CÂMARA MUNICIPAL DE TRIZIDELA DO VALE DEU INÍCIO NESSA QUARTA-FEIRA AOS TRABALHOS LEGISLATIVOS DE 2015


A Câmara Municipal de Trizidela do Vale, que agora tem nova Mesa Diretora para o biênio 2015 e 2016: Francisco Freire Veras – Presidente; José Sival dos Santos – Vice-presidente; Luciane da Silva Correia Aguiar – 1ª Secretária; Maria Lúcia B. da Costa – 2ª Secretária retornou hoje (04) do recesso e pelo o que se viu e ouviu na sessão primeira do ano, o negócio agora vai ser diferenciado quanto à posição de alguns vereadores daquela casa legislativa.

Exceto o vereador Paulo Alves Lima (Paulo Chicote), os demais vereadores compareceram à sessão que teve início às 9h30, logo que o Presidente Chicutinha percebeu que já havia quórum suficiente para começar os trabalhos, que tão logo fizera a saudação aos colegas e ao público presente, solicitou a presença à mesa das seguintes autoridades que se faziam presentes: Pastor Otoniel, Pastor Eliakin, Secretário de Meio Ambiente Adelson Fernandes e o Secretário de Saúde Jamil Leitão. Em seguida o Presidente Chicutinha solicitou do Pastor Otoniel que fizesse a abertura dos trabalhos com uma oração, ato belo e abençoado que fora feito pelo Pastor, que pediu a Deus que derramasse bênçãos sobre aquela Casa para que os vereadores de Trizidela do Vale pudessem ter o discernimento de se voltarem mais para os problemas do povo.

Em seguida, a Secretária Florisa Lima fez a leitura de um ofício que fora encaminhado à Câmara pelo Deputado Estadual Vinícius Louro, que comunicava o seu afastamento como Vice-prefeito do município para assumir o cargo de deputado estadual. Palavra franqueada, alguns parlamentares se pronunciaram.

Na ordem do dia, foi apresentado o projeto de resolução nº 01/2015 que propõe mudança urgente no Regimento Interno da Câmara como também a criação de algumas emendas, que imediatamente foi criado uma polêmica entre alguns vereadores que acharam por bem estudar o projeto e em outro momento aprovar, ou não. Quem mais foi enfático nessa questão foi o vereador Lindinado, que depois foi seguido pelos vereadores Corró e Roberland que também tinham o mesmo pensamento sobre a apresentação desse projeto de resolução. Mas a polêmica logo foi contornada quando entraram em questão os esclarecimentos da Dra. Maria do Hélio, Assessora Jurídica da Câmara, que usando de uma linguagem jurídica e mais fácil de entendimento, deixou tudo em paz; mas ficando para ser revisto na próxima sessão. Esse projeto diz mais respeito sobre as quatro comissões que hoje são formadas no sentido de facilitar os trabalhos legislativos.

Depois foram apresentados alguns requerimentos: 01/2015 do vereador Corró que pede serviço de infraestrutura como asfaltamento em partes da estrada do Morro dos Caboclos, que segundo o vereador já está ficando ruim para tráfego; 02/2015, outro em que o vereador Corró solicita a conclusão do ginásio de esportes do povoado Morro dos Caboclos; 03/2015, também do vereador Corró, que pede com urgência a melhoria nas estradas de vários povoados do município. Durante a apresentação desses requerimentos, vereadores da oposição foram bastante duros nas críticas à administração atual, que segundo eles, a imprensa local precisa constatar de perto o que se passa no município e divulgar a verdade, palavras dos edis.

Quando a sessão entrou no grande expediente, a vereadora Luciane Aguiar fez uso da palavra e começou agradecendo a Deus por está naquela casa representando o seu povo; que ali ela não estava representando só as pessoas que votaram nela, mas toda uma cidade. Agradeceu ao presidente Chicutinha pelo convite e a oportunidade que o mesmo deu a ela, de poder fazer parte da Mesa Diretora, que isso já lhe é uma honra. Da Tribuna da Câmara, a vereadora Luciane Aguiar disse que o programa Tribuna precisa conhecer a realidade de Trizidela do Vale. Abordou a questão dos salários dos professores, dos direitos da categoria e reforçou o quesito “sobra”, que segundo ela, ainda até aquele momento não teria sido repassado para os educadores do município.

Também quem foi bastante enfático nessa questão da “sobra” dos professores, foi o vereador Belmiro Neto, que segundo ele, uma hora é dito que tem sobra, outra hora diz que não. E, indagou para onde foi o dinheiro. Vereador Belmiro disse que a Câmara não precisa de prefeito, que o Legislativo é independente e, já passou da hora dos vereadores cumprirem o seu papel de fiscalizador.

Ao fim das matérias e sem mais para aquele momento, o Presidente Chicutinha que todo tempo foi de respeito, educação e equilíbrio com os companheiros, solicitou do Secretário Jamil Leitão o uso da palavra.

O Secretário de Saúde de Trizidela do Vale, Jamil Leitão, deu um show de competência ao usar a Tribuna da Câmara para dizer que estava ali para prestar contas de tudo que a saúde tinha realizado em sua gestão no perídio de 2014. Disse que a sua atitude de prestar conta era uma determinação pessoal, pois é assim que ele trabalha e foi assim que o secretário sempre fez por onde passou. Falou que no início do ano colocou o seu cargo à disposição do gestor, e que o mesmo lhe disse que ele poderia continuar. Falou sobre o programa TFD e da grande dificuldade de se fazer saúde no Brasil. Segundo ele, os poderes não ajudam. O sistema não colabora, e, em detrimento dessas questões negativas, às vezes, os gestores é quem paga o “pato”. Fez a leitura do relatório e entregou uma cópia para cada vereador. O blog teve o privilégio de receber um relatório das mãos do secretário. Depois faremos uma matéria exclusiva sobre o mesmo.

O Secretário Jamil Leitão, em meio a um fogo cruzado, foi capaz de discutir com alguns vereadores sobre algumas deficiências da saúde, sem em momento algum fraquejar e deixar de mostrar o porquê de cada detalhe. Preparado e muito eficiente na sua pasta, o secretário foi aplaudido pelos presentes.

ALGUMAS COLOCAÇÕES DE ORDEM PESSOAL, EM QUE PESSOAS FORAM CITADAS DURANTE A SESSÃO, O BLOG USANDO DE ÉTICA E RESPEITO PELAS PARTES – GOVERNO E OPOSIÇÃO - NÃO TEM O MÍNIMO INTERESSE DE TRAZÊ-LAS A PÚBLICO. A SESSÃO FOI GRAVADA E, QUEM SE SENTIR NO DIREITO DE RESPOSTA QUE PROCURE O DEPARTAMENTO JURÍDICO DA CÂMARA.



VEJA MAIS FOTOS NO LINK ABAIXO






























Fotos: Joaquim Filho

3 comentários:

  1. pelo visto agora o bicho vai pegar pra essa administração os vereador agora vam pra cima e querem prestação de conta de muita cosisa

    ResponderExcluir
  2. Agora sim, lá de nois que se cuidem pra prestar contas do dinheiro publico.

    ResponderExcluir
  3. Agora esse prefeito mostra a prestação de contas, há dois anos de gestão essa prestação nunca foi apresentada.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.