ACIDENTE NA MA-122 EM LAGO DO JUNCO COM CARRO DE PREFEITO DE LAGO DOS RODRIGUES



Um veículo Hilux de propriedade do prefeito de Lago dos Rodrigues, Valdemar da Serraria (PV), que seguia em direção a cidade de Lago do Junco bateu em uma barreira e capotou ficando no meio da estrada. O homem conhecido Wilton, que estava sozinho, a pesar da forte batida, saiu bem. O carro como podemos ver ficou destruido. 

JOVEM É MORTO A GOLPES DE FACA EM TRIZIDELA DO VALE

LeoJhonny Oliveira Santos

LeoJhonny Oliveira Santos foi morto a golpes de facas, na tarde de ontem (30), nas proximidades do Balneário Serraria. LeoJhonny  foi socorrido e levado ao Hospital Geral de Pedreiras, no entanto, devido aos ferimentos graves, foi transferido para Peritoró, onde morreu. O rapaz era Morador da rua do Tamarindo em Trizidela do Vale. Segundo a polícia há um suspeito em vista.

COLUNA AR-15: PAPAGAIO DE OURO


As eleições se aproximam. Faz-se mister, pelo meu entendimento, analisar os dois maiores quadros políticos de nossa região atualmente: o Deputado Estadual Raimundo Louro e o Deputado Federal Simplício Araújo. Nessa semana falarei do “papagaio”. Na semana que vem falarei do “boca de bolacha”.

Raimundo nasceu com o estigma do vitorioso, do vencedor. Tem luz própria, é arrojado ao extremo, trabalhador demais, incansável, persistente, corajoso e empreendedor. O homem é um trator! Na labuta da política, tem outra grande vantagem: sabe deixar o conflito no terreno das ideias e não parte para o ataque pessoal, não guarda mágoa e é de fácil conciliação. É pragmático e com ele dá para se trabalhar errado, se quiser, e certo também, conforme o perfil do aliado ou eleitor.

Louro estreou na política aos 32 anos, em 1992, como candidato a sucessão de Graça Melo quando esta era prefeita de Pedreiras, apoiado por ela, mas como step, opção última, pois ela queria mesmo como seu sucessor era Hélio Maciel, à época o mais próspero médico da cidade. Na desistência de Maciel, ainda tentaram Chico Leite e outros quadros políticos do grupo dos Melo naqueles idos, que não emplacaram; daí ter sobrado a batata quente para o papagaio que aceitou o desafio e saiu da campanha derrotado, perdendo para Pedro Barroso, mas viabilizando-se dali por diante para o futuro. À época chucro, rústico e neófito, saiu dali para hoje ser um dos mais polidos, elegantes e bem preparados políticos do Maranhão. E olha que o rótulo dele não era nada bom -- de grileiro a pistoleiro, truculento, violento e piromaníaco, tudo isso por fatos obscuros de seu passado como pecuarista; de tudo o rotularam para tentar matar no nascedouro a sua carreira política. Naquele momento foi apelido de “Saddan Hussein” pelas histórias de crueldade que lhe davam autoria e a semelhança do indefectível bigode com o ditador iraquiano sanguinário.

Não deixou a partir daí de fazer política nem um só dia. E gostou. E parece que não, mas quem o conhece de perto sabe que o papagaio é humilde. Sabe quando não sabe e quando tem que se assessorar e se preparar melhor. Foi o que fez. Simples, carismático, foi para sua segunda eleição a prefeito em 1996 e saiu derrotado novamente, perdendo para Edmilsosn Filho numa eleição milionária, inflacionada, que marcou e inaugurou o abuso do poder econômico eleitoralmente em Pedreiras, ficando em segundo lugar no pleito. Terminada a eleição, iniciou uma briga judicial ferrenha com o prefeito eleito e por isso ficou rotulado de “perseguidor”.

Continuou na labuta. Dessa campanha o papagaio saiu depenado. Mas recuperou-se, ampliou seu grupo político, poliu-se mais, politizou-se mais ainda, aproximou-se dos movimentos sociais e até conselheiro municipal de saúde se tornou naquela época. E com o desastre político e administrativo do governo Edmilson Filho, Raimundo se torna bem antes da eleição o virtual prefeito. No ano 2000 ganhou a eleição facilmente, nos braços do povo, com uma votação historicamente imbatível até aquela época. Fui naquele pleito o vereador mais votado e no palanque de Louro. Nos 03 anos anteriores a essa eleição eu o assessorei politicamente muito de perto.

Era muita expectativa popular sobre seu governo. Não foi ajudado politicamente por seus correligionários políticos, nem por sua equipe de governo; seus aliados o atrapalhavam mais que ajudavam com atos truculentos e impensados que repercutiam com prejuízos políticos devastadores sobre seu governo; fez uma gestão por demais centralizadora e teve o azar de me ter duas vezes como adversário político na Presidência da Câmara. E como eu disse a ele um dia num discurso, “passaria o governo dele todo montado em seu lombo, com o cabresto puxado e com um par de espora cravado em seu vazio”. E assim foi. Enfrentou tempestades e vendavais políticos e administrativos, CPI, Polícia Federal, reportagem especial do Fantástico sobre escândalos em seu governo e mesmo assim, ao meu ver hoje, fez o melhor governo a frente da Prefeitura de Pedreiras desde o primeiro governo de Pedro Barroso em 1983 até hoje; 08 mandatos ao todo de lá até aqui, 06 gestores diferentes, 32 anos . 

Tentou a reeleição, mas perdeu para Lenoílson Passos. Em 2005, no final do governo Zé Reinaldo, foi Gerente de Desenvolvimento Regional de Pedreiras e no governo Jackson Lago foi Sub-Chefe da Casa Civil. Em 2008 perde novamente a eleição para Lenoílson, que se reelege. Enfrenta a partir daí um drama familiar que o marcou muito, pessoal e politicamente, com o final de sua união conjugal com a valente e virtuosa Adelaide Oliveira, a grande Phênix por trás das cinzas de Louro em toda a sua sua vida, e engata um casamento com a na época deputada estadual Fátima Vieira, que chocou a cidade pelo inusitado e pelas pitadas de tragédias humanas do caso.

Saiu dessa luta familiar combalido intimamente, mas fortalecido pessoalmente. A grande e carismática Fátima Vieira deu um up grade em Raimundo e foi fundamental e imprescindível em sua vida política e pessoal para o destaque que Louro tem hoje. Primeiro porque ela foi quem praticamente o elegeu a deputado em 2010, pois ele disputou a eleição sozinho politicamente, praticamente sem grupo e financeiramente falido. Fátima teve a grandeza e humildade, e lhe deu uma grande prova de amor, quando renunciou à sua reeleição garantida para apoiá-lo, bancou sua campanha e Louro saiu eleito como o tão esperado deputado autóctone que Pedreiras tanto aspirava desde a última eleição de Kléber Branco e Carlos Melo para o legislativo estadual 20 anos antes.

De lá para cá vem fazendo um mandato parlamentar brilhante. Esperto, não investe só nessa região e tem trabalhado em várias cidades e regiões do estado e com isso coleciona redutos eleitorais, tendo sua reeleição praticamente garantida, a ponto de fazer medo aos demais deputados de mandato que temem concorrer numa chapa com ele por não quererem ser degrau seu, e interncionam colocá-lo num “chapão da morte’, em que ele terá que provar seu potencia eleitoral, elegendo-se praticamente sozinho. O papagaio tem assessoria parlamentar, jurídica, de comunicação e marketing eficientíssimas, que o colocam em destaque perante os demais deputados. Teve excelente atuação quando Presidente da Comissão de Obras Públicas da Assembléia, tem conseguido grandes conquistas desenvolvimentistas para seus redutos e apresentado proposições legislativas interessantes, necessárias, avançadas, modernas e pertinentes.

Nas eleições municipais de 2012, consolidou de fato sua primazia na liderança política regional quando fez barba, cabelo, bigode e algo mais naquelas eleições. Elegeu a esposa Fátima Vieira vice-prefeita e dois de seus filhos vereadores na Princesa do Mearim e outro filho vice-prefeito em Trizidela do Vale. Sem falar que sua adesão à chapa de Totonho Chicote foi o que garantiu a vitória de Totonho, pois mesmo o desastre administrativo do governo Lenoílson, sua mazela sucessória e todo o dinheiro e preferência eleitoral de Totonho, não garantiriam o resultado da eleição tal qual se desenrolou. Papagaio decidiu o resultado da eleição em Pedreiras e Trizidela do Vale.

Dessa forma, temos que admitir, que do embuste eleitoral tosco, rude e improvável da sucessão de Graça Melo, Raimundo Louro transformou-se num dos nossos maiores e melhores patrimônios políticos locais. Avante, papagaio!!!



Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mails: arcs.rob@hotmail.com e allanrcs@bol.com.br.

ATÉ VOCÊ DOCINHO BRANCO?

Os Super Poderosos do Mearim, depois da piscica com cuxá.

VAMOS TENTAR ENTENDER, VEJA NO LINK ABAIXO

ATENÇÃO! ALGUÉM TEM NOTÍCIAS SOBRE ESTE RAPAZ?


Jefferson Henrique A. Campos, 26 anos, mas conhecido como "GG", saiu de casa no início de julho sem dizer para onde iria e fez o último contato com sua familia em setembro. A falta de informações está fazendo com que sua mãe sofra muito e tenha constantes crises de choro. 

Jefferson teria seguido viagem com um parque de diversões que passava na cidade, já em seu último contato, o rapaz falou que estava trabalhando em um circo. 

Quem tiver informações sobre o paradeiro do moço, pode entrar em contato com o Blog Pedras Verdes, pela nossa caixa de mensagens, pelo Facebook PEDRAS VERDES ou entrar em contato diretamente com a mãe do rapaz desaparecido - Dona Marta Campos mora na Nova Rua nº 507 em Trizidela do Vale.

MARRÓIA: FLÁVIO DINO, ROBERTO ROCHA E SIMPLÍCIO ARAÚJO RECEBEM ALIADOS DO MÉDIO-MEARIM

(E) Dr. Gustavo Brandão, Jacinto da JR, Hugo Texeira, Leandro Texeira, Otacílio Fernandes, Aderson Lago, Antônio França, Marcílio Ximenes, Flávio Dino, Roberto Rocha, Simplício Araújo, Chico do Hélio, Dr. Allan Roberto e Dr. Paulo César (fora da foto)


São Luís: Simplicio Araújo, Flávio Dino e Roberto Rocha receberam correligionários e amigos dos municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Bacabal e outros municípios, na tarde desta quinta-feira (27/03) em São Luis.

A Reunião teve como principal motivação: selar acordo para apoiar Flávio Dino ao governo do Maranhão, bem como apoiar deputado Federal Simplicio Araújo e Roberto Rocha, que é atual vice-prefeito de São Luís, e concorre a uma vaga ao Senado.

A presença de importantes lideranças de Pedreiras e Trizidela do Vale, em torno de Dino, só vêm reforçar seu crescimento na região. Hoje a Oposição encontra apoio em 152 municípios do Maranhão e já se reúne para debater estratégias de campanha e de atuação parlamentar.

Nomes como: Dr. Gustavo Brandão, Jacinto da JR, Hugo Teixeira, Leandro Teixeira, Otacílio Fernandes, Antônio França, Marcílio Ximenes, Chico do Hélio, Dr. Allan Roberto e Dr. Paulo César, figuram de peso na política de Pedreiras e região, já estão somando com Flávio Dino e prepararam sua visita, em breve, para dialogar nas terras mearinenses.

NO CAMINHO DO SUCESSO: FRANCISCO ERIC VALE DE SOUSA

Francisco Eric Vale de Sousa
Francisco Eric Vale de Sousa é natural da Cidade de Pedreiras, mas ligado fortemente à cidade de Trizidela do Vale. Rapaz de família pobre, porém humilde e cristã. Morador da Rua Afonso Pena em Trizidela do Vale é o Primeiro Filho de Dona Francisca Vale de Sousa, mãe solteira. Frequentou o Ensino Fundamental no Colégio Frei Germano de Cedrate (Trizidela do Vale) com ajuda das Irmãs do Preciosíssimo Sangue, através do programa intitulado “Doação”, onde se recebia exclusão da taxa da mensalidade e ainda se tinha uma ajuda de custo. 

Durante o Ensino Médio, cursou no Colégio Oscar Galvão (Pedreiras, 2007), Colégio Newton Bello (Trizidela do Vale, 2008) e Colégio Reis Magos (Bacabal, 2009). 

O Ensino Superior foi efetivado na Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, em Licenciatura em Educação Física, como Bolsista Integral, concedida pela Diretora Presidente Aldenora Veloso. Durante os anos da graduação - 3 anos, foi professor de Educação Física nos níveis Fundamental I e II (2011 a 2013) e Ensino Médio (2011 a 2012). 

Trabalhou na Secretária Municipal de Assistência Social da Cidade de Trizidela do Vale como docente de Educação Física no Programa PETI, onde foram desenvolvidas atividades de caráter a desenvolver e aprimorar as habilidades Cognitivas, Afetivas e Motores. Também no Programa PROJOVEM exerceu atividades voltadas ao Lazer, Desporto e Atividades Expressivas. O programa Renascer com a participação de Idosos também foram desenvolvidas atividades de lazer e Exercícios Funcionais e Danças. 

Também no ano letivo de 2013 foi professor Voluntário no Colégio Frei Germano de Cedrate para atender crianças pertencentes à Turma Multifuncional, onde atendia crianças de diversas deficiências. Exercendo assim atividades de Lazer, Recreação e Atividades Expressivas e Danças. 

Atuando como docente exerceu atividades acadêmicas junto à sociedade, sempre buscando aliar a teoria com a prática. Com o desejo de continuar estudando e na finalidade de ajudar o próximo e contribuir para melhorar o sistema educacional brasileiro e regional, agarrou um grande desafio na Capital do País, Brasília. No inicio do mês de Dezembro de 2013, em Brasília, foi concorrer uma vaga a um Programa de Pós-graduação, classificando-se em 8º lugar. 

Francisco Eric, hoje em Brasília, apoiado pela Providencia Divina, confia em Deus para mantê-lo nessa empreitada. Aprovado na Universidade Católica de Brasília que é uma IES particular teria que pagar o valor da mensalidade de 2.000 (dois mil) reais. Sem possibilidades, se lançou em outro processo seletivo para a concessão da Bolsa de estudos. Atualmente é aluno regular do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (MESTRADO) pela Universidade Católica de Brasília – UCB como Bolsista Integral pela CAPES/PROSUP. 

A Universidade católica de Brasília é uma das melhores Universidades particulares do País. Segundo Eric, a cada dia busca empenhar-se em atividades intelectuais para assim absorver o maior número de informações, sempre com a perspectiva de trazer esses conhecimentos para Pedreiras. 

“Me orgulho de ser o 1ª filho de Pedreiras e fruto da faculdade de Educação São Francisco – FAESF, do Curso de Educação Física a esta cursando o MESTRADO em Educação Física em uma das melhores Universidades do País e como Bolsista Integral”, diz Francisco Eric.



VAI DEIXAR SAUDADES!

  FOTO: Quim Buckland

Bela árvore, removida essa semana pela Secretaria de Urbanismo alegando que seu sistema radicular estava comprometendo o canteiro e deformando o asfalto, segundo o secretario, no local serão plantadas palmeiras ornamentais.

ESPORTE: VEM AI A MARATONA DR. JOSÉLIO CARVALHO BRANCO

PARABENIZANDO NOSSO AMIGO JUSCELINO PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO

Eu comparo a Internet como um garimpo, que você mexe para lá, mexe para cá e, no meio de tanta baboseira, às vezes se encontra algo reluzente e que nos chama atenção. 

Veja essa declaração de amor e carinho dessa esposa, Adaurian Baroso! Que legal, merece os nossos elogios e apreço.

"Amor, que o Senhor lhe abençoe e abençoe também esse dia que lhe dá o direito de ser feliz de encher o peito de alegria abrir o melhor sorriso e abraçar esse ano a mais em sua vida. É o seu aniversário quero lhe desejar toda a felicidade do mundo, afinal você merece por ser uma pessoa especial, uma criatura única que me enche de orgulho e prazer estando ao seu lado. Parabéns, muitos anos de vida com saúde e fé, que a paz de Deus que uniu o nosso amor possa nos acompanhar, nos encher de sonhos e estender nossos dias de vida. Saiba que ter alguém pra dividir os sonhos é muito bom ainda mais quando esse alguém serve a Deus de todo o coração e se torna á cada dia que passa O Meu Grande Amor. Parabéns Meu Amado!"

Olhar Brasil Irá Beneficiar Alunos da Rede Municipal de Ensino de Pedreiras


Em reunião realizada na última sexta (21), na Secretaria Municipal de Educação com a participação do secretário de saúde com a equipe de saúde, equipe de educação e da vereadora Claudia Alencar, uma das incentivadoras do projeto, foram definidos os cronogramas das consultas que serão oferecidas para o tratamento de visão dos alunos da rede pública de ensino do município de Pedreiras através do Programa Olhar Brasil do Governo Federal. 

“Através da Secretaria Municipal de Saúde, fizemos acuidade visual em todas as escolas da rede municipal, a partir dessa triagem vamos encaminhar os alunos que necessitam de consulta e posteriormente, se necessário, fornecer os óculos gratuitamente. As consultas serão sempre aos sábados para que não prejudique o andamento das aulas. Nosso objetivo é corrigir qualquer problema da visão dos nossos alunos, para que eles tenham melhor desempenho e aprendizado”, explicou a assessora da SEMED Dalva Queiroz. 

O Projeto Olhar Brasil do Governo Federal é um programa elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da educação com a parceria da iniciativa privada. Neste programa propõe-se atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental.

“Esse projeto agrega uma união de forças, com as equipes de Saúde e Educação do município e a parceria da iniciativa privada esperamos corrigir, solucionar e dar todo o suporte para os alunos que necessitam de consultas, e de óculos para que a qualidade do aprendizado em sala de aula não seja prejudicada”, nosso objetivo maior é cuidar da saúde dos olhos dos nossos alunos da rede municipal de ensino, afirmou Marcus Louro, secretário municipal de saúde.

Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

Valtervi Passos - Ascom

PM E DMTU REALIZARAM REUNIÃO COM CARROCEIROS


Por: Joaquim Filho 

Aconteceu aqui em Pedreiras, nesta noite de terça-feira (25), com início às 19h30, no Auditório do Quartel de Polícia Militar da 10ª CI, conforme fora anunciada na imprensa local e nas redes sociais, uma reunião com todos os carroceiros da cidade, uma iniciativa do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) na pessoa do seu representante Samuel Bezerra, Diretor-adjunto e Polícia Militar, sob o comando do Major Maurício, que desde o dia que assumiu o Comando da Região, tem-se mostrado preocupado não só com a segurança dos munícipes, mas também com o trânsito. 

Major Maurício iniciou sua conversa com os carroceiros agradecendo a todos por terem atendido ao convite, e perguntou a todos de que forma o carroceiro pode ser um agente colaborador do trânsito, uma vez que o mesmo também está passivo de obedecer as Leis no que diz respeito à sinalização que existem nas ruas no sentido de orientar, alertar e também proibir algumas ações que uma vez realizadas pode causar sérios prejuízos aos transeuntes e aos condutores de veículos automotores, inclusive os próprios carroceiros. 

Quem também deu uma palavra com a classe e foi bastante enfático, foi Samuel Bezerra, Diretor-adjunto, que falou que todos que se utilizam do trânsito são importantes e devem conhecer as sinalizações para evitar acidentes, e que para o carroceiro, não é diferente, e não pode ficar fora desse processo de conscientização que vem realizando o DMTU aqui em Pedreiras. Em seguida, Samuel Bezerra apresentou através de Datashow alguns sinais de trânsito essenciais, como: parada obrigatória, dê a preferência, sentido proibido, proibido virar à direita, proibido virar à esquerda, proibido retornar, proibido estacionar etc; sinalização essa, que segundo Samuel Bezerra, se o carroceiro obedecer, já vai contribuir muito para um trânsito organizado. 

Diversos assuntos foram tratados, e claro, com a participação dos carroceiros, que aproveitaram o momento para relatarem com conhecimento de causa o que eles veem todos os dias acontecerem na cidade, atos infracionais por parte de todos que se utilizam do trânsito: pedestre, ciclista, motoqueiro e motoristas, que segundo eles, realmente trânsito em Pedreiras é uma bagunça, e alguém precisa consertar isso.

OUÇA AS ENTREVISTAS NO LINK ABAIXO

Serapião Samuel Major Maurício

MOTOTAXISTAS: QUEM SE IMPORTA COM ELES?


Por: Joaquim Filho

Terça-feira (25) bastante movimentada hoje pela manhã na cidade de Pedreiras, de frente ao prédio da Prefeitura Municipal, com a manifestação pacífica dos mototaxistas que estão querendo chamar à atenção das autoridades locais quanto as suas condições de trabalho e a desvalorização da classe quanto a uma série de exigências.

Segundo alguns mototaxistas que se encontravam no local da manifestação, eles querem que o DMTU ficalize os mototaxistas piratas e os tire de circulação e deixem trabalhar somente aqueles que estão dentro da legalidade, que a polícia seja mais enérgica com quem anda errado, e não, com os mototaxistas legais que pagam todas as suas taxas e alvarás para trabalharem lergalmente.

Com a manifestação, logo foi criado um caos no trânsito, pois os mototaxistas resolveram fechar a Avenida, mas com respeito, ordem e na paz, onde queriam mesmo eram chamar à atenção do governo municipal no sentido de se sensibilizar com a causa deles.


Quem chegou ao local e colocou uma luz no problema foi o vereador Antônio França, que sugeriu que os mototaxistas se dirigissem à Camara Municipal, e lá, juntamente com o Diretor do DMTU, Totinha e o seu Adjunto, Samuel Bezerra, conversassem e chegassem a um acordo para atender à classe que não aguenta mais com esse problema de pitararia de3 taxistas na cidade.

O vereador Antônio França, sensível à causa dos mototaxistas, fez questão de encaminhá-los até a Casa do Povo onde foram recebidos na presença de Totinho, Samuel Bezerra e o prprio vereador que todo tempo esteve dando uma de "bobeiro" diante desse clima bem agitado que movimentou a manhã de terça-feira, aqui na cidade de Pedreiras.

Blog Pedras Verdes manteve contato com o vereador Antônio França, e o mesmo falou que ficou acertado que o DMTU vai intensificar a fiscalização quanto ao serviço de mototaxista pirata, a questão dos coletes do torolama que alguns usam e se passam como mototaxistas e mais outras reividicações da classe. 

Uma nova reunião ficou acertada para a próxima terça-feria no sentido de avançar com essas questões que estão tirando a paz e a paciência dos nossos mototaxistas.

ESPORTE: REALIZADO 1ª COPA PEDREIRENSE DE CICLISMO


Informações/ fotos: Professor Rubinho 
(http://professor-rubinho.blogspot.com.br/)

Na manhã de domingo, 23/03, aconteceu a 1ª etapa da COPA PEDREIRENSE DE CICLISMO, que sob o olhar de uma pequena multidão, que tomava as calçadas na Avenida Rio Branco, os ciclistas de Pedreiras, Trizidela do Vale e região, à toda velocidade, travaram grandes batalhas.

A competição foi dividida em quatro etapas, sendo que no final, somaram-se os pontos conseguidos individualmente em cada uma das quatro etapas, até a sexta posição e, após o somatória seria descoberto o campeão, que, além do troféu recebeu uma premiação em dinheiro.

A 1ª etapa foi dividida em duas modalidades: iniciantes e especial. Na categoria iniciantes, disputada em 15 voltas, quem ficou com a vitória foi o corredor Daniel seguido por Júnior, numa disputa acirrada até a volta final.

Já na categoria principal, a disputada aconteceu em 20 voltas. O competidor Auricélio arrancou, tomou a dianteira e deixou outro favorito, Aragão, para trás. Em terceiro lugar ficou o "Mãozinha", que não deu chance para o pelotão de trás. Em quarto ficou Oliveira, quinto Celso, seguido por Eliel em sexto.

PEDREIRAS: UEMA PROMOVE 1ª MOSTRA CIENTÍFICA EM BOTÂNICA DO MÉDIO MEARIM



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
PROGRAMA DARCY RIBEIRO-PDR
POLO DE PEDREIRAS

I - AMOSTRA CIENTIFICA EM BOTÂNICA DO MÉDIO MEARIM



PLANTAS MEDICINAIS:
INTEGRANDO SABERES E FAZERES


A Universidade Estadual do Maranhão-UEMA através do Programa Darcy Ribeiro-PDR do pólo de Pedreiras), promoverá no dia 25 de março de 2014 no Auditório João do Vale em Pedreiras a I– Amostra Cientifica Em Botânica do Médio Mearim. Este evento é voltado para estudantes, professores, profissionais de saúde, bem como para a população que tem interesse em plantas medicinais e fitoterapia. O objetivo do evento é apresentar o potencial químico e farmacológico da biodiversidade botânica da região do Médio Mearim. Para isso, os acadêmicos do 3º módulo em Química do pólo de Pedreiras estão trazendo novos conhecimentos nas diversas áreas relacionadas ao estudo de plantas medicinais.

PLANTAS MEDICINAIS: INTEGRANDO SABERES E FAZERES

Programação - DIA 25/03

- Abertura solene - 13:30 h  - Alisson Rodrigues(Professor da UEMA) e Cícero Aragão ( Coordenador do polo do Darcy Ribeiro em Pedreiras)

- Palestra –14:00h: Controle da Hipertensão e plantas medicinais- Laís Amelia Moura Sousa (Enfermeira)

-Palestra- 14:20h: Calazar- João Andreza(Agente  de Saúde)

-Exposição das amostras botânicas- 14:40h- Acadêmicos do Curso de Química. 

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

Plantas medicinais com ação antimicrobiana
Francisco Castro e Rubens da Silva

Plantas medicinais com ação anti-inflamatória
Claudemir Fernandes, Leomar Soares e Mara Daiane

Plantas medicinais com ação analgésica
Ivanilde Freitas, Jocineide Ferreira e João de Sousa

Fitocosméticos
William da Silva, May Kenedy Moreira e
Walterciane Cruz

Plantas medicinais com ação antibacteriana
Erica Félix, Maria Juliana Maciel e Rafaele Moura.

Plantas medicinais na gestação
Antonio Sousa e Hélio Roberto.

Plantas medicinais no diabetes
Aristelma Sampaio, Carlos Roberto e Edelson Veras

Toxidade das plantas medicinais
Alan Carlos, Francinaldo Oliveira e Hellen Rodrigues.

PROMOÇÃO:
  • v PROGRAMA DARCY RIBEIRO PÓLO DE PEDREIRAS
  • v ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA EM QUÍMICA
  • v TENDA DA FÉ E DA CIDADANIA
  • v PASTORAL DA SAÚDE
  • v MULHERES DE FÉ
  • v SANTUÁRIO SÃO BENEDITO 
PERÍODO: 25 /03/2014
AUDITÓRIO JOÃO DO VALE EM PEDREIRAS-MA
INÍCIO ÀS 13:OO E TÉRMINO ÀS 18:00 HS.


CONTATOS:
Alisson Rodrigues (99) 8115 8239
Alex Sandro Duarte (99)8157 8039

PROGRAMA DO MISA: DO CARNAVAL 2014...

COLUNA AR-15: Olho por olho, dente por dente?

           
Desde junho do ano passado o país passa por um clima de comoção social que iniciou com protestos isolados contra o aumento de passagens em ônibus urbanos e se disseminou por todo o país num movimento semi-revolucionário com uma pauta enorme de reivindicações, que no fundo exige basicamente justiça social e seriedade no trato da coisa pública pelos gestores eleitos e/ou indicados/nomeados para tal. Das passeatas e manifestações de ruas pacíficas e legítimas, desaguamos nos black blocks e rolezinhos. Da seriedade das manifestações iniciais descambou-se para o vandalismo puro e simples.
            
Como o clamor das ruas não foi plenamente entendido pelos nossos governantes, especialmente por nossa chefa máxima, a intolerância tomou conta paulatinamente de grande parte de nossa população pelo fato da ausência de resultados imediatos das reivindicações. Um clima de guerra civil toma conta do país. E o país vive uma crise institucional, praticamente.
            
Nesse bojo há algo que muito me preocupa, que é o fato do justiçamento, isto é, da população, por não confiar nas providências e poderes do Estado, assumir a responsabilidade de fazer justiça com as próprias mãos. Situação extremamente perigosa. De tanto presenciarmos e sofrermos barbaridades, desesperados, estamos pensando em nos tornar todos uns bárbaros. Esse é o maior risco.
            
Mas será se essa postura é correta e eficaz?
           
A Bíblia diz em Mateus 24:12 : “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. Já nosso grande Ruy Barbosa dizia no início de 1900 que: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. E poderíamos completar: “e a querer fazer da força e da violência a solução dos males que o ameaça e angustia”.
            
Permeiam os noticiários fatos de justiçamentos e linchamentos. Pessoas defendendo nas redes sociais a morte e o espancamento de delinqüentes, inclusive menores de idade. Aqui em nossa pequena Pedreiras isso já ocorre. Não. Não acredito que seja fazendo justiça com as próprias mãos que resolveremos o problema da criminalidade em nosso país. É triste e deprimente presenciar o estado marginal parecer dominar o Estado oficial. Mas a violência só leva a mais violência. A abordagem adequada para a transformação é o amor, a educação, a formação, a informação, a consolidação de valores sociais, pessoais, espirituais e morais retos e inclusivos. Precisamos é de mais inclusão social. Nossas instituições é que estão fracas e não conseguem mais dar resposta às demandas sociais. O problema é sociologicamente mais profundo e complexo do que um pensamento superficial de revolta consegue entender.
            
E o que percebo mais é que a intolerância é mais com a marginalidade pobre. Defendem a morte de pobres e são tolerantes com os bandidos ricos. Pois os criminosos que circulam com bom trânsito social e detêm algum poder econômico que os destacam socialmente são até bajulados e adulados por esses que defendem o justiçamento de marginais das periferias. O jargão “bandido bom é bandido morto” só se aplica ao bandido pobre. Essa é a grande verdade.
            
Do que dizer do pior tipo de bandido que é aquele que  “mata com a caneta” desviando milhões de reais de recursos públicos da saúde, da educação e do saneamento básico, e que faz vítimas aos milhares nesse país? Estes estão em gabinetes refrigerados, andam em bons carrões, comem em bons restaurantes e freqüentam excelentes lounges. Dentro do restaurante que um desses almoça, alguns o adulam, mesmo sabendo ser ele um grande ladrão, prontos para defender a morte do flanelinha que lá fora vigia o carro se esse roubar seu celular. Convivem placidamente com componentes de máfias de roubos de carros, cargas, cartões do INSS, golpes cibernéticos e grandes traficantes de drogas. Hipocrisia!
            
Trabalhei 02 anos num presídio. Nunca vi lá dentro um preso de classe média alta ou um rico. Num país sem justiça social como o nosso, pena de morte só matará pobres e criminalizar menores só condenará delinqüentes da periferia. Nesse país morrem mais crianças por infestação de lombrigas do que de AIDS. Absurdo! E onde existe pena de morte e e criminalização do menor delinqüente, as estatísticas demonstram que isso não diminuiu a criminalidade.Temos que entender que todos nós somos responsáveis por isso. E nossos pequenos delitos contribuem para esse grande caos quando subornamos o guarda para dirigir sem habilitação, quando compramos um carro FINAN ou um CD pirata, quando dirigimos embriagados, quando estacionamos em cima da faixa de pedestre, quando sonegamos impostos, quando ultrapassamos o sinal vermelho, quando compramos o diploma de segundo grau ou a vaga do filho na faculdade, quando votamos em pessoas sabidamente delinqüentes da política etc.
           
Não defendo o crime nem o criminoso. E acredito que não devemos amar o pecado, mas temos a obrigação de amar o pecador. Assim Cristo ensinou. E me indigno com católicos de terço na mão e pentecostais falando em línguas estranhas defendendo o ódio e a violência. Quanto a isso a Bíblia diz em Provérbios 17:13: “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa”. E em Romanos 8:38-39 Paulo afirma: “Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir. Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra coisa nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. Também em Romanos 12:9, ele também diz: “Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem”. Se nós cristãos devemos imitar a Cristo, e Cristo nos ensina a amar, porque nós somos incapazes de fazê-lo.
            
Cristo ensina a suportar, acolher e amar ao próximo em seu erro e dificuldade. E se Deus que é Deus ama o marginal, quem somos nós meros humanos cheios de erros e falhas também para sair por aí condenando? Já dizia Mário Ottoboni que “todo homem é maior que seu erro”. Portanto, ninguém é irrecuperável. O apóstolo Paulo tinha como hobby matar cristãos; depois passou a salvá-los.
            
E não pensem que é porque ninguém nunca me roubou, nunca matou um familiar meu ou nunca estuprou uma filha minha que digo isso. Não! Eu falo assim porque vivo e acredito assim!!!

Como dizia nosso velho e inesquecível Mahatma Gandhi: “de olho por olho e dente por dente, o mundo terminará cego e banguela...” Acredito nisso!

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mails: arcs.rob@hotmail.com ou allanrcs@bol.com.br

ENCONTRAMOS NO FACE: OUTRO DIA... DA MINHA VIDA


Outro dia, o amigo Samuel Barrêto disse-me que sou um privilegiado por ainda morar na mesma rua em que fui criado. Sinceramente, eu ainda não havia pensado nisso, por mais que eu adore esse lugar. Mesmo não tendo os vizinhos de antigamente (alguns morando em outras cidades, outros já falecidos), o bairro Paris possui ainda o charme de sempre. Moro na casa onde minha avó paterna, Sinhá Corinto, viveu por muitos anos; e, devido a isso, ela fica sempre viva em minha memória. O local onde ela ficava sentada em sua cadeira de balanço, com o terço na mão, sempre rezando e fazendo caridades, não me sai da memória. Quem a conheceu, sabe do que estou falando. Minha querida avó tinha sempre as portas de sua casa abertas para qualquer um que chegasse: o mendigo, o doente, o estudante vindo do interior... todos tinham um lugar na casa daquela senhora. Jogávamos futebol todas as tardes no patamar da igreja e íamos nos hidratar no filtro do corredor da casa de minha “Vó ita” (era assim que os netos a tratavam, isso se deve ao fato da neta mais velha Socorro Raposo ter tentado chamá-la de vovó bonita). Todos os que estavam na casa, após o almoço, rezavam o terço com minha avó, talvez, não devido à religiosidade, mas sim ao respeito que todos tinham para com ela. À noite, na casa de meu pai, os “peladeiros” da tarde reuniam-se para jogar futebol de botão: Afonso, Liberal, Rone, Raule, Marquinhos e eu. O bairro Paris é bem centralizado e perto de tudo de bom que há na cidade. Temos como exemplo o mercado Central da cidade com todas as delícias que só lá tem: um café quentinho, um cuscuz de arroz e um bolo frito que nos fazem voltar à infância. Outro exemplo, e o mais importante, é a igreja matriz que fica ao lado de minha casa, sempre como uma boa vizinha e um apoio espiritual. Morar no mesmo lugar em que me criei parece ser relatar partes de minha vida no presente, sinto um gosto de coisas do passado por ele parecer tão presente nas minhas lembranças. Talvez não esquecer do passado por isso seja uma das maiores dádivas da minha vida...

EMANUEL NASCIMENTO
Ex-vereador
Funcionário Público Federal 
(Filho do Ex-prefeito Josenil Bezerra Nascimento)

PEDREIRAS: TIROS NO BAIRRO DO DIOGO FAZEM DUAS VÍTIMAS



Fim de semana chegando, e você pensa que ao chegar o fim da tarde ou à noite, vai poder desfrutar de um momento de lazer e descontração em qualquer ponto da cidade juntamente com os amigos e a família, como nos velhos tempos; pois é, a cada dia que passa esse privilégio de direito e natural do ser humano está acabando, quando todos os dias, e toda hora se ouve pelo rádio, pela televisão e nos diversos meios de comunicação a ação de bandidos e criminosos tirando a paz e sossego das pessoas. E, mesmo que as brigas sejam entre eles mesmos, mas sempre vai sobrar para quem não deve, para alguém inocente pagar a conta no lugar de outrem.

Ouvir o programa Tribuna Pedreiras todas as manhãs, pela Rádio FM Cidade de Pedreiras, já se tornou de costume; e, hoje, de repente, o Repórter Ribinha da FM entra ao vivo dando a notícia que aqui na cidade de Pedreiras, um dos bairros mais tradicionais da cidade - DIOGO, estava vivendo momentos de terror, com troca de tiros de armas de fogo de alguns elementos do referido bairro, no qual algumas pessoas tinham sido atingidas e que no momento não tinha detalhes dos nomes das pessoas feridas, das envolvidas na confusão e nem as razões, mas que a Polícia Militar já tinha sido acionada e já se encontrava no local dando de imediato uma resposta às pessoas que estavam causando o terror aos moradores da comunidade que tem sofrido muito com essa questão, tudo por razão das drogas que têm causado dissabores entre as famílias.

O blog Pedras Verdes agora há pouco fez contato com a Senhorita Samara Leite, Diretora do Hospital Geral de Pedreiras, e, segundo a mesma, as pessoas que saíram lesionadas desse tiroteio foram: Anezita da Conceição, de 79 anos - ainda está em Pedreiras passando por avaliações médicas; a outra pessoa foi Eduardo Sousa Lima, 23 anos - encaminhado com urgência para a cidade de Peritoró, todos vitimas de arma de fogo.

Também, no sentido de passar mais informações precisas e baseada na veracidade dos fatos ocorridos, fizemos contato com o Comandante da Polícia Major Maurício que nos relatou que a confusão tem como mentores os "pés de rato" (já bem conhecidos da polícia) e as pessoas arroladas nessa questão são: Frank, Manassés e Eduardo que invadiram a casa de uma pessoa por nome Miúdo, chegando a disparar vários tiros dentro da residência, e que Miúdo estava em companhia de Rodrigo.

A cena de bang bang se deu na Rua do Areal e as pessoas atingidas já foram todas encaminhadas para atendimento médico, sendo que os causadores da violência se evadiram do local, mas segundo o Major Maurício a Polícia já está na captura de todos e tão logo pretende colocá-los na cadeia.


DE BRASILIA, SOBRE PEDREIRAS: DEPUTADO WEVERTON LAMENTA MORTE DE PACIENTE SEM UTI E COMENTA CASO HILTON BRITO DA BAND



DISCURSO DO DEPUTADO SOBRE DOIS EPISÓDIOS EM PEDREIRAS - MA

1. DESCASO SAÚDE: PACIENTE SEM UTI

Jovem morre por atraso no atendimento - Mais um episódio de descaso na Saúde maranhense. Um paciente esperou cinco dias por uma UTI, e depois de uma liminar na Justiça, faleceu na ambulância a caminho de Coroatá. 

Mesmo com uma liminar exigindo o atendimento em Unidade de Tratamento Intensivo, o jovem Fernando Araujo Alves veio a óbito na manhã desta quinta-feira pela morosidade e descaso com que a saúde maranhense é tratada.

Há no Maranhão um excesso de propaganda e falta efetividade nas ações que garantam o atendimento em alta-complexidade, hoje são garantidos única e exclusivamente pelo Socorrão.

2. INSEGURANÇA

Atentado ao Cinegrafista da Band de Pedreiras -- O cinegrafista da Band Hilton Costa Brito foi alvejado com três tiros na porta da emissora e até o momento pouco se sabe sobre a autoria dos disparos, e o motivo.

É preciso que medidas mais enérgicas sejam tomadas para que seja garantido o trabalho livre da imprensa, e que o cidadão possa viver tranquilamente.

PEDREIRAS: MINISTÉRIO PÚBLICO INTERVÉM EM CASO DE PACIENTE QUE NECESSITA DE UTI

Leitos da UTI

O Ministério Público de Pedreiras na pessoa de Sandra Soares de Pontes, Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras/MA, respondendo pelo Plantão, esteve no Hospital Geral de Pedreiras, quando tomou conhecimento da agonia de um paciente internado que necessita de atendimento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A promotora após levantar os dados necessários, deu entrada por e-mail na ação com pedido de liminar e o juiz Cristóvão Sousa barros concedeu a ordem ontem a noite, 19/03, para que o paciente seja atendido da melhor forma possível. Sandra disse que ninguém mais em Pedreiras pode ficar sem leito de média complexidade (UTI), sem grandes cirurgias e serviço de atendimento de casos mais graves etc. Sandra Pontes diz ainda que basta apenas lhe comunicarem fatos semelhantes, onde haja necessidade de atendimento avançado de saúde, que ela as providências para o melhor atendimento do cliente/usuário da rede de saúde pública. Para isso, é só mandar um e-mail/telefonema para ela, que, de onde estiver acionará o juiz por e-mail ou telefone e dará entrada na ação liminar.

No caso aqui exposto abaixo, a decisão é para se cumprir em rede pública e se não tiver vaga, o Estado de custear tudo na rede privada.

No caso abaixo, um paciente de 25 anos, do matadouro, que espera leito para ele há 06 dias ainda não obteve qualquer resposta da regulação da SES (Secretária do Estado da Saúde) do Maranhão.

SEGUE EM ANEXO, NO LINK ABAIXO, AÇÃO LIMINAR LIMINAR|VEJA