Coordenação do PNEM participa de seminário em Pedreiras


A equipe acompanhou o II Seminário Intermunicipal de Pedreiras, Lima Campos e Trizidela do Vale e realizou visitas a escolas

PEDREIRAS - Ocorreu na segunda-feira, 19, o II Seminário Intermunicipal de Pedreiras, Lima Campos e Trizidela do Vale. O seminário faz parte da segunda etapa da formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Maranhão e foi realizado no Auditório do Colégio Frei Germano, no município de Pedreiras.

A mesa de solenidade do seminário contou com a presença da coordenadora geral do PNEM, Lindalva Maciel; o coordenador adjunto do PNEM na UFMA, Manoel Barros; a formadora do PNEM da Unidade Regional Pedreiras, Maria José Medeiros; a superintendente de educação básica do estado, Elioenai Moura Brasil; e a secretária municipal de educação de Trizidela do Vale, Márcia Cristina Lemos.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é um projeto federal de formação para professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, gerenciado pela UFMA e articulado pelo Estado com 700 escolas públicas estaduais envolvidas de 217 municípios maranhenses.

Segundo o coordenador adjunto do PNEM, Manoel Barros, o pacto vem promovendo uma mudança de hábitos. “É uma reforma na educação maranhense onde buscamos melhorar a performance do cidadão do ensino médio”, contou.

A Unidade Regional (URE) de Pedreiras tem iniciado efetivamente sua formação em outubro de 2014 e apresenta avanços que foram apresentados durante o II Seminário. A mudança de postura dos professores e o fortalecimento do diálogo entre docentes, discentes, coordenação pedagógica e gestão foram os principais destaques apresentados, assim como a interdisciplinaridade mais efetivas que os cadernos proporcionam.

A segunda etapa da formação continuada conta com os cadernos “Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio”, “Ciências Humanas”, “Ciências da Natureza”, “Linguagens” e “Matemática”, com 24 horas/aula.

A coordenadora geral da formação continuada do PNEM na UFMA, Lindalva Maciel, conta que a visita aos municípios é uma forma de agradecimento. “Estamos acompanhando as formações nas escolas acima de tudo para agradecer aos gestores escolares e estaduais, e aos cursistas e formadores, que juntos estão trabalhando pela qualidade educativa do ensino médio”, contou. 

Os coordenadores e formadores também visitaram os centros de ensino Newton Bello, Oscar Galvão e Olindina Nunes Freire, que possuem o pacto como forma de ensino.

A formadora regional de Pedreiras, Maria José Medeiros afirma que está havendo uma mudança de concepção para os professores no que diz respeito à escola pública. “Os professores estão tendo uma visão bem mais reflexiva e ampla que precisamos mudar a realidade da educação no Maranhão, oferecendo uma educação de qualidade para nossos alunos, através de profissionais éticos que estejam preparados para essa mudança”, contou.

O encerramento da segunda etapa de formação acontece no dia 30 de junho, com o Seminário Estadual do Pacto, que acontece na Universidade Federal do Maranhão.

Saiba mais

O PNEM do Maranhão é o segundo maior do País, com 14 mil bolsistas e tem por objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar contempladas nos currículos do ensino médio, que deverão integrar os conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo. Em todo o estado do Maranhão, são 27 formadores responsáveis por 750 orientadores.

Fonte: Carina Andrade


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.