#PartiuTeste #UseCamisinha


O carnaval é uma das maiores festas populares do país e a cada ano um maior número de pessoas se deslocam de suas cidades para passarem o carnaval nos mais diferentes pontos do Brasil. Com Pedreiras não é diferente, alguns passam carnaval fora, mas a maioria dos filhos da terra passam carnaval nas águas do Mearim, aproveitando um dos melhores carnavais do Maranhão. E sendo assim, a nossa tão prestigiada festa já atrai milhares de foliões de todo o estado, transformando a cidade numa verdadeira festa de alegria.

Carnaval deve ser alegria, animação, brincadeira e paz. Por ser uma festa de 4 dias, muita gente acaba achando que é preciso viver intensamente o carnaval, sem se preocupar com o depois. É interessante e é necessário que os momentos da vida sejam aproveitados intensamente, mas nunca se pode esquecer o juízo e as responsabilidades, pois o carnaval passa e as consequências ficam. 

Alguns podem achar que o assunto é chato, que todo ano é a mesma coisa, mas a gente sempre acha que nada de ruim pode nos acontecer, e que sempre acontece com os outros e com você nunca irá acontecer. Carnaval é carnaval, estamos no meio da folia, curtindo, bebendo, brincando, paquerando, namorando...independende de idade ou sexo muitas paqueras de carnaval terminam em sexo, muitos beijinhos de carnaval terminam em uma boa transa. E aí que pode ou não morar o perigo. 

Sexo é bom, e melhor ainda se for com camisinha. O homem evita de engravidar alguém e a mulher evita uma gravidez indesejada. E ambos evitam de contrair alguma doença sexualmente transmissível, entre elas a Aids. O vírus HIV não vê cara, não vê coração. Não importa sua condição financeira, cor, credo, nível educacional...se transar sem camisinha uma única vez, você já poderá entrar em contato com o vírus HIV ou qualquer outro tipo de vírus ou bactéria caso a pessoa com quem você se relacionou esteja infectada.

Também não importa o tipo de sexo, seja ele normal (vaginal), anal ou oral. Você pode se contaminar através de qualquer tipo de relação sexual caso não use camisinha. Assim como todo ano você escuta ou lê por aí “Se beber, não dirija”, SE FOR TRANSAR, USE CAMISINHA.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Pedreiras (Enfermeiras Luana e Ariane, Assistente Social Gisele, Auxiliares administrativos Joeliton, Silvana, Franciane, Domingas e Cecília) juntamente com a equipe da Atenção Básica estão atuando desde quinta-feira na distribuição de camisinhas pela cidade. E durante todo o carnaval continuaremos fazendo este trabalho, pois a prevenção é a melhor arma que se tem para manutenção da saúde. 

Participe do bloco da Saúde, USE CAMISINHA, compartilhe esta ideia. Faça sexo seguro e fique de consciência tranquila. 

Se algum dia você já transou sem camisinha, não deixe o tempo passar, procure o CTA, localizado ao lado do CESAPE, atrás do Terminal Rodoviário de Pedreiras e faça o teste. Os testes de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV são gratuitos e o resultado você recebe em poucos dias. 

Bom carnaval a todos! Saúde e paz!

Diogo Nascimento Moraes
Farmacêutico-bioquímico
Coordenador do CTA
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.