CÂMARA MUNICIPAL DE TRIZIDELA DO VALE REALIZA MAIS UMA SESSÃO ORDINÁRIA



Passado o carnaval e toda a euforia fantasiosa que o mesmo causa nos foliões, depois de uma quarta-feira de cinzas de muito cansaço e ressaca por parte de alguns, claro, pois nem todos são adeptos da festa momesca, os nobres vereadores do município de Trizidela do Vale retornaram hoje, nesta quarta-feira (25) a pôr a “mão na massa”; pois, se há um ditado que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval, na Câmara Municipal de Trizidela do Vale é bem diferente: faz tempo que os edis “arregaçaram as mangas” e já estão a todo vapor.

A prova do que estamos dizendo, é que já repercute em toda a cidade a forma inovadora e a postura com que o atual presidente Chicutinha vem conduzindo os trabalhos legislativos naquela Casa do Povo: democracia, liberdade de expressão, respeito para com os companheiros, ouvindo com atenção a opinião de todos; sendo um negociador no sentido de que os projetos, os requerimentos e os pedidos que dão entrada na Câmara sejam aprovados e encaminhados ao Executivo para a solução dos problemas existentes na cidade.

A sessão ordinária desta quarta-feira (25) não foi nem um pouco diferente das demais anteriores. Houve uma grande participação dos vereadores, que podemos até dizer com muita veemência e mais ênfase nas cobranças, na qual contou com a presença de todos.

“ONDE DOIS OU MAIS ESTIVEREM REUNIDOS EM MEU NOME, EU ESTAREI ENTRE VÓS” (MT 18,20)

Acreditando nessa verdade e princípio foi que o presidente Chicutinha iniciou os trabalhos legislativos, convidando a todos os presentes a ficarem de pé e pediu à assistente de plenário, a poetisa Florisa Lima, para fazer uma oração inicial; pois, independente do assunto que se vá tratar em uma reunião, é importante sempre iniciar pedindo as bênçãos e a proteção de Deus.

Terminada a oração, a assistente de plenário Florisa Lima fez a leitura da ata, que em seguida foi aprovada e assinada pelos vereadores. Com um detalhe a ser observado e cobrado pela vereadora Luciane Aguiar quando se referiu na sessão anterior, que é a favor do concurso público em Trizidela do Vale e que defende vagas para professores, pois segunda a mesma, essa questão não ficou bem explícita na ata. Quem também interferiu nessa questão foi o vereador Dalcileno da Silva que disse em bom tom que a Prefeitura de Trizidela do Vale está cheia de contratados e não sabe o porquê desse concurso ainda ter sido realizado. Disse ainda que vai entrar com requerimento e também acionar o Ministério Público para essa questão.

PROMOTORIA DE JUSTIÇA PÚBLICA PEDE INSTAURAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DO PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO Nº 03/2015-1ªPJP E SOLICITA INFORMAÇÃO

Pelo visto essa Câmara de Trizidela do Vale vai ter muito que trabalhar e dá explicação à Justiça e ao povo que lhe confiou como legítimos representantes no que diz respeito ao manuseio do dinheiro público. Vejam o que foi lido na sessão de hoje pela assistente de plenário:

A Promotora de Justiça Sandra Soares de Pontes, Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras/MA, encaminhou Ofício nº 091/2015-1ªPJP-MA, com data de 11 de fevereiro de 2015, recebido pela Câmara de Trizidela do Vale-MA, em 19.02.2015 que tem como teor a comunicação ao Excelentíssimo Presidente Francisco Freire Araújo Veras a instauração do Procedimento Preparatório nº 03/2015-1ªPJP, em trâmite no âmbito desta Promotoria de Justiça, sobre a “REGULARIDADE NA CONTRATAÇÃO DA EMPRESA R.R. EMPREENDIMENTOS (nome de fantasia: RR. MULTISERVICE)”, que vem prestando serviço de limpeza pública para o Município de Trizidela do Vale-MA, e ainda solicita do Presidente o acompanhamento e fiscalização inerente à competência, da Casa Legislativa, bem como o encaminhamento à Promotoria de Justiça, informações acerca do assunto acaso existente.

E mais:

PROMOTORIA DE JUSTIÇA PÚBLICA PEDE INSTAURAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DO PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO Nº 04/2015-1ªPJP E SOLICITA INFORMAÇÃO

A Promotora de Justiça Sandra Soares de Pontes, Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras/MA, encaminhou Ofício nº 105/2015-1ªPJP-MA, com data de 11 de fevereiro de 2015, recebido pela Câmara de Trizidela do Vale-MA, em 19.02.2015 que tem como teor a comunicação ao Excelentíssimo Presidente Francisco Freire Araújo Veras a instauração do Procedimento Preparatório nº 04/2015-1ªPJP, em trâmite no âmbito desta Promotoria de Justiça, sobre a “REGULARIDADE DA LICITAÇÃO, na modalidade pregão presencial nº 55/2014, realizada pelo Município de Trizidela do Vale-MA, nos termos de Representação ofertada pela Empresa QUALIS – Consultoria e Eventos, e ainda solicita do Presidente o acompanhamento e fiscalização inerente à competência, da Casa Legislativa, bem como o encaminhamento à Promotoria de Justiça, informações acerca do assunto acaso existente.

O POVO ESTÁ GOSTANDO DO DEBATE NA CÂMARA!

Em Trizidela do Vale, como em qualquer cidade do Brasil, o povo não gosta de ir às câmaras municipais assistir às sessões devido à falta de confiança e credibilidade que não se tem nos políticos. Mas o que temos percebido é que as pessoas já estão começando a se interessar pelos assuntos tratados nas sessões, e hoje, já deu para perceber a plenária com um número considerado de pessoas, inclusive alguns empresários do município. Pensamos que devido o debate e a participação mais ativa dos vereadores, as pessoas estão se interessando mais.

VEJA O QUE ALGUNS VEREADORES FALARAM HOJE NA SESSÃO:

CORRÓ: Falou da luta e do emprenho que a Câmara na sua gestão teve para trazer para a região um médico perito do INSS no sentido de atender as pessoas que precisam de um benefício. Citou uma comunicação que recebera do órgão competente de Imperatriz, através do Governo Federal que o médico estava a caminho de Pedreiras, que essa comunicação chegou no seu e-mail e deu até o número do processo: 819/67-2013.4.01.3701. Segundo o vereador Corró, esse profissional nunca chegou à Pedreiras e, segundo o vereador, se realmente esse médico se dirigiu para Pedreiras, deve ter se perdido no meio do caminho, feito o retorno lá em Miranda e voltado para Imperatriz de novo. Falou que essa mesma comunicação o vereador Otacílio Fernandes, de Pedreiras, também recebeu.

DALCILENO: Fizera duras críticas da obra que está sendo realizado na Avenida Zezinho do Padre que segundo o vereador, ali nunca houve um planejamento de nada, que nunca viu um canteiro ser construído no meio de uma rua. Reclamou que a avenida ficou muito estreita e que não tem como passar um carro pelo outro, pois se um estacionar, o que vem, não tem nenhuma condição de seguir viagem. Indagou quando aquela obra será concluída, pois do jeito que está, não vai terminar nunca. O vereador Dalcileno disse que visitou a obra e ouviu dos poucos funcionários que não dá para lotar a carroceria de uma S-10, que o dinheiro acabou. Vai entrar com um requerimento para o secretário de infraestrutura e o responsável da obra se explicar na Câmara.

BELMIRO: Indagou ao senhor presidente se a obra da Avenida Zezinho do Padre tem algum planejamento, planta ou algum projeto feito pela empresa. Reclamou que a referida obra que vem causando tanta polêmica na cidade teve a infelicidade de começar com uma empresa, depois foi passada para outra empresa e o resultado que se tem é esse que está aí.

PAULO CHICOTE: o vereador que é ex-secretário de infraestrutura e que deixou a pasta no fim do ano de 2014, usou da palavra e disse que essa obra da Avenida Zezinho do Padre ainda é do governo passado. Que os companheiros estão certos em suas críticas, pois até o vereador Paulo Chicote disse que é uma obra sem nenhuma viabilidade da forma como está sendo feita, pois nunca viu uma rua que não pode passar dois carros. Disse que na sua gestão ainda tentou corrigir esse erro, mas não foi possível. Segundo Paulo Chicote, só há uma forma de o governo resolver esse problema, tirando o canteiro do meio da rua, que aquilo lá não existe. Colocou-se à disposição dos colegas vereadores para fiscalizar e ver na prática essa questão no sentido de resolver, pois como está não tem condições.

LUCIANE AGUIAR: Se dirigiu ao vereador Corró e perguntou se o ofício que ele recebeu sobre a vinda do médico perito, veio para a Câmara ou para o vereador de forma particular. Pois, segundo a vereadora Luciane Aguiar, os assuntos de ordem coletiva e de interesse do município tem que ser tratado via Câmara.

LINDINALDO: O que mais se falou hoje na sessão foram obras, licitação e transparência. O vereador em sua fala disse que não entende como é que uma empresa lá do estado do Paraná é que ganha uma licitação para fazer uma creche no município de Trizidela do Vale/MA. Disse que o Engenheiro da obra ligou para o gestor e perguntou onde ficava mesmo a Trizidela! O vereador disse que no Brasil as coisas não são tratadas com seriedade e que tudo acaba sendo responsabilidade do gestor.

SIVAL: Disse que nunca foi pedreiro e nem teve o prazer de ser pelo menos ajudante, pois acha que é uma bela profissão. Mas não precisa ser pedreiro para ver que essas obras públicas são construídas com material de péssima qualidade. Que as obras são feitas sem ninguém saber por onde anda o projeto. Como o vereador vai fiscalizar se há uma grande omissão e falta de transparência das próprias empresas. Se uma obra é feita de forma errada, e agora? Vai quebrar tudo: Aonde vai se conseguir dinheiro para corrigir o erro?

ROBERLAND: Esse aqui é o vereador das palavras sábias. Ele fala de uma forma que critica o opositor sem que o mesmo se sinta ofendido. Mistura metáfora com realidade. Toda Câmara Municipal que se presa deveria ter um vereador na linha de um Dr. Allan Roberto, um Eliude ou mesmo uma Ceiça. A Câmara de Trizidela do Vale tem nessa pessoa o vereador Roberland, que por sinal é muito inteligente, conhece o seu município, o regimento interno, a lei orgânica e os problemas que a sua cidade enfrenta. Sobre a questão de investigação que a Promotora Sandra Pontes exige da Câmara de Trizidela do Vale, o vereador se colocou à disposição e convidou os demais vereadores para serem fiscalizadores e vereadores de verdade. Disse ser a favor do concurso público e com vagas para professores, sim. Deu a ideia de gestor, câmara, poder judiciário e promotoria sentar para discutir o concurso. Destacamos aqui três frases que no nosso ponto de vista o nobre vereador nem perceba que dissera palavras de profundo conhecimento filosófico: Ei-las:

“É PRECISO QUE ME CONVENÇAM, SE EU ESTIVER NA CONTRAMÃO DOS MEUS ARGUMENTOS. SE ME CONVENCEREM, ASSUMO QUE EU ESTOU ERRADO.”

“QUANDO EU ERRO, A CASA ERRA; QUANDO EU ACERTO, A CASA ACERTA.”

“COM A NOSSA OMISSÃO PASSAMOS A IDEIA PARA O POVO DE QUE SOMOS AMIGOS DO PREFEITO, E NÃO VEREADORES QUE TEM A MISSÃO DE FISCALIZAR E COBRAR.”

Confira as imagens da sessão e fotos da documentação que o blog Pedras Verdes teve acesso, assuntos que foram tratados na Ordem do Dia e no Grande Expediente.

Fotos: Joaquim Filho
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.