COLUNA AR -15: Se é em política... tudo pode.

Winston Churchill
O estadista inglês Winston Churchill dizia que “a argamassa das alianças políticas são os ódios comuns”. E em Pedreiras nesse momento podemos constatar isso no cenário político atual.

Nessa semana se espera a revelação da verdadeira posição política dos vereadores periquitos, pois por medo de Fátima Vieira assumir a prefeitura, a teoria de Churchill parece ter imperado entre eles. Houve reunião na Fazenda Verdes Campos entre o prefeito e o louro velho com seus periquitos edis, que foram alertados de servirem de instrumento da ascensão da hoje inimiga Fátima, que eles temem esmagá-los. E lógico que deve ter havido negociatas também. Dizem que a namorada de Serapião, enfermeira, já assumiria nessa semana a vaga da esposa do vereador Elcinho Gírio, ex-líder do governo, rompido com o prefeito, que não cedeu aos cantos de reenlace e foi retaliado com a demissão da esposa. E se isso ocorreu, deve ter havido mais “acertos”. Ameaças veladas também dizem ter havido do governo pra cima da passarada. Sussurram por aí que os Louros estão atolados até o pescoço com os crimes administrativos da gestão Chicote.

Sabe-se também de uma visita de Louro ao prefeito na capital exigindo a cabeça do Secretário de Obras que o desafiou em troca do retorno dos filhos ao colo do governo. O secretário disse que se o chefe ceder ao ex-deputado, ele sai rompido e atirando. Piada de mau gosto ou falta de autoridade de Totonho, pois se o secretário lhe é subalterno porque o prefeito o deixou desacatar o papagaio seu aliado? Tem hora que a marchinha de carnaval “Tô tonto” parece bem verdadeira. Governo acéfalo! 

Em se confirmando a marcha à ré dos periquitos será uma desmoralização fenomenal para os periquitos, especialmente para Serapião. Depois do estardalhaço do anúncio do rompimento, da gravidade extrema das denúncias e das explosivas provas documentais distribuídas por ele das falcatruas de Totonho, das duas, uma: ou Serapa tem participação na malandragem do governo ou não tem compromisso nenhum com o povo de Pedreiras! Sem falar em outras questões levantadas como a falta de cumprimento de palavra empenhada, a barganha pelos destroços da “viúva” e a mesquinharia que é deixar que seu ódio familiar por Fátima Vieira seja maior que seu cuidado com Pedreiras e nosso povo. Será muito vergonhoso se isso for confirmado! E tem gente doida que isso se concretize para desmoralizar ainda mais os Louros.

Refletindo mais profundamente, acho que o papagaio faz isso por necessidade: ele não tem grupo, não aglutina mais ninguém da oposição, portanto seu caminho natural é Totonho mesmo ou o isolamento total.
A outra situação a la Churchill é que o prefeito, no desespero pelo abandono dos Louros, visitou o ex-prefeito Lenoílson em sua casa em São Luís e o convidou para assumir o comando do Hospital Geral com salário atrativo. Lógico que isso visando aliança política. Acordo que passa até pela aprovação na Câmara das contas reprovadas de Lenoílson pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE. Sórdido se verdadeiro!

Totonho se aproveita do mau momento financeiro e profissional do ex-prefeito em Lima Campos e assim com aceno de emprego passa à opinião pública fortaleza política com o médico no hospital municipal, passando a impressão de que o cooptou para si. Chicote já recebe a ajuda técnica e política informal de um dos maiores próceres do grupo de Lenoílson, que é Ivaldo Lima, que desde o início do governo atual se enamoram. Seria só a sacralização da união. Como um afogado no desespero, Totonho tenta se agarrar ao “arbusto” Lenoílson que passa boiando. Morrerão ambos afogados, pois o atual está próximo de penas judiciais por má gestão e o ex já cumpre pena e tem uma fila de processos esperando condenação. 

Agora será engraçado mesmo é assistir aos periquitos inocentando Lenoílson de sua má gestão e maracutaias aprovando suas contas reprovadas pelo TCE. 

E falando ainda nos Louros, acho patético essa companhia que parece encosto do papagaio com Vinícius. É outdoors, calendários, viagens, diligências, fotos e mais fotos juntos. Sai pra lá, assombração! Isso devia dizer Vinícius ao pai, que o ofusca e passa a impressão de que o tutela por ele ser incapaz. E olha que o menino tem se saído até bem, se articulando com êxito no governo, na assembléia, com os aliados e adversários e até no cenário nacional. O ruím da Lei da Ficha Limpa é isso: criou um bando de marionetes com mandato. Que Vinícius não seja mais um! E que Raimundo deixe-o ter vida política própria e planeje alçar vôos maiores. Está ficando feio a sombra do papagaio no periquito deputado. Parece até saudosismo e inveja do velho Louro da posição que o filho ocupa e que seria naturalmente dele não fosse a Justiça Eleitoral tão severa com ele.

E como em política pode tudo, até Fred Maia se acha no dever de tentar ajudar Pedreiras levantando a pré-candidatura do Padre Zé Geraldo. Para isso já falou até com o Bispo. É subestimar as lideranças da “Princesa”, que se resolverem se rebelar à ousadia dele podem anunciar apoio maciço a Gustavo Brandão ou para as “curicas”; e aí a coisa complica... No meu entender, a pré-candidatura do pároco pedreirense é natimorta. Já imaginaram o risco da eleição de um desconhecido? É o mesmo!!!

E enquanto a política for feita com o ódio como cimento, como constatou Churchill, dias melhores estarão mais distantes.

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mail: arcs.rob@hotmail.com 

4 comentários:

  1. Sou fã desse cara por isso mesmo, coragem pra expor o que os outros tem medo e inteligencia pra ver o que os outros nao veem.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk espelho, espelho meu... kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, faltou algumas interrogações mas tudo bem.....

    ResponderExcluir
  4. EITA DOR DE COTOVELO, CUIDA NA TUA VIDA ALLAN.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.