LIGA PEDREIRENSE DE FUTEBOL TEM NOVO PRESIDENTE


 Entrevista Ermínio Veloso

Na noite ontem, 29/09, foi escolhido o novo presidente da Liga Esportiva de Pedreiras de Futebol, Ermínio Veloso foi eleito e fala do futuro do nosso futebol. 

Ermínio Veloso, que concorria a presidência da LIPEF, obteve 24 votos, contra 09 do concorrente Mitinha. 

Ermínio, que é muito conhecido no meio esportivo e político de Pedreiras, tendo importante participação do futebol pedreirense, entra no lugar do senhor José Benedito Oliveira, conhecido popularmente como Sapatão. 

O novo presidente assume a Liga em um momento delicado. Pedreiras, que já teve momentos áureos no futebol, hoje vive um dias obscuros e sem grandes perspectivas.

Esperamos que o novo presidente se emprenhe ao máximo e junto ao Poder Público e a comunidade, alcancem uma boa sincronia em suas ações para que o futebol nas terras mearinenses volte a ser reconhecido em todo Maranhão.

ELEIÇÕES 2014: NA RETA FINAL, LOURO ALÇA O VOO DA ESPERANÇA


*por Valtervi Passos

A CAMPANHA DE VINICIUS LOURO PARA DEPUTADO ESTADUAL FAZ RENASCER UMA NOVA ESPERANÇA NA JUVENTUDE MARANHENSE

Surge um novo nome na Política do Maranhão, Vinicius Louro, filho do deputado estadual Raimundo Louro, homem trabalhador, conhecido como deputado do povo, com uma histórica marca de deputado estadual que mais levou recursos para o desenvolvimento do Médio Mearim. Indicado pelo pai como seu sucessor, Vinicius rapidamente vem conquistando o reconhecimento pelos prefeitos do Médio Mearim, pelo Governo do Estado e por todos os políticos maranhenses. Com o candidato a governador do Estado, Lobão Filho e a Coligação Pra Frente Maranhão, Vinicius louro tem percorrido todo o Estado, sua habilidade política, carisma de jovem trabalhador teve reconhecimento pelo Senador Lobão Filho futuro governador do Maranhão em todos os comícios e caminhadas realizados no interior do Estado.

"Vinicius Louro será um grande deputado estadual, assim como tem sido o seu pai, o deputado Raimundo Louro, que é respeitado pelo povo do Médio Mearim por sua grande atuação e trabalho", afirmou Lobão Filho no comício realizado no último dia 12, em Pedreiras.


É perceptível o sentimento da juventude e de toda a população do Maranhão na campanha de Vinicius Louro 22223 para deputado estadual, por onde passa o jovem candidato ganha mais adesão dos eleitores confirmando a sua crescente campanha. Vinicius Louro é vice-prefeito de Trizidela do Vale com atuação marcante com a juventude do município. 

Quero dar continuidade ao trabalho do deputado Raimundo Louro, mas vou além, vou expandir e ampliar a forma de trabalho através de emendas e recursos em parceria com os prefeitos, vereadores, associações e diretamente com o povo. A nossa forma de fazer política é do lado das pessoas, sempre presente em todas as localidades aonde somos votados. Agradecemos os votos em forma de trabalho, obras, benfeitorias, deixando claro que nós não somos políticos que chegam em suas bases de quatro em quatro anos, sempre somos presentes nos municípios que somos votados, isso é que faz a gente expandir cada vez mais nossos trabalhos. Enxergamos no olhar do povo as necessidades dos mais necessitados", afirma Vinicius Louro.


A campanha de Vinicius Louro é pautada justamente no compromisso e trabalho que continuará, essa é a mensagem que o futuro deputado estadual leva aos jovens e a todos os maranhenses. Uma forma de reafirmar seu compromisso com seu pai Raimundo Louro e com o povo maranhense, especialmente com o povo do Médio Mearim. O trabalho vai continuar mesmo, ou como ele próprio faz questão de afirmar: “Quero dar continuidade o trabalho do deputado Raimundo Louro, mas vou além, vou expandir e ampliar a forma de trabalho através de emendas e recursos em parceria com os prefeitos, vereadores, associações e diretamente com o povo”, explica Vinicius Louro.

Eu sempre votei em Raimundo Louro, homem trabalhador, é da nossa região, nunca nos abandonou. Agora voto no filho, Vinicius Louro, eu tenho certeza que ele irá continuar o trabalho do pai. Conheço Vinicius desde pequeno sei que é um jovem de caráter” declarou a eleitora Francisca conhecida por todos como Chicona.


No último sábado 13, Vinicius Louro e o deputado Raimundo Louro, organizaram a maior carreata da história de Pedreiras. Milhares de jovens, crianças, adultos contagiaram as ruas da cidade com centenas de carros e motos. A grande carreata foi finalizada com um grande comício em Trizidela do Vale na Praça Joaquim Dino com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Médio Mearim.

Por onde passam a Caravana do deputado estadual Raimundo Louro e Vinicius Louro recebem grande carinho de todos os maranhenses em carreatas, bandeiraço, caminhadas e palestras.

VEJA! PESQUISA COLOCA VINICIUS LOURO E SIMPLÍCIO ARAÚJO ENTRE OS ELEITOS

Veja nova pesquisa para deputado estadual e federal no Maranhão

Publicado em 29/09/2014 às 19:43 porjohncutrim

As eleições deste ano ocorrem no próximo domingo e a expectativa é que tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal mais da metade dos nomes, que hoje ocupam as cadeiras de deputado estadual quanto de federal, sejam renovados.

Depois do primeiro levantamento para as vagas proporcionais realizado em agosto, a TV Guará divulga nova pesquisa.

A pesquisa foi espontânea, ou seja, foi perguntado aos eleitores em quem eles votariam para deputado estadual e federal se as eleições fossem hoje no Maranhão.
O que mais chama a atenção é número de indecisos, das 1.400 pessoas entrevistadas, 538 disseram não saber em qual candidato a deputado federal irão votar e outros 150 disseram votar em ninguém.

Já para deputado estadual, 508 entrevistados ainda não escolheram o seu candidato e 104 optaram por votar em nenhum candidato, ou seja, branco ou nulo.

Realizada pelo Instituto Exata, a sondagem ouviu 1.400 pessoas entre os dias 22 e 25 de setembro nas seis regiões do estado, inclusive a Ilha de São Luís. A margem de erro das sondagens é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa que de 100 levantamentos com a mesma metodologia, em apenas cinco deles os resultados ficariam fora da margem de erro. A consulta está registrada com o protocolo BR-00791/2014 no Tribunal Superior Eleitoral e com o protocolo MA-00054/2014 no Tribunal Regional Eleitoral.

Os números divulgados são da mesma pesquisa que apontou ampla liderança de Flávio Dino na preferência dos eleitores maranhenses. Flávio tem 60% das intenções de voto, contra 24% de Lobão Filho. Depois aparecem Saulo Arcangeli (PSTU), Zé Luis Lago (PPL), Antônio Pedrosa (PSOL), Prof. Josivaldo (PCB), com 1% cada um. Brancos e nulos somam 7%. E 5% não souberam ou não responderam.

Abaixo, seguem o nome dos candidatos a deputado estadual e federal mais citados.

Deputado federal



DEPUTADO ESTADUAL

CAXIAS JÁ FEZ ALGUMA COISA! E PEDREIRAS O QUE ESTÁ FAZENDO SOBRE ESSA QUESTÃO?


Juiz responsável pela Infância e Juventude determina fechamento de bar em Caxias

O juiz Antônio Manoel Araújo Velozo, titular da 4ª Vara de Caxias e responsável pela Infância e Juventude, determinou o fechamento do estabelecimento conhecido como “Bar do Berrinha”. O motivo foi a presença de três adolescentes que estavam consumindo bebida alcoólica no bar, estando ainda no bar depois das 23h desacompanhadas de pais ou responsáveis, desobedecendo, assim, o disposto na portaria do "Toque de Acolher", baixada pelo magistrado. A averiguação das menores no bar foi feita pelos Comissários de Menores, e o bar ficará fechado por 15 dias.

De acordo com a portaria editada pelo juiz, fica proibida a entrada e permanência de crianças e adolescentes desacompanhadas de pais ou responsáveis (ascendentes e colaterais até terceiro grau) após as 23h (toque de acolher), em qualquer dia da semana, em estabelecimentos comerciais denominados bares, lanchonetes ou similares (pizzarias e churrascarias), ou outros que comercializem bebidas alcoólicas, a exemplo de Balneário Veneza, Balneário Maria do Rosário, Mirandão, Bar do Gordo, Clube Sol da Meia-noite, Lava Car, Bernardino Eventos, Forrozão do Belém, Bar da Currutela, e adjacentes, bares localizados na Avenida 01 do Conjunto Cohab.

“Antes de fazer uma análise desse artigo é oportuno relembrar que o dever de cada cidadão ou instituição tem na proteção dos direitos infanto-juvenis e prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos das crianças e adolescentes, conforme artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente. E a referente portaria do toque de acolher tem o objetivo de resguardar isso, esse condão da prevenção”, diz Antônio Manoel Velozo.

E continua: “O intuito é, juntamente com a família, comunidade e poder público, defender e preservar esses direitos que são fundamentais ao desenvolvimento saudável do público infanto-juvenil. Não é nosso objetivo proibir o acesso ao lazer e à diversão, oferecidos pelas instituições, mas também disciplinar esse acesso e permanência, de cunho eminentemente preventivo”.

Além do fechamento do estabelecimento por quinze dias, a decisão condena o dono do bar ao pagamento de multa da ordem de 3 salários mínimos. De acordo com a sentença, Cleomilton Lia, o “Berrinha”, proprietário do estabelecimento, já havia sido autuado anteriormente pelo mesmo motivo. Para fundamentar a decisão, o magistrado citou o Estatuto da Criança e do Adolescente e a portaria emitida pela 4ª Vara de Caxias.

Michael Mesquita
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

GRUPO SP: FAMÍLIAS COMEÇAM A REALIZAR O SONHO DA CASA PRÓPRIA EM PEDREIRAS


Por: Joaquim Filho

Nesse domingo (28) de sol escaldante onde a temperatura em Pedreiras chegou a quase 40ºC, foi um dia feliz para algumas famílias pedreirenses que sonhavam com a realização de conseguir a casa própria, e que aos poucos, na medida que as casas vão sendo concluídas, paulatinamente, vê que a realidade agora é outra para muita gente.

O empresário Neto do Grupo SP realizou na manhã desse domingo, na presença de algumas autoridades e de populares a entrega das primeiras casas no Condomínio Porto Segura, por trás do Clube Chacal, do projeto do Governo Federal, em parceria com algumas representações políticas, que por estarmos em período eleitoral evitaremos citar os nomes para não caracterizar propaganda política; mas o certo é que se sabe que em Pedreiras, e futuramente em Trizidela do Vale, o empresário estará construindo mais casas e fazendo com que pessoas de baixa renda possam adquirir uma casa própria.

Mesmo debaixo de um sol a pino, as pessoas que foram convidadas e que fazem parte do projeto, pois muitas já se encontram cadastradas, estavam lá prestigiando esse momento importante para a história sócial, de inclusão de Pedreiras, projeto esse que está sendo realizado dentro dos padrões que exige a Lei que rege o mesmo.

Presentes estavam as autoridades: Pastor Augusto Cruz da 2ª Igreja Batista de Pedreiras; Padre Zé Geraldo, do Santuário e Paróquia São Benedito; Nonato Baima, Diretor do Ciretran de Pedreiras; Vereador Otacílio Fernandes; Vereador Paulinho da SP; João Pereira, Assessor do Prefeito Municipal e o Deputado Estadual Zé Carlos do PT, que a convite do seu amigo Neto da SP, esteve no local cumprimentando amigos e populares.

O evento foi regado a um som de paredão, refrigerante, churrasco, feijoada, discursos, benção das casas pelo Padre Zé Geraldo e em seguida a entrega das primeiras casas.

VEJA MAIS FOTOS NO LINQUE ABAIXO

PEDREIRAS PODE TER MAIS UM CANDIDATO FILHO DA TERRA: JUSCELINO OLIVEIRA

Juscelino Oliveira

Antes mesmo que lançasse oficialmente a sua campanha, o candidato a Deputado Estadual Juscelino Oliveira (PP) já era considerado um dos favoritos a assumir uma vaga na Assembleia Legislativa Estadual.

Juscelino Oliveira, filho de Pedreiras, candidato a deputado estadual, tio do candidato a deputado federal Pastor Bel, está bem próximo de assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa. Juscelino foi apontado a partir de pesquisa realizada pela TV GUARÁ, da Capital São Luís. O Instituto Exata, que entrevistou 1.400 pessoas, em 45 municípios nas seis regiões do estado aponta Juscelino com ótimas chances de ser eleito. 

A pesquisa foi registrada sob protocolo nº MA-00022/2014. O resultado apontou Juscelino Oliveira entre os 15 primeiros colocados, em Açailândia figura como o mais bem votado.

A população do município de Açailândia, cidade onde mora a 30 anos e já obteve o mandato de vereador, sendo o atual vice-prefeito, despertou para o fato de que é preciso eleger um representante que os conheça e planeja trabalhar por eles. 

Juscelino Oliveira, para alguns pedreirenses, Kubi, diz que sempre está conectado com Pedreiras e nunca tirou essa terra do coração. 


Juscelino Oliveira fala sobre a real chance de ser eleito. "O favoritismo apontado pela a pesquisa, confirmou que o povo havia decidido. Por isso lançei meu nome mais uma vez, acredito que o povo amadureceu bastante e aprendeu em quais candidatos deve votar. É este fator que aponta vitória de Flávio Dino e é isto que nós levará a vitória. Com fé em Deus e a força do povo, receberemos o direito de lutar por um Maranhão melhor", afirma Juscelino Oliveira. 

Juscelino faz parte da coligação que apoia o candidato da oposição e líder das pesquisas, Flávio Dino. Ele também faz dobradinha com o Deputado Federal e candidato a reeleição, Simplício Araujo.

CLIQUES NA PARADA LGBT EM PEDREIRAS


VEJA MAIS FOTOS AQUI NO LINK ABAIXO E NA FANPAGE PEDRAS VERDES NO FACEBOOK

MOTO NÃO É BRINQUEDO! GAROTO DE 14 ANOS MORRE EM COLISÃO NO POVOADO PAU D'ARCO


Na noite de ontem, um jovem de aproximadamente 14 anos, na estrada MA-381, no Povoado Pau D'arco, conduzia uma motocicleta Honda CG 125 de cor preta, quando colidiu de frente com um veículo que vinha em sentido contrário. Com a violência do impacto, o garoto foi arremessado para longe, fincado com um grande trauma na cabeça, na parte frontal, inclusive perdendo massa encefálica - testa, olho e face direita.

Provavelmente o garoto morto seja daquelas imediações, que apesar de ser região de povoados, tem um boa densidade populacional. 

Mês passado a rodovia MA - 381, foi interdita na altura do Povoado Trindade, onde os moradores cavaram valas e fizeram reivindicações, que, até agora foram resolvidas parcialmente com a implantação de quebra molas.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTE:

O nome do garoto morto é Eduardo. Estudava no Grupo Escolar Manoel Romário. Segundo relatos da mãe de Eduardo, o motorista que atingiu o atingiu havia passado o dia bebendo e seria morador do Povoado Pacas. 

O motorista que não prestou socorro à vitima,  chegou a ser detido por populares,  mas logo depois fugiu com um amigo.  

MAIS FOTOS DO ACIDENTE NO FACE DE Dionata Almeida

SIMPLÍCIO ARAÚJO PODERÁ SER RESPONSÁVEL PELA SAÚDE DO MARANHÃO


Quais os nomes estariam aptos a comporem o secretariado de Flávio Dino caso venha a ser eleito Governador do Maranhão?

A resposta para essa pergunta pode estar numa postagem feita nesta sexta-feira(26) pelo site Atual7.

Na lista há nomes de aliados de primeiro momento e de pessoas que foram determinantes para que a coligação dos nove partidos (PCdoB, PSB, PTC, PPS, PDT, PSDB, PP, PROS e Solidariedade) se consolidasse. Na verdade a composição do primeiro escalão de qualquer governo é feito justamente nas conversas e nos acordos políticos antes da eleição. A política é feita na base do diálogo e ninguém há de ser ingênuo e imaginar que determinado partido político apoia um candidato somente pelos seus belos olhos. Os acordos são feitos principalmente com participação no futuro governo.

A lista publicada é composta somente por aliados do candidato Flávio Dino. Indica a matéria que caso não seja a própria pessoa, pelo menos terá o poder de indicar quem assumirá a pasta. Veja a relação:

Secretário-Chefe da Casa Civil – Márcio Jerry
Secretário-Chefe da Ass. Programas Especiais – Sálvio Dino
Secretaria de Estado da Mulher – Daniela Lima 
Secretário-Chefe do Gab. Militar – Francisco Melo
Secretaria da Transparencia (pasta nova) – Dedé Macedo
Secretaria de Estado Assuntos Políticos – Marcelo Tavares
Secretaria de Estado da Comunicação Social – Aline Louise
Secretaria de Estado da Fazenda – Abdelaziz Santos
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Jefferson Portela
Secretaria de Estado da Justiça e Adm. Penitenciária – Raimundo Cutrim 
Secretaria de Estado da Ciência, Teconologia e Ensino Superior – Waldir Maranhão
Secretaria de Estado da Educação – Rubens Pereira
Secretaria de Estado da Infraestrutura – José Reinaldo Tavares
Secretaria de Estado da Saúde – Simplicio Araújo
Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano - Raimundo Guanabara
Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura – Edilson Araujo
Secretaria de Estado do Des. Agrário e Agricultura Familiar – Patricia Vieira
Secretaria de Estado do Des. Social – Leny Régia
Secretaria do Esporte e Lazer - Weverton Rocha 
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – Othelino Neto
Secretaria de Estado da Cultura – Renato Dionisio
Secretaria de Estado Extraordinaria da Igualdade Racial – Eliziane Gama
Secretaria de Estado Extraordinaria de Assuntos Estratégicos – Pinto Itamaraty
Sec. De Estado Extraordinaria da Juventudade – Pablo Lima
Sec. De Estado Extraordinaria de Articulação Institucional – Marcio Jardim


FONTE: Blog do Louremar

CULTO EM AÇÕES DE GRAÇA FORMATURA FRANCISCO CARPEGIANE DO NASCIMENTO MACHADO


Por: Joaquim Filho 

Hoje mais uma vez, tocado certamente pelo chamado de Deus - que há dias vem me sondando - fui convidado pelo meu amigo Pastor Augusto Cruz e sua secretária Silvia, para participar de um culto na 2ª Igreja Batista de Pedreiras, localizada à Rua Raimundo Araújo, e foi muito maravilhoso ouvir as palavras de um homem que foi ungido por Deus para transmitir com fé, conhecimento e muita segurança a PALAVRA DE DEUS.

Mas lindo mesmo foi ver um jovem que há meses estava na CASA DE RECUPERAÇÃO VIDA NOVA, se curando da dependência química, o mal do século, que está destruindo os nossos jovens, a nossa família e a nossa sociedade. 

Pastor Augusto Cruz há anos vem com esse projeto que tem dado certo, pois muitos jovens e pais de família conseguiram se libertar das drogas, a partir do momento que essas pessoas firmam um compromisso em primeiro lugar consigo, como uma resposta que quer mudar de vida, pois não adianta a pessoa achar que Deus vai mudar o seu caminho, se essa pessoa, que tem o seu livre arbítrio não mudar a si mesmo.

E, Francisco Carpegiane do Nascimento Machado foi esse lutador, batalhador que com força de vontade conseguiu se libertar do mundo das drogas, e, agora vive uma nova vida, renasceu para a vida.

A pedido do Pastor Augusto fiz o uso da palavra pela primeira vez em minha vida dentro de uma igreja evangélica, quando do púlpito, diante de irmãos espiritualmente mais evoluídos do que, falei da emoção de estar ali na presença de Deus, com minha esposa Deusa Helena, participando de um momento nobre na vida desse jovem, da sua família e da 2ª Igreja Batista de Pedreiras. Amém!



RESTAURANTE E BAR BRANDÃO NA PRAÇA DO JARDIM


Por: Joaquim Filho 

Fazia dias que eu não ia no Restaurante e Bar da minha amiga Mirian Brandão e do meu amigo Araújo, mas hoje retornei lá para saborear um dos melhores espetinho da cidade, sem esquecer que é um dos pioneiros da cidade, em um tempo que a praça de alimentação tinha pouco movimento e estava dando os seus primeiros passos rumo à grande potência que é hoje: tanto a praça como a churrascaria Brandão.

Quem chegar à Pedreiras e quiser saborear um belo espetinho, acompanhado de arroz de diversos tipos, carnes de diversos tipos, é só procurar a Churrascaria Brandão, na Praça do Jardim e desfrutar de um local agradável. Seu paladar vai adorar.



Carta aberta ao Blog Pedras Verdes

Primeiramente deixo a todos os leitores deste blog o meu abraço.

Lamento ter que utilizar deste espaço para rediscutir um assunto que eu tinha dado como encerrado, no entanto, após assistir a entrevista do Sr. Marcos Louro, achei por bem enviar essa mensagem, no intuito de esclarecer alguns detalhes que, no meu ponto de vista, não ficaram bem claros aos telespectadores e não condizem com a verdade. 

Em primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro que não fui obrigada a subir em nenhum palanque para pedir votos aos meus candidatos, encontrava-me naquele local, pois entendo que, como cidadã, tenho o direito de estar onde bem entender e expressar minha opinião com relação as minhas ideologias politicas. 

Vivemos em uma democracia e temos o direito de escolhermos nossas crenças e expressar nossas opiniões. 

Em nenhum momento do meu pronunciamento, fiz qualquer tipo de referencia pejorativa ou apologia difamatória a nenhum candidato, apenas falei que o candidato que escolhi para votar é ficha limpa. 

A Lei da Ficha Limpa foi instituída por um apelo popular na tentativa de deixar de fora, aqueles políticos que tiveram suas oportunidades e, no entanto, não souberam administrar os recursos públicos. 

Esse foi o principal requisito que me levou a escolher meus candidatos nessa eleição. 

Essa Lei, não foi criada por mim e nem pelo programa que apresento. Como disse anteriormente, essa Lei é de iniciativa popular. 

Não guardo nenhum tipo de rancor ou até mesmo raiva de você e nem dos seus funcionários que me vaiaram, só me assusta, uma pessoa com o senhor, tão preparada, se deixar levar de forma tão exacerbada pela emoção, até porque em nenhum momento me referi a seu pai. O que eu disse, é que meu candidato é ficha limpa! 

Peço ao senhor e aos demais que me vaiaram, que revejam o vídeo, e façam uma analise. Vocês verão que realmente não teci criticas ao seu pai, muito menos fiz qualquer tipo de apologia difamatória a ele. O Senhor teve a oportunidade de pedir desculpas no canal de televisão e no entanto, achou por bem distorcer os fatos, característica de quem não consegui reconhecer o erro! 

Mais uma vez gostaria de dizer que estamos em uma democracia e respeito a opinião das pessoas. 

Agradeço ao proprietário do blog, por transmitir aos internautas dessa rede social essas palavras e a todos que compreenderam a minha opinião. Um forte abraço!

Dahiana Silva, Apresentadora do programa Tribuna 101.

JOÃO MUNIZ RECEBEU VISITA DO BLOG PEDRAS VERDES




Por: Joaquim Filho

A tarde desse último sábado (20) foi abençoada e muito proveitosa para fazermos um registro importante para a história da nossa cultura local; pois, finalmente, o blog Pedras Verdes encontrou um precioso tempo para colocar um projeto antigo em ação: visitar João Muniz, um senhor que reside na Rua São Joaquim, na baixada, na cidade de Trizidela do Vale e, ter com ele, um momento de uma visita informal, e claro, ouvir do “seu” João as belas histórias de saudosismo, sabedoria, memórias de pessoas ilustres e sobre a cidade de Pedreiras e Trizidela do Vale.

Logo que chegamos (eu e meu amigo Henrique), fomos recebidos por um dos filhos de João Muniz, que para a nossa alegria, o ilustre visitado estava em casa, deitado, descansando. O jovem, bem educado, foi chama-lo e, em seguida, João apareceu já trazendo na ponta da língua aquela voz de locutor de rádio FM: impostada, límpida e com um português de dá inveja a qualquer um professor de língua portuguesa, e já foi dizendo que muitos dos seus amigos que o visitavam, não apareceram mais. Citou os nomes deles, mas por questão de ética e respeito a essas pessoas, não vamos entrar em detalhes. Demonstrou muita alegria e satisfação com a nossa presença. Não temos dúvidas, que você que não sabe de quem estamos falando, deve estar se perguntando: 'mas quem é João Muniz mesmo, e de quem esse blog está falando?'

Então, caríssimo (a) amigo (a) leitor (a)-internauta, vamos saber quem é João Muniz. Mas antes saiba que não é em um simples texto, ou numa rápida visita que fazemos a uma personalidade, que vamos traduzir tudo sobre essa pessoa.

João Muniz é um cidadão Pedreirense que nasceu na Rua Pinto Saldanha, no Cantinho de Cima, no dia 27 de dezembro do corrente ano, irá completar 85 anos de idade, ou seja, nasceu no ano de 1929, quando Pedreiras tinha somente 9 anos de emancipação político-administrativa. Como vemos através dos números, datas, João tem história. João fez a história e sabe contá-la na ponta da língua para quem quiser ouvir. Há 15 anos perdeu totalmente a visão, mesmo buscando recursos em São Paulo para ficar bom, mas não teve jeito. Teve problema de glaucoma, segundo os médicos que o atenderam. Mora com a esposa (adoentada) e os filhos de um segundo casamento, que por sinal, têm-lhe o maior respeito e carinho nessa hora mais importante da sua vida: a velhice e a doença.

Tirando o problema da falta de visão, o que nos chamou à atenção foi ver João Muniz com saúde, forte e ainda trabalhando, pois segundo ele, todos os dias ele faz a mesma coisa que vem fazendo esses anos todos: fazendo o seu programa, colocando no ar a sua voz, das 6 às 7 da manhã e transmite para a comunidade as notícias do dia, fazendo propagandas das empresas que lhe apoiam, dando informes de utilidade pública, avisos, recados, tocando músicas e muitos serviços de utilidade pública que uma empresa de publicidade faz. Perguntamos como ele faz para transmitir os avisos já que perdeu a visão. Disse que o filho lê, ele grava na memória e retransmite. Como você vê, João Muniz é um cidadão que ajudou a construir a cidade e a sua história com os diversos trabalhos que ele fez em prol da comunidade. Toda a sua vida foi mais como doação, altruísmo, do que alguém que se preocupou em acumular riqueza. A prova do que estamos falando, é a sua humilde casa, a forma humilde que mais um João vive.


HÁ MAIS DE 15 ANOS QUE O BOI MIMOSO NÃO DANÇA

Quando perguntamos sobre a brincadeira do Bum Boi que ele tinha há quase 30 anos, ele respondeu que há mais de 15 anos não brincou mais, tudo agora é passado e ficou apenas em suas reminiscências os belos momentos que o seu Boi realizou em todo Estado do Maranhão, várias festas, terreiros, festejos e datas festivas populares como São João, São Pedro e outras. Foi bastante taxativo quando afirmou que um dos fatores do fracasso do boi mimoso, foi a falta de apoio e incentivo da última administração que segundo ele, não via a brincadeira do Boi como uma coisa interessante para a cultura local. Disse nunca ter recebido um centavo do poder público municipal, na gestão passada.


PROFISSÕES QUE JOÃO MUNIZ EXERCERA

O Subtenente Granges, ex-Chefe de Instrução do TG-08-008 (2010/2011) disse certa vez, que em Pedreiras as pessoas não são somente uma coisa. Verdade. João Muniz é a prova dessa leitura sociológica e inteligente desse grande homem. Quando eu era menino, trabalhava na oficina do meu saudoso tio Juarez Costa Ferreira e, eu lembro que João Muniz era lanterneiro, ou funileiro, como chamam em outros lugares. A oficina dele era na rua que eu nasci e morei até os meus 15 anos, a Rua Primeiro de Novembro, na entrada do Cuscuz, onde hoje é a oficina do Pepe, filho de Davi. Lembro-me de que o seu trabalho como lanterneiro era bastante elogiado até mesmo pelos colegas de profissão. Além disso, João Muniz exerceu outras atividades, como: locutor na Voz do Comércio; locutor de carro de som; foi motorista da Casa do Povo, antiga loja que tinha na Avenida Rio Branco, cujo proprietário era Zeca Araújo, dirigia um Jeep que ele tinha. Em 1952 torou sua carteira de motorista e foi trabalhar no Departamento de Estradas e Rodagem.


JOÃO MUNIZ E A POLÍTICA

Houve uma época que em Pedreiras a política local só se restringia a dois grupos de famílias: ‘Brancos e Melos.’ Segundo João Muniz, ele apoiou os dois grupos em momentos diferentes. Começou apoiando Dr. Josélio Carvalho Branco e Dr. Kleber Branco, devido a amizade que tiveram na infância, pois quando meninos fizeram muita estripulias juntos. “Minha mãe Maria foi criada junto com a mãe de Josélio e Kleber, a Dona Meloca, esposa de Zeca Branco. Joguei muita bola ali enfrente a casa do Josélio, lá tinha um alpendre e um campinho. Meus colegas de bola era Josélio, Barzinho, Zé Gomes, Meraldo e outros. Só o Dr. Kleber que não jogava porquê ele era muito mufino. O Edilson Branco, irmão de Josélio,era padrinho de um irmão meu, o Zé Buchim.” Engraçado foi ouvir de João Muniz dizer que Dr. Josélio era muito esperto e durão quando menino, mas o Dr. Kleber Branco era muito “mufino”. Disse que depois passou a apoiar o Deputado Carlos Melo em várias eleições. Foi vereador por 7 vezes, mas em todas elas, não teve êxito, não conseguiu se eleger. Sobre política, João Muniz nos fez uma revelação muito surpreendente, que hoje nós sabemos o porquê de muitas pessoas sérias, honestas, que se candidataram e não foram eleitas. Segundo Muniz, naquela época do QUERO, POSSO E FAÇO, os coronéis ou mandatários do poder na cidade só permitiam ser eleitos que eles bem queriam. Soube depois por uma fonte segura que por duas vezes ele tivera votos suficientes para se eleger, mas devido a um político poderoso da época, ele ficou de fora, dando a vaga a outro, disse João Muniz. Sobre a política atual, eleições, e esses nomes que estão aí, ele não quer nem saber, E, dá graças a Deus porque a sua família também não se mete e não tem ilusão com essas pessoas.


JOÃO MUNIZ E MONSENHOR GERSON: PENSE NUM ‘CABRA’ BRUTO!

Perguntado sobre as pessoas ilustres do passado, que já não estão mais no meio de nós, dentre elas, perguntamos a João Muniz se ele teve amizade ou havia convivido com o saudoso Monsenhor Gerson, vigário da Paróquia de São Benedito. “Eu tive a honra de ser amigo de Monsenhor Gerson, convivi com por muito tempo e sei de muita história dele”. Pense em um ‘cabra’ bruto! O bicho era bruto! (risos) Certa vez eu fui com ele para Marianópolis, ele tinha umas terras lá, aí, eu brincando ele, eu falei em sonho, que tinha tido um sonho. Ele me respondeu: “Que negócio de sonho, preto, eu lá acredito em sonho.” Aí, eu falei como era que um Padre não acreditava em sonho, pois está escrito lá na Bíblia que era através de sonhos que os mensageiros traziam as mensagens de Deus para os homens aqui na terra! Depois que eu falei isso, Monsenhor Gerson olhou para mim, sorriu e me disse: “Preto, preto, onde é que tu estás aprendendo isso”?


JOÃO MUNIZ E AS HISTÓRIAS DAS GRANDES ENCHENTES DO RIO MEARIM

João Muniz disse que as maiores enchentes do rio Mearim, ele viu todas elas. Falou que nas grandes enchentes, já viu a Praça Cinquentenário, conhecida como Praça da Sucam, totalmente alagada, as pessoas pegando canoas para passarem para o outro lado do bairro Tresidela. Para João Muniz, as maiores enchentes aconteceram nos anos de terminação 4: 1954, 1964, 1974 e 1984; que depois disso, as outras maiores foram a de 1985 e 2009. Viu muito o sofrimento do povo que contraiu doenças, perdiam seus pertences, fome e muita miséria. João Muniz nunca foi à guerra, mas já viu coisas nesses 85 anos de vida, que muita gente não acredita. Segundo João, quase todas as pessoas daquela época que tinham a sua idade, todos já morreram.


JOÃO MUNIZ E JOÃO DO VALE: QUEM É PATACA DOS DOIS?

“João do Vale foi moleque aqui em Pedreiras e nós brincamos muito jogando bola, correndo na rua e fazendo arruaça ali na Rua da Ponte. A minha vocação por Bum Boi começou desde pequeno brincando com João do Vale que improvisava um côfo de palha na cabeça coberto com saco de estopa e dizia que era o boi. Fora nós, a única pessoa que tinha boi era o finado Raimundo Cheque, na Rua do Correio, onde ele morava. Os nossos instrumentos eram feitos com o couro de camaleão que nós matávamos. Perguntamos se naquela época João do Vale já fazia música de boi, elerespondeu o seguinte: “Que eu saiba, não. No meu entendimento, João do Vale só se tornou compositor depois que foi para o Rio de Janeiro. Qualquer pessoa da nossa época sabe disso. A primeira música dele foi ‘Estrela Miúda’, que quem gravou primeiro foi Dalva de Oliveira.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Estar com um homem que guarda tanta história, uma lenda viva, que ultrapassou décadas e décadas e ainda está no meio de nós, é uma dádiva de Deus, é uma oportunidade ímpar para nós escrevermos a nossa história e darmos mais valor a quem um dia fez tudo para que a cidade hoje, embora não seja a terra dos sonhos, mas com certeza, bem melhor que antes. E, João Muniz é responsável por essa história viva.

Viva João Muniz! Viva o Boi Mimoso que parou de dançar! Viva o povo da nossa terra!

O QUE ESTÃO FALANDO DO MARANHÃO AÍ PRA FORA?

FALTA DE GERENCIA PÚBLICA, MAU USO DE DINHEIRO PÚBLICO E DESCASO FAZ VIOLÊNCIA EXPLODIR NO MARANHÃO:

O Presidio de Pedrinhas no Maranhão se tornou uma vergonha internacional com imagens de execuções e fugas em massa de presos de alta periculosidade. O sistema carcerário no país é falido e no Maranhão além de falido é vergonhoso e os criminosos sabem disso e aproveitam para ditar regras e cometer crimes dentro e fora do presidio. A polícia investiga, mas os recentes ataques a ônibus que além de queimar os veículos eles ainda roubaram os passageiros partiu de criminosos que fugiram de Pedrinhas. A crise na segurança pública do estado do Maranhão esta longe de acabar e a população esta no meio dessa guerra. (Site: Plantão Policial - Goiás)

 
Ônibus e carros particulares de passeio estão sendo atacadas neste instante em São Luis.

BARRA DO CORDA JÁ FOI. PEDREIRAS, SERÁ SE VAI?


Prefeito Eric assina a ordem de implantação do Sistema Municipal de Abastecimento de água

O fim do sofrimento enfrentado pela população de Barra do Corda com a deficiência do fornecimento de água tem seus dias contados, e sua história registrada, nesta quinta-feira, 18 de setembro.

O prefeito Eric Costa assinou durante a inauguração do shopping popular, a ordem de assinatura da implantação do SAAE – Sistema Municipal de Abastecimento de água, denominado (Águas da Barra); que promete não tão somente a municipalização dos serviços em Barra do Corda, mas também a garantia, segundo o prefeito Eric Costa, do fornecimento deles com total qualidade.

Na aprovação pela câmara de vereadores de Barra do Corda em agosto de 2013 o projeto teve apenas o voto contrário da vereadora Nilda Barbalho, no que revoga a Lei 020 de 2001 que regulamentava o setor e permitia exclusividade dos serviços de distribuição de água na cidade para a CAEMA.

(Foto) Em 2013, Eric Costa ao lado do prefeito de Pedreiras Totonho Chicote demonstrou bastante interesse no sistema implantado na cidade de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso e ouviu do diretor das Nascentes do Xingú controlador da empresa ÁGUAS, que detém a concessão em 18 municípios naquele estado sendo referência nacional. (REVEJA).

Fonte: barradocordanoticia.com

PEDREIRAS: VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO FAZ MAIS DUAS VÍTIMAS

Thyele Cristina, mais uma vítima do trânsito

Nesta manhã de quinta-feira, mais um grave acidente foi registrado em Pedreiras. A jovem Thyele Cristina, 25 anos, mãe de uma linda garotinha e filha do Bizil do Reggae, entra para a lamentável estatística de mortes no trânsito no Brasil.

Segundo informação do repórter Ribinha da FM, do Tribuna Pedreiras, Tielly Cristina e uma mulher de nome Francisca transitavam em uma moto nas proximidades da DRT e, subitamente, o motorista de um veículo gol abriu a porta e as duas se chocaram contra a mesma, sendo atiradas ao solo e chocando a cabeça. Lamentável: Uma faleceu no mesmo instante e a outra (Francisca) já fora encaminhada para Peritoró.

Francisca, mais conhecida com Nazilleide, neste momento encontra-se no HGP em Peritoró. Está na UCI, foi entubada, seu estado é estável, mas com um grande trauma na cabeça.

Infelizmente, mais um dia trágico a ser contabilizado no trânsito louro, irresponsável, caótico e omisso em Pedreiras. 

TRIZIDELA DO VALE COMEMORA ALTA DO IDEB


A Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, através Secretaria de Educação realizou nessa noite de quarta-feira, 17, uma bela e bem organizada festa de comemoração pelo índice que a Educação do Município alcançou no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, na qual contou com a participação de todos os funcionários da pasta, e ainda os diretores e professores, no Auditório Municipal, na Av. Deputado Dr. Carlos Melo.

Antes da festa de comemoração houve um momento mais formal, com uma palestra proferida por Silvania Campelo, de Teresina/PI, no sentido de motivar os professores e levar mais ânimo, coragem e amor por aquilo que fazem. Em seguida foi formada a mesa das autoridades que contou com as presenças do Prefeito Fred Maia, Secretária de Assistência Social Lígia Natália, Secretário de Agricultura Dé da Santopel, Presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Luíza Maria, Secretário de Juventude Benedito Brito e Secretária de Educação Márcia Maia.

Em sua fala, o Prefeito Fred Maia fez toda uma retrospectiva de tudo que já aconteceu em seu governo nesses 21 meses de administração e, impressionante que o gestor vai para os eventos, não leva sequer um papel anotado e tem na cabeça tudo que já fez, está fazendo e pretende fazer. Muitas obras estão sendo realizadas no governo futuro maior, não só na Educação, mas em todas as secretarias, pois não foi à-toa que o IDEB do município subiu e o homem é o 4º melhor prefeito do Maranhão. Tem mais é que festejar mesmo.

Um vídeo mostrando todas as ações nesses 21 meses de governo Fred Maia foi exibido para os presentes.
Na oportunidade, a Secretaria de Educação aproveitou o momento para divulgar o nome dos vencedores da etapa municipal da Olimpiada de Língua Portuguesa:

Gênero: Poema 
Título: Manchete
Aluno: João Luiz Melo de Sá Barrêto
Colégio Frei Germano de Cedrate
Professora: Silvandia.

Gênero: Memória Literária
Título: Galopadas na velha estrada nova
Aluno: Luiz Henrique Lima Alves
Colégio Frei Germano de Cedrate
Professora: Gessé.

Gênero: Crônica
Título: Dissolvendo a vida
Aluno: Wellington Silvestre Marques
Complexo Educacional Messias Rodrigues.

PREFEITO FRED MAIA INAUGURA SECRETARIA DA MULHER


O Prefeito Municipal de Trizidela do Vale, Fred Maia, inaugurou a Secretaria da Mulher, que mais que uma Secretaria na teoria e na prática, será também um espaço para que a Mulher cidadã do referido município possa ter o seu espaço como fonte institucional de apoio social, cultural, informativo e uma mão amiga que vai dar amor e carinho socialmente falando para a mulher trizidelense.

Nomeada para a pasta foi a competente assistente social Cinthia Coelho, uma profissional que já tem a sua marca em todo o Estado do Maranhão, nos diversos municípios que já passou. Tendo essa visão de que é importante para a cidade uma pessoa na competência de Cinthia Coelho, o prefeito Fred Maia não abriu mão de tê-la em sua equipe de governo, no intuito de que o trabalho social em prol da Mulher tenha significância nessa administração, que segundo as pesquisas é a quarta do Maranhão.

Houve um cerimonial para não passar em branco, com um grande número de participação feminina da baixada, especialmente na Rua São Joaquim, local onde a Secretaria está situada. Na cerimônia de inauguração, o prefeito Fred Maia e a secretária neófita deixaram suas palavras de otimismo, agradecimentos e de resposta por mais um trabalho realizado por esse governo que indiscutivelmente tem um futuro melhor para os seus munícipes.

Acompanhe abaixo, entrevistas com Fred Maia e Cinthia Coelho



VÍTIMA DO TRÂNSITO: SR. CHICO BORGES RECEBE ÚLTIMAS HOMENAGENS DE PARENTES E AMIGOS


Francisco Carneiro Borges, popularmente conhecido como Chico Borges, foi atropelado e morto no final da tarde de domingo na Avenida Rio Branco em Pedreiras perto de onde morava. 

Seu corpo está sendo velado no Povoado Encantado, no município de Bernardo do Mearim. 

Parentes e amigos lamentam muito a sua perda e a situação lastimável que está o trânsito de Pedreiras - uma verdadeira guerra e desordem generalizada, que, a cada dia, destrói famílias, mutila jovens e invalida vidas promissoras. 

Pricilla Borges, neta do Sr. Chico Borges, emocionada, deixa um recado ao seu avô.


INTERNET TEM QUE TER QUALIDADE NO SINAL E NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO


É assim que esse cidadão está fazendo em Pedreiras e muitas cidades da região, levando um trabalho de INTERNET com qualidade, com prestação de serviço rápido e eficiente, no sentido de deixar a sua clientela satisfeita com o sinal que chega até suas casas.

NOVELTY TELECOM, guarde esse nome. E, Jackson Furtado, é o nome do proprietário que está revolucionando serviço de Internet no Maranhão. É aquele mesmo, que trabalhou uma vida no Armazém Paraíba de Pedreiras, um excelente funcionário que resolveu montar o seu próprio negócio.

Nada contra as demais operadoras, mas eu assino embaixo e recomendo NOVELTY TELECON, escritório na Avenida Mariano Lisbôa - 1398-A, no Bairro do Engenho. Telefones: 0800 773 0303 ou (99) 8208 4965.

NOVELTY TELECON, Internet Banda Larga, a mais nova parceira do Blog Pedras Verdes.

VEJA TAMBÉM: REMINISCÊNCIAS


PEDREIRAS FEST | FOI TOP! TOP! TOP!

Mara Pavanelly - Fantástica

A primeira Edição do Pedreiras Fest, que foi realizado neste sábado, 13/09, no Clube Estação Cidade, atendeu todas as expectativas, e foi muito além. Uma noite para ficar gravada na mente de muita gente feliz e bonita que foi para se divertir e ver grandes shows. dois palcos com mega estrutura receberam as bandas Forró de Marca, Taty Girl, Mara Pavanelly, Xé Pop e Matheus Fernandes, que sem perder nenhum minuto, rasgaram a noite e romperam do dia. 
Adalberto Jr, Sérgio Benigno e Binha Liandro
Uma festa para entrar no calendário cultural de Pedreiras. O Pedreiras Fest foi elaborado, coordenado e posto em prática através do esforço conjunto dos advogados Sérgio Benigno, Adalberto Jr e Binha Liadro. 

Sinta um pouco da festa e veja abaixo o tamanho do PIPOCO!

O POVO FICOU ATÉ DE MANHÃ


Palco 2

DOMINGO SANGRENTO EM PEDREIRAS E TRIZIDELA DO VALE: MORTE NO TRÂNSITO E ASSASSINATO


Domingo, 14/09, aconteceram duas mortes na cidade. Pedreiras, que em muitos aspectos lembra uma grande capital, vez e outra, acontece esse tipo de tragédia. 

Atropelamento na Avenida Rio Branco em Pedreiras

No final da tarde, o senhor Francisco Cordeiro Borges, que morava nas imediações do Antigo Hospital Hélia Fernanda, foi colhido por uma moto que trafegava em alta velocidade na Avenida Rio Branco. O impacto da batida foi grande, causando ferimentos letais. Seu Chico Borges, como era conhecido, foi levado ao Hospital Geral, no entanto, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

Assassinato no Balneário Theago Costa em Trizidela do Vale

Um homem chamado Márcio Calheiro Marinho foi encontrado morto nas proximidades dos bares do Balneário Theago Costa, embaixo de uma árvore. Segundo informações da vizinhança, que tem uma boa visão do local do crime, e que moram no Alto Pão de Açúcar em Pedreiras, na outra margem do Rio Mearim. Três estampidos foram ouvidos e em seguida o gritos de Márcio pedindo que não o deixassem morrer.

Márcio é primo do Advogado Alexandre Assaiante que é filho da inesquecível Lorinha. Alexandre em sua página pessoal deixe este comunicado abaixo: