PARTIDO DOS TRABALHADORES: 35 ANOS DE HISTÓRIA E LUTA

Ricardo Costa Gonçalves [1]

O Brasil vivia um período conturbado de sua história no final da década de 70, com a ditadura militar. Era uma época de opressão e, em meio da luta pela democratização do país, o movimento pelas eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos ganhava força.

Neste mesmo período, o movimento grevista crescia no ABC paulista, tornando-se as principais mobilizações populares. Por outro lado, o congresso aprova extinção dos partidos Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), restabelecendo o pluripartidarismo no país.

Com origem nos movimentos sindicais, com a participação de intelectuais de esquerda, universitários e líderes católicos ligados à Teologia da Libertação, surgiu o Partido dos Trabalhadores (PT), com objetivo de melhorar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. Surge como partido de massa, democrático e socialista.

Várias lideranças como Apolônio de Carvalho, Mário Pedrosa, Antônio Cândido, Sergio Buarque de Holanda e Manoel da Conceição foram os primeiros a se filiarem ao partido recém registrado na justiça eleitoral, em 10 de fevereiro de 1982. É nessa época que ganha visibilidade um dos principais ícones da política nacional, o líder sindical e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

O PT, fundado em 10 de fevereiro de 1980, chega em 2015 entre os dez maiores partidos políticos do Brasil. Em número de filiados a sigla cresceu exponencialmente nos últimos dois anos. Apesar da crise que passa, só em 2013 conquistou mais de 37,6 mil novos filiados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

No presente, o PT conta com 1.590.304 petistas. Este número corresponde a 10,37% do total da população filiados a partidos políticos no país. Além disso, é o partido preferido da população desde 2009, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE. A sigla registrou o maior percentual de simpatizantes do último ano, 22%.

Na Câmara Federal, forma a maior bancada com 70 deputados federais, eleitos com 13.554.164 votos, o maior número entre todas as siglas. No senado, conta com 12 senadores. No executivo, conta 05 governadores, 633 prefeitos e a presidência da República.

O PT já nasce grande, em 1982, quando obteve oficialmente o registro no TSE, contava com 400 mil filiados. Neste ano, Lula disputou o governo de São Paulo ficando em quarto lugar, com 1.144.648 votos. Quatro anos depois, em 1986, Lula foi o deputado federal mais votado do país para Assembleia Nacional Constituinte com 650.134 votos e o PT passou a ter 16 deputados federais, no congresso.

Em 1988, o partido obteve um desempenho eleitoral histórico nas eleições municipais, elegendo 36 prefeitos e 1.000 vereadores. Mas, a grande vitória do partido veio em 2002, quando o Brasil elegeu o primeiro líder sindical para presidente da República. Lula foi responsável por uma ruptura histórica no país ao promover um processo inédito de ascensão social, distribuição de renda e valorização social. 

Estas políticas que melhoraram a vida dos brasileiros resultaram na reeleição de Lula em 2006. Depois, Dilma Rousseff, indicada por Lula, torna-se candidata à presidente pelo PT. Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidenta do Brasil, em 2010 e reeleita em 2014. A reeleição da presidente Dilma Rousseff foi uma grande vitória do povo brasileiro.

Trinta e cinco anos depois, a militância do PT continua firme na luta por ampliar os direitos sociais do povo brasileiro, por aprofundar a democracia, por defender nossa soberania, por construir um desenvolvimento ambiental sustentável. Segue na defesa dos direitos humanos, combatendo o racismo, a homofobia, o machismo, a intolerância política e religiosa, o preconceito geracional.

Ao longo destes trinta e cinco anos , o PT sofreu derrotas e vitórias, perdeu ilusões e ganhou experiência, disse adeus para muita gente querida e recebeu energia de milhões de homens e mulheres.

Viva os trabalhadores!!

Viva o PT!!!

[i] Professor, dirigente do PT e mestrando em Estado e Políticas Públicas

1 comentários:

  1. Será que tem coisas boas a comemorarem????? Além de tornarem o país na merda como está hoje???
    Vejamos a bela história desse partideco:
    1: Constituição – Se negou em participar da sessão homologatória da Constituição de 1988.
    2: Expulsões - Expulsou três deputados petistas que participaram do Colégio Eleitoral que elegeu Tancredo Neves, pondo fim à ditadura – Airton Soares, José Eudes e Bete Mendes.
    3: Governo Itamar – Expulsou Luíza Erundina do partido porque aceitou ser ministra da Administração do governo Itamar, cuja estabilidade era fundamental para a democracia brasileira.
    4: Voto contra o Real – Foi contra a aprovação do Plano Real que pôs estabilidade no país.
    7: Ataque à Lei de Responsabilidade Fiscal – O partido recorreu à Justiça (STF) contra a Lei de Responsabilidade Fiscal.
    8: Mensalão – (não precisa comentário).
    9: Duda Mendonça na CPI – Em depoimento de Duda Mendonça na CPI do Mensalão confessou ter recebido numa empresa no exterior o pagamento da campanha eleitoral de Lula em 2002.
    10: Dossiê dos aloprados – O Memorial da Democracia que tanto entusiasma Lula e Kassab trará a foto da montanha de dinheiro flagrada com os ditos aloprados, que tentavam fraudar as eleições — para não variar —, buscando imputar a José Serra um crime que não cometera? Exibirá a foto do assessor de Aloizio Mercadante, que disputava com Serra, carregando a mala preta?
    11: Dossiê da Casa Civil - Dossiê elaborado na Casa Civil contra FHC e contra, pasmem!, Ruth Cardoso, quando a titular da pasta era ninguém menos do que Dilma Rousseff.
    12: Censura à imprensa – Não admite que se divulgue os descalabros feitos nos porões do planalto.
    13: Imprensa comprada e vendida - Compra pistoleiros disfarçados de jornalistas, que usam o dinheiro público para atacar a imprensa séria e aqueles que o governo considera adversários nos governos dos Estados, no Legislativo e no Judiciário.
    15 – Apoio a ditaduras - Sistemático apoio a ditaduras mundo afora.
    16 – Petrolão – Maior assalto aos cofres públicos do mundo.
    17 – Estelionato eleitorais – Sempre com a desculpa de que os adversários é que querem acabar com o Brasil, mentem descaradamente acusando-os e fazendo terrorismo eleitoral na população, mas na hora H eles é que os fazem.
    Parabéns........


    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.