COLUNA AR-15: PEDREIRAS, O QUE FAZER?

Imagem de aquivo/Pedras Verdes, do texto: O Encontro da Estrela com a Via Láctea, acesse!

A história e análise da conjuntura política municipal atual daria para escrever um livro. E dos melhores. E de estilo diverso conforme a visão, pretensão ou gosto do autor. Pode dar uma excelente comédia, um belo drama, uma saga quixotesca bem no estilo aventura, cheia de suspense e terror. Mas entendo mesmo a situação como trágico-cômica.

Senão vejamos: o desastre político e administrativo do governo se aprofunda - falta de habilidade para governar, as ingerências, a corrupção... tudo que presenciamos do caos que é o governo Totonho.... Isso é drama puro. Tragédia maldita. A posição política do clã Louro é a parte cômica. Humor puro. O papagaio diz que não rompeu com o prefeito, mas seus periquitos parlamentares romperam. É de dar gargalhadas. Esses meninos não têm autonomia política e jamais tomariam posição sem o aval do pai, por mais que Serapião nos surpreenda muito positivamente no exercício de seu mandato. Essa deles é querer subestimar a inteligência das pessoas.

Além disso, ainda vem o papagaio bater boca com o Secretário de Obras do governo. Sendo a maior liderança política regional, Louro se apequena quando se dedica a discussão com o ex-motorista do prefeito; e agiganta o secretário. Como sempre o papagaio age como “tambaqui de pesque e pague” – morde e é fisgado por qualquer isca que se jogue para ele. Não vê que quem foi deputado até 40 dias atrás e elegeu o filho para o mesmo posto contra tudo e todos, demonstrando um poder político excepcional, atrofia-se politicamente e rebaixa-se pessoalmente numa discussão boba dessas com quem ele diz apenas ter como lastro ser ex-chofer do alcaide, sem cacife político algum comparado ao ex-deputado e que nem vereador conseguiu eleger-se na eleição que Louro elegeu os 02 filhos vereadores e 01 filho e a à época esposa vice-prefeitos. Faltaram sabedoria e assessoria ao velho papagaio, marechal de tantas guerras, de brilhantes vitórias e honrosas derrotas.

E ainda temos as oposições divididas e de qualidades diferentes. A de Simplício Araújo e Klebinho Branco é a oposição do “quanto pior, melhor”. Não querem afastar Totonho do poder por mais crimes que esse cometa na gestão pública. Querem que ele se desgaste cada vez mais, caia de podre, pois assim fica mais fácil eles ganharem a eleição. Mandaram notícias dos crimes do governo para a produção do Fantástico da Rede Globo, mas judicialmente desconheço ação deles para punir o prefeito. É só bater e bater para desgastar mais e mais o prefeito sem medidas que o coíbam de maltratar mais a cidade e nosso povo. Essa oposição eu acho temerária e covarde com a população. Poderia ser denominada de “oposição irresponsável”, pois não pensa no bem popular, mas nas vantagens políticas que vislumbram eleitoralmente nas próximas eleições.

A outra oposição é a dos vereadores que já eram adversários que agora se juntam aos edis periquitos e a Elcinho Gírio. Essa poderia chamar-se de “oposição hipócrita”. Querem investigar, processar e até afastar o prefeito, mas não querem investigar a área de saúde do governo para não atingir o periquito ex-Secretário de Saúde agora no exercício do mandato de vereador. Ora bolas!!! Crime é crime. E se é para culpar e punir o prefeito que o seja com todos os seus cúmplices em todas as áreas da gestão caótica que ele executa. Por que poupar o ex-Secretário de Saúde se esse cometeu ingerências várias e acolitou o prefeito em suas maracutaias? E olha que parece que não só acolitou! Diz o governo que dispõe de provas de prevaricação solo do “vereador anti-zap-zap” e vai usar disso quando lhe for conveniente.

Dentro dessa balbúrdia toda, as instituições e as lideranças políticas esquecem-se de ver que o Presidente da Câmara está incompatível para o exercício do cargo desde o momento em que sua esposa, grande pessoa e excelente técnica, foi nomeada Secretária de Educação. Se o vereador, especialmente o Chefe do Legislativo, tem a obrigação constitucional de fiscalizar o Executivo, como e com que isenção o Presidente cumprirá sua principal missão se a esposa é expoente do Executivo e ordenadora de despesas? Ou Robson Rios é Presidente da Câmara ou sua esposa é Secretária de Educação! É a lógica!!! A sede de poder do Presidente é tamanha que ele se expõe a situações esdrúxulas como essas, sem falar na absurda, torpe, irregular e ilegal forma com que esse se reelegeu. Algo que o Ministério Público deveria investigar, pois transcende ao mero ato interna corporis somente.

Não sou dono da verdade. Apenas gosto e entendo de política e a pratico desde a adolescência. Nem tenho o condão da santidade pessoal ou política. Apenas como cidadão e ser político expresso minha opinião usando da liberdade de expressão que a Constituição Federal me garante. Mas acho que Pedreiras passa por uma crise política sem precedentes. Ao meu entendimento, a situação vai do grave descalabro político-administrativo até a uma profunda crise institucional com essa situação da falta de independência entre o Executivo e o Legislativo pela situação de incompatibilidade do Presidente. O Executivo tem cativo o Chefe do Legislativo, e simbolicamente todo esse Poder, pelo cargo de sua esposa; e isso é institucionalmente crítico. E há aqui um enorme paradoxo: o governo já não dispõe de maioria parlamentar na Câmara. É de pasmar: até o Líder do Governo, vereador Elcinho Gírio, rompeu com o governo! E a oposição já é maioria para fazer o que quiser na Câmara já que dispõe de mais de dois terços dos parlamentares. O Presidente amarrado e a maioria livre sem saber o que fazer e nem do poder que tem... Trágico. E cômico.

Acho que o momento é de reflexão do que fazer e como proceder. Entendo que devemos unir todas essas forças e fazer um esforço acima das questões pessoais e convencer o prefeito de que ele não tem mais condições morais, legais, políticas nem administrativas de permanecer à frente dessa gestão. Ele deve renunciar. E isso é até saudável para ele politicamente porque sai do foco e escapa do grave risco que está correndo de sair a qualquer momento da prefeitura algemado e num camburão de polícia; o que seria triste para ele, que não é uma má pessoa, e traumático para a nossa cidade e nossa história.

A partir da saída do prefeito de cena, se faria uma espécie de frente de união total em torno do governo da prefeita que assumiria e uniríamos todos os esforços para tirarmos Pedreiras dessa tragédia em que está mergulhada. Parece utópico, onírico, o que proponho? Sim, parece! Mas seria possível se nossas lideranças e agentes políticos tivessem compromisso primeiro com a coletividade e não com seus projetos pessoais prioritariamente!

Precisamos de uma “Nova Política para Pedreiras”, como venho defendendo. Ou melhor e maior até: um “Projeto Político para Pedreiras”, pois o que vemos são muitos projetos políticos pessoais somente ou de grupinhos. E se o Projeto é PARA A CIDADE independe de personalismos e não se atrela à imagem ou necessidade de um líder “salvador da pátria”. E é a nossa elite pensante quem deve elaborar esse Projeto tendo como premissa maior nosso povo e o resgate de nossa cidade do abismo em que se encontra. Avante e mãos à obra os que amam essa terra!!!

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP e da Academia Pedreirense de Letras-APL. E-mail: arcs.rob@hotmail.com

3 comentários:

  1. Bota pra arrebentar doutor.
    So o senhor tem coragem de enfrentar essa corja mesmo.

    ResponderExcluir
  2. O Totonho renuncia e entrega a Prefeitura para o Raimundo Louro. Legal! Me compre um bode!

    ResponderExcluir
  3. ESSA PARTE FOI PERFEITA, PARABÉNS AO NOBRE CONFRADE!
    EU JÁ HAVIA ESCRITO UM TEXTO NESSA LINHA LÁ NO MEU FACE SOBRE ESSA MESMA VISÃO.

    """E ainda temos as oposições divididas e de qualidades diferentes. A de Simplício Araújo e Klebinho Branco é a oposição do “quanto pior, melhor”. Não querem afastar Totonho do poder por mais crimes que esse cometa na gestão pública. Querem que ele se desgaste cada vez mais, caia de podre, pois assim fica mais fácil eles ganharem a eleição. Mandaram notícias dos crimes do governo para a produção do Fantástico da Rede Globo, mas judicialmente desconheço ação deles para punir o prefeito. É só bater e bater para desgastar mais e mais o prefeito sem medidas que o coíbam de maltratar mais a cidade e nosso povo. Essa oposição eu acho temerária e covarde com a população. Poderia ser denominada de “oposição irresponsável”, pois não pensa no bem popular, mas nas vantagens políticas que vislumbram eleitoralmente nas próximas eleições.""""

    Joaquim Ferreira Filho
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA
    (99) 9 8110.3668

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.