CHICUTINHA: A SIMPLICIDADE E O PODER!

Por: Joaquim Filho

Nesta quarta-feira, dia 04 de fevereiro, com início às 9h, a Câmara Municipal de Trizidela do Vale fará a sua primeira sessão ordinária do ano vigente, ou seja, será o início dos trabalhos depois do recesso de alguns dias dos edis daquele município. E, de novidade, teremos o retorno do vereador Paulo Chicote que deixou a secretaria de infraestrutura e reassume no lugar do suplente Chagas Melo (PT), como também aquela Casa do Povo será presidida no biênio de 2015 e 2016 pelo vereador Chicutinha, pois quem ainda pensava que o ‘Chico tinha’, enganou-se, pois o Francisco que não é Chico, mas que é Chicutinha, agora é que está com a bola toda. É aquele velho ditado que diz que o mundo dá suas voltas, e nesses giros, a gente se encontra. Olha ele aí de novo!

De volta ao cenário político não só da cidade de Trizidela do Vale, mas da região, Chicutinha entra para os anais da história por ter sido vereador e presidente da Câmara Municipal de Pedreiras e agora presidente da Câmara de Trizidela do Vale. Coincidência? Competência? Sorte? Ou já estava escrito em algum lugar que isso um dia iria acontecer na vida desse parlamentar?

Coincidência, competência, sorte ou destino, eu não sei! Eu só sei que o Legislativo Municipal de Trizidela do Vale, em se tratando da presidência, sai das mãos de um grande político e cidadão de bem – o Corró – e segue sua sina sendo, doravante, dirigida por um pequeno-grande homem, que sempre fez da sua vida política (em Pedreiras e Trizidela do Vale) uma doação ao povo da sua terra.

Quando o pré-candidato a prefeito do grupo político que tem o ex-prefeito Jânio Balé como maior referência política do município, respaldado pela credibilidade ilibada do maior empresário da região, Francisquim Chicote, pensou em nomes para sucedê-lo, um dos nomes de peso que entrou no jogo foi o de Chicutinha. Não sendo ele o nome do grupo para concorrer à prefeitura, lançou-se a candidato a vereador e foi eleito com a vontade do povo.

Na qualidade de vereador foi fazendo o seu trabalho de formiguinha, tal qual um mineirinho “comendo quieto” e se articulando, sem jamais perder de vista o que ele tem de mais belo: a simplicidade.

Se a sua vida sempre fora pautada em humildade, na qual a sua relação com as pessoas do seu convívio diário dar-se-á de forma simples, educada, meiga e carinhosa, está mais que provada que agora a simplicidade e o poder andarão de mãos dadas pelas saudosas ruas da nossa querida e amada Trizidela do Vale.

A política não precisa de homens inteligentes, e sim, de homens sábios; a política não precisa de homens gananciosos pelo poder e riqueza, e sim, de homens honestos que fazem do poder um caminho até os injustiçados; assim como a política não precisa de senhores feudais que pisam, humilham, desprezam e não reconhecem os verdadeiros valores dos seres humanos.

Chicutinha: a simplicidade e o poder em pessoa! Porém, ingênuo. Pois, vamos ver que nem passa na cabeça dele que na qualidade de presidente da Câmara, em uma cidade que agora não tem vice-prefeito, ele sendo o gestor do Legislativo, encarna a pessoa do vice-prefeito, pois numa eventualidade da ausência do prefeito - provisória ou definitiva -, Chicutinha assume a prefeitura de Trizidela do Vale.

Portanto, penso eu aqui com o meu texto, em uma análise político-conjectural, nessa tarde fria de segunda-feira, que até às eleições municipais de 2016, onde muita coisa vai acontecer, os holofotes políticos da situação e oposição de Trizidela do Vale vão estar voltados para o mais novo presidente da Câmara Municipal – Chicutinha.

A sorte está lançada! O jogo já começou! “Muita calma nessa hora”, pois existe uma regra no futebol que falta dentro da área, é Penalty. Pelo o que eu sei o Chicutinha não costuma chutar para fora.

3 comentários:

  1. uma excelente pessoa vc foi muito feliz nesse testo pedra verde, seu cjicutinha é uma pessoa maravilhosa. a liginha tem pra quem puchar.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q ele vai ser oposição pois logo mais tem um jantar na casa da vereadora Luciane Aguiar aniversário do dico !!! E Chicutinha vai estar lá junto com Paulo Marata ,kariadne Maia !!!!!! E esse prefeito ai é muito fraco perdeu a eleição da câmara de otario !!

    ResponderExcluir
  3. como chicutinha nasceu cum a bunda virada pra lua, tudo indica que ele vem forte como candidato em 2016, vamo ver

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.