Sema realizará capacitação e posse dos membros dos Comitês de BH do Munim e Mearim


O QUÊ: Posse e capacitação dos membros dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Munim e do Maerim.

HORA: 9h às 12h e das 14h às 18h

QUANDO e ONDE:

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim será realizada nos dias 04 e 05 de novembro, no período de 9h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório da Universidade Federal do Maranhão, Campus Chapadinha, localizado na Br 222, Km 04, S/N, Chapadinha – MA

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 12h e 14h às 18h, no auditório da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, localizada na Rua Abílio Monteiro, Engenho, em Pedreiras. Na ocasião, também será discutida a minuta de regimento interno do Comitê.

Informações Adicionais:

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e as Diretorias Provisórias dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Munim e Mearim convocam os membros titulares e suplentes dos respectivos comitês para participarem da 1ª Reunião Ordinária do Comitês, do Curso de Capacitação “Instalação de Comitês de Bacia Hidrográfica” e para as solenidades de posse dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim e Mearim. 

A Capacitação para os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim será realizada nos dias 4 e 5 de novembro, no período de 9h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório da Universidade Federal do Maranhão, Campus Chapadinha, localizado na Br 222, Km 04, S/N, Chapadinha - MA.

O Curso de Capacitação “Instalação de Comitês de Bacia Hidrográfica” será ministrado pela Secretária Executiva Adjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranapanema, Suraya Modaelli e pelo Coordenador da Câmara Técnica de Planejamento, Avaliação e Saneamento do CBH Médio Paranapanema, Emílio Prandi.

Durante a capacitação serão discutidos temas de relevância para o processo de instalação do Comitê da Bacia do Rio Munim, tais como: O passo a passo da instalação de um comitê; O funcionamento da Secretaria Executiva; O funcionamento de Câmaras Técnicas; Recursos financeiros para o funcionamento do Comitê; Funcionamento de Agências de Bacia, Comitês de Bacia e instrumentos de gestão (outorga, cobrança, planos de bacia, Fundo Estadual); Educação ambiental no âmbito do Comitê, entre outros assuntos. Também será discutida a minuta de regimento interno do Comitê. Os comitês são órgãos colegiados integrantes do Sistema Nacional do Gerenciamento dos Recursos Hídricos, fundamentais para a execução da Política Estadual de Recursos Hídricos.

No dia 6 de novembro, durante o período da manhã, serão realizadas reuniões dos 3 segmentos (poder público, usuários de água e sociedade civil) para a discussão sobre indicações para composição da Diretoria do Comitê (Presidente, Vice-Presidente e Secretaria Executiva).

Ainda no dia 6, a partir das 14hs, ocorrerá a 1ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim, na qual haverá a solenidade de posse dos membros (titulares e suplentes) do Comitê, eleição da diretoria e aprovação do regimento interno.

Já a Capacitação para os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearimserá realizada nos dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 12h e 14h às 18h, no auditório da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, localizada na Rua Abílio Monteiro, Engenho, em Pedreiras. Na ocasião, também será discutida a minuta de regimento interno do Comitê.

No dia 20 de novembro, durante o período da manhã haverá reuniões dos 3 segmentos (poder público, usuários de água e sociedade civil) para discussão sobre indicações para composição da Diretoria do Comitê (Presidente, Vice-Presidente e Secretaria Executiva).

Ainda no dia 20, a partir das 14h, ocorrerá a 1ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, onde será realizada a solenidade de posse dos membros (titulares e suplentes) do Comitê, eleição da diretoria e aprovação do regimento interno.

Os Comitês das Bacias Hidrógráficas dos Rios Munim e Mearim são compostos por representantes dos segmentos: sociedade civil, poder público e usuários. Ele foi formado após um amplo processo de discussões, reuniões e palestras sobre o papel do Comitê de Bacia Hidrográfica realizado em diversos municípios maranhenses.

A formação dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Munim e Mearim foram culminadas com as realizações em junho de 2014 das eleições dos representantes da sociedade civil, do poder público e dos usuários de água habilitados, no processo de cadastramento, coordenado pela SEMA, Diretoria Provisória e Comissão Auxiliar do referido Comitê.

Outras informações e esclarecimentos sobre o assunto podem ser obtidos por meio dos emails: sgp.sema@outlook.com ou comitedebaciasmaranhao@gmail.com ou pelo telefone: (98) 3194-8900 – Superintendência de Recursos Hídricos.

Histórico e Gestão participativa 

O Maranhão é detentor de um conjunto de 12 bacias hidrográficas, que o torna privilegiado na oferta desse recurso. Em 2013, a criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Munim e Mearim foi regulamentada com a homologação da Lei n° 9.956/2013 e da Lei n° 9.957/2013, que instituíram os Comitês das respectivas Bacias Hidrográficas.

Numa conquista inédita para a área de recursos hídricos e para o órgão ambiental estadual, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade no dia 13 de novembro de 2013, a lei que estabeleceu a criação dos Comitês de Bacia Hidrográfica dos rios Munim e Mearim.

A criação dos comitês das bacias hidrográficas dos Rios Munim e Mearim foi o ponto de partida para a organização dos demais comitês estaduais.

A criação dos Comitês favorece a gestão participativa e eficaz das bacias, possibilitando a elaboração de políticas de conservação e uso sustentável, em médio e longo prazo, do plano de gestão das bacias com participação dos usuários, entre outras medidas.

COLUNA DIOGO NASCIMENTO: VIVA A DEMOCRACIA!


Eleição encerrada, urnas apuradas, vencedor apresentado e muitos brasileiros festejando a vitória da candidata Dilma e muitos outros tristes (eu estou neste grupo) com a não eleição do meu candidato. Fazer o quê? Não há nada a ser feito. Democracia é democracia. E a nossa, apesar dos muitos problemas inerentes a uma democracia jovem, caminha firme enfrentando todos os tipos de barreiras possíveis no intuito de torná-la mais frágil, como por exemplo, a criação dos Conselhos Populares, que a Câmara dos deputados já fez o grande favor de jogar na lixeira e que o Senado também assim o fará. 

No primeiro turno votei em Marina Silva, não por achar que ela seria a salvadora da pátria, mas por saber que o embate PT e PSDB não faz bem ao Brasil. Se o PT diz em alto e bom som que a disputa entre os dois partidos é dos ricos contra os pobres, o que eles diriam sobre Marina? O discurso não colaria com ela. “Marina vai acabar com o Bolsa Família”, diziam os petistas aos quatro cantos do país. Como pode alguém que passou fome querer acabar com o maior projeto de transferência de renda de todos os tempos? Impossível de acreditar, mas muitos dos nossos, com o medo do novo, preferiram acreditar nas mentiras da tropa petista. 

Marina não foi ao segundo turno, mas foi a responsável por levar a eleição ao segundo turno, de novo, assim como em 2010. Um país continental como o nosso, com tantos problemas a serem discutidos, não pode resumir uma eleição num primeiro turno. Há muito o que se discutir. Marina não perdeu a guerra, apenas perdeu mais uma batalha. Muitos dirão que Marina saiu menor do que entrou nesta campanha. E eu vejo exatamente o contrário. Marina foi coerente, apostou na terceira via, e quando viu que não seria possível continuar discutindo o Brasil, optou por apoiar uma nova mudança. Simplesmente por ser salutar ao Brasil uma alternância de poder. E pasmem, não pediu nenhum ministério em troca do apoio. 

Marina foi a responsável por trazer ao debate brasileiro os conceitos de desenvolvimento sustentável e de nova política. Uma nova política que pode ser feita até com velhos partidos e velhos políticos. Por que o que se quer não é mudar apenas as caras e as aparências, mas o jeito de fazer política. É possível fazer nova política com o PSDB? Sim, é possível fazer nova política inclusive com o PT, que aí está no governo. Para fazer nova política o que precisa mudar são os hábitos e as práticas. E tudo pode ser mudado, basta vontade. 

No segundo turno votei em Aécio. Votei e não votei perdido. As pessoas que hoje votam em um candidato a deputado federal, por exemplo, e amanhã já nem lembram em quem votaram, certamente dirão que votar perdido é votar em quem perde uma eleição. Mas pra você que vota com consciência, seriedade e com a preocupação coletiva em que melhorias possam ocorrer em vários segmentos da sociedade, certamente sabe que votar perdido é votar em quem compra o voto de alguém, em quem é eleito e não cumpre o que promete ou esquecer em quem você votou, aí sim o voto foi perdido. 

Serão 16 anos de governo petista. Alguns já estão de boca cheia dizendo que em 2018 Lula será candidato e que o partido em questão governará por vários e vários anos, assim como o Sarney governou no Maranhão. Pode até ser verdade. Mas eu não acredito. Sabe por quê? Faça uma pequena reflexão: Se você gosta de um determinado cantor, acaba por ouvir a mesma música dele várias vezes, mas uma hora você acaba abusando daquilo. Foi assim no Maranhão. Depois de anos ouvindo a mesma cantiga, o povo abusou e deu a maior surra de votos que alguém já levou numa eleição. Flávio Dino tá aí, eleito no primeiro turno, com uma diferença enorme de votos para o segundo colocado, que certamente não levaria o Maranhão pra frente de jeito nenhum. 

Quanto a eleição do último domingo, some os votos você mesmo. Dilma teve mais de 54 milhões de votos. Aécio teve mais de 51 milhões de votos. E mais de 30 milhões de pessoas deixaram de votar. Além de quase 2 milhões de votos Brancos e mais de 5 milhões de votos nulos. Se você fizer a conta, vai perceber que do total de eleitores aptos a votar, Dilma não teve a metade do eleitorado a favor dela. O que é bem representativo. 

Espero sinceramente que Dilma faça um bom governo, porque se piorar, não é só quem votou em Dilma que vai sofrer. Mas o que podemos aguardar, pela situação que já vem se desenrolando, é que o prognóstico não é bom. Um dos líderes do PMDB, Eunicio Oliveira, candidato ao governo do Ceará, perdeu a eleição para um petista. O presidente da Câmara, Henrique Alves, também do PMDB, perdeu a eleição para o governo do Rio Grande do Norte para um candidato apoiado pelo Lula. O PMDB é partido do Vice-presidente da República e certamente os perdedores “aliados” não deixarão barato. Ou serão nomeados ministros ou serão fiéis membros da oposição. E essa situação já começou. Os conselhos populares, que citei no início, já foram derrotados na Câmara, com apoio do PMDB, e serão também derrotados no Senado, com o apoio do PMDB. E mal a eleição passou, o Banco Central já anunciou, aumentou os juros. Que belo presente pós-eleição! E ainda faltam outros, os próximos, já anunciados anteriormente pelo Ministério da Presidenta Dilma, serão o aumento na conta de energia e o aumento no preço da gasolina. Parabéns!!!! 

Independente de você ter votado Dilma ou Aécio ou Marina, o que importa é que formamos um só povo, e pra frente é que se anda. Respeito mútuo e serenidade para festejar as vitórias e compreender as derrotas. Viva a democracia! 2018 é logo ali. 
 
--
Diogo Nascimento
Farmacêutico-Bioquímico
Membro da Academia Lagopedrense de Letras e Artes
Coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Pedreiras/MA
Presidente da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão

PEDREIRAS: INAUGURADO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO NO HOSPITAL MUNICIPAL

Bruna Sofia, foi o primeiro bebê registrado

Nesta tarde de quarta-feira, 29/10, nas dependências do Hospital Geral de Pedreiras, a diretora daquele ressinto, Dorinha Dantas, junto à secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira; o secretário de Saúde de Pedreiras Marcus Louro, junto à primeira-dama Íris Chicote; e também representantes dos Conselhos Tutelar e de Saúde, na oportunidade inauguraram o Cartório de Registro Civil de Nascimento. 

A partir de hoje, toda gestante que realizar seu parto no Hospital Geral, já sairá com seu bebê devidamente registrado.

Inicialmente o atendimento será realizado três vezes por semana por um agente cartorário devidamente qualificado e autorizado.

Marcus Louro ao lado da secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira e representantes do Conselho Tutelar

(E) Diretora do Hospital Geral Dorinha Dantas entrega cartilha junto com Primeira-dama Íris Chicote

Pe. Zé Geraldo e Pastor Neto abençoaram os serviços





Estudo avalia impacto das enchentes nas margens do Rio Mearim

Enchente de 2009 em Pedreiras/Trizidela do Vale

Um estudo sobre o impacto da erosão, do uso indevido das margens e das enchentes do Rio Mearim vai ser apresentado em audiências públicas no próximo mês de novembro, nos municípios maranhenses de Grajaú, Presidente Dutra e Buriticupu.

As informações apresentadas durante as audiências vão servir para a elaboração de um plano diretor que visa ajudar a preservar a Bacia Hidrográfica do Mearim, considerada a maior do estado, e que atinge um total de 83 cidades da região.

O estudo mostra ainda de forma detalhada a situação de milhares de famílias que vivem na região do Médio Mearim, localizada no Centro do Maranhão, que são afetadas todo ano pelas enchentes do Rio, principalmente nas imediações de Trizidela do Vale, Pedreiras e Bacabal.

Nessas áreas que são habitadas por milhares de famílias ribeirinhas, muitas pessoas acabam sofrendo as conseqüências das enchentes, que alagam o espaço desde a década de oitenta. Muitas delas chegam a ficar meses longe dos seus ambientes de moradia, sendo abrigados em escolas assistidas pelo o Poder Público.

De acordo com a dona de casa Maria Sena, que mora nas proximidades onde ocorrem as enchentes, a preocupação da comunidade se torna muita mais visível quando o rio começa a avançar sobre o território. “Todo mundo quando vê o rio avançar já fica pensando pra onde vai”, desabafa.

Para o Secretário-adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Cidade, Frederico Burnett, as inundações podem ser causadas por fatores como a ocupação de áreas inadequadas, obras e até ocupações em terreno desnivelado. “Nós temos várias causas dessas inundações, desde a ocupação de áreas inadequadas, ou obras ou ocupações ou atividades que contribuem para as enchentes”, explica.

Todos os resultados das análises socioeconômicas ambientais e culturais vão compor o Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Mearim que será apresentado em 2015 pelo governo Estadual e Federal.

http://g1.globo.com/

COLUNA AR-15: Reminiscências – noite memorável de lançamento


Por Allan Roberto, da Academia Pedreirense de Letras-APL

Na última quarta-feira, 22, Pedreiras viveu uma noite memorável em sua história de celeiro cultural: o lançamento do livro Reminiscências, da autoria de Joaquim Filho.

Na noite do dia do seu natalício de 50 anos, na missa de ação de graças, o autor aproveitou e surpreendeu aos presentes com outra cerimônia emocionante: seu casamento com a deusa de sua vida, sua esposa Deusa. Noite de emoções e júbilos.

Joaquim e João Muniz
Joaquim é escritor e poeta de lavra farta e competência reconhecida e renomada. Lançou seu primeiro livro, Criança de Rua, em 1990. E de lá para cá, o autor da linda poesia “Quero viver Pedreiras”, já cantada e declamada em todos os ritmos e vozes, vem produzindo com qualidade; a saber: Retratos da Minha Inspiração – 1995; Meus Versos Alados – 1998 e Poesia, Essência da Vida – 2006. No prelo, tem já outra obra que vai invadir as livrarias do Brasil por seu objeto e sua completude e deve ganhar a curiosidade dos amantes e pesquisadores da arte e das ciências sociais das nossas universidades – falo do seu próximo livro, Vida e Obra do Maranhense do Século.

Voltando à cerimônia de lançamento de Reminiscências, o evento foi aberto pelo Presidente da nossa Academia Pedreirense de Letras – APL, Filemon Krause, e foi embalada por canções de Neto do Kawako, Dilza Siqueira, Paulo Piratta e poesias de tantos poetas lá presentes. A sociedade em peso estava lá representada em todos os seus segmentos sociais e culturais, dos mais humildes aos mais capitalizados, do rock, à poesia, passando pelo Tambor de Crioula e pelo nosso Bumba meu Boi do grande Joâo Muniz, que nos emocionou a todos.

A noite do lançamento de Reminiscências foi tão bela como a obra de Joaquim, tão grande como sua pessoa, tão eclética como suas relações, tão boa como seu coração. Viva nosso Joaquim Filho! Viva noss Pedreiras, celeiro cultural do nosso Brasil!!

MAIS FOTOS  NO LINK ABAIXO

CORRETO NA VIDA, DIREITO NA PROFISSÃO!


Por: Joaquim Filho

O jovem Jerffesson José Silva Souza, filho do Casal Sgt. F. Souza e Lafayete Silva (ele, Sargento da Polícia Militar do Maranhão; ela, funcionária do Poder Judiciário de Pedreiras), é o mais novo advogado da nossa cidade, recentemente passou na prova da OAB e breve estará comemorando esse feito com familiares e amigos, nesse momento de graça tão importante de sua vida. O blog Pedras Verdes parabeniza Jerffesson Souza, seus pais, familiares e aproveita para tornar público esse fato e o homenageia por merecer.

10ª CIA DE POLÍCIA MILITAR AGORA É 19º BATALHÃO DE POLÍCIA


Por: Joaquim Filho

Verdades ou simplesmente boatos, o certo é que foi publicado nessa terça-feira (21) nas redes sociais que a medida provisória que tem como finalidade transformar várias companhias independentes da polícia militar do maranhão em batalhões, medida essa que visa beneficiar também a cidade de Pedreiras com um batalhão.

Para o blog Pedras Verdes isso não foi nenhuma novidade, pois há dias que essa “carta” está nas mangas, aguardando apenas a hora e o momento certo de divulgá-la com maior precisão através de fonte fidedigna e parceira deste periódico virtual. 

Hoje a tarde recebemos um telefonema do Comandante da 10ª CIA de Polícia de Pedreiras, Major Maurício Bezerra, informando que nessa terça-feira (28), a partir do meio dia, haverá na Associação Atlética Banco do Brasil uma feijoada em comemoração à chegada do 19º Batalhão de Polícia aqui na cidade de Pedreiras. E disse ainda que fazia questão da presença do Blog Pedras Verdes fazendo a cobertura do evento que contará com a presença de muitas personalidades do meio empresarial, jurídico, militar e político.

BRASIL: Dilma prega união do país e promete começar governo com reforma


por Folha de São Paulo via blog do John Cutrim

Após ser reeleita com 51,6% dos votos válidos, na disputa mais apertada da história, a presidente Dilma Rousseff discursou para uma militância inflamada em um hotel de Brasília na noite deste domingo (26). Na fala (leia a íntegra ), Dilma defendeu a reforma política por meio de um plebiscito.

“Vamos encontrar a força e a legitimidade exigida nesse momento de transformação para levar à frente a reforma politica. Quero discutir isso com o Congresso Nacional e com toda a sociedade brasileira”, disse a presidente reeleita.

Dilma também se comprometeu a punir casos de corrupção. “Terei um compromisso rigoroso com o combate à corrupção e com a proposição de mudanças na legislação atual para acabar com a impunidade, que é protetora da corrupção”, disse durante a fala, em Brasília.

“Ao longo da campanha, anunciei medidas que serão importantes para a sociedade e para o país enfrentarem a corrupção e acabar com a impunidade”, acrescentou.

ECONOMIA

Na área econômica, Dilma afirmou querer combater o aumento da inflação. “Seguirei combatendo com rigor a inflação e avançando no terreno da responsabilidade fiscal. Antes mesmo do início do meu próximo governo eu prosseguirei nesta tarefa”, disse.

Durante seu discurso, Dilma afirmou que quer ser uma “presidente muito melhor do que foi até agora”. “Quero ser uma pessoa melhor do que tenho me esforçado por ser. Esse sentimento de superação deve não só impulsionar o governo mas toda a nação”, disse.

No início de sua fala, Dilma agradeceu o apoio de Lula que foi saudado pela militância com um grito de “Lula eu te amo”. Em todas os momentos em que foi citado, Lula foi mais exaltado do que Dilma. Com a militância exaltada, a própria Dilma pediu silêncio aos presentes. “Minha voz se foi. Estou aqui com um restinho de voz. Peço que vocês me ajudem. Peço uma força à vocês”, disse. Ao final, os militantes cantaram o hino nacional.

DIÁLOGO

Em sua fala, Dilma reconheceu que precisa dialogar mais com diversos setores da sociedade. “Conclamo, sem exceção, a todas as brasileiras e todos os brasileiros para nos unirmos em favor da nossa pátria, do nosso país, do nosso povo. Não acredito, sinceramente, que essas eleições tenham dividido o país ao meio”, disse.

Para a petista, a “energia mobilizadora” das eleições precisa ser convertida em um “entendimento comum” com fazer o país avançar. “Algumas vezes na nossa história, resultados apertados produziram mudanças mais fortes e rápidas”, disse.

A defesa do diálogo e da união entre os brasileiros é uma tentativa de minimizar as consequências do duro embate travado entre Dilma e seu adversário, o senador Aécio neves (PSDB) no segundo turno das eleições, marcado por acusações mútuas de corrupção e de falta de preparo para gerenciar o país.

Muito criticada em sua gestão por não dialogar com setores essenciais, inclusive com os movimentos sociais, Dilma enfatizou que está aberta ao diálogo. “Estou disposta a abrir um grande espaço de dialogo com todos os setores da sociedade para encontrarmos solução mais rápida para nossos problemas.

Dilma discursou ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Michel Temer, e dos presidentes dos partidos da sua coligação: Rui Falcão (PT), Carlos Lupi (PDT), José Renato Rabelo (PC do B), Ciro Nogueira (PP), Vitor Paulo (PRB), Antônio Carlos Rodrigues (PR), Kassab (PSD), Eurípedes Júnior (Pros).

Dilma tem vitória mais folgada em Belágua (MA); a de Aécio é em Miami


Do UOL

Dilma Rousseff venceu com maior diferença em Belágua, no Maranhão. A petista, reeleita neste domingo (26), teve 93,93% dos votos válidos na cidade, contra 6,07% do tucano. Foram 3558 votos para Dilma contra apenas 230 para Aécio.

Já havia sido assim no primeiro turno: 92%, contra 4% de Marina Silva (PSB) e 2% de Aécio Neves (PSDB).

A cidade aparece no pódio das piores rendas per capita do país, segundo o IBGE. Por lá, as pessoas vivem com R$ 146 mensais. Só outras duas localidades maranhenses, Marajá do Sena e Cachoeira Grande, têm rendimento inferior, pelos números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já o peessedebista venceu mais tranquilamente em Miami (EUA), onde somou 91,79% dos votos válidos (7.225), contra 8,21% (646) de Dilma.

CLASSE CONSTRUÇÕES LTDA: UMA EMPRESA SÉRIA E DE CREDIBILIDADE!


Por: Joaquim Filho 

Um dos maiores problemas que existem hoje nas administrações públicas municipais, que tem dado grande dor de cabeça a muitos prefeitos, é a questão de algumas empresas prestadoras de serviços na construção civil, não terem compromisso e responsabilidade com os projetos que assumem, como a construção de obras que são contratadas pelas prefeituras, nas quais estão envolvidas parcerias do Governo Federal e Estadual.

Tem-se visto por esse Brasil adentro a grande quantidade de obras paradas, mal-feitas e muitas delas nem começadas, em detrimento de contratos mal elaborados, com empresas de fachadas e algumas laranjas.

Realidade triste como essa onde o dinheiro público desce pelo ralo ou mesmo parando na conta e no bolso de muitos políticos corruptos, não é o caso do município de Capinzal do Norte-Ma, e nem da conceituada empresa Classe Construções, cujo proprietário é o empresário Paul Getty S Nascimento, que há mais de 15 anos no ramo da construção civil tem sido uma empresa que por onde passa tem deixado a sua marca, com um trabalho bem feito, de qualidade e com moral para dizer ao Gestor que o mesmo poderá inaugurar a obra, pois o empresário Paul Getty jamais entregou uma obra para não estar em seu perfeito estado de conclusão.

Hoje (26) tivemos a oportunidade de constatar "in loco" um pouco da realização e da metodologia de trabalho da Classe Construções, nos dirigindo para a cidade de Capinzal do Norte, visitando o alojamento da empresa, fazendo um corpo a corpo com os operários, mestre de obra, engenheiro, técnicos e até o simples ajudante geral, vendo no rosto de cada um daqueles senhores a satisfação de trabalharem em uma empresa que valoriza o trabalhador. Por sinal, hoje era só alegria da rapaziada, era dia de pagamento no canteiro de obra.

Da cidade, pegamos uma estrada vicinal e numa distância de 6km, no Povoado Espírito Santo I, nos deparamos com uma construção de uma USB, já em fase de conclusão, com 300m2, uma parceria do Governo Federal, através do Ministério da Saúde com a prefeitura municipal daquela cidade.

Conversando com o empresário responsável da obra, ele nos falou: "Como vocês podem ver, aqui está uma obra feita com responsabilidade, com material de qualidade, que em breve será entregue a essa comunidade que muita enseja por essa Unidade Básica de Saúde, na qual existem várias salas para atender todas as necessidades de um posto de saúde. É a única USB da região que é feita com muro para dar mais proteção e segurança ao prédio, aos funcionários e aos pacientes."

Não é à-toa que a Construtora Classe Construções Ltda tem a sua marca em quase todos os 217 municípios do Maranhão, que por onde tem passado tem deixada a sua marca de competência, bons serviços, credibilidade e responsabilidade com o dinheiro público que recebe para ser aplicado devidamente.

MAIS FOTOS, CLIQUE NO LINK ABAIXO

LIMA CAMPOS: JAÍLSON FAUSTO, SERÁ QUE VAI SER JAÍLSON DO GÁS?


LIMA CAMPOS, TERRA DO PREFEITO JAÍLSON FAUSTO AGORA É TAMBÉM A TERRA DO GÁS.

Por Joaquim Filho

Hoje pela manhã quando nos dirigíamos para a cidade de Capinzal do Norte, na companhia do empresário Paul Getty, da Classe Construções Ltda., e do jovem Alexandre Seabra, da empresa Alpha Locadora, quando de repente avistamos dentro do mato, na margem direita da MA que liga Pedreiras à Lima Campos, e por curiosidade adentramos a área restrita da empresa OGX que há tempo vem pesquisando a existência de Gás nas terras limacampenses, que agora é uma realidade.

Como se pode constatar de perto, em um furo de reportagem e de forma exclusiva, conseguimos fazer imagens desse espetáculo da natureza, desse fenômeno que só constatando de perto é capaz de ver o gás jorrando dos poços e soltando uma tocha de fogo numa altura de 50 metros.

Impressionante, é que todo o local, com a queima do gás, há uma temperatura quase que insuportável, que não sabemos como os trabalhadores conseguem ficar tão próximo e realizar o trabalho que está sendo feito, a extração do gás em terras da cidade de Lima Campos.

Indubitavelmente, com essa exploração de gás em Lima Campos, a cidade com certeza terá mais qualidade de vida, pois com isso, o município passará a arrecadar mais impostos que trarão benefícios para a cidade.

Confira com exclusividade as imagens que fizemos nessa manhã do dia 26 de outubro. Podemos agora dizer que Lima Campos está a todo gás.

COLUNA AR-15: MIRANDO EM AÉCIO NEVES


Eleições Presidenciais – 2º turno - Coletâneas
23/10

Dr. Allan Roberto
Fui das fileiras do PT. Ingressei por lá em 1988, ainda aos 16 anos, na campanha de Luíza Erundina a prefeitura de SP e por lá militei aguerridamente por mais de 15 anos, partidária, eleitoral e no movimento estudantil secundarista e de Medicina na minha faculdade e na União Nacional dos Estudantes-UNE na DENEM-Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, entidade das quais fui dirigente. Fui militante aguerrido, destemido, radical e pelo PT dediquei meu pouco dinheiro, muito, tempo, suor, sangue, lágrimas e até fui preso. Fui coordenador de 02 campanhas municipais do PT em nossa região. Viajei muito a serviço da militância petista e conheço os líderes petistas de perto e convivi próximo a todos. Depositei no PT todos os meus sonhos de um futuro melhor para o meu país e o meu povo. E o que pude ver foi um governo comprometido com a corrupção e o status quo, cujos programas sociais são apenas panos de fundo para saquear o dinheiro público para financiar projetos sórdidos do partido; que sustenta seus governos com propagandas mentirosas, como essas de convencer gente que ganha 300 reais/mês de que não é mais pobre e já é classe média; de dizer que criou milhões de empregos que não existem; que diz distribuir renda com um programa que acostuma o indivíduo na miséria e não lhe oferece um emprego que é o que de fato lhe liberta e emancipa; que faz um jogo sujo e rasteiro nas campanhas eleitorais, desconstruindo reputações, disseminando mentiras e semeando ódio e terrorismo eleitoral; que aparelha o estado brasileiro a serviço dos espúrios interesses do partido, o que nem a ditadura fez; que tenta tirar nossa liberdade, amordaçar a sociedade, limitar os poderes das instituições constituídas e paulatinamente vai levando o país a uma ditadura baseada na máxima de Goebells, o marketeiro de Hitler, que dizia que uma mentira repetida a exaustão torna-se no imaginário popular uma verdade.

Não! Não é esse o partido em que eu iniciei minha vida política cheio de sonhos e boas intenções para o meu povo e meu país. Esse partido nesses 12 anos de poder só me frustrou e envergonhou.

Nenhum partido pode ser maior que o Estado e que a Nação, como o PT criminosamente pretende ser.

Por isso, precisamos de mudança. E se não der certo, mudamos de novo.

E a mudança que promete melhores dias ao nosso povo e progresso ao Brasi tem nome - é AÉCIO. E tem número - é 45!

Vamos mudar! Vamos ser mais e maiores por nós mesmos e por nossos irmãos brasileiros e nosso país, minha gente!

Até a vitória sempre!!!


22/10

Há mais de 60 anos Luiz Gonzaga já cantava denunciando profeticamente sobre o que se tornaria hoje o Bolsa Família. Vejam "Vozes da seca-1953" - " Seu dotô os nordestino tem muita gratidão. Pelo apoio dos sulista nessa seca do sertão. Mas doutô uma esmola para um homem que é são. Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão. "


21/10

Entramos na reta final da campanha eleitoral e a intensidade de ódio nas postagens e debates aqui continuam me preocupando. Não sejamos insensatos. Não se faz política com ódio. Saibamos viver a beleza e a grandeza dessa linda festa democrática que custou à nossa nação muita luta, lágrimas e sangue. PT e PSDB não são partidos tão diferentes assim e seus quadros políticos foram responsáveis pela reconquista da democracia nesse país - foram presos, cassados, torturados e exilados pela ditadura na defesa da democracia. PSDB e PT são os responsáveis pelos maiores avanços e transformações sociais no Brasil nos últimos 20 anos. E ficam esses desinformados que não conhecem a história e não a viveram propagando o ódio na rede, invadindo perfis, desfazendo amizades, ofendendo honras etc em plena demonstração de intolerância, que é sinônimo de ausência de civilidade e inteligência. Lembrem-se que há um ditado popular que diz que "a política passa e a vida continua". Sem falar que em "briga de pedra, garrafa não se mete porque se quebra". Explico: fui estudante universitário petista cara-pintada que ajudou a derrubar Collor em 1992 nas ruas do Brasil por ocasião do seu impeachment, que quem protagonizava era o PT através de seus 02 à época deputados, hoje presos, José Genoíno e José Dirceu. Cassamos Collor. O PT chega ao poder e tenho o desprazer nessas eleições de presenciar em Alagoas o PT eleger Collor senador em detrimento da grande fundadora do PT, hoje no PSOL, Heloísa Helena. Assim é a política: o meu adversário de hoje é o meu potencial aliado de amanhã e vice-versa. E viva a democracia!!!


17/10

Um dos meus principais motivos para votar em Aécio e o prepoderante fator denominado alternância de poder – algo imprescindível e salutar para a vitalidade da democracia. Já se foram 12 anos de PT no governo. Muitos avanços se observam. Mas já está bom de PT. Até porque o plano do deles é mais 08 anos de Lula após esses mais 04 de Dilma, caso ela ganhe essas eleições. 

Como exemplos de como a alternância de poder é importante, darei a das mais sólidas democracias da América e da Europa. Pego os Estados Unidos da América, a França e a Inglaterra. Nesses países, quando um partido está já há 08-10 anos no poder, mesmo que esteja administrando bem demais, a sociedade toma a decisão de trocar de partido mandatário, pois exige alternância para vitalizar sua demoracia. Seja entre os Republicanos e Democratas americanos ou entre os Conservadores e Trabalhistas ingleses ou entre os Socialistas e as correntes conservadoras francesas. Portanto, mais um motivo para mudarmos e fortalecermos nossa democracia


19/10

Aos meus irmãos maranhenses, conclamo todos a uma reflexão: a esmagadora maioria desse estado optou pela mudança e derrotou fragorosamente a oligarquia Sarney nas urnas dando vitória ao governador Flávio Dino e à oposição, cansados que estávamos de 49 anos de opressão desse grupo sobre nosso povo. Nessa semana, Roseana Sarney com o Ministro de Dilma Ricardo Berzoini reuniram os prefeitos maranhenses na mansão do velho Sarney em Sao Luís para pressioná-los a "arregaçar as mangas" pela reeleição de Dilma. Foi no velho estilo: "eu posso, eu mando, portanto obedeçam". Esperemos pressões e ameaças no funcionalismo público e nos mais humildes de todo tipo e muito jogo sujo também. Roseana está cotada para Ministra num possível próximo governo Dilma. Ela tem muita interesse numa vitória petista.

E acreditem: a vitótia de Dilma é o fortalecimento e manutenção do poder e da vivacidade da oligarquia Sarney. E farão de tudo para prejudicar o novo e democrático governo do Maranhão. Isso através de um "governo paralelo", tal como fizeram com Jackson Lago.

Portanto, conclamo aos meus irmãos maranhenses fazermos o serviço completo. Conclamo a concluirmos o serviço que já começamos aqui por nosso querido Maranhão - derrotamos Sarney aqui; derrotemo-lo também no plano nacional, votando em AÉCIO 45, derrotando Dilma e sua quadrilha petista!

Avante! Até a vitória sempre!!!


15/10

NA VIDA, A DIVERGÊNCIA É EXPRESSÃO DE INTELIGÊNCIA E A INTOLERÂNCIA É EXPRESSÃO DE ESTUPIDEZ. NA POLÍTICA, O DEBATE É NECESSÁRIO À CONSTRUÇÃO E AO APRIMORAMENTO DA IDEIA. 

Estou notando muita intolerância e ânimos alterados nas postagens sobre as eleições. É gente se ofendendo mutuamente, deletando comentários, desfazendo amizades e bloqueando pessoas. Isso não combina com o momento. Saibamos aproveitar essa festa democrática pela qual a nação tanto esperou e lutou. Lindo ver concretizadas a liberdade de expressão e opinião, a livre escolha de candidatos e a democracia plena exercida; instituições pelas quais os componentes históricos e fundadores do PT e do PSDB tanto lutaram e por isso foram muito penalizados. E lembrem-se: na vida, a divergência é expressão de inteligência e a intolerância é expressão de estupidez. E mais: em política, o debate é necessário à construção e aprimoramento da ideia.


08/10

Já libertamos o Maranhão da praga de Sarney.
Então, sejamos mais valentes e inteligentes e libertemos o Brasil dessa praga de PT, pois não duvidem que enquanto a PeTralhada tiver poder nesse país, Sarney também o terá.


07/10

Sobre a adesão de Marina depois de tantos conflitos e divergências com Aécio no primeiro turno:

Ela está certíssima! Chega de PT! Chega de corrupção e aparelhamento da màquina do estado a serviço de uma quadrilha que ela melhor do que nós conhece muito bem! Ela está a favor da nação brasileira, mesmo que contrariada pessoalmente, pelo compromisso que tem com a coletividade. Divergir e debater em política não significa inimizade pessoal nem inviabilidade de aliança futura. Aécio 45 por um Brasil mais decente!!! 

_________________________________________________________________________________

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mails: arcs.rob@hotmail.com

SUPER JUIZ EM AÇÃO: Dr. Douglas proibiu licitação de R$ 1,3 bilhão do Governo do Estado


O juiz Douglas de Melo Martins (foto)proibiu uma licitação que seria realizada na tarde desta quinta-feira (23) com o valor de R$ 1,3 bilhão para gestão do sistema penitenciário. O contrato equivale a 10% do orçamento total do Estado.

Por isso mesmo o juiz Douglas de Melo Martins, respondendo pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos considerou a licitação abusiva. No despacho, o juiz salientou que o valor global do contrato ultrapassa o razoável para a contratação desse serviço está muito acima do praticado em todo o Brasil.

A título de comparação, o juiz mostrou que o estado do Alagoas gasta mensalmente por preso o valor total de R$ 3 mil, enquanto o contrato proposto por Roseana Sarney dedicaria a cada preso nada menos que R$ 8.891,00 mensalmente.

O valor foi considerado abusivo e foi denunciado à Justiça pelo deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), coordenador da Equipe de Transição designada por Flávio Dino. A decisão, segundo o magistrado, teve por obrigação “resguardar o patrimônio público, especialmente em razão da proibição do enriquecimento ilícito do particular às custas da Administração Pública”. O caso continuará sendo investigado pela Justiça Estadual.

Fonte: http://louremar.com.br/

PEDREIRAS: JUSTIÇA DETERMINA QUE MUNICÍPIO TRATE DE CRIANÇA TETRAPLÉGICA


Em decisão proferida nesta quarta-feira, 22, o juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras, concedeu antecipação de tutela determinando que o Município de Pedreiras disponibilize medicamentos e tratamento fisioterápico e ocupacional à criança M.S.A., atualmente com 10 anos de idade, portadora de Paralisia Cerebral – Tetraplegia (Tetraparesia).

O Ministério Público Estadual enfatizou na ação que, desde tenra idade, a criança se submete a tratamento médico especializado nas cidades de São Luís/MA, Fortaleza/CE e Teresina/PI, e que ultimamente, o Município de Pedreiras vem sistematicamente recusando o fornecimento dos medicamentos de uso contínuo e fraudas descartáveis que a criança necessita mensalmente, além de não disponibilizar com regularidade o tratamento de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia prescrito para a otimização da situação clínica da menor.

O Município de Pedreiras foi devidamente notificado do pedido para apresentar manifestação quanto ao pedido de antecipação de tutela, no prazo de 72 horas, na forma do art. 2º da Lei 8.437/92, porém sustentou que não teria responsabilidade por tratamentos de alta complexidade, que competiria ao Estado do Maranhão, e que a família da menor teria condições financeiras para arcar com o tratamento.

O objeto da presente demanda consiste no estabelecimento de obrigação de fazer ao ente municipal para regularizar a oferta dos medicamentos dos medicamentos prescritos em favor da infante, com freqüência mensal, bem como, o tratamento fonoaudiológico, fisioterapêutico e terapêutico de que a infante necessita diariamente, afigurando-se a urgência na apreciação e deferimento do pleito ora formulado”, ressaltou Marco Adriano.

Destaca a decisão que a Constituição Federal consagrou expressamente a cidadania (art. 1º, inciso II) e a dignidade da pessoa humana (art. 1º, inciso III), como fundamentos da República Federativa do Brasil, estabelecendo como objetivos fundamentais constituir uma sociedade livre, justa e solidária (art. 3º, inciso I), promovendo o bem de todos, sem distinção (art. 3º, inciso IV), e que tais princípios, portanto, objetivam a proteção do núcleo essencial e intangível do próprio Estado Democrático de Direito, que se define pela proteção extremada da dignidade do homem e plena eficácia das normas implementadas.

No caso concreto, é a vida humana que está periclitando em termos de seu mínimo existencial (mantença da saúde), razão pela qual se impõe medidas de eficácia objetiva a resguardar e promover tal interesse público indisponível, tal como a de determinar que o requerido preste imediatamente a pretensão deduzida, em caráter antecipatório”, cita a decisão.

O magistrado acrescentou, ainda, que “não pode se limitar a prestação do serviço epigrafado ao pretexto da insuficiência do repasse da verba respectiva, posto que existem outras fontes de custeio do benefício epigrafado, inclusive com os repasses ao município efetuados periodicamente pelo SUS, já que se trata de resguardar a saúde do infante e sua própria subsistência de sua vida”.

Ao final, determinou as seguintes obrigações de fazer: Que o Município de Pedreiras providencie, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 5 dos meses seguintes, a oferta regular dos medicamentos especiais em favor da menor portadora de paralisia cerebral. Determinou, ainda, que o Município de Pedreiras providencie até o dia 30 de outubro próximo, a oferta regular de aplicação de botox na musculatura da criança, bem como fisioterapia motora e respiratória, e terapia fonoaudiológica e ocupacional diariamente.

__
Informações: 

Michael Mesquita
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

Força Tática da 10ª CI recupera 02 motocicletas roubadas

Na tarde do dia 13 de outubro de 2014, por volta das 16:00 horas, a Guarnição PM da Força tática, comandada pelo 2º ten QOPM Euclides e composta pelo Sgt Edvaldo, Cb Santos, Sd Fontinele, Sd Giovanni e Sd Deodato, recuperou a motocicleta Yamaha XTZ 150 Crosser, cinza, que fora levada de assalto na noite anterior pelo elemento conhecido como “Andrezinho”, nas proximidades da Av. Lourival Pereira, em Pedreiras. A motocicleta estava abandonada dentro de um matagal e segundo informações levantadas no local, a mesma seria trocada por entorpecente na cidade de Barra do Corda-MA. Após localizar o veiculo foram realizadas incursões no intuito de prender o suspeito, porem sem lograr êxito. O proprietário da motocicleta fora comunicado acerca da recuperação do veiculo e os procedimentos para a entrega para o mesmo.

Dois dias depois (15/10/2014) a outra Guarnição da Força tática, comandada pelo Cb Santos, estava fazendo ronda nas proximidades da rodoviária de Pedreiras, quando foi informada sobre um indivíduo (Francisco da Silva) que estaria remendando o pneu de uma motocicleta que havia sido furtada naquele dia. Aos chegar no local informado, foi encontrado o suspeito, juntamente com uma motocicleta Honda POP 100, roxa e sem placa, parcialmente desmontada supostamente roubada. O suspeito alegou que a motocicleta era de duas suspeitas que teriam pedido pelo serviço de reparo. Diante do ocorrido, veiculo e suspeitos foram encaminhados a delegacia onde a autoridade Policial tomara as devidas providencias.

COIFE ODONTO: Uma História de sucesso!


Em 1993, nasceu a Coife Odonto, devido a necessidade da população na busca de tratamentos odontológicos com qualidade e preços acessíveis. Com 20 anos de mercado e mais de 60 clínicas franqueadas no território brasileiro e uma das maiores Operadoras de Planos Odontológicos do país. 

A marca Coife Odonto cresceu e se estabeleceu no mercado, conquistando credibilidade e reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados ao preço acessível.

Mesmo sendo uma empresa jovem já se consolidou no mercado, e seu sucesso tem sido tão expressivo que fez nascer a empresa Coife Odonto Franquias, cujo a expansão vertiginosa, a cada mês, tem se fortalecido ainda mais.

A COIFE ODONTO pretende levar aos seus usuários assistência odontológica com qualidade, comodidade e principalmente preços justos.

O Centro Odontológico Integrado Familiar e Empresarial é voltado para o atendimento integrado de todas as especialidades odontológicas cuidando de toda a família e oferecendo também serviços corporativos.

A COIFE ODONTO deseja crescer junto com a sociedade, oferecendo sempre um trabalho justo e honesto.

O presidente da COIFE ODONTO, Luciano Magalhães, recebeu o Prêmio de Excelência em
Franchising em três anos consecutivos: 2011, 2012 e 2013 

A COIFE ODONTO oferece às empresas um Programa de Acompanhamento e Controle de relatório de fechamento, enviando ao departamento responsável da empresa relatórios mensais, que tornam possível o acompanhamento e a certeza de estar colaborando com o bem estar de seus funcionários.


ATENDIMENTO 

A Coife apresenta uma estrutura exemplar de atendimento, com rede informatizada, amplo banco de dados, comunicação rápida e compartilhamento de informações on-line em banda larga, infra-estrutura completa e de alto padrão, unidades móveis de atendimento e equipe de profissionais altamente capacitada. 

• Acesso via telefone e Internet;

• Atendimento em Rede Própria e Credenciada;

• Dentistas credenciados em todo território nacional e em todas as áreas da Odontologia;

• Serviços on-line através do site www.coifeodonto.com.br


 Coife Odonto Pedreiras


DIFERENCIAIS 

• Atendimento individualizado;

• Urgência e Emergência em todo território nacional, com reembolso quando não houver rede local;

• Tabela de co-participação acessível;

• Elaboração de rede ampla e próxima a empresa de forma estratégica.


AÇÕES SOCIAIS 

A COIFE ODONTO participa ativamente de diversos projetos sociais em todas as cidades brasileiras aonde está presente 

Para a Coife Odonto, um sorriso significa muito mais que o sucesso alcançado, ele é a expressão da satisfação obtida através de um trabalho justo, competente e de muito respeito, afinal trabalhamos para nossos clientes, que são a razão da Coife Odonto existir.



APAGANDO AS VELINHAS E NÃO AS VELHINHAS: JOAQUIM FILHO





Meio século já vivi

Nunca pensei chegar até aqui

Como estes anos passaram...

O que senti, o que vivi, o que sofri,

As marcas que estes anos deixaram!


Vivi avidamente cada dia

Na pujança da juventude

Dei asas ao meu pensamento

Voei alto como o vento

Um pouco fiz de tudo!


Fantasias, sonhos, amores,

Tristezas, risos e dores,

Tudo deixou marcas na vida,

Criei um "mundo" só meu

Mas, fui sempre incompreendido!


Chorei lágrimas sem conta

Risos menos, mas também sorri,

Fiz projetos e conjecturas

E alguns sonhos realizei

Neste mundo de amarguras!


Fiz contas na vida, de somar,

Outras mais de subtrair,

Aprendi a rir e a chorar

E com os outros repartir

Este meu jeito de Ser e Estar!


E no balanço final

O saldo não foi negativo,

Podia ter sido bem pior

Podia ter sido bem melhor...

Foram 50 anos - Saldo Positivo!

(Poesia de Chica Ilhéu)

Esta é uma singela homenagem para o grande amigo e poeta Joaquim Filho no ano de seu cinquentenário. 

PARABÉNS POETA ALADO! 

PEDREIRAS COR ROSA: NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Coordenadora da Atenção Básica da Saúde de Pedreiras, 
Bruna Tayná - Grande lutadora

A campanha "Outubro Rosa" em Pedreiras está se consolidando como um dos maiores movimentos para prevenção de uma doença na cidade.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Pedreiras se destaca no estado por estar fazendo uma campanha ativa e dinâmica, mobilizando todos os setores de nossa comunidade.

No que diz respeito a esta doença e a campanha, o importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. 

Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa.


Santuário São Benedito na luta contra o câncer de mama. Padre Zé Geraldo, elegantemente trajado com as cores da luta. 

 Família Assaiante, família daquela que foi uma verdadeira baluarte na luta contra o câncer: a inesquecível Loirinha Assaiante. 

Prédios, obras e monumentos públicos, bem como lojas da iniciativa privada participam do Outubro Rosa


PROFISSIONAIS DA SAÚDE E A COMUNIDADE DE PEDREIRAS FAZEM UMA BELA E GRANDE CAMPANHA NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA.

 
 

VEJA NO LINK ABAIXO MAIS FOTOS DA 
CAMPANHA OUTUBRO ROSA