ESTUDANTES DE TRIZIDELA DO VALE FAZEM BONITO EM OLIMPÍADAS DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Alunos da Escola Santos Dumont recebem medalhas das mãos do prefeito Fred Maia
Os participantes da 7ª Jornada de Foguetes tiveram
 de construir e lançar foguetes feitos de garrafas pet
Escolas de Trizidela do Vale participaram da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e também da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes). A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

Evento teve presença do astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir ao espaço, além de palestras sobre astronomia

A 7ª Jornada de Foguetes reuniu mais de 100 equipes de alunos e professores no município de Barra do Piraí (RJ) no concurso de foguetes feitos com garrafas pet. Em comparação ao ano passado, a edição de 2015 registrou aumento de 33,5% no número de escolas inscritas. 

Organizado pela Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), o evento serviu para estimular o aprendizado. Além da competição que avaliou a capacidade dos jovens de confeccionar e lançar, o mais distante possível, aparelhos feitos de plástico, a 7ª Jornada de Foguetes trouxe também palestras sobre astronomia, inclusive com a presença do astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a chegar ao espaço. 

Os projetos foram avaliados de acordo com os critérios de acabamento e originalidade do foguete e da base de lançamento dele, segurança e apresentação da equipe. Os prêmios são réplicas em miniatura dos foguetes brasileiros VS-40, VSB-30 e Sonda 3.

Os lançamentos utilizaram pista de pouso e decolagem para aviões de pequeno porte e combustível composto por vinagre e bicarbonato de sódio. Os protótipos precisaram ser fixados ao chão, com inclinação de 45º. Segundo a organização do evento, os foguetes de plástico foram apontados em uma direção sem obstáculos, de modo a evitar acidentes.

Trizidela do Vale foi destaque com sua atuação. O projeto enviado por seis alunos da Escola Santos Dumont, da localidade Centro da Velha Rosa alcançou a segunda colocação - fato inédito e de extrema importância, levando-se em consideração todas as dificuldades locais e a quantidade de escolas e alunos participantes de todo o Brasil. 

Os alunos da Escola Santos Dumont merecem nosso reconhecimento e felicitações pelo empenho e superação, bem como o corpo docente, gestores municipais e pais de alunos que apoiaram e participaram dessa vitória.  

A 7ª Jornada de Foguetes teve apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Fundação Marcos Pontes.


Projeto apresentado obteve segundo lugar em todo Brasil.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.