É destaque: Atriz maranhense Jacqueline Lemos fala sobre carreira e desafios


 Jacqueline se interessou pelo teatro ainda na infância. Foto: Reprodução/Facebook

A artista ficou dividida entre uma profissão estável e o sonho de mostrar sua arte através da atuação

SÃO LUÍS - Natural de Pedreiras, interior do Maranhão, a atriz Jacqueline Lemos conversou com o Portal Amazônia sobre viver da arte cênica na região Norte. Recentemente, a artista recebeu os prêmios nas categorias Júri Popular e Melhor Atriz no Festival Cena Viva pela atuação no espetáculo 'Oração'.

A arte surgiu na infância de Jaqueline, na escola, em uma peça para o Dia das Mães. O papel era de uma mãe que tinha a filha sequestrada, porém, a personagem exigia uma veia dramática e na hora 'H" em vez de uma crise de choro a pequena começou a rir descontroladamente. Apesar da vergonha, ela garante que o público gostou e aplaudiu. A partir deste momento outras oportunidades surgiram, como por exemplo, projetos em igrejas e até mesmo na rua.

Aos 14 anos, Jaqueline conheceu o produtor cultural pedreirense Rwanyto Oscar. Na ocasião, ela participou de comerciais locais e produções audiovisuais. Em 2005, a atriz decidiu estudar e entrou para o Grupo de Teatro São Francisco (GTESF). De acordo com a jovem, a direção precisou fazer um teste, pois, ela era de uma escola concorrente e, até então, isso não era permitido. “Lá eu passei dos anos incríveis, onde conheci profissionais maravilhosos, como Nílson Bezerra, meu professor”, disse.

Premiações 

E, os troféus do Festival Cena Viva não foram os primeiros da carreira da atriz. Ela recebeu o prêmio de Melhor atriz no Festival Pedra Grande de Teatro. O curta-metragem 'Mar de Rosas' que Jacqueline participou acabou sendo selecionado para o Jornada Internacional de Cinema da Bahia e ganhou em São Luís o Prêmio do Público no 33 Festival Guarnicê de Cinema. 

Atriz já participou de festivais nacionais e internacionais. Foto: Reprodução/Facebook

No currículo de Jaqueline também estão as indicações de Melhor Atriz pelos prêmios Melhores do Ano, promovido pela SATED-MA, no Festival Pedritense de Teatro, além da participação em eventos importantes do Brasil, como Festival Internacional de Teatro de Secundaria em Espanhol em Maribor-Eslovênia, Festival de Teatro de Curitiba, Teatro Associativo AMASPORTO e Festival de Teatro Amador de Teatro de Santa Rosa.

Barreiras e vitórias

Mas, a escolha de Jacqueline causou certo desconforto em sua família. E por causa disso, a atriz precisou se esforçar ao máximo para agradar a todos. "Meus familiares são juristas e seguindo a risca o preceito familiar fiz vestibular para Direito e passei. A graduação me ensinou muito, mas durou pouco, Graças a Deus. Enquanto estudava para ser advogada passei para Teatro Licenciatura na Universidade Federal do Maranhão, escondida dos meus pais é claro. Tive que conciliar as duas graduações", lembrou.

Jacqueline se desdobrou para manter o sonho. Foto: Reprodução/Facebook

Em 2011, surgiu a oportunidade da atriz participar do Festival Competitivo Cale-se 5, em Vila Nova de Gaia, em Portugal. Na ocasião, a equipe do espetáculo 'Oração' ganhou os prêmios de Melhor Espetáculo, Prêmio do Público, Melhor Ator e Atriz. "Esse momento foi um divisor de águas para mim. Lembro do meu pai dizendo: é filha, não tem jeito. Então, ele percebeu a minha verdadeira paixão", contou.

Atualmente, Jaqueline é professora de teatro em São Luís e confessou ao Portal Amazônia que não pretende se desligar dos palcos. "Tive minhas dúvidas em relação ao trabalho de educadora, mas hoje vejo que a decisão valeu a pena. Hoje, posso atestar que todas as possibilidades existem desde que você ame a sua profissão. A cima de tudo sou atriz e vou fazer isso até o meu último dia de vida com a permissão de Deus", afirmou.

portalamazonia.com
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.