NEGÓCIO DA CHINA: O JEGUE E O JUMENTO


Chineses querem 1 milhão de Jumentos por ano para levar para China

Ministra informou na véspera que empresa chinesa quer importar jumentos. Kátia Abreu afirmou que a proposta foi importar jegues, não jumentos.

Karina Trevizan
Do G1, em São Paulo

A ministra da Agricultura, Katia Abreu, informou nesta quinta-feira (19) que a empresa chinesa que tem interesse em importar jumentos do Brasil fez uma proposta para realizar "uma cooperação para melhoramento genético de jegues."

Na quarta-feira, Kátia Abreu havia relatado que, durante missão na China, recebeu uma demanda inusitada de um empresário. O investidor disse teria interesse em importar 1 milhão de jumentos por ano.

As informações foram postadas pela ministra em sua conta no Twitter.

Empresa chinesa tem interesse em melhoramento genético de jegues brasileiros, diz ministra 

Jegue ou jumento?

Também nesta quinta, a ministra escreveu no Twitter que "errou" na informação postada na véspera. "Errei! Uma empresa chinesa na verdade quer um milhão de jegues e não de jumentos como twitei. Mas da mesma forma morro e não vejo tudo", escreveu ela nesta quinta.

Apesar de a ministra ter dito que errou a informação, jegue e jumento são nomes diferentes para designar o mesmo animal. A diferença que costuma gerar confusão é entre o burro e os jumentos, jegues e asnos, conforme explica reportagem da revista "Globo Rural".

Usuários do Twitter chegaram a escrever para a ministra apontando que trata-se do mesmo animal. "Jumentos e jegues são denominações para o mesmo animal", escreveu um deles. "Jumento, asno e jegue, são nomes regionais diferentes dados para exatamente o mesmo animal: o Equus asinus", postou outro.

Procurado pelo G1, o Ministério da Agricultura não deu mais detalhes sobre as informações postadas por Katia Abreu.


A proposta

"No seminário dos empresários chamou a atenção um investidor com um interesse que nos pareceu piada, mas não era. Ele quer importar jumentos para a China", relatou Katia Abreu na quarta-feira. "Inacreditável, mas sua demanda é de 1 milhão de jumentos ano. Morro e não vejo tudo", disse a ministra.

Outro demanda diferente das demais, ainda de acordo com informações postadas por Katia, foi a de uma empresa de fármacos que quer 10 mil toneladas de casca de tangerina por ano para produzir óleos e essências.

A ministra fica até o fim desta semana na China.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.