CÂMARA MUNICIPAL DE TRIZIDELA DO VALE REALIZOU SESSÃO ORDINÁRIA


Por: Joaquim Filho 

A Câmara Municipal de Trizidela do Vale, presidida pelo vereador Francisco Freire Araújo Veras (Chicutinha), realizou nessa quarta-feira (11), com início às 9h30, a sua sessão ordinária, que geralmente são realizadas nesse dia da semana e, pelo que se percebeu, aquela Casa Legislativa está se tornando um espaço livre e democrático para as discussões não só de cunho político-administrativo, mas também de ordem social e de problemas que afligem a sociedade trizidelense em vários setores.

Depois da abertura dos trabalhos e tão logo a leitura da ata da sessão anterior ser feita pela assistente de plenário Florisa Lima, o presidente Chicutinha convidou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Trizidela do Vale, a senhora Luíza, e também o pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Frei Ribamar, ambos para comporem a mesa diretora.

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE TRIZIDELA AFIRMA SER CONTRA CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR

A senhora Luíza, presidente do Sindica dos Servidores públicos de Trizidela do Vale usou a Tribuna da Câmara para agradecer o prefeito pelo pagamento do abono aos professores e disse que o gestor de Trizidela tem cumprido com a sua palavra quando é para beneficiar a classe; pois, em 2013, o governo autorizou o aumento do piso para 7,8%, o prefeito deu 10%; em 2014 8,32%, ele deu 9%, e agora em 2015 o reajuste fora de 13%, o governo municipal manteve os mesmos percentuais e já pagou os professores. Luíza solicitou dos vereadores uma atenção e empenho sobre a reforma do plano de carreira, cargos e salários, pois é uma necessidade urgente que precisa ser feita. Quando foi indagada pelo vereador Corró sobre o concurso público, a presidente disse ser contra CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES, pois segundo ela, a realidade de Trizidela do Vale e Pedreiras é outra bem contrária do que muita gente pensa. Luiza falou e deixou todos assustados do que está acontecendo na educação de Trizidela do Vale: segundo a presidente, está acontecendo uma grande evasão dos alunos nas escolas. O município mais do que professor, precisa estudar urgente uma maneira de fazer com que os pais coloquem os seus filhos na escola, pois muitos colégios não estão funcionando a contento, pois estão com uma quantidade muito reduzida de alunos em sala de aula. Falou ainda que tem escola que na sala de aula só tem 7 (sete) alunos, coisa que não é permitida, pois a lei diz que no mínimo tem que ser 15 alunos. Por essa ninguém esperava. Essa declaração da presidente vem provar mais uma vez a falta de interesse que alunos estão tendo em relação à educação. Percebe-se que quando o aluno chega aos 15 anos de idade já perdeu o gosto pelo estudo e a família também não tem mais nenhum controle para mantê-lo na escola, afirmou. 

Segundo o vereador Roberland, ele disse que não entende como é que a cada ano o número de alunos diminui nas escolas, se a população faz é aumentar todos os anos. Sobre o plano de carreira e cargos de salário, isso é uma coisa que tem que ser visto com muita cautela, baseado e reestruturado de acordo com a realidade do município.

FREI WILLIAN USA A TRIBUNA DA CÂMARA E FALA AOS VEREADORES

Quem também aproveitou para mandar o seu recado foi o Frei Willian, Pároco da Paróquia de Santa Antônio de Pádua, que no ensejo desejou um bom trabalho a todos os vereadores nesse ano de 2015. Referiu-se ao projeto que a Igreja tem junto aos dependentes químicos, onde o local de funcionamento é no Oásis, que já é do conhecimento de todos. Falou das dificuldades, mas da satisfação de estar contribuindo para o resgate da dignidade humana.

ORDEM DO DIA: ATO NORMATIVO Nº 01/2015 que foi apresentado na primeira sessão do ano voltou a ser motivo de discussão na Câmara, que relido e recolocado para apreciação, causou mais uma vez dúvidas, desconfianças, incertezas e até a exaltação de alguns vereadores na hora de se dirigirem aos colegas. Vereador Lindinaldo pensa que o Ato Normativo nº 01/2015 atropela o Regimento Interno da Câmara, que não vê nenhuma necessidade de se mexer com isso. Vereador Corró com toda a sua experiência e cautela também quer que isso amadureça mais, pensa que há muita coisa a ser explicada. Sobre a questão da educação em relação às palavras da Luíza, disse que no Morro dos Caboclos a Educação de Jovens e Adultos não está funcionando e quer saber se isso é reflexo da falta de interesse dos jovens de estudar.

MARIA DO HÉLIO, ASSESSORA JURÍDICA DA CÂMARA EXPLICA AS MUDANÇAS NO ATO NORMATIVO

A advogada da Câmara Municipal de Trizidela do Vale, Dra. Maria do Hélio faz interferência na polêmica do Ato Normativo que tem como finalidade fazer algumas alterações nas comissões permanentes da Câmara. Explicou que essa alteração em nada vai prejudicar o Regimento Interno e, baseado com a realidade da Câmara de Trizidela, essa mudança tem que ser feita e que tem fundamento jurídico.

VEREADOR BELMIRO EM AÇÃO

Quem retornou do recesso da Câmara com a bola toda foi o vereador Belmiro, que agora rompeu o silêncio e a timidez e tem se mostrado um parlamentar bastante ativo e sempre colocando suas opiniões nas discussões internas. Os dois projetos que foram apresentados na Casa foram de sua autoria, que são: Projeto nº 01/2015 que considera de utilidade pública a Associação de Moradores do Povoado Alto de Areia II; Projeto nº 02/2015, também do referido edil, que considera utilidade pública a Associação dos Moradores do Bairro do Aeroporto, no município de Trizidela do Vale-MA.

VEREADOR CORRÓ APRESENTA REQUERIMENTOS

Os dois requerimentos que tramitaram na Casa na sessão de hoje foram de autoria do veterano vereador Corró que no Requerimento nº 004/2015 solicita a construção de um muro de um metro e meio de altura ao redor do campo de futebol do Povoado Morro dos Caboclos e tela de um metro de altura encima do muro. Requerimento nº 005/2015, solicitar a recuperação da estrada que liga os povoados Morro dos Caboclos, São Domingos, Cajazeiras, São Raimundo dos Bebeis, voltando para São Domingos.

SÓ UMA CURIOSIDADE DESSE BLOGUEIRO!

Na sessão que abriram os trabalhos da Câmara Municipal de Trizidela do Vale, no dia 04/02/2015, o vereador Paulo Alves Lima (Paulo Chicote) não esteve presente. Mas na sessão de hoje (11), após a leitura da Ata e colocada para votação e assinatura, o mesmo assinou. Eu pergunto aos que têm conhecimento da lei e do regimento interno da Câmara: um vereador pode assinar uma ata de uma sessão em que o mesmo não esteve presente?

VEREADOR OTACÍLIO EXPLICA:

Sobre este caso de assinar a ata, fizemos contato com o nobre vereador de Pedreiras Otacílio Fernandes, um profundo conhecedor de Lei e Regimento Interno, e o mesmo nos confirmou que pode, uma vez que ele está apenas concordando com o que está escrito, ficando registrado em ata a sua ausência.

1 comentários:

  1. agora dar gosto ir na camara de trizidela assistir as seçoes o negocio tá pegando nas cobranças na administraçao, isso que vereador tem que fazer, tô gostano

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.