PEDREIRAS ELEIÇÕES 2016: QUE VENHAM OS BONS DE VERDADE!

Joaquim Filho

Faltando agora menos de um ano para as eleições municipais de 2016, a impressão que se tem é que já chegou e que já estamos em 2016, em plena campanha eleitoral. Com isso, no Brasil, prefeitos que até agora não mostraram serviço e que deixaram muito a desejar com suas administrações pífias e que não trouxeram nada de concreto para o bem do povo, agora mesmo é que vão deixar correr a revelia, ao Deus dará, todos os compromissos públicos no sentido de manter a cidade digna para se viver bem, a ficar como terceiro plano devido às questões partidárias.

Sendo a Política ‘o caminho para tudo’ como já dissera um amigo meu, nota-se que esse caminho que ela percorre, está mais para o caminho dos dissabores da maldade (inferno) do que para os sabores da bondade (paraíso); pois, em detrimento a essas maléficas atitudes interesseiras desses senhores feudais do mundo capitalista selvagem, esses mesmos que batem no peito e se julgam líderes e representantes do povo, é que a cada dia que passa, a vida social e financeira da população vai piorando a cada dia.

É inadmissível que a Justiça, o povo e as instituições sociais constituídas desse país permitam essa farra mascarada de Democracia, em torno de ‘suposta, talvez, quem sabe, se der, se me apoiar, se eu fechar, depende de’ e muito mais desses cidadãos que vivem 24h pensando no poder. Tudo isso e muito mais, em torno de pré-candidaturas de figuras “non gratas”, ”pflucken” “carimbadas”, ficha Sujas, tais quais esses meliantes batedores de carteiras que a todo instante assaltam as pessoas trabalhadoras nas ruas, avenidas, praças e em todos os lugares da cidade.

Sobre a formação de alianças e acordos daqueles que são novos na política e estão chegando agora, aliarem-se com as “cobras criadas”, que sempre estiveram no poder, eu lhes digo o seguinte: Nunca na minha vida eu ouvi falar que o joio ao juntar-se com o trigo, o segundo não tenha sido contaminado com o primeiro. E, trazendo essa realidade discursiva, metaforizada nas duas palavras citadas - ‘joio’ e ‘trigo’-, usadas na frase acima, é muito difícil eu acreditar que quem usa de um discurso de que está preocupado com Pedreiras e queira dar a sua parcela de contribuição no sentido de vê-la crescer, está sendo ingênuo ou está também com má intenção. Não sou nenhum cientista político, sociólogo e nada entendo de políticas públicas, mas entendo de Pedreiras, pois foi aqui que nasci, cresci e estou vivendo até hoje nesse meio século de vida.

Outra preocupação que me faz refletir sobre a tão utópica política de Pedreiras, é que sempre os pré-candidatos se apresentam como os salvadores da pátria, ou seja, segundo eles: “Eu sou bom, o meu projeto é excelente, meu grupo é perfeito etc., e o outro lado é isso e aquilo de pior.” Foi dessa forma que eu ouvi essa semana, um talvez, quem sabe, sei lá, pré-candidato a Prefeito de Pedreiras ou Trizidela do Vale (os donatários do poder brincam e desdenham com a cara do povo e se acham tão importantes que escolhem onde vão ser candidatos) dizer que ele, ou o grupo dele é a salvação, os outros são os piores.

Tirando os que realmente são bons como pessoa, profissionais, amigos, filhos, esposos etc., e que estão chegando agora na política, os demais são os mesmos que já passaram pelo poder, que já tiveram juntinhos dos que eles dizem que não prestam, mas que agora, eles voltam como o Anjo Gabriel que segundo as Sagradas Escrituras, lá no Novo Testamento, anunciou à Maria a vinda do Salvador.

Destarte, o que eu quero dizer de forma agora bem sucinta – que já disse a uns dois amigos pré-candidatos a prefeito de Pedreiras, pessoas ilibadas e sérias (até agora) – é que fica difícil acreditar nos novos, mesmo que sejam bons e bem intencionados, se eles vêm ao lado dos que já são viciados e que trazem um discurso “novo” somente no sentido de confundir o povo. Reflitam! Ousem pensar, amigos!

Na grande verdade, o que acontece com a Política de Pedreiras em quatro em quatro anos - e nem precisa nem concluir o pleito -, como está acontecendo de forma escancarada e descarada, é o seguinte: surgem os calouros, reaparecem os veteranos camuflados de neófitos, assim como surgem também os novos aliados com os velhos e com pensamentos retrógrados. Aí, eu lhe pergunto: Quando nós vamos mudar? Como acreditar em blá, blá, blá, blá dessa gente que só vive de enganar o povo, que quando chega ao poder não canaliza o seu discurso para as ações que tanto necessitam as polis e a plebe?

O grande problema da política no Brasil é que os bons, os homens e mulheres de caráter, sérios e honestos, não estão entrando para disputar um lugar de fato e de direito na vida pública. Engraçado que até o pior dos políticos ou ex-político usa desse mesmo discurso que fiz no afã de passar a ideia de que ele é bom, ou pelo menos foi correto quando passou por lá. Certa vez eu escrevi um texto para me referi a um determinado político de Trizidela do Vale que jura de pés juntos que é honesto, a seguinte frase: A única pessoa que abre a boca para dizer que um político é honesto, é só ele mesmo, e mais ninguém.

Sobre Política de Pedreiras e outros assuntos inerentes a essa pauta, eu e meu amigo Henrique Sousa, criador e administrador do Blog Pedras Verdes, temos conversado muito sobre a postura, a forma e o caminho que o blog vai se posicionar, doravante, até o dia da eleição de 2016. Temos essa liberdade de discutir, e de forma democrática, deliberar a nossa própria liberdade de metodologia e política de trabalho, para com e perante a sociedade Pedreirense, porque somos livres, porque não temos contrato e nem acordo com político, agremiação partidária, comércio, ou seja, qualquer ideologia.

Como cidadãos, temos nosso lado, nossos posicionamentos e nossa bandeira. Mas o blog como Instituição, não. Sempre estivemos abertos para postar as notícias seja de quem for, mas com critérios, sem sensacionalismo ou pieguices. Jamais nos preocupamos com audiência ou com quantidades de acessos usando da falta de ética ou dando rasteira seja em quem for. Falamos de bem de quem merece e de quem é do bem. Não usamos a nossa caneta para denegrir a imagem de ninguém por conta dos vis metais.

Portanto, o que nós do blog Pedras Verdes queremos sugerir ao povo de Pedreiras, é o seguinte: Estamos conclamando, convocando, propondo, rogando até pelo amor de Deus, que as mulheres e os homens de bem dessa cidade, as pessoas honestas e trabalhadoras de todas as profissões, as que têm serviços prestados no social, as pessoas que podem bater no peito e dizer que são honradas e fichas limpas que se predisponham a tomar ou ocupar um lugar na política, pois do contrário, não teremos mais o direito de reclamar depois.

Foto: Moisés Abílio
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.