MAURÍCIO LUIZ DE ASSIS: É GENTE HUMILDE DA NOSSA CIDADE!


Por: Joaquim Filho 

A grande vantagem que temos de nascermos e vivermos na mesma cidade, é que passamos a conhecer a todas as pessoas, mesmo que algumas delas sejam provindas ou oriundas de outras plagas, mas sabemos quem são os nossos patrícios, e temos o faro de pressentir quem são as pessoas do bem.

Assim acontece com o meu amigo Maurício Luiz de Assis, ex-servidor público municipal, aposentado, morador há 40 anos na rua Messias Filho, nº 268, sua casa é de esquina com a Travessa Cajueiro, no bairro do Engenho; pois, todos os dias quando passo, lá está ele sentado na calçada de sua residência, e quando o sol está escaldante, ele se posiciona na calçada da casa de frente da sua residência.

Hoje, eu parei e resolvi ganhar um pouco do meu tempo conversando com esse cidadão pacato, humilde, reservado e muito comunicativo. Costumo dizer que a sabedoria de um homem está na sua experiência de vida e, quem passa pela Rua Messias Filho e vê Maurício como uma figura humana inexpressível, está redondamente enganado.

Maurício é culto. Sabe muito da história de Pedreiras e tem conhecimento de vida e de mundo. O pouco tempo que estive sentado ao lado dele, na calçada mesmo, eu percebi o quanto esse rapaz tem a nos ensinar.

Filho de São José dos Basílios-MA, segundo ele, chegou a Pedreiras em 1974 para estudar. Não conheceu seus pais. Foi criado pela avó. Com a generosidade do ex-prefeito saudoso Pedro Barroso, Maurício ingressou no serviço municipal. Contraiu paralisia infantil com 8 (oito) meses de idade, mas sempre pensou que a sua deficiência física não foi empecilho para viver normal, pois estudou, trabalhou e realiza coisas no seu dia a dia como qualquer pessoa.

A nossa homenagem hoje vai para esse cidadão pedreirense, que se não nasceu em Pedreiras, Pedreiras nasceu dentro dele e cresce a cada batida do seu bondoso coração.


GENTE HUMILDE

(Chico Buarque)

Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito se apertar
Porque parece que acontece de repente
Como um desejo de eu viver sem me notar

Igual a como quando eu passo no subúrbio
Eu muito bem, vindo de trem de algum lugar
E aí me dá como uma inveja dessa gente
Que vai em frente sem nem ter com quem contar

São casas simples com cadeiras na calçada
E na fachada escrito em cima que é um lar
Pela varanda, flores tristes e baldias
Como a alegria que não tem onde encostar

E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu que não creio, peço a Deus por minha gente
É gente humilde, que vontade de chorar.

Fotos Joaquim Filho

QUEM CAMINHA FAZ RASTRO; QUEM TOCA, DEIXA DIGITAL; QUEM VOA, FAZ SOMBRA! É O DISFARCE QUE REVELA O BANDIDO.


Joaquim Filho

Não foi só uma, duas ou três vezes que nós do blog Pedras Verdes já alertamos aos internautas quanto essa questão de tentar denegrir a imagem de pessoas ilibadas nas redes sociais. Por várias vezes pedimos para as pessoas deixarem a vida particular do próximo de mão. Mas as pessoas gostam de brincar com o perigo. É normal do ser humano gostar de uma adrenalina. Então, lá vai!

Certa vez, estivemos em reunião com as promotoras Sandra Pontes e Lana Cristina para conversarmos sobre esse crime que está muito comum nas redes sociais e, a orientação que tivemos das mesmas, é que isso é coisa séria. Uma vez que o agressor ou criminoso é descoberto, isso é caracterizado como crime contra a honra, injúria, difamação ou até mesmo calúnia. 

Em 27 de janeiro de 2015, por volta das 12h13, uma pessoa que assinou com os números 78545, cujo IP:187.40.76.213 já foi localizado, escreveu um comentário no mural do blog Pedras Verdes, o qual tentava denegrir a imagem de uma determinada pessoa, que por direito que lhe assiste, imediatamente acionou a justiça e está tomando as providências que requer o caso.

O blog por não ser conivente e nem cúmplice com atos dessa natureza, já se colocou à disposição da vítima e está dando-lhe o maior apoio no sentido de chegar ao criminoso. E, tão logo seja revelado, divulgaremos aqui nas redes sociais a graça dessa pessoa para que crimes como esses, não sejam mais cometidos contra pessoas de bem. 

Em relação ao assunto em voga, fomos até à Delegacia de Polícia Civil de Pedreiras, e ouça na íntegra, o que disse o Delegado Dr. Rafael Almeida Pereira.

Vídeo: Joaquim Filho

INFORME DO 19ª: BPM PRENDE QUADRILHA DE ASSALTANTES



A patrulha de Serviço do 19º BPM, foi abordada pela vítima, RIVAGNA BARBOSA SILVA, 24 anos, comerciante, na cidade de Trizidela do Vale-MA, que relatou ter sido assaltada por vários indivíduos armados com revolveres e que na fuga utilizaram uma caminhonete, de placa OJP 2006, de cor prata. Foram acionadas as demais patrulhas de Trizidela do Vale e da Força Tática, mas foi o Maj Maurício, que localizou o veículo suspeito e continuou a seguí-lo, repassando a localização para as demais VTRs.

Em determinado cruzamento o Major Maurício distanciou-se e perdeu de vista a caminhonete, mas com a última localização repassada via radio, foram feitas as diligencias para localizar e capturar os suspeitos. A Gu PM de Trizidela do Vale, juntamente com o CPU, avistaram o veiculo com as características e iniciou a perseguição ao mesmo, sendo que de dentro do veiculo fora lançada uma bolsa em uma área de matagal.

O veiculo foi interceptado mais a diante e os ocupantes não ofereceram resistência e fora encontrado no veiculo as armas empregadas no delito, bem como alguns pertences da vítima, além de Revolver cal. 38 inox, nº 1920479, 06 tiros; revolver cal. 38 oxidado, nº OI344705, 06 tiros; revolver cal. 22, oxidado, nº 48161; 12 munições cal 38; 17 munições cal. 22; 01 munição cal 7,62; veiculo GM, modelo S-10, prata, de placas, OJP 2006; 06 aparelhos celulares, com carregadores, chips de operadoras, 03 relógios, 01 pulseira, 04 pares de tênis, documentos de veículos, 01 recipiente com substancia semelhante ao “crack”, 01 recipiente com substancia semelhante a cocaína, R$ 232,50 (duzentos e trinta e dois reais e cinquenta centavos). Já a bolsa lançada não fora encontrada e após pesquisa constatou-se que o veiculo é “clonado”. 

Diante da situação de flagrante delito, foi dada voz de prisão aos mesmos e encaminhados até a 14ª Delegacia Regional de Pedreiras, onde o fato foi levado ao conhecimento da autoridade competente, através do Boletim de Ocorrência nº 9151, para que fossem tomadas as medidas cabíveis que o caso requer.

Os acusados são oriundos da cidade de Imperatriz e Grajaú, sendo suspeitos de participarem de crimes naquela região. São eles EDSON ANDRADE MILITÃO (29 anos), VALDIVINO SILVEIRA SILVA (37 anos), GEILSON GOMES PEREIRA (27 anos), MARCELO DUARTE COSTA (36 anos) IVANILDO KALIXTON OLIVEIRA LIMA (27 anos)

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE PEDREIRAS DEIXA VÍTIMA FATAL

DO BLOG DO ALBERTO BARROS

Luciana Galeno

No começo da noite desta quarta-feira aconteceu mais um acidente na BR 316 no Povoado São João das Neves entre o KM 17 e Peritoró.

Uma ambulância que saiu de Teresina para Pedreiras capotou com quatro pessoas, sendo três de uma mesma família (Dois irmãos e a Mãe) Luciana Galêno de aproximadamente 60 anos de idade genitora dos outros dois passageiros morreu na hora. Um dos filhos que estava em tratamento na capital piauiense e o motorista do veiculo foram levados para o Hospital Regional de Peritoró.

O outro filho em estado de choque, mas com apenas alguns arranhões ao lado do corpo da Mãe contou que o motorista da ambulância dirigia em alta velocidade e sobrou em uma curva acentuada da BR perdendo o controle do veiculo.



QUER SE DIVERTIR? ENTÃO VEJA ESTA DICA | TOTAL PAINTBAL°°°



Inaugura próxima SEXTA, a partir das 9h na AABB de Pedreiras, a mais nova sensação do momento: TOTAL PAINTBAL, libere muita adrenalina e se 

D I V I R T A com os amigos



RESERVAS: (99) 9.8111 - 6989



Reúna sua turma, forme sua esquipe e venha PARTICIPAR!

BERNARDO DO MEARIM: VICE-PREFEITA SANDRA SILVA ROMPE COM O GOVERNO E QUEBRA O SILÊNCIO!


Por: Joaquim Filho

Engana-se quem pensa que as questões políticas de um município se acabam com o fim das eleições no momento em que a justiça eleitoral decreta o nome do vencedor ao cargo legislativo municipal. Mesmo que se encerre a campanha eleitoral, porém, os “palanques” continuam “armados” e o que se vê e vive vinte e quatro horas por dia, é só política, política e política. 

As 14 (quatorze) cidades que compõem a região do médio Mearim não estão fora dessa realidade; pois, é perceptível nas redes sociais, TV e rádios, essas questões políticas sendo esmiuçadas, discutidas e bem presentes na vida do dia a dia e da cultura das pessoas e dos lugares.

Bernardo do Mearim, cidade localizada a uma distância de 298 km da capital São Luís, antigo povoado São Bernardo, que pertencia à cidade de Igarapé Grande, criado pela Lei nº 6.128, de 10 de novembro de 1994, com uma população estimada, segundo o IBGE, de 5.860 habitantes, a exemplo de Pedreiras, está também vivendo esse conflito político: o rompimento da Vice-Prefeita Sandra Silva (PP) com a senhora atual prefeita daquela cidade. 

Nessa terça-feira (27), por volta das 11h, o blog Pedras Verdes atendendo a um convite da senhora vice-prefeita Sandra Silva e do seu grupo político, sob a coordenação do comunicador Marcos Lima, da cidade de Lima Campos, realizou uma entrevista com a mesma, que aconteceu no interior do prédio do Central Palace Hotel, na Rua Maneco Rêgo, 226, próximo à Praça do Jardim e que teve como participação o ex-vereador Jerônimo, atualmente um dos nomes mais fortes de oposição na cidade de Bernardo do Mearim. 

Confessamos com toda sinceridade que até aquele momento ainda não tínhamos conhecimento pessoal com a vice-prefeita, pois esse, só existia no campo fértil da curiosidade, de nome ou de ouvir alguém falar. À primeira vista, a impressão que a senhora Sandra Silva nos passou foi a de uma pessoa tranquila, perspicaz, tímida, observadora, de poucas palavras; porém, um semblante de uma mulher firme e determinada. Também calado e muito atento à nossa conversa, ao lado estava o seu esposo Wilson, que em momento algum interferiu ou orientou a sua consorte no que a mesma deveria falar. Dona Sandra Silva estava segura na sua mensagem que dera ao blog.

Sandra Silva, ao ser indagado de que forma ela estaria vendo a atual administração, na qualidade de vice-prefeita, quais os pontos ela gostaria de destacar, a vice-prefeita foi bastante ética e deu uma aula para muitos políticos que rompem com o seu grupo e sai detonando os seus desafetos. A vice-prefeita foi categoricamente, e de forma simples respondeu que ela não seria a pessoa indicada para criticar ou falar alguma coisa, que isso ela deixava para o povo. Que embora não esteja mais com a prefeita, mas respeitava a maneira dela administrar. Pensa que o tempo, o término do seu mandato será o juiz maior. 

Quando o blog perguntou o que teria levado a vice-prefeita a romper com a administração, Sandra Silva respondeu que quando foi para ela entrar na chapa como vice, na época da campanha, a coisa foi bem diferente do que está sendo agora. Segundo Sandra Silva, quando a pessoa ganha a eleição e chega ao poder, ela se transforma; e, foi isso que ela alegou ter acontecido com a prefeita de Bernardo do Mearim. Relatou que se sentiu impedida de cumprir as suas promessas de palanque porque não teve apoio do governo municipal, pois, segundo a vice-prefeita, a mesma quando promete, gosta de cumprir as suas promessas. Um exemplo é a sua vida privada como empresária, onde todos os seus negócios são lícitos e transparentes com as pessoas que fazem negócio com ela. 

Na verdade, o foco maior da entrevista, conforme se percebeu, é a insatisfação da senhora Sandra Silva em ter sido citada em um determinado blog da região, que por sinal é bem acessado, sobre a suposta aproximação da mesma à prefeita de Bernardo do Mearim, que segunda a vice-prefeita, isso não é verdade. Que declara estar rompida com o grupo da atual administração há 1 (um) ano. Pensa que essa notícia que fora veiculada possa denegrir a sua imagem e colocar a sua idoneidade de forma duvidosa perante a população bernardense. 

Sobre a questão política de Bernardo do Mearim, quem estava presente e aproveitou o ensejo e deu o seu recado foi o ex-vereador Jerônimo, que baseado em suas palavras o mesmo está insatisfeito com a administração e já começa a se articular para as eleições de 2016, na qual tudo poderá acontecer: uma candidatura sua a prefeito ou da vice-prefeita Sandra Silva. Confira agora, na íntegra, aqui no blog Pedras Verdes.

Mais uma vez, queremos deixar bem claro aos nossos leitores que o blog Pedras Verdes é apolítico. Não levantamos bandeira e nem defendemos qualquer ideologia partidária. Que não temos compromisso e nem acordos espúrios com nenhum político no sentido de promovê-lo ou desmerecê-lo perante a opinião pública. A nós interessa somente a verdade dos fatos. 

Sendo assim, o espaço aqui no blog está livre, é democrático para qualquer político, trabalhador, religioso, empresário, militar ou qualquer cidadão da sociedade que queira se manifestar.

ASSISTA

PEDREIRAS SERÁ PALCO DO MAIOR CONCURSO DE FITNESS DA REGIÃO


Pedreiras receberá mais um grande evento do Grupo Atanohj, o concurso "GAROTO & GAROTA FITNESS 2015", que foi idealizado pela Agência de Publicidade e Moda Atanohj Styles do criativo e dinâmico Jhonata Henrique, mentor do Grupo Atanohj. 

O Grupo Atanohj está sediado na Rua 05, Quadra ‘A’ N° 1125, Bairro: Mutirão em Pedreiras,-MA.

Hoje a Atanohj Styles possui um Casting variado em modelos, manequins fotográficos e passarela, para atender os vários segmentos como Moda, Publicidade, TV, Feiras, Eventos, Promoções, Editoriais e Desfiles de toda a Região do Médio Mearim.

A 1ª edição do GAROTO & GAROTA FITNESS 2015 do médio Mearim tem como o objetivo; suprir a carência do mercado das demais agências, introduzindo um novo conceito em modelos, o perfil "fitness".

E com boa aceitação deste novo conceito de moda no mercado, a agência lança o concurso da escolha do GAROTO & GAROTA FITNESS 2015. Onde para esta primeira edição, a Comissão Organizadora do Evento, elegeu para sediar o concurso, na cidade de Pedreiras, a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL - AABB, a ser realizado no dia 31 de Janeiro de 2015 às18h.

Garoto & Garota Fitness, representa a beleza, saúde e a sensualidade que circulam nas 25 melhores academias de musculação da região.

No total, 18 cidades participarão do concurso:

Lago da Pedra | Lago do Junco | Lago dos Rodrigues;
Esperantinópolis | Porção de Pedras | Igarapé Grande;
Bernardo do Mearim | Trizidela do Vale | Joselândia;

Pedreiras (Cidade Polo);

Lima Campos | Independência | Peritoró;
Alto Alegre | São Mateus | Coroatá;
Capinzal do Norte | Santo Antônio dos Lopes;

O Concurso Garoto & Garota Fitness, foi criado para suprir a carência de concursos que premiassem os melhores corpos de academias de ginástica e musculação, que não são tão musculosos quanto os dos competidores de fisiculturismo.

O mundo fitness estava restrito a concursos voltados ao fisiculturismo ou atletas profissionais. E percebendo a carência do mercado, a proposta é mostrar o público que frequenta as academias, unindo na avaliação um corpo saudável, carisma, simpatia, beleza e sensualidade. Mostrando através de um desfile pessoas que treinam porque gostam da malhação.

PER TUTI PASTELARIA: ESSA EU JÁ VIREI FREGUÊS!


A jovem empresária Marcia Fabiane inaugurou nesse sábado, dia 24 de janeiro de 2015, às 16h, o mais novo ponto da gastronomia de Pedreiras.

Estamos falando da PER TUTTI PASTELARIA, que está bem localizada para que você, sua família e seus amigos possam desfrutar de um pastel feito na hora, de primeira qualidade, produzido por profissionais que foram treinados somente para dar o sabor e a classe que tem que ter um pastel de verdade.


Portanto, a partir de hoje, o Pedreirense/trizidelense têm uma opção a mais, uma alternativa que vai virar mania, pois o prazer começa pelo paladar e, uma vez que você visitar a Per Tutti Papelaria, vai com certeza dá razão ao que estamos lhe comunicando.

O endereço é muito fácil. Não tem como errar. Fica enfrente ao novo hospital do Dr. Walber Cruz, na Avenida Abílio Monteiro. Quem passa a pé, de bicicleta, de moto ou carro, vê logo a placa indicando o mais novo local de deliciar um pastel bem quentinho e delicioso.

Quem passou ontem (24) pela avenida observou que a inauguração foi um sucesso. A vantagem de se procurar lugares como estes é a rotatividade no atendimento, no qual você não precisa perder muito tempo esperando o seu produto, que muitas das vezes causa aborrecimento, passando até a vontade de deliciar o lanche.


Temos observado que um dos grandes problemas que encontramos em lugares que prestam serviços como esses, são: o péssimo atendimento, a demora, a falta de um bom humor de quem atende e uma série de detalhes que vai fazer com que o cliente não volte nunca mais. Eu, pelo menos, sou assim: só vou onde sou bem tratado! Detalhes desagradáveis como esses, você não vai encontrar na Per Tutti Pastelaria. Ao contrário: lá o atendimento é VIP!

Telefone para contato:

 (99) 98184 – 8079 ou (99) 98114 - 8447

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE PROCESSO SELETIVO NO MARANHÃO


Segue, em anexo, edital do Processo Seletivo simplificado para a contratação de professores para a rede estadual de ensino.

Informações básicas:

Inscrições online pelo site da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão

www.educacao.ma.gov.br

Local de inscrições: Centro de Ensino Oscar Galvão

Período: 27/01 das 13:00 às 18:00h à 30/01 das 08:00 às 18:00 h

Documentação e demais informações no edital

Atenciosamente

Ernesto Basílio
Membro da equipe de transição da URE Pedreiras

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE PEDREIRAS DÁ ENTREVISTA

Por: Joaquim Filho 
Iaciara Rios
Quarta-feira (21), a nova secretária de educação, a senhora Iaciaria Bernardo Rios, concedeu uma entrevista ao repórter Sandro Vagner, da TV Cidade e, pela forma com que a educadora se expressou, percebeu-se que o nível de intelectualidade, conhecimento e educação é outro.

Com a entrada da nova gestora na pasta da educação, ainda dá para acreditar que há uma luz no fim do túnel, ou, como nós costumamos dizer: "A esperança continua sendo verde".

Foi uma entrevista de alto nível. Com perguntas e respostas inteligentes de ambas as partes, na qual, o entrevistador se comportou todo tempo com imparcialidade, e a entrevistada que não é de pedestal, todo tempo com pensamentos e palavras tênues, sem deixar margem para a utopia.

Na entrevista, Iaciara Rios demonstrou segurança, conhecimento de causa e de forma pacífica, segundo ela, quer resolver todos os problemas acumulados nesses dois anos de governo, o mais rápido possível.

Perguntada sobre a questão de ser esposa do presidente da Câmara, se iria ter privilégios do prefeito Totonho Chicote, a mesma respondeu que o esposo é político; ela, técnica. Pensa que isso não terá nenhuma influência para que a sua pasta funcione de verdade. Disse que como esposa, tem a sua própria personalidade, mas por outro lado, isso não impede de ter os bons conselhos e uma orientação do consorte quando precisar. Já está constantemente em sintonia com o secretário de administração Patrício Oliveira e com o próprio prefeito para sanar a questão de atrasos de salários.

Uma coisa me chamou muito a atenção nessa entrevista: a importância de se colocar nos cargos públicos, pessoas que realmente conheçam o trabalho, técnicas; pois assim, até mesmo os que são contra, passam a ter respeito; e, mesmo na hora de criticar (que é normal), essa crítica passa a ter uma conotação diferenciada.

Agora é esperar e torcer para a nova secretária realizar um bom trabalho, pois carisma e experiência essa moça tem de sobra.

SÁBADO: POLÍCIA, BANDIDOS, ASSALTOS, BALEADOS E MORTOS EM PEDREIRAS

O sábado está agitado em Pedreiras. Assaltos, gente baleada, facada e morte marcam o 24 de janeiro  na Princesa do Mearim.

Hoje por volta das 17:30, no bairro do Diogo, um homem foi morto a tiros: José Antonio Campanha da Silva, morador da Rua do Campo da Boiada,  foi morto por Edivaldo, mas conhecido por Bigode. Segundo relatos de vizinhos à polícia, os homens estariam envolvidos em uma possível rixa amorosa; José Antônio teria ido tomar satisfações com Bigode, mas este, desferiu dois tiros à queima roupa.

A polícia trabalha com a suspeita de crime passional. 


E, por volta das 20 horas, na MA-122, nas proximidades do Café Mamoré, Marcos José Bispo de Andrade Junior, que está em liberdade condicional, ao retornar ao Centro de Ressocialização de Pedreiras para sua pernoite, foi alvejado com um tiro na barriga, que varou pelas costas. Segundo um motorista que passava no local, uma motocicleta Honda Titan vermelha estava caída à margem da pista e com uma pessoa deitada do lado. Ao retornar o veículo no intuito de verificar e socorrer a vítima, instantes depois, e com auxilio de outros motoristas, encontraram apenas a motocicleta e um par de chinelos. Procuram a o rapaz que estava caído por todo perímetro, sem exito. Minutos depois, ouviram gritos de vozes dentro do mato: eram dois homens trazendo Marcos José, já baleado, vomitando e gemendo de dor.

Na confusão e em meio a desconfiança de um possível assalto, todos saíram do local, ficando apenas os dois rapazes que saíram do mato e um motociclista, que se desentendeu com os homens que carregavam o baleado.

Aguarde, nas próximas postagens publicaremos um vídeo gravado no momento que os homens saem do mato e a chegada da polícia no local.

Marcos Bispo foi levado ao Hospital Geral de Pedreiras, onde foi atendido e encaminhado com muitas dores no abdome e pescoço para Peritoró, onde deve passar por uma cirurgia de emergência.

Local onde ocorreu o disparo - MA 122, próximo ao Café Mamoré

INFORME DO 19º: POLÍCIA APREENDE ARMAS EM ESPERANTINÓPOLIS


A Guarnição PM da cidade de Esperantinópolis, área do 19º BPM realizou no dia 18/01/2015, apreensões de armas, as abordagens realizadas pelos policiais tem se tornado uma rotina dos trabalhos da PM e o resultado desta ação foi a apreensão de armas de fogo (1 revolver cal 38 com 5 munições e 1 revolver cal. 32 com 5 munições também intactas). A primeira apreensão se deu em uma abordagem a um veiculo Marca Fiat, Marca Uno Mille, de Placa NMW 0093, conduzido por VINALDO PESSOA DE ABREU LEITE, 39 anos.

A segunda apreensão foi decorrente a uma abordagem aos ocupantes de uma motocicleta Marca Honda, modelo Bros de cor vermelha, sendo que o garupa, ANTONIO NILSON LOPES, 49 anos. O condutor da motocicleta, tratava-se de um mototaxista, sendo liberado logo após. 

Estas apreensões tem demonstrado à comunidade o comprometimento da PM com o seu trabalho, garantindo assim a manutenção da segurança pública. 

Os conduzidos foram levados à Delegacia local, foram apresentados a autoridade policial, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. 

INFORME DO 19º: POLÍCIA RETIRA MAIS UMA ARMA DE CIRCULAÇÃO.


A patrulha de Serviço da Força Tática do 19º BPM, em Pedreiras, realizava policiamento ostensivo de transito (blitz) nas imediações do povoado Cariri, do município de Igarapé Grande -MA, que dá acesso as cidades de Poção de Pedras e de Lago dos Rodrigues, quando durante as abordagens a vários transeuntes, foi encontrado em poder de LEOMAR MORAIS DE SOUSA 01 (um) Revolver Cal 38, Nº KH 67200, oxidado, capacidade de 05 tiros, com 04 (quatro) munições intactas.

O conduzido foi levado à 14ª Delegacia Regional de Pedreiras, foi apresentado a autoridade policial, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. 

Estas apreensões, que somam 10 armas de fogos retiradas de circulação, tem demonstrado à comunidade o empenho e comprometimento da PM com o seu trabalho, garantindo assim a manutenção da segurança pública em toda a área de atuação do 19º BPM.

INFORME DO 19º BPM: POLÍCIA APREENDE ARMAS E DROGAS EM PEDREIRAS


As Guarnições PM do 19º BPM na cidade de Pedreiras, realizaram entre os dias 17 a 19/01/2015, apreensões de armas e drogas, as abordagens realizadas pelos policiais em diferentes pontos da cidade tem se tornado uma rotina dos trabalhos da PM e o resultado desta ação foi a apreensão de armas de fogo (1 espingarda cal. 20, com 11 munições e 1 revolver cal 38 com 5 munições cada), uma porção de aproximadamente 200 g de substancia semelhante a maconha, além de veículos irregulares.

Estas apreensões tem demonstrado à comunidade o comprometimento da PM com o seu trabalho, garantindo assim a manutenção da segurança pública. 

Os conduzidos foram levados à Delegacia e foram apresentados a autoridade policial, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

NO AR: PADRE ZÉ GERALDO ESTREIA NOVO PROGRAMA NA TV



RIO MEARIM: SECULAR, FORTE E ROMÂNTICO!


Por: Joaquim Filho 

Fazer uma viagem de lancha nas águas do Rio Mearim desde a sua nascente até a foz sempre foi um grande sonho nosso, e melhor dizendo, de muita gente que ama esse sagrado rio e o tem como uma fonte de vida e riqueza. Mas como na vida tudo tem o seu tempo, o dia e a hora marcados, eis que de repente, de forma natura e por acaso surge essa oportunidade: acompanhar uma expedição que realizara uma viagem de inspeção do rio, saindo de Barra do Corda-MA no dia 12 de janeiro e chegando na cidade de Arari-MA no dia 17 de janeiro de 2015, percorrendo uma extensão de 700km, em seis dias, a uma média de velocidade de 33km/h, pois o transporte utilizado foram lanchas rápidas, movidas a motor de popa, num total de quatro lanchas com a participação de 21 pessoas. 

Itinerário fluvial percorrido: Barra do Corda, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Esperantinópolis, Joselândia, Poção de Pedras, Trizidela do Vale, Pedreiras, São Luís Gonzaga, Bacabal, São Mateus, Matões do Norte, Vitória do Mearim e Arari. 

Na expedição que tinha como finalidade fazer uma inspeção “in loco” da real situação do Rio Mearim, tínhamos as presenças de vários membros do Comitê de Bacia do Rio Mearim (composto por pessoas de várias cidades que integram a bacia), como também técnicos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Administração das Hidrovias do Nordeste (AHINOR), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), secretários de meio ambiente, geógrafos, presidente de sindicato de pescadores, engenheiros, cinegrafista, fotógrafo, repórter e equipe de apoio por terra no sentido de suprir e atender as necessidades e solucionar os problemas que são normais em uma viagem como esta. 

A convite do professor Ricardo Gonçalves, membro titular do Comitê de Bacia Hidrográfica do Mearim, o blog Pedras Verdes se integrou à essa comitiva e aproveitou a oportunidade ímpar para registrar todos os momentos desse trabalho que não tem caráter turístico, e sim, de inspecionar e depois emitir uma análise técnica sobre tudo que foi visto em todo o percurso da viagem. E, embora ainda seja feita um relatório técnico sobre essa inspeção, como leigo no assunto, porém, baseado no que vimos podemos dar uma prévia da atual realidade do Rio Mearim:

1. A parte onde mais se constatou uma situação crítica e de verdadeira falta de respeito ao rio foram nas cidades de Bacabal, que é a campeã de degradação e falta de educação ecológica; São Luís Gonzaga e a cidade de Pedreiras, iniciando no povoado Marianópolis, que segundo um dos membros do Comitê, José Filho, o trajeto que corresponde o município está tão crítico que teve lugar que foi preciso os navegantes descer e empurrar as lanchas para não encalharem;

2. Ainda nessas três cidades citadas anteriormente percebeu-se que onde há a presença humana, lá está a degradação do rio, ou seja, nessas localidades ribeirinhas e até mesmo na zona urbana, presença de muito lixo nas margens dos rios, vazantes, criação de gado, captação da água de forma irregular, falta da mata ciliar, falta dos resíduos sólidos, meandros abandonados, desaparecimentos de várias espécies da fauna e da flora, pontos de areia, tirada da areia do rio, pesca durante a piracema;

3. Na cidade de Bacabal a expedição parou para visitar o matadouro público que fora construído a uma distância de 100 metros da margem do rio, que por essa razão, segundo o secretário de meio ambiente Anderson Lima, o mesmo já fora embargado pela SEMA – Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão;

4. O Rio Mearim, sentido a sua foz, só vai melhorar o seu aspecto já chegando à região de Vitória e Arari, que também não significa que tudo está às mil maravilhas, pois alguns problemas, após a elaboração do relatório técnico, poderão ser resolvidos quando se partir para a prática, pois segundo o administrador da AHINOR Antônio Valente, a intenção é que se crie uma política voltada para o rio onde o Comitê possa solucionar esses problemas. 

Foi uma viagem inspeção que de certo modo podemos até chamar de aventura, pois muitas pessoas saíram do conforto de suas casas, da tranquilidade do escritório com ar-condicionado, água e algumas mordomias para se lançarem em uma viagem de seis dias levando sol e chuva na cara, sem esquecer-se dos mosquitos e de alguns fatores de riscos que se sujeita em um trabalho como esse. 

A questão do Mearim não está só nos problemas em si. Existem vários fatores que para funcionarem a contento depende do rio, como no caso a forma como os ribeirinhos vivem, em lugares que foram esquecidos pelo poder público, aonde nada chega, a não ser o político demagogo na época da eleição para pedir voto. Como a questão aqui não se trata de política partidária, e sim, de uma política de uma construção de um projeto sério e viável, deixemos que o tempo traga de volta a beleza de um rio que outrora fora das grandes embarcações que trafegavam transportando a riqueza para todo esse Maranhão.

ASSISTA ABAIXO O VÍDEO DA EXPEDIÇÃO



CLIQUE NO LINK ABAIXO 
E VEJA FOTOS DA EXPEDIÇÃO

Lição do acaso

*Aldo Gomes

Se houver uma explicação eu penso nisso depois. Agora eu quero aproveitar essa onda vistosamente fácil e fértil de inspiração que me veio de repente, sem qualquer sinalização. Aliás, este é o xis da questão, pois não foi tanto assim, sem mais nem menos, além do fato ter me levado a escrever quase instantaneamente, quando não tinha a mínima pretensão e sem arredar um milímetro aproveitei esse espaço reservado ao almoço, ao ver que não dava pra resistir. 

E, pasmem, o fato gerador é este: _ da minha mesa de expediente burocrático até o pequeno cesto de lixo são cerca de três metros de distância. Por duas vezes consecutivas, em um gesto frequente e automático de trabalho de escritório, por motivo de comodidade arremessei um papel amassado de rascunho em forma esférica e, para desestressar dos rigores momentâneos das formalidades inevitáveis do ofício, pensei em exercitar, ali, sem que ninguém percebesse, um pouco de “bola ao cesto”. Afinal, quando alguém adentrasse ao recinto eu já teria satisfeito a intuição e estaria me sentindo melhor. No paralelo instintivo eu achava que aquilo iria me proporcionar algo de confortante, que me faltava na ocasião, naqueles breves minutos. Não sei se isso ocorre com vós outros, mas às vezes sou instado de forma irresistível a relacionar fatos vagos, comuns ou fenômenos a similaridades da vida real. Coisas simples como esta, da bola ao cesto, aparentemente sem significado nem conteúdo perceptível, porém indicativa de que pode oferecer algo que faça sentido, uma ideia com alguma mensagem ou sugestão que valha a pena.

Mas voltando ao momento da consideração do cesto de coleta de lixo, pois foi ali que me surgiram relampejos de conjecturas e insinuações, foram duas tentativas de acertar a bolinha de papel no pequeno aro. Na primeira não acertei, levantei-me bruscamente da cadeira, como se tivesse cometido uma falha inconcebível e, mesmo não tendo quem observasse, juntei o objeto, decidi que deveria acertar, pois o caso passara a ser uma importante questão de satisfação pessoal e o lancei resignado e desta vez o alvo foi atingido.

Se o nobre leitor ou leitora deste, digamos, “elastecimento de imaginação” conseguiu chegar até aqui sem achar que está desperdiçando o seu precioso tempo, continue um pouco mais, a fim de que algo de interessante possa acontecer, ser assimilado e o prejuízo seja menor ou não exista ou até em uma preposição mais otimista, haja um resultado agradável e somatório, na participação neste pleito comum. Como disse, as empreitadas objetivando inicialmente marcar pontos foram realizadas de duas vezes e o mesmo rito finalmente ocorreu nas duas. Daí então é que pude sair do simples ato de entretenimento e irremediavelmente partir para uma possível extração de lição útil em sua forma abstrata, porém didática para encaminhamentos da vida real, no cotidiano comum, após ter uma experiência de fracasso inicial seguido de perseverança e determinação, que levaram à correspondência das expectativas e desejo de conquistas. Assim, algumas premissas foram internalizadas, como: - ter um foco, um objetivo; - ter consciência da importância de alcançar o tal objetivo; - ter uma firme crença sobre a motivação que essa conquista pode proporcionar quando da busca de futuros projetos, assim como a que situação desejável estes nos levarão e, por último, a satisfação do resultado do esforço físico e mental empreendidos, deixando sensação prazerosa de que em outras jornadas continuaremos bem, no fito de alcançar o alvo.

Felizmente, então, neste ínterim, podemos concluir com certa relevância de propósito, que um fato, banal até, um ato espontâneo e quase mecânico, dependendo do nosso estado de espírito e grau de sensibilidade para as ocorrências próximas ou distantes, diretas ou indiretas, que protagonizemos ou das quais sejamos meros expectadores, pode nos fornecer munição para auxiliar a luta pela sobrevivência ou em hipótese mais ruidosa, para nos orientar na consecução dos meios adequados no sentido de melhorarmos o processo de buscas por uma vida mais digna, considerando os interesses e necessidades alheias, alimentando os bons valores, de maneira a contribuir para um padrão de existência pacífica e respeitosa entre os indivíduos, alvíssaras que ficam marcadas no frutífero tratamento da ocorrência de momento, desdobradas as suas vertentes mais positivas e animadoras.

Agora, veja só, tudo isso originado de um mero gesto de publicação facultativa, que não fora o ímpeto aparecido de extensão e dessecação instantânea, ficaria apenas como literalmente teria de ficar: um simples arremesso de papel usado no cesto de coleta de lixo.

Depreende-se daí, ademais, que no geral há uma propensão no ser humano para agarrar-se a qualquer coisa que possa significar algo, de forma salutar, de fácil formatação, moldagem e definição de contornos consequentes e, o melhor, o grau de expectativas quanto ao compartilhamento e correspondência, como se estivéssemos dividindo com alguém uma benesse que pode lhe ajudar a abrir caminhos e até a avançar mais que eu próprio, ainda que tenha sido o estimulador do “de onde partir”. Dá prazer, ao invés de impressão de incapacidade, pensar que posso ser capaz, e você também, de traçar um ponto de partida, mas não seria capaz de dar sequência, ao passo que um outro indivíduo não saberia começar por aí, no entanto saberia continuar a partir dali. Tudo isto são conjecturas, mas creio na sua lógica e espero que creiamos. Hoje, enfim, no deleitar dos meus botões, no vagar dos meus “achismos”, penso ter sido feliz nos flertes com as divagações, e, muito mais, penso ter achado ressonância em algum ponto perdido das assimilações do intelecto alheio. 

Quem sabe, talvez, tenha alcançado mais que isso. Todas as possibilidades são factíveis em uma viagem dessa natureza. Quem emite parecer, opiniões, gera reflexões, empurra a mente para o raciocínio, estabelece comunicação, suscita auscultações, pode ser entendido ou não, agradar ou não, até causar inquietações e senso injusto de percepções, mas é melhor falar, opinar, emitir parecer, manifestar-se, que abster-se deste prazer por medo do efeito à frente. Assim, a julgar pelas formas plurais que tais abstrações podem alcançar, pelo risco de sermos refutados, mas, e, felizmente, a chance de sermos entendidos e aceitos no propósito encaminhado nos deixa uma aura de bem estar, de bonança e otimismo na trilha desses caminhos, que podem se apresentar mais férteis e promissores que belas estradas, que podem ser atrativas, mas vazias e frias em suas extensões ilimitadas. Por isso vale a pena empreender.

*Engº agrônomo, secretário de agricultura pecuária e pesca de Pedreiras
Pedreiras, jan/2015    

PEDREIRAS, O MAIOR E MELHOR CARNAVAL DO MARANHÃO!



PRIMEIRO DIA DE FESTA DOS 53 ANOS DE LIMA CAMPOS TEM SHOW GOSPEL DE MATOS NASCIMENTO


Por Valtervi Passos

O primeiro dia das comemorações do aniversário da cidade de Lima Campos foi comemorado com um grande show gospel com o cantor Mattos Nascimento. Uma multidão se aglomerou na Praça Duque de Caxias na última noite 14, milhares de pessoas vibraram, cantaram e dançaram com os sucessos do cantor que arrebata multidões por onde passa.

O deputado estadual eleito Vinicius Louro acompanhado do deputado Raimundo Louro, festejou ao lado do prefeito Jaílson, do vice Estevinho e de líderes de diversos ministérios das igrejas evangélicas o show de louvor e adoração que ficará guardado na memória dos lima campenses.

No palco o cantor Matos Nascimento brincou com o deputado eleito e profetizou: "Este deputado foi escolhido por vocês, mas enviado por Deus. Ele fará um bom mandato por esta cidade, assim como fez o seu pai Raimundo Louro, o deputado do povo", profetizou o cantor.

 


PREFEITO JAILSON FAUSTO FALA DOS 53 ANOS DE FUNDAÇÃO DA CIDADE DE LIMA CAMPOS


Por: Joaquim Filho

“A cidade de Lima Campos vai bem, obrigado!” Frase como esta se tornou comum ouvir da boca dos limacampenses nesses dois últimos anos (2013 e 2014); e, com certeza, se ouvirá ainda mais frases de elogios, pois com o trabalho que o prefeito Jaílson Fausto ainda fará nesses dois anos que ainda faltam para concluir o seu mandato legislativo. 

Lima Campos teve sua emancipação política elevada à categoria de cidade em 15 de janeiro de 1962, amparada pela Lei nº 2.180 de 31 de dezembro de 1961. Sua população atualmente baseada com o último censo é de 11.794 habitantes e faz fronteiras com as cidades de Pedreiras e Peritoró-MA.

Na véspera da data do aniversário da cidade, o prefeito Jaílson Fausto recebeu a imprensa da região que se fez ser representada através da TV Rio Flores, Mirante FM, Blog do Carlinhos e Blog Pedras Verdes, com a coordenação do Assessor de Imprensa, Marcos Lima. 

O local da entrevista bem panorâmico e poético, nas margens da lagoa que embeleza a cidade, no terraço da casa da prima do prefeito, a Doutora Acir, que com sua simpatia e generosidade recebeu a todos da imprensa com muita atenção e carinho. 

Ao lado do vice-prefeito Estevinho e do vereador Riba Braga, o prefeito Jailson Fausto deu uma entrevista e iniciou agradecendo a presença da imprensa e disse que o maior desafio da sua administração e fazer de Lima Campos uma referência da região. Que essa vontade vem desde as promessas em palanque juntamente com o seu grupo político, e que se alegra de ver a cidade chegar aos seus 53 anos, sendo já destaque a nível de Estado como uma das cidades mais bem administradas do Maranhão. Que isso não é o prefeito que diz, são as pesquisas que mostram a sua aceitação, na qual 92% da população aprovam o seu trabalho. 

O prefeito fez questão de dizer que vem de uma família humilde. Que se orgulha de ser filho da cidade. Que ainda menino, com muitas dificuldades, foi morar em São Luís e lá conseguiu o seu espaço, e hoje é um empresário detentor de uma rede de lojas. Portanto, o ato de bem administrar o bem público teve como experiência a administração das suas empresas. Segundo o prefeito Jailson Fausto, é preciso administrar uma empresa pública com as mesmas responsabilidades que se gere uma empresa privada. 

Jailson disse que iniciou a sua administração mostrando e discutindo com o povo em um evento os projetos que seriam interessantes para a cidade, e que esses projetos todos saíram do papel, como por exemplo, a Praça Duque de Caxias que será inaugurada nesse dia 15, no dia do aniversário da cidade. O prefeito falou que se sente satisfeito em ver que o povo está feliz com o trabalho dele e tem reconhecido. 

Acompanhe agora, na íntegra, mais detalhes que o prefeito fala sobre a cidade, a sua administração, a festa que está preparando para celebrar os 53 anos da cidade.



AGORA VAI: TOTONHO CHICOTE PASSA O FACÃO NA ADMINISTRAÇÃO

O prefeito de Pedreiras Totonho Chicote, na tentativa de enxugar as contas e equilibrar o caixa  do município, baixou hoje, decreto que exonera servidores Administração e ocupantes dos cargos de direção; da Estrutura Organizacional da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal.

Usando com prerrogativas a Lei Orgânica do Município, o prefeito decretou: que  ficam exonerados todos os Servidores Municipais contratados de administração; Diretores do Poder Executivo, Municipal; ocupantes dos cargos comissionados; diretores Adjuntos das Escolas Públicas Municipais.

Foram poupados secretários, servidores ligados ligados a programas do governo Federal e Estadual, assim como os serviços essenciais do município.

A medida é dura; no entanto, vital para o Governo. Os cortes devem acontecer, principalmente, no intuito equilibrar as contas do município e assim garantir a continuidade dos serviços e o pagamento de servidores que estão atrasados.  

AJUDA ANTI-DROGAS NO MARANHÃO!!!!


Clínicas de Reabilitação de Drogados no Maranhão
Lista com todas as Clínicas, Institutos, Casas de Apoio, Ambulatórios, Internação, SPA, Assistências para Tratamento de Usuários de Drogas, Álcool e Transtornos Mentais

(AGUARDE QUE AINDA VAMOS ORGANIZAR MELHOR SEPARANDO PÚBLICAS GRATUITAS, FILANTRÓPICAS E PARTICULARES)
Instituto Ruy Palhano
Tratamento e reabilitação de dependentes químicos e transtornos mentais.
Pronto-Atendimento 24 horas e serviço de resgate médico.

Endereço: Estrada da Raposa, 162, Farol do Araçagy -Raposa - MA
Telefone: (98) 3131-2500 | (98) 9115-4915 | (98) 9992-6618
E-mail: contato@ruypalhano.com.br
Site: www.ruypalhano.com.br



VIVA Clínica Terapêutica 
Especializada em Dependência Química - Plantão 24 horas
Telefone: (98) 3083-5884 (98) 8134-0387 (98) 9606-4399 (98) 8879-6825
Endereço: Rua Um, nº12, Quadra M, Jardim Bela Vista - São Luís/MA (Próx. Colégio GeoAlpha)
Site: www.vivaclinicaterapeutica.com.br



Instituição Manassés
Desintoxicação e Reintegração Social
Endereço: Rua Duque Bacelar, 5 - Quadra 30 – Jardim Eldorado - CEP: 65067-510
Telefone: (98) 3226-8677 | (98) 8211-6760
Site: www.instituicaomanasses.com.br


Clínica Maranhense de Reabilitação
Endreço: Rua Do Mocambo, Nº 141 - Centro
Telefone: (98) 3222-6765 | (98) 3232-1534

Projeto Ágape
Endereço: Rua Quatro - Casa 03 - Quadra 03 - Bairro -Vinhais
Não achamos o telefone :(

AA - Alcoólicos Anônimos - São LuísTratamento de Alcoolismo em Grupo
Endereço:  RUA DO ALECRIM, 546, SALA 026, CENTRO
(Próximo da Praça Deodoro)
Telefone: (98) 3222-4050
area16eslsede@yahoo.com.br

CIAMM - Centro da Infância e Adolescência Maud Mannoni
Clínicas de Reabilitação São Luís
Endereço: Rua dos Ipês, quadra C, casa nº 2 - Renascença I
Telefone: (98) 3235-9186
E-mail: ciamm.slz@hotmail.com
Site: www.ciamm.com.br

CLIMESO - Clínica de Reabilitação São Luís 
Tratamento para dependentes químicos Voluntário ou Involuntário
Endereço: Av Cel Colares Moreira, 444 s316 - São Luís
Site: centroterapeuticorenascer.com.br

Consultório Especializado em Reabilitação
Rua/N°Av Holandeses, 14 qd 11A s 202 MapaCEP / Cidade65075-650 São Luís

Íres Instituto Reabilitação Interdisciplinar São Luís
Clínicas de Reabilitação São Luís
Rua/N°Av Vale Rio Pimenta, 3 lt 2

Clínica São Francisco Neuropsiquiatria
Endereço: Estrada da Mata, s/n° - Jardim Tropical
Telefone: (98) 3234-1387

Ambulatório Antidrogas – Sesi
Atendimento Público e Gratuito
Endereço: Rod. BR 135, KM 5 - Tibiri
Telefone: (98) 3241-1411 / 3241-1214

Ambulatório de Álcool e Drogas
Atendimento Público e Gratuito
Endereço: Rua 5 de Janeiro, 166 - João Paulo Jordão
Telefone: (98) 3243-9809

CAPS - Centro de Atenção Psicossocial
Atendimento Público e Gratuito
Endereço: Rua Raimundo Corrêia, 107 - Monte Castelo
Telefone: (98) 3222-9858 (98) 3232-5080

Sistema Interinstitucional de Ações Antidrogas
Atendimento Público e Gratuito
Endereço: Rua 7 de Setembro, s/n° - Palácio dos Leões
Telefone: (98) 2108-9111

Clínica La Ravardiere
Endereço: Olho D’agua
Telefone: (98) 3226-4050

DJOMA - Desafio Jovem do Maranhão
Endereço 1: Rua Léo Franklin, 7 - Apaco - Cidade Operária
Endereço 2: Rua do Mocambo - N° 320 - Centro
Telefone: (98) 3247-4454 | (98) 3246-5353 | (98) 3232 1407
Proprietária: Maria Soraia Araújo Pinheiro

Clínica Medsan - Clínica de Reabilitação Física
Reumatismo, Dor e Reabilitação Física
Endereço: Rua São Marcos, Nº 20 - Ponta Farol
Telefone: (98) 3227-4179
Email: clinicamedsan@hotmail.com

Casa de Neemias – Grupo Amigos Solidários
Endereço: Rua Maria Alice, 13 - Divinéia
Telefone: (98) 3255-1212

CONEN - Conselho Estadual de Entorpecentes São Luis
Atendimento Público e Gratuito
Endereço: Av. Carlos Cunha, s/nº, Calhau
Telefone: (98) 3235-0291

Casa Samuel - Grupo de Amigos Solidários 
Endereço: Rua Copacabana, 220 , Maioba Mocajutupa , Paço do Lumiar
Telefone: (98) 3255-1212

ASSISTÊNCIA PÚBLICA da PREFEITURA de SÃO LUÍS:
AMBULATÓRIOS para ADULTOS:


Ambulatório de Saúde Mental Farina
Rua 03, Qd. 17, nº. 507 – Filipinho
Fone: (98) 3257-6464

Ambulatório de Saúde Mental Clodomir Pinheiro Costa
Av. Odilo Costa Filho, s/n – Anjo da Guarda
Fone: (98) 3242-5866

Clínica Santa Marta
Endereço: Rua Coronel Paiva, 05 Jardim Eldorado Turu
Telefone: (98) 8248-4545

AMBULATÓRIOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - CAISCAS:

CAISCA / ANJO DA GUARDA – Ambulatório de Saúde Mental Clodomir Pinheiro Costa
Turno: Matutino
Av. Odilo Costa Filho, s/n – Anjo da Guarda Fone: (98) 3242-5866

CAISCA / FILIPINHO – Ambulatório de Saúde Mental Farina
Turno: Vespertino
Rua 03, Qd. 17, nº. 507 – Filipinho
Fone: (98) 3257-6464

SERVIÇOS RESIDENCIAIS TERAPÊUTICOS:

Filipinho
Rua 02, Qd. 06, nº. 23 - Filipinho
Fone: (98) 3249-1247

Apeadouro
Rua Viveiros de Castro, 58 – Apeadouro
Fone: (98) 3222-9045

Monte Castelo
Rua Viveiros de Castro, 26 – Monte Castelo
Fone: (98) 3232-2425

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS
Assistência Semi-Integral – a partir de 18 anos
Rua Raimundo Correia, 107 – Monte Castelo
Fone: (98) 3222-9858

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS/AD
Assistência Semi-Integral – a partir de 18 anos
Rua das Figueiras, Quadra 5, Casa 29 – São Francisco.
Fone: (98) 3268-2552

REDE de ASSISTÊNCIA PÚBLICA Anti-Drogas:
Conselho Municipal Antidrogas - COMAD
Endereço: Rua da Saavedra, 160 Centro
Telefone: (98) 3212-8271
Email: comad@click2l.com

Centros de Referência de Assistência Social - CRAS
VILA PALMEIRA:
Endereço: Rua Vidal Barbosa Ou Catolé, 10 Vila Palmeira
Telefone: (98) 3212-8475
email: agcm@hotmail.com

CENTRO
Endereço: Rua da Palma (centro Caxeiral) - Centro
Telefone:
email: aline-v@bol.com.br

CIDADE OPERÁRIA
Endereço: Av. Oeste S/n Cidade Operária
Telefone: (98) 3214-7900
email: diana-mell@hotmail.com

COROADINHO
Endereço: Av. Amália Saldanha, 15 - Coroadinho
Telefone: (98) 3214-3216
email: guaracymoreira2009@hotmail.com

BACANGA
Endereço: Rua João Castelo, 20 - Vila Bacanga
Telefone: (98) 3214-8100
email: jacy18nunes@yahoo.com.br

ANIL
Endereço: Rua Santa Luzia, 04 - Anil
Telefone: (98) 3214-3162
email: marize.ssantana@hotmail.com

Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS

IPEM SÃO CRISTOVÃO 
Endereço: Avenida 03, qd 51, casa 21 Residencial Henrique de La Roque - Ipem São Cristovão
Telefone: (98) 3261-1473

PRAIA GRANDE
Endereço: Rua da Palma, 227
Telefone: (98) 3212-3207

COROADINHO
Endereço: Rua Nossa Senhora do Carmo, 100 Coroadinho
Telefone: (98) 3212-8476

Centro de Atenção Psicossocial - CAPS

CAPS - MONTE CASTELO
Endereço: Rua Raimundo Correia, 107 Monte Castelo
Telefone: (98) 3222-9858

CAPS - SÃO FRANCISCO
Endereço: Rua das Figueiras, Qd.05 casa 29 São Francisco
Telefone: (98) 3268-2552

OUTRAS CIDADES DO MARANHÃO: 

Fazenda da Esperança Coroatá - Obra Social Nossa Senhora da Glória
Endereço: Rua Sen Leite, 1 , Massaranduba , Coroatá-MA
Telefone: (99) 3641-0976

Clínica Psiquiátrica de Imperatriz
Endereço: Rua Babaculândia, 750, Entroncamento , Imperatriz-MA
Telefone: (99) 3524-0155

Sítio Reviver Bacabal
Associação da Caridade Social 
Endereço: Rua Antônio Lobo, 937 , Centro , Bacabal-MA
Telefone: (99) 3621-7702

CAPS Timon - Centro de Atenção Psicossocial Timon
Atendimento Público e Gratuito
Endereço: Rua São João, 950, São Benedito , Timon-MA
Telefone: (99) 3212-9488

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Açailândia
Endereço: Endereço: Rua Duque de Caxias, 1017 1º Andar Bairro: Centro
CEP.:65926000 - Açailandia - MA
Telefone: (98) 3538-3259
Contato: Raphael Carlos Galletti

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Bacabal
Endereço: Rua Rui Barbosa, 145 Bairro: Centro
65700000 - Bacabal - MA
Telefone: (98) 3621-2309
Contato: Jurandir Ferro do Lago Filho

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Balsas
Av. Contorno , Sem Numero Bairro: Nazaré
65800000 - Balsas - MA
Telefone: (98) 3541-2231
Contato: Valdemar Cabral de Paula

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Barra do Corda
Endereço: Rua Dos Cocais, Sem Numero Bairro: Vila Canadá
65950000 - Barra do Corda - MA
Telefone: (98) 3643-1315
Contato: Luis Carlos Lima Almeida

Gerencia de Desenvolvimento Regional de São Luis
Av. Getulio Argas, 1908 Bairro: Monte Catelo
65020001 - São Luis - MA
Telefone: (98) 3221-5037
Contato: Max Barros

Grupo Solidariedade É Vida
Endereço: Rua São Gabriel, 200 Bairro: Fé Em Deus
65035660 - São Luis - MA
Telefone: (98) 3232-5886
Contato: Irmã Henrique MArie / Joscelie Verriere

Movimento Nacional de Meninos E Meninas de Rua
Endereço: Rua Da Palma, 383 Bairro: Centro
65010440 - São Luis - MA
Telefone: (98) 3232-2294
Contato: MAria Ribeiro Da Conceição / Rita de Cassia Ferreira Oliveira

Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua
Endereço: Rua Da Palma - 383 Bairro: Centro - São Luís - MA
Telefone: (98) 3232-2294
Contato: Coordenadora: Rita de Cássia Ferreira Oliveira

Gerência de Qualidade de Vida do MAranhão
Avenida Carlos Cunha - S/n° Bairro: Calhau
65076820 - São Luís - MA
Telefone: (98) 3246-9168
Contato: João Guilherme de Abreu


COMADs - Conselhos Municipais de Drogas:

COMAD - Carolina
Endereço: Praça Alípio Carvalho , 50 - 65980000 - Carolina - MA
Telefone: (99) 3531-2074

COMAD - Caxias
Endereço: Praça do Panteon, Sem Numero - 65600000 - Caxias - MA
(99) 3521-3025

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Caxias
Endereço: Rua Riachuelo, 367 Bairro: Centro - Caxias - MA
Telefone: (98) 3521-3907
Contato: Eleizer Moreira Filho

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Chapadinha
Av. Ataliba Vieira de Almeida , Sem Numero Predio do Ipem - 65500000 - Chapadinha - MA
Telefone: (98) 3471-1057
Contato: Carlos Eduardo de Carvalho Gomes

COMAD - Chapadinha 
Av. Presidente Vargas, 310 - Chapadinha - MA
Telefone - (98) 3471-1845

COMAD - Dom Pedro
Endereço: Rua Humberto de Campos, 389 - 65765000 - Dom Pedro - MA

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Presidente Dutra
Praça São Sebastiao S/ Numero Bairro: Centro - Presidente Dutra - MA
Telefone: (99) 3663-2468
Contato: Maria Das Graças Magalhães Tajra

COMAD - Grajau
Endereço: Rua Tiradentes, 815 - 65940000 - Grajau - MA

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Imperatriz
Br 010, Km 1343 Bairro: Conj. Nova Vitoria Ii.
65900000 - Imperatriz - MA
Telefone: (98) 5245575
Contato: Manoel Ventura C. Dos Santos

COMAD - Imperatriz
Av. Joao Carvalho, Sem Numero - 65912000 - Imperatriz - MA

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Itapecuru-mirim
Praça Da Cruz, S/ Numero Bairro: Centro
65485000 - Itapecuru Mirim - MA
Telefone: (98) 4631387
Contato: Conceição de Maria C. de Andrade

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Pedreiras
Praça do Cinquentenario, 01 Bairro: Centro
65725000 - Pedreiras - MA
Telefone: (98) 6421739
Contato: Marlilde Mendonça de Abreu

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Santa Inês
Br 222 Km 10 Bairro: Santa Filomena
65300000 - Santa Ines - MA
Telefone: (98) 6532987
Contato: MArcos Alexandre Kowarick

Gerencia de Desenvolvimento Regional de São João Dos Patos
Endereço: Rua Joaquim Távora, 47 Bairro: Centro
65665000 - São João Dos Patos - MA
Telefone: (98) 5512498
Contato: Ana Maria Santana Neiva Costa

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Codó
Endereço: Rua Rio Grande do Norte , 1876 - 65400000 - São Sebastiao - MA
Telefone: (98) 6612821
Contato: José Celso Veras Da Costa

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Viana
Endereço: Rua Prof. Antonio Lopes, 925 - 65215000 - Viana - MA
Telefone: (98) 3511777
Contato: Francisco de Assis Castro Gomes

Gerencia de Desenvolvimento Regional de Zé Doca
Av. Militar Sem Numero Bairro: Vila do Bec
65365000 - Zé Doca - MA
Telefone: (98) 6553033
Contato: Eudineia Alves Vera Cutrim

Se você souber de mais alguma instiuição deixe as informações nos comentários, obrigado
:) 



Fonte: http://kamaleao.com/saoluis/7398/clinicas-de-reabilitacao-tratamento-de-drogados-no-maranhao#ixzz3OfuOkyHV