19º BATALHÃO REALIZA OPERAÇÃO ''MEGA BLITZ'' NO MÉDIO MEARIM


Foi realizada nesta manhã, 14/04, uma operação geral envolvendo todo o efetivo policial disponível em todos 14 municípios sob a circunscrição do 19° BPM.

Foi feita uma formatura geral na Unidade e após rápida preleção, foram divididas as patrulhas sob o comando direto de um oficial.

Foram utilizados 06 (seis) carros, 03 (três) motocicletas e mais pessoal à pé.

A disponibilidade dos policiais no 19° BPM tem sido um grande diferencial, visto que em momentos de necessidade de maior contingente, temos recebido apoio voluntário de policiais de folga e até mesmo de férias, evidenciando o espírito de equipe e maximizando o campo de atuação da PMMA e consequente resultado positivo.

Abaixo os resultados e fotos dos locais das abordagens.


OPERAÇÃO "MEGA BLITZ"

EFETIVO:

06 Oficiais
92 Praças

RESULTADOS

Pessoas a bordas: 287
Estabelecimentos: 08
Ônibus: 01
Caminhão: 26
Van: 47
Taxi: 04
Motocicleta: 84
Carro passeio: 129
Bicicletas: 22

TOTAL GERAL: 608


PRISÕES E APREENSÕES:

Arma branca: 23
Veículos: 29;
Droga: 01 papelotes;
Condução: 01 preso.

Periodicamente serão realizadas operações envolvendo todo o efetivo disponível.
  • LAGO DA PEDRA
  • IGARAPÉ GRANDE
  • SÃO ROBERTO
  • ABORDAGENS EM BAIRROS DE PEDREIRAS E TRIZIDELA DO VALE
  • ESPERANTINÓPOLIS
  • BARREIRA SAÍDA PARA BERNARDO DO MEARIM
  • BARREIRA SAÍDA PARA LIMA CAMPOS
  • FT EM AÇÃO DE ABORDAGENS
  • ESPERANTINÓPOLIS
  • BARREIRA SAÍDA PARA BERNARDO DO MEARIM
  • BARREIRA SAÍDA PARA LIMA CAMPOS
  • FT EM AÇÃO DE ABORDAGENS
  • ARMAS BRANCAS APREENDIDAS

Preleção feita hoje de manhã 14/04, pelo Comandante do Batalhão aos Policiais Militares momentos antes da saída para a OPERAÇÃO "MEGA BLITZ", realizada nos 14 municípios da circunscrição do 19° BPM, quais sejam:

Pedreiras (sede)
Lima Campos
Trizidela do Vale
Bernardo do Mearim
Igarapé Grande
Joselândia
S. Rd° Doca Bezerra
São Roberto
Esperantinópolis
Poção de Pedras
Lagoa Grande do Ma
Lago da Pedra
Lago do Junco
Lago dos Rodrigues

O engajamento dos Policiais, tem sido reconhecido pela imprensa regional bem como pela população, o que nos encoraja a continuar o trabalho com esmero, sobriedade e dedicação", disse Major Maurício, comandante do 19 º Batalhão.



Lagoa Grande - MA

Foram apreendidas hoje, 14/04, no povoado três lagoas do piraca, duas motocicletas Bros, Ano 2012, cor preta, sem placa, chassi n° 9C2KD0540CR528971, a outra, ANO 2012, COR PRETA, CHASSI 9C2KD0550CR019899.

Diligências feitas após informações obtidas, e coroadas de êxito.

PEDREIRAS PARTICIPA DE SEMANA DO MICROEMPREENDEDOR


Semana do MEI terá ações em 34 municípios do Maranhão

Esta é a sétima edição da Semana do MEI, oferecendo ações de orientação e capacitação exclusiva para estes empreendedores

Os Microempreendedores Individuais (MEI) – aqueles que faturam até R$ 60 mil por ano - poderão, a partir desta segunda feira (13), participar de cursos e oficinas, tirar dúvidas e assistir palestras gratuitas sobre empreendedorismo, segurança alimentar, tributação, legislação, entre outros assuntos durante a Semana do Microempreendedor Individual.

Até o dia 18, o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) promove, simultaneamente em 34 municípios maranhenses, ações durante a Semana do MEI. Também haverá atividades idênticas nos outros 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. No estado, haverá ações em todas as 12 regionais do Sebrae. Na programação, estão 186 ações, como oficinas, palestras, ciclos de orientação, balcão de atendimento, entre outras atividades. 

A iniciativa, promovida pela sétima vez, é considerada a maior mobilização voltada para essa categoria de donos de negócios, com expectativa de que esta edição promova mais de 42 mil capacitações e atenda mais de 140 mil empreendedores, em todo o Brasil. No Maranhão, serão mais de três mil capacitações e atendimento de mais de cinco mil micro empreendedores individuais e donos de negócios de micro e pequeno porte, além de potenciais empreendedores.

“Uma das nossas prioridades neste ano é capacitar os microempreendedores que se formalizaram desde a criação dessa figura jurídica. Queremos que essas pessoas aprimorem sua gestão e, com isso, expandam seus negócios”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

Desde a sua criação, em 2009, mais de 4,8 milhões de pessoas se formalizaram em uma das mais de 480 atividades permitidas nessa figura jurídica. No Maranhão, no mesmo período foram formalizados mais de 85 mil MEIs, o que representa mais de 30% de todas 218 mil pequenos negócios formais e ativos no estado.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do MEI oferece programação gratuita com diversas atividades, como palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, capacitações, orientações, consultorias e esclarecimentos sobre o processo de formalização.

Podem participar dessas ações todos os interessados em aprimorar sua gestão, aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de sua empresa. As capacitações são feitas por meio de oficinas práticas, com metodologia de fácil assimilação.

Os empreendedores que ainda não se formalizaram e querem ter uma empresa também podem participar das capacitações. Além disso, o Sebrae vai reunir órgãos, como a Receita Federal, Previdência Social, Anvisa, Corpo de Bombeiros, Sicoob, Junta Comercial do Maranhão e instituições financeiras para esclarecer todas as dúvidas desses potenciais empresários.

A unidade regional do Sebrae em Bacabal oferece ações nos municípios de Bacabal, Pedreiras e Lago da Pedra, em horário comercial. Informações: (98) 3621 5501.

Stuart Jr
Unidade de Marketing e Comunicação

AGORA SIM: PREFEITO JAÍLSON AGORA É JAÍLSON DO GÁS


Em sua página no Facebook, o prefeito Jaílson Fausto comemora a inclusão do nome da cidade de Lima Campos para investimento na exploração do gás natural na  localidade Bom Jesus. 

"Solenidade com o governador Flávio Dino a respeito do início da comercialização do gás natural da bacia do Bom Jesus. Muito Feliz por Lima Campos ser incluído no maior investimento de gás natural do Brasil, a comercialização começa no primeiro semestre de 2016 e vai trazer oportunidades e desenvolvimento para nossa região é Lima Campos em progresso", escreveu Jaílson.

GASTRONOMIA: PEDREIRAS A CAMINHO DE MAIS UM CONCURSO NACIONAL

Chef Rafael Bruno

O PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ foi idealizado pelo Gerente de Projetos e presidente do Grupo Conforto Gastronômico, Geraldo Guerra Junior, em junho de 2013.

A ideia surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.

A Gastronomia que vem se destacando como uma das áreas que mais crescem, juntamente com o turismo, é um assunto presente em todas as manifestações sociais, culturais e artísticas.

O Prêmio Nacional Dólmã é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira.

“A gastronomia brasileira com as suas cores, sabores, profissionais, estudantes, empresas, consumidores e admiradores é um dos grandes braços da sustentação e desenvolvimento da economia do nosso país. A fase empírica foi substituída pela fase profissional.

As experiências na busca e aprimoramento dos pratos no que diz respeito ao sabor, apresentação e degustação são baseadas em verdadeiras pesquisas científicas. O engajamento dos profissionais de outras áreas só tende a ampliar e multiplicar o alcance dos esforços dos profissionais de cozinha e das empresas gastronômicas.

É impensável um desenvolvimento isolado com poucos protagonistas, pois a riqueza cultura e histórica da gastronomia brasileira não permite que poucos se destaquem.

A evidência de uma nova visão está se concretizando e permitindo que a gastronomia de todos os estados brasileiros se mostre se apresente e no mesmo instante se una. Todos os envolvidos fazem parte do GIGANTE MUNDO GASTRONÔMICO BRASILEIRO e merecem o devido reconhecimento”

Geraldo Guerra Junior

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prêmio Nacional Dólmã 2015

O Prêmio Máximo da Gastronomia Brasileira
Atenção! As votações dos internautas para a escolha dos Chefs que serão premiados, por estado, serão iniciadas no dia 20 de abril e encerarão no dia 20 de maio de 2015. A votação será exclusivamente através de um sistema mobile da premiação. Aguardem!
DO MARANHÃO FORAM SELECIONADOS 03 CHEFES, DENTE ESTES: 
PROCESSO DE INDICAÇÃO
O processo de indicações foi realizado por três vias:
1 – Indicação dos internautas (o Chef mais indicado);
2 – Indicação dos Chefs Premiados na edição anterior;
3 – Indicação da Comissão de Pesquisa Curricular da premiação.
Regras das indicações:
Os Chefs indicados devem ser maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Devem possuir página ou perfil no Facebook. No caso especifico da categoria estadual o Chef precisa estar residindo ao menos um período de 01 ano no estado que representar.


VEJA RELAÇÃO COMPLETA DE INDICADOS: 

VINICIUS LOURO PRESIDENTE?!




Ele explica:

Presidi hoje minha 2° sessão na Assembleia Legislativa na qual parabenizei os profissionais da comunicação pelo dia do jornalista e o seu importante papel de levar informação, os fatos através da notícia como um exercício diário de comprometimento com a verdade.

No fim da sessão fui pessoalmente na galeria de imprensa cumprimentar os profissionais que diariamente com o parlamento da casa do povo.

COLUNA AR-15: Mais de menos...


Depois dessa semana de tantas cestas e peixes doados, da bondade de tantos e oportunismos de outros, retomemos a nossa realidade nua e crua. E o povo se prepare agora, porque generosidade assim só se houver enchente. E das grandes! Mas os políticos estão rezando para ter enchente só no ano que vem, que é ano de eleição, porque aí o investimento é mais certo em retorno eleitoral. Aí vamos assistir neguinho disputando no tapa os desabrigados para fazer mudanças, dar cesta básica, colchões, roupas etc. Se essa “política do servir” por parte dos políticos fosse sincera da parte de TODOS eles, até me alegrava; mas em grande parte é só autopromoção ou assistencialismo barato. 

Essas ações são necessárias enquanto houver fome e miséria. E só sabe o valor extremo disso quem precisa. E são muitos! Mas tais ações devem vir acompanhadas de atitudes inovadoras na forma desses políticos agirem no exercício de suas funções. Não adianta distribuir cesta básica se a licitação para a compra desses alimentos foi fraudulenta ou a nota fiscal superfaturada. Também não se vangloriar do feito, pois o ideal é mudar as práticas políticas e administrativas para um dia isso não se fazer mais necessário e nosso povo seja emancipado em sua cidadania e nossa nação plena em justiça social. Para tudo isso, só vejo mesmo as ações do governo Flávio Dino objetivarem tanto. Estou vibrando em ver no Governo do Estado ações que de verdade visam a transformação: desde os pequenos e simbólicos atos de retirar de escolas nomes de quem não merece homenagem e promover eleição direta de diretores das unidades de ensino estaduais, promovendo justiça a quem tem história digna e libertando da barganha politiqueira a nossa Educação; passando pela redução de alíquota fiscal sobre combustível de avião para estimular o turismo, criação de Superintendência de Combate a Corrupção e Secretaria de Transparência e ainda ações que já deram na prisão de “imperatrizes e imperadores”. Isso, sim, me entusiasma! Acredito que verei meu Maranhão liberto do atraso e esse ciclo de desenvolvimento e justiça ao nosso povo de fato já começou.

Pena que no nosso cotidiano politico paroquial isso ainda não venha acontecendo. Os periquitos edis se declararam mesmo opositores. E ameaçaram com ações judiciais quem conteste suas posições políticas. Um anunciou da tribuna e outro em telefonema a um blogueiro que publicou meu último ensaio. Essas práticas só confirmam o viés arbitrário e truculento que acompanha o sobrenome deles desde o nascedouro da vida política de seu patriarca. Acho graça desses “homens públicos” que arrotam arrogância ameaçando “justiça” a quem diz o que eles não gostam. (Pensam que me intimidam!) Pobres despreparados. Será se não sabem que a vida pública os expõe a opiniões, contestações e constatações desse tipo? Isso desanima do futuro político de nossa cidade. Políticos jovens por fora, mas cheios de mofo por dentro. Por quê? Porque tentam amedrontar, intimidar e amordaçar a liberdade de expressão, que é símbolo máximo do Estado de Direito. Mas eles lá sabem o que é isso?!?! Eles dizendo-se opositores do prefeito, mas o papagaio-pai e o periquito deputado distribuindo cestas básicas com Totonho e posando para fotos com ambos fazendo o “V” da vitória. Como entender essa passarada?...!

Outras situações desanimam do progresso da política local. Há outras mazelas mais. Senão vejamos: essa composição da Câmara Municipal atual é majoritariamente jovem, mas envergonha os políticos caducos por suas práticas medievais, pois ao invés de servir ao povo, buscam se servir do povo no exercício de seus mandatos em barganhas e mais barganhas por privilégios e vantagens na própria Casa e nas tetas da Viúva. Como diz Simplício Araújo, “está na hora de elegermos políticos dispostos a SERVIR AO POVO e não SE SERVIR DO QUE É DO POVO.” 

E como já disse antes, é uma Câmara composta em sua maioria por vereadores com donos. O papagaio tem 02 periquitos lá, irmão tem mano lá e por aí vai... Fiscalizar o prefeito e punir seus desmandos, desvios e ingerências, nada...

Por isso não é só importante elegermos um bom prefeito, mas principalmente bons vereadores, pois se esses últimos forem bons não tem prefeito ruím que não se torne bom.

E se não gostaram os vereadores do que eu disse aqui, que agora me processe a Câmara Municipal! Eles têm advogados e eu também!

E tenho dito!!!

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mail: arcs.rob@hotmail.co

FAESF FARÁ DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DE FORMA GRATUITA


A declaração de ajuste anual do imposto de renda é o momento em que o contribuinte pode se acertar com a Receita Federal declarando o que teve de recebimentos tributáveis, ou seja, o que teve de renda no ano anterior e quais seus bens/patrimônio até o último dia do ano anterior, entre outras informações.

A Faculdade de Educação São Francisco - FAESF, realizará Ação do IR PF, que ajudará o contribuinte, de forma gratuita, a informar à Receita Federal, sua Declaração Anual de Imposto de Renda.

Os interessados em fazer sua Declaração de Imposto de Renda, pode se dirigir até a Faesf de 06 a 10/04 das 16:00 às 19:00h para buscar maiores informações ou mesmo levar seus comprovantes de renda e informações necessárias para realizar a declaração.

A ação foi idealizada pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis, que serão responsáveis pelo informe com companhamento dos professores.

Para o contabilista e vereador pedreirense Otacílio Fernandes, é mais uma grande iniciativa em que a Faesf abre as portas para uma ação desse nível, desta vez na área contábil, onde alunos terão a oportunidade de atender a demanda de usuários do IR fazendo a Declaração a custo zero.Com isso os alunos estão praticando e exercitando as atividades que aprenderam no curso.

"Vejo como uma iniciativa louvável por parte da instituição Faesf, em abrir essa oportunidade para aqueles que ao invés de procurar um escritório de contabilidade e pagar pelo serviço, procure a Faesf e através de um acadêmico de Ciências Contábeis faça a sua Declaração a custo zero", frisou Otacílio Fernandes. 

PROFESSORA TRIZIDELENSE DIZ QUE FICOU ESTARRECIDA APÓS ACUSAÇÃO DE SEQUESTRO EM BELÉM

Foi noticiado, hoje, por volta do meio dia, no blog do Luis Cardoso de São Luís: "Mãe sequestra o próprio filho em Belém e esconde o menor em São Luís". A mãe em questão, trata-se de Claudete Borges Correia, professora do município de Trizidela do Vale. 

Claudete se deslocou a Belém - PA, para visitar seu filho André Borges Mendes, de 11 anos, que está sob guarda compartilhada com o pai, Afonso Mendes.

Segundo Claudete, não cometeu nenhum ato ilegal, visto que o pai da criança sabe onde o garoto se encontra.

A professora afirma estar em São Luís -MA, acompanhando sua mãe que faz tratamento no Hospital Sarah. Peguntada sobre o que achava da notícia, Claudente nos respondeu: "Estou estarrecida. Ser chamada de sequestradora por alguém que sempre tratei bem, que sempre respeitei!". A professora diz que a criança está morando com o pai a 4 meses e está fazendo uma experiência, que não está sendo nada fácil. 

PROCISSÃO DO FOGARÉU ILUMINA A QUINTA FEIRA SANTA EM PEDREIRAS


A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente em diversos lugares do pais, sendo a mais conhecida, a do estado de Goias, que reúne milhares de pessoas. No Maranhão, Caxias e Bacabal realizam a maiores. 

A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e é geralmente realizada na quarta-feira santa Alguns penitentes se vestem em indumentária especial e representando soldados romanos. 

Em Pedreiras, a procissão é realizada pela segunda vez. Este ano com um público maior que o ano passado, fiéis católicos saíram da igreja do Bairro Diogo em caminhada até o Santuário são Benedito.