UM DIA INCOMUM NA CÂMARA DE VEREADORES DE PEDREIRAS


A Câmara Municipal de Pedreiras, no Estado do Maranhão, realizou nessa segunda-feira, 24, uma das suas sessões ordinárias mais polêmicas e mais conturbadas da história do município. Tudo já estava previamente programado: a Câmara receberia nessa data os professores efetivos do município e também o Movimento denominado Fóruns e Redes, que através de um Ato Democrático iriam exigir dos vereadores a fiscalização quanto aos atos de corrupção que ora está sendo acusado o prefeito Totonho Chicote, que por sinal foi afastado do cargo.

A sessão teve início com o presidente Robson Rios Portela Rios convidando a senhora Ana Roberta, presidente do Sindicato Sindserp para fazer parte da mesa diretora. Em seguida, a presidente do sindicato dos servidores públicos de Pedreiras fez o seu pronunciamento e na pauta, exigia uma resposta sobre o repasse do FUNDEB dos professores, que segundo o vereador Robson Rios se propôs a ver junto à Secretaria de Educação, cuja esposa está secretária.

Durante as falas de alguns vereadores, ouviu-se muito tumulto por parte do grupo Fóruns e redes, que como disse Ana Roberta, nada tem a ver com o movimento dos professores que foram reivindicar seus direitos, pois como se observou o Movimento Fóruns e Redes não teve muito sucesso e pelo visto não saiu nem nas fotos feitas no local.

Mas a grande surpresa estava por vim, foi quando o presidente Robson Rios leu a liminar assinada pelo Desembargador que dava o direito ao prefeito Totonho Chicote retornar ao cargo de prefeito. (DECOM/PEDREIRAS).

"Senhor Presidente, agradeço a oportunidade de poder me manifestar aqui, e nesse momento, em que nós temos a grata satisfação de ver a democracia que nós vivemos em nosso país, e nessa cidade que muitos tentaram tirar o verdadeiro sentido da palavra democracia, e que nós estamos aqui, não cantando a vitória e não regojizando com vais, ou com erros que podem ter existidos, de forma alguma. Nós estamos aqui hoje, pra dizer, que democracia, senhores Vereadores e todos que estão presentes, que democracia é a gente aprender a respeitar, acima de tudo, a Lei, e depois disso, aprender a respeitar as pessoas. Hoje eu tive um discurso pouco eufórico, na rádio pela manhã, na rádio que tanto é citada nessa casa, falando que o cidadão que usa sempre a Tribuna, pra nos difamar, partiu da questão política, jurídicas, pra ofensas pessoais. E, nós queremos dizer, e uso em nome do Prefeito Totonho Chicote, pra dizer a cada um de vocês, que a partir de hoje uma nova história começa. Se nós queremos falar de democracia, vamos ser justos, começando, senhores Vereadores, a combater a corrupção por onde ela está, a corrupção, ela não está somente lá dentro da Prefeitura Municipal de Pedreiras, não. Então vamos combater. E, quem é também corrupto, que também se levantou pra dizer, que nós nem merecemos ser chamados de corruptos, e, sim ladrões. eu quero dizer, a quem se levantou pra dizer isso, que aprenda a respeitar a partir de hoje". (Patrício Oliveira/sandrovagner.blogspot.com.br)

O grupo de apoiadores de Totonho Chicote assim que adentraram o plenário da Casa, já não gostou das faixas do Movimento Fóruns e Redes que exigia a cassação de Totonho. Enquanto Roberta falava e era interrompida pelo vereador Marcus Louro, começou uma troca de farpas entre os grupos pró-Totonho X Fóruns e Redes.

Houve bate – boca, mas o povo do Totonho Chicote estava, dessa vez, mais enraivecido e partiu para cima da turma do Fóruns e Redes. Esses, creio eu, que amedrontados, vazaram da Câmara de fininho.

Terminada a participação de Ana Roberta, a sessão da Câmara daria início, era por volta das 10h30, mas naquele momento, só estava o grupo pró-Totonho Chicote. Pode se dizer que eles expulsaram os outros movimentos. Em verdade, quem estava na Câmara afirma que o grupo pró-Totonho estava disposto a ir as vias de fatos com os outros movimentos.

Desde cedo, já circulava a notícia da volta de Totonho Chicote a Prefeitura de Pedreiras, no entanto, quando a informação foi confirmada, só existia o grupo de apoiadores de Totonho Chicote pelas galerias e no plenário. Muita comemoração, aplausos, abraços e o vereador Marcus Louro ainda gritou jubilante: “Viva a democracia!” (BLOG DO CARLINHOS).

VEJA ALGUNS MOMENTOS E ENTREVISTAS

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.