BERNARDO DO MEARIM: POPULAÇÃO LINCHA RAPAZ ACUSADO DO FURTO DE UMA MOTO [VIDEO]


Cabelo tingido de loiro, bigode de bandido, o meliante Wanderson Melo Leite é o típico elemento que de cara não nega a que veio.

Ele foi preso por populares de Bernardo do Mearim numa tentativa de roubo de uma moto nesta última segunda-feira 28 por volta das 5h da tarde . Como todo bandido que se presa Wanderson não estava só, um menor de 15 anos estava envolvido na trama que fugiu na moto roubada em direção a Trizidela do Vale.

Pego praticamente em flagrante por vizinhos de Aldailto Cavalcandte o dono da moto o assaltante negou até o fim, mas não convenceu e quase foi linchado por populares que não toleram mais os assaltos na região e a frequência com que vem acontecendo. Os populares estavam quase perdendo a paciência com Wanderson que insistia em negar que pode-se dizer que ele foi salvo pela a policia que chegou e impediu o linchamento

Adailton é pedreiro, o tipo trabalhador que trabalha todos os dias pra sustentar a família, a moto estava na casa de sua mãe enquanto ele trabalhava em uma igreja próxima a casa dela. Os bandidos Wanderson e seu compassa aproveitaram da ausência dela e levou a moto que se encontrava na varanda. Um amigo de Adailton viu e tratou de avisar que quando soube correram atrás.

Enquanto o menor fugia com a moto Wanderson tentou desviar a atenção de todos voltando na sua moto achando que não seria reconhecido, e descendo da moto fingindo comprar cigarros, mas foi reconhecido por Adailton e o companheiro

Ontem 29 Adailton confirmou que os os dois meliantes foram presos e estão na 14ª delegacia regional de pedreiras localizada no bairro do engenho.

O menor que levou a moto disse ao delegado que já havia repassado para um primo do povoado de Pedreiras chamado do Bom Jesus.

Com as informações do paradeiro da moto o delegado da 14ª garantio que iria recuperar a moto.

Confira no vídeo abaixo o momento em que o dono da moto pressiona o assaltante a dizer o paradeiro da moto.

"Eu não vou trabalhar pra sustentar vagabundo com moto não" Adailton Cavalcante






FONTE: http://www.blogdorobsonreille.com.br

ATENÇÃO! OPORTUNIDADE - CURSO "MULHER EMPREENDEDORA" SERÁ REALIZADO EM PEDREIRAS

     


Despertar em mulheres sua identidade feminina, fortalecendo sua autoestima e favorecendo suas qualidades para que se descubram capazes de iniciar ações empreendedoras em suas comunidades/locais de origem onde possam transformar seus ambientes, sobretudo, a elas mesmas, gerando renda e ocupação.

PÚBLICO-ALVO

Mulheres que desejam avaliar e reconhecer seu potencial empreendedor.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

· Fortalecendo a identidade feminina

· Cultivando a sua autoestima

· A mulher e o empreendedorismo

· Tornando-se uma mulher empreendedora


CARGA HORÁRIA: 15 horas
PALESTRANTE: Érica Simonetti
PERÍODO: 14 a 16 de Maio
HORÁRIO: 18:30 às 22:30
INVESTIMENTO: R$ 60,00

LOCAL: ACIAP
CONTATO: (99) 3642-1511

PEDREIRAS | FAMÍLIAS SÃO BENEFICIADAS COM OFICIALIZAÇÃO DA CASA PRÓPRIA



O deputado estadual Raimundo Louro e o prefeito do município de Pedreiras, Francisco Antônio Fernandes (Totonho Chicote), oficializaram no último sábado, 26, a concessão das escrituras das casas das famílias que vivem no Bairro Maria Rita. Foram 36 escrituras entregues aos moradores que dependiam dos documentos para serem oficializados como dono do terreno.

A entrega dos documentos aos moradores foi feita na Rua São Benedito, Bairro Maria Rita, e contou com a presença de moradores, Presidente da Câmara Municipal, vereador Robson Rios, vereadores; Filemon Neto, Paulinho da SP, Cearense e Elcinho Gírio, além de assessores e secretários de governo.

O terreno em que vivem as famílias foi doado pelo então empresário Totonho Chicote e a construção das casas financiadas na época do então Prefeito Raimundo Louro, mas só agora, passado quase dez anos, o projeto foi votado pela Câmara Municipal e concedido o documento legal aos moradores. “Esse era o nosso maior sonho, já tínhamos a casa, só faltava o documento oficial, estou muito feliz, muito obrigada ao deputado, prefeito e vereadores”, declarou Edivânia, moradora beneficiada com a escritura da casa.
Para o deputado Raimundo Louro, a sua maior felicidade é ver o povo feliz e melhorando a qualidade de vida. “Estou muito feliz em ver essas pessoas conquistando essa documentação importante, esse é mais um resultado de um trabalho pontuado, respeitando e dando legitimidade da posse das casas aos moradores”, ressaltou o parlamentar.

O prefeito de Pedreiras reconhece que ainda há muito por fazer pela cidade, mas que os sonhos estão se tornando realidade. “Está aqui mais um fruto do nosso compromisso, era a minha obrigação dar o bem legalizado a estas famílias, Pedreiras está completando 94 anos e quem está ganhando o presente é o nosso povo, e virá muito mais”, afirmou o Prefeito Toninho Chicote.


Valtervi Passos - Ascom

REGISTRO FOTOGRÁFICO 27/04 - PEDREIRAS 94 ANOS [POR VILSON VIANNA]


COLUNA AR-15: PEDRAS VERDES INTERNACIONAL


Nosso amigo e colaborador, Dr. Allan Roberto, direto de Roma, fazendo as vezes de repórter verde, nos fez uma grata surpresa e mais do que nunca internacionalizou o nosso blog. Veja:  

O Blog Pedras Verdes tornou-se INTERNACIONAL no dia de seu aniversário. Inaugurou sua internacionalidade na Praça de São Pedro no Vaticano na cerimônia de canonização dos 02 Papas. Em seguida esteve em vários locais marcantes da "cidade eterna", como no Palácio Papal de Sant'Ângelo, Basílica de São Pedro, Museu do Vaticano, Fontana de Trevi, nas ruínas e escavações da Roma antiga e no Coliseu Romano - monumento símbolo da Europa, do "velho mundo". E internacionalizou-se na cidade historicamente mais importante do mundo, símbolo do poder político e religioso e num momento histórico ímpar, que foi a canonização do domingo último. Há muito simbolismo nisso tudo. E a partir de hoje vai marcar presença também em Portugal, país-pater do nosso Brasil. Estará em Lisboa, Porto, Cintra, Cascais, Fátima, Nazaré e outros marcos das terras lusitanas. Só mesmo o Mr. Heel para me convencer a tanto! Mas tudo isso é justo pelo pioneirismo, brilhantismo, utilidade pública e importância do blog, do qual sou apenas mero colaborador. Perdi as contas aqui das vezes em que ouvi a pergunta sobre o que significava aquele olho verde que estava comigo em todos os lugares. E ouvi essa pergunta em italiano, espanhol, flamenco, português, inglês, francês, alemão, russo, polonês, holandês, neo-zelandês, hebraico, grego, japonês, chinês, árabe e outras línguas. E eu respondia sempre em inglês: "It's my blog's city in Brazil". E sobre a bandeira de Pedreiras eu dizia: "It's my city's flag". Mas esse é o processo natural do pioneiro blog pedreirense, pois para mim eu entendo que ele já nasceu INTERNACIONAL, pois seu idealizador, criador e diretor desde o início escolheu como alcunha ao fundar o blog um pseudônimo internacional: é "Mister-Mr." e não "Senhor-Sr." Heel. Gosto e me orgulho de ser colaborador do Pedras e parceiro de Mr. Heel nessa empreitada. Avante sempre, Pedras!

Dr. Allan Roberto, direto de Roma. 

PARABÉNS PRINCESA DO MEARIM, PARABÉNS PEDREIRAS PELOS 94 ANOS DE AMOR E LUTA!

Canta, cante, cante! Hino de Pedreiras

ESPERANÇA – o teu nome é PEDREIRAS.
Berço e solo sagrado pra nós.
Cada pedra e o leito de um bravo!
Foste erguida com a fibra de heróis!

Linda PEDREIRAS, nobre solo abençoado,
Pujante força deste altivo Maranhão,
Abriste o seio Nordestino amargurado,
E ao retirante, tu abraçaste como um irmão.
Rumo ao futuro, tu constrói teu ideal,
E a tua Glória e o teu Valor não terão fim,
Tens como lema: HONRA E TRABALHO,
Tu és PEDREIRAS, Princesa do Mearim. (BIS)

Com a lavoura e as indústrias nascentes
Vais crescendo mais forte e viril,
Trabalhando, com raça e coragem,
Deste exemplo pra todo Brasil.

Sob a luz deste azul céu brasileiro,
Tu ajudas a erguer a Nação
E, com as bênçãos do Teu Padroeiro
És orgulho do teu Maranhão.

Nos albores do estado nascente,
Tu surgiste pujante e orgulhosa
Deste ao mundo mil filhos ilustres...
Deste à Pátria tua terra ubertosa...

Mãe divina de excelsos artistas,
És um ninho de sons e harmonia
Teus poetas cantaram os luares,
Teus luares de amor e poesia...

O Brasil viu teus compositores
E cantou com o humilde João
Que Lançou, deste Vale Paro Mundo,
Mais respeito pelo Maranhão...

Nós te amamos, PEDREIRAS querida
Que tu tenhas maior esplendor
Para isso, serão nossas vidas
Teu orgulho... Tua fé... Teu valor...

PEDREIRAS 94 ANOS | MENSAGEM DO PREFEITO TOTONHO CHICOTE

Nossa querida Princesa do Mearim chega aos seus 94 anos. E sem dúvida o maior presente é o NOSSO POVO que, com seu trabalho árduo constrói todos os dias uma cidade melhor, na mais nobre data de nossa querida Pedreiras, alegro-me com todos , pois orgulho-me de ser filho desta terra, a qual por nada trocaria.

E como prefeito vindo do meio do Povo, sinto-me honrado em ter sido escolhido por tão abençoada população. Sigo disposto a servir ao lado daqueles que acalantam sonhos e desejam construir com muita garra um futuro melhor para nossos filhos e aqueles que ainda estão por vir.

Nesta maravilhosa data desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio, onde nossas conquistas serão sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã, e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma cidade melhor.

Onde não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos. 

E Deus com seu Soberano Poder fará tudo e muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, pois até aqui nos ajudou o Senhor!

Portanto, o dia do aniversário de Pedreiras é também o dia do aniversário de cada um de nós. É o dia de cada homem, cada mulher, cada criança. É o dia das pessoas de bem, honradas e guerreiras, que aqui vivem.

OPERÁRIO FILHO DE PEDREIRAS MORRE DURANTE OBRA DO RODOANEL EM SÃO PAULO




Valdete Cunha, de 45 anos, morreu em um acidente ocorrido na noite de quinta-feira (24), na Grande São Paulo, na construção do trecho leste do rodoanel. O pedreiro e outro operário que sofreu apenas ferimentos leves, foram lançados de uma altura de 25 metros depois que uma estrutura metálica desabou.

De acordo com o Samu, o acidente ocorreu por volta das 21h30 e o operário morreu no local. A segunda vítima foi encaminhada ao Hospital Santa Marcelina com ferimentos no rosto. Quatro equipes de resgate do Corpo de Bombeiros também foram acionadas e estiveram no local.

Valdete mandava boa parte do salário para a mulher e os dois filhos que ficaram no Maranhão. Ele estava em Itaquaquecetuba Junto com o cunhado e outros amigos há seis meses.

A vítima dormia em um alojamento da construtora e sempre que folgava retornava ao Maranhão para visitar a família.

De acordo com a concessionária que administra a rodovia, ainda não se sabe o que teria causado o acidente. A construtora afirmou que vai prestar assistência à família de Valdete e pagar o translado do corpo até o Maranhão.

O corpo de Valdete chegou, hoje em Pedreiras e está sendo velado em sua casa na rua Manoel Trindade (Boiada).

PEDREIRAS NÃO AGUENTA MAIS OS PÉSSIMOS SERVIÇOS DAS OPERADORAS TIM

Diretor do PROCON de Pedreiras falando

Por: Joaquim Filho

Há dias, o face do blog Pedras Verdes publicou na rede social a ideia dos usuários de Pedreiras, das operadoras de telefonia TIM, se mobilizar, no sentido de que uma ação pública fosse movida contra as referidas operadoras, em detrimento ao péssimo serviço que essas duas empresas vêm prestando, sem que as pessoas que delas necessitam, não andam tendo muito sucesso na hora de realizar uma ligação para quem quer que seja. É sempre a mesma coisa: falta de sinal, não completa a ligação, rede ocupada, uma voz de caixa postal, ultimamente não se tem conseguido nem fazer recarga, mau atendimento, enfim, uma série de problemas que se fôssemos enumerá-los, daria uma vasta relação. 

Ao propor aos internautas que tomássemos uma decisão séria, isto é, a criação de um movimento, no qual as pessoas que quisessem se pronunciar contra as operadoras, logo foi caindo na graça dos internautas e, com isso, percebemos que as pessoas gostariam sim, em coletividade, começar a dar os primeiros passos em busca de uma solução para esses problemas.

Nessa sexta-feira (25) próxima-passada, foi realizada uma reunião no auditório teatro João do Vale, que teve início às 19h30 e contou com a participação de várias pessoas que lotaram o espaço, dispostas a discutir o assunto proposto pelo blog e, para a nossa surpresa, percebemos que realmente o consumidor pedreirense está se conscientizando de que deve lutar e correr atrás dos seus direitos.

Na reunião, contamos com a presença muito importante do Diretor Municipal do PROCON, André, que falou sobre como as pessoas devem proceder para buscar os seus direitos, e que a finalidade não deve ser só buscar junto à justiça, uma indenização, que nada irá adiantar as operadoras pagar qualquer valor ao reclamante, se os problemas continuarem. Falou que as pessoas devem se unir, fazer abaixo-assinado com o maior número de pessoas possível e dar entrada no PROCON, na Promotoria e demais órgãos da justiça se for necessário. 

Alguns advogados de Pedreiras compareceram na reunião: Eduardo Fernandes, Adalberto Júnior, Thalyson e James Robson que evitaram a dar esclarecimento sobre essa questão, alegando que qualquer advogado que utilizasse aquele espaço no sentido de esclarecer as pessoas, estaria ferindo o código de ética da OAB, que de forma alguma permite essa prática, seria capacitação ilícita, disse Eduardo Fernandes. 

Mesmo com as declarações de um dos advogados que estava ao local, o povo que compareceu, deixou bem claro que de uma forma ou de outra, o movimento vai continuar e não só no sentido de reparar danos, mas, sobretudo, em forma de protesto que serão vários. É só aguardar.

REGISTRO FOTOGRÁFICO - PEDREIRAS 94 ANOS [POR VILSON VIANNA]






 















PEDREIRAS | POPULAÇÃO RECLAMA DE OPERADORAS DE TELEFONIA


NÃO PODEMOS FICAR CALADOS! 

PEDREIRENSE DE CORAÇÃO: TENENTE OLIVEIRA REVOLUCIONA A POLÍCIA MILITAR EM LAGO DA PEDRA


O blog Ebnilson Carvalho esteve na semana Santa visitando algumas cidades do interior do Estado do Maranhão.

Passamos por Lago da Pedra e Paulo Ramos e por lá conversamos, ouvimos e procuramos conhecer a realidade dos policiais militares de cada um desses municípios.

Vamos começar nossa jornada pela Cidade de Lago da Pedra, conhecida também como Lago da “Bala”.

Lago da Pedra, localizada a 317km de São Luís, sua população era de mais de 50.000 mil habitantes. Junto com Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande e Poção de Pedras, faz parte da Região dos Lagos Maranhenses, mundialmente conhecida pela exploração sustentável do babaçu.

A cidade de Lago da Pedra é estigmatizada como uma cidade violenta, conhecida como “Lago da Bala”, como um reduto de pistolagem. Uma cidade de várias entradas e saídas (cidades de : Lago do Junco, Lagoa Grande, Paulo Ramos e Bacabal) o que facilita a ação criminosa. A Polícia Militar de Lago da Pedra faz parte da 10ªCI de Pedreiras e conta com um efetivo total de aproximadamente 22homes que concorrem a escala de 24/48 e que no comando do Maj Honório foi criada a equipe da força tática.

Por lá conhecemos o Tenente Oliveira, comandante do 5ª Pelotão que está subordinada a 10ª Companhia Independente (CI) de Pedreiras.

O oficial tem desenvolvido um exímio trabalho na região, além de Lago da Pedra ele comanda outros municípios circunvizinhos, onde faz visitas constantes pessoalmente para verificar as demandas de cada localidade.

O tenente é um militar jovem de alma revolucionária, ele chegou na cidade no ano de 2013 sob o comando ainda do Major Honório que fez uma excelente escolha e acertou em cheio quando colocou o oficial para comandar a região.

O oficial tem vivido seus dias de celebridade na região, com uma aproximação cada vez mais calorosa da comunidade. A PM de Lago da Pedra, tem quebrado os velhos paradigmas e feito um verdadeiro policiamento comunitário nas cidades sob sua jurisdição.

O trabalho do revolucionário tenente Oliveira tem sido destaque no meio político, comercial e da própria população que tem enxergado a PM com bons olhos.

Os militares tem demonstrado que o oficial é um ótimo comandante, por que tem trazido um exemplar comportamento de comandante, urbanidade e sobre tudo respeito para com seus subordinados. Ele vem provando que ser comandante é está junto com.

Concurso de Redação

O blog apurou que nos dias de segunda-feira no 5º Pelotão, está aberto a comunidade para visitação da população. O intuito é fazer com que a comunidade local tenha um dedinho de prosa com o seu comandante, isso tem levado uma peregrinação da população lagopedrense, filas e filas para falar com o oficial. Isso tem caracterizado seu trabalho baseado na confiança, credibilidade e respeito para com a população em geral.

Um dos grandes trabalhos do tenente Oliveira está no Policiamento Comunitário, ele tem desenvolvido o verdadeiro sentido de policiamento comunitário. Palestras são desenvolvidas nos pequenos povoados no qual dezenas de pessoas tem assistidos, a PM tem chegado nos locais mais longínquos e conversado com a população local. Isso tem tido um reflexo muito grande nos índices de criminalidade.

Essa aproximação com a comunidade tem desarticulado quadrilhas de criminosos, colocados muitos bandidos atrás das grades e olha que o efetivo é pequeno como nos demais locais do Estado, todavia os policiais militares comandado pelo Tenente Oliveira, tem combatido o crime ainda que as condições não sejam aquelas desejadas.

Na terça-feira (22/04), o oficial fez a entrega de premiações de alunos de escolas pública de um concurso de redação com o tema: Policia militar de mãos dadas com a comunidade. Foram escolhidos 5 alunos com as melhores redações. Vejamos alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo comandante.

Buscou-se oferecer um serviço de qualidade para a sociedade Lagopedrense, ocorrendo uma melhoria significativa na as comunidades com o objetivo de resgatar prestígio e confiança da sociedade através de: Distribuição de Sopão em Escolas, I jogos de integração das Comunidades, Palestras em Escolas, caminhadas nas ruas distribuindo cartões com telefones das viaturas, palestras comunitárias em diversos povoados, Distribuição estratégica (hoje no Banco do Brasil e Bradesco) de urnas para o cidadão fazer denúncias. Além de uso do WHATSPP para o cidadão fazer denúncias online. O telefone 190 passou de 5 chamadas dia para 50 chamadas dia. ‘TENHO VENCIDO A GUERRA SEM DESEMBAINHAR A ESPADA, MINHA ARMA É INFORMAÇÃO. E PARA ISSO TEMOS QUE TER CREDIBILIDADE COM A POPULAÇÃO, E É ESSA A FILOSOFIA DA POLICIA COMUNITÁRIA” Falou o Tenente Oliveira.

Palestras Educativas

Durante o ano de 2013 foram executadas várias operações policiais militares de prevenção e até mesmo de repressão, visando assim garantir a paz, a tranquilidade e o sossego público da sociedade.

No ano de 2013, 4 ( quatro) grandes quadrilhas foram desarticuladas em nosso comando. Inclusive, de repercussão nacional. A PM recebeu da Associação Comercial do Município e da Câmara Municipal Moções de Aplauso por ter restaurado a paz na área comercial do Município. Além de reconhecimento por parte da população devido a implantação da Polícia comunitária.

Redução 30% assaltos em relação 2012 ( atualmente esta há 6 meses sem assalto na área comercial desde novembro de 2013)

A qualidade de vida das pessoas que residem ou transitam por toda região, embasado na filosofia da Polícia Comunitária, buscando para tanto o ideal do bem estar comum e social. A Polícia Comunitária faz parte hoje do planejamento estratégico da Polícia Militar e é considerado um modelo de Gestão vencedor. 

A PM hoje em Lago da Pedra tem com suporte para a população o uso da tecnologia da rede de whatsapp, que tem feito com que a polícia tenha uma maior agilidade. Quando a população encontra na PM esta confiança tendência é o crime ter seus dias curtos.

Uma outra criação do tenente revolucionário é a invenção da Urna Comunitária. O objetivo é fazer com que a população mande seu recado para polícia, denuncias, sugestões, elogios, críticas etc. O certo é que todos os recados são lidos e tem tido um efeito muito grande. A urna é deslocada para alguma localidade e após alguns dias a PM recolhe. Os resultados e os efeitos tem sido satisfatórios.

O Blog perguntou para o oficial o por que de tamanha dedicação, empenho e trabalho na cidade? Ele respondeu o seguinte:

Tenho compreendido que os novos modelos de polícia no Brasil têm que ser voltados para o Policiamento Comunitário, por que somente através dessa modalidade de policiamento a PM poderá chegar em locais inimagináveis, pois a comunidade romperá com os velhos grilhões do passado. Essa aproximação com a sociedade faz-se necessário para própria existência da PM. Meu trabalho em conjunto com minha equipe tem tido bastante frutos e os poderes constituídos e a população tem reconhecido nosso trabalho, disse o Tenente Oliveira”.


Só para termos uma dimensão da popularidade do tenente Oliveira, o poder executivo, vereadores da oposição e situação, magistrados, promotores, comerciantes, empresários, o Francisco, o Zezinho, o vaqueiros em fim toda a sociedade lagopedrense tem reconhecido o profícuo trabalho do Tenente Oliveira.

Por fim, o blog agradece ao Tenente Revolucionário Oliveira que nos recebeu com bastante respeito, e ficamos muito gratos que o blog é uma das principais páginas dos militares do 5º Pel.

A trajetória do oficial não fica por aqui, temos diversas reportagens que faremos no decorrer da semana sobre este oficial e os PM,s de forma geral.

Fonte: Blog do Ebnilson

PEDREIRAS | SERÁ QUE O BAIRRO JOÃO DO VALE, AGORA VAI?


Uma nova discussão tem esquentado os bastidores da política habitacional de Pedreiras. Novamente está no olho do furacão o terreno perto da "Santinha", na entrada da cidade, terreno este comprado pela prefeitura, ainda no governo Lenoílson, e que serviria para a construção do Campus do IFMA.

A área já foi invadida uma vez, fato que deu um quiproquó danado - deu até polícia (RELEMBRE AQUI), e agora, está em dias de ser invadida novamente.

Klebinho Branco (agitando)
Daquela vez, o então vereador, e agora, Presidente da Câmara Robson Rios, "agitou" os invasores, já desta vez quem esteve por lá para alegrar a galera foi o ex-vereador Klebinho Branco, que diz que a situação está complicada, apesar do clima ser "bom", mas pessoas mantêm o censo equilibrado. Segundo Klebinho: "Eles não querem briga, eles só querem ser notados pelo poder público". 

Realmente, as pessoas que lá estão, dizem que querem conversar com o prefeito para encontrar uma saída para problema da falta de moradia. Muitos dos que lá estão, esperam pela continuidade do Programa Minha Casa Minha Vida, ofertado pelo Governo Federal; porém, organizado pela Prefeitura.

PEDREIRAS DEVE GANHAR "MINI PRESÍDIO"


Em entrevista a TV Rio Flores, delegada regional de Pedreiras Dra. Silvana, disse que foi visitada por representantes de empresa que construirá o Centro de Detenção Provisória. 

Segundo a delegada todas as delegacias que atualmente funcionam no referido prédio serão transferidas para outro local que ainda não foi definido.

ENGENHEIRO DIZ QUE TORRE DE TELEFONIA NÃO OFERECE PERIGO A MORADORES

DE OLHO NA TV: NOVA VIDA - VACINA GRIPE - PSF MATADOURO



JOÃO DO VALE: RECONHECIDO E HOMENAGEADO EM CURITIBA - PR


No Pé do Lajêro: Uma Homenagem a João do Vale

João Batista do Vale, cantor e poeta do povo, completa ao lado de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro a santíssima trindade da música nordestina. João do Vale dentro da música brasileira foi capaz de cantar com maestria, doçura e verdade, a vida, as tristezas e as alegrias do sertanejo e do retirante. Sua vida e obra resumem-se na poesia lírica, na denúncia política e na riqueza cultural do povo brasileiro.

No show "No Pé do Lajêro", o grupo Mundaréu homenageia o grande poeta de Pedreiras, Maranhão, e traz à cena um espetáculo encantador, revelando expressões como o tambor de crioula, os toques do Divino, bumba boi, cacuriás e pontos de Mina, além do forró e do samba, todas bem presentes na sua obra. O espetáculo, que tem por base a utilização de bonecos de vara e bonecos de balcão, além do uso das técnicas de sombras, é permeado pelas canções e os depoimentos sobre a vida de João do Vale, nos levando assim a reviver sua trajetória.

Ficha técnica
Direção e roteiro: Itaercio Rocha
Elenco: Itaercio Rocha, Thayana Barbosa, Roseane Santos e Carlos Ferraz
Bonecos: Manoel Kobachuk, Edson Naindorf, Neiva Figueiredo, Itaercio Rocha e Mundaréu
Cenário: Edson Naindorf, Aryosvaldo Cruz e Itaercio Rocha
Figurino: Mundaréu 
Foto: Shigueo Murakami

Chico da TV - O que mudou de ontem para hoje?

Antes era tudo diferente, a tradição era outra, hoje os costumes mudaram. O que está acontecendo?

Lembro muito bem, num passado não muito distante, todo ano contávamos os dias e as horas para viajar ao interior quando estava na semana caçadeira, que é a semana que antecede a semana santa. Meus pais já preparavam a feira. E como dizia meu avô: "os dias grandes se aproximavam."

Eis que chegava a hora, a semana santa! Ali ninguém trabalhava mais, chegava o momento de jejum e oração, momento de reflexão na casa de minha avó, era preparado o banquete, tortas, frutas e tantas outras delicias do interior.

Da Quarta-feira Santa, até meia noite de Sexta, era o momento de alforria da molecada, todos ali sabiam que ninguém apanhava durante aqueles dias, ninguém tomava banho, não se podia ouvir música, até aqueles que gostavam de uma bebidinha, durante os dias grandes, tinham que abdicar do vicio.

Era tradição da vizinhança trocar o jejum, ou seja, o que tinha na minha casa eu doava parte para o meu vizinho, e ele fazia a mesma coisa, Na Quinta-Feira Santa, não se pegava mais em dinheiro, o clima de paz pairava nesses dias.

Hoje fico muito triste com o que vejo durante toda a semana. O que vamos deixar de tradição para nosso filhos e netos? será se o modernismo vai acabar com o que os nosso antepassados achavam tão sagrado? ou será se a nossa fé diminuiu tanto ao ponto de esquecermos o que somos e de onde viemos?

São tantas as perguntas sem respostas que ficamos a nos perguntar se nós eramos caretas? ou a humanidade esta tão perdida quem nem sabe o verdadeiro sentido do cristianismo? fico triste ao olhar pessoas comprando e vendendo em plena Sexta-Feira Santa, outros bebendo ao ponto de perder a noção do tempo.

O momento é de reflexão. Busque a Igreja mais próxima de sua casa, procure encontrar Deus, ele é a única solução para os seus problemas, não importa a sua religião, mais se não tiver uma, é momento de buscá-la porque o Reino dos Céus esta próximo.

Veja o que você vai ensinar para seus filhos, seus netos, ensine o caminho da casa do pai, aquele que leva os filhos para Igreja hoje, não o buscará amanhã na delegacia. Esse dito popular não é meu, mais é a mais pura verdade, busque Deus e verás que nem tudo esta perdido!

Francisco Rodrigues Morais Filho
Acólito do Santuário de São Benedito, Pedagogo e Bacharel em Teologia
e-mail: chicodatv@yahoo.com.br

O POVO QUER SABER: ATENDENDO PEDIDOS, ELE VOLTOU! [ENTREVISTA ROGÉRIO DO PT]


Por: Joaquim Filho

No final do ano de 2011 e até bem antes das eleições municipais de 2012, o blog Pedras Verdes criou o quadro O POVO QUER SABER, que modéstia parte, foi um grande sucesso de audiência, acessos e comentários nas redes sociais e no dia a dia da vida dos pedreirenses/trizidelenses, que tinha como proposta realizar entrevistas com personalidades do meio social: formadores de opinião, políticos, empresários e, sobretudo, pretensos candidatos a prefeito das cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos.

Foi um quadro bastante interessante, porque através das entrevistas que fazíamos com as pessoas que têm influência na política, os internautas ficavam sabendo das notícias, e com isso, tiravam suas dúvidas e faziam suas conclusões dos assuntos que “rolavam” na cidade, nas pontas de calçadas, feiras, mercado, bares, salão de beleza e nos “senadinhos” da vida que estão sempre surgindo na cidade, onde a presença de quem gosta de uma conversa do mundo político, é presença garantida.

Várias pessoas nesse período foram entrevistadas, e veja quem passou por esse quadro e deixou a sua marca: Frei Ribamar Cardoso (ex-pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Trizidela do Vale-MA); Kariadine Maia (ex-secretária de educação do município de Trizidela do Vale); Etim do PT ( do Partido dos Trabalhadores de Trizidela do Vale-MA); Zé Fernandes (Empresário, proprietário da Auto Peças Fernandes); Chico da TV (Secretário de Esporte de Trizidela do Vale-MA); Fred Maia (Empresário e Prefeito de Trizidela do Vale-MA); Dr. Walber Rodrigues (médico e ex-vice-prefeito de Pedreiras-MA); Dr. Edilson Branco (Fundação Nacional de Saúde e Sistema Cidade de Comunicação); Otacílio Fernandes (ex-prefeito em exercício, ex-presidente da Câmara de Pedreiras, vereador na legislatura atual); Klebinho Branco (empresário, ex-vice-prefeito, ex-vereador e Presidente do Sistema Cidade de Comunicação); Simplício Araújo (Empresário e Deputado Federal); José Ivaldo Lima (Fundação Nacional de Saúde, ex-secretário de saúde de Pedreiras-MA), Hebel Cavalcante (Empresário dono da Hebel SOM); Totonho Chicote (empresário, prefeito de Pedreiras); Rogério do PT (ex-secretário de Juventude, presidente municipal do PT); Ronaldo Medicamentos (empresário); Dr. Ednilton (advogado ED) e Dr. Allan Roberto (médico, da Academia Pedreirense de Letras).

Todas essas pessoas que deram entrevistas ao blog, no quadro O POVO QUER SABER, contribuíram para que as eleições municipais de 2012 tivessem um caráter idôneo, transparente, e onde a liberdade de expressão de todas elas foi colocada em prática, e, em momento algum, o blog se posicionou a favor de quem quer que seja, sem, contudo, usar de censura ou a parcialidade a ninguém.

E, por ter dado certo e atendendo ao pedido de alguns leitores do blog, é que estaremos de volta realizando entrevista aos nossos pré-candidatos às eleições de 2014, como também àquelas pessoas esclarecidas que gostam de política, que conhece a fundo e que formam opinião não no sentido de alienar, mas esclarecer com a sua visão de crítico responsável e comprometido com a verdade. 

Senhoras e Senhores, vão se preparando porque a qualquer hora estaremos chegando à sua casa, à sua empresa, ao seu consultório, ao seu gabinete, e quem sabe, de Pedreiras a fora: passando pela Assembleia Legislativa do Estado, Palácio dos Leões e até Brasília buscando as informações precisas que O POVO Q UER SABER. 

Nessa segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, o blog Pedras Verdes foi até a Sede do Partido dos Trabalhadores, localizada à Avenida Rio Branco, enfrente ao Palácio Municipal, e realizou uma entrevista com Francisco Rogério Sousa, conhecido como Rogério do PT, atual presidente do partido na cidade de Pedreiras e, com o mesmo esteve conversando em “off”, por várias horas. 

Rogério do PT é militante do Partido dos Trabalhadores desde o ano de 1997, mas filiou-se somente em 2002, tornando-se atualmente um dos nomes mais fortes e respeitados da agremiação, devido a sua luta em prol de uma sociedade mais justa, mais digna para com os trabalhadores e trabalhadoras, não só de Pedreiras, mas do Maranhão e do Brasil. 

A prova que o jovem Rogério do PT vem lutando por um espaço no cenário da política, é que por 3 (três) vezes já fora candidato ao Legislativo Municipal, nos anos de 2004, 2008 e 2012.

Ouça agora, na íntegra, a entrevista que foi concedida por Rogério do PT e saiba tudo sobre o que está ocorrendo nos bastidores da política desde a esfera nacional até a municipal.

MORADORES DA RUA BENILDE NINA NA PRAINHA ESTÃO ATERRORIZADOS COM TORRE DE TELEFONIA MÓVEL

Torre no Centro de Pedreiras, Rua Benilde Nina - Prainha

Recebemos um pedido, via Facebook, para registrarmos a situação de medo que vivem os moradores da Rua Benilde Nina no Bairro Prainha, após a instalação de uma torre de telefonia móvel, que dizem ser da Operadora Claro. 

A torre, que tem aproximadamente 150 metros, causa espanto para quem vê de perto.  Os moradores alertam que a torre teve sua plataforma construída muito próximo ao Igarapé São Francisco e, devido às fortes chuvas a margem esquerda do igarapé vem assoreando, de forma que a base da torre está correndo o risco de ser afetada, visto a distância com o córrego. 

Os moradores pedem esclarecimentos da empresa responsável pela antena e também aos órgãos competentes. 

Acreditamos que os responsáveis pela implantação da torre, no minimo, devem informa a população sobre a instalação com o intuito de tranquilizar a população. Sabemos que um trabalho desta envergadura e a instalação de uma torre tão grande, seguem exigências mínimas e padronizadas que devem ser obedecidas, tanto na elaboração de projeto, montagem, acabamento, inspeção e manutenção. E acreditamos que os parâmetros na construção e montagem de torres metálicas foram obedecidos.

LEITURA COMPLEMENTAR SOBRE TORRES,

TRADICIONAL MARATONA DR. JOSÉLIO CARVALHO BRANCO MOVIMENTA ESPORTE DE PEDREIRAS


A Maratona e Ciclismo Dr. Josélio Carvalho Branco, que já está consolidada no calendário esportivo de Pedreiras e da região, movimentou a Avenida Rio Branco e a rodovia MA-122 neste último dia 20 de abril, domingo de páscoa. 

A cada ano o evento tem crescido e melhorado sua quantidade. Pedreiras, que tem em sua essência a prática esportiva, abraça com carinho os participantes nativos, bem como os participantes dos municípios vizinhos e até mesmo outros estados.

Este ano houve algumas alterações no percurso da maratona. O trajeto foi de 7,8 km, saindo de frente o Centro de Ressocialização, sendo que a cada 2 km os maratonistas tiveram pontos de apoio para se refrescar com água.

O Ciclismo, que é forte em Pedreiras e tem feito boas revelações para a cidade, nesta competição, foi divido em dois grupos: no primeiro os ciclistas locais, competiram em vinte voltas do beco da Noroeste ao posto do Valentim e os visitantes percorreram 15 voltas no mesmo percurso.

Méritos para o Sistema Cidade de Comunicação, representados por Klebinho Branco, Dr. Edílson Branco e José Carlos Brancos, que junto a matriarca da família, dona Marinete Branco e toda equipe do Sistema Cidade, realizaram este evento, que é um presente para o esporte de Pedreiras.


VEJA A LISTA DE GANHADORES

Ciclismo visitante:

1 - Kleyson Pereira da Silva (Teresina)
2 - João Batista Pereira Silva (São Luis)
3 - Luis Carlos Ribeiro Campos (São Luis) 
4 - Antunes Sousa da Silva (Timon)
5 Pedro Rogério (Coroatá)


Ciclismo Local: 

1 - Josieldo Pereira Ibiapino
2 - Raimundo Aquino de Oliveira Filho
3 - Daniel de Jesus Tavares


Maratona Feminina: 

1 - Larisse de Nascimento de Sousa (Caxias) 
2 - Maria de Fátima Gomes da Silva (Teresina) 
3 - Deuzilene Ramos (Pedreiras)
4 - Sandra Leal (Teresina)
5 - Cleudilene Ramos (Pedreiras)


Maratona masculina:

1 - jamilson Azevedo (Codó) 
2 - Josimar da conceição Silva (Caxias)
3 - Raimundo Nonato (Teresina)
4 - Wanderson Sousa (Teresina)
5 - Valério da Silva (Teresina)


Informações: Sandro Wagner

VEJA AS IMAGENS DA FESTA NO LINK ABAIXO