COMITÊ DE BACIA DO RIO MEARIM REALIZOU REUNIÃO DE TRABALHOS


O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim recebeu nessa sexta-feira (03), representantes da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Recursos Hídricos aqui na cidade de Pedreiras, no Auditório da UNIVIMA, localizado à Rua Crescêncio Raposo, no centro, com o objetivo de discutir projetos e programas relacionados aos Recursos Hídricos do Estado do Maranhão, com início às 15h.

O encontro teve o apoio da Prefeitura Municipal de Pedreiras através da Secretaria de Meio Ambiente e dentre as personalidades presentes, estava o Secretário de Meio Ambiente de Pedreiras, José Ivo Gonçalves Sousa.

A equipe que representou a Câmara Técnica do Conselho Estadual de Recursos Hídricos nessa reunião de trabalho era composta por: Dra. Tereza Cristina, Engenheira; Ana Cleide, conselheira estadual (São Luís); Conceição, conselheira estadual (Codó); Manoel Melo de Araújo, conselheiro estadual (São Luís) e a senhora Judite, de 86 anos de idade, mãe de Dra Tereza Cristina, que acompanhava a comitiva e aproveitava o ensejo para retornar a cidade onde nasceu e fazia 83 anos que tinha ido embora de Pedreiras para o Rio de Janeiro.

Além dessa equipe da Câmara Técnica estavam presentes José Ivo Gonçalves Sousa, presidente do Comitê; José Filho, secretário executivo; Aldo Gomes, secretário de agricultura de Pedreiras; Vicente Camilo Qra Cupim DE Aço, guarda municipal florestal; Weider Santos, Condesum; Wilton Lopes, do comitê de bacia; Haroldo Filho, geógrafo e funcionário da SEMA; José Ilson, diretor da UNIVIMA e João da Eletrônica, assessor especial do prefeito Totonho Chicote.

A reunião foi iniciada por José Filho que colocou para os presentes as dificuldades que o Comitê de Bacia tem encontrado para continuar nessa luta árdua. Falou que é muito difícil trabalhar sem recursos e sem apoio, pois até a presente data o Comitê nem sequer tem uma sala com mesas, cadeiras e um computador para funcionamento a contento.

Segundo Manoel Araújo, membro da Câmara Técnica, não é só os comitês que tem esse tipo de problema, o Conselho Estadual e as Câmaras Técnicas também passam por esse tipo de necessidades por falta de um fundo de amparo e dê sustentação e autonomia aos comitês e aos órgãos ligados a essas questões.

Mas o grande momento mesmo ficou a cargo da Dra, Tereza Cristina, Engenheira com larga experiência na área, foi quem deu um norte e orientou aos membros como os comitês devem proceder e reivindicar políticas que garantam autonomia para os comitês de bacia desenvolverem seus projetos.

Quanto a Audiência que vai acontecer em São Luís, na Assembleia Legislativa, Dra. Tereza Cristina disse que não pode ainda ser chamada de audiência, e sim, reunião de trabalho, na qual os comitês precisam se impor e propor princípios e discutir alguns pontos que estão em pauta. Incitou aos conselheiros a questionar se o presidente do fundo para os recursos hídricos deve ser o secretário de estado. Pensa que na sua ideia não deve ser, pois o fundo tem que ser independente e não é o governo que vai ditar regras de como as coisas têm que ser direcionadas.
Citou que a luta pelas políticas hídricas no Maranhão já se arrasta por 10 (dez) anos e que as coisas aqui caminham muito lento, mas que muito já se avançou e já foi bem pior. Falou que no Maranhão os fundos de bacias têm que deixar de ser manipulado pelo governo.

Quanto a essa questão, José Filho reclamou que só no Maranhão o governo tem membros natos no conselho e, que não comparecem nas reuniões, não correm atrás das soluções dos problemas e depois aparecem só para fazer número.

Foi uma reunião bastante proveitosa, longa, indo até as 17h30, mas que valeu apena pela experiência e conhecimentos que esses companheiros trouxeram para Pedreiras. Ao final da reunião foi distribuídos cartilhas, livros e revistas sobre as diretrizes para a elaboração de planos de recursos hídricos de bacias hidrográficas, conjunto de normas legais de recursos hídricos e ciranda das águas.




Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.