SORRIA, MEARIM: AINDA HÁ ESPERANÇA?


Como dizia o texto da assessoria do deputado Vinicius Louro: "Plantando o Futuro no Dia do Rio do Mearim"

É possível reverter a situação calamitosa que o Rio Mearim se aproxima? Se depender simplesmente das ações dos nossos agentes políticos, é bem provável que o nosso "velho chico" seja enterrado em menos de uma geração. Muito se fala em: "vamos salvar o Mearim", porém pouco ou quase nada se faz para ajudar nossa fonte vital.

Na verdade, por onde devemos começar a salvar o Rio Mearim? Pela boca de lobo da Eneva ou nos meandros da insensatez humana? Talvez, a reposta até surja naturalmente de forma bem simples em nossas cabeças: podemos ajudar o rio plantando árvores, não jogando lixo nas margens, contendo o dejeto do esgoto, não realizar pesca predatória, não devastando a mata ciliar, não retirando areia de forma irregular e tantas outras atividades que podemos desenvolver. Mas nada disso é o bastante se não tivermos o apoio e a orientação do Poder Público. Governos e governantes omissos, que deixam a população a ver navios contra a corrente, estão plantados às margens das centenas de quilômetros que o rio Mearim banha até desaguar no Mar Maranhão, que, impotente, nada ainda fez.

É bem possível que muito pouco seja feito nos anos vindouros. Enquanto "nego" estiver banhando e bebendo a eutrofizada água nutritiva do Mearim, a preocupação e o perigo serão apenas um texto longo e perdido que ficará gravado para os anais da segunda edição da Fonte das Pedreiras.

Contemos com Deus e nós mesmos, e nossa consciência, pois a situação é preocupante.

AINDA HÁ ESPERANÇA!

Neste último domingo, 08/11, data que se comemora o dia do Rio Mearim em Pedreiras e Trizidela do Vale, um ato cívico organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pedreiras com a presença do deputado Vinicius Louro, em um lampejo de preocupação, promoveu um salutar parlatório pela conscientização e preservação do assoreado Mearim. Na oportunidade foram plantas dezenas de mudas árvores - penso que milhares seria o ideal - na altura da CAEMA em Pedreiras e em Trizidela do Vale próximo ao Parque Maratá.

secretários de meio ambiente dos municípios, Ivo Gonçalves e Adelson Fernandes, vereador Serapião, Zé Filho (representante do Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio Mearim),  Tiro de Guerra, Clube de Desbravadores e demais secretarias dos governos municipais enviaram representantes para esta ação ambiental.


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.