SUSTENTABILIDADE: A ARTE QUE VEM DO SÃO JOSÉ DOS MOURAS


Caros amigos do blog Pedras Verdes, às vezes somos norteados pelo péssimo exemplo, por coisas ruins, fúteis, mesquinhas ou simplesmente negativas, coisas que muito nos atrasam. Muitas vezes não valorizamos o lado simples da vida, Esquecemos dos bons princípios,de nossas raízes e até perdemos nossas virtudes. Hoje e sempre, e não só nos momentos de "crise", nem que seja por apenas um instante, contemple o belo; venere as maravilhas de Deus. Olhe para seu semelhante... olhe para si mesmo, e lembre o que realmente vale nessa vida. 

Nesse sentido, veja este exemplo de cidadania e amor que é vivido na cidade vizinha, Lima Campos.

Materiais que iriam ser jogados no lixo para degradar o meio ambiente acabam virando obras de arte nas mãos dos alunos e moradores do Povoado São José dos Mouras, em Lima Campos/MA. Reaproveitando pneus, mangueiras, garrafas e outros descartáveis, o professor Marcos Suendel coordena um belíssimo projeto  de construção de uma praça reciclada.

Os trabalhos já forma iniciados, como se pode ver nas imagens, até o final do ano espera-se que ela esteja toda concluída. “No início quando haviam apenas alguns pneus enterrado as pessoas passavam, não entendiam e riam do projeto. Agora passam e elogiam, veem que tudo está ficando interessante”, falou Dona Antônia, ex-professora e colaboradora do projeto.

Entusiasmado, o professor nos fala que tudo isso faz para do processo ensino-aprendizagem. É uma grande aula de artes é também um valoroso exemplo de cidadania. Para o professor Marcos: “Poder ensinar para esses alunos manejo na pintura, mistura de cores primárias para obter cores secundárias é gratificante, mas o mais importante é aula de cidadania que eles vão levar para o resto da vida. É uma ideia que pode se copiada em escolas, jardins, praças e ruas. Além de deixar o ambiente com uma estética mais interessante. e também o meio ambiente agradece".

SÃO LUIS: MINISTÉRIO PÚBLICO SE MANISFESTA EM DEFESA DA PROMOTORA SANDRA PONTES DE PEDREIRAS


Sandra Pontes (D) sendo entrevistada na AMPEM

A ASSOCIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO - AMPEM, que é uma entidade que congrega Promotores e Procuradores de Justiça, na defesa das prerrogativas da carreira e dos interesses gerais da instituição, solicita ao blog Pedras Verdes a publicação da NOTA DE ESCLARECIMENTO em anexo, que diz respeito a imagens e supostas conversas no aplicativo Whatsapp envolvendo a Promotora de Justiça SANDRA SOARES DE PONTES, amplamente divulgadas na internet.

LEIA A NOTA ABAIXO

ELIAS SILVA REALIZA GRANDE SHOW EM PEDREIRAS


A cidade de Pedreiras, terra abençoada por Deus, terá a honra e o prazer de realizar mais um show beneficente gospel que tem como finalidade ajudar quem precisa e ao mesmo tempo proporcionar aos cristãos um momento de louvor ao nosso Deus através da música.

A música desde os primórdios do cristianismo sempre foi uma fonte dos homens se comunicarem com Deus, colocar à disposição do Pai o seu sacrifício, os agradecimentos e rogá-lo na certeza de receber bençãos vindas dos.

Nesse dia 01 de agosto de 2015, às 19h30, no CRESSUPE, sensacional show beneficente com o já consagrado cantor ELIAS SILVA.

Uma organização da Igreja Assembleia de Deus de Pedreiras, na pessoa do também cantor Marcio Robert, que vem a público convidar a todos os pedreirenses. Valor do Ingresso somente R$ 10,00 (dez reais).

Contamos com você. Eu já comprei o meu ingresso e vou estar lá com fé e a graça de Deus!

SANTUÁRIO VIVO: SEMANA DE TRABALHO E DEVOÇÃO

Santuário São Benedito - Pedreiras, MA.

O Departamento de Imprensa do Santuário São Benedito Informa:

  • Aconteceu dia 24 de Julho na Casa de Formação das Irmãs Paróquias de São Francisco na Cidade de Pedreiras, o encontro para as aspirantes ministrado pela Madre Superiora Ir. Dirce Camila. Belo momento de conhecimentos, do qual fora abordado o tema: Relações Humanas tanto na Vida Religiosa como na Vida Social.

  • Viva o casamento: O Matrimônio é a união conjugal de um homem e uma mulher, entre pessoas legítimas para formarem uma comunidade indivisa de vida (Cf. Catecismo Romano, P.II, cap. 8, n.3). Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os no Matrimônio a uma íntima comunhão de vida e de amor entre si, "assim, eles não são mais dois, mas uma só carne" (Mt 19,60). Ao abençoá-los, Deus disse-lhes: "Sede fecundos e prolíficos" (Gn 1,28). Na noite se sábado Padre Zé Geraldo celebrou um belíssimo casamento. Um matrimônio cheio de vida e alegria. Muitas felicidades e bençãos ao casal.

JOVENS MISSIONÁRIOS DA PALAVRA


  • Dia 25 de Julho o Reitor do Santuário Pe. José Geraldo Teófilo os jovens Missionários da Palavra, Pedro Vyctor, Francinaldo Júnior e Maicom Moura celebrar Junto com a Comunidade de Trindade. O trabalho dos jovens do Santuário a cada dia está se intensificando e crescendo junto a comunidade. Deus abençoe.


  • Carreata de São Cristóvão: Final da tarde do dia 25 de julho, mais uma vez o Santuário sai às ruas para agradecer e pedir Graças ao padroeiro dos Motoristas. Uma carreata saindo da Santinha na Entrada de Pedreiras levou centenas de fiéis até Santuário, onde o Pe. José Geraldo Teófilo abençoo motoristas que ali estavam.

  • Igreja de Santana: dia 26 aconteceu Missa Solene da Festa de Nossa Senhora de Santana no Bairro São Francisco. A igreja, que recentemente ganhou uma nova entrada, uma bela torra na entrada.
Foto: Maria Elizabeth Costa/PASCOM
Departamento de Imprensa do Santuario São Benedito

UM SALVE NO DIA DA MULHER NEGRA


25 DE JULHO DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA

Quando o Promotor de Justiça Dr. Antônio Carlos Pereira Lobato escrevera a letra do hino municipal de Pedreiras, e na mesma disse a seguinte frase: “Pedreiras, um filho teu não foge à luta”, aquele gênio sabia com precisão o que estava falando. E, olha, que essa frase fora escrita na década de 60, quando ele ainda vivia entre nós, construindo legados que nos deixariam para a eternidade. Por isso, que ele será sempre imortal para os pedreirenses.

Mas por que eu usei essa frase no início desse texto? Respondo-lhe: para mostrar que a cidade de Pedreiras, por ter esses bravos filhos que não fogem da luta, estão sempre no centro das discussões políticas, sociais e culturais do Estado, debatendo questões importantíssimas desde Brasília até chegar nesses rincões mearinenses. Por isso que Pedreiras tem se firmado como uma das cidades mais politizadas do Estado do Maranhão.

Mas nada veio de graça. Tudo foi forjado na luta, por muitos e muitos anos, até chegarmos onde estamos, com muita consciência do nosso dever e dos nossos direitos dentro da sociedade a qual fazemos parte.

Dia 25 de julho celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra, a cidade de Pedreiras não fugiu à luta. Com a iniciativa do Centro de Consciência Negra de Pedreiras e Região do Médio Mearim , fundado em 17 de fevereiro de 2006, com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedreiras, Secretaria Municipal da Mulher e demais entidades de classe, realizou nessa manhã de sábado (25), uma conferência alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra e contou com a participação de alguns representantes de segmentos sociais e culturais de Pedreiras, região e demais cidades de outras regionais.

O encontro aconteceu no CRESMAM, e contou com a presença de IRACEMA AMORIM, da Secretaria de Estado de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que proferiu um diálogo com as pessoas presentes sobre diversos temas sociais voltados para a questão da mulher negra na sociedade maranhense. O evento aconteceu hoje, teve início às 8h e se estendeu até às 13h30, encerrando com um almoço e um momento de confraternização e interação entre as mulheres negras e demais participantes da sociedade.

Foi um encontro bem democrático e aberto a todos. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer as suas ideias fluírem em um debate claro e sempre de forma respeitosa, conduzido pela ativista e membro do Centro de Consciência Negra, Francinete Braga que foi uma das coordenadoras e quem muito lutou para que pudesse acontecer esse momento hoje em Pedreiras.

Na reunião de trabalhos foi discutido a não presenças das cidades de Lima Campos e Trizidela do Vale, dois municípios que já existem em funcionamento a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial e poderiam muito ter contribuído para o debate já que a problematização da questão da mulher negra na cidade é assunto nacional, e não só municipal.

Muito foi falado sobre políticas públicas que envolvem a mulher negra no Maranhão e no Brasil. Falou-se de educação, saúde, quilombos, cotas, espaço na vida política, preconceitos, estatuto da igualdade racial, habitação, infraestrutura, a mulher negra nos países latinos americanos, IDH, enfim...

Uma questão que foi levantada e já vem se arrastando há muito tempo, segundo a coordenadora do evento, Francinete Braga, é a criação da Secretaria de Igualdade Racial de Pedreiras, que tem sido uma luta incansável do Movimento Negro e até agora não tem tido sucesso. Ficando para se colocar em pauta para discussão, depois elaborar um documento com as assinaturas dos presentes, no sentido de sensibilizar os poderes Legislativo e Executivo para a criação urgente dessa secretaria.

Joaquim Filho

ESCUTAS TERRITORIAIS: O "NÓS" PARTICIPANDO DO GOVERNO FLÁVIO DINO


Para ouvir os anseios, sugestões e consultar a população maranhense, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) e Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizou as Escutas Territoriais, que foram consultas públicas nas quais representantes de instituições da sociedade civil e de órgãos públicos de diversos municípios apresentam suas contribuições para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016/2019 e para o Orçamento Participativo (OP) de 2016. Agora, a partir de segunda (27), os cidadãos maranhenses poderão escolher quais das prioridades definidas nas audiências para o OP serão executadas pelo governo.

Com ampla participação popular, reunindo mais de três mil pessoas em 15 territórios, as escutas territoriais reuniram as propostas da população acerca dos investimentos nos serviços e políticas públicas prioritárias em cada região. O processo foi semelhante ao utilizado pelo governador Flávio Dino para a construção do Programa de Governo, quando ele percorreu mais de 100 municípios em todas as regiões do estado.

Naquela oportunidade, o objetivo era realizar encontros nas cidades para discutir um novo modelo de desenvolvimento para o Maranhão, que inclusão social. Ao lado de lideranças sociais, foram compartilhada experiências para a construção de um projeto de desenvolvimento capaz de superar os problemas socioeconômicos do Maranhão.

Votação OP

Agora, com as Escutas Territoriais, o governador continua priorizando a participação popular. Por meio das Escutas, os maranhenses elencaram um total de 360 propostas para o Plano Plurianual 2016-2019 e priorizaram para o Orçamento Participativo de 2016 um total de 52 propostas. A partir desta segunda-feira (27), os territórios começarão a votar nas sugestões para o OP. Cada região do interior do Estado escolherá uma prioridade de investimento e a região metropolitana elegerá duas.

O processo será realizado por meio da Plataforma Digital de Participação Popular, criada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). A votação poderá ser realizada até o dia 7 de agosto e todos os cidadãos e cidadãs maranhenses a partir de 16 anos poderão votar.

PARTICIPA MA

Para votar, o cidadão deverá se cadastrar no site www.participa.ma.gov.br. A votação das propostas do OP é a primeira ação que utilizará a Plataforma como instrumento para a participação popular. O Participa MA, principal ferramenta de diálogo entre governo e sociedade em base digital, também será um espaço para debates, consultas públicas, votações e de visibilidade das ações de participação que irão consolidar a implantação do Sistema Estadual de Participação Popular.

O processo de votação contará com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que disponibilizarão pontos de votação estruturados para facilitar o acesso à internet e, assim, garantir que todos possam participar do processo.

LOCAL DE VOTAÇÃO EM PEDREIRAS: 

Pedreiras
CE OSCAR GALVÃO (AV. EDÍLSON CARVALHO BRANCO, S/N - GOIABAL)

CONFIRA ABAIXO OS LOCAIS DE VOTAÇÃO NOS MUNICÍPIOS E PARTICIPE:

ESPIADINHA EM LIMA CAMPOS: DR. ARISTÓTELES PASSEIA COM VICENTE NETO NOS BRAÇOS

Visita de cortesia: Dr. Aristóteles ao centro e a direita Vicente Neto

Dr. Aristóteles, médico e ex-prefeito de Lima Campos, tem carregado seu filho Vicente Neto para todos os lados. A comitiva vem fazendo uma extensa maratona de visitas em todos povoados de Lima Campos. O jovem Vicente Neto, demonstra ter boa afinidade com a política, e já começa a alçar vôos mais altos junto ao seu astuto pai.

O atual panorama político da região, que tem o competente prefeito Jaílson Fausto realizando um belo trabalho na cidade, não é favorável a alternância de poder nas próximas eleições, no entanto, pode ocorrer algumas mudanças na composição da chapa de situação. 

O ex prefeito Dr.Aristóteles, de olho no futuro, vem orientando, de perto, seu filho Vicente Neto nas exaustivas maratonas de visitas na zona rural do município. Santa Maria dos Fernandes, Salvação, São Lourenço já receberam a "caravana do Dr." O Médico Aristóteles - que é muito requisitado, nessas visitas tem realizado muitas consultas e consultas.

Para não perder a oportunidade, varias filiações tem sido feitas para o Partido Ecológico Nacional - PEN, nº 51, que, segundo se comenta fortemente, pretende compor a chapa majoritária junto com o partido do Prefeito Jaílson. Desta forma, Vicente Neto pode sair ao lado de Jaílson em 2016 e ainda levar vários candidatos a vereador nas próximas eleições.

VEJA MAIS FOTOS DA VISITA NO LINK ABAIXO

GRAFITE CHEGA EM PEDREIRAS COM FORÇA


A Unidade de Ensino Professor Ernildo de Oliveira Gomes promoverá no dia 10 de agosto uma oficina de grafite para alunos da escola. O grafite é uma arte urbana que vem crescendo no Brasil e com ela muitos jovens tem saído da marginalidade e das drogas.

A oficina e será ministrada pelo grafiteiro de São Luis Gil Peniel, que é voltado para trabalhos sociais e que realiza um projeto social no bairro Bom Jesus com crianças carentes e em conflito com a lei e tem a parceria da 2ª Vara de execuções penais.

Além de fazer uma demonstração na escola ele irá ensinar os alunos a arte para que os mesmos possam depois praticá-la em Pedreiras e repassar para outros.

Conheça alguns dos trabalhos já realizados pelo grafiteiro Gil Penil.

NÃO PERCA! I Encontro de Motociclistas do Médio Mearim


"I Encontro de Motociclistas do Médio Mearim" no YouTube - I Encontro de Motociclistas do Médio Mearim: https://youtu.be/ZyXHe3eH-IY

Neste domingo na AABB

Vendas de Camisas: falar com Alberth Rios (Clique aqui)

MANISFESTO DE TRINTA IGREJAS PEDE: "#FICA MAJOR MAURÍCIO


Já é de conhecimento de todos, que o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militara de Pedreiras está ameaçado de ser transferido para outro batalhão sem qualquer motivo aparente ou explicação coerente. Desta forma, vários movimentos tem se manisfestado em apoio ao nobre e honrado comandante, que nos próximos dias, terá seu destino traçado.
Pedreiras e os 13 municípios que compõem a Regional, se manifestam em favor do Major Maurício e clamam por uma estrutura que possa dar mais segurança às cidades do Médio Mearim.

Nesta data, 30 igrejas evangélicas através de seus líderes, lançam manifesto em favor da permanência do comandante do 19º Batalhão do Polícia Militar do Maranhão.

Vejam  o MANISFESTO ABAIXO: