PEDREIRAS PROMOVE CAMINHADA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES



O dia 30 de maio de 2014 foi marcado por uma caminhada em combate à exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes na cidade de Pedreiras, onde alunos das escolas públicas, representantes do CREAS, CRAS, CONSELHO TUTELAR, PROJOVEM, CMDCA e sociedade civil organizada se reuniram na Praça da “SUCAM”, de onde partiram pela Avenida Rio Branco em direção à Praça Corrêa de Araújo. Também se fizeram presentes representantes dos Evangélicos e Igreja Católica, respectivamente o Pr. Flavio Cavalcante e o padre José Geraldo que manifestaram apoio à este ato que visa conscientizar as pessoas deste problema que afeta nossas crianças e adolescentes. 

O referido ato é alusivo ao dia nacional de combate à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes que é comemorado oficialmente no Brasil no dia 18 de maio.

Para denuncias sobre abuso e explorações sexuais de crianças e adolescentes basta ligar 100 ou procurar o Conselho Tutelar de sua cidade ou Promotoria de Justiça.

Por Marcus Krause













CASCARIA! PREFEITO DE POÇÃO DE PEDRAS ENGROSSA PRA CIMA DE MAURA JORGE


Prefeito Júnior Cascaria manda recado para Prefeita Maura Jorge, de Lago da Pedra, a respeito das terras que estavam em posse daquele município até que estudos cartográficos comprovaram que estes estão situados em território pertencente a Poção de Pedras foi curto e grosso:

AS TERRAS SÃO NOSSA. NÃO ABRIMOS MÃO DE UM PALMO QUE PERTENÇA AO NOSSO TERRITÓRIO. SE QUISER PODE RECORRER À JUSTIÇA, MAS NOSSO MUNICÍPIO NÃO SOFRERÁ ESSE PREJUÍZO GEOGRÁFICO”.

Essa decisão não partiu sozinha do Prefeito, como mostramos em matéria anterior, Cascaria esteve hoje em sessão da câmara municipal. após o término todos os vereadores se reuniram à portas fechadas com o prefeito e discutiram esse tema, e em DECISÃO UNANIME, vereadores da situação e da oposição disseram NÃO à proposta de reintegrar nossas terras ao território de Lago da Pedra.

Então vamos dar boas vindas aos nossos conterrâneos de Lagoa Seca, Cruzeiro, Centro dos Baixinhos e Cajazeiras.

ACIDENTE NO SERINGAL: CARRO PERDE CONTROLE E CAI EM CÓRREGO





FLÁVIO DINO EM DIÁLODOGOS NO MÉDIO MEARIM


Região do Médio Mearim apresenta prioridades e reivindicações em evento do Diálogos pelo Maranhão

As necessidades e reivindicações do Médio Mearim foram apresentadas à comitiva do Diálogos pelo Maranhão nesta sexta-feira (31). A população relatou aos coordenadores do movimento, Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSB), as prioridades de investimento para a região. Apoio à agricultura familiar, investimentos em saúde pública e infraestrutura foram os temas mais recorrentes nos debates.

“As promessas engavetas pelo governo do estado massacram a nossa região” relatou Márvio Rocha, vice-prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra ao narrar as dificuldades vivenciadas pela região. Uma das mais preocupantes, segundo ele, é a distância para receber assistência médica e a dificuldade de locomoção, já que a estrada que ligaria o município à cidade de Barra do Corda, a MA-012, ainda hoje aguarda conclusão do governo do estado.

Outra dificuldade presente no dia-a-dia da região reside na área da saúde pública. “O único hospital construído pelo governo do estado para atender a demanda da região está fechado por falta de médicos, equipamentos e remédios. Não passa de um prédio”, denunciou Zé Wilson, ex-prefeito de São Roberto.

A ausência do governo do estado também foi relatada por João Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis. Para ele, as deficiências em assistência técnica e as dificuldades para a regularização fundiária representam os maiores entreves ao desenvolvimento do pequeno agricultor.

“Estamos no abandono. Sequer somos recebidos no Palácio dos Leões para colocarmos as nossas reivindicações. Não recebemos assistência técnica e as dificuldades para a regularização fundiária travam a vida dos pequenos produtores que precisam buscar recursos nos bancos”, resumiu ele.

Maria Aparecida, da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igarapé Grande, também fez reivindicações para o setor. “O Governo do Maranhão não tem compromisso com a agricultura familiar. Precisamos de programas e políticas públicas para os trabalhadores rurais”, disse.

Além de relatar as dificuldades, as lideranças da região apresentaram ao pré-candidato Flávio Dino, propostas para o desenvolvimento da região. Apontaram como alternativa a construção de um Hospital Regional em Pedreiras; a conclusão dos 65km que ainda precisam de asfalto na MA-012 e também a aplicação de políticas públicas que garantam ao pequeno produtor a regularização fundiária e a assistência técnica.

Ao ouvir as demandas e propostas da região, Flávio Dino reforçou o compromisso com a transformação do estado. “Faremos juntos o grande encontro do povo do Maranhão com a justiça e igualdade, porque administrar R$ 14 bilhões é tarefa para quem tem compromisso com as políticas sociais. É essa a função de um governador: transformar as riquezas do nosso estado em mais qualidade de vida para quem mais precisa”, defendeu o pré-candidato.


Mais justiça e Igualdade social

As lideranças políticas que participaram dos eventos na região do Médio Mearim destacaram a importância do movimento Diálogos pelo Maranhão na construção de um Maranhão mais justo e de oportunidades.

A vereadora de São Raimundo do Doca Bezerra, Raibel (PSD), avaliou que o movimento Diálogos pelo Maranhão representa um novo modo de fazer política. “Esse movimento é a prova de que a política proposta por Flávio Dino é diferente de tudo o que está posto. É a política que escuta as reais necessidades do povo”.

Sobre isso, um dos coordenadores do movimento, e pré-candidato ao senado, Roberto Rocha (PSB), definiu que não há alternativa para a transformação do Maranhão sem a interação com o povo. “Nós, políticos, precisamos estar ao lado do povo, ouvindo as demandas e reivindicações para buscarmos as soluções”, disse ele.


União da oposição

Aproveitando os eventos do Diálogos pelo Maranhão na região do Médio Mearim, o deputado federal Weverton Rocha (PDT), acompanhado de Erlânio Xavier (PDT), da executiva estadual do partido reforçaram o apoio da legenda à pré-candidatura de Flávio Dino.

“Estamos fortes para defendermos essa aliança para eleger Flávio Dino governador do Maranhão. Porque temos um compromisso com o Maranhão”, disse Weverton Rocha ao confirmar a permanência da legenda na chapa de Flávio Dino.

Erlânio Xavier completou declarando que “o PDT não vai sair, o PDT vai continuar com Flávio Dino porque temos uma história no Maranhão, temos um compromisso”.

O deputado estadual Carlos Brandão (PSDB) parabenizou o gesto do PDT para a permanência da união das oposições. “Neste momento, o PDT nos dá uma grande demonstração de maturidade”.

Comitiva pela mudança

A caravana Diálogos pelo Maranhão contou com a presença dos deputados estaduais Marcelo Tavares (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Raimundo Cutrim (PCdoB) e dos deputados federais Domingos Dutra (SD), Simplício Araújo (SD) e Weverton Rocha (PDT).

Outras lideranças políticas também marcaram presença nos eventos que percorreram cidades da região do Médio Mearim. Entre elas, Fernanda Moraes, Simone Limeira, Fábio Macedo e Márcio Jardim.

MARCÍLIO XIMENES É PRÉ-CANDIDATO!


Lançamento da Pré-candidatura de Marcílio Ximenes a Deputado Estadual, durante o Diálogos pelo Maranhão em São Raimundo, São Roberto, Esperantinópolis e Igarapé Grande.

NA BOCA DO CAIXA NÃO PODE


Governo do Estado e municípios maranhenses estão impedidos de sacar recursos federais na "boca do caixa"

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) firmou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o BB, em que o banco se obriga a adotar medidas que impeçam a retirada de recursos federais diretamente no caixa, confiados às prefeituras maranhenses e ao Estado do Maranhão. O acordo já está valendo e o Banco do Brasil tem até 100 dias para adotar as medidas necessárias para implementá-lo.

Pelo acordo, o BB fica obrigado a impedir o saque na “boca do caixa” de contas específicas, tais como: Sistema Único de Saúde (SUS), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE), Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e convênios e contratos de repasse em geral.

O TAC foi celebrado no intuito de extinguir a ação civil pública nº 47876-21.2012.4.01.3700, em trâmite na 6ª Vara Federal no Maranhão, ajuizada pelo MPF com o mesmo objetivo. Porém, embora a recente homologação do ajuste tenha ocasionado a extinção parcial do processo, a demanda prosseguirá quanto ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em relação ao qual o BB não aceitou firmar compromisso.

As providências pactuadas encontram amparo na legislação aplicável à matéria, destacando-se a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 4.320/67, o Decreto-Lei nº 200/67, a Instrução Normativa STN nº 01/97 e os Decretos nº 6.170/2007 e 7.507/2011.

Ocorre que, a despeito da previsão legal, mostram-se rotineiros os casos em que gestores públicos maranhenses sacam os recursos federais "em espécie" ou "na boca do caixa", mediante recibo ou cheque sem a identificação do destinatário, abusando de termos genéricos como "ao emitente", "ao portador", sendo que nenhuma dessas hipóteses permite saber para quem o dinheiro foi repassado.

Para o MPF, mesmo nos casos em que o documento é nominal à prefeitura ou à tesouraria, a situação continua irregular, pois é o destinatário final (fornecedor/prestador) que deve ser identificado e receber o dinheiro diretamente da conta específica, sem ser intermediado por alguém da prefeitura.

Ainda segundo o MPF, outra prática igualmente perigosa é a transferência, pelo gestor, da verba mantida em conta específica para outra conta (conhecida como "conta de passagem") pertencente ao município, Estado ou União, haja vista que essa última conta não se submete aos rigores da legislação mencionada. Daí a opção pelo crédito em conta bancária do fornecedor/prestador como forma de pagamento, evitando-se os saques, o uso de cheques e a transferência para o próprio ente público.

Como parcela considerável dos gestores insistia em desobedecer toda a sistemática prevista em lei, e tendo os Decretos nº 6.170/2007 e 7.507/2011 passado a exigir uma única modalidade de despesa (crédito em conta) e a impor que as contas específicas fossem mantidas em instituições financeiras oficiais federais, entendeu o MPF que os próprios bancos depositários estariam obrigados pela norma e, como consequência, deveriam concorrer para que fosse respeitada a legislação, sem que isso lhes trouxesse qualquer atividade fiscalizatória.

Segundo o procurador da República autor da ação e responsável pelo TAC, José Milton Nogueira Júnior, embora essas providências não sejam aptas a acabar com a corrupção, certamente servirão para dificultar o desvio e a apropriação do dinheiro público, já que não mais será permitido simplesmente retirar o dinheiro das contas específicas mediante transferência para outras contas públicas e/ou saques na "boca do caixa", promovidos pelos gestores ou alguém a seu mando. “Além disso, como o banco sempre registrará o nome e o CPF/CNPJ da pessoa natural ou jurídica (privada) que receber os recursos, isso facilitará a responsabilização dos agentes criminosos", disse.

Para José Milton, "melhor seria se o BB tivesse concordado em aplicar as medidas protetivas também às contas específicas do Fundeb, dado o volume de recursos envolvidos e a importância que tal repasse representa para a educação dos cidadãos maranhenses, ainda mais se considerarmos o percentual alarmante de contas rejeitadas que vem sendo observado no Estado. De todo modo, o MPF tentará conseguir a devida proteção às contas do Fundeb no âmbito da ação civil pública que continuará tramitando".

O MPF instaurou inquérito civil para verificar se, além do BB, outros bancos federais também irão adequar-se aos mesmos termos do TAC firmado.

As medidas a serem adotadas pelo BB: impedir os saques "em espécie" a partir das contas específicas; nos casos de saques excepcionalmente permitidos pelos Decretos, será obedecido o limite de R$ 800,00; impedir a transferência de recursos da União mantidos nas contas específicas para outras contas do próprio ou de outros entes federados; nos casos de transferências excepcionais para outra conta pública, legalmente previstas, o banco condicionará a operação à apresentação de documentos comprobatórios da excepcionalidade por parte do fundo ou do ente público beneficiário; exigir que os pagamentos de boletos, faturas de concessionárias de serviço público e guias de arrecadação de tributos sejam realizados sempre mediante a identificação do destinatário; impedir qualquer operação de débito, a partir das contas específicas, sem que haja a identificação do destinatário pelo CPF/CNPJ e conta corrente, que será registrado inclusive em extrato próprio; impor que os recursos permaneçam nas contas específicas até que sejam retirados exclusivamente mediante transferência para conta corrente de pessoa física ou jurídica de natureza privada, ressalvadas as situações excepcionais.

DIRETOR DO DMTU MANDA RECADO PARA MOTOTAXISTAS PIRATAS

LIVRO CONSTELAÇÃO DE SONHOS SERÁ LANÇADO EM SÃO LUIS


AS MELHORES ESTRELAS, UMA VERDADEIRA "CONSTELAÇÃO DE SONHOS" ABRILHANTARÁ AS NOITES E OS DIAS DA ILHA DO AMOR.

ACONTECERÁ O LANÇAMENTO DO LIVRO CONSTELAÇÃO DE SONHOS: LINDAS E INESQUECÍVEIS POESIAS

O evento acontecerá na GLEMA - Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (próximo ao Hospital São Domingos/Farmácia São Patrício). 

QUANDO: 30 DE MAIO (Sexta-feira) às 20:00. 

Participação Especial: Wilson Zara e Banda.

Benedito Lemos

PREFÁCIO

“Constelação de Sonhos”, de autoria de Benedito Lemos e Geraldo Melo, é resultado de um árduo e profícuo trabalho de pesquisa, enriquecido com uma profunda reflexão sobre a vida e a obra de quase duas centenas de poetas.

Geraldo Melo
Os autores, numa demonstração de rara sensibilidade artística e estética, selecionaram o que há de mais expressivo na produção literária desses poetas, além de traçar com sabedoria e precisão o perfil de cada um.

É uma obra em que a arte literária é tratada com todo o respeito a que faz jus. Os poetas não são “classificados” por origem ou nacionalidade; não há discriminação quanto ao gênero, à classe social, à preferência temática, ao credo, à concepção política e filosófica, ao estilo, ou à localização no tempo e no espaço. 

Nesta obra, o local, o regional, o nacional e o mundial dividem o mesmo espaço, recebem o mesmo tratamento respeitoso. Todos são dispostos em ordem alfabética, visto que cada um traz em si a sua grandeza, o seu talento e a sua contribuição para tornar o mundo mais belo, mais plural, mais democrático. A única medida usada é a do amor à Literatura, que dentre as Belas Artes é a que se utiliza, de forma mais efetiva, da palavra enquanto elemento fundamental ao processo de criação.

Assim, todos os que usufruírem do privilégio da singular leitura de “Conste¬lação de Sonhos”, além de terem acesso a uma fonte de pesquisa de notória riqueza, experimentarão o orgulho de encontrar entre as estrelas da Literatura mundial os grandes expoentes da poesia local e regional. 

É o merecido reconhecimento ao valor dos que souberam e dos que sabem multiplicar os talentos que o Criador lhes confiou, elevando à categoria de arte o nobre ofício da palavra. 

Boa leitura! 

Professora Francisca Bulhão de Queirós.


Familia Lemos: Roberth, Jacqueline, Benedito e Fátima Lemos

IGARAPÉ GRANDE - PARQUE EXPEDITO GALVÃO: A VAQUEJADA DO JEITO QUE O POVO GOSTA


A primeira etapa do Circuito Maranhense de Vaquejada começou com o pé direito. A tradicional festa no Parque Expedito Galvão, em Igarapé Grande, juntou os amantes de vaquejada de toda região. O Parque trouxe grandes atrações: Forró Sacode, Toca do Vale e Forró Cangaço fizeram a alegria do povo, aliados a uma bela premiação: R$ 203.000,00 Profissional; R$ 150.000,00 Amador B; R$ 40.000,00 Amador A; R$ 10.000,00 Tropa de Elite Feminina: R$ 3.000,00 fazem desta festa, uma das mais badaladas do Maranhão.

Raimundo Louro e Breado
A festa de vaquejada do Parque Expedito Galvão, é um evento que atrai toda classe vaqueira da região. Gente humilde, trabalhadores rurais, empresários, criadores, fazendeiros e a juventude em geral. Os políticos, que não podem deixar de comparecer, se fizeram presentes junto ao mestre de cerimonia, Breado.

O deputado estadual Raimundo Louro também prestigiou a 8ª edição da Vaquejada realizada pelo ex-prefeito Breado no município de Igarapé Grande. A vaquejada, que é uma das maiores realizadas no Maranhão reuniu importantes lideranças do Médio Mearim como o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, prefeito Júnior Cascaria de Poção de Pedras, Jaílson Fausto, prefeito de Lima Campos, além do prefeito de Igarapé Grande, Bruno Breado, deputado estadual Camilo Figueiredo, deputado Alberto Filho e vários vereadores dos municípios vizinhos.



RAIMUNDO LOURO LEVA CARAVANA DE PREFEITOS AO PALÁCIO DOS LEÕES


Deputado Raimundo Louro Se Reúne Com Prefeitos No Palácio dos Leões 

O deputado estadual Raimundo Louro (PR), se reuniu nesta noite 27, com prefeitos e representantes das cidades do Médio Mearim no Palácio dos Leões (Sede do governo do Maranhão) com o secretario adjunto de assuntos políticos, Rodrigo Valente e a secretaria chefe da Casa Civil Anna Graziella e Cel. Nepomuceno representando o Coronel Zanoni (Comandante da PMMA) A reunião foi um pedido do parlamentar junto ao Governo do Estado para solicitar para o município de Pedreiras a Sede de um Batalhão de Policia para atender a necessidades da segurança da região e combater a crescente onda de violência na região.

Entre os prefeitos presentes estavam: Jailson Fausto e vice-prefeito Estevinho (Lima Campos) Júnior Cascaria (Poção de Pedras) Osmar Fonseca (Lago do Junco) Dr. Raimundinho Jovita (Esperantinópolis) Bruno Breado (Igarapé Grande) Eudina Costa (Bernardo do Mearim), Fred Maia e vice-prefeito Vinicius Louro, (Trizidela do Vale) representando o prefeito de Pedreiras, Presidente da Câmara Municipal, Robson Rios, além de vários vereadores representando seus municípios. 

Para o prefeito Fred Maia a região necessita urgente de um novo reaparelhamento para a Polícia atuar com eficiência. “Nós precisamos urgente de mais viaturas, melhorar nosso contingente policial, com a sede do Batalhão instalado em Pedreiras, vamos ganhar com o aumento do efetivo, e melhor reaparelhamento dos nossos policiais militares”, disse Fred Maia.

O secretario adjunto de assuntos políticos, Rodrigo Valente e a secretaria chefe da Casa Civil anotaram atentamente as reivindicações dos prefeitos da região do Médio Mearim, prometeram ajudar e marcaram uma nova reunião com governadora Roseana Sarney para o final do mês de junho.

O deputado Raimundo Louro, fez uma avaliação positiva da reunião com os prefeitos do Médio Mearim e garantiu que seguira representando o povo da região e pleiteando as reivindicações dos prefeitos. “Agradeço a vinda dos prefeitos para essa reunião, deixamos aqui as reivindicações da nossa gente, estou confiante que os nossos pedidos”, finalizou o parlamentar.

Valtervi Passos - Ascom









LADRÃO TENTA INVADIR CASA DE EX-SECRETÁRIO DE PEDREIRAS E QUASE SE DÁ MAL

Imagem capturada da câmera de segurança

Na madruga do dia 27/05, terça-feira, por volta de 1h da manhã, um rapaz tentou invadir a casa do ex-secretário de Administração de Pedreiras Patrício Oliveira.  Tentar escalar o muro, o meliante chegou a subir a parede, no entanto, não se deu conta que estava sendo filmado. Chegando no alto do muro, e, após algumas tentativas, desistiu da ação, pois, verificou que poderia ser eletrocutado na cerca de segurança eletrificada que existe no local. 

Vizinhos escutaram um barulho durante a madrugada, mas não viram qualquer movimento do rapaz, que parece ser menor de idade e viciado em drogas. Segundo informações de alguns moradores o rapaz vem atuando há vários dias na região, inclusive já foi flagrado dormindo na cama de uma casa da vizinhança, onde os moradores tinham passado a noite fora de casa.

O proprietário da casa, contando que o meliante saiba ler e esteja atento aos avisos, colou em seu muro, um singelo recado para o ladrão: "Sr. ladrão, tente outra vez. Estamos te esperando!"

COLUNA DIOGO NASCIMENTO: Pedreirense em noite de autógrafos em São Luís


Natural de Pedreiras, José Cosme do Nascimento, aos 89 anos de idade, fez o lançamento do seu primeiro livro em São Luís, no último domingo. José é filho da “Princesa do Mearim”, mas viveu muitos anos em Lago da Pedra, onde construiu família, e de lá mudou-se para São Luís, residindo na ilha do amor desde 1989. 

Tendo estudado apenas o nosso atual ensino fundamental, ainda assim de forma incompleta, tanto na escrita quanto na música o “poeta das sete linhas” mostrava-se autodidata. Sempre gostou de ler, de perguntar, de buscar o entendimento sobre as coisas da vida, do seu cotidiano. Gostando de ler, passou a escrever sobre o que via, o que acontecia a sua volta. Seus escritos são chamados carinhosamente de “romance” e são enquadrados perfeitamente na nossa literatura de cordel. 

Os cordéis poderiam ter sumido, mas continuam vivos na sociedade, visto que muitos dos seus autores ainda estão por aí, lutando bravamente, levando adiante suas ideias e sonhos. José é um desses sonhadores e ao seu modo continuou escrevendo. 

Pensando na história recém criada (O homem de 90 anos), nos outros romances já escritos e que poderiam se perder e no poder de perpetuação do livro, tive a ideia de reunir três das suas histórias e colocá-las em um livro, o que foi aceito de imediato pelo autor.

No livro “O Homem de 90 anos e suas histórias” José fala sobre a velhice a partir de sua perspectiva de vida, o que teve, o que tem e o que gostaria de ainda poder fazer. Fala sobre as “Meninas de Hoje”, a vontade que elas possuem de viver todos os dias como se fosse o último, sem pensar nas consequências, retratando inclusive a diferença entre o namoro da sua época e o dos dias atuais. E por fim, fala sobre política, sobre as carapuças que são usadas pelos salvadores da pátria, com intuito de alcançar o poder pelo poder.

José Cosme é pedreirense, lagopedrense e ludovicense. É marido, pai, avô, bisavô e amigo. É poeta das sete linhas, escritor, crítico do cotidiano e de suas mazelas. É membro fundador da Academia Lagopedrense de Letras e Artes e ocupante da cadeira número oito. É um exemplo para todos nós!

--
Diogo Nascimento
Farmacêutico-Bioquímico
Membro da Academia Lagopedrense de Letras e Artes
Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão