FOI PLANTADA UMA SEMENTE: Amorc – Associação dos Moradores da Rua do Campo


Fotos e Texto: Joaquim Filho

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” Eclesiastes 4:9-12

Com a iniciativa e a coordenação de Marcos Pereira, há dias que os moradores da Rua do Campo, no município de Trizidela do Vale, Estado do Maranhão, vêm se reunindo, conversando e se articulando no sentido de criarem uma associação, na qual os mesmos possam ter voz e vez na sociedade, e mais, através da união de todos em torno de uma agremiação, fazer valer suas reivindicações perante o poder público em nas três esferas: municipal, estadual e federal.

É sonhar alto? É querer muito? Pode ser. Qual o problema? Só chega a algum lugar com sonhos e muita luta. E, é justamente que os moradores da Rua do Campo estão começando a fazer: dando o primeiro passo no sentido de se organizarem para chegarem onde desejam.

Segundo o coordenador do movimento, Marcos Pereira, há dias atrás, houve uma reunião na Igreja de Nossa Senhora de Fátima que contou com um público bem considerável, e o encontro desse sábado (14), é apenas a continuidade de vários encontros sucessivos que vêm acontecendo.

Para a reunião de hoje, o blog Pedras Verdes teve a honra de ser convidado por Marcos Pereira e, claro, com muito respeito e carinho ao convite especial, marcamos presença na reunião, fizemos imagens, anotamos tudo que foi falado e agora estamos tornando público sobre esse fenômeno que ora acontece na simples, humilde, sofrida e, às vezes, tão discriminada por quem pensa que lá não mora pessoas honradas, honestas, trabalhadoras e que lutam todos os dias para ver a sua comunidade crescer com dignidade.

A reunião começou às 16h e contou com um público considerável, que para nossa surpresa e alegria contou com a experiência e o apoio de assessoria executiva do companheiro José Luiz que foi muito importante nas suas colocações de conhecimentos e muita experiência com entidades dessa natureza.

Para início, três concisos e reflexivos vídeos foram exibidos no sentido de provocar nos moradores uma consciência de que a luta de uma comunidade precisa de união e da coletividade, onde todos possam ter o mesmo ideal e lutar para o melhor do bairro, pois o que vai ser melhor para a comunidade, será melhor para todos. Os vídeos bem interessantes abriram a mente dos presentes e os incitou a pensar sobre os problemas do bairro.

Pelo que percebemos os moradores já estão bem avançados nessa ideia de criarem a associação, pois já existe um livro ata, hoje foi apresentado o Estatuto que será discutido por uma Comissão Provisória formada por 5 (cinco) participantes e depois apresentado em assembleia para ser lido, discutido e aprovado por todos.

A Comissão Provisória escolhida de forma livre e democrática ficou assim formada: Marcos Pereira, Antônio Vieira de Holanda, Raimunda, Kely Abreu e Maildes Rodrigues. Esse grupo tem um prazo de 60 (sessenta dias) para ler o Estatuto e depois apresentar aos demais.

Ao final, Marcos Pereira gradeceu a presença de todos e disse estar feliz por ver que os moradores estão percebendo que o movimento é sério, é apolítico, que o maior interesse é o bem da comunidade e que a cada dia vai crescendo o número de pessoas que procuram saber mais e mais da Associação que ora estar sendo fundada pelos moradores da Rua do Campo.

MAIS FOTOS NO LINK ABAIXO





























Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.