa composição atual do legislativo municipal tem um aspecto muito positivo, pois é a Câmara de mais elementos jovens que já tivemos. E juventude é sempre sinal de garra, mudança e esperança. Mas essa Câmara também tem um aspecto extremamente negativo. É a Câmara de “vereadores de donos”. Há dois irmãos de vereadores, um empresário e um político, que têm posse sobre esses mandatos; um deputado também tem dois; uma sogra tem um; um cunhado tem outro; outros dois empresários têm mais dois; e um suplente em exercício tem na mãe a dona de seu mandato... E assim vai... Ninguém mais nem questiona a independência do Legislativo frente ao Executivo, mas a independência do vereador em relação ao seu “dono”.

Sendo assim, para saber se vai mesmo haver ou não antecipação da eleição e quem deverá ser o próximo presidente, Robson Rios não deve conversar obrigatoriamente com seus pares ou com o prefeito, mas é com Raimundo Louro, Dona Aldenora Veloso, Neto da SP, Rogério Medeiros, Edmilson Filho, Paul Getty, Werneck Leite, Fátima Lemos, que “têm mandato e voto na Câmara” e não compõem nem o cenário de maioria simples dos votos, mas de maioria absoluta, superior a dois terços, quantidade suficiente para quaisquer atos dentro dos amplos poderes do legislativo. 

E tenho dito!

_________________________________________________________________________________
Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mail: arcs.rob@hotmail.com e allanrcs@bol.com.br

PEDREIRAS REALIZA 2º FESTIVAL DE MÚSICAS CARNAVALESCAS


Para esquentar e introduzir a cidade no clima de carnaval, foi realizado na noite de sábado, 22/02, o tradicional festival de músicas de carnaval, antigamente conhecido como Festival de Marchinhas, a partir do ano passado, o concurso é chamando de "Festival de Músicas Carnavalescas" . A sua segunda edição foi realizada na Praça do Jardim e teve a inscrição de 13 músicas. 

O festival deste ano teve uma boa participação popular, o local escolhido agradou a todos, pois, quem estava sentado nos bares, restaurantes ou lanchonetes permaneceram confortavelmente atentos à execução das músicas; assim como, quem permanecia em pé atendo ao palco. 

Um festival sem contratempos, até São Pedro ajudou. O secretário de Cultura Cajueiro Pacheco, muito satisfeito com o evento, agradeceu a todos que participaram e disse que gostou do resultado e da maior repercussão do festival, que é uma tradição na cidade de Pedreiras. 

Cajueiro deve ter uma semana de trabalho intenso. O secretário e sua equipe já está ornamentando a cidade e preparando o local da festa. 

Até a finalização do carnaval na quarta-feira, haja cajueiro para dar caju e sombra. 

Vamos ao que rolou de melhor no festival: 

CONCORRENTES

          Música           /          Autor          /        Intérprete                    

1 - Tudo Mudado/ Hilton (Tim)/Hilton (Tim)
2 - Cutuca - Antonio Mattos/Antonio Mattos
3 - A Calcinha do Fusquinha das Cunhanzinhas/Nildinha/Mateus Pereira
4 - A Lei do Mato ou Morro/Ray Aguiar/Ray Aguiar
5 - Neymar e Pelé/José Gutemberg/Chico Corinto
6 - A Lenda do Fofão/Weudo Gomes/Dandor dos Teclados
7 - Vovó Adrenalina/Paulo Piratta/Chagas Melo
8 - Corredor da Folia - Carlos Magno/Carlos Magno
9 - Germano, o Escravo do Trabalho/Roniel Dias/Roniel Dias
10 - Nação Negreira /Francinete Braga/Marcelo Cruz
11 - Pergunta Sem Resposta/Edvaldo Santos/João Carlos
12 - Carnaval de Outrora/Ronácio, Brandinho e Josivan/Josivan
13 - Velha Lenda/Nino Oliveirah/Nino Oliveirah

CAMPEÕES

1ª LUGAR: Pergunta Sem Resposta/autor: Edvaldo Santos/Intérprete: João Carlos
  • Prêmio  - 4.000.00 R$
  • VEJA O VÍDEO AQUI


2 ª LUGAR: Nação Negreira /autora: Francinete Braga/Intérprete: Marcelo Cruz
  • Prêmio - 2.500,00 R$
  • VEJA O VÍDEO AQUI


3ª LUGAR: Carnaval de Outrora/autores: Ronácio, Brandinho e Josivan/ Intérprete:  Josivan

  • Prêmio - 1.500,00 R$
  • VEJA O VÍDEO